Annapolis, Maryland: férias permanentes

Annapolis, Maryland: barco Woodwind

No primeiro post desta série, listamos 11 razões para não limitar a visita a Washington D.C. a um mero bate-volta desde Nova York. Uma dessas razões era justamente poder explorar outros lugares interessantes nas redondezas da capital.

Pois bem.

Não fosse “joie de vivre” uma expressão francesa, eu poderia jurar com os pés juntinhos que foi criada em Annapolis. Tá certo, as bóias não têm pés. Mas, ah, que clima gostoso tem essa cidade!

Annapolis é a capital do estado de Maryland, já foi a capital dos Estados Unidos (por um breve momento, entre 1783 e 1784) e é considerada a capital americana da vela. Eu diria que é também a capital do azul marinho e do vermelho listradinhos com branco — onde a bandeira americana acaba parecendo menos uma demonstração de patriotismo, e mais um belo adorno seguindo o tema náutico!

Annapolis, Maryland

Durante todo o dia se vê gente indo e vindo, sem pressa, pelas ruas do centro histórico. Charmosos bares e restaurantes com mesinhas na calçada convidam os visitantes a entrar no ritmo sossegado da cidade. Annapolis tem cara de férias permanentes. Dureza, por ali, só para os jovens da Academia Naval!

Academia Naval, Annapolis, Maryland

QUANDO IR

De maio a outubro, quando as temperaturas mais quentes permitem aproveitar o melhor da cidade.
No verão faz um calorão respeitável!

Main Street, AnnapolisState House, AnnapolisAnnapolis, perto da State House

QUANTO TEMPO

Dois dias inteiros é ideal, embora dê vontade de ficar mais um pouquinho…

Governor Calvert House, Annapolis

ONDE FICAR

Definitivamente, no centro histórico, pelo charme e conveniência – as atrações principais estarão todas a uma pequena caminhada de distância. São cinco hotéis nessa região. Fiquei confortavelmente instalada no Historic Inns of Annapolis/Calvert House (58 State Circle). O “Calvert” em questão é Charles Calvert, que há 300 anos morou lá, quando foi governador de Maryland. Bela casa, governador!

Além dos hotéis, há um bom número de B&Bs nesta mesma área da cidade. Um lugar para começar a pesquisa de hospedagem é o VisitAnnapolis.org.

Annapolis, Maryland

CHEGADA E DESLOCAMENTO

De Washington D.C., o mais prático é alugar um carro. São cerca de 40 minutos de trajeto.

e-Cruiser em Annapolis

Dentro da cidade, só precisa de transporte quem está com muita, muita preguiça! Mas, vá lá, pela diversão vale a pena chamar um eCruiser ao menos uma vez. Trata-se de um simpático carrinho elétrico que faz corridas gratuitas pelo centro histórico. Mas, não se engane: aperte o cinto, que o bichinho corre!

Táxi aquático, Annapolis

Outra forma divertida de se locomover é pegar um táxi aquático, que sai do cais (City Docks) e pode levar, por exemplo, aos restaurantes da margem oposta do rio. As tarifas dependem do percurso e começam em 2 dólares.

Academia Naval, Annapolis

PASSEIOS

A United States Naval Academy (USNA)  (52 King George Street) é orgulho da cidade e da nação. Em uma visita guiada pelo belíssimo campus aprendemos desde a história do herói da Revolução Americana Jean Paul Jones a como os aspirantes à Marinha devem dobrar as suas meias. (Imagine como não funcionaria o maior dormitório misto dos Estados Unidos se ele não tivesse lá as suas regras…)

Academia Naval, Annapolis

Caiaque em Annapolis

No quesito “dentro d’água”, é possível encontrar toda sorte de passeio. A Kayak Annapolis tem um tour, digamos, histórico-esportivo pelo Spa Creek. (65 dólares, 2 horas; reservas por telefone.)

Caiaque em Annapolis

Nada mais apropriado do que o nome “Spa” para um ribeirão onde se passa duas horas remando, não é mesmo? Mas taí um passeio diferente e agradável. Os caiaques são duplos, daquele tipo que não prende as pernas. E o Pete, guia do passeio, é um cara que sabe tudo sobre Annapolis. É pelo menos inusitado aprender quando você e seu guia estão usando trajes de banho!

Veleiro Windwood, Annapolis

Para os que preferem fazer menos esforço, é só subir a bordo das escunas Woodwind ou Woodwind II (36 a 39 dólares, duas horas, com saídas em frente ao Annapolis Marriott Waterfront Hotel. Venda de ingressos online.). São duas horas de uma viagem suave e tranqüila pela baía de Chesapeake (diga: Tchéssa-pic), o maior estuário dos Estados Unidos. Como os ventos sopravam a favor, a escuna conseguiu chegar até a Chesapeake Bay Bridge, adicionando uma pequena dose de aventura ao passeio:

Chesapeak Bay Bridge, Annapolis

Veleiro Woodwind, AnnapolisVeleiro Woodwind, AnnapolisVeleiro Windwood, Annapolis

Quem quiser, pode também se candidatar a içar a vela ou fazer as vezes de capitão.

Veleiro Winwood, Annapolis

De abril a setembro, toda semana acontece a Wednesday Night Race, uma competição entre 150 embarcações promovida pelo Annapolis Yacht Club. As Woodwinds participam, e quem quiser pode pegar um passeio que saia neste horário e integrar a equipe. Perguntei ao Pete qual seria o prêmio. Ele me disse: uma semana tirando onda com os amigos. Talvez haja algum troféu, mas preferi essa explicação!

Annapolis, Maryland

COMPRAS

Em Annapolis não se vê aquelas grandes cadeias americanas, mas muitas lojinhas de marcas locais. O estilo náutico se espalha pelas vitrines da Main Street, e as lojas de souvenir vão se multiplicando quanto mais perto se esteja da City Dock. Vale a pena dar uma espiada na Re-Sails (42 Randall Street), que faz bolsas a partir da reciclagem de velas.

A The Annapolis Pottery (40 State Circle) tem cerâmicas que são mesmo a cara da cidade.

Annapolis, MarylandAnnapolis, MarylandAnnapolis Ice  Cream Factory

COMIDINHAS LOCAIS

Qual a especialidade de Annapolis? Crab cakes! Na verdade, jumbo lump crab cakes, que são bolinhos feitos de siris muito carnudos. Ouvi dizer que o melhor era do Cantler’s Riverside Inn (458 Forest Beach Road, longe pra dedéu!), depois que o melhor era do Galway Bay (61-63 Maryland Avenue) – que não costumava receber muito crédito por ser um pub irlandês. O meu, eu comi acompanhado de lagosta e legumes no Carrol’s Creek (410 Severn Avenue), olhando os barquinhos ancorados. Adivinha? Estava melhor que a lagosta!

Crab cake com lagosta, Annapolis

Outra pequena maravilha é o sorvete artesanal do Annapolis Ice Cream Company (196 Main Street). Bem, não tão pequena, uma vez que um potinho foi necessário como apoio. A belezinha atende por Chocolate Brownie Brownie Batter, algo como sorvete de chocolate, brownie e massa de brownie, em tradução livre.

A loja é toda bonitinha e dá para decorar uma colher para os pingüins de Annapolis guardarem de recordação.

Colheres decoradas na Annapolis Ice Cream Factory

NOITE

Pensa que acabou? No, sir! A Dock Street e cercanias ficam bem animadas à noite. E, na West Street, a balada vai longe também, com um bar ao lado de um restaurante ao lado de um bar… No Rams Head on Stage (33 West Street), a agenda impressiona: shows quase diários de blues, jazz, folk e R&B.

Level, Annapolis

Caso uma ou duas cervejas façam aflorar a veia artística, no Stan & Joe’s rola karaokê às quartas  (37 West Street). Mas, se a sua praia for outra… siga direto ao Level (69 West Street), onde John Miller e seu drink “Leblon Beach” teletransportam diretamente ao Rio de Janeiro.

Foi tão real, mas tão real que penso ter feito tim-tim com o Manoel Carlos.

Annapolis, Maryland

Leia também:

Washington: 11 razões para não ficar só no bate-volta

Filadélfia: um bate-volta desde Nova York

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

18 comentários

Vou de carro de Washington a Nova York. Adorei a ideia de passar dois dias em Annapolis. Minha dúvida é onde devolver o carro: aeroporto de Newark ou JFK? Vou passar alguns dias em NY portanto posso escolher o mais conveniente.

tudo bem? adorei seus textos. estamos saindo agora em dez. para NY, Boston e Washington. como estamos em 4 pessoas ( marido e 2 filhos) queria saber sobre a comodidade de pegar um carro na Capital americana para passear pelos arredores, como esta linda cidadezinha. É conveniente por conta da neve?
Desde já agradeço seu contato e parabens pelos posts.

    Olá, Tania! Sem neve, é um passeio bastante agradável. Com neve, é melhor evitar a estrada.

Preciso de um roteiro…
Estou chegando dia 05/11 em nova york. Tenho 6 dias antes de embarcar em uma excursão para o canadá e no retorno mais 2 dias em nova york. Como já fui duas vezes lá, pretendia pegar um carro e ir até washington, parando talvés em new jersey, philadelfia e etc…
Pode me mostrar um roteiro para usar uns 4 dias para rodar de carro e conhecer lugares legais?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito