Uruguai: aonde ir além de Montevidéu, Punta e Colonia?

Pôr do sol em CarmeloÉ a pergunta que faz o camarada PêEsse, que está considerando fazer uma viagem de 3 dias (desconsiderando os dias de chegada e de saída) agora em setembro ou outubro.

Trata-se de uma pergunta difícil. O próprio site do turismo do Uruguai lista basicamente roteiros em Montevidéu, nas praias e em Colonia. Os balneários oceânicos do Uruguai se dividem em vizinhos menos glamurosos de Punta (como Piriápolis ou Maldonado) ou praias super-rústicas, como Cabo Polonio, que nesta época do ano estarão mortas, e mesmo na temporada não trarão nenhum atrativo a quem, como o PêEsse, venha do Rio Grande do Norte.

Eu acredito que a razão para voltar ao Uruguai é sempre procurar um upgrade. Pode ser um upgrade de acomodação, um upgrade de época (este vale para o caso de Punta, que, insisto, só existe de verdade entre o Natal e o Carnaval) ou um upgrade de intimidade (deixar-se ficar em Montevidéu tentando levar uma rotina sem lerês).

O upgrade de acomodação que sempre recomendo é o Four Seasons Carmelo, um hotel de luxo bastante barato para os padrões brasileiros. A partir deste hotel pode-se revisitar Colonia del Sacramento, fazer programas típicos em estâncias, visitar vinícolas.


Para uma viagem menos glamurosa, talvez seja possível considerar a região do Litoral — que em uruguaio significa a costa do rio Uruguai, não a das praias. Por ali há cidades históricas como Fray Bentos e Paysandú, e termas em Salto (a melhor é a de Arapey). Dá pra voltar a Montevidéu fazendo um desvio até Tacuarembó, primeira cidade para quem vem do Brasil via Livramento/Rivera, que oferece autêntico o ambiente “gaucho” uruguaio.  (Como curiosidade, é ali que nasceu Jorge Drexler.)

Alguém já fez algum desses lugares e pode sugerir outros para o PêEsse? Deixe o seu pitaco na caixa de comentários!

Leia:

Four Seasons Carmelo, um resort subtropical

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


54 comentários

Obrigada Bóia! Vou fuçar os tópicos!
PêEsse, você pode, por favor, falar o nome dos guias que você conseguiu? andei procurando e não achei nenhum…

Ricardo, muito obrigado pelo post. Vou estudar as dicas dos trips. Além disso, consegui também dois guias impressos específicos sobre o Uruguai que talvez possam ajudar. Seja como for, se eu resolver sair do eixo Montevidéu-Punta-Colonia vou deixar o registro aqui.

Bem, não sei se é o lugar certo mas, aproveitando o post queria saber se alguém tem dicas de hotéis em punta del este…Vou chegar lá na quarta de cinzas do ano que vem e vou ficar até o sábado seguinte…
Obrigada

Eu gosto bastante da costa uruguaia. Sugiro reservar um dia por Valizas, no depto de Rocha, que é bem tranquila, e a partir daí fazer um day tour para Cabo Polônio, que vale muito a visita.
Não sei como são esses lugares fora de temporada porque fui numa semana de Carnaval…Boa viagem!

Bom, tirando Colonia, Montevideo e Punta, vamos combinar que não sobra muita coisa.

Eu gosto do litoral do departamento de Rocha, mas como eu costumo dizer, praia uruguaina TEM que gostar, pq é frio. Vale a mesma lógica de Santiago vs. Buenos Aires: Não adianta procurar praia como as brasileiras no Uruguai.

A Fortaleza de Santa Teresa é uma das mais bonita que já fomos, muito bem preservada, com um museu com réplicas das fortalezas uruguaias. Punta del Diablo e La Paloma são melhores servidos de lugares pra ficar, mas não espere muito. O Cabo Polonio é sem dúvida o mais legal da região (até pra quem tá vindo do RN). Mas como eu disse, tem que gostar, pq é frio pra burro. O Bosque de Ombues ainda não fomos, mas acho que é um passeio que só rola no verão.

Em Taquarembó tem a Fiesta de La Patria Gaucha, que acontece em março. De natureza, os Cerros de Cuñapirú formam uma paisagem bonita, mas só.

De resto, existem algumas estâncias turísticas próximas a Colonia que parecem ser um bom programa pra quem gosta de tranquilidade.

O hotel estancia vik perto de Jose Ignacio (perto de Punta) eh pequeno e maravilhoso. Fora de epoca eh bem mais barato. Lugar perfeito para descansar e comida otima.
Outra estancia muito gostosa eh San Pedro de Timote, no interior. Acho que as duas
Horas de Montevideo.
Para praia adoro Atlantida, pacata e pequena, sem agito de Punta.
Enjoy!

A Costa Uruguaia, do Chuí até Punta, tem algumas atrações interessantes. A Fortaleza de Sanata Teresa, poucos quilômetros ao sul do Brasil, é muito interessante, com uma vista incrível do litoral ao fundo. Perto de Melo, uma cidadezinha bem pacata, fica a Punta del Diablo, mas eu não conheço. Conheço sim La Paloma (nada demais, mas com um farol bonitinho) e o Cabo Polonio. O Cabo vale por uma experiência diferente. Você estaciona o carro na estrada e pega uma jardineira que vai pela praia até lá, que é um vilarejo de hippies com casas minúsculas, uma enorme colônia de leões marinhos e um farol que permite uma vista linda das redondezas e dos leões-marinhos ali embaixo. Não há luz elétrica e os hotéis são bem simples. Mas é um lugar muito gostoso. Entre o Cabo e Punta, sugiro ir a parte final do caminho pela praia, pegando uma balsa na Laguna Garzón até chegar em Jose Ignacio, bem badalado. Enfim, pequenas experiências que eu recomendo quando já se conhece Punta razoavelmente bem.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito