Polinésia Francesa pra Tatiana

Polinésia FrancesaA Tatiana está pensando em passar a lua de mel em Bora Bora. E pede dicas: março ou abril é uma boa época? Com que ilha é melhor combinar? Que hotéis a gente indica?

Eu estive em Bora Bora no réveillon de 98 pra 99, na outra encarnação. Não é uma boa época: os meses de dezembro e janeiro são os mais chuvosos. Peguei uns três ou quatro dias feios durante a estada.

Os franceses costumam dizer que a melhor época para a Polinésia é a mesma de comer ostras: nos meses sem “r” (maio, junho, julho, agosto). Mas olhando as médias de precipitação dá pra ver que o filé do tempo seco é entre junho e setembro, quando chove em torno de 50mm por mês. Maio e outubro, nas pontas da estação seca, ainda são bons meses, com chuvas abaixo dos 100mm. Os meses aventados pela Tatiana não são tão recomendáveis: em maio chove 150mm, em março 200mm (na virada do ano, quando eu fui, chove 315mm).

(Parênteses: março e  abril são ótimos no Caribe. Eu pegaria a grana da Polinésia e torraria numa viagem com tudo a que tivesse direito em St.-Barth.)

Quanto à hospedagem: em Bora Bora eu evitaria os hotéis na ilha principal; o negócio é hospedar-se nos motus (ilhotas que compõem a coroa da laguna), para ter vista para o Monte Otemanu, a majestosa montanha que faz a diferença de Bora Bora para as outras ilhas do arquipélago. Entre esses hotéis estão o Bora Bora Pearl, o InterContinental, o Méridien, o St. Regis, o Four Seasons e o Hilton Bora Bora Nui (este com vista parcial da montanha). O Bora Bora Lagoon Resort, atingido por um ciclone há um ano, fechou.

Uma estratégia interessante é deixar para passar apenas as duas ou três últimas noites num overwater bungalow – além de economizar um pouquinho, você não corre o risco de banalizar a experiência, e ainda experimenta um upgrade no final da viagem.

E no quesito qual outra ilha escolher, o conselho básico (que você vai ler em todo lugar) é ignorar o Taiti; fique apenas a noite regulamentar (quem vai de Lan é obrigado a pernoitar por lá porque não há saídas noturnas para as outras ilhas). Eu só fui a Bora Bora. Mas se dividisse a estada ficaria em dúvida entre Huahiné, que é a mais rústica, e Mooréa, que é a mais fácil de chegar (vai-se de ferry-boat desde o Taiti). Busque horários dos vôos entre as ilhas nesta página da Air Tahiti.

E você? Já foi à Polinésia? Que pitacos você dá pra Tatiana e pra quem esteja pensando em ir pra lá em lua de mel?

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


87 comentários para “Polinésia Francesa pra Tatiana”

  1. Viajantes,

    Fui ao Tahiti no início de março e usei a e-tahititravel.com. O agente foi o Herald (herald@etahititravel.com). Deu tudo super certo. Muito pontuais. Preços ótimos. Serviço de primeira, a começar pelo atendimento.
    Ele tem skype, também.
    Muitas dicas ótimas da Andressa, do blog http://www.tahitiehaqui.blogspot.com. Maior referência sobre Tahiti que encontrei, além de ser uma pessoa bem legal, que esclareceu todas as minhas dúvidas.

    Espero ter ajudado.
    Valentina

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!