Uma Bóia em Portillo

Portillo, Chile

Equipada com meu cachecol e um casaco impermeável que me fazia parecer ainda mais o bonequinho da Michelin do que uma Bóia propriamente dita, segui viagem até Portillo para acompanhar o inicio da temporada de esqui no Chile.

Portillo, Chile

Localização

O hotel de Portillo fica a 164 km de Santiago. A viagem até lá dura pouco mais de duas horas e a estrada, embora em grande parte do trajeto não tenha acostamento, é tranqüila desde que se dirija com calma e atenção. Em muitos trechos, a velocidade máxima permitida é de 50 km/h, o que sob chuva ou neve já é muita coisa.

A paisagem fica cada vez mais bonita conforme vamos subindo a Cordilheira. E são apenas 32 curvas até chegar lá. É possível ir de carro, mas ele não será necessário depois que você chegar a Portillo. Você pode optar por contratar o trânsfer do próprio hotel (via e-mail, [email protected]), que sai tanto de Santiago quanto de Mendoza.

Partindo de Mendoza são 276 km de estradas sinuosas que podem ficar fechadas por horas devido à variação climáticas ou por conta do volume de caminhões que cruzam a fronteira. Em condições normais, dá 4 horas de viagem.

Perto da fronteira

Infra-estrutura

Portillo, ChilePortillo, Chile

Reconhecido por sua fachada amarela e azul, Portillo guarda uma grande surpresa: a Laguna del Inca no meio da Cordilheira dos Andes.

Laguna del Inca, Portillo

Portillo, Chile

O hotel tem mais de 60 anos e ainda conserva seu estilo clássico num ambiente familiar, com capacidade para 450 hóspedes. Além dos esportes de neve, há atividades tanto para os pequenos (recreação) quanto para os adultos (aulas de ioga, sessões de cinema), que são lançadas diariamente nos quadros de aviso do hotel.

Portillo, Chile: apartamentoPortillo, Chile: apartamentoPortillo, Chile: apartamento

O hotel pertence ao mesmo grupo familiar que posteriormente abriu o Tierra Atacama (lembre dele aqui).

Entretenimento

Para a galera do agito, o hotel conta com um bar onde acontecem pequenas apresentações de música ao vivo, para assistir tomando um bom pisco sour chileno.

Portillo, Chile

No subsolo do hotel funciona uma discoteca, balada ou boate, como você preferir chamar 🙂 E se a noite é uma criança e você ainda estiver animado, vá até a La Posada, um bar do outro lado da carretera internacional onde os funcionários se encontram para a última cerveja da noite numa vibe meio reggaeton meets tecnobrega. (Nota do Editor — adorei, Boinha!) :mrgreen:

Gastronomia

O hotel oferece quarto refeições diárias já inclusas na tarifa: café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar. No café da manhã tradicional, o pãozinho produzido ali mesmo é uma delícia.

Portillo, ChilePortillo, Chile

Para almoçar, uma opção bacana é subir com o teleférico até o Tio Bob’s. A vista para a cordilheira toda coberta de neve é um deslumbre.

Portillo, ChilePortillo, ChilePortillo, Chile

É bom lembrar que as bebidas não estão inclusas.

Esportes na neve

Em Portillo não é possível alugar roupas térmicas próprias para esquiar, então o melhor a fazer, caso você não tenha, é alugar antes de sair de Santiago (na Ski Total, por exemplo). Já os equipamentos podem ser alugados na própria estação. Detalhe: como os equipamentos, tanto de esqui quanto de snowboard, são trocados a cada dois anos, eles sempre estão em ótimas condições de uso.

Portillo, Chile

Portillo, ChilePortillo, ChilePortillo, Chile

Assim como o aluguel, as aulas na escolinha de ski também são pagas à parte, mas valem a pena, pois os instrutores são atenciosos e explicam tudo direitinho. Até eu, que sou uma Bóia bem tropical, consegui aprender a esquiar e perdi as contas de quantas vezes completei a pista dos super-mega-inciantes. Afinal de contas, não dá para comparar o circuito das bóias iniciantes com as pistas daquelas criancinhas prodígio que já nascem esquiando, né? E lá eu encontrei várias delas em diversos tamanhos e modelos.

Portillo, Chile

Fiquei tão animada que estou pensando em me inscrever nas próximas Olimpíadas de Inverno do maravilhoso mundo das Bóias. Será que a outra Bóia também toda participar? Assim já podemos montar uma equipe de curling, que tal?

(Nota do Editor – :mrgreen:   )

O centro de esqui de Portillo possui pistas para os mais diversos tipos de esquiadores e snowboarders e conta com o apoio de 14 teleféricos. Para os mais radicais e aventureiros, o hotel ainda oferece a possibilidade de se praticar heliski, uma modalidade ainda mais radical, em que o esquiador é levado de helicóptero até áreas onde poderá esquiar fora do circuito convencional das pistas pré-determinadas.

Portillo, ChilePortillo, ChilePortillo, Chile

Visitantes por um dia

Se você pretende passar um dia na estação, vale confirmar se o hotel está recebendo visitantes (pode haver limitação em períodos de lotação máxima) e as condições da estrada, pois ela pode fechar devido a mudanças rápidas nas condições climáticas. Ligue: 56-2-361-7000.

Ao chegar em Portillo, não deixe de passar na recepção do hotel para comprar seu passe de acesso aos teleféricos, acertar detalhes como aluguel de equipamentos e aulas de esqui ou snowboard.

Visitantes que optam para passar apenas um dia na estação não têm acesso ao restaurante principal do hotel, apenas ao Tio Bob’s e ao resturante self-service.

Já no verão, a estação e o hotel ficam fechados e até o teleférico tira férias.

Portillo, Chile

Reservas

Na alta temporada há uma estada mínima de 7 dias. A partir de meados de agosto até o fim da temporada, no começo de outubro, é possível reservar diárias avulsas. Consulte reservas aqui.

Preços

Consulte no site de Portillo os preços de hospedagem, aluguel de equipamentos aulas de esqui.

Portillo, Chile

Natalie viajou a convite do Hotel Portillo

Leia mais:

129 comentários

Estive lá na semana passada e adorei. O lugar é lindo e tranquilo, sem aquela atmosfera “farofa” do Vale Nevado, rsrs. Pra quem é profissa nos esportes na neve, é O lugar. Bjs

Ricardo,
estou tentando buscar informações sobre até quando Valle Nevado funciona!
Estou pensando em ir no início de outubro. Será que ainda pego a montanha aberta? Ou existe risco dela estar fechada?

Se puder ajudar,
agradeço!

Beijos
Paulinha

    Olá, Paula! A estação prevê o funcionamento até a primeira semana de outubro, mas sempre depende na neve.

boia!! vim te pediir a mesma ajuda da andreza!! estou com um pacote para bariloche e ofereceram trocar pelo chile!! valle nevado ai minha duvida!!!é legal lá?? pq estive vendo os sites das estacoes nao tem as mesmas coisas de bariloche, como o skibunda!!! so ski e snowbord!!! quem nao sabe nada da para brincar?? pq parece q o ski é bem dificil! e la em bariloche havia essa brincadeira mais facil!!nossa opcaoseria ficar em santiago e cada dia ir numa estacao seria correto assim???? daria para aproveitar bastante??? agradeco se puder enviar ajuda!!!acho seu site super valido!!!att daniela

Boia me ajuda…
Com esta complicação toda de Bariloche estou pensando em ir para Valle Nevado ou Portillo o que vc acha?
Ai quero ver neve, tentar esquiar, vou no dia 10 setembro sei que falta um tempo mas pelo visto a novela Bariloche não vai parar logo.
Vou ser bem sincera é minha primeira viagem fora do país é complicado pensar em mudar, mas não estou a fim de ficar irritada eu me conheço muito bem…
Estou pesquisando agora sobre estes dois locais tem algumas dicas? Acredito que até setembro tenha bastante neve será?
Parabéns adoro o site de vcs!!!

Descobrir que há uma segunda bóia é muito pior do que tentar em vão decifrar a charada da 6a!

Adorei o post dela, tanto quanto já amava os da outra! 😉

Ski Man e seguidores… vale a pena passar um dia no hotel. O lugar é lindo, a comida é ótima, a viagem até o hotel é emocionante… E, para quem, assim como eu quer esquiar de vez em quando, um dia apenas é o ideal. Parabéns Bóia pelo post!

Olá! Não localizei no site do hotel a possibilidade de reservar diárias avulsas. Isto realmente é possível?

    Olá, Ski Man! No site só é possível reservar semanas inteiras. Comunique-se com o hotel por email ou telefone para tentar reservar diárias avulsas, oferecidas conforme a disponibilidade.

A boia do VnV é algo parecido com o Stig do Top Gear né, o personagem secreto do programa/blog…

O fato de eu não ter acertado quem era a bóia só confirma: sou péssima em resolver mistérios. Mas, mesmo assim, tá divertido.

Peraí, quantas bóias são???

    ahá! Dava um livro, hein? O misterioso caso da proliferação das bóias!

    Pelo que pude perceber a 1ª bóia veio de carona com o Riq em uma de suas passagens por Los Roques.
    Crise mundial no topo e ótima oferta de trabalho no Brasil, optou por trazer mais uma bóia da familia.
    :):):):)

    Kkkkkk…. Só falta saber o grau de parentesco!!!

    Esse enigma está longe de acabar…. Val, não sei quanto a vc, mas o anonimato das bóias (que agora são duas) me perturba.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito