Oficial: consulado brasileiro desaconselha viagens pela Aerolíneas

Aviso do Consulado Brasileiro em Buenos Aires

Quer dizer, isso não foi dito com todas as letras. Faltaram dez: dois “aa”, dois “ee”, um “r”, um “o”, um “l”, um “i” (com acento), um “n” e um “s”. Mas o teor do comunicado que está na página do site do Consulado Brasileiro em Buenos Aires denuncia uma “companhia aérea que realiza a conexão regular para os destinos mencionados [Bariloche, Ushuaia e sul da Argentina em geral, colchetes meus] tem, sob o argumento de que se trata de fenômeno natural que foge às suas responsabilidades, se furtado a dar qualquer tipo de apoio logístico aos passageiros cujos vôos foram cancelados”.


Exatamente o que o Viaje na Viagem já vem denunciando há duas semanas, graças aos pobres passageiros ilhados e abandonados, que deixam seus depoimentos nas caixas de comentários dos posts de Bariloche.

O tom do comunicado é de um desabafo — quem escreveu está completamente de saco de cheio (perdão) de atender a consumidores lesados no exterior por uma empresa que está exorbitando da desculpa das forças da natureza.

O site do consulado também traz um link para que os clientes brasileiros da Aerolíneas encaminhem suas reclamações à nossa Anac (já que a Argentina também tem a dela): o formulário está aqui.

Recapitulando a situação das três companhias aéreas que levam passageiros a Bariloche:

Aerolíneas

Está cozinhando os passageiros até a última hora. Não tem um 0800 remotamente preparado para atender aos clientes. Deixa passageiros sem reserva confirmada a Esquel embarcarem a Buenos Aires, onde podem ficar dias em listas de espera. Cancela vôos a torto e a direito, invocando condições atmosféricas. Lembre-se de que se você tem passagem marcada a Bariloche, necessariamente vai precisar confirmar uma reserva no esquema alternativo via Esquel. Dependure-se no 0800-707-3313 ou procure uma loja (veja endereços aqui).

Lan

No site, mantém o cancelamento dos vôos diretos a Bariloche até o dia 15. O esquema via Esquel vai por enquanto até o dia 14. É preciso remarcar o vôo via site (clique aqui). Leitores têm relatado sucesso nesse procedimento. Caso a cia. volte a descer em Bariloche, os passageiros seriam remarcados automaticamente nesses vôos.

Andes/CVC

A cia. argentina Andes, que faz fretamentos para a CVC, passou a aterrissar em Bariloche neste fim de semana. Deve continuar operando no aeroporto da cidade, a não ser que as cinzas voltem à cidade exatamente no dia dos vôos. É bom levar lanchinhos e comprar água no setor de embarque ainda no Brasil, já que no caso de o avião precisar descer em Esquel, os passageiros só terão acesso a comida de verdade umas dez horas depois de decolar, pois a imigração é feita somente quando o ônibus chega a Bariloche.

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


513 comentários

Isabela, vcs voltaram por bariloche ou tiveram q ir até eskel?

Olá Pessoal!!!

Voltei ontem de Bariloche via Andes, traquilo voo, só como uma hora de atraso para sair de lá, mas de resto tudo bem…a cidade está linda…na sexta nevou bastante, deu para fazer passeios lindos…
Só uma dica para quem comprou pacote da CVC Clássico…uma furada!!!
Os passeios incluidos no pacote são feitos em dois dias…corridos ainda, sendo que um para o Cerro Catedral tem que pagar a subida ao teleferico… o resto tudo tem que pagar e caro…então se prepara com O bolso…eles sobem o preço do peso tudo fica caro.
O guia são todos espertinhos e um mão educado, se voce não fechar os passeios com ele fica bravo.
Teve um passeio que na volta o guia já tinha agendado um restaurante para nós que cobraram até o uso dos pratos, garfos e facas…

Alguém conseguiu remarcar sua viagem a Bariloche via Esquel pela AA para voos após 14/08? em minha única tentativa que consegui contato, ainda não era possível, isto foi a mais ou menos uma semana atras.

    Olá, André! Muita gente está descobrindo que o seu vôo foi remarcado pesquisando o status de sua reserva no site. Dê uma tentadinha!

    O meu é dia 22/8 e já foi remarcado, a volta dia 25/8 ainda não. Porém os horários de conexão não batem. Coisa bem arranjada =/

Desculpe os erros de digitação!

    e grace… [email protected]
    estou no cerro catedral, eu e meu marido fizemos aula de esqui particular 350 reais com equipamento.. estamos exaustos e felizes. esta nevando… LINDO!
    agora estoy bebendo uma cerveja patagonia….

    estou adorando mrsmo! e minha primeira x aqui:)

Esrou em bariloche, hoje vamos ao cerro catedral… Ontem na mitre estava tranquilo, alugamos as rouoas para neve e jantamos. A cidade tem cinzas, mas achei simparica. Lembra muito gramado…rs
O hotel que estou (la cascada)? tem uma vista linda para o lago e esta beeeeem vazio.. Acho que tem so uns 5, 10 hospedes, o restaurante esta ate fechado. Por enquanto esta indo tudo bem…veremos a neve!

Mandei um e mail para a Graciela que outra pessoa indicou, ela responde prontament, com os passeios eopreco dos transfers e, aceita tarjetas/ cartoes com acrescimo de 10 %. Mas a pessoa da agencia: Miguel esta nos atendendo bem…

E repetindo, tem o cruce em so um dia, fiz o cruce em 2 dias e e muita enchecao de linguica navegar beeeeeeeem devagar dois dias, e pernoitar num hotel no limbo (aka Peulla). la aproveitei pra dormir.

Vi pouca neve na estarda que fica o hotel e bastange na fronteira entre Chile eArgentina.

Estamos viajando de rg apenas, e nao tivemos nenhum problema nas fronteiras, inclusive fo ate mais rapido do que de passaporte!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito