De Santiago a Puerto Montt de carro: onde parar?

Osorno, ChileA Sonia vai em novembro para o Chile; o plano de viagem é alugar um carro em Santiago e descer até Puerto Montt. Ela pergunta: onde vale a pena parar pelo caminho?

A Sonia não disse de quanto tempo dispõe para a viagem. Mas antes de mais nada é bom saber o tamanho da empreitada.

De Santiago a Puerto Montt são 1.100 km — mais ou menos a mesma distância entre São Paulo e Porto Alegre. Ida e volta, seriam 2.200 km.

Segundo estimativa do Google Maps, ir e voltar entre Santiago e os lagos requer 40 horas dirigindo.

Nunca fiz esta viagem, mas em teoria eu não sou adepto da estratégia “tripa” para viajar no Chile. As distâncias são grandes e, no approach “tripa”, você acaba ignorando o que há do ladinho, na Argentina (e, no norte, também na Bolívia). Eu sou pela estratégia “esquartejamento”: acho que vale  mais a pena seccionar o território e fazer viagens casadas, entrando por um país e voltando por outro — ou então fazendo rotas circulares, quando der para atravessar a fronteira em pontos diferentes. Sou também adepto de alugar e devolver o carro num país, então atravessar de ônibus (ou barco) e alugar um outro carro no outro país.

Mas isso é um assunto para outro(s) post(s). Neste aqui vamos tentar extrair o melhor da estratégia “tripa”.

Bom. De cara eu tentaria devolver esse carro em Puerto Montt, voltando de avião a Santiago.

Quais seriam os melhores pontos de parada?


Visualizar Chile – de Santiago aos Lagos Andinos em um mapa maior

Antes de descer, eu aproveitaria o carro para dar uma passadinha em Valparaíso e Viña del Mar, que estão a 120 km de Santiago, na direção oeste. Eu adorei Valparaíso, como dá para ver neste post. Pernoitando por lá, dá para dar uma chegadinha àquela que muitos dizem ser a mais bonita das casas de Neruda, Isla Negra, que fica em El Quisco, 70 km ao sul.

Entre a costa e Santiago fica o Vale de Casablanca, mas eu pularia. Isso porque a primeira parada interessante ao sul de Santiago é justamente o Vale de Colchagua, a região vinícola chilena do momento. San Fernando, a 150 km de Santiago, é a cidade por onde passa a auto-estrada. Ali perto não deixe de visitar a Casa Silva e a Clos Apalta.

O próximo ponto de interesse são as termas de Chillán, que fora do inverno se transformam num destino de montanha com várias atividades em meio a natureza (e as águas termais, que são uma atração também na temporada de neve). Chillán fica a 310 km de San Fernando (460 km de Santiago; há um trem da TerraSur que faz o trajeto em 5 horas).

Continuando para o sul, o próximo destino espetacular é Pucón, uma cidade que é tipo assim uma micro-Barilochezinha, à beira do lago Villarrica, com direito a vistas para o vulcão (também Villarrica). Está a 380 km de Chillán, ou pouco mais de 800 km de Santiago. Sem carro, pode-se ir de avião a Temuco, que está a 100 km.

Em Pucón já se está na região dos Lagos Andinos chilenos. De lá a Valdivia são 150 km. De Valdivia a Osorno, 110 km. Depois são mais 105 km a Puerto Varas, que é a melhor base para explorar a região. Puerto Montt (onde está o aeroporto) fica a vinte minutinhos. Frutillar, cidade beira-lago lindinha, também está do lado. Tendo tempo, dá para se aventurar pela rusticíssima ilha Chiloé, 120 km mais para o sul.

E você? Já fez esta viagem? Defende a estratégia “tripa”? Tem dicas pra dar pra Sonia? Somos todos ouvidos!

Leia mais:

155 comentários

Olá,estarei levando um grupo de amigos e parentes p/ Santiago/ Puerto Montt e Puerto Varas c/ direito à 1 noite em Peulla, no período de 04 à 13 /10/12 ,encontrarei neve como se acha em Bariloche neste período(que é a última temporada)? Grata, Lila.

    Olá, Raynice! É mais provável que não encontre mais neve. Agosto até meados de setembro é a época mais garantida.

Oi pessoal, é melhor ir primeiro para onde ATACAMA ou REGIÃO DOS LAGOS?

    Olá, Ellen! Como você tem bastante tempo, separe seis dias inteiros para o Atacama, excluindo o da chegada; assim você vai poder fazer todos os passeios disponíveis e ainda descansar um pouquinho.

    Santiago merece pelo menos 4 dias; a região dos Lagos, no mínimo 3 ou 4. Você pode usar os outros dias para passar no Vale do Colchagua, entre Santiago e o sul, ou ir até a ilha de Chiloé, ao sul de Puerto Montt, ou então atravessar para a Argentina — pode ir de Pucón a San Martín de los Andes, continuar a Villa La Angostura e Bariloche, e atravessar de volta a Puerto Varas.

    Deixe para o final a região sobre a qual você deposita mais expectativas; indo para um lado ou para o outro você precisará passar por Santiago para ir à outra.

    Em primeiro lugar parabéns por este espaço maravilhoso realmente é muito gostoso viajar por este site rsrsrs …
    Estou com viagem marcada para o Chile no dia 02/06 com retorno para o dia 23/06 e gostaria de conhecer o Atacama e a região dos lagos + ilha de Chiloé e também gostaria de dar uma passada em Chillan além de Santiago será que vai ficar muito apertado os dias ??? Vc tem alguma dica para me dar ???

Olá, vou viajar com meu esposo mês que vem para santiago, gostariamos de conhecer a região dos lagos e o atacam em 23 dias.

O tempo é suficiente?

Olá pessoal,

Estarei entre dez e jan fazendo uma viagem parecida a que vcs estao comentando e preciso uma ajuda. Vou de Santiago a Temuco de
aviao e la estou tendo muita dificuldade p/ alugar um carro p/ seguir até Puerto Varas(devolve-lo em P.V), os aluguéis sao altissímos, cerca de US$ 800 por 6 dias e devolucao em lugar diferente. É isso mesmo?? Alguém tem uma locadora p/ indicar??

Ah…e depois seguimos de aviao p/ Punta Arenas, de lá de onibus p/ Puerto Narales e El Calafate,onde tbém nao estou conseguindo comprar as passagens by bus por aqui. Agradeco se alguém tiver dicas

    Alô, Lucienne! O Chile é um país bem grande. Devolver carro em outra cidade é caro sempre. Melhor alugar em cada lugar, devolver e seguir viagem, alugando no próximo.

Meus queridos, queria uma dica, pois irei a trabalho para Santiago na última semana de novembro e terei o final de semana anterior livre. Como já fui a Santiago 2 vezes, pensei em aproveitar o final de semana para visitar um lugar diferente. Fiz um bate e volta a Vina del Mar e Valparaiso em uma dessas idas, mas não dormi nestas cidades. Vale a pena ficar o final de semana por lá? E como é o clima em novembro, dá para curtir uma praia? Tem movimento?

Agradeço as dicas!

Abraços

Pretendo ir ao Chile em Novembro.Estou planejando passar alguns dias em Santiago e depois alugar um carro e conhecer Valparaíso e Viña Del Mar.Depois seguir de trem até Chillan.Alugar um carro novamente nesta cidade e dar uma esticada até Pucon, retornando à Chillan e voltando à Santiago novamente de trem.Não sei se este seria o melhor planejamento,pois nunca estive no Chile.Conto com as dicas dos que já conhecem este belo país.
Um abraço.

    Oi Bóia,
    Estou indo para Santiago dia 13/03/12 e de lá pretendo pegar o trem para Temuco ou Chillan.Seá se vc ou alguém saberia me dizer se o transporte via trem está ativo? É fácil alugar carro em uma destas cidade?
    Agradeço quem puder ajudar.
    Katia

    Olá Bóia,
    Obrigada pela resposta e por toda a ajuda que o site proporciona.
    Em relação a vigem de trem, é preciso comprar passagem na hora ou devo comprar aqui no Brasil?

    Olá, Katia! Por favor não saia perguntando a mesma coisa em vários posts. Já respondi no outro post que você perguntou. Compre com antecedência, não há razão para comprar na hora se dá para comprar online.

Cheguei ontem 02/10 do Chile. Como Santiago já está mais do que discutido no VNV vou dar uns pitacos no restante da Viagem. Chegamos em Santiago e fomos direto para Temuco no sábado dia 24/09. Alugamos um carro e fomos para….

PUCON- (3 dias)Essa cidade merece uma visita de uma Bóia, do próprio Comandante para passar para mais brasileiros a magia que é essa cidade. Tem o aroma das araucárias, tem lago Villarica, tem o maravilhoso vulcão Villarrica que se ve o tempo todo de todos os lugares da cidade. Tem Thermas de todos os tipos, rústicas, elaboradas, bucólicas. Se estiver com um carro não perca o passeio e vá em direção a Argentina rumo ao Parque Nacional Villarica, a estrada é de tira o fôlego, e no final mesmo sem atravessar a fronteira tem um vulcão lindo o Lanin. Tem o Centro de Ski no vulcão, da pra descer o rio Trancura fazendo Rafting, se vc é mais tranquilo da simplesmente para andar de bicicleta, comer em alguns dos vários restaurantes simpáticos.Minha filha quer porque quer morar em Pucon, se apaixonou pelo Chile e principalmente por esta espetacular e pequena cidade.Fiquei no Hotel pucongreenpark.cl reservado pelo hoteis.com. Excelente espaço,excelente café da manhã.Fica ha 3 km da cidade e tem bicicletas gratuitas para passear na cidade.Se for subir o Vulcão Villarica prepare-se a coisa não é tão simples, principalmente com muita neve como estava quando eu fui.

Puerto Varas/Frutillar-(02 dias) Estivemos nos lugares que o comandante esteve e também recomendo voltar de carro para Puerto Varas margeando o lago, várias fazendas lindas e a vista constante do Lago, em Puerto Varas ficamos no Solace Hotel, excelente serviço, prestação de serviços , funcionários agéis e prestativos, localização excelente pois fica próximo do centro e do lago.

Valdivia(meio dia)- Segui a recomendação do Comandante e desci até valdivia, sai de manhã de pucon e almoçamos em valdivia, vale a parada no mercado fluvial após o almoço para ver os enormes leões marinhos selvagens que ficam aguardando as sobras da pescaria.

Santiago(tres dias)- Tudo já foi falado de Santiago, mas consegui me supreender positivamente. Linda, moderna, organizada, não peguei um táxi, só metro e caminhada que é um prazer em uma cidade tão linda com a cordilheira dos andes de fundo.

Voei pela Lan 4 voos, todos adiantados e organizados, expressão de como é o Chile.

Estou a disposição e como o Vnv inspirou a viagem, a idéia é ajudar na sinergia de informações.Um abraço a todos e depois de pagar o Cartão de Crédito(dólar não está para amigos) pensarei em uma nova viagem ao Chile.

    Oi Fábio,

    Como faço pra entrar enm contato com vc? Estou pensando em ir ao Chile (Santiago e lagos andinos) fazer o mesmo roteiro que vc fez e na mesma época (final de setembro, começo de outubro). Serão duas semanas e a maior dúvida é com relaçao ao clima pois iremos ocm meu filho de 4 anos. Vc pegou muito frio? Vc lembra se ainda tinha neve no vale Nevado? Se puder, mande um e-mail pra mim com o seu contato:[email protected]
    abs

    Ricardo, Bóia,leitores…..
    Olá….
    Desculpem, se eu estiver sendo repetitiva, pois enquanto lia,separadamente alguns comentários,ia perguntando..
    Se permitirem, vou resumir minhas dúvidas:
    Estarei em julho por dois 2 em Pucon. Estarei de carro.
    Não quero escalar o vulcão. Meu filho gostaria de ir em alguma pista de esqui para iniciante.
    Peço informações e sugestões:
    É possível subir de carro até algum trecho?
    O teleférico vai de onde até onde?
    Pista para iniciante?
    Recomendação de agência para este fim?
    Muito obrigada,
    Mônica.

    Olá, Monica! A estação fica a 20 minutos da cidade. Informe-se localmente sobre as condições da estrada e necessidade de corrente. Há aulas para crianças de esqui e snowboard. Os meios de elevação são exclusivos para quem esquia.

    Dica: Valle Nevado, em Santiago, vai inaugurar um teleférico aberto ao público este ano. O teleférico levará a um restaurante a 3.200m de altitude.

    Bóia,
    Muito obrigada pelo retorno.
    Repasso as informações que obtive,de quem já esteve na região em julho, pois é muito bom poder compartilhar informações!
    “Durante as épocas de temporada é obrigatório o uso de correntes nas rodas do carro.Para ir à pista de aprendizado: parar o carro no estacionamento, pegar o teleférico até a cafeteria, onde está a estação de esqui, e a pista de aprendizado, mas apenas até ali, depois é só para esquiadores.
    Contratar a aula e alugar os esquis na estação é mais caro,mas vale a pena, pois além de não perder tempo,as aulas serão na pista de treino, ocorrendo qualquer problema será bem fácil solucionar. Se for alugado , na cidade,terá que voltar, resolver e retornar….”
    Abraços,
    Mônica

Oi Riq e Sônia, eu e meu marido fizemos essa viagem em novembro de 2009, porém, fomos até Puerto Varas, de carro alugado, e de lá pegamos um ônibus para Bariloche.

Foi uma viagem deliciosa para quem gosta de viajar de carro, as estradas são excelentes, bem sinalizadas, asfalto ótimo, sem falar nas paisagens, sempre com algum Vulcão onde os olhos alcançam. Saímos de Santiago (cujo trânsito é uma loucura!) e fizemos um pernoite em Chilan, depois seguimos até Pucon, onde passamos 4 dias.

PUCÓN: A cidade é fofa e muito tranquila em novembro. Não deixe de visitar as termas, que ficam afastadas do centro, eis uma das vantagens de estar de carro. Ficamos no charmoso hotel Monte Verde http://www.monteverdepucon.cl

De Pucón seguimos até Puerto Varas contornando o Vulcão Osorno, passando por Frutillar e outros pequenos vilarejos. Mas o imperdíviel é sair um pouco da rota antes de chegar em Puerto Varas e visitar os Santos de Petrohue.

Alguns trechos da estrada são de rípio, aventura garantida. Dá pra você organizar o percurso por esse site: https://www.ruta0.com/

Infelizmente nós não gostamos nem um pouco de Puerto Varas! De lá seguimos para Bariloche, que apesar de ter outra cara em novembro, também não tem a muvuca de brasileiros no inverno, mas continua um charme. De Bariloche alugamos outro carro e seguimos até Puerto Pirâmides para avistar as baleias francas… bem, mas daí já é outra viagem!!!

Oi! Estou pensando em fazer o que o Rick falou. Fazer esse roteiro de carro de Santiago até Puerto Montt e depois pegar o avião da Lan Chile de volta a Santiago. Alguém sabe se as estradas no Chile são bem sinalizadas? É tranquilo fazer esse trajeto? Vou com uma amiga e devemos ir em Outubro.

Vou fazer uma viagem parecida com essa da Sonia em janeiro com meu marido e 3 filhos. Vamos de avião até Temuco. Alguém sabe a temperatura na região em janeiro ? Precisa levar casaco ? Preciso de dicas de hotéis para ficar com as crianças. E onde é melhor me hospedar: em Puerto Montt ou Puerto Varas ????

Obrigada a todos

    Oi, Adriana,

    Moro aqui no Chile e vou fazer esta viagem na próxima semana!
    Também vou com criança, minha filha de 5 anos, e, quando voltar, te conto tudo.

    Enquanto isto, te convido para conhecer meu blog, onde escrevo dicas de passeios com crianças aqui pelas terras chilenas.

    https://chileparacriancas.blogspot.com

    Estou aproveitando todas as dicas daqui, como sempre!
    Até a volta!

    Cinthia
    @chileparacriancas.blogspot.com

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito