Suíça de trem: de St. Moritz a Lugano no Bernina Express

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Bernina Express passando pelo Lago Bianco

O Glacier Express pode ser mais famoso, mas se você me perguntar qual dos trens panorâmicos suíços me arrebatou mais, eu digo sem pensar muito: o Bernina Express.

Bernina Express

- A ferrovia é histórica (tombada pela Unesco);

- O traçado é lindo, com um viaduto em espiral alucinante ao fim da descida;

- Nos vales alpinos, as montanhas estão permanentemente nevadas, mesmo no verão;

- A passagem rente ao Lago Bianco é espetacular;

- E quando você desce do trem, lá embaixo, se vê num planeta completamente distinto, onde a temperatura é 15 graus mais elevada e os terráqueos falam italiano.

De Chur a Lugano no Bernina Express

De onde para onde

O Bernina Express usa os trilhos da Ferrovia Rética entre Chur, Davos ou St. Moritz, na Suíça, e Tirano, na Itália. A partir de Tirano a viagem continua de ônibus até Lugano, na Suíça italiana.

É possível também fazer o trajeto inverso, saindo de Lugano ou Tirano e subindo a St. Moritz, Davos ou Chur. No inverno, porém, observe o horário: tenha em mente que antes das 17h já estará escuro.

Bernina Express

Quanto tempo leva?

Até Tirano, são 2h05 para quem embarca em St. Moritz, 3h30 para quem embarca em Davos e 4h10 para quem embarca em Chur.

Em Tirano há um intervalo de uma hora até a saída do ônibus para Lugano. Dá para almoçar num dos restaurantes da piazza da estação. Há um guarda-volumes na estação de trem. A estação de ônibus fica do outro lado da linha de trem, basta usar a passagem subterrânea.

De Tirano a Lugano são mais três horas de viagem de ônibus. Há trechos em que você pode ver o Lago de Como e, mais adiante, o Lago de Lugano.

Ou seja: se você embarcar em St. Moritz e parar em Tirano, seu passeio durou duas horas. Se for até Lugano, vai dar no total 6 horas.

Bernina Express

Só dá para fazer este trajeto com o Bernina Express?

Não. O Bernina Express é a maneira de fazer o caminho entre Chur, Davos ou St. Moritz e Tirano em vagões panorâmicos e sem baldeações.

Mas dá para fazer todo o trajeto em trens regionais comuns, que são mais baratos (para quem não tem Swiss Pass) e não exigem reserva. Pesquise horários no site da SBB.

Lago Bianco visto do Bernina Express

Lago Bianco visto do Bernina Express

Lago Bianco visto do Bernina Express

Quanto custa

Se você tem um Swiss Pass válido, o único custo extra é o da reserva, que é obrigatória nos trens panorâmicos. A reserva de assento no trem custa 12 francos suíços no verão e 9 francos suíços no inverno, por trecho. A reserva de assento no ônibus custa mais 12 francos suíços o ano inteiro.

Quem não tem Swiss Pass paga 30 francos suíços de St. Moritz até Tirano; nos trens regionais convencionais não há taxa de reserva, mas nos horários do Bernina é preciso reservar o assento (12 francos suíços no verão ou 9 francos suíços no inverno). Para ir de St. Moritz até Lugano, o preço é 58 francos suíços e a viagem deve ser feita pelo Bernina (ou seja, some 9 ou 12 francos suíços para reserva de assento no trem + 12 francos suíços para reserva de assento no ônibus de Tirano a Lugano). Veja todos os preços aqui.

Bernina Express

Bernina Express

Baldeação em TiranoComprando ticket do guarda-volumes em TiranoCentrinho histórico de Tirano

Vale a pena continuar até Lugano?

Fiquei poucas horas em Lugano, mas adorei. Minha primeira impressão do Ticino correspondeu exatamente à propaganda: organização suíça com charme italiano. O próximo post será sobre essa passagem rápida.

Dizem que Locarno é ainda mais gracinha. E a região também tem trem panorâmico aparentemente sensacional, e que é o único que não tive tempo para fazer -- a ferrovia Centovalli.

Quanto à viagem de ônibus em si, achei meio aborrecida. São três horas de trajeto praticamente urbano, com poucas brechas para apreciar os lagos de Como e Lugano. Cochilei várias vezes (teve o almoço em Tirano, lembra?) e sempre que acordava a janela não me entusiasmava com o que ela me apresentava.

Mas se a sua intenção for explorar a Suíça italiana, o ônibus é prático e vale a pena, sim.

Bernina Express Bus a Lugano

Lago de Como, no caminho de Lugano

De Tirano a Milão

Tirano é servida por trens regionais que levam a Milão em duas horas e meia -- ideal para quem quer continuar a viagem pela Itália.

Usando o Bernina Express como rota panorâmica entre Zurique e Milão

É possível fazer Zurique-Bernina Express-Milão num mesmo dia (em ambas as direções). Para isso, basta escolher os trens que saem de (ou vão a) Chur.

Agora no inverno, pegando o trem das 7h37 em Zurique, você chega às 8h52 em Chur. Tem então 6 minutos para pegar o Bernina Express que sai às 8h58 e chega às 13h12 a Tirano. Em Tirano você embarca no trem a Milão das 15h10 e chega a Milano Centrale às 17h40.

No inverno não vale a pena fazer a rota inversa, porque não haverá mais luz quando o trem chegar à parte alta do trajeto.

Bernina Express

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Leia mais:

340 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Marilia
MariliaPermalink

Olá, Ricardo, Bóia e amigos viajantes! Achei interessantíssima essa viagem de trem panorâmico entre a Suíça e a Itália! Estarei na região norte da Itália em abril, mas ainda nao comprei as passagens e portanto só faria essa rota se chegasse por Zurique. Minha pergunta é se alguém sabe se a viagem de trem de Innsbruck a Verona tem paisagem semelhante. É uma opção boa caso eu não vá à Suíça?
Obrigada.

A. L.
A. L.Permalink

Innsbruck-Verona é um trajeto quase todo ao longo de um vale. O ponto mais alto da ferrovia é apenas 1190m em Brennero.

Vc vai ver alguns picos nevados, mas a ferrovia nào é turística, o trajeto é cheio de cidades grandes, e a ferrovia, cheia de trens de carga, passageiros, vista para uma auto-estrada próxima etc.

Ou seja: há paisagens bonitas ao longo do trajeto, mas o trem não é turístico, e a viagem não é uma que valha a pena fazer só pelo trajeto.

Rodrigo
RodrigoPermalink

Então só me diz mais uma coisa: Compensa ir até Chur ou até Moritz esta bom? Infelizmente não terei outra oportunidade...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! O Ricardo Freire curtiu o trechoabaixo de St Moritz. Já o A.L. Gosta do trecho entre Chur e St Zmoritz.

rodrigo
rodrigoPermalink

Então, o que acha do trecho de trem até Chur saindo cedinho de Tirano, curtindo os vilarejos...Dormir em Chur...alugar um carro (trem se existir) e ir pra Desenzano via Bolzano e Trento (Riva) beirando o lago de Guarda ? O meu destino seria Veneza...

rodrigo
rodrigoPermalink

Bóia..esquece, inviável alugar carro na suíça e deixar na itália...já me decidi: Tirano - Chur - Tirano..assim eu divido as paradas nos dois dias...infelizmente vai ter que ser assim...a última dúvidaeek trem regional faz o mesmo caminho dos trens panorâmicos nesse trajeto? Valew e grato pela paciência.

Fabricio Souza de Lima
Fabricio Souza de LimaPermalink

Olá Bóia, passarei o Natal em Lugano, na casa de parentes e devo ficar até 2/1/13, pretendo fazer o Bernina Express para St Moritz saindo de lá, minha dúvida é depois. Vale a pena dormir lá uma noite? E depois pra onde ir anter de voltar a Lugano? Para Zurique irei antes. Outra coisa, há algum lugar com reveillon interessante na Suiça?
Abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabrício! Não tenha expectativas quanto a Réveillon na Europa.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/reveillon-2012

No inverno não há ligação a Lugano no Bernina.

Rosária de Fátima Pilheri

Olá! Já li todos os posts mas não consegui sanar minha dúvida. Pretendo sair cedo de Milão no dia 20 de janeiro para fazer algum roteiro do Bernina. Sei que deverei ir até Tirano em trem convencional. Qual roteiro do Bernina vocês me indicam: até St Moritz ou Chur? Pois depois terei que pegar um trem convencional e chegar a Zurique no mesmo dia. Grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosária! Para chegar a Zurique no mesmo dia você precisa ir até Chur. Se você subir com o Bernina, melhor continuar por ele, sem precisar baldear.

Patricia Guidugli
Patricia GuidugliPermalink

Olá!Gostaria de fazer um trecho com o Bernina a partir de Lugano em Dezembro/2012, tentei fazer a reserva do Bernina Express Bus pelo site www.rhb.ch para ir até Tirano, mas não consegui, parece que nesta época eles não fazem esse percurso, você sabe como eu poderia fazer o percurso até Tirano, procurei também o trecho de trem sem sucesso.Grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! Leia o post com atenção, você verá que o trecho Tirano-Lugano só é operado no verão.

A. L.
A. L.Permalink

A forma mais simples de vc resolver isso é com trem até Milano Centrale + trem até Tirano.

Só que isso significa que vc tem de dormir uma noite em Tirano pra fazer o trajeto panorâmico com luz do sol.

deb carvalho
deb carvalhoPermalink

Ola Ricardo td bem,preciso muito de sua opiniao...
Estarei no inicio de Janeiro-2013 em Milao,e quero fazer o Bernina Express,como faco...vc acha que num unico dia e possivel...Fazer o passeio pelos alpes e seguir ate Zermat para conhecer a cidade fica complicado...Estarei com 2 criancas,aguardo muito sua opiniao,abracos
Debora

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Deb! Quem responde é A Bóia. Se você tem só um dia disponível, não vá à Suíça. Deixe para ir à Suíça quando você tiver tempo de ir à Suíça.

Luciano
LucianoPermalink

Olá! Chego dia 16 de fevereiro em Basel e gostaria de seguir até Milão de trem. É necessário comprar as passagens com antecedência ou posso deixar para comprar na Suiça mesmo? Qual é o custo aproximado das passagens para fazer este roteiro? O link sugerido no blog (preços aqui) leva a uma página com erro e os valores da SBB não coincidem com os informados. Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciano! Compre em http://www.sbb.ch/en .

Vera
VeraPermalink

Oi Ricardo
Vou estar em Milão de 29 a 03 de abril/13. Sei que já falaram bastante a respeito mas ainda tenho dúvidas. Quero fazer o passeio no Bernina Express saindo de Milão. Posso fazer em um dia?
Saio da estação central de Milão? Já sou uma sessentona e fico com
um pouco de medo. Estamos em duas com mais de sessenta. Contudo, não
queria perder este passeio. Obrigado
Vera

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vera! Quem responde é A Bóia.
Não dá pra fazer o passeio como bate-volta de Milão. Para fazer como bate-volta, é preciso dormir em Tirano. Mas não recomendamos o bate-volta. Não vale a pena ir e voltar pelo mesmo caminho. Este trem é indicado para quem está indo da Suíça para a Itália ou vice-versa, e seguindo viagem pelo país em que chegou, Suíça ou Itália.

Mariana
MarianaPermalink

Ola, gostaria de fazer o seguinte roteiro.

Veneza - suica - Munique

O que estou com muitas dificuldades é Suiça não estou conseguindo encaixar as cidades... voo de veneza para suica eu encontrei para genebra.
Mas o passeio de trem que queria fazer na suica é o Glacier Express, rota Zermatt- St Moritz
Para sair de St Moritz para alemanha nao consegui localizar nem aereo e nem trem.

Estou dúvida tambem sobre o Swiss pass, nos meus calculos nao está compensando para apenas esse trecho...

Me ajudem

Abraço
Mariana

A.L.
A.L.Permalink

Mariana, seu trajeto é um pouquinho complicado. É uma volta muito grande só para andar no Glacier Express, se teu objetivo na Suíça for só esse. Mas fica aqui a dica de forma de destrinchá-lo:

- tarde do dia 1: trem Venezia - Zermatt. Tem dois horários rápidos em que a viagem dura 7h08min, o trajeto só fica mais bonito nas 3 horas finais. Durma em Zermatt.

- dia 2 aproveite Zermattm, durma em Zermatt.

- dia 3: use o Glacier Express, durma em St. Moritz.

- dia 4: aproveite a manhã em St. Moritz e pegue um trem para Munchen no horário de almoço, chegando a noite em München (são 6h30 a 8h10 de viagem, em parte fazendo o trajeto de volta).

Posso dar uma dica?

Troque essa volta em Zermatt por uma combinação com cenário bem bonito, mas bem menos horas enfurnadas em um trem:

- dia 1: Venezia - Tirano (durma em Tirano). Dê uma parada rápida (pit-stop) em Varenna ou Chiavenna.

- dia 2: percorra a ferrovia Bernina Express até St. Moritz, dê uma volta por lá e vá até Chur no que é o trecho mais bonito do Glacier Express

- dia 3: vá de trem para München (sào 4h50 de viagem nos horários com melhores conexões)

Com essa minha sugestão você terá mais cenário por hora viajada, sem um desvio enorme para o oeste da Suíça.

Alexandre
AlexandrePermalink

Ricardo, você acha que vale a pena dormir em St Morritz no Verão?! Lá a picos de neve eterna, como o Mont Blanc, que possamos visitar mesmo no verão!?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alexandre! Quem responde é a Bóia.

No verão você verá, mas não tocará em neve.

Para pegar na neve, suba a lugares mais altos, como o Jungfrau em Interlaken.

Constança
ConstançaPermalink

Olá Ricardo!
Estou precisando de ajuda para definir a viagem. Estarei em Milão dia 14 de fevereiro, e quero ir a Suíça de trem para esquiar, tenho disponibilidade de 3 dias para isso.
O que você recomenda? Pensei em pegar o Bernina Express : Milao - St Moritz - Milao, é possivel? ou voce optaria por algum trajeto diferente?

adorei seu relato e suas dicas! parabéns pelo conteudo do site, nao conhecia e agora vou ficar frequente por aqui.

obrigada,

Constança.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Constança! O problema do Bernina é que ele te toma praticamente um dia inteiro de viagem, você ficaria só com um dia disponível para esquiar. Tente alguma estação mais perto na própria Itália para aproveitar melhor seus dias.

Constança
ConstançaPermalink

Ricardo,
mas apenas o trecho tirano - st morritz será quanto tempo de viagem pelo bernina express? eu estava achando que seriam umas 3 horas mais ou menos...

mais uma vez obrigada,
Constança.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Constança! De Tirano a St Moritz são 2h20, mas de Milão a Tirano são 2h30. Então lá vão 5h sem contar o tempo de conexão entre um trecho e outro. Some a isso os dias curtos de inverno, e você perderá um dia para ir e outro para voltar.

O Ricardo Freire recomenda o Bernina Express para quem está ou indo da Suíça para Itália (ou vice-versa), sem precisar voltar, ou dando um giro pela Suíça. Não é o seu caso.

João Fernando
João FernandoPermalink

Olá!Sobre a rota do Bernina, de Zurique a Milão,já verifiquei os dois primeiros trechos do Bernina, conforme você escreveu: de Zurique-Chur e de Chur-Tirano e tudo ok com os horários para reserva. Só não consigo encontrar o último trecho de Tirano-Milão que você menciona que sai as 15:10 e chega as 17:40. Só aparece alguns trens com 8 e até 15 horas de viagem para esse trecho. Você pode me informar como faço para localizar e reservar esse trecho final, uma vez que tenho que sair de Zurique e chegar em Milão no mesmo dia 21 de janeiro próximo?
Grato
João Fernando

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, João Fernando! Os trens lentos/regionais da Trenitalia, como os da rota Milão-Tirano, só são compráveis na própria semana da viagem.

St. Moritz – viajando com estilo pelo Bernina Express « experiênciasdeviagens

[...] Crédito das três fotos acima: viajenaviagem [...]

MAURO CABRINI
MAURO CABRINIPermalink

Olá! Primeiramente parabens pelo blog!! Comprei passagens ida (24/5) e volta de Zurich (8/6) e pretendia conhecer Suiça, Autria e Munich (talvez tambem Floresta Negra, se der). Penso em ficar uns 3-5 dias em Interlaken para aumentar a chance de subir o Jungfrau em dia aberto e fazer um bate-volta em Lucerna para conhecer o Pilatus. Vc vê algum jeito de encaixar o trem panoramico de Bemina?
Ou vai ficar tudo muito fora de mao geograficamente? Como vc sugere para mim a sequencia do passeio? Muito obrigado pela resposta!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mauro! O Bernina só se encaixa se você continuar até Milão e lá pegar um vôo para Munique ou Viena. Caso contrário você terá que subir de volta pelo mesmo caminho no dia seguinte, depois de ter dormido em Tirano.

Seu roteiro já está abrangente demais para duas semanas, melhor não inventar mais coisa.

Elaine Magna Pereira
Elaine Magna PereiraPermalink

Ricardo,
Estarei em Lugano em 28/04 e gostaria de fazer este passeio pelo Bernina,qual o primeiro horário de partida para Chur? e, para retorno à Roma, qual a melhor opção aproveitando para conhecer melhor a Suiça? teremos 03 dias!
Um abraço e parabéns pelo blog!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elaine! Se você está em Lugano, pode pensar no Bernina para cruzar a Suíça e sair para a Alemanha ou França. Para voltar à Itália não fará muito sentido.

Aproveite sua estada em Lugano para fazer passeios na região. Há passeios lacustres em Lugano e na vizinha Como. O trem panorãmico mais próximo é o Centovalli Express:

http://www.myswitzerland.com/en/centovalli-onsernone.html

Ana Luiza
Ana LuizaPermalink

Ola!! Tudo bem ja usufrui do blog 2 vezes, e agora estou pedindo um help!! Estamos em 4 e passaremos por Veneza dia 03/02, de la gostariamos de ir para Suica , teremos 6 noites la, poderiam nos passar uma sugestao?
Gostariamos de fazer o bermina express, nao estou conseguindo o trem de veneza... por onde seria melhor começar? O unico trem q consegui foi Veneza / Lugano, mas e de la da para ir para onde?? Teria mais algum site para passagens de trem na suiça, alem do raileurope?? E se desse para ficar uns 3 dias numa estação de esqui, melhor ainda. Da Suiça vamos ate Munique. entao seria do dia 05/02 ate 11/02. Por favor se puderem dar uma dica...
Obrigada

--AL
--ALPermalink

Vamos com calma!

Para usar o Bernina expressa vindo de Venezia, a receita fazer o seguinte:

No primeiro dia, saia de Venezia e vá até Tirano trocando de trem em Milano Centrale (NÃO faz sentido algum ir até Lugano!). Você pode encaixar um pit-stop de meio dia (ou até um pouquinho mais) em Verona, Bergamo, Milano ou Varenna, que ficam no trajeto do trem, se sair cedo de Venezia. Durma em Tirano

No segundo dia, viaje no Bernina Express para St. Moritz, Pontresina, Davos ou Kloster (escolha a que melhor te apetecer). Durma na estação que escolher 3 noites.

Após isso, vc pode escolher uma outra base para passar as outras 3 noites na Suíça, Zürich ou Luzern são boas opções. Mas vá de trem rápido depois de Chur (até lá, seja de Davos, Kloster, St. Mortiz ou Pontresina, a paisagem será super cênica).

Verifique preços e horários de trens domésticos suíços no site da SBB

Não compre bilhetes na Rail Europe.

Ana Luiza
Ana LuizaPermalink

Ui!! Desenrolou, rss... Adorei!! Agora estou tentando me registrar no SBB , outro drama... Sera q se deixar para comprar os bilhetes qdo chegar na europa da certo??
Preciso agradecer a dica, com certeza farei isso mesmo.
Muito obrigada, por isso esse blog esta bombando.

Mara
MaraPermalink

Olá, por favor, eu gostaria de saber, se é possível sair de Zurique até St. Moritz (ficar uns dias em St.Moritz) e embarcar no Bernina Express até Lugano ou Como.Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mara! Sim, é possível.

Felipe
FelipePermalink

Olá Bóia !!! Estou programando uma viagem para Suiça e Itália em dezembro deste ano. Gostaria de uma opinião de quem conhece para as seguintes dúvidas:

1.Vou ficar 22 dias, a idéia seria conhecer a suiça e itália até Roma ou no máximo Napoles, acha possível?

2.Gostaria muito de alugar um carro, sabe se é difícil dirigir pelas estradas da Suiça no inverno? conhece algum lugar com melhor custo para esse aluguel?

3. pensei no seguinte roteiro: O que acha?

DIA 1 - chegar em Genebra
DIA 2 - Genebra e Lausanne, DORMIR EM Montreux
DIA 3 - Montreux e ida para Interlaken
DIA 4 - Interlaken e Berna
DIA 5 - Lucerne
DIA 6 - Zurich
DIA 7 - Ticino, Locarno e Ascona
DIA 8 - LUGANO E ida para Milão
DIA 9 - Milão
DIA 10 - Verona, Pádua e ida para Veneza
DIA 11 - Veneza
DIA 12 - Veneza
DIA 13 - Bolonha e Pisa
DIA 14 - Florença
DIA 15 - Florença
DIA 16 - Siena, Assis e ida para Roma
DIA 17 - Roma
DIA 18 - ROMA
DIA 19 - Roma
DIA 20 - Nápoles e Amalfi
DIA 21 - ?
DIA 22 - ?

Abraços e obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Felipe! Desculpe, a gente não tem como analisar roteiros individuais. O seu está totalmente irreal e infactível; não dá para ficar um dia em cada cidade, ou fazer duas grandes cidades num dia só, e ainda pegar estrada.

Comece seu planejamento por aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

Recomendamos trem na Suíça.

Leia sobre Itália:
http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

Não se aluga um carro num país para se devolver noutro, as sobretaxas são grandes.

tamara
tamaraPermalink

Oi Boia! Eu e meu marido iremos para Italia e Suiça no começo de março. Chegaremos em Milão e gostariamos de ir esquiar em St Moritz. Qual meio de transporte é melhor para ir de Milão até Tirano, trem ou carro alugado? Pois em Tirano queremos pegar o Bernina express para St Moritz!!
obrigada

--AL
--ALPermalink

Se vc vai de trem para St. Moritz, vá de trem para Tirano também. É prático e relativamente fácil.

Anderson
AndersonPermalink

Olá Boia,

gostaria de saber se o trajeto de Chur à St Moritz do Bernina e do Glacier Express são os mesmos ou cada trem faz um trajeto diferente, se for o mesmo, é possivel encaixar os dois e fazer o trajeto de Zermatt ou Visp a Milão no mesmo dia?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anderson! O trem convencional e o panorâmico fazem o mesmo trajeto. Mas é impossível fazer a rota do Glacier Express e do Bernina Express no mesmo dia, se é isso que você está querendo.

Leticia
LeticiaPermalink

Olá, iremos a Davos passar 4 dias no final de fevereiro, dá para ir e voltar de Davos à Tirano no mesmo dia? É o trecho mais bonito? O que você sugere?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leticia! Não se faz o Bernina como bate-volta. Faça apenas se você estiver indo para a Itália ou para o Ticino, a Suíça italiana.

Claudia
ClaudiaPermalink

Olá Bóia. Em primeiro lugar quero parabenizar o site de vocês: é excelente!!! Objetivo, completo e com informações que não encontrei em nenhum outro local!! Bom, viajo com meu marido para Milão em abril / 2013 e nós gostaríamos de realizar o passeio no trem Bernina Express, de Tirano a St. Moritz. Entramos no site da rhb.ch para adquirirmos os tíquetes, mas ao selecionarmos os assentos não há opção de janelas panorâmicas. Desculpe nossa ignorância, mas gostaríamos de saber se TODOS os vagões deste trem possuem janelas panorâmicas? Inclusive os assentos de segunda classe?
Desde já, agradeço!!

--AL
--ALPermalink

Nem todos os trens tem vagões panorâmicos. Use o site da sbb.ch, é mais amigável ao usuário e fácil de localizar os trens panorâmicos (marcados como BEX) na tabela.

Claudia
ClaudiaPermalink

Muito obrigada pela ajuda, Bóia! Suas dicas e a do Ricardo Freire são certeiras!! Seguimos a sua orientação e para a data que escolhemos (11.04.13), no site da sbb.ch, não conseguimos o trem BEX direto para St. Moritz (no período da tarde), apenas para Pontresina. Como já havíamos reservado hotel em St. Moritz e a distância entre as duas estações ferroviárias é pequena, o que você sugere: irmos de ônibus(com malas) de Pontresina a St. Moritz ou optarmos por um táxi? No caso da segunda opção, será que fica muito caro? Você conhece outras opções de transporte neste local? Há alguma integração entre o trem e ônibus? Desde já, agradeço sua atenção!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudia! Super provavelmente haverá algum tipo de transporte público entre os dois lugares. Os sites das cias. ferroviárias muitas vezes não listam linhas locais.

claudia
claudiaPermalink

Olá Bóia! Mais uma vez, agradeço a sua valiosa ajuda!! Abraços.

Rodolfo l
Rodolfo lPermalink

Tenho dois dias livres para ir de milao a st morist e voltar a milao ,minha duvida é se passar a noite em tirano ou em st morizt ,,onde é mais bonito ,
Obrigado , goste muito da forma q vcs responden as preguntas sem rodeos e com objetividade

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodolfo! O Ricardo Freire acha pouco inteligente fazer ziguezague entre a Itália e a Suíça só para fazer um trem de montanha. Se você quer mesmo ir e voltar pelo mesmo caminho e passar dois dias dentro de um trem, então pelo menos durma em St Moritz.

Adriana Accioly
Adriana AcciolyPermalink

Gente, estamos começando a planejar uma viagem para França - Borgonha - quando vi os posta sobre viagem de trem na Suíça. Quero muito fazer esse passeio e agradeceria a orientação de como fazer isso a partir de Genebra. Ficará muito complicado? Aguardo vocês. Adriana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! Deixe para ir à Suíça quando você tiver tempo de ir à Suíça. A maioria dos trens panorâmicos suíços serve apenas a roteiros que cruzem o país, seja para explorar suas diferentes regiões, seja para ir à Itália. Sair da França para entrar na Suíça só para fazer um trem panorâmico e voltar é desperdício do seu tempo e dinheiro.

Sergio
SergioPermalink

Olá.
Gostaria de uma dica: Estou progrmando uma viagem a Suiça em Junho deste ano e estou indeciso sobre qual dos dois trens pegar (Glacier de Chur a Zermatt ou Bernina express de Chur a Lugano) e como estarei vindo a partir de Lucerna, onde seria mais interessante embarcar. Chur é a melhor opção nesse caso, ou devo embarcar em Davos Platz? Estou preocupado com o deslocamento a partir de Lucerna que será feito de carro.
Um abraço e parabéns pelo exceletente site

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sergio! Se vai vir de carro desde Lucerna, durma na véspera em Chur. O Bernina é interessante se você vai continuar para a Itália. O Glacier, se você vai continuar pela Suíça mesmo.

Sergio
SergioPermalink

Obrigado pela dica!
Sendo assim, como estou indo pra Itália na região do Lago Magiore a melhor opção é mesmo o Bernina.
Valeu

Catarelli
CatarelliPermalink

Antes de mais nada o blog está ótimo e muito eficaz, parabéns. Vou sair de trem de Veneza dia 12/07 e tenho hotel reservado em Lucerna para 12,13 e 14/07. Tem como pegar um trem panorâmico nesse trajeto e chegar pelo menos as 18 ou 19 hs em Lucerna? Qual trem devo pegar ? Qual site devo fazer reservas para chegar de trem até Lucerna? Em Lucerna quero fazer um passeio de barco pelo lago e conhecer o Pilatus, me indique um site para reservas, ou outras opções; grato

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Catarelli! Trens panorâmicos são lentos, não estão no caminho entre grandes cidades. O único jeito de você chegar a Lucerna no mesmo dia é ir pelos trens convencionais que ligam Veneza a Milão e Milão a Lucerna. Compre em http://www.trenitalia.com . Não é preciso reservar passeio de barco, mas se quiser, há links no post de Lucerna.

http://www.viajenaviagem.com/2012/04/zurique-lucerna-berna/

Rodolfo l
Rodolfo lPermalink

De tirano tenho q ir ate bergamo aeroporto ,tem algum trem directo ou fazer coneçoes quales , porq nao queria voltar ate milano centrale
Gracias

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodolfo! Você vai ter que passar por Milão.

Rafael
RafaelPermalink

Bóia:

em dezembro fiz a prenotação para viajar no Bernina no dia 19/05 - ida e volta de Tirano a St. Moritz - mas agora não sei como comprar os bilhetes pelo site da rhb.ch.
Será que com a prenotação posso comprar os bilhetes na estação na hora do embarque?
Desde já agradeço pela ajuda e parabenizo pelo site

Rafael

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafael! De 9 de maio a 28 de junho o trem começará o circuito em Davos. (informação errada)

Esta é a página de reservas e compras de passagem:
http://www.rhb.ch/Ticket-Shop.1671.0.html?&L=4

Maurício Moraes de Souza

Olá, inicialmente quero parabenizá-los por este excelente blog. Tudo muito bem explicado e com boas dicas. Porém, como é a primeira vez que irei à Itália, juntamente com minha esposa e 02 fihos adolescente, sempre ficam algumas dúvidas. Viajaremos pela Itália (Milão/Veneza/Firenze e Roma) de carro, por um período de 15 dias, agora no início de abril. Ficaremos em Milão por 04 dias. Sendo, 1o dia): Chegada; 2o dia)City-Tour por Milão; 3o dia) Passeio pelo Lago de Como e 4o dia)Passeio de Tirano à Saint Moritz. Quero muito fazer o passeio pelo Bernina Express. Porém, queremos fazer em um dia. Ou seja, indo de carro à Tirano para pegar o trem à Saint Moritz e no final da tarde voltarmos de ônibus. Aí está a minha dúvida, é possível voltar de ônibus para Tirano ? Ou, há ônibus de Saint Moritz para Milão ? Desde já agradecemos por todas as explicações dadas aos outros colegas viajantes.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maurício! Não recomendamos ir e voltar pelo mesmo caminho. Ademais, seria impossível fazer desde Milão; seria necessário um pernoite em Tirano. Deixe para fazer o Bernina quando você combinar Itália com Suíça.

Pense também duas vezes antes de alugar um carro para visitar grandes cidades na Itália. Será um estorvo na maioria delas, e absolutamente inútil em Veneza e Roma.

Veja um roteirinho fácil de trem:
http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

Valeria Ribeiro
Valeria RibeiroPermalink

Vou a um Congresso na primeira semana de junho,gostaria de otimizar meu tempo, para fazer o passeio no trem Bernina,devo chegar por Zurique ou Milão ou outra cidade?

Valeria Ribeiro
Valeria RibeiroPermalink

Complementando , o Congresso. É em Lake Lugano

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Valéria! Em italiano se escreve Lago, que nem em português. Você pode chegar por Zurique, então pernoitar em Chur ou St Moritz e pegar o Bernina no dia seguinte em direção a Lugano.

Maurício Moraes de Souza

Olá Ricardo,após algumas intermináveis consultas à internet, pensei em outra logística. Favor verificar se é possível:
Dormindo na região de Tirano, é possível fazer o passeio de ida e volta à Saint Morritz, num mesmo dia ? Como estarei de carro, quais as condições das estradas para o início de abril ? De Tirano seguirei para Verona, passando pela região montanhosa, pelas cidades: Ponti di Legno, Mezzolombardo, Trento e Verona. Este percurso é possível ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maurício! Quem responde é A Bóia. O Ricardo Freire não recomenda viagens de ida e volta pelo mesmo percurso; são monótonas e evidenciam que você está perdendo a chance de organizar um roteiro mais aproveitável. Faça o Bernina Express quando você precisar cruzar da Suíça para a Itália. Se está pensando em ficar apenas pela Itália, pesquise itinerários alpinos dentro do próprio país, que não obriguem você a voltar pelo mesmo caminho.

Simule itinerários de carro no http://maps.google.com e no http://www.viamichelin.com -- este sugere os trajetos mais panorâmicos.

--A.L.
--A.L.Permalink

Maurício, início de abril é a época mais complicada de viajar de carro por passagens alpinas. É o pico da estação de derretimento anual de gelerias e neve. As passagens só abrem para carros mais para o fim do mês ou em maio, quando já não existe risco de avalanche.

Rafael
RafaelPermalink

Bóia,

No dia 19/05 farei o passeio no Bernina e ficarei em St. Moritz das 11:00 às 15:00, quando retorno para Tirano.
Gostaria de saber se neste intervalo de 4 horas é possível fazer um passeio a Corviglia ou ao Piz Nair e, se possível, qual o melhor meio para subir a montanha.
Se houver outra dica de passeio que se encaixe neste curto período também agradeço.

Abs.

Rafael

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafael! Entre nos sites das estações de esqui e você encontrará todas as informações.

Wilson
WilsonPermalink

Boia,

Olá,estava lendo os comentários,e percebi que o leitor Rafael,(22/03/13),estava com o mesmo problema que eu.Fiz a reserva de assento para o Bernina Express no site da rhb.ch, para o dia 31/05/13 e também não estou conseguindo comprar a passagem...
Desculpe voltar ao tema, mas em sua resposta você mencionou que entre 09 de Maio a 28 de Junho o circuito começará em Davos, mas o trem em que fiz minha reserva,(número 973),só sai de St.Moritz. Estou muito confuso,a estação em que o Bernina parte é a mesma dos demais trens?Posso comprar a passagem no dia da viajem, uma vez que já tenho a reserva?Agradeço desde já por esta ajuda ,e por todas as dicas dadas!
Abraço

Wilson

--A.L.
--A.L.Permalink

Vc já tentou comprar a passagem no site da SBB? Eles vendem também.

De onde vc quer saber se seu trem parte? Para qual trecho vc comprou reserva?

Wilson
WilsonPermalink

Oi,
meu trem parte de St. Moritz, minha dúvida é que quando se digita o nome da cidade no site da rhb.ch, aparecem várias legendas para St. Moritz,por exemplo:Kulm,SMBB,Banhoff,Somplaz...fiquei pensando se existe mais de uma estação na cidade,se sim, de qual delas o Bernina parte,estarei chegando de Lucerna com umas 2 horas de antecedência, por isso estou torcendo para que a estação em que vou chegar, seja a mesma em que vou partir...rs

--A.L.
--A.L.Permalink

St. Moritz Banhof.

Banhof = estação, em alemão. Os trens chegam e partem da mesma estação.

Wilson
WilsonPermalink

Que alívio...agora estou bem mais tranquilo!Obrigado pela informação.
Abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wilson! Desculpe, fucei melhor e a informação de Davos é relevante apenas para quem tem partidas de Davos; houve apenas uma mudança de estações no local.

A passagem também pode ser comprada no dia da viagem, sim. Dá para tentar comprar em http://www.rhb.ch/Ticket-Shop.1671.0.html?&L=4 ou em http://www.sbb.ch/en .

Wilson
WilsonPermalink

Bóia,
Descobri o problema, as passagens só ficam disponíveis para compras on-line com 60 dias de antecedência, por isso não estava conseguindo comprá-las...foi pura distração minha, desculpe.
Mais uma dúvida: a passagem para o Bernina é um bilhete comum,(o mesmo para os outros trens),só acrescido da reserva?Ou é uma passagem específica?
Abs

--A.L.
--A.L.Permalink

Depende. Alguns horários circulam como trens regionais normais, outros como trens especiais que exigem reserva.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wilson! É um bilhete comum. A reserva dá direito a que você suba no vagão panorâmico.

Wilson
WilsonPermalink

Muito obrigado pelas informações, e todas as outras dicas sobre a Suiça. Graças a vocês consegui montar meu roteiro, e tenho a certeza que vai dar tudo certo!!
Um grande abraço pra todos!!

--A.L.
--A.L.Permalink

Deixo uma informação de utilidade pública aqui.

Por algum motivo os trens Tirano-Varenna-Leco-Milano não estão aparecendo nem no sistema da Trenitalia, nem no agregador da Deutsche Bahn.

Todavia, esses trens continuam circulando normalmente. Basta acessar o site da ferrovia que opera essa linha, a TreNord (http://www.trenord.it/it/servizi/motore-orario.aspx).

Sanderson
SandersonPermalink

Ola Boia. Pretendo descer de Paris a Milao em um eurostar a noite ( dia 12/06 ) e fazer o passeio Milao St. Moritz com a Bernina no dia 13.É possível fazer o trajeto bate e volta? Voce recomenda? o meu objetivo é conhecer |Milão em 1 dia e oa excursão em outro.Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sanderson! Se você ler os comentários anteriores, vai ver que o Ricardo Freire é categórico: não é um passeio que se faça em bate-volta.

Se quer fazer o Bernina, voe ou vá de trem de Paris a Zurique, então no outro dia madrugue em Chur para pegar o trem.

Mas é muito trabalho apenas para pegar um trem. Deixe para incluir o Bernina quando você tiver tempo de viajar de verdade pela Suíça.

Lakrizia
LakriziaPermalink

Ola! Vou para a espanha e italia em dezembro,pretendo pegar o bernina express da italia para a suica,minha pergunta é,meu destino final seria espanha ou voltar para a italia,como seria melhor para voltar de St. Moritz? Pelo que li vc nao recomenda fazer o mesmo trajeto de volta. Alguma sugestao? Muito obrigada.

ligia moro
ligia moroPermalink

Ola,

PArabens pelo site, muito bom!!!! Estou indo para Milao este fds, e estava querendo fazer um bate volta nestes trens panoramicos para a Suica. Qual vc me recomenda?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ligia! Não recomendamos. Os trens panorâmicos são perfeitos quando incluídos em itinerários que cruzam a Suíça. Ir e voltar da Itália num mesmo dia vai ser cansativo e chato.

Robson Dantas
Robson DantasPermalink

Olá,
gostei muito do site e das informações. Aproveitando o espaço, preciso de duas dicas:
Estou programando uma viagem para julho vou sair de Veneza até Trento e pegar o Bernina até Chur onde ficarei alguns dias antes de seguir para Paris.
Primeira dica: existe algum site (ou empresa) brasileira que seja confiável para comprar as passagens? Se não, qual a melhor forma?
Segunda dica: Para seguir posteriormente para Paris, qual a melhor opção, trem ou avião?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Robson! Compre Veneza-Trento e Trento-Milão-Tirano em http://www.trenitalia.com . Compre o trecho do Bernina em http://www.sbb.ch/en ; se quiser ir nos vagões panorâmicos, faça a reserva no site do Bernina que está no texto. De Chur a Paris compre em http://www.sbb.ch/en .

Lakrizia
LakriziaPermalink

Ola Boia
Apos fazer o trajeto do Bernina,terei tempo pra ficar em St Moritz ou outra cidade suica por 1 ou 2 dias. Seria melhor voltar pra espanha de aviao ou voce recomenda algum país proximo a Suica? St Moritz e o melhor lugar pra dormir ou tem alguma cidade proxima bacana?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lakrizia! Não recomendamos o que você quer fazer, não. Os trens suíços valem a pena quando você está fazendo uma viagem pela Suíça. St. Moritz não representará a Suíça no que ela tem de melhor. De todo modo, você terá que pegar um avião em Zurique para a Espanha.

Lakrizia
LakriziaPermalink

Me desculpe por fazer 3 comentarios,mas relendo com mais calma as perguntas,acho que seria melhor irmos para Zurique de aviao ( ou teria outra cidade mais proxima,ja que minha intencao e pegar o Bernina) ,seguir para a Italia e ai sim fazer meu tour de 1 semana pela Italia ,nao sair da Italia tendo que voltar .

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lakrizia! Isso faz mais sentido, sim. Durma a véspera em Chur.

Andrea
AndreaPermalink

Bom dia!!!!
Já estive por aqui com outra dúvida, mas acabei mudando meu roteiro e agora estou confusa com um detalhe.

Minha base será Bern, mas dormirei uma noite em Chur, para pegar o Bernina, e seguir somente até Tirano.

Meu próximo passeio será em Zermat, e aí vem a dúvida.
- vale a pena voltar no mesmo dia de Tirano a Bern?
- existe algum trem direto de Tirano a Zermat?

Outra dúvida, que já vi em algum post que não estou localizando.
- qual pass é melhor? Eurorail ou Swiss pass?
Obrigada pela ajuda!
Andréa

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andrea! Não recomendamos o Eurailpass. O Swiss Pass vale a pena para explorar a Suíça.

O Ricardo Freire não recomenda fazer bate-volta com os panorâmicos. Com exceção da Jungfraubahn, que fica perto de Berna, em Interlaken, os panorâmicos servem a uma viagem em que se atravesse a Suíça.

No seu caso o melhor seria continuar a Lugano e aproveitar a Suíça italiana; de Lugano você pode ir a Lucerna.

Escolha entre Interlaken e Zermatt. Se não for fazer Interlaken, então não fique em Berna, vá direto a Zermatt.

Rodolfo l
Rodolfo lPermalink

Fique um pouco confuso com os preços ,me diga aproximado de tirano a st moritz ,no tren panoramico ,e no tren convencional , muito brigado , é q tenho muita dificuldade de traducir os site no tablet

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodolfo! Os preços estão no texto... Copio aqui:

Se você tem um Swiss Pass válido, o único custo extra é o da reserva, que é obrigatória nos trens panorâmicos. A reserva de assento no trem custa 12 francos suíços (10 euros) no verão e 9 francos suíços (8 euros) no inverno, por trecho. A reserva de assento no ônibus custa mais 12 francos suíços (10 euros) o ano inteiro.

Quem não tem Swiss Pass paga 29 francos suíços (25 euros) de St. Moritz até Tirano ou 56 francos suíços (47 euros) até Lugano — mais a taxa de reserva compulsória.

Para ver preços atualizados, clique nos sites da http://www.sbb.ch/en e do Bernina.

St. Moritz – viajando com estilo pelo Bernina Express | experiênciasdeviagens

[...] Crédito das três fotos acima: viajenaviagem [...]

Adriana Monte
Adriana MontePermalink

Ola ! Estou programando uma viagem em setembro e se puder me ajudar para encaixar esse passeio seria otimo !
A minha idéia seria sair do Rio direto p/ Milao ficar 4 noites e sair para lugano ficar 2 noites e depois seguir para Genebra ficando mais 4 noites .
Nao sei aonde devo encaixar esse passeio , gostaria de fazer o de maior tempo e se for o caso posso aumentar o numero de dias para colocar alguma cidade que seja importante ou imperdivel !
Desde ja agradeço ter para nossa consulta esse maravilhoso site !

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! Este trem não está no seu caminho. Você pode usar o Wilhlem TEll Express a Lucerna e de lá ir com o Golden Line Express a Montreux e Genebra.

ORLANDINA
ORLANDINAPermalink

Olá !!!
Estou em Lucerna e gostaria de fazer o passeio com o Bernina. Tenho 3 dias aqui e depois vamos a Basel. Preciso de orientação. Fazemos o passeio saindo daqui ou de Basel??Estamos próximos da Hauptbahnhof.Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Orlandina! Para fazer o Bernina você precisaria pernoitar em Chur ou em St Moritz. É bastante fora de mão para onde você está. Vá a Interlaken, que é perto e prático.

João Hollerbach
João HollerbachPermalink

O Bernina Express propriamente dito faz o trecho Chur-Tirano(nos dois sentidos), no entanto o treço Tirano-Lugano(também nos dois sentidos) faz parte do Bernina só que é feito de ônibus. Portanto é possível começar a viagem tanto em Chur como em Lugano. Em 2011 fui de Lugano a Tirano com o ônibus do Bernina, depois em Tirano peguei o trem Bernina Express até Chur aonde pernoitei. No dia seguinte fui de ônibus até Bellinzona e de lá fui de trem até Milão de onde partia o vôo de retorno ao Brasil.