Salar de Uyuni a partir do Atacama: as dicas dos leitores

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Salar de UyuniO Tiago do Rotas Capixabas vai agora em setembro pro Deserto do Atacama. E quer fazer o que eu não tive tempo, mas ainda vou fazer: aproveitar para dar uma esticadinha ao Salar de Uyuni, na Bolívia, que não fica longe dali.

O problema dessa esticadinha é que a maioria dos passeios tem nível de conforto sofrível (com trocadilho). E fazer por conta própria requer ou (1) tempo e coragem de rodar num 4x4 nas estradas do deserto ou (2) tempo e coragem de pegar transporte coletivo.

(Tenho um plano de voltar e encarar a opção 2 para documentar.)

A Nati já vez a opção (1), só que saindo de Salta, no norte argentino (uma superviagem triangular). Ela deu as dicas aqui e aqui.

O Tiago não tem tempo pra fazer o esquema da Nati, e está garimpando passeios organizados na net. O problema é que as opiniões parecem ser sempre divididas, então ele fica com um pé atrás.

Vou dar o meu pitaco: nas minhas pesquisas aparece uma agência de holandeses radicados na Bolívia chamada Ruta Verde que sempre é bem recomendada. Eles são baseados em Santa Cruz de la Sierra, mas fazem excursões de/para o Atacama e também em zig-zag. Achei esse roteiro de três dias, com saída e chegada em San Pedro, com hospedagem garantida mais ajeitadinhos da região (mas que eles avisam não serem de luxo). Dá para estender a 4 dias. Eles não dizem o preço no site. Há poucos comentários no TripAdvisor (veja o do alto desta página), mas não achei nenhum desfavorável. Enfim, tive uma boa impressão. Mas deve estar no patamar mais alto de preços desta excursão.

E você? Já fez Atacama e Uyuni na mesma viagem? Recomenda alguma empresa? Fez por conta própria? Incluiu Salta e Jujuy?

Conta pra gente!

Leia mais:

128 comentários

luisa
luisaPermalinkResponder

Estou indo agora no fim de abril, com meu marido, alguém tem interesse em dividir um tour privado?

Fernanda Rodrigues Carrijo

Olá Luisa,

Estou indo com um amigo também no final de abril. Qual a data que vocês vão?

MARCIA MOREIRA

Olá!
Fiz Atacama com a Bolívia, até Uyuni ano passado, nesse passeio pelo deserto com a World White Travel e super recomendo! Tem escritório em Uyuni e no Atacama. Eu saí do Atacama e regressei, num total de 4 dias. Se fizer o contrário, desde Uyuni para o Atacama, costuma ser bem mais barato. Gastei uns US$ 300,00 incluindo acomodação simples ( 3 noites ) e refeições. Outra também, bem recomendada é a Cordillera. Realmente é preciso coragem! Fui sozinha, mas conheci muita gente bacana e as paisagens são de tirar o fôlego. Bom passeio pra quem for!

Joana
JoanaPermalinkResponder

Olá Fernanda,
Também vou no finalzinho de abril, tenho interesse em dividir o tour. Me procura no facebook pra gente ver as datas e tudo? É Joana Siqueira.
Bjs

andrea
andreaPermalinkResponder

Estamos indo em três e pretendemos fazer o salar dia 29/04, saindo e voltando pelo a San Pedro, pela Cordillera.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Olá.
Vou pro Atacama dia 15/11 e estou programando Uyuni (4 dias) para o dia 20. Pesquisando vi muita gente recomendando a World White Travel.
Mais alguém estará por lá nesses dias?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar