155 comentários

Oi Antonio,
Obrigado pelas dicas de San Andrés.Neste hotel que vc ficou nao entendi o que vc quis dizer quando “a única “vantagem” que consegui, foi que o plano full, por mim escolhido, fosse desconsiderado quando fizesse o passeio para Johnny Cay ( você almoça por lá ), ou quisesse jantar em um restaurante diferente do hotel (como a La Regata)”.
Há algum lugar específico para fazer comprar de perfumes/eletrônicos mais barato?
Os passeios são pagos em cash ou podem ser feitos em cartão?
Grato
Leandro

Perdoe-me a discordãncia Bóia, mas San Andres não é BASICAMENTE para mergulho. Nos meus relatos até digo que não fiz isso nas duas vezes em que lá estive (no sentido de mergulho com equipamento propriamente dito). Quanto as praiazinhas calminhas próximas ao hotel, eu gostei das que pude visitar por lá (vide relato acima). Sinceramente: juro não entender o rótulo de “ilha para mergulho”. Na primeira vez que fui a San Andres, havia pesquisado bem, incluindo o seu blog, com relatos da Meilin e cia e já sabia de antemão, que não era somente isso. Escolhi o local, para complementar minha ida à Colombia, já que a primeira opção já havia sido escolhida (Cartagena). E gostei tanto, que fui uma segunda vez no mesmo ano, sem incluir Cartagena.

Quanto ao HUGO, há lojas muito interessantes por lá (leia os relatos anteriores (incluindo o meu) sobre o tema. Os preços são muito atrativos para bebidas, perfumes, joias (incluindo esmeraldas), relógios, algumas roupas e, principalmente eletrônicos (não exatamente os preços praticados em Miami, mas se comparados aos daqui, são ótimos).

Marcia, realmente, por ter ido acompanhado, não saberia lhe dizer se seria incômodo ir sozinha. Até porque nem fiz os programas noturnos de que tanto elogiam por lá. O que posso lhe dizer, é que vi algumas pessoas desacompanhadas (tanto no sentido de casal, como no de um grupo do mesmo sexo (feminino)) e em todos esses casos, as pessoas estavam se divertindo bem e conhecendo novas pessoas (eu mesmo conheci umas chilenas desacompanhadas).

Olá pessoal,

Penso em ir sozinha para san Andres, estou meio em dúvida porque pelo que li a maioria de vcs foram com a familia ou em casal.Será que vou ficar muito deslocada? Ahhh nao vou mergulhar muito também, já que nao sei nadar.

Obrigada a todos !

    Alô, Marcia! Leia as considerações do Comandante sobre San Andrés no texto acima.

    Mais preocupante do que ir sozinha — não há problema nenhum nisso — é ir a San Andrés sem querer mergulhar. A ilha serve basicamente pra isso.

    No seu caso, não seria mais bacana viajar a algum outro destino que tivesse uma praia calminha e bonita perto do hotel?

    Olá fui sozinha para esta ilha maravilhosa no final de Novembro de 2011. Só tenho lembranças de um mar de 7 cores, areia clara e das amizades que fiz por la onde passei.

Estou indo para san andres com minha familia e gostaria de saber se lá tem locais legais para comprar roupas, eletrônicos e afins… Quais são as lojas? O valor compensa?Obrigado.

Lucia, minha dica foi comprar no SITE colombiano da Avianca (www.avianca.com), não no brasileiro (www.avianca.com.br). Porém, com relação a sua pergunta sobre a compra no balcão, posso lhe informar que comprei para Cartagena, no aeroporto de Bogotá, uma hora e meia antes do vôo, praticamente pelo mesmo preço que compraria antecipadamente no site. Muito diferente do que acontece aqui no Brasil.
Sua pretensão, vir direto, foi a minha realidade nas duas viagens a San Andres. Eu adquiri antecipademente os trechos Rio/Bogota/Rio, por milhas (GOL na 1ª viagem em fevereiro e TAM na segunda em julho}. Na primeira viagem, adquiri a passagem para Cartagena somente no aeroporto, porque a chegada do vôo em Bogotá era muito em cima da saída para Cartagena e fiquei com medo de comprar antecipadamente. Porém fiquei tranquilo porque ainda haviam outros vôos mais tarde para lá.Dei sorte!! Agora, tudo isso, com muita simulação durante a alta temporada em janeiro (eu simulava comprar uma passagem para o dia seguinte, o mesmo dia, só para ver se seria possível). Se em janeiro eu conseguia, em fevereiro seria mais fácil. AInda sobre a primeira viagem, os trechos de Cartagena para San Andres (pela Copa) e depois San Andres para Bogota (Avianca), comprei pela internet, no SITE colombiano. Dá para escolher um vôo chegando a tarde em Bogotá, mofar um pouco no aeroporto e sair a noite para o Rio. A má notícia é que o vôo pela TAM, sai agora as 18:10 h. Quando eu fui, ele saia as 23:59 h. Quer dizer: a má notícia é se você for do RJ, como eu, pois se for paulista vai se dar bem. Agora a permanência em SP é muito maior.
Quanto a segunda viagem, só fui a San Andres e adquiri as passagens de e para Bogotá pela internet antecipadamente. Isso me fez lembrar uma dica muuuuiiiito importante, por isso a “gritaria” abaixo:

NÃO SE ESQUEÇAM DE LEVAR DÓLARES PARA BOGOTÁ, OU TROCAR IMEDIATAMENTE SEUS REAIS PARA PESO COLOMBIANO, ANTES DE EMBARCAR PARA SAN ANDRES, POIS HÁ UMA TAXA DE ENTRADA NA ILHA (aos moldes de Noronha), PAGA NO AEROPORTO DE BOGOTÁ MESMO E ELES SÓ ACEITAM CASH, EM DÓLAR E/OU PESO COLOMBIANO. SE NÃO TIVER GRANA NA HORA, NÃO EMBARCA, MESMO TENDO A PASSAGEM NA MÃO.

E.T–> A taxa é de USD 25,00 por pessoa e é fixa. E não percam o comprovante de pagamento, pois será necessário na volta também.

Sem problemas Lucia. Apenas retribuo a ajuda que também tive por aqui. Sobre a reserva do hotel, pode ( e deve ) ser feita no site do próprio Lord Pierre. Não consegui nenhuma operadora que trabalhasse com ele. Na verdade eu só tive conhecimento dele no local (vide minha “epopéia” acima). Nas minhas pesquisas, nem ouvi falar dele. Na segunda vez, já fiz a reserva diretamente com eles, via site e a única “vantagem” que consegui, foi que o plano full, por mim escolhido, fosse desconsiderado quando fizesse o passeio para Johnny Cay ( você almoça por lá ), ou quisesse jantar em um restaurante diferente do hotel (como a La Regata). Tenho quase certeza que o nome do gerente é Afonso, mas não sei explicar o porque dos e-mails trocados com o hotel terem sumido. Se você tiver sorte e conseguir um pacote (total, ou apenas terrestre), que seja mais em conta que a tabela dele, boa sorte!
Sobre os preços, falo dele na resenha sobre a ilha. Mas são realmente convidativos. Minha esposa e minha filha, usaram as compras como mais uma categoria de “passeios”.

E.T–> Ah, esqueci de mais uma dica. Vale muito a pena, usar as milhas para Bogotá e comprar as passagens para, no mínimo, duas cidades na Colombia (eu fui a Cartagena e San Andres). Quando forem comprar as passagens de Bogota para estas cidades, usem o site da Avianca da Colombia mesmo. Sai mais em conta que o site do Brasil. Outra opção, essa para quem não tem milhas, é comprar a passagem do Rio para San Andres pela Avianca. Sai por um bom preço e a aeronave é muito mais confortável que as que a TAM e a GOL nos reserva.

Espero ter sido útil.

    Antonio,
    Muito esclarecedor, eu não entendi muito bem quanto a compra das passagens aéreas, é seguro eu comprar lá mesmo no balcão das cias aéreas, tem bastante opçãO de voôs? porque eu pretende sair de San Andres diA 12/01 e direto para Bogotá para o aeroporto de volta ao Brasil, afinal, o que é mais vantajoso? comprar lá ou com antecedência na internet?? muitissimo obrigada pelas dicas.
    Aguardo,
    Lúcia

    Olá Antônio.
    Você disse que fez a reserva no Lord Pierre através do site deles.
    Tentei fazer isso também, mas eles pedem um deposito em bancos que não tenho como transferir aqui do Brasil.
    Como você fez para efetivar a reserva?
    Att
    Fabio

A Ilha !!!

Muito se diz que a ilha só serve para quem vai mergulhar. Na verdade as únicas atividades de mergulho que fiz foram: o Aquanautas (IMPERDÍVEL), onde a gente usa um capacete que é alimentado com ar comprimido e descemos a cerca de 6 metros de profundidade, caminhando, já que é uma rampa e nem se pode inclinar o capacete para evitar a entrada de água. Mas é um show ! A segunda atividade de “mergulho”, foi no Acuario, onde a gente mergulha num local onde a água bate na cintura (lembra Atalaia, em Noronha). Em ambos, a quantidade de peixes a serem visto, é impressionante. Mas não as considero mergulho, na acepção da palavra.

Com relação a(s) praia(s), que dizem não ser(em) grande coisa, informo que a praia “central”, ou “principal”, em frente a peatonal, é uma praia caribenha com nuances de azul, que faz juz a fama de “mar de siete colores” (ainda que as “siete colores” só sejam observadas em sua totalidade, no passeios de barco). Esta praia, inclusive, é pouco freqüentada, se levarmos em conta que fica na área central e é realmente muito linda. Mas os motivos são: a quantidade de (bons) passeios a se fazer e a presença de “praia” particular na maioria dos hotéis, que beiram o mar. Há ainda a praia de San Luis, um pouco mais afastada, mas que merece uma visita e West View (IMPERDÍVEL), onde é feito o Aquanautas, mas que vale a ida somente para mergulhar no tranpolim e/ou no escorrega, naquele mar de um azul que por vezes parece que há um holofote embaixo da água (sabe aquela frase “Onde o azul é mais azul”? Pois é… é lá!). Em West View, há também uma barraquinha que lembra o melhor do Nordeste e um restaurante do outro lado da rua. Dá pra tomar uma cervejinha e comer um peixe frito com fruta pão e salada sem estresse. O taxi até lá é baratinho custa cerca de R$15,00.

Outro aspecto interessante e convidativo de San Andrés, é o preço da maioria das coisas. Uma cerveja (lata/longneck) na peatonal, quase na areia da praia, custa cerca de R$ 1,80. Aliás, para quem não sabe, San Andrés é uma zona de livre comércio e seus preços são mais em conta que um free-shopping (por sinal, o free-shopping de Bogotá é mais barato que os nossos). Uma garrafa de Gold Label, por exemplo, que por aqui fica em torno de USD 72,00, por lá conseguimos por cerca de USD 49,00 em baixa temporada e USD 55 em média temporada(na alta nunca fui). Os eletrônicos só não são mais baratos que em Miami, mas para quem não pretende ir aos States, é uma boa pedida. Um Wii, por exemplo, se consegue por cerca de USD 210,00. Perfumes e relógios também são muito baratos. Só lembrem de pesquisar pelo preço na moeda local (o peso colombiano), porque cada loja faz sua conversão e uma que supostamente vende mais barato em dólar, acaba ficando mais cara na hora da conversão. Isto serve para qualquer lugar, pois o pagamento sempre é feito na moeda local e só depois convertido em dólares.

Os passeios já foram bastante dissecados nas dicas anteriores em outros links do Ricardo Freire, como os da Meilin, que me ajudaram muito, diga-se de passagem. Mas só para ratificar, valem a pena: Johnny Cay, Acuario (esses dois podem ser feitos juntos), Aquanautas (esses 3 na classe dos imperdíveis). Temos ainda: Semisubmergible e volta a ilha de barco (interessantes) e Hoyo soplador e a volta a ilha por terra (não fiz, mas porque achei que não valia a pena.). Há outros menos votados, como a cova do pirata Morgan (vi no youtube e desisti) e um museu (ídem). E outros que não me lembro agora. Também considerei um “passeio” passar a tarde (ou a manhã), no deck do hotel (Lord Pierre). É super agradável, tem uma vista linda, a água super transparente e a maior vantagem: o open bar (para quem o adquire) te faz consumir drinks e cervejas (em excesso) durante esse “sacrifício”.

Antônio vc vai ser minha referência, li muitos relatos de hotéis em San Andres e estou indo em Janeiro próximo, vc fala muito bem do hotel Lord Pierre, vc como faço para reservar? pois será alta temporada e preciso me garantir.
E queria saber se vale a pena comprar perfumes por lá, os preços são acessíveis em relação aos Duty free?
Aguardo

Galera, me desculpem a demora em colaborar, mas este tópico sobre San Andres estreou recentemente e só me dei conta dele, ao procurar informações sobre Punta Cana. Mas vamos lá:
Estive em San Sandres por duas vezes este ano: em fevereiro e em julho. Gostei de lá e muito, mas a repetição tão precoce, se deveu ao fato de poder tirar férias com meus filhos, pois coincidiu com as das faculdades de ambos. E eles escolheram, dentre as opções, San Andres. E lá fui eu de novo, com um gosto de Déjà vu.
Para os que perguntam sobre hospedagem, eu sempre digo que é o ponto fraco de San Andres. Para você se hospedar de mais ou menos a bem, tem que abrir o bolso (em Cartagena, também na Colômbia, por exemplo, a hospedagem é mais em conta e melhor). Os hotéis baratos só servem para os mochileiros. Eu com minha mania de deixar a hospedagem para a última hora, quando sei que não é alta temporada no local (de fevereiro a dezembro em San Andres é baixa temporada, sendo que em julho é média e a alta, somente do natal até 31/01), e por conta do meu preferido até então, o Casablanca, estar lotado, acabei ficando em um dos hotéis da “rede” Porto Belo, que é de um brasileiro (tem até bandeira do Brasil na porta). Fiquei no menos ruim deles, o Plaza, mas só aguentei uma noite. Para se ter uma idéia, fiquei no 4º andar, sem que houvesse um elevador no hotel e o carregador estava ausente (era só esperar um pouquinho, disse a recepção). Havia uma coluna nada decorativa no meio do quarto, o banheiro era mais pra menos que pra mais. O café da manhã era servido em um outro Porto Belo (o “principal”). E era servido mesmo, pois havia uma pessoa que colocava no seu prato uma fatia de cada coisa (me fez lembrar das merendeiras do tempo de escola). Não há internet, somente no “principal” e muito lenta (aliás, isso é um problema na ilha).
Na manhã seguinte, minha primeira tarefa, foi procurar um hotel disponível. Aí entram as dicas. Na peatonal, passei pelos outros Porto Belos, sem chance (assim como o Tiuna e a maioria dos que vi na peatonal). O Casablanca, como disse, seria minha primeira opção quando pesquisei e é bom mesmo. Nada de excepcional, diga-se de passagem, mas é bom pros padrões da ilha. Tem um que é um pouco mais barato, mas me pareceu razoável. Essa dica fica para quem não quer/pode pagar mais, é o Bahia Sardina. Dentre os mais em conta, me pareceu ser o melhorzinho. Aí vem o hotel onde acabei ficando: o Lord Pierre. Para quem havia acabado de sair do hotel Caribe em Cartagena (vou postar em dicas de Cartagena), ficaria realmente difícil tirar a sensação de anti-clímax, mas o Lord Pierre me salvou. O hotel é muito bom (lembrem-se de que estamos em San Andres). Tem uma vista panorâmica no elevador externo que foi quase que decisivo na minha escolha. Há um deck onde se tem uma “praia” particular (eles chamam de piscina salgada) e uma vista maravilhosas. Solicitei o plano full, com direito a alimentação e bebidas (open bar) e não me arrependi. As bebidas são livres, mas somente de 11:00 as 23:00 h e são utilizadas as nacionais. Somente a cerveja é importada e é boa (a Presidente). Apesar de nacionais, os drinks me satisfizeram (principalmente as margaritas). E se você conversar com o gerente (se não me engano, porque infelizmente perdi os e-mails trocados com ele, é Afonso), pode conseguir um plano quebrado, para aproveitar o restaurante La Regata, ou o almoço na ilha de Johny Cay (imperdível), por exemplo.
Os quartos são limpos (diariamente) e muito bonitos (preferi os do 4º andar, pois têm uma aparência de cabana, por dentro). O banheiro não é um luxo, mas dá conta do recado… nada é perfeito. A comida tem pouca variedade, com cerca de 3 opções por refeição (não estamos num resort), mas na maioria das vezes é muito boa. Ah, a internet, é gratuita, mas, como um todo na ilha, não pega bem (no 4º andar (dentro do quarto)). Tive que me deslocar para bem perto da porta, corredor, ou ir para o lob. Mas num todo, o hotel é muito bom. Em relação ao Casablanca, por exmplo, só deck e o elevador panorâmico, já seriam motivos suficiente para preferí-lo. Finalizando, gostei tanto do Lord Pierre, que retornei em julho com meus filhos a ele.
Longe da muvuca(leia-se peatonal): tem o CASA HARB(um luxo e caro) e o Hotel San Luis Village, que seriam boas opções, mas eu sempre gosto de escolher hotéis, onde a noite eu possa sair a pé (mas isso é relativo e em Cartagena fiz o contrário).
A seguir um comentário sobre a ilha propriamente dita.

    Caro Antonio Brum e demais amigos …..

    Vi comentários ruins sobre o Portobelo, mas gostaria de mais detalhes sobre isso …..

    Pergunto porque gostei muito da relação localização x preço e, minha necessidade é lugar seguro quanto a assaltos e quarto/banheiro limpo. Não me preocupo com café meia/boca, com sorisos de atendentes e com barulho.

    E quanto ao Bahia Sardina? o que há com ele? Esta seria a segunda opção, também pela relação localização x preço.

    Muito obrigado pela ajuda e abraços a todos.

    Olá, Alexandre! O que temos sobre os hotéis de San Andrés são os depoimentos que você pode ler nos comentários anteriores.

    Dê uma olhadinha no Booking para ver um compilado mais abrangente de opiniões.

Fabiola gostei do seu relato, me diga será que no mês de Janeiro tem muito turista? é um destino muito procurado? eu estou indo pra Bogotá pela milhagem da Tam, e pretendo esticar até San Andres, vou seguir sua recomendação do hotel, mesmo porque não gosto de ficar confinada em hotel, penso que se visitamos um lugar é para conhecer e não ficar dentro de hotel, pra mim hotel so para dormir, e durante o dia sair e explora a região, eu quero mais explorar a região e fazer umas comprinhas,que li em algumas resenhas que se acha tênis em conta sabendo procurar a loja certa.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito