5 delícias para experimentar no México

Seu portunhol será útil no México, sem dúvida. Mas você certamente aprenderá algumas palavras que não terão serventia na Argentina, no Chile ou na Espanha. Piscina, por exemplo, por lá é “alberca”. Quarto de hotel? “Recámara”. Os cartazes de lojas que convidam você a entrar dizem “Pase Usted”. Conversar é “platicar”, e um cara é “un chavo”. Até o prosaico tomate no México é um “jitomate”.

5 pratos para comer rezando à Virgem de Guadalupe

As palavras mais gostosas do México são as que levam você a conhecer um pouco mais da culinária mexicana. Esqueça aquela cozinha mexicana made in USA (e exportada para todo canto). Fora da zona hoteleira de Cancún você vai encontrar uma gastronomia local muito mais elaborada — e ainda mais gostosa. Aprenda algumas palavras-chave antes de viajar:

 MOLE

Peixe com mole veracruceño

Apesar da origem etimológica ser totalmente distinta, a palavra significa algo que expressamos de maneira muito parecida em português: molho.

Na composição e feitura, porém, os moles mexicanos se assemelham mais aos curries indianos: são complicadas misturas de temperos, incluindo pimenta. Alguns levam também chocolate, como o mole poblano, de Puebla, o mais famoso de todos.

Cada lugar onde você for oferecerá pelo menos um mole distinto; só Oaxaca, no sul, tem sete deles. Postos sobre carnes, transformam seu sabor; enxugue o que sobrar com as tortillas que estarão na mesa.

TACOS AL PASTOR

Taco al Pastor do Califa, DF

A fast-food autenticamente mexicana são os tacos: tortilhas de milho feitas na hora, com coberturas variadas.

Um dos tacos mais populares são “al pastor”: feitos com pernil de porco assado à maneira do Oriente Médio, num espeto giratório.

Na Cidade do México não deixe de experimentar os tacos da taquería El Califa. Tem uma filial no bairro descolado de La Condesa (Altata 22).

HUITLACOCHE

Huitacloche numa pizza em Isla Mujeres

A França tem trufas; a Itália, tartuffi bianchi. No México o ingrediente que transforma qualquer prato comum numa iguaria não é encontrado na terra, mas sim plantada.

Trata-se do huitlacoche, um fungo que dá nas espigas de milho. Em qualquer outro lugar do mundo a colheita de milho com este fungo seria desperdiçada; mas desde os tempos pré-colombianos os mexicanos sabem dar valor ao seu huitlacoche.

Preste atenção nos cardápios: você pode encontrar quesadillas, pizzas e outros pratos feitos com huitlacoche. Não deixe a oportunidade passar.

MEZCAL

Mezcal em Oaxaca

Ninguém precisa viajar ao México para experimentar tequila, certo? Então, assim que a oportunidade apareça, não deixe de provar um shot de mezcal.

Não, não se trata de nenhuma bebida à base de mescalina. O mezcal é um destilado feito de um tipo especial de cacto, o agave azul. É característico da região de Oaxaca, no sul, onde se diz “Para todo mal, mezcal; y para todo bien, también!”

Muitas marcas põem uma larva de borboleta na garrafa, que fica perfeitamente conservada pelo alto teor alcoólico (mais de 40%) da bebida.

Atenção: nunca tome a última dose de mezcal de uma garrafa; a tradição mexicana manda que aquele que secar a garrafa tenha que comer a larva…

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    CHIPOTLE

    Camarões com chipotle, em Puerto Escondido

    Esta é para iniciados. Se você já tem alguma familiaridade com pimentas mexicanas — especialmente com a jalapeño — , talvez tenha chegado a hora de um upgrade.

    Chipotle é uma pimenta poderosa (e saborosa); por suas características, costuma ser mencionada pelo nome nos pratos em que está presente.

    Mas não pense que esta é a mais forte. Quando já estiver acostumado com a chipotle, terá chegado a hora da habanero

    66 comentários

    Como se pede uma comida sem pimenta?
    Fevereiro é frio ou quente na Cidade do México?

      Olá, Maria Angélica! O inverno tem grande amplitude térmica, é frio à noite e de manhã (pode chegar a 10ºC), e durante o dia, no sol, pode ficar bastante quente (até 25ºC). Para pedir comida sem pimenta, peça “no picante” (picante, não!).

    Olá! Gostaria de saber se vocês tem alguma dica ou orientação quanto à segurança e à melhor época para visitar as Barrancas del Cobre (Copper Canyon) no México. Alguém já viajou para lá com criança?

      Olá, Teresa! Não temos conteúdo próprio sobre a região. Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo; havendo resposta, aparecerá aqui.

      Olá, Teresa! Tinha a impressão que sim, mas não consigo localizar o Perguntódromo 🙁

      Vou compartilhar novamente, desculpe.

      teresa , por acaso alem de ser agente de viagens, tenho uma filha que mora exatamente em Chihuahua, de onde saem os tours Barranca del cobre…o site da cidade/tours e bastante completo …porem como minha filha se mudou em Dezembro so agora em junho estarei indo para la e com certeza vamos fazer o tour…que pode ser ate de 6 dias…se voce vai para a cidade do Mexico, tera que voar ate Chihuahua…o voo e bom e a cidade muito simpatica…perto (um passeio que vale a pena)Grutas Nombre de Dios
      https://www.chihuahua.gob.mx/
      o hotel que gosto é o Encore…

      espero ter ajudado
      sandra

    Olá, as dicas são bárbaras. Vamos passar 15 dias por lá. Dois adolescentes e nós, os pais. Não sabemos quanto tempo em cada lugar ainda … Vale a pena alugar um carro no aeroporto na cidade do México? E por favor, pode enviar para o email o telefone do sr. Sérgio, o taxista? Obrigada

    Olá, pessoal, gostaria de saber se o Ricardo Freire já foi a Punta Mita-Mexico,especificamente se ele tem algo a dizer sobre este resort: The St. Regis Punta Mita Resort, e qual a melhor época para ir nesta região, estou planejando uma visitinha ao Mexico e gostei do que vi no site, mas as vezes aparências enganam então se tiver como me ajudar eu agradeço, se tiverem outras opções favor me informar,obrigada. Atenciosamente, Livia,

    Amigo Boia!
    Vou para Cancun em junho e seu site me deu varias ideias de passeios, em relação a comidas e bebidas quais são os pratos típicos?
    com toda certeza irei beber Mezcal e adoro pimenta entao chipotle e halabeña estao no cardapio.

    Abrs!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito