Suíça de trem: de St. Moritz a Lugano no Bernina Express

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Bernina Express passando pelo Lago Bianco

O Glacier Express pode ser mais famoso, mas se você me perguntar qual dos trens panorâmicos suíços me arrebatou mais, eu digo sem pensar muito: o Bernina Express.

Bernina Express

- A ferrovia é histórica (tombada pela Unesco);

- O traçado é lindo, com um viaduto em espiral alucinante ao fim da descida;

- Nos vales alpinos, as montanhas estão permanentemente nevadas, mesmo no verão;

- A passagem rente ao Lago Bianco é espetacular;

- E quando você desce do trem, lá embaixo, se vê num planeta completamente distinto, onde a temperatura é 15 graus mais elevada e os terráqueos falam italiano.

De Chur a Lugano no Bernina Express

De onde para onde

O Bernina Express usa os trilhos da Ferrovia Rética entre Chur, Davos ou St. Moritz, na Suíça, e Tirano, na Itália. A partir de Tirano a viagem continua de ônibus até Lugano, na Suíça italiana.

É possível também fazer o trajeto inverso, saindo de Lugano ou Tirano e subindo a St. Moritz, Davos ou Chur. No inverno, porém, observe o horário: tenha em mente que antes das 17h já estará escuro.

Bernina Express

Quanto tempo leva?

Até Tirano, são 2h05 para quem embarca em St. Moritz, 3h30 para quem embarca em Davos e 4h10 para quem embarca em Chur.

Em Tirano há um intervalo de uma hora até a saída do ônibus para Lugano. Dá para almoçar num dos restaurantes da piazza da estação. Há um guarda-volumes na estação de trem. A estação de ônibus fica do outro lado da linha de trem, basta usar a passagem subterrânea.

De Tirano a Lugano são mais três horas de viagem de ônibus. Há trechos em que você pode ver o Lago de Como e, mais adiante, o Lago de Lugano.

Ou seja: se você embarcar em St. Moritz e parar em Tirano, seu passeio durou duas horas. Se for até Lugano, vai dar no total 6 horas.

Bernina Express

Só dá para fazer este trajeto com o Bernina Express?

Não. O Bernina Express é a maneira de fazer o caminho entre Chur, Davos ou St. Moritz e Tirano em vagões panorâmicos e sem baldeações.

Mas dá para fazer todo o trajeto em trens regionais comuns, que são mais baratos (para quem não tem Swiss Pass) e não exigem reserva. Pesquise horários no site da SBB.

Lago Bianco visto do Bernina Express

Lago Bianco visto do Bernina Express

Lago Bianco visto do Bernina Express

Quanto custa

Se você tem um Swiss Pass válido, o único custo extra é o da reserva, que é obrigatória nos trens panorâmicos. A reserva de assento no trem custa 12 francos suíços no verão e 9 francos suíços no inverno, por trecho. A reserva de assento no ônibus custa mais 12 francos suíços o ano inteiro.

Quem não tem Swiss Pass paga 30 francos suíços de St. Moritz até Tirano; nos trens regionais convencionais não há taxa de reserva, mas nos horários do Bernina é preciso reservar o assento (12 francos suíços no verão ou 9 francos suíços no inverno). Para ir de St. Moritz até Lugano, o preço é 58 francos suíços e a viagem deve ser feita pelo Bernina (ou seja, some 9 ou 12 francos suíços para reserva de assento no trem + 12 francos suíços para reserva de assento no ônibus de Tirano a Lugano). Veja todos os preços aqui.

Bernina Express

Bernina Express

Baldeação em TiranoComprando ticket do guarda-volumes em TiranoCentrinho histórico de Tirano

Vale a pena continuar até Lugano?

Fiquei poucas horas em Lugano, mas adorei. Minha primeira impressão do Ticino correspondeu exatamente à propaganda: organização suíça com charme italiano. O próximo post será sobre essa passagem rápida.

Dizem que Locarno é ainda mais gracinha. E a região também tem trem panorâmico aparentemente sensacional, e que é o único que não tive tempo para fazer -- a ferrovia Centovalli.

Quanto à viagem de ônibus em si, achei meio aborrecida. São três horas de trajeto praticamente urbano, com poucas brechas para apreciar os lagos de Como e Lugano. Cochilei várias vezes (teve o almoço em Tirano, lembra?) e sempre que acordava a janela não me entusiasmava com o que ela me apresentava.

Mas se a sua intenção for explorar a Suíça italiana, o ônibus é prático e vale a pena, sim.

Bernina Express Bus a Lugano

Lago de Como, no caminho de Lugano

De Tirano a Milão

Tirano é servida por trens regionais que levam a Milão em duas horas e meia -- ideal para quem quer continuar a viagem pela Itália.

Usando o Bernina Express como rota panorâmica entre Zurique e Milão

É possível fazer Zurique-Bernina Express-Milão num mesmo dia (em ambas as direções). Para isso, basta escolher os trens que saem de (ou vão a) Chur.

Agora no inverno, pegando o trem das 7h37 em Zurique, você chega às 8h52 em Chur. Tem então 6 minutos para pegar o Bernina Express que sai às 8h58 e chega às 13h12 a Tirano. Em Tirano você embarca no trem a Milão das 15h10 e chega a Milano Centrale às 17h40.

No inverno não vale a pena fazer a rota inversa, porque não haverá mais luz quando o trem chegar à parte alta do trajeto.

Bernina Express

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Leia mais:

340 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

luiz morais
luiz moraisPermalink

ficarei agora dia 26 e 27 de jun. em milao, 28 e 29 em lugano, e 30 e 1 de jul. em veneza,dia 2 vou para o aeroporto de milao e volto para o brasil,para ir de lugano a veneza ha trem direto?acho que ficou bom meus etinerarios né,pois em lugano estara tendo um festival de musicas e artes.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiz! Entre Lugano e Veneza você faz baldeação em Milão. Dá entre 4h e 4h45, dependendo do intervalo entre os trens.

Célia Melo
Célia MeloPermalink

Sua postagem me aqueceu o coração, porque já fiz o percurso de Tirano a St. Moritz, apesar de em julho a paisagem não estar tão bela como nestas suas fotos, Parabéns!

João Paulo Marche
João Paulo MarchePermalink

Estarei em Bergamo de 24 à 26/09/13 - Hotel NH Bergamo - gostaria de saber horários no Bermina Express - e sem tem todos os dais. Muito Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, João Paulo! Use os links que estão colados no texto.

Tereza
TerezaPermalink

Olá Bóia,

Estou indo para a Suíça em outubro e quero fazer St. Moritz-Lugano pelo Bernina, mas não gostaria de fazer o percurso Ticino/Lugano de ônibus. Só tem essa opção ou há algum outro tipo de trem que faz o percurso?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tereza! Você teria que ir de trem a Milão e lá pegar um trem para Lugano.

Ou então fazer Tirano-Monza-Como S. Giovanni-Lugano (3 baldeações) ou Tirano-Lecco-Molteno-Como S. Giovanni (4 baldeações).

Tereza
TerezaPermalink

Obrigada, Bóia. Vou ver se vale a pena fazer esse trajeto de trem, seguindo as suas sugestões.

Rosinaldo
RosinaldoPermalink

Olá.
Pretendo fazer em setembro (provavelmente no dia 09, terça-feira) esse passeio saindo de Milão.
Tenho algumas dúvidas:
1) É melhor contratar alguma empresa em Milão que faça esse passeio de Tirano a St. Moritz, ou eu por conta própria comprar a passagem de trem de Milão até Tirano e o Bernina Express de Tirano a St. Moritz? Nesse último caso, a volta de St. Moritz para Milão seria como?

2) Saindo de Milão, vale a pena ir até Chur, ou só até St. Moritz mesmo? O trajeto até de St. Moritz até Chur é bonito também? Dá tempo de voltar a Milão no mesmo dia?

Muito obrigado.

Rosinaldo
RosinaldoPermalink

Digo, dia 09/09/2013 é uma segunda-feira smile

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosinaldo! Este trem é recomendado para quem está CRUZANDO a Suíça. Ir e voltar pelo mesmo caminho é monótono. Sair de Milão e voltar a Milão no mesmo dia é impossível.

Rosinaldo
RosinaldoPermalink

Muito obrigado pela resposta, Bóia. Vou deixar esse passeio para outra oportunidade.

Você confirmou o que achei quando li o roteiro de uma pessoa que saiu de Milão e voltou no mesmo dia: achei muito cansativo.

Veja: http://www.tripadvisor.com/ShowTopic-g187849-i143-k5704836-Trip_Report_Bernina_Express_and_Saint_Mortiz_Day_Trip-Milan_Lombardy.html

Fernanda Braga
Fernanda BragaPermalink

Olá Bóia, gostaria de saber se à esse trem e ao Glacier Express vale a regra dos descontos ao comprar os tickets com uma antecedência de 90/60 dias.

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Na Suíça não há desconto para compras antecipadas. Se você quiser viajar nos vagões panorâmicos do Glacier Express, terá que fazer reserva para garantir o seu lugar, não para garantir desconto.

Se tiver o Swiss Pass, pagará apenas um suplemento.

Se tiver o Swiss Pass e viajar em trens convencionais, não-panorâmicos, que fazem o percurso, basta subir no trem com o passe válido.

Ligia
LigiaPermalink

Olá, boa tarde!

Estou precisando de ajuda com o nosso roteiro.
Vamos fazer Suíça e Itália.
Por enquanto eu já fechei hotel em Zurique (2d), Lucerne (2d), Interlaken (3d) e estou na dúvida se de Interlaken vamos para Berna ou Genebra, a idéia é ficarmos mais 3 dias em uma destas cidades para conhecermos Berna, Genebra, Basel, Laussane.
O que acha deste roteiro, alguma sugestão?
Você acha melhor ficarmos em Berna ou Genebra?

E desta cidade partiremos para Verona - Itália.
Mas estou muito na dúvida de como ir até Verona, sem perdermos tanto tempo.
Eu li este trecho de St. Moritz para Lugano, você acha que é uma escolha?
Se ficarmos em Berna, daí podemos pegar o trem que faz o trecho Interlaken x Zermatt x St. Moritz e em St. Moritz pegamos este para Lugano?
O que você acha?

Grata!
Ligia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ligia! Você verá na prática que as cidades beira-lago se assemelham bastante. O ideal seria você escolher uma na Suíça alemã e outra na Suíça francesa e, com Swiss Pass, eventualmente fazer os bate-voltas possíveis. Tanto Zurique quanto Genebra são mal localizadas para esse fim.

Por favor leia as comparações entre as cidades nos posts que estão listados.

Para descer à Itália, o melhor é você começar pelo lado francês e terminar em Lucerna (ou Zurique, se você faz tanta questão). De lá você pode dormir uma noite em Chur para no dia seguinte pegar o Bernina até Tirano. Se for na temporada, ainda daria para ir a Lugano, e de lá a Verona via Milão. Mas se já tiver acabado a ligação Tirano-Lugano, que só acontece nos meses quentes, você deverá ir de Tirano a Milão e de lá a Verona.

-- A.L.
-- A.L.Permalink

St. Moritz fica completamente fora de mão se vc quiser ir de qualquer dessas cidades para Verona. Aumenta pelo menos um dia e meio na sua viagem.

3 dias para 4 cidades é muita coisa. De qualquer dessas bases que vc escolher (Bern ou Genève), dá pra vc viajar facilmente de trem a Milano pela rota Simplon (Brig/Domodossola), em geral com apenas uma baldeação. De Milano vc pega trem ES*City para Verona.

Se vc quiser adicionar algum trecho panorâmico nessa viagem, pode fazê-la assim: tome um trem regular até Domodossola, de lá use a ferrovia Centovalli até Locarno, e então vá para Milano, e de Milano para Verona.

Claudia Belem Lemos
Claudia Belem LemosPermalink

Olá, Vou viajar para Suiça e Itália, final de setembro de 2013, sendo que a principio ficaria um dia em Zurich,2 em Lucerna e 1 em Berna. Estamos pensando em fazer um bate e volta para Interlaken e Jungrafau saindo de Lucerna. Agora ouvi falar que o Benina express vale muito a pena, então estou pensando em eliminar Berna do roteiro para pegar este trem panorâmico,e chegar a Itália. Para isso precisaria dormir em outro lugar antes de chegar a Veneza que é meu próximo destino após Suiça,qual cidade nete trajeto que é interessate e você me aconsselha?
grata
Claudia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudia! Zurique e Lucerna são cidades redundantes: beira-lago, com a mesma configuração. No seu lugar, escolheria Lucerna e ficaria três noites. Num dia faria o bate-volta ao Jungfrau, e no outro, a Berna. Você pode descer à Itália por dois trens panorâmicos,o Bernina e o Wilhelm Tell.

Para pegar o Bernina, você precisa dormir em Chur ou St. Moritz. Em setembro, pode continuar até Lugano, dormindo por lá ou seguindo a Milão (mais 1h).

Já o Wilhelm Tell Express conjuga travessia de lago com trem panorâmico e sai de Lucerna mesmo, indo até Lugano. Você pode dormir em Lugano ou seguir a Milão (mais 1h).

Por favor clique nos posts que descrevem todas essas cidades e passeios, e que estão listados ao pé do texto. Obrigada.

Maria Cezaria
Maria CezariaPermalink

Boa Noite!!

Boia! Dia 26 de outubro chego em Zurique, e queremos fazer o passeio do dia seguinte no Bernina Express!! Só que nessa data nao tem o onibus q sai de Tirano pra Lugano, e nao vejo como chegar a Lugano, minha duvida é essa! Vc tem alguma ideia? E outra coisa estou deixando pra comprar O Passe lá! O que tu acha?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Cezaria! O passe e passagens avulsas podem ser comprados na Suíça. Não há diferença de preço para compras antecipadas.

O Ricardo Freire só recomenda o Bernina Express nesta época para quem vai continuar para a Itália.

(No inverno, para seguir a Lugano, você teria que ir de trem a Milão e de lá a Lugano.)

Ainda hoje, no máximo amanhã entrará no ar um extenso e detalhado post sobre Swiss Pass e roteiros na Suíça; fique de olho.

ana cristina
ana cristinaPermalink

eu já viajei de joão pessoa para Buenos aires agora eu quero viajar para europa tem muita cidade por la mas eu queria mas informação de um cidade europeu

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Cristina!

Procure aqui:
http://www.viajenaviagem.com/europa/europa-a-z

Maria Cezaria
Maria CezariaPermalink

Valeu Boia!

Estou no aguardo

Ainda hoje, no máximo amanhã entrará no ar um extenso e detalhado post sobre Swiss Pass e roteiros na Suíça; fique de olho.

Vc vai postar onde??

Obrigada, as suas dicas são uteis demais..

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Cezaria! O post deve sair hoje. Entra na capa.

Maria Cezaria
Maria CezariaPermalink

Olá, Boia!!!

Vc sabe informar se posso comprar os roteiros.

Bernina Express

Glacier Express

Trem de Chocolate

Tdos em Passes em Lucerna, na estação de trem, ou em Zurique na Estação de Trem de lá? Pq na minha chegada será em Zurique, a minha duvida inda é se me hospedo em Lucerna ou Berna a principio, pq dp irei pra Lugano... E dp de volta a Zurique!!

Att..

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Cezaria! Você pode comprar o Swiss Pass e qualquer trecho avulso de trem convencional na Suíça em qualquer estação.

Faça reservas para Bernina, Glacier e Trem do Chocolate na internet, nos sites oficiais. Os sites oficiais estão listados nos posts dos trens panorâmicos. Não temos post do Trem do Chocolate, mas as informações estão no post de Montreux x Lausanne x Genebra.

Maria Cezaria
Maria CezariaPermalink

Bom dia A Boia!!

Tdas as suas dicas são muito valiosas ou valiosas demais!!!

Attt.

Maria Cezaria

Divina
DivinaPermalink

Já reservei os assentos no bernina express de Tirano a St Moritz. Nesta reserva já está inclusa a volta? Posso comprar os bilhetes na estação poucos minutos antes da partida? Como comprar pela internet?

Divina
DivinaPermalink

Ah, tentei comprar os bilhetes no site, mas não consegui; somente consegui reservar os assentos Tirano/St Moritz.
Atenciosamente,
Divina

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Divina! Você pode comprar o trecho em http://www.sbb.ch/en ou na hora, na estação. O preço não muda. As reservas de assento devem ser feitas no site do Bernina com antecedência, se você quiser ir no vagão panorâmico. Se quiser fazer o mesmo trecho em trem convencional, não precisa reserva. Se você só reservou a ida, a volta não está reservada.

Divina
DivinaPermalink

Oi, Boia! Muito obrigada pelas informacoes. Sucesso e paz!!!

Maria Cezaria
Maria CezariaPermalink

Olá, Diviva, achei interessante pode reservar os assentos ssem cmprar o bilhete? Vou deixar pra comprar la mesmo, pq aqui nao cnsigo comprar, e até compro, só q se paga uma taxa alta e vem pelo o correio, mas tem uma agencia de turismo q faz tdo isso...!!!!Pelo o que eu ja li nos sites, na consigo visualizar bem até qdo o Bernina e O Glacier funciona em Outubro??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Cezaria! É possível reservar os assentos dos trens panorâmicos nos próprios sites. Bernina e Glacier funcionam o ano inteiro. Entre novembro e abril o Bernina só vai até Tirano.

Maria Cezaria
Maria CezariaPermalink

Olá, A Boia!

Recebi um e-mail do Glacier Express, ele funciona somente até o dia 27 de Outubro!!

Estou aguardando mais outros contatos.

de mais algumas duvidas q tenho..

Pq irei ficar hospedada em Berna, no mais em Lucern, pq fica mais longe pra o meu deslocamento..

A minha duvida se alguem, souber tirar, é se ele vai e volta de Zermart, no mesmo dia! Ou Pego um outro Trem...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Cezaria! Você pode fazer o mesmo circuito do Glacier Express (e do Bernina, e do Wilhelm Tell Express, e da Golden Pass Line) em trens convencionais.

Não faça bate-voltas em trens panorâmicos. Use esse tipo de trem apenas se está cruzando a Suíça. Ir e voltar por um trem que pode levar 7 horas (no seu trajeto completo) é extremamente aborrecido, mesmo se for feito no dia seguinte.

Se você está em Berna ou Lucerna e não vai dormir em Zermatt, faça a Jungfraubahn em Interlaken. Já será suficientemente panorâmico e está do seu lado. O circuito é circular, vai por um caminho, volta por outro. Comece às 9 da manhã, e durará o tempo que haverá luz nessa época.

Segunda-feira vamos publicar um post com 30 roteiros pela Suíça.

Maria Cezaria
Maria CezariaPermalink

Passei pra uma agencia de Turismo, ela vai me dar as respostas na seunda-feira.. e qualquer coisa eu post aqui pra vc!!

Paulo Alexandre da Silva

Boa noite, A Bóia!
Minha noiva e eu vamos passar a nossa lua-de-mel em Lugano e queremos fazer esse passeio no Bernina Express entre St. Moritz e Tirano. Porém, o trem, no inverno, sai de St. Moritz às 10:45h, e Lugano dista 125km de St. Moritz, segundo a rota mais curta fornecida pelo Google Maps.
Cheguei a dar uma olhada nas opções de trem entre Lugano e St. Moritz e sempre a hora de chegada nesta última cidade é posterior à partida do trem.
Então, gostaria de saber se você sabe informar sobre a existência de linhas de ônibus entre Lugano e St. Moritz que facilitem o nosso passeio, ou, ao menos, se você poderia dar alguma sugestão que não implique passar a noite em St. Moritz.
Desde já, grato pela atenção e parabéns pelo site!

Paulo Alexandre

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! Trens panorâmicos não se prestam a esse tipo de viagem. Use para cruzar a Suíça, se estiver no seu itinerário.

Veja 30 itinerários prontos para usar na Suíça:
http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

-- A.L.
-- A.L.Permalink

Paulo, ônibus na Suíça são utilizados apenas como complementos da rede ferroviária.

Se vc for ao site da SBB, e procurar por viagens entre Lugano e St. Moritz, lhe será apresentada uma solução envolvendo trem + ônibus + trem. Tempo mínimo de viagem: 3h46.

Não se deixe enganar muito pelos 125km dessa rota: ela envolve 2 passagens alpinas, travessia de várias cidades em perímetro urbano.

Paulo Alexanndre
Paulo AlexanndrePermalink

Hum, entendi!
Então, que tipo de passeio, apenas para um dia, vocês sugerem para quem está hospedado em Lugano (final de novembro)? Aproveitando a oportunidade, vocês conhecem o Outlet Foxtown em Mendrísio? Sabem se valem a pena os preços?
Muito obrigado, A Bóia e A.L.!

-- A.L.
-- A.L.Permalink

Se vc quer fazer um giro panorâmico começando e terminando em Lugano, eu faria o seguinte roteiro: Lugano-Locarno (linha convnecional), Locarno-Domodossola (ferrovia panorâmica Centovalli), Domodossola-Brig-Spiez-Interlaken (linha convencional), Interlaken - Luzern (ferrovia panorâmica Golden Pass Line), Luzern - Lugano (linha convencional)

Uma outra alternativa sem usar a ferrovia Centovali é fazer a rota Lugano - Goscehenen - Andermatt - Brig - (Spiez) - Interlaken - Luzern - Lugano.

Uma terceira alternativa é vc ir direto a Luzern, subir no n. Pilatus ou então ir até Engelberg.

Todas essas são relativamente puxadas

Paulo Alexandre da Silva

Ok, A. L., muito obrigado! Vou dar uma lida sobre essas alternativas que você forneceu.

Jaqueline
JaquelinePermalink

Olá, dia 15/10 a 15/11 estarei com apto locado em monza, pertinho de milão no norte da Itália, para tirar a cidadania. Terei dias livres, gostaria que vc me sugerisse um roteiro dos lugares mais imperdíveis e melhor forma de ir. Quanto ao clima acredito que em novembro já deve estar bem frio, certo?! Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jaqueline! Sim, já estará frio.

Infelizmente não temos condição de montar roteiros personalizados.

Bethania Villela
Bethania VillelaPermalink

Salve Bóia!
Estou lendo tudo que vc publicou sobre a Suiça, bem como as perguntas e respostas pra ver se consigo me entender e produzir um roteiro bacana na Suiça e que, na medida do possível, possa incluir o Bernina Express.
Estou na fase "bem perdida", mas sei que vou conseguir dar um jeito.
Só pra confirmar, O Bernina, no inverno, elimina o trecho de ônibus que leva a Tirano, certo? E vai direto a Lugano, só em trem. De tudo que li, foi o que compreendi.
A Bóia me aconselhou fazer Chur/Lugano no Bernina. Nesse caso, devo dormir em Lugano e, de lá, buscar um modo de voltar pra Paris. Posso até tentar trens que parem em outras cidades na Suiça, antes de chegar a Paris, certo?
Aceito, sua experiente orientação.
Grande abraço,

Bethania

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bethania! Desculpe. Não percebi que você ia no inverno e também não registrei que você saía e voltava a Paris. O Bernina Express não é para você, por não permitir a continuação a Lugano.

É por isso que o Ricardo Freire escreveu expressamente no texto do post que eu não faria roteiros. Não dá. São muitos detalhes. Só você (ou um agente de viagens) pode resolver.

Escolha entre os 30 roteiros já prontos naquele outro post. É impossível não haver um que se encaixe, ou que necessite de poucos ajustes. E a propósito: essa sua recusa a incluir vilarejo de montanha não faz o menor sentido. Boa sorte.

http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Bethania Villela
Bethania VillelaPermalink

Oi, Bóia, só mais um último obrigada pela resposta. Não farei mais perguntas.

Deixei bem claro na minha 2ª pergunta que não pretendia que a Bóia elaborasse um roteiro pra mim, afinal não é esse o propósito do site e vc deixa isso bem claro e expressamente colocado em todas as oportunidades.

Meu 2º questionamento à Bóia deu-se porque percebi que ela não havia notado, no post inicial, que eu iria no inverno e que chegaria e voltaria via Paris.

Li muiiiito, textos e perguntas para não cair no lugar comum de muitos leitores que, claramente, deixam a Bóia um tanto quanto irritada...rsrsrs

Como tenho 9 dias pra cruzar a Suiça, achei que poderia fazer uma round-trip que incluisse o Bernina. Essa foi minha única dúvida desde a 1ª indagação à Bóia.

Quanto à minha recusa aos vilarejos de montanha,explico: tenho um problema de saúde com a altitude e não poderia me hospedar em locais acima de 1000m, mas achei que não deveria mencionar isso. Menciono agora, só pra fazer algum sentido...

Grata por tudo,

Bethania Villela

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

OK, Bethânia. A Bóia também tinha respondido à sua pergunta no outro post em que você fez a mesma pergunta. (Dica: NUNCA faça a mesma pergunta em posts diferentes. Causa a maior bagunça no site e dá confusões como esta.)

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/#comment-334574

Se você não pode com altitude, deveria ter deixado claro na primeira pergunta. Não somos adivinhos. E realmente a função da Bóia é o que ela disse: direcionar para o post em que as perguntas estão resolvidas.

Começar a montar roteiros individuais naquele post é abrir um precedente que não temos condições de continuar. Se você encontrar algum outro site no mundo, em qualquer idioma, que monte roteiros individuais personalizados de graça, para uma audiência do tamanho da que temos, me conte. Prometo estudar o modelo de negócio e tentar aplicar aqui...

Se você não pode subir a montanhas, então talvez não tenha por que ficar 8 dias na Suíça. Aproveite para alocar mais dias na França. Ou vá de Tirano a Milão, fique duas ou três noites e volte por Lucerna.

De todo modo, o post dos 30 roteiros tem tudo o que você precisa para montar uma viagem sem pegar grandes altitudes.

Mas não, não vamos começar a montar roteiros individuais. Lamento. O que podemos fazer é o que fazemos: posts informativos com tudo o que você precisa para se virar por conta própria. Boa viagem.

Raphael
RaphaelPermalink

Ricardo,

Estou planejando pegar esse trem a partindo de Tirano no inverno. Pelo que li no seu post, não vale à pena fazer esse trajeto já que anoitece cedo. Entretanto eu vi no site da Rhaetian Railway que tem um trem que sai de Tirano até Moritz saindo às 8:50 de Tirano. Você conhece esse trem? Sabe se ele passa pelo mesmo local e se é panorâmico também?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Raphael! O trem convencional faz exatamente o mesmo trajeto do Bernina. Durma em Tirano e pegue esse.

Raphael
RaphaelPermalink

Pois é, pensei em pegar esse trem. O problema é que não consigo reservar assentos, não é mesmo? Estou com um pouco de medo de acabar indo em pé na viagem.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Raphael! Dificilmente esse trem estará lotado, não se preocupe.

Rachel
RachelPermalink

Olá! Estou pretendendo fazer esse passeio em dezembro. Se eu pegar o trem de Chur até Tirano, consigo voltar de Tirano para Munique no mesmo dia? Vale a pena nessa época ou a paisagem não é tão bonita?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rachel! Durma em Milão. Voe a Munique.

dami
damiPermalink

Boa noite Boia !!!

Tô pretendendo fazer o Bernina express, saindo de Chur a Tirano e de lá pra Lugano.
Minha dúvida é, como tô pretendendo ir em abril ou maio, gostaria de
saber se há onibus de Tirano a Lugano nesse período..
Outro dúvida, se eu comprar o bilhete no site d Rail Europe, pelo site aqui no Brasil, o mesmo me dá direito ao onibus..Ou eu posso deixar pra comprar
em Chur, no dia anterior, já que pretendo durmir lá, uma vez que t^vindo de Innsbruck e tenho que durmi em Chur pra pegar o trem pela
manhã no dia seguinte .
obrigado...
Dami

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Dami! É preciso fazer reserva e pagar o suplemento para usar o trem e o ônibus. No site do Bernina, linkado no texto, você encontra a temporada de funcionamento.

P.S.: dormir é com "o".

voldiana
voldianaPermalink

Ola, estou montando uma viagem que iniciara na Italia e terminara na Suiça no inicio de abril de 2014. Estou na fase "perdida e com muitas duvidas" porque queremos sair de Milao e chegar a Zurique, de onde voltaremos para o Brasil.
Gostaria muito de fazer o passeio com o Bernina Express, mas tenho duvida se meu roteiro esta certo.

1 - De Milao devo seguir de trem ate Lugano e de la pegar o Bernina para ST Moritz e seguir ate Chur. De Chur para Zurique.
ou
2 - Sigo de Milao para Tirano de trem convencional e pego o Bernina Express de Tirano ate Chur, seguindo depois para Zurique.

Quantos tempo esta travessia vai levar?? Estou me programando para ficar na Suiça 3 ou 4 dias.

Para este trajeto vale a pena comprar o Swiss PAss??
Desde já obrigada pelas informações do site.
Atenciosamente

-- A.L. (Dois Mapas)
-- A.L. (Dois Mapas)Permalink

A opção é a 2, vá de trem de Milano até Tirano, e de lá siga com o Bernina Express. A rigor, vc pode completar todo o trajeto em um dia. Você poderia partir bem cedo de Milano no primeiro dia e vá até Pontresina ou St. Mortiz. Durma duas noites por lá (no segundo dia, suba ao Piz Boè e/ou faça um rápido bate-e-volta a Davos ou Kloisters).

No terceiro dia, parta de St. Mortiz ou Pontresina, vá até Chur e de lá suba até Arosa. Durma em Arosa. No quarto dia, vá de Arosa para Zurich.

voldiana
voldianaPermalink

Obrigada pelas dicas, adorei as sugestoes.
Se eu comprar o Swiss Pass consigo fazer todos esses trajetos de trem?.
Mais uma vez obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Voldiana! A partir de Tirano, sim.

Michele Canal
Michele CanalPermalink

Olá!!

Irei para a Europa no final de janeiro (inverno). Ficarei 2 dias na Suíça e depois irei para Milão. Pretendo ficar o primeiro dia conhecendo Zurique e no segundo dia pretendo ir para Milão utilizando o Bernina Express. Pergunto:

- Onde compro passagem de trem barata de Zurique para Chur?
- Onde compro as passagens de todos os trechos (Chur a Milão)?
- Nas paradas do trem, sabe se existe algum lugar que possamos andar de teleférico, esquiar?

Obrigada!!

Michele

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Michele!

Leia sobre Zurique:
http://www.viajenaviagem.com/2012/04/zurique-lucerna-berna/

Veja 30 roteiros pela Suíça:
http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Compre passagens em http://www.sbb.ch/en

Paulo
PauloPermalink

Olá,
Peço uma ajuda de vcs.
Faremos o trajeto Italia-Suíça-França no final de abril, e queremos fazer Milão-Tirano e pegar o panorâmico pelo Bernina. Como vamos depois para Paris pensamos montar base em Montreaux ou Lausanne.
Pergunto:
1- onde devemos parar para seguir para Montreaux/Lausanne: St Moritz, Davos ou Chur? É um trajeto muito longo para 1 dia? (Tirano-bernina express-Montreaux)
Você considera uma boa rota, ou melhor fazer base em outro lugar? Teremos 4 dias de Suíça, e estaremos com crianças.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! É um pouco puxado continuar viagem de Chur, mas é possível.

Veja todos os tempos de viagem e sugestões de itinerários para decidir:
http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Paulo
PauloPermalink

Sim, puxado...mais por estar com crianças.
Agradeço a resposta.
O post que me recomendou tem sido minha bíblia no momento, mas os roteiros descritos lá não usam o Bernina pelo panorâmico para fazer o caminho Italia-Suíça, usam sempre este trecho pelo trem convencional e recomendam outro panorâmico. Porém o Ricardo Freire falou maravilhas do Bernina, e decidimos fazer por ele. Então....estamos tentando montar esta rota de forma viável, mas será que é?
Conseguiríamos parando antes, em st. Moritz (são cerca de 2 hs, certo?) e dali seguir para Montreaux/Lausanne?
Agradeço sua paciência.....

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! A diferença entre o panorâmico e o convencional é apenas o tamanho da janela. O percurso é rigorosamente o mesmo. Os trens que partem de St. Moritz passam necessariamente por Chur.

No post dos 30 roteiros e no post de comparação entre St Moritz, Interlaken e Zermatt há os tempos de trem. Você pode pesquisar horários em http://www.sbb.ch/en .

Fabíola
FabíolaPermalink

Bom dia! Aproveitando este post:
Então todos os horários do Bernina tem vagões panorâmicos+convencionais? Vc escolhe ir no vagão convencional ou no panorâmico?
Achei que o panoramico era trem exclusivo, pois iria mais devagar....
Bóia: Pelo que entendi não tem trajeto mais curto de St. Moritz a outros pontos, necessariamente tem que passar por Chur? Aff... e de Tirano a Chur são 4hs..... Neste caso, fazendo este trajeto de entrada na Suíça, o mais indicado seria passar uma noite num local mais próximo a Chur, e só no dia seguinte seguir para sua base, certo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabíola! Só os horários marcados no site do Bernina Express têm vagões panorâmicos. Os outros horários só têm vagões convencionais. A velocidade de ambos os trens é idêntica. Dormir em Chur não é má idéia. Verifique nos posts indicados a duração da viagem de Chur a Lucerna e Montreux e de St Moritz a Lucerna e Montreux. Por favor: leia os textos, as informações estão todas neles.

Fabiola
FabiolaPermalink

Olá, Bóia, e pessoas,
Viajo bastante e monto meus roteiros com facilidade, porém a Suíça está sendo uma exceção. Temos um mundo de informações nos textos (sim, eu li, e continuo lendo....) e são tantas informações, tantas opções possíveis, que juntar tudo não é tarefa fácil.
A única peça que ainda não consegui encaixar foi entrar na Suíça pelo Bernina Expresspelo jeito a mesma situação do Paulo. Li muitas informações detalhadas do trajeto Suíça-Itália, mas sobre a rota inversa estou catando informações espalhadas aqui e ali e tentando encaixar.
Vi agora neste post que de St. Moritz não se vai a lugar nenhum sem passar por Chur, e isso muda tudo, o trajeto aumenta mais 2hs. Itália-Suíça pelo Bernina Express pode ser fantástico (como relatou o Ricardo Freire), mas um trajeto longo (4 hs de Tirano, 6,5 hs se sair de Milão) e chegando em Chur você ainda estará longe da sua base, seja ela qual for (foi essa minha pergunta). Força uma pernoite fora da base, ou talvez devemos decidir pela base mais próxima de Chur (qual será? Vou tentar descobrir - vamos aos textos novamente!)
Paulo, se conseguir encaixar esta peça compartilhe aqui! Farei o mesmo.
Bóia, agradeço muitíssimo suas informações, me esclareceram um pouco mais.
Parabéns pelo excelente site.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabiola! Durma em Chur, a cidade é uma gracinha. Ou vá a Zurique, 1h15 adiante. Ou Lucerna, 2h adiante.

O ideal é dormir em Tirano e começar a viagem mais cedo.

Paulo
PauloPermalink

Boa noite, Bóia,
Obrigada pela resposta.
Fabíola, também não estou conseguindo montar esta entrada na Suíça pelo Bernina Express de forma que não fique longas horas dentro do trem. Até Montreaux seriam mais 6hs! Vou tentar encontrar um lugar mais legal que Chur para fazer esta pernoite, e que não seja muito longe. Aceito sugestões!
Vamos ver se conseguimos uma solução.
Abraços a todos.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! Onde vocês estão vendo esses horários???

Chur-Zurique: 1h15. Chur-Lucerna: 2h10. Chur-Lausanne: 3h30. Chur-Montreux: 4h.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Paulo
PauloPermalink

Desculpe, Bóia, digitei errado, Chur até Montreaux 4hs, não 6.
Também me deparei com este "Bernina Panorama Winter", e não encontrei informações maiores sobre ele. Ele faz só uma parte do trajeto(até St. Moritz), sai às 9:40, a reserva é 5/pessoa. Não consegui saber se está incluído no SwissPass e pagamos só a reserva, assim como os outros.
Se souber alguma informação agradeço.
Paulo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! Não conhecíamos este trem. Ele faz exatamente a mesma rota dos outros, com janelas mais panorâmicas do que os trens regionais e menos conforto do que o Bernina, por isso o suplemento é menor. Em St. Moritz é preciso trocar de trem para seguir viagem. Veja horários em http://www.sbb.ch/en .

Fabíola
FabíolaPermalink

Bóia, por favor, dá um help....
Entrei no site do Bernina Express para ver horários na data que vou, (abril) Nesta data ainda seria data de inverno,e o Bernina Express tinha os seguintes horários:
Tirano-Chur saída às 14:04 (não tem horário pela manhã...)
Aí tem um link para a pág. "Bernina Panorama Winter", que parece ser trem extra especial de inverno (será?)(http://www.rhb.ch/Bernina-Panorama-Winter.2579.0.html?&L=4) Lá tem horário Tirano-St Moritz saída 9:40, mas só vai até St. Moritz.
O que é este "Bernina Panorama Winter"?
Se lá consta só até St. Moritz, o restante do trajeto até Chur deverá ser no convencional? Você sabe algo sobre isso?
Muitíssimo obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabíola! O Ricardo Freire diz que não é necessário pegar os trens panorâmicos para aproveitar a paisagem. Verifique horários para qualquer, qualquer, mas qualquer mesmo trecho suíço em http://www.sbb.ch/en . Obrigada.

Veja roteiros pela Suíça em:
http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Desculpe, não temos como acompanhar cada leitor na confecção ou na validação de cada passo do seu roteiro. Para isso existem os agentes de viagem. Nosso conteúdo é extenso e dá todos os caminhos para você fazer sua sintonia fina. A minha função é apenas direcionar o leitor para o lugar onde encontra o conteúdo já produzido. Grata pela compreensão.

Fabíola
FabíolaPermalink

Desculpe, acho que me expressei mal....não perguntei nada de horários, perguntei apenas se tinham informações sobre este "Bernina Panorama Winter".
Mas ok, desculpe, não é necessário responder.
Obrigada.

Camila
CamilaPermalink

Oi, Boia!
Estarei em Roma durante Natal e Reveillon, e gostaria de aproveitar e fazer uma visita rapida a Suica. Meu plano é:
24/12 - voo de Roma para Zurique, dia em Zurique
25/12 - trem para St Moritz ou Chur e Bernina Express
26/12 - dia em Tirano e trem para Milao

Duvidas:
Vale passar algum tempo em St Moritz ou Chur e pegar o Bernina no dia seguinte, deixando menos tempo para Tirano?
Conseguirei almocar em algum lugar no dia 25? rsrs

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! Pegue o primeiro trem a Milão. Não gaste tempo em Tirano.

Gabi
GabiPermalink

Oi Boia,

Montei dois roteiros na Suiça, mas estou com dúvidas de qual seria mais proveitoso e menos cansativo.

1)Base Lucerna para fazer o Titlis em um dia, no outro dia bate volta para Berna e no outro dia o Wilhelm Tell Express para Lugano.

2)Base Lucerna para fazer o Classic Ringi em um dia, no outro dia bate e volta para Berna e no outro seguir para Chur (pernoitar) e fazer o Bermina Express até Lugano.

Alem da dúvida em relação aos roteiros, gostaria de saber se preciso colocar no roteiro um dia exclusivamente para ficar em Lucerna ou dá para usar a tarde livre do dia que eu for ao Titlis pela manhã?

A outra dúvida é se o swiss pass dá desconto para deficientes físicos, pois não achei essa informação na internet.

Pretendo comprar o swiss pass na estação de trem ao chegar em Zurique e embarcar para Lucerna. Posso fazer a reserva do Bermina ou do Wilhelm Tell no mesmo guichê da compra do passe? A reserva desses trens panorâmicos têm que ser bem antes para não correr o risco de ficar sem o vagão panorâmico?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabi! Acreditamos que dê para reservar assento nos trens panorâmicos numa estação, sim. Mas não é preciso ter o passe ou a passagem na mão para fazer reserva de assento nos sites dos trens.

Sim, você pode turistar por Lucerna na tarde do Classic Rigi.

Como você já vai fazer navegação no lago no dia do Rigi, o Bernina acaba sendo mais interessante.

Patrícia Darugna
Patrícia DarugnaPermalink

Fiquei encantada com o post, a Suíça é realmente incrível!

http://www.viagensdicas.com

NANE
NANEPermalink

oi, vou chegar em lugano as 10 hs da manha, e vou volatar a Milão as 19:00, o que posso fazer nesse periodo. da para fazer Bernine? Vou dia 24/07

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nane! Não dá não. Faça um passeio no lago.

samanta
samantaPermalink

Ola Boia! Estarei em lucerna entre os dias 3-8/maio/14, depois irei a Nápoles, num outro post vc recomendou ir de aviao, mas pelo que procurei o tempo e custo da passagem nao vão compensar. Vc acha que poderia aproveitar o Wilhelm Tell Express ou bernina express e pegar outros trens ate napoles? Muito obrigada poe tds suas respostas!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Samanta! De Lugano a Nápoles são 6h30 de viagem, com baldeação em Milão.

Saindo de Lucerna no trem normal, 8h30, com baldeações em Arth-Godau e Milão.

antonio piekala
antonio piekalaPermalink

Quero sair de Genebra dia 25/04, gostaria de fazer um roteiro de trem passando por Zermatt -St Moritz e chegando a Milao dia 28/04. Ha trens fazendo este roteiro, alguma excursão ou passeio turístico com este trajeto?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Antonio! Desconhecemos, infelizmente.

Veja roteiros prontos pela Suíça e monte o seu:
http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Ilse
IlsePermalink

Olá!
Muito legal a generosidade (e paciência) com que vocês compartilham todas essas informações valiosas.
Estou acostumada a organizar minhas viagens, mas conhecia pouco sobre a Suíça. Agora o roteiro, em detalhes, está quase pronto. Mas tenho uma dúvida.
Estarei em Zurique e devo ir à Itália. Seguindo as dicas do Ricardo, pretendo sair de Zurique cedinho e pegar o Bernina em Chur. Mas não vou para Lugano e sim de Tirano para Milão. Também pretendo usar o Fast Bagagge. Posso despachar as malas em Zurique para Tirano - que não é Suíça (mas, por outro lado, é o final da linha?
Obrigada, desde já!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ilse! Não sabemos. Dê uma passada na véspera na estação de Zurique para perguntar se o Fast Baggage está disponível para Tirano. É possível que não esteja. Informe-se também sobre o horário de funcionamento; se você tiver que pegar um trem muito cedo para Chur, talvez o guichê ainda não esteja funcionando.

A.L.
A.L.Permalink

Lise, não há Fast Baggage em Tirano

Confira aqui (http://www.sbb.ch/en/station-services/services/baggage/fast-baggage/webabfrage.html) a lista de conexões onde é possível usar o Fast Baggage.

Ilse
IlsePermalink

Muito Obrigada. Farei isso.

Ivany
IvanyPermalink

Ola,
Pretendo fazer o trajeto Milão, Lugano, Tirano, Chur no final de agosto.
Posso fazer isso num mesmo dia ou vai ficar corrido?
Que tal as acomodaçoes em Chur? Ou melhor escolher uma cidadezinha proxima para me hospedar por um ou dois dias?
Depois disso quero passar por Vaduz e então uns dois ou tres dias no Tirol, você recomenda alguma cidade em especial ou devo escolher a capital do Tirol - Innsbruck?
Depois disso vou passar uma semana na Bélgica.
Estarei sozinha e estou contando em fazer todos os meus trajetos de trem, você acha viável?
Muito obrigada
Ivany

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ivany! Você vai precisar coordenar o horário do trem saindo de Milão http://www.trenitalia.com com o horário dos trens que vão pela rota do Bernina. Chur é uma cidade muito bonita.

Infelizmente não temos conteúdo sobre o Tirol.

De Innsbruck a Bruxelas são 9 horas de trem, com duas baldeações.

Maria
MariaPermalink

Oi Bóia. Eu vou fazer Bernina saindo Tirano a Chur as 10:03 ( trem 976) e pela tabela de horários ele chega as 12:17 em St. Moritz, aí tem que pegar o trem (950) as 16:24 em Samedem e chega em chur 18:27.
Vocês sabem me dizer como vou de st. Moritz até Samedem ?
Só tem esse horário? então não dá para chegar mais cedo em Chur.
Obrigada
Maria
.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria! Que dia você está pesquisando?

Fabíola
FabíolaPermalink

Oi, Bóia,
Vamos fazer o Bernina agora em abril. O trem sai 9:40 e pelo o que eu entendi nosso panorâmico acaba em St. Moritz. Queremos fazer pelo menos 1 parada ao longo do trajeto até Chur, pois estaremos com crianças e acho que direto vai ser puxado (nosso final será em Berna, total 6hs de trem...).
Você aconselha parar em St. Moritz para conhecer? Se não, o que seria mais interessante para uma parada no trajeto St. Moritz - Chur?

Fabíola
FabíolaPermalink

Oi, Bóia,
Testando sua paciência.....mas me dá esta dica! ????
Chegaremos em St. Moritz na hora do almoço, vale a pena parar lá pra conhecer, almoçar, e depois seguir pra Chur? Ou melhor ir direto?
Decidimos pernoitar em Chur.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabíola! St. Moritz como cidade não tem graça nenhuma. Você precisaria de um dia para subir a seus picos.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/suica-interlaken-x-zermatt-x-st-moritz/

Meire
MeirePermalink

Gostaria de sugestão partindo de Milão para Suiça estou indo com a família - casal e dois filhos adultos. Achei interessante o trem do chocolate, mas não sei se compensa, pela quantidade de dias 5 dias. Posso fazer a Suiça nos segtes dias: 18/05/2014(domingo) a 22/05/2014 de volta à Milão. OU 23/05/2014,( após à 13Hs pois temos uma visita a última Ceia), partindo de Milão até dia 29 ou 30 Maio de 2014. O nosso voo para o Brasil parte à 18eeko do dia 30/05/2014 de Milão. Não gostaria de passeios com correrias.
Agradeço se puder me ajudar. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Meire! Temos sugestões de roteiros aqui: http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

A.L.
A.L.Permalink

Com 5 noites disponíveis, eu as dividiria em 2 noites em St. Moritz (percorrendo a ferrovia cência Berninabahn) e 3 noites em Luzern, com day-trip para Jungraujoch em um dia de tempo bom.

Fabio
FabioPermalink

Oi Boia!!! Primeiramente parabéns pelo excelente nível de informações!!!
Vou ficar 3 dias na Suiça com base em Berna, de lá sigo para Milão, você acha possível/viavel eu aproveitar o último dia pra ir à milão via Bernina Express? Ou seja, em vez de ir num trem direto de Berna para Milão, pegar um trem de Berna para Chur, Davos ou St. Moritz e de ló o Bernina até Tirano e de lá um trem para Milão.
Estando com Base em Berna e sabendo que de lá vou para Milão, há outro trem panorâmico mais viável/facil do que este?
Muito obrigado!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabio! Se você sair supercedo, é possível. Simule os horários em http://www.sbb.ch/en .

O outro trem panorâmico é o circuito Wilhelm Tell Express, que sai de Lucerna e combina barco com trem. Há um link para o post ao pé do texto.

A.L.
A.L.Permalink

Essa viagem Bern-St.Moritz-Tirano-Milano é absurda, tomaria mais de 10h.

O que vc pode fazer é esse trajeto: Bern-Interlaken-Luzern-(Arth-Goldau)-Milano, que inclui trechos da Golden Pass Line e do Wilhem Tell Express.

maria
mariaPermalink

Oi Bóia.

Tem muita diferença da primeira classe para segunda no Bernina?
Muito obrigada.
Maria

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria! As janelas são mais panorâmicas na primeira.

Laila
LailaPermalink

Olá, adorei as informações.
Você sabe se dá pra fazer o trajeto contrário.... de Lago Como até Lugano de Trem?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Laila! O mesmo trem que vai, volta smile

Lebarbenchon
LebarbenchonPermalink

Boa noite, Bóia.
Penso(família com filhos adolescentes) viajar janeiro/2015 para Itália. Gostaríamos de fazer um passeio trem panorâmico para Suíça.
Qual a sugestão para quem, como nós não conhecemos a Suíça e não temos experiência alguma com trens(queremos evitar conexões)
Obrigado.
Cássio

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lebarbenchon! Peguem o Bernina Express em Tirano até Chur (prossigam de trem a Lucerna) e voltem pelo Wilhelm Tell Express de Lucerna a Lugano.