De Santiago a Puerto Montt de carro: onde parar?

Osorno, ChileA Sonia vai em novembro para o Chile; o plano de viagem é alugar um carro em Santiago e descer até Puerto Montt. Ela pergunta: onde vale a pena parar pelo caminho?

A Sonia não disse de quanto tempo dispõe para a viagem. Mas antes de mais nada é bom saber o tamanho da empreitada.

De Santiago a Puerto Montt são 1.100 km — mais ou menos a mesma distância entre São Paulo e Porto Alegre. Ida e volta, seriam 2.200 km.

Segundo estimativa do Google Maps, ir e voltar entre Santiago e os lagos requer 40 horas dirigindo.

Nunca fiz esta viagem, mas em teoria eu não sou adepto da estratégia “tripa” para viajar no Chile. As distâncias são grandes e, no approach “tripa”, você acaba ignorando o que há do ladinho, na Argentina (e, no norte, também na Bolívia). Eu sou pela estratégia “esquartejamento”: acho que vale  mais a pena seccionar o território e fazer viagens casadas, entrando por um país e voltando por outro — ou então fazendo rotas circulares, quando der para atravessar a fronteira em pontos diferentes. Sou também adepto de alugar e devolver o carro num país, então atravessar de ônibus (ou barco) e alugar um outro carro no outro país.

Mas isso é um assunto para outro(s) post(s). Neste aqui vamos tentar extrair o melhor da estratégia “tripa”.

Bom. De cara eu tentaria devolver esse carro em Puerto Montt, voltando de avião a Santiago.

Quais seriam os melhores pontos de parada?


Visualizar Chile – de Santiago aos Lagos Andinos em um mapa maior

Antes de descer, eu aproveitaria o carro para dar uma passadinha em Valparaíso e Viña del Mar, que estão a 120 km de Santiago, na direção oeste. Eu adorei Valparaíso, como dá para ver neste post. Pernoitando por lá, dá para dar uma chegadinha àquela que muitos dizem ser a mais bonita das casas de Neruda, Isla Negra, que fica em El Quisco, 70 km ao sul.

Entre a costa e Santiago fica o Vale de Casablanca, mas eu pularia. Isso porque a primeira parada interessante ao sul de Santiago é justamente o Vale de Colchagua, a região vinícola chilena do momento. San Fernando, a 150 km de Santiago, é a cidade por onde passa a auto-estrada. Ali perto não deixe de visitar a Casa Silva e a Clos Apalta.

O próximo ponto de interesse são as termas de Chillán, que fora do inverno se transformam num destino de montanha com várias atividades em meio a natureza (e as águas termais, que são uma atração também na temporada de neve). Chillán fica a 310 km de San Fernando (460 km de Santiago; há um trem da TerraSur que faz o trajeto em 5 horas).

Continuando para o sul, o próximo destino espetacular é Pucón, uma cidade que é tipo assim uma micro-Barilochezinha, à beira do lago Villarrica, com direito a vistas para o vulcão (também Villarrica). Está a 380 km de Chillán, ou pouco mais de 800 km de Santiago. Sem carro, pode-se ir de avião a Temuco, que está a 100 km.

Em Pucón já se está na região dos Lagos Andinos chilenos. De lá a Valdivia são 150 km. De Valdivia a Osorno, 110 km. Depois são mais 105 km a Puerto Varas, que é a melhor base para explorar a região. Puerto Montt (onde está o aeroporto) fica a vinte minutinhos. Frutillar, cidade beira-lago lindinha, também está do lado. Tendo tempo, dá para se aventurar pela rusticíssima ilha Chiloé, 120 km mais para o sul.

E você? Já fez esta viagem? Defende a estratégia “tripa”? Tem dicas pra dar pra Sonia? Somos todos ouvidos!

Leia mais:

155 comentários

Sonia, só depois vi seu comentário falando que necessariamente vai de carro e que ja tinha bariloche nos planos =)
Concordo com a dica do jefferson de ir ao restaurante Fogon las buenas brasas em Puerto Varas, o preço é melhor que os equivalentes em Santiago e é muito bom! O preço da centolla inteira é bem mais em conta que em santiago. Só um detalhe, lá nao passa cartao de credito, então só em dinheiro (aceitam peso chileno, dolar e real.
Adorei um café chamado Café Cassis,tortas altas e deliciosas… hehe fica na orla, ao lado do Hotel Gran Colonos del Sur. Fiquei hospedada nele e gostei. No cafe da manha há varios tipos de kühen.
Em Puerto Montt fui ao Mercado de Angelmo e almocei em um dos restaurantes das palafitas (gorduroso que só), mas valeu para conhecer. Passeio rápido.
Em Frutillar Bajo fui 2x… me apaixonei por aquela ruazinha. Fiz a visita guiada ao Teatro del lago (12h a saida em agosto), almocei no Club Aleman, fui ao Museo Aleman. Os miradores para avistar o vulcao osorno sao uma graça, pena que não consegui ve-lo nenhum dia em frutillar por causa das nuvens (chove muito nessa regiao). Há uns cafés bem bonitinhos, mas no geral não passam cartao de credito, entao tenha $$$.
Como os colegas já comentaram, em Puerto Varas vc tem que fazer o caminho da Ensenada até o Vulcão Osorno e subir, ir aos Saltos de Petrohue, e acho bacana fazer o passeio de catamara até Peulla e voltar no mesmo dia. (faça em um dia com tempo aberto!). Boa viagem!

Em Santiago te aconselho a ficar no Blue Tree Hotels Fundador que fica no Paseo Serrano – bairro Paris/Londres.É muito bem localizado e tem uma estação de metrô muito próxima. O preço é ótimo também.
Em Temuco me hospedei no Holiday Inn que não fica no centro da cidade, mas as acomodações e o serviço são ótimos; como tu vais estar de carro, isso não é problema.
Em Pucón, um dos pontos altos da viagem, me hospedei em um hotel muito charmoso chamado La Casona de Pucón. Fica em frente á Plaza de Armas, próximo de tudo. Outra boa alternativa é o hotel Patagonia Pucón (www.hotelpatagoniapucon.cl).
Como já comentei, Pucón é uma região de muitas termas(Peumayén, Quimey-Co, Huife, Los Pozones, Montevio, etc), não deixa de ir a pelos menos uma. Minha favorita é a Termas Geometricas como já disse.
Em P.Varas fiquei no Hotel Solace(www.solacehotel.cl)que é ótimo. Não deixa de fazer uma refeição no restaurante Las Buenas Brasas; os frutos-do-mar são excelentes, para mim, o melhor restaurante da cidade. Outra opção de hospedagem é o Hotel Weisserhaus.
Em Frutillar, um dos lugares mais simpáticos dessa região, não deixa de ir ao Teatro del Lago e de preferência, assistir a um espetáculo se houver. Para almoçar sugiro o Club Alemán e se quiseres tomar um chá com torta, nada melhor que o Lavanda Casa de Té que fica em Frutillar Bajo, Km 1,5 Camino Quebrada Honda, próximo ao teatro.
Por fim, se optares por ficar em P.Montt, o Don Luis Business Hotel é uma boa pedida.
Espero ter ajudado. Boa Viagem!

Oi Ricardo e Sônia. Ano passado fizemos essa viagem de carro mas partindo de Bariloche.Já estando no Chile bem perto de Puerto Montt vale a pena Frutillar e assistir a um bom espetaculo no teatro do lado.(tem varias hosterias tipicas alemas).Comer um Kurren (uma torta doce que tem vários sabores com um chá)Tem uma deliciosa na avenida da orla diagonal ao teatro,Logo alguns kilometros Puerto Varas. Visitar Ensenada onde fica o parque do Vulcao Osorno e visitar os saltos de petrohue. (Um passeio lindíssimo melhor que cataratas do iguaçu) e logo depois Puerto Montt. Mas sincereamnte Puerto montt nao tem nada a nao ser que vc queira tomar um cruzeiro no porto.Os pacotes que saem pra Laguna San Rafael-Perto Natales- no vai skorpios III.Lindo passeio

Boa tarde Sônia, tudo bem? Fui para a região dos lagos em abril e fiquei encantado com as paisagens. Quanto a ir de carro é uma opção tua, se tens tempo, ótimo, vá de carro. Temuco é pequena e não há muito o que ver,a não ser o Museu Mapuche; mas tens a possibilidade de conhecer o Parque Nacional Conguillio e o vulcão Llaima e em outro dia o Parque Nacional Tolhuaca. Em Pucón te aconselho a ficar uns 3 dias, pois há muito o que fazer e é um dos lugares mais agradáveis dessa região. Imperdível mesmo são as Termas Geométricas, não deixe de visitá-las. Já em Puerto Varas não deixe de ir à Frutillar que tem uma das vistas mais lindas do Osorno e te aconselho a fazer o passeio/travessia até Peulla pelo Lago de Todos os Santos(Esmeralda); o passeio dura um dia inteiro, mas as paisagens são inesquecíveis, ficarão gravadas na tua memória e espero que na memória da tua câmera.
Se quiseres dicas de hotéis, peça por favor. Fiquei em ótimos.
Um grande abraço e tenha uma ótima viagem.

Na primeira vez em que fui ao Chile, seguimos mais ou menos essa estratégia, mas com uma passagem Rio / Santiago // Buenos Aires / Rio. Ficamos 2 ou 3 dias em Santiago logo ao chegar; daí fomos de avião para Calama e passamos 4 dias no Atacama.

Na volta a Santiago, alugamos um carro para devolver em Puerto Montt alguns dias depois – pagamos uma taxa meio salgada para devolver em outra cidade, mas valeu a pena, porque fizemos a Travessia dos Lagos e do sul do Chile prosseguimos para Bariloche e Buenos Aires, retornando então para o Rio.

Nosso primeiro pernoite foi em Viña del Mar – visitamos também Valparaiso e no dia seguinte prosseguimos viagem justamente com a visita a Isla Negra. Na época eu não sei se o Vale do Colchagua não era isso tudo ou apenas se eu não tinha a informação, então seguimos direto para Chillán, onde fizemos o segundo pernoite. No outro dia paramos em Temuco e Villarrica, mas (outra mancada!) não fomos até Pucón – seguimos viagem até Valdivia, onde passamos a terceira noite. No último dia de viagem, paramos para almoçar em Frutillar, deixamos a bagagem no hotel em Puerto Varas, demos uma volta em Puerto Montt, devolvemos o carro e retornammos a Puerto Varas de táxi.

Na época eu fiquei bastante satisfeita com o roteiro, mas hoje faria um pouco diferente – me demoraria um pouco mais no trajeto, para aproveitar melhor o caminho, curtir o Vale do Colchagua, ir até Pucón e, se possível, esticar a Chloé… De resto, acho uma estratégia mais válida para quem não precisa retornar a Santiago ou tem a intenção de voltar de avião, sem fazer o trajeto circular entre Santiago e Puerto Montt.

Fui ao chile agora no fim de julho/inicio de agosto. Inicialmente, pensei em percorrer Santiago e arredores, descer para Puerto Varas(talvez de carro e parando em Chillan e em Pucon), devolver o carro e voltar de avião. Repensei e mudei a estrategia e o percurso, fomos de aviao de Santiago a Puerto Montt (a LAN e a Skyairline fazem esse trajeto, comprei com 3 meses de antecedencia e ida e volta pela LAN sairam por 293 reais). De lá dormimos 3 noites em Puerto Varas (conhecemos a cidade + Puerto Montt + Frutillar e subimos no Vulcão Osorno (carro + teleferico)), fizemos o Cruce Andino para Bariloche(há posts sobre o passeio aqui no VnV) só pelo motivo de o Paso Cardenal Samore estar fechado, senão iriamos de onibus.
Entao a viagem foi Santiago e arredores + Puerto varas e arredores + Bariloche. Achei interessante incluir Bariloche porque enquanto Buenos Aires fica a 20 hs de onibus de Bariloche, Puerto Varas fica a 5hs de onibus. O lugar é bem bonito e existem atividades mesmo fora do inverno (há posts no VnV tambem).
Uma ideia é aproveitar para ir a San Martin de Los Andes, já que fica mais tranquilo andar de carro sem neve ne?
Dependendo de quanto tempo vc tiver para a viagem, uma ideia (não sei a viabilidade, nunca fiz o trajeto) é ir de Santiago a Puerto montt de aviao, pegar um carro e percorrer: Puerto Varas -> Bariloche -> San Martin de Los Andes -> Pucon.
Salvo engano Temuco tem aeroporto. Aí de lá voltar para Santiago.
Boa sorte no planejamento!

Rick, é realmente uma loucura mas eu e marido adoramos viajar de carro e sempre q podemos viajamos pelo Brasil e pela America Latina no nosso carro. O que pretendemos fazer é sair do RJ em direção à Foz e por lá entrar para Argentina conhecendo o norte argentino e depois seguir em direção ao deserto do Atacama daí irmos descendo até Puerto Montt e depois voltamos à Argentina passando por Bariloche e daí ir seguindo pela Argentina até o Brasil. Como não temos muito problema com a quantidade de dias que podemos ficar viajando, dá para aproveitar sem correria suas sempre bem-vindas dicas e dos trips tb. Te agradeço demais!!!!!

    Olá, Sonia! Aqui quem responde é A Bóia. Levem em consideração que a Argentina enfrenta uma crise de desabastecimento de combustível. Os postos no norte da Argentina e na Patagônia são poucos e bastante espaçados entre si.

Acho que os pontos de parada sugeridos estão bem bons, faria todos eles, só sabendo quantos dias disponíveis para opinar melhor.

Eu fiz uma viagem tripa do Atacama à Patagonia, mas toda de avião (conto tudo aqui: https://www.dicasroteirosviagens.com/2009/09/2-roteiro.html). Tinha preguiça de pensar em ficar passando em fronteiras e queria ver de tudo um pouco na mesma viagem.

Falando em Porto Alegre – São Paulo, meus pais fazem esta viagem de carro todos os anos para virem me visitar aqui em Santos, fazendo uma parada em Curitiba. 😉

Super recomendo uma boa parada em Pucon…cidade deliciosa, com vários esportes radicais, e belos lagos.
Dá para alugar uma cabana ao chegar na cidade, com preços ótimos…

Sugiro que se hospede em Puerto Varas, bem mais agradável que Puerto Montt.
Em Puerto Varas, não deixe de ver os Saltos de Petrohue.
E visitar Chiloe vale muito a pena (melhor pernoitar e passar por várias cidades, é uma ilha grande, mas só conheci Ancud)

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito