Polinésia Francesa pra Tatiana

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Polinésia FrancesaA Tatiana está pensando em passar a lua de mel em Bora Bora. E pede dicas: março ou abril é uma boa época? Com que ilha é melhor combinar? Que hotéis a gente indica?

Eu estive em Bora Bora no réveillon de 98 pra 99, na outra encarnação. Não é uma boa época: os meses de dezembro e janeiro são os mais chuvosos. Peguei uns três ou quatro dias feios durante a estada.

Os franceses costumam dizer que a melhor época para a Polinésia é a mesma de comer ostras: nos meses sem "r" (maio, junho, julho, agosto). Mas olhando as médias de precipitação dá pra ver que o filé do tempo seco é entre junho e setembro, quando chove em torno de 50mm por mês. Maio e outubro, nas pontas da estação seca, ainda são bons meses, com chuvas abaixo dos 100mm. Os meses aventados pela Tatiana não são tão recomendáveis: em maio chove 150mm, em março 200mm (na virada do ano, quando eu fui, chove 315mm).

(Parênteses: março e  abril são ótimos no Caribe. Eu pegaria a grana da Polinésia e torraria numa viagem com tudo a que tivesse direito em St.-Barth.)



Quanto à hospedagem: em Bora Bora eu evitaria os hotéis na ilha principal; o negócio é hospedar-se nos motus (ilhotas que compõem a coroa da laguna), para ter vista para o Monte Otemanu, a majestosa montanha que faz a diferença de Bora Bora para as outras ilhas do arquipélago. Entre esses hotéis estão o Bora Bora Pearl, o InterContinental, o Méridien, o St. Regis, o Four Seasons e o Hilton Bora Bora Nui (este com vista parcial da montanha). O Bora Bora Lagoon Resort, atingido por um ciclone há um ano, fechou.

Uma estratégia interessante é deixar para passar apenas as duas ou três últimas noites num overwater bungalow -- além de economizar um pouquinho, você não corre o risco de banalizar a experiência, e ainda experimenta um upgrade no final da viagem.

E no quesito qual outra ilha escolher, o conselho básico (que você vai ler em todo lugar) é ignorar o Taiti; fique apenas a noite regulamentar (quem vai de Lan é obrigado a pernoitar por lá porque não há saídas noturnas para as outras ilhas). Eu só fui a Bora Bora. Mas se dividisse a estada ficaria em dúvida entre Huahiné, que é a mais rústica, e Mooréa, que é a mais fácil de chegar (vai-se de ferry-boat desde o Taiti). Busque horários dos vôos entre as ilhas nesta página da Air Tahiti.

E você? Já foi à Polinésia? Que pitacos você dá pra Tatiana e pra quem esteja pensando em ir pra lá em lua de mel?

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem


99 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Valentina
ValentinaPermalinkResponder

Viajantes,

Fui ao Tahiti no início de março e usei a e-tahititravel.com. O agente foi o Herald (herald@etahititravel.com). Deu tudo super certo. Muito pontuais. Preços ótimos. Serviço de primeira, a começar pelo atendimento.
Ele tem skype, também.
Muitas dicas ótimas da Andressa, do blog www.tahitiehaqui.blogspot.com. Maior referência sobre Tahiti que encontrei, além de ser uma pessoa bem legal, que esclareceu todas as minhas dúvidas.

Espero ter ajudado.
Valentina

Flavio
FlavioPermalinkResponder

Olá,

Vim consignar que também usei a e-tahititravel.com em abril e deu tudo certo.

Visitei Rangiroa e Bora Bora, ilhas paradisíacas, durante uma semana. Fui via Los Angeles.

Também me vali do blog da Andressa, que reúne muita informação e relatos de viajantes. Além disso, ela respondeu aos milhões de e-mail que minha (agora) esposa e eu mandamos. Difícil encontrar gente tão disponível hoje em dia.

Não sei por qual motivo o www.tahitiehaqui.blogspot.com ainda não foi incluído na #viajosfera.

O Tahiti é uma paulada no orçamento e distante, mas vale cada centavo!

Flavio

Anita
AnitaPermalinkResponder

Estou indo para Bora Bora agora em junho. Existe outro transporte além do avião de Papeete para Bora bora?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anita! Não há.

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Acabei de voltar de uma viagem em família à Polinésia Francesa. Fiquei 3 semanas, distribuídos entre a Ilha do Tahiti, Maupiti, Bora Bora e Moorea.
O primeiro fato acerca da Polinésia é que a grande maioria dos turistas são casais em lua de mel.
Como já mencionado no texto, os vôos da Lan acontecem uma vez por semana, assim, não há possibilidade de ficar 10 dias, o que eu acredito que seria uma ótima ideia para a viagem.
A ideia inicial era ficar 3 noites na ilha do Tahiti, isso porque, por ser tratar de uma família com surfistas, a bancada de Teahupoo, conhecida como a onda mais perigosa do mundo, era parada necessária na viagem.
Alem disso,existe um passeio saindo da ilha do Tahiti, para uma Ilha chamada Tetiaroa, que parece ser muito bonita. Esse passeio foi cancelado quando já estávamos no porto aguardando o catamarã, em virtude das condições do mar.
No dia seguinte partimos para uma ilha próxima a Bora Bora, chamada Maupiti. Em suma, é Bora Bora em miniatura sem luxo e sem a presença dos grandes hotéis. Repito, não há luxo. Maupiti é um lugar espetacular, mas você fica hospedado em pousadas extremamente simples, sem ar condicionado. Felizmente durante a noite o tempo ficou mais fresco e foi fácil dormir com o ventilador.
Após dois dias fomos para Bora Bora, esse é o Tahiti que todos ouvem falar, luxo, beleza e tranquilidade. A ideia original era ficar 3 dias em Bora Bora e após, 4 dias em Tikehau.
Chegando em Bora Bora alteramos a viagem, cancelamos Tikehau e passamos os outros 4 dias também em Bora Bora. Ficamos hospedados no Sofitel Private Island, é um hotel que fica em um motu.
Informação importante: Se você é mergulhador ou procura a água mais clara possível, fique ou no Hilton, ou no Sofitel, pois são hotéis que ficam mais próximos às saídas das barreiras de coral. Os outros hotéis (mais luxuosos, inclusive) não tem a água tão clara como os aqui mencionados, apesar de ser quase um absurdo falar que a água no Tahiti não é clara. Mas trata-se de um azul leitoso, e não aquele cristalino que aparecem nas fotos.
Se eu pudesse recomendar um passeio em Bora Bora, recomendaria o Ecotour (esse era o nome no Sofitel, em outros hotéis pode ter o nome diferente). É um passeio em que você terá contato direto com arraias e tubarões galha preta, talvez o tubarão limão também. É inesquecível e com certeza você irá gostar.
Depois de bora bora fomos para Moorea passar 6 dias. Uma ilha também muito bonita, e se puder, fique no Sofitel Moorea, não fiquei hospedado mas passei o dia no hotel, na minha opinião tem a praia mais bonita da ilha.
Moorea é mais simples do que Bora Bora (todas as ilhas são mais simples e baratas do que Bora Bora)e nossos dias lá foram voltados para o surf, contudo, tem um motu na frente do hotel em fiquei hospedado, Hotel Les Tipaniers (hotel mais simples e sem ar condicionado mas não tivemos problemas), o motu é chamado Coco Beach (https://www.facebook.com/cocobeach.moorea)tem um restaurante em que vale o almoço e o pessoal do restaurante te busca de barco na ilha principal, o lugar é muito bonito e vale a pena conhecer.
Após os dias em Moorea, voltamos para a ilha do Tahiti para aguardar o voo da Lan, e, como o Tahiti é o lugar da tatuagem, aproveitei a oportunidade para levar essa lembrança.
Sai do Brasil no dia 10 de Maio, passei um dia em Santiago, uma tarde na Ilha de Páscoa (vale a pena chegar no voo da manhã, ir conhecer os Moais e continuar para o Tahiti no voo da noite, e cheguei na madrugada do dia 13 no Tahiti, o retorno foi na madrugada do dia 3 de junho de 2014
Espero ter ajudado.

Regina
ReginaPermalinkResponder

Adorei o relato do Leandro, muito me interessa, pois vou para Maupiti e Bora Bora, por favor, gostaria de maiores detalhes desses dois lugares, vou para lá no dia 14/09/2014, muito obrigada.
Regina
e-mail: regondo@gmail.com

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Regina! Infelizmente não temos conteúdo mais aprofundado sobre a Polinésia Francesa, nem enviamos informações por email.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2007/09/maldivas-seychelles-taiti-mauricio/

walber Cavalcante

Meu caro. Quero saber se vc conhece alguma empresa boa e de confiança q faça pacotes de viagem para bora bora na Polinésia Francesa. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Walber! Desculpe, não temos indicações!

Gianfrancesco
GianfrancescoPermalinkResponder

Queria realizar uma viagem para o Caribe na ocasião do Reveillon. 5 pessoas - família - 4 adultos e uma menor de 18.
Pensei em St Mateen ou Barthelemy ou algum outro lugar no caribe. Hotel 5 estrelas. saindo 26 ou 27 de dezembro voltando 10 ou 11 de janeiro. É possível?

Obrigado

Gian

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gian! Possível, é, mas esse é um post sobre a Polinésia Francesa! smile Para saber mais sobre o Ano Novo no Caribe, consulte: www.viajenaviagem.com/reveillon-2015/

Fernanda Domenicali

Pessoal,

Quero muito conhecer Bora Bora! Estou planejando a minha viagem para junho do ano que vem e gostaria de ter mais dicas sobre hospedagem.

Encontrei um artigo muito bom sobre resorts em Bora Bora em um site sobre hotéis chamado Destinos e Viagens (http://www.destinoseviagens.com.br/2014/12/16/10-hoteis-para-se-hospedar-em-bora-bora).

Alguém conhece algum outro lugar onde eu possa pesquisar a respeito dos hotéis na ilha?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Você pode pesquisar também o Booking, que é nosso parceiro.