Suíça de trem: de St. Moritz a Lugano no Bernina Express

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Bernina Express passando pelo Lago Bianco

O Glacier Express pode ser mais famoso, mas se você me perguntar qual dos trens panorâmicos suíços me arrebatou mais, eu digo sem pensar muito: o Bernina Express.

Bernina Express

- A ferrovia é histórica (tombada pela Unesco);

- O traçado é lindo, com um viaduto em espiral alucinante ao fim da descida;

- Nos vales alpinos, as montanhas estão permanentemente nevadas, mesmo no verão;

- A passagem rente ao Lago Bianco é espetacular;

- E quando você desce do trem, lá embaixo, se vê num planeta completamente distinto, onde a temperatura é 15 graus mais elevada e os terráqueos falam italiano.

De Chur a Lugano no Bernina Express

De onde para onde

O Bernina Express usa os trilhos da Ferrovia Rética entre Chur, Davos ou St. Moritz, na Suíça, e Tirano, na Itália. A partir de Tirano a viagem continua de ônibus até Lugano, na Suíça italiana.

É possível também fazer o trajeto inverso, saindo de Lugano ou Tirano e subindo a St. Moritz, Davos ou Chur. No inverno, porém, observe o horário: tenha em mente que antes das 17h já estará escuro.

Bernina Express

Quanto tempo leva?

Até Tirano, são 2h05 para quem embarca em St. Moritz, 3h30 para quem embarca em Davos e 4h10 para quem embarca em Chur.

Em Tirano há um intervalo de uma hora até a saída do ônibus para Lugano. Dá para almoçar num dos restaurantes da piazza da estação. Há um guarda-volumes na estação de trem. A estação de ônibus fica do outro lado da linha de trem, basta usar a passagem subterrânea.

De Tirano a Lugano são mais três horas de viagem de ônibus. Há trechos em que você pode ver o Lago de Como e, mais adiante, o Lago de Lugano.

Ou seja: se você embarcar em St. Moritz e parar em Tirano, seu passeio durou duas horas. Se for até Lugano, vai dar no total 6 horas.

Bernina Express

Só dá para fazer este trajeto com o Bernina Express?

Não. O Bernina Express é a maneira de fazer o caminho entre Chur, Davos ou St. Moritz e Tirano em vagões panorâmicos e sem baldeações.

Mas dá para fazer todo o trajeto em trens regionais comuns, que são mais baratos (para quem não tem Swiss Pass) e não exigem reserva. Pesquise horários no site da SBB.

Lago Bianco visto do Bernina Express

Lago Bianco visto do Bernina Express

Lago Bianco visto do Bernina Express

Quanto custa

Se você tem um Swiss Pass válido, o único custo extra é o da reserva, que é obrigatória nos trens panorâmicos. A reserva de assento no trem custa 12 francos suíços no verão e 9 francos suíços no inverno, por trecho. A reserva de assento no ônibus custa mais 12 francos suíços o ano inteiro.

Quem não tem Swiss Pass paga 30 francos suíços de St. Moritz até Tirano; nos trens regionais convencionais não há taxa de reserva, mas nos horários do Bernina é preciso reservar o assento (12 francos suíços no verão ou 9 francos suíços no inverno). Para ir de St. Moritz até Lugano, o preço é 58 francos suíços e a viagem deve ser feita pelo Bernina (ou seja, some 9 ou 12 francos suíços para reserva de assento no trem + 12 francos suíços para reserva de assento no ônibus de Tirano a Lugano). Veja todos os preços aqui.

Bernina Express

Bernina Express

Baldeação em TiranoComprando ticket do guarda-volumes em TiranoCentrinho histórico de Tirano

Vale a pena continuar até Lugano?

Fiquei poucas horas em Lugano, mas adorei. Minha primeira impressão do Ticino correspondeu exatamente à propaganda: organização suíça com charme italiano. O próximo post será sobre essa passagem rápida.

Dizem que Locarno é ainda mais gracinha. E a região também tem trem panorâmico aparentemente sensacional, e que é o único que não tive tempo para fazer -- a ferrovia Centovalli.

Quanto à viagem de ônibus em si, achei meio aborrecida. São três horas de trajeto praticamente urbano, com poucas brechas para apreciar os lagos de Como e Lugano. Cochilei várias vezes (teve o almoço em Tirano, lembra?) e sempre que acordava a janela não me entusiasmava com o que ela me apresentava.

Mas se a sua intenção for explorar a Suíça italiana, o ônibus é prático e vale a pena, sim.

Bernina Express Bus a Lugano

Lago de Como, no caminho de Lugano

De Tirano a Milão

Tirano é servida por trens regionais que levam a Milão em duas horas e meia -- ideal para quem quer continuar a viagem pela Itália.

Usando o Bernina Express como rota panorâmica entre Zurique e Milão

É possível fazer Zurique-Bernina Express-Milão num mesmo dia (em ambas as direções). Para isso, basta escolher os trens que saem de (ou vão a) Chur.

Agora no inverno, pegando o trem das 7h37 em Zurique, você chega às 8h52 em Chur. Tem então 6 minutos para pegar o Bernina Express que sai às 8h58 e chega às 13h12 a Tirano. Em Tirano você embarca no trem a Milão das 15h10 e chega a Milano Centrale às 17h40.

No inverno não vale a pena fazer a rota inversa, porque não haverá mais luz quando o trem chegar à parte alta do trajeto.

Bernina Express

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Leia mais:

340 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Vinicicus (mais do que uma viagem)

Minha esposa estivemos na Suiça e Itália no mês de agosto e fizemos o trecho Zurique-Milão. Foi uma das vistas mais maravilhoass que já tivemos. Aconselho muito a viagem.

Andre L.
Andre L.Permalink

Uma alternativa a ser considerada para quem está em giros mais longos, antes ou depois, de carro nos lagos italianos é devolvero carro em Tirano e seguir de trem para Suíça (ou o contrário).

Alice
AlicePermalink

Eu penso em fazer o contrário. Suíça primeiro e lagos depois. Vale a pena no verão? Pegando carro em Tirano, saracoteando pela região e devolvendo em Milão, talvez?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alice! Soa uma ótima idéia! grin

Lu
LuPermalink

Que visual!!! Fotos lindas! Será que dá p/fazer só a parte do trem?

Alice
AlicePermalink

Esta viagem panorâmica como rota da Suíça ao norte da Itália está nos meus planos há mais de um ano. Sempre intuí que o Bernina era mais interessante que o Glacier, muito legal ter a confirmação do Riq. Só acho que é um passeio pro qual as crianças tem que crescer um poquito mais...Estou delirando com a série!

Andre L.
Andre L.Permalink

Acho que são experiências bem distintas. No Glacier Express, as partes mais altas e montanhosas estão no começo e no final, separados por um longo trajeto entre Visp e Chur que é uma área montanhosa, mas baixinha, por assim dizer hehe.

Vale a pena visitar todo o vale que fica entre Tirano e o Lago di Como, mas para isso, é meio que essencial ter carro.

Mauricio
MauricioPermalink

COm o Swiss Pass não precisa reservar assentos nos trens comuns?somente nos trens panorâmicos?
Nos trens comuns, é só entrar com o Swiss Pass e sentar?

Gostei muito dos posts.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maurício! Com o Swiss Pass ou qualquer passagem de trem válida você sobe num trem na Suíça e tem direito a ocupar algum assento que não esteja reservado. Se todos estiverem reservados, você pode viajar de pé. Se quiser reservar assento, basta pagar uma pequena taxa na bilheteria da estação.

Alguns trens panorâmicos são os únicos que exigem reserva para embarcar. Entre eles estão o Glacier Express, o Bernina Express e os vagões Classic do Golden Pass. Mas todas essas rotas também são servidas por trens convencionais, em que a reserva não é necessária.

Caio
CaioPermalink

Irei com minha namorada à Itália e Suíça de 10 a 20 de novembro. Gostamos muito das paisagens vistas viajando pelo Bernina Express, porém, consultando o site da RHB parece que o ônibus entre Lugano e Tirano não circula depois de outubro. Eu entendi bem, é isso mesmo? Se não circula o que você sugere como alternativa? A programação é: Chegada dia 11 / 12 Milão / 13 Verona / 14,15 Veneza / 16,17,18 Lugano (um dia reservado para o Bernina Express) / 19 Milão / Partida dia 20. Muito obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Caio! Você tem razão! O Ricardo Freire não percebeu isso.

No inverno o trajeto Tirano-Lugano é feito em três etapas: de trem a Varenna (1h30), depois atravessando o lago de ferry boat a Menaggio (15 min.), então um ônibus a Lugano (55 min.).

Para consultar horários:
http://www.trenitalia.com (trem)
http://www.navigazionelaghi.it/eng/c_orari.asp (barco)
http://www.asfautolinee.it/en-us/lineeeorari/orariolineeinpdf/reteextraurbana.aspx (ônibus)

Note que, mesmo no verão, é impossível fazer o circuito completo Lugano-Tirano-Bernina Express-Tirano-Lugano num dia só, os horários não permitem. Seria preciso pernoitar na Suíça.

Note também que para sair de Veneza e chegar tanto a Tirano quanto a Lugano você vai precisar passar por Milão. Para esse seu roteiro, o ideal teria sido comprar uma passagem com chegada direto em Veneza e volta por Zurique. Você evitaria o ziguezague (inclusive no Bernina).

O roteiro mais racional que você pode fazer com chegada e partida em Milão é:
- chegar em Milão e ficar uns dias
- ir de trem a Tirano para pegar o Bernina Express até Chur
- seguir de Chur até alguma cidade suíça bacana, como Lucerna (2h)
- ficar em Lucerna o tempo que você ficaria em Lugano
- voltar a Milão por trem convencional (3h)
- seguir a Verona e Veneza.

Mauricio
MauricioPermalink

Boia,
Obrigado.
Como eu sei que o assento no trem está reservado?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mauricio! Acima de cada poltrona, onde há o número, há também um espaço ou visor onde aparece a reserva.

Mauricio
MauricioPermalink

Bóia,

Obrigado pela ajuda.
Mais uma dúvida: Como vou para Suiça com a minha família e pretendo comprar o Swiss Pass quando chegar em Zurique, qual é o valor da taxa de reserva do assento?Eu tenho como saber se o trem está cheio e tenho que viajar em pé?

Valeu

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maurício! Não há como saber se o trem está cheio. Nos trens convencionais, a reserva custa 5 francos suíços (4 euros) por assento. A reserva só pode ser feita em alguma estação ou por telefone: 0900 300 300.

Suellem
SuellemPermalink

Boia,

Estarei em Zurich com minha família no dia 23/12. De lá pretendemos ir a Lugano. O plano é sairmos de Zurich no dia 25/12 (é feriado e muitas coisas fecham, por isso aproveitaríamos para estar em trânsito) de trem para Lugano. É possível ir de Zurich até Lugano no Bernina Express ou é necessário pegar o ônibus? Existe algum outro trem panorâmico que faça o trajeto?

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Suellem! No inverno o Bernina Express vai só até Tirano. Não há o ônibus. Como já dissemos num comentário logo acima (não leu, né?), no inverno o trajeto Tirano-Lugano é feito em três etapas: de trem a Varenna (1h30), depois atravessando o lago de ferry boat a Menaggio (15 min.), então um ônibus a Lugano (55 min.).

No inverno o trem panorâmico mais prático para chegar a Lugano é o Wilhelm Tell Express: http://www.wilhelmtellexpress.ch .

Você teria que ir a Lucerna (1h de Zurique). Lá você pega um barco que atravessa o lago e toma o trem panorâmico em Flüelen. Há uma baldeação em Domodossola. O Ricardo Freire deve escrever sobre esse trem nas próximas semanas.

Janete Carmona
Janete CarmonaPermalink

Ola Bóia!!!

Acompanho e sou fã dos post do site Bóia . Todas as dicas sempre me ajudam a planejar e executar nossas viagens.
Estamos em Milão para um temporada até dezembro 2011.
Quero parabenizá-los por esta postagem que outra vez irá nos auxiliar a planejar nosso passeio pela ferrovia história Bernina Express.

Mariana
MarianaPermalink

Estive em Zurich em outubro. Fomos de Milão, de trem. Muito frio... Mas é tudo muito lindo. Inclusive a viagem de TGV. Lindas paisagens. Também é possível ver gelo nas montanhas.
Apesar do frio, adoramos a cidade. Muito tranquila. Dá vontade de morar lá... lindos parques. Pena que tudo é muito caro. Caro de verdade. A cidade mais cara de nossa viagem.

heloisa
heloisaPermalink

Olá! Estou indo em maio p Lisboa e gostaria de ir depois p Suiça. Adorei todas as matérias sobre a Suiça, mas fiquei na dúvida de qual tour de trem é melhor a partir de Zurich. Tenho 07 noites p ficar na Suiça. O que vcs me sugerem? E p voltar seria melhor de Milao? Abs, Heloisa.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Heloisa! Se está indo pela TAP, de Lisboa você pode seguir a Zurique ou Genebra e voltar por Milão, sim. Essa é uma das possibilidades.

O Ricardo Freire ainda não terminou a série, e no final fará um post só com indicações de itinerários.

angelo roman
angelo romanPermalink

Muito bom este site.
Viajaremos dia 8 de abril de Tirano para Chur, no Bernina. Vou fazer as reservas de lugar pelo interne. Pode informar qual o meelhor lado para viajar?
Grato,
Ângelo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Angelo! Os dois lados são bons. Na real as pessoas se levantam durante a viagem para ver os melhores ângulos dos dois lados.

Sammer Victor
Sammer VictorPermalink

Olá Bóia!
Primeiramente gostaria de lhe elogiar pelo excelente trabalho que você e sua equipe estão realizando! Fiquei impressionado com a clareza das informações.
Gostaria de lhe pedir uma ajuda.
Estarei em Frankfur no dia 02 de fevereiro e pretendo ir a Suiça no mesmo dia para fazer no dia 03/02 o Bernina express.
Fica a questão: Estava pensando em pegar ou trem ou avião para Zurik e no dia 03 ir para Davos ou Chur, pois não encontrei passagem de avião direto para esses lugares. Estava pensando fazer o trajeto de Davos até Tirano. Você acha que vale a pena ?
A outra questão é : Retorno a Zurik por trem ou tem outra forma de voltar?Se for de trem , é o mesmo Bernina oou é outro trem? Possui vários horários? Pois no dia 4 ao final do dia gostaria de partir para Paris. O que você me orienta? Fico em Tirano no dia 03 e no dia 4 parto direto pra Paris ou volto pra Zurik e de lá vou para Paris?
Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sammer! O Bernina Express vale a pena para quem viaja entre a Suíça e Itália. Para voltar pelo mesmo trecho não vale a pena. Se você vem da Alemanha e vai para a França, você pode ir de trem a Interlaken e passar o dia segiunte no circuito da Jungfraubahn. De Interlaken vai a Paris de trem via Berna ou Lausanne.

http://www.viajenaviagem.com/2011/09/de-interlaken-ao-top-of-europe-pela-jungfraubahn/

Fellipe
FellipePermalink

Olá Ricardo, talvez por euforia ao ler os textos e ver as fotos da Suiça e por serem tantos, não identifiquei o período do qual tratam os posts..Tenho uma questão que agradeceria se pudesse esclarecer: pretendo ir a Suiça em Agosto/12, para passar de 7 a 10 dias, e gostaria de saber se é um período interessante (verão) e se as viagens de trens panorâmicos valem a pena neste mês e proporcionarão imagens tão fantásticas quanto as suas.

Agradeço a atenção e parabenizo pelo trabalho excelente que realiza!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Felipe! Aqui quem responde é A Bóia. O Ricardo Freire esteve na Suíça em setembro. O verão europeu é uma época excelente para ir à Suíça.

Fellipe
FellipePermalink

Obrigado, Bóia! Rs

Estou lendo ávidamente os relatos e tentando me situar com a localização das cidades e das viagens que se faz entre elas para tentar traçar um roteiro bacana para aproveitar ao máximo - cada dia que leio e mostro a minha noiva, aumentam as chances de ser nossa viagem de lua-de-mel. Como ainda estou me familiarizando com as possibilidades, volto aqui em breve para pegar mais dicas com um pouco mais de foco no que farei. Só mais uma coisinha por hora: coloquei a Suiça na pauta da viagem por imaginar que, neste período, podemos ter as paisagens mais limpas e ainda assim conhecer a neve em alguns pontos - estou certo de pensar que veremos a neve nos grandes alpes?

Abs.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fellipe! Sim, vocês verão neve nos picos ao longe e poderão tocar na neve ou pelo menos no gelo quando subirem às montanhas mais altas.

Rosane Zanotti
Rosane ZanottiPermalink

Cara bóia, vou estar em Milão e prentendo seguir mais esta dica do Ricardo Freire. Já entendi que devo ir a Tirano e pegar o Bernina Express lá, mas estou na dúvida se vou a St. Moritz e volto no mesmo dia ou se vale a pena ir até Chur (e daí será preciso dormir por lá). Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosane! O Ricardo Freire não recomenda usar os trens panorâmicos para ir e voltar. Eles funcionam num roteiro pela Suíça.

Rosane Zanotti
Rosane ZanottiPermalink

Ok. Obrigada.

Carla
CarlaPermalink

Oi gente!
Alguém sabe se da pra ir somente de ônibos da Italia para a Suiça?
E ir pegando ônibos entre esses paises(Italia,Suiça,Suécia,até chegar na Alemanha?)
Tenho muita vontade de fazer fazer esse percursop de ônibos,além é claro de achar que deve ser mais barato.
Se alguém puder me ajudar..
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carla! Veja rotas de ônibus em http://www.eurolines.com .

Note que os ônibus de passageiros (não de turismo) na Europa não são confortáveis (reclinam pouco, são pouco acolchoados), que as distâncias são mais longas do que você imagina. Não é recomendável para trechos longos.

Helenice
HelenicePermalink

Olá!
Chegarei em Milão dia 15/03 e sairei no dia 19. Gostaria muito de fazer o Bermina Express, mas nos sites de excursões locais, somente existe esse passeio às 3as.feiras, como não é dia que estarei, pergunto, será consigo fazer o passeio por conta propria, de Milão a St.Moritz, indo e voltando no mesmo dia?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Helenice! Não recomendamos fazer o Bernina como bate-volta. Deixe para fazer os trens panorâmicos suíços quando você precisar atravessar a Suíça, sem precisar voltar pelo mesmo caminho.

luis
luisPermalink

Olá

Pelo que percebi nos outros trens panoramicos com o Swiss Pass para circular temos que pagar a reserva e ainda um suplemento.
No Bernina apenas temos que reservar lugar?
Com o Swiss pass posso fazer trajecto em trens regionais comuns e não pago nada. E a ligação entre Tirano e Lugano se não for no Bus do Bernina tenho que pagar ou também posso circular nos outros autocaros gratis?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luis!

É preciso entender a diferença entre "rotas panorâmicas" e "vagões panorâmicos".

Muitas rotas panorâmicas, como a do Glacier Express, do Bernina Express e do Golden Line Pass, são percorridas por trens comuns, de vagões convencionais. Para embarcar nesses vagões, basta ter o Swiss Pass válido.

O ônibus Tirano-Lugano é parte integrante do Bernina Express, e só funciona de meados da primavera a meados do outono.

Para viajar nos trens estritamente panorâmicos -- com janelas maiores -- o portador do Swiss Pass válido deve fazer uma reserva, que lhe custará então o suplemento.

luis
luisPermalink

Olá Boia.

Antes de mais obrigado pelo esclarecimento.
Eu pensava que para viajar nos "vagões panoramicos" tinha desconto de 50% com o Swiss Pass e além disso tinha que pagar a reserva do lugar.
Posso fazer o percurso do St. Moriz a Tirano em vagões convencionais com o Swiss Pass, mas a minha duvida prende-se com a ligação de Tirano a Lugano. Como estamos na Italia o Swiss Pass já não é valido. Ou seja para usufrir deste cartão tenho que reservar lugar no ônibus.
Já agora outra duvida. No Jungfraubahn é que tenho desconto de 50% com o Swiss Pass.
Obrigada

Maria Lucia
Maria LuciaPermalink

Ola Ricardo , gostaria de tirar uma duvida , comprando o Europass ou Swiss Pass terei direito alem dos trens regionais da suiça terei direito tbem aos trens cenicos ? Esses são trens normais regionais ? E as reservas sao feitas apenas nas estaçoes ???
Obrigada !
Malu

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Lucia! Basta o Swiss Pass (ou o Eurailpass) para subir em qualquer trem convencional, mesmo que este trem opere numa rota panorâmica.

No entanto, para usar os vagões panorâmicos especiais (Bernina Express, Glacier Express, Golden Pass Line, Wilhelm Tell Express) é preciso reserva e suplemento. Releia este post com calma, você entenderá a diferença.

Maria Lucia
Maria LuciaPermalink

Obrigada Ricardo, agora vou ler com calma , mas como sou apressada ...queria a resposta antes de ler tudo grin
abços
Malu

Maria Dalva Bertani de Freitas

Eu e duas amigas estaremos no norte da Itália, região dos lagos no início de maio. Estaremos em Como no dia 7 de maio. Qual é o melhor roteiro para fazermos a viagem Tirano Saint Moritz e voltar para Como ou Lecco ? Pelo que li não é possivel fazer a mesma viagem de volta? Como saber datas e horários dos trens?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Dalva! Como o Ricardo Freire explica no post, esta viagem é interessante para quem vai atravessar da Suíça para a Itália ou vice-versa. Ir e voltar no mesmo trecho é chato. Faça passeios pelos lagos, aproveite que estará em Como.

Tainah
TainahPermalink

Ricardo e A Bóia... eu e o meu marido adoramos vocês!!! Tietagem feita e mereceida, gostaríamos de umas dicas rsrsr!! Estaremos em Milão de 14 a 16 de maio. Chegaremos 14 a noite e só teremos dia 15 para curtir Milão, pois dia 16 seguiremos até Tirano para fazer o Bernina. Nossas dúvidas:

1. Vcs recomendam ficar mais 1 dia em Milão e fazer um bate e volta no Lago di Como e Bellagio??

2. Para fazer a reserva de assento no Bernina, é pelo site da rhb.ch mesmo??? A dúvida é porque não temos o Swiss Pass. Compramos pessoalmente os bilhetes por lá e apresentamos a reserva do site... é isso???

3. Faremos Milão-Tirano-St Moritz-Chur-Zurique. Vocês recomendam uma noite em St Moritz e no outro dia seguir para Chur nos trens regionais???

Agradecemos demais pela ajuda... vocês são os anjos dos viajantes independentes...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tainah!

Você pode comprar a passagem Tirano-Chur via St.Moritz tanto no site da RHB quanto na SBB.

No site da RHB esta é a página:
http://www.rhb.ch/e-ticketing.1198.0.html?&L=4

Compre "Switzerland ticket" e ponha data, origem e destino. A passagem será válida em qualquer trem regional daquela data. Custa 58 francos suíços (49 euros). Para fazer uma reserva de assento num vagão panorâmico, você volta ao site da RHB e daí faz uma reserva de assento pela tarifa descrita no post.

A página é esta: http://www.rhb.ch:8080/pls/htmldb/f?p=151:1:444142760632075::NO:::

No sentido Itália-Suíça, o melhor é dormir a noite anterior em Tirano. Assim você pode sair cedinho e fazer paradas pelo caminho, aproveitando os guarda-volumes.

Tainah
TainahPermalink

Eu não disse que vocês são anjos... A bóia muito obrigada pela ajuda e pelas dicas! Faremos isso sim, dormiremos em Tirano e vamos parando pelo caminho até Zurique curtindo as belezas locais. Perfeito!! Quando voltarmos, será a nossa vez de contribuir por aqui também!!! Brigadão.

Luana Correa
Luana CorreaPermalink

Ola, bom dia Riq e boia! Adoro esse blog! Parabens!
Gostaria de uma ajudinha... Estarei na Europa no fim de outubro... Farei Londres, amsterdam, Lucerna e Paris. Em Lucerna ficarei de 31/10 a 04/11, nesse periodo reservei um dia para visitar o monte titlis e praticar um pouco de esportes e diversao na neve e um dia eu gostaria de fazer um trem panoramico. Quero saber como faço para ir de Lucerna para Chur, e sei que nao tem como fazer o trajeto de onibus. Ouuu se é melhor escolher outro trem panoramico como o glacier ou para Jungfraubahn. Se voces puderem me ajudar, agradeço.
beijos!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luana! O Ricardo Freire só recomenda trens panorâmicos que estejam no seu caminho. Não faça desvios para pegar nenhum trem panorâmico. Subindo ao Titlis você já terá a sua experiência alpina, se quiser bis vá a Interlaken, que está pertinho.

Luana Correa
Luana CorreaPermalink

Oi Boia, obrigada, mas tem sugestao de que trem panoramico eu posso pegar a partir de interlaken?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luana! Tem a Jungfraubahn. Entre nos posts de Interlaken, está tudo lá grin

http://www.viajenaviagem.com/category/interlaken

Luana Correa
Luana CorreaPermalink

Existe algum trem panoramico que passe por lucerna? pq acho q subir o titlis e jungfraubahn seriam paisagens e atividades semelhantes , ne? ou estou enganada?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luana! Os panorâmicos que saem de Lucerna -- Golden Line Express, Wilhelm Tell Express -- requerem pernoite fora da cidade. Para bare-volta, reconendamos Interlaken ou Berna.

Luana Correa
Luana CorreaPermalink

Muuito obrigada Boia. Farei o top of europ mesmo entao!

Fabi
FabiPermalink

Ola Boia!!!

Li as perguntas e seus comentarios super validos, mas nao encontrei nenhuma situacao como a minha.
Moro em Londres e gostaria de passear pela Suica no proximo feriado bancario q teremos aqui, sao 3 dias no total.
Nao conheco nada por la, e em pouco tempo, o q vc me sugere?
Amei o passeio com o Bernina e sem duvida quero coloca-lo no meu roteiro, mas assim, preciso e muito da sua ajuda smile

Super Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabi! O Bernina só vale a pena para quem cruza a Suíça. Seria o caso de chegar por Zurique, dormir em Lugano e voltar por Milão. Para três dias no mesmo lugar, Lucerna ou Berna são as melhores escolhas.

Fabi
FabiPermalink

Farei uma pesquisa em cima dos nomes e dica que me deu e me programar certinho, foi sem duvida super valida!!

Super Obrigada, virei fa smile

Fabi

Gustavo
GustavoPermalink

Olá Bóia, boa noite! Estou pensando em alugar um carro em Florença e devolvê-lo em Tirano. De lá pegar o Bernina Express. Em Tirano por ser na Italia suponho que não haja o serviço de fast baggage ao contrário do que ocorre em muitas cidade Suiças. Como é então este transporte de bagagens nos trens panorâmicos? Se não tiver lugar sobre o assento há algum lugar específico entre os vagões, como ocorre nos trens convencionais? Eu e minha esposa estaremos com duas malas grandes. Há limite de peso das malas? Obrigado

Gustavo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! Os panorâmicos têm lugar para malas exatamente como os convencionais. Não há limites. Recomendamos uma mala média, com quatro rodinhas, com altura de 65 cm quando de pé. Maior do que isso é incômodo para viajar de trem.

bete alvarez
bete alvarezPermalink

OLÁ
eu e meu marido iremos em agosto 2012 para a europa (TAP chegando em Porto (2 dias), Milao (2 dias). Saindo de milão queremos chegar a zurique de trem, fazendo o percurso pelo Bernina.
De zurique temos um pácote de 8 dias, rodoviário, para Baden Baden, floresta negra, berna, gstaad, montreux, genebra, chamomix, m blanc , lucerna (com opcional interlaken e lago thunsee)
Minha duvia é se de milao estaremos corretos em fazer o percurso contrario do Bernina e se depois de tudo isso teremos conhecido o que realmente interessa na Suiça.
super obrigada por me informar.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bete! Recomendamos a ida de Milão a Zurique pelo Bernina. Achamos o ritmo do seu pacote rodoviário bastante puxado, tomara que consiga aproveitar.

Luciana
LucianaPermalink

Como eu faço para comprar a passagem de trem pela internet? Qual site você me aconselha usar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! O Swiss Pass pode ser comprado em qualquer estação na Suíça.

O site das ferrovias suíças é http://www.sbb.ch/en

Luciana
LucianaPermalink

Oi Bóia! Existem trens que vão de Milão a Tirano? eu gostaria de pegar o Bernina em Tirano e ir para Chur.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Existem. Estão mencionados no texto. Veja horários em http://www.trenitalia.com .

Luciana
LucianaPermalink

É melhor eu comprar esse passe pela internet? Eu estava pensando em comprar na bilheteria. Eu li em um site que esse trem é regional e que só é possível comprar pela internet uma semana antes. Você sabe se isso é verdade? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! É isso mesmo.

Ana
AnaPermalink

Olá,
obrigada ajuda de sempre, uma duvida rapida, para o bernina express de Chur a Tirano, vale a pena a pagar a diferença e viajar de primeira classe no trem?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! É uma questão de orçamento pessoal. O panorama é o mesmo para todos. A janela dos vagões panorâmicos é maior.

Fabio
FabioPermalink

Olá, eu e minha esposa estamos com viagem pela Europa no inicio de Outubro. Gostariamos de passar pelo Sul da Alemanha (Munique e arredores), pela suiça com o trem panoramico de Chur a Tirano e continuar pela Italia. Vamos estar de carro pela Alemanha, inicialmente terminado em Konstanz, e de lá de trem para Chur. Primeira duvida, melhor passar a noite em Chur ou em Konstanz? Kontanz realmente tem atrações interessantes? Ou melhor usar o tempo em Chur? Alguma outra sugestão? Grande abraço e muito obrigada por todas as otimas dicas de sempre...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabio! Você precisará dormir em Chur para pegar o Bernina de manhã.

A viagem de Konstanz a Chur de trem envolve de três a quatro baldeações. Faça isso na véspera para não se estressar no dia da viagem no trem panorâmico.

Roberto
RobertoPermalink

Amigos, no último verão rodei 22.000km pelos E.U.A. observando na totalidade as dicas de vcs, saiu tudo 1000% tranquilo sem qualquer problema.Este verão iremos a Suíça fazendo todas as rotas cênicas mas tenho dúvida na rota do Bernina já que li nos posts anteriores que no inverno suíço não funciona a ligação Tirano-Lugano por ônibus e preciso conectar a Lugano para pegar o Wilhelm Tell Express. Fazer esta legação de carro é desaconselhável?? Como é a estrada Tirano-Lugano??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roberto! Nenhuma estrada é desaconselhável. O que talvez não aconselhemos é fazer todos os roteiros panorâmicos. Não é necessário; é redundante. Melhor escolher um ou dois trechos e também escolher uma estação para ficar mais tempo e fazer todos os passeios.

Lembre-se que em caso de mau tempo os trens panorâmicos deixam de ser panorâmicos e tornam-se apenas uma cápsula de onde você não vai poder sair nas próximas três, quatro ou... sete horas. Toda paisagem alpina na Suíça será linda, e nas estações você poderá fazer passeios com vários meios de transporte, com lindas vistas, e tendo um controle maior sobre quando fazer cada passeio por conta da meteorologia.

A. L.
A. L.Permalink

Roberto,

A estrada Tirano-Lugano é aberta o ano todo (ao contrário da estrada do Passo Bernina - alternativa rodoviária à ferrovia -, por exemplo, fecha entre novembro e fim de abril). É uma estrada de fundo de vale e baixa altitude até Chiavenna, de onde vc passa a contonar uma parte do lago de Como e aí ruma para Lugano.

Rota tranquilíssima no verão, relativamente fácil no inverno sem neve, com alguma precaução básica a ser trafegável sob precipitação invernal.

Roberto
RobertoPermalink

A.L.
Desculpas pelo retorno mas pelo que estou vendo não existe locadora de automóvel em Tirano e tampouco em Poschiavo, que seriam as paradas no Bernina Express. Help-me mas estou achando que vou ter de enfrentar o postado em 26 de outubro de 2011 e fazer o trajeto em três etapas: de trem a Varenna (1h30), depois atravessando o lago de ferry boat a Menaggio (15 min.), então um ônibus a Lugano (55 min.). Se tiver algo melhor me avisa, grande obrigado e parabéns pela rapidez..................

Paulo
PauloPermalink

Olá,
Eu e minha esposa estaremos em Milão em Setembro, e gostariamos de ir até St.Moritz pelo Bernina Express e voltar no mesmo dia,
alguém poderia me ajudar neste roteiro de ida e volta.
Obrigado,
Paulo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! Não recomendamos (e nem deve ser factível, desfe Milão). Esta viagem é para quem está cruzando a Suíça, indo pra ou vindo da Itália.

Alan
AlanPermalink

Riq, Bóia e amigos, boa noite.
Já adianto que li, reli trocentas vezes os relatos sobre a suíça e por isso recorro a ajuda de vocês. Estarei em Milão, Itália no dia 20 de novembro, e se não estou enganado já será início de inverno na Europa. Tenho 3 dias inteiros e minha volta será pelo aeroporto de Zurique no dia 24. Lendo os posts me interessei pelos passeios de Interlakem (Jungfraubahn) e o Bernina Express (Chur x Tirano) pois considerei serem os “melhores”.
Pela logística, uma vez que venho de Milão, o ideal seria fazer o Bernina a partir para Lugano/Tirano até Chur mas observei que o comandante aconselha a fazer o passeio a partir de Chur devido aos dias serem “curtos” nesta época do ano e assim não chegar no topo com tempo escuro. Levando em consideração este fato simulei “n” possibilidades de deslocamento: Milão x Chur x Tirano ou Milão x Zurique x Chur (para fazer o Bernina) e quando o passeio terminar em Tirano ir diretamente para Interlakem ou para a cidade base de Berna. Notei que as rotas de trem a partir de Tirano vão para Milão ou as que não passam por lá fazem várias baldeações, 4/5 e até mais sem contar no tempo que a viagem levará, isto é, entre 6 e 8 horas. Tentei ver alguma cia low cost mas o aeroporto mais perto seria de Milão e aí acho que não compensa pois teria que ir para Zurique e pegar o trem para voltar para Berna.
1 - Vocês podem contribuir com alguma ideia de traçado/logística pois cheguei a conclusão que a única possibilidade “menos” sofrível de fazer Interlakem, no meu segundo dia de passeio, é ir mesmo de Tirano até Milão, ir a partir daí ir para Berna.
2 – Vale a pena fazer o Swiss Pass diante desta situação?
Aceito sugestões.
Obrigado. Alan

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alan!

Para fazer o Bernina: saia de Milão na véspera, durma em Tirano, suba por algum trem depois das 9 e você terá luz em todo o trajeto até Chur. De lá você continua a Zurique.

Para fazer Interlaken: vá de Milão a Lucerna pelo trem rápido, continue no mesmo dia ou no dia seguinte a Interlaken.

Para fazer Interlaken do jeito mais panorâmico possível: vá a Lugano, durma em Lugano, pegue o Wilhelm Tell Express (trem + barco) a Lucerna, siga no mesmo dia ou no dia seguinte a Interlaken.

Alan
AlanPermalink

Bóia, bom dia!
Desculpe-me a insistência.
1 - Pelo que entendi em novembro/12 ainda teremos claridade suficiente para fazer o roteiro do Bernina no sentido Tirano x Chur pois eu já estarei na base (Tirano) economizando assim tempo e ganhando claridade do que se viesse de Lugano (via ônibus do Bernina) certo? Tenho apenas que verificar com a cia se os horários estarão disponíveis neste sentido devido a época. Porém quando terminar o passeio em Chur o melhor não seria ir direto para a base de Interlakem do que voltar para Milão para fazer Interlakem justamente para não fazer o bate e volta coisa que vocês não aconselham?
2 - A base para interlakem não seria Berna? Você sugeriu Lucerna por algum motivo específico?
3 - Vale a pena fazer o Swiss Pass para os dois passeios dada esta situação?
Obrigado pelo retorno
Alan

Leandro
LeandroPermalink

Gente, meu post sobre St. Moritz e o Bernina. Espero que gostem.

http://daquipromundo.wordpress.com/2012/08/25/st-moritz-o-bernina-express-e-o-hotel-no-topo-da-montanha/

Leandro
LeandroPermalink

Ah, fiquei no Muottas Muragl, hotel que o Ric recomendou por aqui. Vale a pena, viu.

Marcio Manela
Marcio ManelaPermalink

Ricardo, Bóia e Amigos:
Em 17 de Outubro de 2012 viajaremos (2) de Zurich a Milão.
Gostaria de alugar um carro em Zurich e descer pelo passo de Stelvio.
Entrego o carro em Lugano (para fugir da taxa de retorno) e pegar trem ou bus até Milão. Mas como li nas respostas aqui, posso pegar tempo ruim.
1 - Dá para dirigir mesmo assim?
2 - Ou é melhor pegar o trem que passe pelo menos por St. Moritz até Tirano (e esquecer Stelvio) ?
Agradeço mil x pela resposta educativa.
Marcio e Sonia

A. L.
A. L.Permalink

Marcio, a experiência de percorrer o trajeto de trem ou de carro são muito diferentes. Não tem um jeito "melhor" ou "pior". Até porque o perfil de relevo de uma ferrovia alpina é difernete de um passo de montanha.

Agora, aos detalhes práticos:

1 - entre meados de junho e o meio de outubro, o Passo Stelvio (e todos os outros) raramente fecham por mau tempo. Fim de maio-meio de junho, meio de outubro-fim de novembro é um pouco loteria, pode estar aberto, ou não.

2. O Passo Bernina tem uma paisagem muito distinta do Passo Stelvio. Não acho que sejam assim comparáveis.

O que eu faria no seu lugar: deixar um carro reservado em uma daquelas modalidaes que vc pode cancelar até 48h antes. 3 ou 4 dias antes de viajar já dá pra ter uma boa noção se haverá neve que feche o passo (ou se o memso já fechou para o inverno em caso de nevascas prematuras).

Aí, se o passo estiver aberto e sem previsão de neve, você pega o carro e faz esse trajeto. Em caso contrário, vc vai de trem.

LEmbre-se que faz sombra cedo em qualquer passo de montanha, program-se para percorrê-lo próximo ao meio do dia. Entre Zürich e Milano via Stelvio a melhor alternativa e sair pelo extremo lesta da suíça em Val Mustair e entrar no passo via Prato allo Stelvio.

Isaac
IsaacPermalink

Estaremos toda a família em Milão , 6 pessoas dia 24/12, ficaremos e dois dias e gostaríamos de fazer o Bernina e retornar para Veneza e depois seguir rumo a Viena e outras cidades, qual sua sugestão para não fazermos um bate e volta.
Grato pela ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Isaac! Para fazer o Bernina saindo da Itália no inverno, você vai precisar dormir a véspera em Tirano. Vá até Zurique e lá pegue um avião para Viena. Vá de Viena a Veneza de trem ou avião.

deb carvalho
deb carvalhoPermalink

Ola!Ricardo e amigos
Estarei em Milao 01-01-13,a base da viagem e para a Italia ,mas queremos conhecer os Alpes na Suica...Please help-me,seguindo de Milao em 01 ou 02 de Janeiro o que faco...
Muito obrigada desde ja....Abracos

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Deb! Você pode pegar um trem cedo para Lugano e continuar até Lucerna pelo Wilhelm Tell Express.

Pode também dormir em Tirano e na manhã seguinte pegar o Bernina Express a St Moritz ou Chur.

Pode também pegar o trem comum a Lucerna e de lá a Interlaken.

Maria Lúcia
Maria LúciaPermalink

Sempre consulto suas dicas.
Estarei dia 30/03 em Roma e quero ir de trem para Paris dormindo uma noite em alguma cidade, de preferencia na Suiça. Como posso fazer isto?
Agradeço desde já,
Lúcia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Lúcia! Não é assim que você vai conhecer a Suíça!!! Esse trajeto apenas vai acrescentar perrengues a uma viagem que deveria ser feita de avião.

O jeito mais simples é ir de trem a Milão , lá pegar outro trem para Lausanne. São 7h15 de viagem.

De Lausanne a Paris no dia seguinte serão mais 4 horas a Paris.

Sim, você terá passado uma tarde e uma noite na Suíça. Mas terá andado pelos caminhos mais bonitos? Terá experimentado o suficiente da Suíça para dizer que teve o gostinho do país? Não. Boa parte da sua permanência em território suíço envolverá trajeto com malas entre estação e hotel, fazer check-in e check-out, tentar se orientar na cidade. Nossa recomendação: guarde esse dia para Roma ou para Paris, você vai aproveitar melhor.

Lorena
LorenaPermalink

Olá, adorei esse post! Gostaria muito de um conselho! Quero ir de Milão para St. Moritz de trem. Pelo o que vi a melhor opção seria então ir de Milão a Tirano e depois de Tirano a St. Moritz? É isso?
Qual a empresa que faz Milão-Tirano? A Bernina já sei que é a empresa que faz Tirano-St. Moritz. Existem outras empresas que fazem esse trajeto? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lorena! Compre Milão-Tirano em http://www.trenitalia.com .

rodrigo
rodrigoPermalink

Ola Bóia, estarei mes que vem em Milão. O que acha de sair cedinho de Tirano com destino a Chur, descendo nas estações, dormir em Chur e voltar cedo no outro dia pra Milão por Lugano? Compensa? Ou vc aconselha ir apenas até St.Moritz, dormir e voltar no outro dia pelo mesmo caminho? tenho dois dias cheios pra fazer isso a partir de Tirano ou Lugano. Grato, abraço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! Fazer o mesmo caminho de ida e volta é meio chato. O ideal é usar esse trem numa viagem em que você de fato combine Itália com Suíça.

Rodrigo
RodrigoPermalink

Ok Bóia, mas me ajuda ai...Eu vou chegar e sair de Milão...nesse meio tenho 2 dias e quero ir aos Alpes...da uma dica ai....conto com vc, abração..Minhas opções: (Tirano - St. Moritz - Tirano), (Tirano - Chur - Tirano), (Tirano - Chur - Lugano)...ou qualquer outro viável...vou pegar os trens regionais de baixo custo...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! Ninguém está te impedindo de ir... Só preciso te dizer que tecnicamente passar dois dias dentro de trens fazendo a mesma viagem ida e volta não é uma boa.