Salar de Uyuni a partir do Atacama: as dicas dos leitores

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Salar de UyuniO Tiago do Rotas Capixabas vai agora em setembro pro Deserto do Atacama. E quer fazer o que eu não tive tempo, mas ainda vou fazer: aproveitar para dar uma esticadinha ao Salar de Uyuni, na Bolívia, que não fica longe dali.

O problema dessa esticadinha é que a maioria dos passeios tem nível de conforto sofrível (com trocadilho). E fazer por conta própria requer ou (1) tempo e coragem de rodar num 4x4 nas estradas do deserto ou (2) tempo e coragem de pegar transporte coletivo.

(Tenho um plano de voltar e encarar a opção 2 para documentar.)

A Nati já vez a opção (1), só que saindo de Salta, no norte argentino (uma superviagem triangular). Ela deu as dicas aqui e aqui.

O Tiago não tem tempo pra fazer o esquema da Nati, e está garimpando passeios organizados na net. O problema é que as opiniões parecem ser sempre divididas, então ele fica com um pé atrás.

Vou dar o meu pitaco: nas minhas pesquisas aparece uma agência de holandeses radicados na Bolívia chamada Ruta Verde que sempre é bem recomendada. Eles são baseados em Santa Cruz de la Sierra, mas fazem excursões de/para o Atacama e também em zig-zag. Achei esse roteiro de três dias, com saída e chegada em San Pedro, com hospedagem garantida mais ajeitadinhos da região (mas que eles avisam não serem de luxo). Dá para estender a 4 dias. Eles não dizem o preço no site. Há poucos comentários no TripAdvisor (veja o do alto desta página), mas não achei nenhum desfavorável. Enfim, tive uma boa impressão. Mas deve estar no patamar mais alto de preços desta excursão.

E você? Já fez Atacama e Uyuni na mesma viagem? Recomenda alguma empresa? Fez por conta própria? Incluiu Salta e Jujuy?

Conta pra gente!

Leia também:

Salar de Uyuni no Uno en cada lugar

Salar de Uyuni e Atacama no La Chica de Mochila

Salar de Uyuni no La Expedición

Salar de Uyuni no Lá e de volta outra vez

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

108 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Tiago
TiagoPermalinkResponder

Opa! Isso que é tratamento vip! Valeu Riq!
O passeio da Nati realmente encheu meus olhos, mas não foi viável para mim (falta de tempo e coragem! rs).
E, Riq, eu cotei com a Ruta Verde. As duas opções de passeios que eles tem saem a U$990,00 (3 dias) e U$1100,00 (4 dias) por pessoa. Tô achando um pouco salgado e, por isso, resolvi pedir ajuda aos viajandões sobre outras alternativas!

Ernesto, o pato

Tiago, partindo na Boliva a partir de Uyuni, custa $ 30 por dia (trinta dolares) por pesoa. Voce fica em hoteis rusticos, mas limpos. Usei a Salt Lake tours, e gostei. Há várais agencias na Cidade. sugiro perguntar ao pessoal que esa voltando qual a agencia ue fizemam e se gostaram.

Ernesto, o pato

ET. E impossivel e extremanete arriscado de se fazer isto por conta propria, mesmo tendo 4 X 4 proprio. O salar é enorme, tem pontos onde o sal se quebra, nao e sinalizado, e há risco de pane no motor.

Ernesto, o pato

Da tambem para ir via Salta, sem problemas, mas e uma viagem longa.

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Acredito que seja proibido, eles não deixam qualquer um entrar de 4x4, pelo menos é o que o nosso motorista disse na época que fomos.

eva (nati)
eva (nati)PermalinkResponder

Ernesto, eu atravessei o deserto em meu carro (cidade de Uyuni até o Chile) e contratei, em Uyuni, o passeio de um dia ao salar com carro deles.

Tiago
TiagoPermalinkResponder

Eva,
Deixa eu abusar mais um pouco de você. Nessa rota que você fez de carro, a estrada é tranquila? Tem sinalização?
Em sendo o caso, eu conseguiria alugar um carro em Calama e chegar, no mesmo dia, a Uyuni e, de lá, fazer o passeio ao salar com as agências?

eva (nati)
eva (nati)PermalinkResponder

Oi Tiago, eu não fui até Calama, desci para San Pedro pelo deserto de Siloli. O pedaço desse roteiro pelo qual passei, entre Uyuni e Alota, não é fácil, e exige um carro robusto. Eu não me meteria por ali em um carro alugado e sem uma parafernália de sobrevivência e segurança e sem muuuiiito planejamento.

Partindo de Calama, pode-se parar em Abaroa e fazer um passeio pelo salar pelo outro lado, ´já me disseram que também é bem bonito. Como Abaroa tem menos estrutura, confirme tudo antes de ir. De Calama para Uyuni há trens (rústico) em 20 horas de viagem e ônibus (hiper rústico) em 12 horas.

Mas, para mim, o melhor de ir ao salar de uyuni, foi o caminho pelo deserto.
Este link tem um mapa para você visualizar o percurso.
http://www.sanpedrodeatacama.net/index.php?option=com_content&task=view&id=126&Itemid=

Estou por aqui, pode perguntar, é ótimo para relembrar essa viagem maravilhosa.

Vinícius
ViníciusPermalinkResponder

Eva, tudo bem?

Estarei no Chile em setembro e quero ir até o Salar de Uyuni, seguindo de lá para La Paz. Estou procurando várias informações na internet sobre como devo fazer o descolamento entre Calama e/ou San Pedro do Atacama para Uyuni. Já ouvi falar de trens, ônibus e até vans que cruzam a fronteira Chile/Bolívia.

Enfim, como devo fazer esse descolamento?

Obrigado!

eva (nati)
eva (nati)PermalinkResponder

Uau...momento famosinha!!!

Tiago, escreve para o Hotel del Desierto http://www.taykahoteles.com/index.php em Ojo de Perdiz, eles montavam tours privados e depois abriam para “avulsos”, pode ser uma ótima opção.

Conversa, também, com a turma da Tupiza Tous http://www.tupizatours.com/esp/nosotros_info.php . São muito atenciosos e sérios, não fiz o passeio, mas me hospedei no hotel deles, em Tupiza e os conheci pessoalmente. Eles têm um roteiro que não pernoita no refúgio..

Nos roteiros comuns, a idéia é driblar a falta de conforto do refúgio na laguna Colorada, incluído na maioria dos passeios. Ao chegar, negocie um pagamento extra para ter um quarto individual e leve um kit sobrevivência: lanchinhos, lenços de limpar bebê (para substituir o banho) e saco de dormir. As "roupas de cama" que encontrei eram... bem... pouquíssimo apetitosas, então joguei o saco de dormir por cima de tudo e... maravilha. Se não quiser carregar um saco de dormir, alugue um em San Pedro e leve daqui uma fronha da seda para sacos (que não pesa). Não esqueça do principal, muito bom humor. Mas é divertido, o salão de refeições do refúgio se transforma em uma torre de babel.

Vale a pena!!!! As paisagens são incríveis.

Luciano Carneiro

Fiz a viagem entre San Pedro de Atacama e Uyuny com a COLQUE TOURS em maio de 2005.

O problema é que a Bolívia estava passando por uma convulsão social exatamente nesse período ! E o tour de 3 dias, acabou sendo de 2. Quando percebi que o movimento era crescente, vi a necessidade de adiantar o roteiro para cruzar rapidamente a fronteira com o Chile, via Oruro - Arica, mesmo porque as estradas para La Paz já estavam fechadas ! Decisão acertada, pois passei em um dia e as fronteiras bolivians fecharam no dia seguinte. Perdi La Paz e Titicaca, que ainda não fiz e estão na minha lista desse país de paisagens deslumbrantes que é a Bolívia !

Como já tinha visitado a Laguna Blanca em 2004, fiz o trecho entre San Pedro de Atacama e Uyuni em um único dia parando pouco tempo na Laguna Blanca. No dia seguinte fiz o tour pelo Salar propriamente dito.

Depois fui, já por conta própria (Sem a Colque Tours) para Oruro de madrugada de ônibus - 5 horas de viagem (prefira ônibus com aquecedor, pois o frio no altiplano nesse horário é muito rigoroso).

De Oruro peguei um ônibus para Arica - 12 horas de viagem. Passei na fronteira já anoitecendo e vi que a beleza da região Sajama - Chungara era ímpar também. Por isso no dia posterior, como tinha o dia livre em Arica, aluguei um carro e voltei até à fronteira (200km de Arica) e não me arrependi ! Além da estrada ter pontos incrívelmente sinuosos, a beleza do Vulcão Chungara e seus lagos é magnífica !!! Embora seja uma região menos visitada do que San Pedro e Salar de Uyuni, merece uma visita também !

Camila Camargo

Olá Tiago,

Fiz a rota Atacama - Uyuni em agosto do ano passado. O passeio é lindo, mas é fato que os preços são meio polarizados. O melhor custo-benefício encontrei com a Cordillera Traveler (USD160,00), a mais bem recomendada pelos guias de viagem (Lonely Planet, Fodor's, ect) e administrada por uma família boliviana. De qualquer forma, não espere luxo e conforto, que acredito serem compensados pela beleza da paisagem. No meu blog, os posts mais recentes são justamente sobre o Salar de Uyuni e os passeios no deserto do Atacama. Se puder, dê uma olhada: www.lachicademochila.com. Espero ter ajudado smile

Abraços,
Camila

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Ia falar do post que ela acabou de publicar... o link é esse: http://lachicademochila.com/2011/06/28/rota-salar-de-uyuni-%E2%80%93-visitando-o-salar-e-chegando-em-uyuni-no-3o-e-ultimo-dia/
Esta completinho, bem legal!

Tiago dos Reis

Camila, seu blog está sendo muito útil! Belíssimo relato!

Camila Camargo

Bacana, Tiago. Que legal que você gostou. Espero que faça uma bela viagem!!

Rodrigo Barneche

Fizemos esse passeio em 2008, saindo de SPA e voltando para SPA depois de 3 dias rodando pelo deserto.

Desaconselho fortemente a fazer o passeio por conta, a não ser que você seja jipeiro nato e tenha a rota no GPS, caso contrário acho muito arriscado se aventurar num lugar onde não existem estradas.

Depois de muitas perguntas para quem já tinha ido, escolhemos a agência Cordillera Traveller para o passeio. Na época era a única que parava para dormir no hotel de sal. A Colque Tur, uma espécie de CVC de SPA na época, parava em acampamento na segunda noite. O preço não lembro exatamente, mas era com certeza menos da metade desses 1000 USD da Ruta Verde. Com alimentação incluída.

No primeiro dia saímos de SPA, passamos nas lagoas coloridas, no banho termal e dormimos próximo à laguna colorada, no ponto mais alto da viagem (quase 5.000 metros). No segundo dia mais lagoas, flamingos, vulcão e dormimos na entrada do salar, no hotel de sal (existe um outro hotel de sal no meio do salar, que funciona como museu). No terceiro dia rodamos pelo salar, a ilha dos cactus, o hotel-museu e terminamos em uyuni. Voltamos no início da noite pra SPA, com pernoite no meio do caminho, chegando na manhã seguinte.

Antes de irmos, nos apavoraram muito de que o passeio era desconfortável, a comida era pouca e que os lugares para dormir eram horríveis. Claro que depende de cada um, mas não achamos nada disso. Acho que tem um outro fator aí que conta que é a companhia, já que vão 6 turistas em cada jeep (a turma que fizemos foi muito boa). Mas não falta comida, não se passa frio nos alojamentos (não são hotéis, mas tb não são acampamentos), tem chuveiro quente,...

Enfim, acho que pra quem come coxinha de galinha com a mão e tomava água da torneira na infância, não tem nada de grandes desconfortos nessa viagem. E, por favor, com todas aquelas paisagens, você não vai focar seu pensamento em mordomias que você já sabe que não exitem por lá, só para ficar reclamando.

Aqui vão os links da nossa blogagem pelo salar:

http://unoencadalugar.blogspot.com/2008/03/dia-08-laguna-tricolor.html

http://unoencadalugar.blogspot.com/2008/03/dia-09-el-hotel-de-la-sal.html

http://unoencadalugar.blogspot.com/2008/03/dia-10-desierto-blanco.html

Giovanna
GiovannaPermalinkResponder

Fomos para o Uyuni pela Cordillera em dezembro do ano passado, depois de várias recomendações, tanto dos guias mencionados pela Camila como do fórum Mochileiros. Realmente, eles entregam o que foi prometido (refeições, alojamento com água quente no segundo dia e até vinho em uma das refeições) e nos avisaram dos percalços - água fria, refúgios rústicos, comida enlatada e falta de papel higiênico e de conforto. O nosso azar foi estar em um grupo em que todas as pessoas, com exceção do motorista e de uma espanhola, tinham mais de 1.80 m. Era duro ficar no último banco da 4x4. Além disso, o motorista boliviano e a espanhola não se bicavam e, a toda hora, brigavam, o que azedou a viagem. Ah, não vá esperando um guia turístico, mas apenas um motorista...
Recomendo a Cordillera, mas vá sem expectativas e de coração aberto para surpresas. O Salar é muito lindo, mas ainda está engatinhando no turismo.

Luiz Jr. (Blog Boa Viagem)

Está na minha bucket list certezaaaa! E se pá ainda adiciono Salta e Jujuy!

Tiago dos Reis

Luiz, infelizmente eu tive que escolher: ou Uyuni ou Salta e Jujuy. E eu acabei escolhendo o primeiro.
Agora, que dá vontade de fazer os três países numa tacada só, isso dá!

Breno K
Breno KPermalinkResponder

Eu e a Helo fizemos este roteiro com a Colque em novembro de 2005.
Não sei se mudou muita coisa desde aquela época (o roteiro atual mais parecido é este: http://www.colquetours.com/datos_programa.php?zid=3&id=35&tid=7&lang=id1&bandera=2).
Quanto ao conforto, demos um pouco de sorte porque éramos somente 4 no carro (além da viagem no 4x4 ficar mais confortável, os quartos no refúgio da 1ª noite e no hostal na 2ª noite são alocados por carro - se tiverem 6 pessoas no carro, as 6 dormem no mesmo quarto).
Quanto ao refúgio na laguna Colorada (1ª noite) era só para dormir mesmo - não tinha banheiro no quarto e no banheiro que tinha não dava para tomar banho. O hostal da 2ª noite já tinha banheiro no quarto com água quente (como o hostal, que parecia ser da Colque, estava vazio, pedimos para usar um quarto separado do outro casal e o motorista da colque deixou numa boa). Quanto ao preço, na época era a maior barbada, acho que foi uns 80 dólares por pessoa (com tudo incluído, desde SPA até a cidade de Uyuni).

Erika Marques
Erika MarquesPermalinkResponder

Em 2009 Fiz o roteiro Chile-Bolivia - Peru. Passei 4 dias no deserto do atacama e em seguida contratei o tour do salar de uyuni pela CORDILLERA travel, 3 dias e 2 noites, parte do atacama e termina em uyuni.

Concordo com todos os comentários acima referentes a esta agencia. Mas confesso que naõ achei tão sofrível ou totalmente desconfortável.Foi simplismente incomparável! Cumpriram com o que prometeram, oferecem hospedagem e alimentação. Mas vá de coração aberto e curta a natureza que tem pela frente. Gente fresca e que não dispensa conforto não é aconselhavel fazer este passeio! smile

Espero ter ajudado!

Ernesto, o pato

Estive agora por lá e vou blogar para voces. E bem tranquilo ir do Uyuni ao Atavcama, há linha de onibus com 4 horas de vigaem de Calama até o Yuni. No Yuni peguei um tour com a Salt lake Expeditionos que gostei,custou 60 dolares por 2 dias. O programa de 3 estava fechado. As paisagnes são incriveis e uma viagem inesqucivel por cores que voce vai se lembrar pelo resto da sua vida. Ao chegar em Yuni, compre imediatamente a volta pela Tour Bosu, se quiser continuar na Bolivia, que os outros sao lamentaveis, e se prepare para a noite mais gelada da sua vida - 10 o C sem aquecimento, mas o programa nao e uma fria.

Tiago dos Reis

Ernesto, é fácil comprar a passagem de Calama a Uyuni? Você lembra qual a empresa que faz o trajeto?

Philipp
PhilippPermalinkResponder

No inverno de 2009, fiz desde San Pedro de Atacama até Cuzco e fiz este trecho. Como não tive muito tempo para planejar contratei pela www.visitchile.cl, e o trecho de San Pedro até Uyuni, fiz com 4x4 privado (para podermos ir parando onde queríamos) e ficando em condições melhores pois no inverno lá faz MUITO frio. As paisagens são realmente ESPETACULARES.

Alguns highlights desta parte da viagem na questão estadia:
Hotel del Desierto:
http://www.taykahoteles.com/es/hdesierto.php
Dormir a 4 mil metros de altura num hotel onde a eletricidade é toda gerada por painéis solares não foi fácil, acordamos enjoados pela falta de oxigênio, mas o pordo sol foi inesquecível

Hotel Luna Salada (Hotel de Sal:
http://www.lunasaladahotel.com.bo/en.html
Dizem que estes hotéis de sal não são nada ecológico, eu fiquei sabendo somente depois pelo Lonely Planet. Enfim, o hotél é bem legal, a comida é boa, e fiquei surpreso em beber bons vinhos feitos na Bolívia.

De Uyuni para La Paz foi bem PUNK, de onibus noturno que trepidava o tempo todo até chegar na estrada principal (que não é lá grande coisa também). La Paz me surpreendeu, se não conhece vale a esticada. O problema é que aí vc vai querer fazer o Lago Titicaca, Puno, Islas Flotantes...
O Altiplano andimo é o máximo!

Aqui algumas fotos:
http://www.flickr.com/photos/organize/?start_tab=one_set72157627224642781

Aqui todo o trajeto que percorremos (pontos mais interessantes - projeto ainda em construção wink ):
http://maps.google.com/maps/ms?msid=205532480513921993318.000499a69b1e4e2544b52&msa=0&ll=-18.041421,-70.3125&spn=16.020244,14.018555

Philipp
PhilippPermalinkResponder

As fotos estão aqui, o link acima está incorreto:
http://www.flickr.com/photos/philmueller/sets/72157627224642781/

Daniel Conceição

Fiz esse passeio em 2008 com a Colque Tours. Apesar de estarmos de carro preferimos não arriscar, pois não existem estradas e sim “caminhos”. É fácil se perder e pode danificar o carango.

O passeio padrão era de 4 dias, três indo e um voltando a SPA. Como não tínhamos muito tempo, fizemos em três dias: dois indo e um voltando. Fechamos um carro para o nosso grupo (4 pessoas), mas normalmente os passeios são pra 6.

Dormimos a primeira noite numa estalagem no meio do nada. Nenhum luxo, mas dá pra agüentar. Na segunda noite dormimos num hotel na cidade de Uyuni.

Não lembro quanto foi, mas não era esse absurdo de mil doletas e pagamos um pouco a mais pois, como disse, éramos 4 pagando preço de 6.

Fiz um pequeno relato disso num blog que criei para essa viagem, batizada de La Expedición: http://la-expedicion.blogspot.com/2008/10/notcias-finalmente.html

Dúvidas e sugestões, tamos aí!

Nanci Lima
Nanci LimaPermalinkResponder

Olá,

É possível fazer a rota La Paz, Salar de Uyuni, San Pedro de Atacama??
Não queria voltar para o mesmo ponto, mas tenho receio de ir em ônibus com "muiiiito estilo" (como diz a Nat em seu comentário)

Nanci
PS: Adoro este blog

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nanci! Saindo de La Paz você vai ter que ir a Oruro e Potosí.
Este blog traz o caminho das pedras (role a página até o final):
http://www.roteirosandinos.altamontanha.com/bolivia/uyuni.asp

Para fazer o roteiro com apoio, a Ruta Verde indicada pelo Ricardo Freire é o operador mais gabaritado.

César Fernandes de Almeida

Tenho uma idéia melhor para os dispostos a uma aventura mais hardcore.

Aluguem uma motocicleta no Chile, cruzem de Sul a Norte, passem por San Pedro do Atacama, rumem sentido ao paso de jama na Argentina, mas antes de chegarem lá, peguem a saída para Bolívia. Dali pra frente é off-road, trilhas que saem para todos os lados. Passamos pelo vulcão Licancabur, Laguna verde, Termas, tudo nos altiplanos. A Aduana fica num ponto a 5 mil metros de altura, encrustado no meio da Cordilheira... Passase pela Laguna Colorada, e depois disso se ruma sentido ao Salar de Uyuni. É fácil de atravessar, seguindo as marcas dos pneus no Sal.... fazemos a famosa volta pela Isla del Pescador, batemos algumas fotos, e vamos rumo a Uyuni.

Esse trajeto exije 3 dias de pilotagem intensa... terrenos muito ruins, pistas sem nenhum tipo de sinal, mas no final de tudo isso, a satizfação é grande....

O momento em que estamos no meio do Salar é apoteótico. É realmente emocionante.

Fica a dica

Alex Melo
Alex MeloPermalinkResponder

Já fiz o contrário, serve?
Saí de Uyuni na Bolivia e fiquei em San Pedro.
Posso dizer que realmente foi sofrível - o veículo todo detonado (furar o pneu faz parte a 'experiência'), as acomodações são beeeem simples (para elogiar), mas comemos bem.
De qualquer jeito, nada disto importa - são 3 dias incríveis!

Comecei logo no salar, que é algo impressionante, não há palavras para dizer o que é aquilo de beleza! O segundo passa por diversas lagunas e no terceiro a gente acordou de madrugada para o geiser, terminando no Licancabur. É uma das viagens mais lindas que já fiz, vale demais a pena.

Em 2007 paguei 70 doletas (li que está de 100 prá cima hoje), mas não lembro o nome da empresa, e nem acho que recomendaria muito (nada demais, só achei meio enrolados). O que leio bastante falarem bem é na Colque Tours, que tem também em San Pedro.

Acho que o Uyuni deve ser o último passeio feito ali, porque depois dele os outros vão parecer 'sobra' (talvez o Tatio se equipare, vai...)
Na fronteira da Bolivia tem que se preparar para deixar uma grana (ao menos, eu tive que deixar 50 bolivianos), e é uma fronteira num lugar absurdo, longe de tudo - impressiona a diferença com o lado chileno da coisa.

De San Pedro, queria seguir para Salta - porém só havia 2 ônibus pro semana, e os 2 lotados! Assim, quando for para lá e quiser ir para Salta, compre a passagem assim que chegar- eu o que fiz foi mudar os planos e seguir para Santiago - deu tudo certo, mas até hoje tenho vontade de voltar para conhecer Salta e região wink

Fotos do Salar em http://olemxela.multiply.com/photos/album/21/022007_-_Salar_de_Uyuni

Fábio Paranhos

Eu já fiz o Salar é é algo realmente surreal.

Tentei colocar essa experiência maravilhosa no Blog que fiz sobre a Bolívia:

Aos interessados, segue o link:

http://www.diarioaltiplano.blogspot.com

Abraços e boa viagem!!!!

Renata Runge
Renata RungePermalinkResponder

Ola trips! Estou planejando ir ao Atacama em dezembro 2011 e gostaria de tirar uma duvida: quanto eu vou gastar em media( por pessoa em U$) para fazer os passeios. Planejamos ficar 5 noites.
Thanks Renata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Alguns leitores já comentaram sobre isso! Dê uma olhadinha nos comentários acima!

Ana Helena Aragao

olá Tiago
também pretendo fazer o salar em setembro(provavelmente dia 9 ou 10).Fiquei um pouco receosa pelos comentarios sobre motoristas bebados,carrocerias velhas kkkkkkkk,e hospedarias muito desconfortáveis principalmente pelo frio a noite.Achei o preço da ruta verde bem salgado e,entrei em contato com a rede tayka que passou o preço dos hoteis,que por acaso sào bem em conta.Um triplo por exemplo custa 110 dolares.
Um opçao tb seria fazer um grupo(5 ou 6 pessoas) e contratar um motorista para fazer o tour.Ai vai a dica,estou viajando em grupo de 3..........
Este é o email da responsavel pelas resevas da rede Tayka
Diarmendra Rodriguez: reservas@taykahoteles.com
Ela forneceu tb nomes de motoristas:Franz Huanca e Victor Medina
um abraço
Ana Helena

Luciana Betenson

Adorei! Este e os demais posts e comentários do pessoal sobre o Atacama. Bjs

Pat Alves
Pat AlvesPermalinkResponder

O Salar de Uyuni foi um dos lugares mais bonitos que já vi na vida. Compensou todos os perrengues por quais eu passei. RAtifico tudo o que o Rodrigo falou.
Fui agora em junho pela Cordillera Traveller. Paguei 160USD partindo de San Pedro. No site dos Mochileiros, todos afirmam que é mais barato para quem vem de Uyuni.
A sensação de frio é diferente para cada um. Eu passei um frio que jamais vou me esquecer. Mesmo com segunda pele, polar e corta-vento! A primeira noite foi a mais difícil. Todos nós dormimos com saco de dormir alugados e com os pesados cobertores em cima para esquentar. Não tomamos banho.
Já a segunda noite foi com chuveiro quente, no hotel de Sal (não é o museu!).
Os motoristas não são guias. São motoristas. Até que tive sorte, e o motorista explicou muitas coisas.
Realmente, não é uma viagem para quem é chegado no luxo.
Um filho de um colega de trabalho passou um perrengue lá com o carro que chegou a capotar! Então, muito cuidado!
Nesta viagem, desfiz todos os preconceitos que tinha da Bolívia. Eu visitei Machu Picchu, o Deserto de Atacama e o Salar e o que não sai da minha mente é este tour. Vale muito a pena!

A logística da viagem ao Salar de Uyuni « rotascapixabas.com

[...] que, sempre solícito, subiu um post específco replicando a ajuda ao pessoal da comunidade (veja aqui).O post do Ricardo Freire era o que precisava para tomar a minha decisão. Acabei escolhendo a [...]

Valsir
ValsirPermalinkResponder

Prezados colegas. Fizemos (eu e minha esposa), o roteiro San Pedro de Atacama-Uyuni-San Pedro de Atacama de 03 a 06 janeiro de 2012(4 dias), pela Ruta Verde. Serviço impecável, veículos 4x4 privados, motorista-guia super responsável, refeições adequadas e hospedagem nos melhores hotéis do altiplano boliviano. Solicitamos uma noite no Cristal Samaña e a operadora atendeu. As outras noites foram nos hotéis da rede Talka, com atendimento, acomodações, serviços e refeições excelentes. Não temos absolutamente nada a reclamar dos serviços da Ruta Verde. Obviamente que o preço é um dos mais altos, mas a qualidade dos serviços, refeições, passeios e hospedagens estão totalmente de acordo com o preço cobrado. Recomendado a todos que querem um passeio sem surpresas desagradáveis, com conforto e que estejam preparados para a beleza deste lugar único. Parabéns à Ruta Verde !

Tiago
TiagoPermalinkResponder

Valsir,
Que bom que sua viagem transcorreu bem!
Apesar de todo o perrengue que eu passei, eu tb acho que a Ruta Verde é a melhor agência para quem pode pagar e quer ter conforto, com o mínimo de risco.
Mas, ainda assim, isso não é garantia de não haver "surpresas desagradáveis". Tudo depende do grau de responsabilidade do motorista. O meu, por exemplo, não foi nem um pouco responsável e acabou com a minha viagem. sad
Por isso, eu acho que, pelo preço que eles cobram, eles deveriam selecionar melhor e qualificar os motoristas!

Artur Butierrez Aranha

Olpa Valsir!

Como foi o passeio? estou programando para ir para o Salar e Atacama em janeiro de 2013.

Abraço!

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Tiago, o que aconteceu com a sua viagem? Estava pensando em fazer o passeio com a Ruta Verde, mas após o seu comentário fiquei preocupada...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! O relato completo já está no blog dele:
http://www.viajenaviagem.com/2012/01/viajosfera-atacama-ao-uyuni-a-aventura-do-rotas-capixabas/

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Valeu!! Vou ler!! Obrigada!

Erica
EricaPermalinkResponder

Roberta, nao fique preocupada, fiz o tour com a Ruta Verde agora no inicio de setembro e deu tudo certo. Fechei daqui do Brasil mesmo.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Ola pessoal! Quero fazer o roteiro inverso - saindo de Uyuni e chegando em San Pedro. Vi alguns tours na internet de 3 e 4 dias. Alguem foi recentemente e sabe qual tour vale mais a pena? Pretendo comprar o tour na hora la em Uyuni, pois ja me falaram que eh mais barato. Mas qualquer indicacao de agencia eh super bem vinda (desculpem a falta de acentuacao - teclado internacional). Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Leia sobre Uyuni no Rotas Capixabas:
http://www.rotascapixabas.com/category/outras-rotas-2/salar-de-uyuni/

Graziela Silva

Oi, Fernanda, meu relato abaixo. Veja se ajuda.

Erica
EricaPermalinkResponder

Olá pessoal!
O tour Uyuni-San Pedro é fantástico. Vale muito a pena. Este recho da Bolivia é maravilhoso!

Fiz pela Ruta Verde, com guia particular, ficando nos hoteis da rede Taika (os únicos com banheiro privativo). Reservei daqui do Brasil. Deu tudo muito certo. Nosso guia, Nefi, era muito legal e super prestativo, além de ser expert nas fotos em perspectiva.

Ficamos 3 dias em La Paz e depois pegamos o onibus da Todo Turismo até Uyuni. Mtos mochileiros reservam o tour lá mesmo. Um amigo meu reservou de La Paz e pagou mais barato até.

No primeir dia vc fica fica no salar mesmo e a Isla Incauhasi, que é a dos coqueiros gigantes. Nos outros dois, passa pelas lagunas e pelo deserto, até a fronteira com o Chile. Depois de cruzar a Bolívia, tudo o que vc verá em San PEdro vai parecer sem graça, nem perca muito tempo por lá, de verdade. Ninguém me falou isso qdo eu fui, e acabei ficando 4 dias, a maioria deles sem ter o que fazer. Os passeios, al~em de ser de apenas meio dia, são super parecidos com a Bolivia, mas a Bolivia é bem mais bonita...e barata!

Quem quiser umas dicas dessa viagem impressionante, pode me mandar e-mail. Eu encontrei dificuldades em achar informaçoes sobre o tour, portanto, estou disopsta a ajudar quem quiser! (ericaschiavon@yahoo.com.br)

Graziela Silva

Pessoal, abaixo o meu testemunho de viagem, pois durante o planejamento do roteiro tive muita dificuldade em encontrar informações. Portanto, espero estar ajudando os viajantes de plantão.

Primeiro, se a ideia é fazer o Uyuni e o Atacama na mesma viagem, sugiro ir primeiro ao Atacama. Discordo em absoluto da Érica que não tem nada para fazer lá. Há sim passeios interessantes, como o do Salar de Tara e das Lagunas Altiplanicas, além do pôr do sol multicolorido no Valle de la Luna e a ida ao observatório astronômico (o deserto é perfeito para observar as estrelas). Fora que San Pedro é uma delícia, com restaurantes de ótima qualidade. É que realmente as paisagens do deserto na Bolívia são muito impressionantes, e a travessia te coloca em permanente contato com a generosidade da natureza. Tudo isso pode criar uma falsa impressão de que o Atacama não é tão legal assim.

Por recomendação de vários guias de viagem, contratei a travessia pelo Uyuni em San Pedro mesmo, pois assim dá para conversar com quem fez o passeio e descobrir as empresas mais confiáveis. Fizemos com a Estrella del Sur, por algo em torno de U$ 150 por pessoa. O motorista era bastante prudente, o carro estava em boas condições - com todos cintos de segurança e quem já foi à Bolívia vai entender o que estou dizendo -, e a comida era mais decente do que eu imaginava - diria até gostosa. É uma viagem fantástica, daqueles que te faz esquecer todos os inconvenientes, como não tomar banho em um dos dias e passar um frio de doer nos ossos.

Do Uyuni segui para La Paz. Como estava muito cansada, deixei de lado a opção do ônibus da Todo Turismo, pois imaginei que em estradas bolivianas não seria uma noite nada tranquila. Preferi pegar o trem noturno que vai até Oruro ( http://www.fca.com.bo ) e de lá pegar um ônibus para La Paz. Pelos relatos de outros viajantes que encontrei no caminho, fiz uma opção certa, pois parece que são 12 horas de saculejos. E acaba saindo também um pouco mais barato, pois o preço da Todo Turismo é para inglês ver (e pagar). Se alguém quiser alguma ajuda, estou à disposição.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada, Graziela!

Uma perguntinha: você chegou a ficar em Oruro ou só foi baldear para La Paz?

Graziela Silva

Fui direto para La Paz. O trem sai às 00h05 de Uyuni e chega por às 07h00 em Oruro. Os ônibus para La Paz saem a cada 15 minutos (ou até menos) do terminal rodoviário. São cerca de 3 horas de viagem.

Pelas informações que colhi pelo caminho (de bolivianos e estrangeiros), ficar em Oruro só mesmo no Carnaval, quando, dizem, a cidade se transforma.

Giulia
GiuliaPermalinkResponder

Oi Graziela!
Vc ficou quanto tempo no Atacama e em Uyuni?
Vlw!

Graziela Silva

Oi, Giulia, fiquei cinco dias em San Pedro do Atacama. A travessia no Uyuni dura três dias. Se for retornar a San Pedro, quatro.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Estou pensando em ir em abril. Alguém já foi nessa época para uyuni? Muito frio, muita chuva?
Obrigada!

carla zen
carla zenPermalinkResponder

Já que esse site me ajuda tanto em todas as viagens, venho aqui deixar minha experiência:

Nossa viagem pelo Atacama e Uyuni durou 10 dias, sendo que o primeiro e o último foram dedicados a deslocamentos.

No Atacama fizemos os tours regulares, já recomendados em tantos outros posts. Recomendo muito a Grado 10. Excelente estrutura e atendimento. Vale lembrar que eles também fazem o tour para o Salar de Tara, apesar de não estar no site. Fizemos a reserva dos passeios pelo site, pagamos metade e o restante quando chegamos lá.

Ficamos 4 dias inteiros em San Pedro. Quando chegamos ä cidade fizemos a reserva para o tour para Uyuni. A Grado 10 indicou a agência Expediciones Illari que fica na praça, ao lado do restaurante.

Deu tudo certo com a agência, mas, na verdade, eles nos repassaram para a Estrella del Sur. Então, eu, se fizesse de novo, faria direto com a Estrella del Sur. Fizemos o tour de 4 dias/3 noites, saindo e voltando para San Pedro e custou 95 mil pesos por pessoa, com hospedagem alimentação e tours incluídos.

Estava com muito medo, tendo em vista os relatos de motoristas bêbados, acidentes, etc. Também tinha receio da precariedade das intalações, já que eu náo sou a pessoa mais mochileira do mundo, mas deu tudo certo.

O motorista da ida era muito atencioso e atento. Não tivemos nenhum receio ou contratempo. São muito organizados. Eram 2 carros, com 6 pessoas em cada um. Os dois carros seguiam sempre em comboio. A comida era simples, mas boa.

No primeiro dia fomos de ônibus até a fronteira, onde o grupo foi dividio e seguimos em uma caminhonete Toyota adaptada. Na fronteira serviram o café da manhã.

Depois seguimos para o parque nacional. A paisagem é linda e vamos parando nas lagunas, fazendo caminhadas.

Paramos para almoço no local onde seria o pernoite. As instalações são simples, mas é limpo, tem água corrente no banheiro, mas não tem chuveiro. Faz muito frio a noite, muito mesmo.

Depois do almoço fomos a laguna colorada e voltamos para o alojamento.

No segundo dia tomamos café e seguimos o passeio. Paramos na estrada para almoçar e no fim do dia chegamos ä Uyuni para dormir. Ficamos em um hostal, com quartos duplos e triplos, com banheiro compartilhado. De novo, simples, mas limpo, com chuveiro e água quente. Jantamos em um restaurante simples da cidade, com vinho boliviano que estava incluído no tour.

A cidade é arrumadinha, tem vários restaurantes turísticos se você estiver cansado da comida do tour.

No dia seguite madrugamos para ir ao Salar. Como estava ainda um pouco alagado, não estava incluído no tour a visita ä ilha do pescado. Mas, na véspera, o motorista disse que era possível fazer o passeio até lá por 90 bolivianos por pessoa. Todos do tour toparam, fomos e valeu muito a pena. O lugar é lindo, íncrível e ainda conseguimos ver pequenas partes do salar alagadas.

Após o almoço, voltamos para Uyuni, tomamos banho no hostal mesmo e seguimos viagem de volta. Desta vez, direto, sem paradas.

A terceira noite foi bem precária. A comida era pior e a casa onde dromimos mais precária. Estava em reforma e com forte cheiro de cimento e verniz nos quartos. O banheiro era fora da casa e tinha que pagar para tomar banho quente.

Acordamos muito cedo e seguimos até a fronteira da bolívia, onde torcamos de carrro e seguimos para o Chile.

O que eu gostei na empresa é que os motoristas eram responsáveis e organizados. Dormimos em Uyuni e não no caminho na segunda noite, o que dá um alívio, tendo restaurantes e quartos menores. E conseguimos ver o nascer do sol no Salar.

A viagem é cansativa, mas vale cada falta de banheiro do caminho, cada poeira da estrada. A paisagem é deslumbrante!

Dizem que a Cordilhera também é uma boa agência, mas eles dormiam em uma hospedaria fora da cidade no segundo dia e não tinha o passeio para ver o nascer do sol no salar.

Importante lembrar de guardar dinheiro para pagar a taxa na saída da Bolívia: 15 bolivianos.

Bom, é mais ou menos isso. Espero que possa ajudar outras pessoas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigadíssima, Carla!

Artur Aranha
Artur AranhaPermalinkResponder

Olá!

Eu e minha esposa estamos programando uma viagem para Bolívia e Chile, queremos conhecer La Paz, Lago Titicaca, Salar de Uyuni e o Atacama, mas teremos a pricípio apenas 8 dias de férias! Será que dá para ver tudo em apenas 8 dias? agradeço a todos que puderem postar dicas de roteiros e irformações que possam nos ajudar a montar o nosso roteiro. Queremos ir no início de setembro.

obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Artur! Só para o Atacama recomendamos pelo menos 5 noites... não adianta ir até tão longe e não conseguir fazer todos os passeios.

Artur Butierrez Aranha

Olá,

Pois é, estou em dúvida, ja tinha até desistido da viagem (rs), estava pensando em ir para machu picchu, mas fiquei sabendo que em novembro ja começam as chuvas lá, então estou pensando novamente em fazer a viagem para a bolivia, mas gostaria de incluir o atacama junto, mas o meu problema é que terei no máximo 10 dias para viajar e aimda mais que moro em Boa Vista-RR, então a distância de voo é grande, rs. se puder me ajudar eu agradeço bastante.

abraços

Angelita
AngelitaPermalinkResponder

Bom dia. Gostaria de saber se alguém já fez ou sabe alguma informação sobre a rota de San Pedro de Atacama até a cidade de Uyuni. Pois iremos alugar um carro comum, sem tração para ir até a cidade e lá contrataremos alguma agencia que nos leve para conhecer o Salar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Angelita! Leia os depoimentos nos comentários anteriores!

Artur Butierrez Aranha

Olá.

Pretendo fazer uma viajem começando por Santa Cruz de la Sierra até o deserto do atacama, passando por La Paz, Titicaca, Salar e atacama, gostaria de dicas de quem ja fez, será que da para fazer em 10 dias? será no perído de 7 a 17 de novembro

Artur Butierrez Aranha

aproveitando, quem tiver dicas sobre preços de passagens aéreas de calama para santiago, verifiquei no site da SKY e LAN, mas confesso que achei um pouco caras as passagens, rs

abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Arthur! Não dá para fazer tudo em 10 dias, não. Você vai precisar de 3 dias no Uyuni, e ir e voltar comerá mais dois dias.

Ruy G S
Ruy G SPermalinkResponder

Artur Butierrez, pena que vocês morem em Boa Vista.
Estou saindo de BH em direção ao Atacama e depois vou subir até Cuzco e Machu Picchu e depois retornar passando por Rondônia.
Se fosse o contrario seria muito bom ter outro casal junto.
Abraços Ruy

Artur Butierrez Aranha

Olá Ruy!

Poxa que pena que não ví o seu comentário antes, na verdade eu não fiz a minha viagem ainda, até pensei em ir para Cusco e Lima entrando pelo Acre e depois descer até o Atacama, mas como vou ter poucos dias de férias tive que mudar o meu roteiro e ainda estou adaptando. Vocês ja foram? como foi a viagem?
Grande abraço!

Euzimar
EuzimarPermalinkResponder

Bom dia... Estamos indo no início de Dezembro para o Atacama. Somos um casal com três crianças pequenas (10, 8 e 5 anos). Desejamos ficar uns 3 dias visitando os arredores do Atacama e fazer um tour até Uyuni voltando ao Atacama. Alguma dica especial pelo fato de ir com crianças? O tour é desaconselhável para crianças? Grato por toda e qualquer informação adicional.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Euzimar! Por todos os relatos que temos de Uyuni, não é, de maneira nenhuma, uma viagem para crianças. Fique pelo menos 5 dias no Atacama, menos do que isso você não faz todos os passeios importantes. O melhor é programar 6 dias, porque o primeiro é perdido.

Euzimar
EuzimarPermalinkResponder

Grato pela dica.
Abraços,

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Olá,
Vou pro Atacama e Uyuni agora em julho.
Esses passeios de 3 dias pro Uyuni saem todos os dias? Pois vou decidir a agencia la, como sugestão de algumas pessoas, mas quero ir com o hotel no Atacama reservado, portanto, preciso definir desde ja os dias que irei para o Uyuni. Ou existe uma flexibilidade na reserva do hotéis, ja que mta gente faz esse passeio saindo e voltando pro Atacama?
E eu vi nos sites das agencias, passeios pro Uyuni de menos dias que 3, mas ninguém aqui comentou, apenas fizeram o de 3 dias. Pq? É menos recomendável?
Outra duvida: Alguém foi nessa época? Estou com mto medo do frio!
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patrícia! Julho será o auge do frio. Julho é também mês de férias escolares. Com tantos depoimentos, o melhor seria escolher uma agência e já sair do Brasil com o passeio agendado.

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Oi Patrícia,

Acabei de voltar e fiz o passeio privado de 3 dias. Não dá para ser menos do que isso, se não você não aproveita o local. Com relação ao frio, eu fui no final de maio e já estava frio, julho deve estar mais ainda! O passeio começa pelas lagoas, é a parte mais fria. Sugiro que você durma em hotéis com quarto privado e calefação, porque os refúgios são horríveis e muito frios. Se não der financeiramente, então leva saco de dormir e um bom casaco de pluma de ganso para aguentar a noite!

Artur Butierrez Aranha

Olá Claudia!

quando você foi ao Salar ainda encontrou parte dele alagada?

abraço!

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Oi, acabei de voltar do Atacama, Salar de Uyuni, La Paz e Copacabana. Fiz o passeio do Salar com uma agência da Bolívia, a Andean Golden Adventures (eles não tem site, contato: Mireya, agolden_adv@yahoo.es). Fui do Atacama até a fronteira de Hito Cajón em um transfer com a Colque Tours e encontrei o guia da Andean na fronteira. Contratei o serviço privado e foi tudo ótimo, 4x4 e guia só pra mim e meu marido! A comida servida no almoço que deixou um pouco a desejar, principalmente no segundo dia (atum com arroz). De resto, maravilhoso... Ficamos uma noite no Hotel del Desierto e a outra no Hotel de Sal, ambos da rede Tayka, com jantar e café da manhã. Recomendo demais o passeio e a agência (apesar do almoço ruim rsrsrs)!

Liana Cardoso
Liana CardosoPermalinkResponder

Olá! Qual foi o valor do tour privado ( se vc se sentir a vontade para colocar o valor por aqui, sem problemas!!) . Pergunto pois a Ruta Verde está cobrando 1058 dolares por pessoa no tour privado!! Entao se contratar direto com uma agencia boliviana for mais em conta eu ficaria muiuuito feliz!!! Se puder enviar o valor pro meu e-mail eu agradeço imensamente, mas mais uma vez fique a vontade!
Ótima dica sua!!! Beijos
(Lianacardosobr@gmail.com)

Liana Cardoso
Liana CardosoPermalinkResponder

Olá!

Estou indo para o Atacama em agosto, não ia fazer o tour pelo Uyuni e agora estou obcecada com a idéia!
Uma dúvida que tenho é, ficarei 6 dias inteiros por lá, dedicando 3 dias ao Uyuni, quais outros passeios no Atacama vocêss me recomendam? Já li aqui nos comentários que nem vale mais a pena as paisagens do atacama depois de rodar pela Bolivia... Geisers del tatio comtinua na lista, e outros???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Liana! Você precisará de pelo menos 5 noites para fazer os passeios do Atacama. Faça o Uyuni apenas se você dispuser desses 3 dias extras.

Liana Cardoso
Liana CardosoPermalinkResponder

Olá Boia!! Ficarei um total de 8 noites no Atacama, 6 dias completos!! Por isso queria usar duas noites no Uyuni. Aunda me sobrariam 3 dias cheios, que gostaria de saber quais seriam os passeios que mais valeriam a pena! ( chego dia 12 no atacama e volto apenas dia 19) bjs e obrigada!!'

maria bernadete

Olá, fizemos em fevereiro 2013 San Pedro de Atacama - Salar de Uyuni pela Cordillera Travel. Foi muito bom. Partimos no horário combinado e caminhonete 4x4 quanto o motorista eram bons. Serviram almoço durante o dia e sempre que queríamos tirar fotos ele parava e nos dava aquele tempinho. Dormimos uma noite num alojamento. Serviram jantar para o grupo e as camas eram bem quentes. O difícil foi conseguir dormir com aquela pressão toda da altitude 4300 metros. Apesar disso valeu cada centavo, as lagoas, os montes nevados, uau, foi lindo. e San Pedro é uma gracinha, seus restaurantes e sorveterias. foi muito bom.

Artur Butierrez Aranha

Olá Maria!

Pelo que li voces foram em janeiro né? como estava o clima lá? pelo que li é epoca das chuvas no salar, como foi o passeio? estava querendo ir em novembro, mas provavelmente vou deixar para janeiro, mas estou preocupado com o período chuvoso.

Grande abraço!

Artur Butierrez Aranha

olá pessoal, quero ir em novembro para o salar e atacama, gostaria de dicas de quem veio de lá a pouco tempo, como clima nessa época do ano, passeios, valores, hoteis, etc. vou inicair por Santa Cruz e terminar no atacama, esta é a minha idéia, só nao sei se retorno ao Brasil pela Bolívia ou por Santiago. Meu email é artur.aranha@hotmail.com, vou eu e minha esposa, gostariamos de conversar com outras pessoas que vao na mesma época também.
abraço a todos

Sérgio
SérgioPermalinkResponder

Olá

Queríamos fazer o inverso. Vir de La Paz, Solar de Uyuni e depois seguir para Atacama.
É possível no mesmo tour fazer Solar de Uyuni e Atacama? Alguém tem alguma sugestão?
Depois vamos para sul, em direção a Santiago.

Abraço
Sérgio
osmeustrilhos.pt

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sergio! Você pode fazer o passeio do Salar a partir de Uyuni e com ponto final em San Pedro. Lá você contrata localmente os passeios do Atacama.

Leia mais:
http://www.viajenaviagem.com/2013/01/roteiro-atacama-50-dicas/

Dorotea
DoroteaPermalinkResponder

Pesquise a Colquetur. Tenho dois amigos que foram por ela saindo de S P de Atacama.

Eu gostaria de saber se tem como ir saindo de Salta.
att

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dorotea! Tem que sair de SAn Pedro.

João
JoãoPermalinkResponder

Olá, irei fazer san pedro - salar - san pedro em setembro, e a ruta verde disse no email, que teria 2 opções de roteiros, uma dormindo no primeiro dia no hotel no tayka stone hotel, e no outro roteiro, o primeiro dia seria no salt cristal samana. Alguem sabe a diferença, e qual devo escolher? obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo; havendo resposta, aparecerá aqui.

Se houver diferença de preço, a resposta mais provável é que o mais caro é melhor...

Artur Butierrez Aranha

Olá Pessoal!
Mudanca de planos novamente (rs), não vou poder ir agora em novembro para o Salar, estou pensando em ir em inicio de janeiro (02 de janeiro), mas estou preocupado se as chuvas podem atrapalhar o passeio, quero aproveitar para conhecer La Paz e o Atacama. Nesta época é possivel ver neve no chacaltaya? Vale a pena ir para o Salar e Atacama em janeiro?
Abraço a todos!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Artur! Não há época desrecomendável para o Atacama.

Para Uyuni, o verão apresenta vantagens e desvantagens:
http://www.southamericaliving.com/tours-to-the-salar-de-uyuni-in-bolivia/#visit

Artur Butierrez Aranha

Olá!

Quem ja viajou pela BOA ultimamente, estou pensanso em fazer Santa Cruz-La Paz, La Paz-Sucre e Sucre-Santa Cruz pela BOa e gostaria de saber mais informações da empresa.
Abraço a todos!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Artur! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Edac25
Edac25PermalinkResponder

Viajei pela BOA no início de 2013, num voo saindo de La Paz com destino a SP com uma escala em Santa Cruz de la Sierra.

Achei o vôo super tranquilo, com o almoço super gostoso!

Para a compra entrei em contato com a BOA do aeroporto de Guarulhos e, por telefone me foram dadas as informações sobre a transação. Em seguida, a negociação foi feita por e-mail e deu tudo certo. Recomendo!

Artur Butierrez Aranha

Olá Edac!

Obrigado pelo relato, estou verificando o meu roteiro e datas, provavelmente voarei pela BOA mesmo. Alguem ja comprou passagem aérea apenas de ida de Buenos Aires para Santiago ou vice-versa, estou procurando apenas um trecho, mas os preços são muito elevados para comprar apanas um trecho.

grande abraço!

Hildelene
HildelenePermalinkResponder

Ola! Preciso de ajuda!

Eu e meu marido gostaríamos de visitar Deserto de Atacama, Uyuni (Salar) e Machu Picchu numa mesma viagem. Quantos dias precisaríamos? Qual melhor época: agosto ou setembro?
Alguém tem um roteiro, dicas, sugestões, valores?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hildelene! Você teria que continuar de Uyuni para La Paz, entrando no Peru por Copacabana/Puno. Agosto é melhor que setembro porque em setembro pode começar a chover. Pense em no mínimo 3 semanas para a viagem.

Leia sobre a Bolívia e o Peru:

http://www.viajenaviagem.com/category/bolivia

http://www.viajenaviagem.com/category/peru

Marise
MarisePermalinkResponder

Bom dia, Bóia! Vocês colocaram na viajosfera um site relatando a viagem ao salr de uyuni faz mais ou menos um mês. Talvez durante o carnaval. Estou procurando este site e não acho. Você poderia me ajudar por favor? Não é o site de duas semanas atrás, este eu salvei nos favoritos. É o mais antigo. Muito obrigada e feliz páscoa!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marise! Estou repassando sua pergunta para minha coleguinha Natalie, que é quem seleciona os posts da Viajosfera. Ela deve ter o post anotado.

Andressa
AndressaPermalinkResponder

Vou ao Atacama em dezembro, entre os dias 12 e 22. Também pretendo ir ao Salar de Uyuni. Não sei se esse período é de alta estação por lá e queria saber se é melhor reservar os tours no Atacama e a viagem ao Salar antes de sair do Brasil. Li todos os relatos e vi que se recomenda resolver tudo lá. Mas não sei se isso vale para qualquer época do ano. Outra coisa: em dezembro o salar está seco ou já tem aqueles magníficos espelhos d'água?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andressa! Dá para reservar tudo lá. Use o dia da chegada para isso.

Andressa
AndressaPermalinkResponder

Obrigada. Tem uma questão logística que me preocupa. Reservei 10 dias de hotel em San Pedro, porque não sei quando vou a Uyuni. Achei arriscado deixar três diárias livres para o passeio sabendo que a chuva pode cancelar tudo. Porém, não quero ter que pagar por algo que não vou usar. Como vocês lidam com isso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andressa! É preciso entrar em contato com o hotel para saber a política de cancelamento e reembolso de diárias.

Gi
GiPermalinkResponder

Gostaria de ir pra San Pedro do Atacama, e de lá pegar uma dessas excursões para o Salar. Mas estou em dúvida quanto a época para ir: Abril ou Outubro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gi! Tanto faz; em qualquer época você pega calor e frio no Atacama. Em abril, um pouco mais de calor; em outubro, um pouco mais de frio.

Gi
GiPermalinkResponder

Valeu Bóia! Eu prefiro pegar um pouco mais de calor, então irei em Abril!
Uma dúvida quanta a essas excursões que saem de San Pedro do Atacama para o Salar de Uyuni: eu li que há dois tipos de excursões. Há o tour privativo (com motorista privado, ficando em hotéis confortáveis da rede taika), e o tour econômico (onde vc irá com outras pessoas, ficando em instalações precárias). Em vista do que aconteceu com o Tiago da Rotas Capixabas, eu prefiro ir em grupo, acho mais seguro. Por outro lado não gostaria de ficar em alojamentos precários. Vc sabe me informar se existe uma mescla desses dois tipos de excursão: indo em grupo, com mais pessoas, vários jeeps, mas ficando em hotéis confortáveis da rede taika?
Em tempo: eu entrei nos sites de algumas das agências, mas nenhuma informa se existe essa possibilidade. Eles simplesmente dividem os tours, entre coletivo e privado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gi!
Neste post selecionamos as melhores dicas para unir Atacama e Uyuni:
http://www.viajenaviagem.com/2013/01/roteiro-atacama-50-dicas

Se você for com tempo para o Atacama, poderá contratar o passeio localmente, podendo checar a reputação das agências na cidade e na internet.