Bate-volta: de Milão a Bellagio, no Lago de Como (dica da Lilian)

FacebookLinkedInEmailShare

Bellagio, Lago de Como

No post de dicas sobre Milão, a Lilian deixou um passo a passo explicadíssimo para quem queira fazer um bate-volta de trem ao Lago de Como (e lá chegando atravessar o barco a Bellagio). Ideologicamente eu prefiro uma viagem mais slow, com direito a explorar toda a região (como sugere o André Lot). Mas fiquei tão impressionado com o detalhismo da Lilian que não pude não pedir à Bóia Paulista para transformar o comentário em post. Vai pela Lilian:


Estando em Milão, você não pode deixar de conhecer Lago di Como: é lindíssimo, um passeio imperdível!!!!

Vá até a estação Milano Centrale, dirija-se à máquina automática de venda de bilhetes, selecione o idioma [não tem português, mas dá para entender bem o espanhol]. Não digite “Lago” como destino e sim “Como”: aparecem então 4 opções. Clique em “Como S.Giovanini”, aparecem então horários de saída e chegada do trem e preços de 1ª e 2ª classe. Depois aparece a opção adulto e um quadrado com [-] e outro com [+] para você marcar o nº de adultos. Aparece então a opção de pagamento; depois de pagos, os bilhetes são impressos.

Geralmente perto dessas maquinas há uma tabela com o número do trem, o horário que ele parte e a plataforma. No seu bilhete tem o número do trem. Procure sempre pelo número, pois o destino do seu trem pode ser uma outra cidade e o Lago di Como ser uma das paradas. Chegando lá (é legal comprar os bilhetes de volta), é só descer as escadas e seguir em frente. Pergunte como chegar ao lago, fica muito perto. É deslumbrante!

Compre o ingresso de barco para fazer o passeio pelo lago até Bellagio. Desça nesse povoado e passeie bastante. Tome o barco de volta a Como a tempo de tomar um sorvete ou sentar num café.

Grazie, Lilian!

Leia também:

Blogs e dicas sobre Milão por Ricardo Freire

14 dias na Itália: idéias para seu roteiro por Ricardo Freire

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


FacebookLinkedInEmailShare

28 comentários para “Bate-volta: de Milão a Bellagio, no Lago de Como (dica da Lilian)”

  1. Quem quer ter mais tempo em Como pode optar por um trajeto mais curto pelo lago –– mas também muito bonito! — e ir somente até Cernobbio. Já vale bem o passeio… ;-)

    1. Tem razão,Fabio. Em Cernobbio vc pode visitar o Hotel Villa
      D´Este que é um espetáculo. Os jardins que Napoleão mandou construir para sua Josephina são deslumbrantes. Pode-se voltar para Como por barco e também navegar pelo lago.Bem no centro de Cernobbio tem uma parada para comprar o ticket. Veja os horários aqui: http://www.navigazionelaghi.it/italia/navicomo/indicecomo.htm
      Mais sobre Como aqui:
      http://interata.squarespace.com/jornal-de-viagem/2006/11/29/lago-de-como-a-40-minutos-de-milo.html

  2. Queria dicas mastigadinhas assim de Berlim :mrgreen:

  3. As dicas e sugestões do “Viaje na Viagem” e os comentários dos leitores têm me ajudado muito na organização das minhas viagens.
    Que bom que uma resposta minha pode ser aproveitada para ajudar outros viajantes.
    Clarice,esse blog tem post sobre Berlim e tem um outro blog que já foi indicado pelo Ricardo Freire chamado Alemanha!Por que não ? que é de uma brasileira que mora na Alemanha e tem muita coisa interessante.

  4. Sim, sim, os da VNV já foram lidos e lidos novamente… Já li outros também, mas sempre sobram dúvidas. :wink:

  5. Olá!

    Gostaria de saber quanto tempo mais ou menos dura o trajeto de barco de Como a Belaggio.

    Obrigada

    1. Olá, Evelyn! Existe um serviço lento e o rápido. No lento (poucos horários) o barco leva 2h20. No rápido, 45 minutos (vários horários).

      Veja os horários aqui:
      http://www.comoeilsuolago.it

  6. Estarei numa estacao de esqui na Suiça chamada Unterwasser, perto de Zurique, no final do ano (de 24/12 a 01/01). La será minha base pois terei hospedagem de graca e pensei em fazer alguns bate-e-volta e um deles seria ao lago de Como (Como + Bellagio). Como estarei em um grupo e com carro alugado a principio nao usaria trem.

    Perguntas: (1) Segundo o GoogleMaps, dá pouco menos de 3 horas de carro (fiquei sem noçao de quanto tempo seria essa ida desde Milao). Será que vale a pena dirigir pra passar o dia? (2) Será que vale a pena sendo inverno?

    Aguardo os pitacos. Abs

    1. Olá, Gustavo! Em princípio, bate-volta que envolva 3 horas de deslocamento em cada sentido é furada. Na neve e pegando trechos sinuosos é uma receita de perrengue.

      Muito mais perto de você há lindos passeios lacustres a fazer nos lagos de Zurique e Lucerna. A diferença do lago de Como para estes é que, no verão, a temperatura na Itália e no Ticino suíço é mais agradável. No inverno isso não fará diferença climática.

      1. Muito obrigado pela resposta! Vai ajudar muito nos nossos planos.

        Abs

  7. Esse é o passeio que se vai na casa aonde foram filmadas cenas do star wars? Se sim, qual o valor do passeio? abraço

    1. Olá, Everton! O Lago de Como é uma região de veraneio na Itália, perto da fronteira com a Suíça. Há pequenas ilhas, cidadezinhas charmosas, mansões.

      Uma dessas mansões foi usada como cenário de Star Wars. Chama-se Villa del Babianello e está a um táxi aquático da vila de Lenno.

      A villa é aberta à visitação apenas até 14 de novembro. O site não diz quando volta a ser aberta na primavera, mas não deve ser antes de abril. Abre das 10h às 18h às terças, quintas, sextas, sábados e domingos. Fecha às segundas e quartas.

      O site oficial não traz o preço do ingresso.
      http://www.fondoambiente.it/beni/villa-del-balbianello.asp#

  8. Ola!!
    Estou pensando em passar 1 semana em Milao e conhecer Bergamo e o Lago Di Como. Vale a pena mesmo no inverno?

    1. Olá, Renata! A região dos lagos é mais interessante no verão. Agora no inverno pense em escapar a Turim e a Parma (faça turismo gastronômico nas fábricas de presunto e parmesão). Florença requereria pelo menos dois dias inteiros.

  9. Ah!! Tem alguma outra dica da regiao?

  10. Adorei as dicas!! Obrigada!!

  11. Olá, estarei em Milão no final de junho e pretendo fazer um bate volta para visitar o Lago di Como. O que é mais recomendado? Fazer o passeio de carro ou barco para conhecer as cidadezinhas ao redor do lago?

    1. Olá, Diana! Procure fazer um passeio de barco, é para isso que os lagos servem :D

  12. Olá Lilian, Riq, Bóia(s) e Trips.

    Agora em janeiro estive em Milão, segui a dica da Lilian publicada aqui, e fiz com minha esposa o bate e volta em Como para visitar o lago e queria deixar minha experiência.

    Ao comprar a passagem na estação central, a máquina oferecia duas linhas para Como S.Giovani uma com uma baldeação e a outra com duas baldeações. Escolhemos a opção com apenas uma, compramos e pegamos os bilhetes. Fomos para a região das plataformas de embarque e lá chegando notamos que em nossos bilhetes não tinha sido impresso o número do trem nem o horário que escolhemos, tinha apenas que era uma passagem de Milão Central para Como S. Giovani. Como era a primeira vez que acontecia isso conosco e também um pouco desconfiado pelo preço (as duas passagens de ida e volta custaram algo em torno de 18 euros) pensei que tivesse feito algo errado. Então fomos para o escritório da Trenitalia para nos certificar que tínhamos mesmo comprado tudo certo e para saber como identificaríamos nosso trem já que não nos preocupamos de anotar os números pensando que seriam impressos no bilhete. Ao chegar no guichê já havíamos perdido o primeiro trem uma senhora nos disse que estava tudo certo e nos indicou o número da plataforma do próximo trem, que era exatamente o de duas baldeações mas tudo bem.

    Ao chegar na estação em Como e com a ajuda do Google Maps do telefone fomos para o lago e assim que chegamos nele avistamos outra estação que fica exatamente a sua frente, a estação “Como Nord Lago”. Bom passeamos, almoçamos e no final do dia, fomos até esta estação e vimos que, tinha um trem saindo naquele horário, direto (aprendi na Itália que trem direto não é como vôo direto, que vai sem parar até o destino, e sim que vai sem necessidade de baldeações) para Milão, com uma diferença, ao invés de chegar na estação Milano Centrale, chegava na estação Cadorna. Resolvemos comprar outras passagens de volta (que também custaram em torno de 4,50 euros cada) e virmos nesse trem sem baldeações saindo dessa estação situada à frente do Lago.

    Resumindo, ao comprar as passagens diretamente na estação nem sempre os números dos trens (se houver baldeações) estarão escritos no bilhete, não custa nada anotar as informações na hora da compra que aparece na máquina. E a estação “Como Nord Lago” lhe deixa exatamente à frente do lago!

    Para finalizar obrigado a Lilian pela dica e obrigado também (e desculpa pelo tamanho do comentário) à Bóia Paulista que transformou o comentário em post e dessa forma me fez querer realizar esse passeio “não slow” e contra indicado por Riq, mas que foi uma maneira de conhecer superficialmente deixando a vontade de voltar lá outra vez mas calmamente!

  13. Ola, qual é o melhor local para dormir, estou na duvida se fico em Como ou Bellagio ou Menaggio? Se eu optar por uma delas, tenho como me locomover para conhecer as outras cidades. Gosto de caminhar, durante o dia, nao sou muito de ficar em hotel. Qual destes tres lugares vc me sugere para hospedar-me por 2 noites

    grata

    1. Olá, Daniela! A razão de ir para a região dos lagos é fazer passeios de barco.

      Vamos pôr a sua pergunta no Perguntódromo.

      1. Ôba, vou pegar carona que também quero ir ano que vem :)

    2. Daniela, tudo vai depender dos seus interesses na regiao, pois sao cidades bem diferentes.
      Bellagio è a minha cidade preferida, alem de ser uma teteia, fica numa posiçao bem estrategica, que oferece uma vista fantastica do lago. Mas è minuscula e em 2 horas vc jà rodou a cidade inteira e vc vai ficar meio dependente dos horarios dos barcos.
      O barco para passear è delicioso, mas como meio de transporte è meio lento (para os meus padroes). De Bellagio pra Como com o barco mais rapido (e consequentemente mais caro) vc gasta uns 40 minutos de viagem, o mesmo tempo se fizer a viagem de carro, entra no site http://www.navilaghi.it pra ver os horarios.
      Como è a “cidade grande” da regiao e, consequentemente, è menos charmosa, mas ganha em infra-estrutura.
      Menaggio nao conheco, nao posso palpitar.

    3. Olá Daniela,
      Eu estive no Lago di Como por 3 dias, eu fiz base em TREMEZZO, que é encantadora, tem a VILLA CARLOTA, que tem um jardim lindo com roseral, um jardim japones,e uma exposição permanente de esculturas muito interessante, achei um hotel legal, por um preço ótimo, Bellagio é uma gracinha, mais turística, mas também bem mais cara, eu ia e voltava de barco pra Bellagio, que frequentemente faz o percurso por todas as cidadezinhas, é bem fácil, então depende de seu bolso.
      Como para quem não sabe é produtora de seda, se compra gravatas bem mais baratas que em Milão.

  14. Daniela,
    Fique em Como, que, ao meu ver, não é tão grande assim e tem vários atrativos e excelentes restaurantes. Dá uma olhada nesse post aqui: http://www.viajenaviagem.com/2009/12/como-comer-em-como-como-um-destemperado/
    De lá, você passeia de barco pelas outras cidades. tente cacifar um hotel a beira do lago. Eu fiquei no Excelsior e gostei.

  15. Dá pra ficar na casa do Clooney? Se der, é minha indicação, de preferência com ele em casa. (desculpem, não resisti ::)

    beijo, boa estadia,
    vera

  16. Estive no Villa D’Este e não pude entrar pois não era hóspede.Veja se consegue entrar na cara de pau!!!

  17. Eu não priorizei tempo desta primeira vez para conhecer todas, mas Como foi uma ótima base até para Milão. Fiquei no Ibis mesmo, chegamos 22hs e nada aberto numa segunda-feira, jantamos muito bem nele.

comentódromo