Veneza: como chegar e como se locomover

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Veneza: barcos da Alilaguna desde o aeroporto

Não é todo dia que você visita ou se hospeda numa cidade em que as avenidas são, ahn, pavimentadas com água. Quase nada do que você aprendeu por aí vale aqui. Às instruções, pois.

--> Como ir do aeroporto de Veneza ao seu hotel

Ônibus

A maneira mais barata de ir do aeroporto Marco Polo a Veneza é com o Aerobus, o ônibus da ATVO (a cia. de transportes local) que por 6 euros (11 euros ida e volta) leva ao terminal de ônibus da Piazzale Roma (este aí da foto de baixo; mas o Aerobus não é nenhum desses bumbas, não). O trajeto é feito em 20 minutos. O primeiro ônibus sai da Piazzale Roma às 5h; o último sai do aeroporto à 0h20. Por favor: confira horários atualizados aqui (linha 35). Existe também um Aerobus a Mestre. O primeiro ônibus sai de Mestre às 5h20; o último sai do aeroporto à 0h20. Por favor: confirme os horários atualizados aqui (linha 35B)

Terminal de ônibus da Piazzale Roma

(Há também um Aerobus que vai a Mestre, onde está a porção continental (e absolutamente convencional) da cidade. Se o seu hotel ficar por lá, saiba que o ônibus também custa 5 euros (9 euros ida e volta) e que o trajeto é feito em 17 minutos. Veja o horário aqui.)

Existe um segundo aeroporto vendido como sendo "Veneza" por algumas low-costs (a principal delas, a Ryanair). Na verdade trata-se do aeroporto de Canova, em Treviso. A ATVO também tem um Aerobus que faz o percurso Canova-Mestre-Veneza. Até a Piazzale Roma dá 1h10 de viagem. O aeroporto de Canova/Treviso estará fechado para manutenção até dezembro de 2011.

A Piazzale Roma é vizinha à estação de trem Santa Lucia. Para ir da Piazzale Roma até o seu hotel, leia o tópico "Como ir da estação de trem ao seu hotel".

Alilaguna

Se o seu hotel ficar perto de alguma estação servida pelos barcos da cia. privada Alilaguna, cacife os 15 euros da passagem. A linha mais útil à maioria dos visitantes é a Arancio (laranja), que chega ao Rialto em 57 minutos e a San Marco (Santa Maria del Giglio) em 1h15. (Se o seu hotel fica perto da estação Santa Lucia, não vale a pena ir de Alilaguna; o ônibus é 20 minutos mais rápido). Já a Linea Blu liga o Aeroporto ao Terminal de Cruzeiros em entre 1h15 e 2h (dependendo do número de paradas), passando por Murano, Lido, San Marco, Zattere e Giudecca. O primeiro barco da linea Arancio sai de San Marco (Santa Maria del Giglio) às 5h48; o último sai do aeroporto à 0h05. O primeiro barco da linea Blu sai do Giudecca Hilton às 4h35 da madrugada; o último sai do aeroporto à 0h15. Veja os horários da linha Arancio aqui e da linha Blu aqui.

Barco compartilhado

A partir de duas pessoas é possível dividir um barco até o píer mais próximo do seu hotel. Custa 27 euros por pessoa e o barco pode levar até 8 passageiros (e, portanto, fazer até oito paradas pelo caminho). Mais detalhes aqui.

Táxi aquático

É o jeito mais chique e cômodo de chegar. Um táxi aquático pode se embrenhar pelos canais menores e deixar você o mais perto possível do seu hotel. Custa 90 euros (ida e volta, 170 euros). Mais detalhes aqui.

Leia mais: 70 hotéis de Veneza comentados pelos leitores (com mapa!)

--> Como ir da estação de trem Venezia Santa Lucia ao seu hotel

A pé

Muita gente procura hotéis nas imediações da estação Santa Lucia (no bairro contíguo de Canaregio ou do outro lado do canal em Santa Croce) para poder chegar com as próprias pernas. Neste caso, certifique-se de que o hotel fique realmente perto da estação. Ao ler instruções de percurso no site do hotel, preste atenção num detalhe: as pontes.

Ponte em Veneza

Ponte em Veneza não significa apenas um vão calçado por cima de um rio ou canal; ponte em Veneza significa necessariamente degraus, degraus e mais degraus. Por isso muita gente opta por deixar a mala no guarda-volumes da estação (preço por dia: 11 euros por volume) e ir para o hotel com apenas uma mochila.

De vaporetto

Deve ser o transporte público mais caro do planeta: um bilhete simples custa 6,50 euros (vale por 60 minutos numa mesma direção). É bem provável que você não consiga ir sentado -- e sua mala certamente irá em pé também. Se você planeja fazer outras viagens de vaporetto nas 24, 48 ou 72 horas seguintes, compre direto um passe (leia mais adiante, em "Como se deslocar em Veneza"). Existem também passes de vaporetto combinados com o ônibus do aeroporto.

Vaporetto em Veneza

Pois bem -- o vaporetto vai deixar você numa estação próxima ao seu hotel. Da estação ao hotel é por sua conta -- inclusive a passagem pelas pontes cheias de degraus. Para o recém-chegado, orientar-se pelas vielas venezianas é superdifícil, mesmo com mapa ou instruções detalhadas à mão (talvez com um GPS instalado no celular e atualizado você chegue sem erros).

Veneza

Um jeito de evitar maiores perrengues é deixar a mala grande na estação (a 4 euros as primeiras 5 horas, ou 11 euros por 24 horas), comprar um passe de vaporetto, achar o hotel só com a mochila e deixar para voltar com a mala mais tarde, depois de ter aprendido o caminho direitinho. (Esse conselho vale especialmente para quem se hospedar nos cantinhos mais remotos e menos turísticos de bairros como San Polo e Dorsoduro.)

De táxi aquático

O conforto de chegar o mais perto possível do seu hotel mesmo que ele se localize longe do Canal Grande custa 60 euros para até 4 pessoas desembarcando no mesmo ponto. Mais detalhes aqui.

--> Como se locomover por Veneza

A pé

O grande barato de Veneza, todo mundo já disse, é se perder. E você só se perde a pé. Saia das ruas de passagem, atravesse para o outro lado do Canal Grande, descubra os campos (praças), os becos, os canaizinhos recônditos. É de grátis smile

De vaporetto

Lá em cima eu disse que era o transporte público mais caro do mundo. Mas que outro transporte público faz de cada mínimo trajeto um tour por Veneza? Batalhe por um lugar à janelinha -- ou no pequeno convés -- e deslumbre-se.

Passes de vaporetto para visitantes

Bilhete magnéticoO bilhete simples custa 7 euros e mantém a validade durante 60 minutos na mesma direção (ou seja, dá para parar no caminho e reembarcar no mesmo sentido antes de expirar o prazo).

Já os passes para visitantes custam 18 euros (12 horas consecutivas), 20 euros (24 horas), 25 euros (36 horas), 30 euros (48 horas), 35 euros (72 horas) e 50 euros (7 dias). Por alguns euros a mais, todos podem incluir o Aerobus do aeroporto (ida ou ida e volta). Veja todos os preços aqui.

As linhas principais do vaporetto funcionam entre 5h e meia-noite. Na madrugada há linhas noturnas, que fazem um serviço espaçado, de 40 em 40 minutos. Veja todos os horários aqui (role a página e procure linhas 1, 2 e a noturna N Lido-Canal Grande).

Atenção: é preciso validar o passe numa das maquininhas dos pontos de embarque. Apesar de ser de papel, o cartão é magnético; basta chegar perto da maquininha e o painel avisa se está válido ou não.

Um bom uso do passe de vaporetto é comprar o de 24 horas para fazer um tour de todas as ilhas do arquipélago veneziano (Lido, Murano, Giudecca), de repente dando um pulinho no Arsenal (onde está a Biennale). Começando às duas da tarde num dia longo (entre o meio da primavera e o meio do outono), dá pra extrair o máximo do passe. Eu só faria o passe para todos os dias da estada se tivesse problemas de locomoção; caso contrário, o passe do vaporetto pode acabar dando preguiça de bater perna (e descobrir a Veneza longe do Canal Grande).

Vaporetto em Veneza

Leia mais: 70 hotéis de Veneza comentados pelos leitores (com mapa!)

--> Como ir de Mestre a Veneza

Há trens freqüentes, que fazem o trajeto em 8 minutos. Cada trecho no trem regional custa 2,90 euros. O primeiro trem sai de Mestre às 5h; o último sai de Veneza (Santa Lucia) à 0h36. A ATVO também faz o trajeto de ônibus, com a linha 8a. A passagem custa 3,50 euros ida (6,40 euros ida e volta). À noite funciona a linha N1, de 40 em 40 minutos (veja horários aqui).

--> Como ir do Terminal de Cruzeiros a Veneza (e vice-versa)

O Terminal de Cruzeiros ("Porto Crociere" ou "Marittima" em italiano, "Cruise port" em inglês) fica próximo à Piazzale Roma. Um monotrilho, chamado People Mover, liga a ilha-estacionamento de Tronchetto ao terminal e continua à Piazzale Roma. O trajeto até a Piazzale Roma custa apenas 1 euro e menos de 3 minutinhos. De lá você segue a pé ou de vaporetto por Veneza (leia mais acima). O People Mover funciona entre 7h e 23h em dias úteis, e entre 8h30 e 21h fins de semana e feriados (ate 22h no verão). É possível também pegar a Línea Blu da Alilaguna, que vai à Giudecca e ao Zattere antes de chegar em San Marco e Rialto -- e segue até o aeroporto. A passagem para qualquer ponto da linha custa 15 euros. Veja horários da Alilaguna aqui.

--> Viajar a Veneza: carro, trem ou avião?

Um carro em Veneza só serve para dar despesa: você paga a(s) diária(s) do aluguel mais a(s) diária(s) do estacionamento. Tente fazer de Veneza o início ou o fim do seu périplo italiano; assim você pode pegar o carro depois de visitar a cidade ou entregar o possante ao chegar (ou na última cidade em que ele for necessário).

Se você já estiver no centro ou no norte da Itália, recomendo que chegue a Veneza de trem. De Milão são 2h30; de Florença, 2h, e de Roma, 3h40, nos trens mais rápidos. Compre com antecedência e você pode conseguir a tarifa Mini, que é super em conta (veja como aqui). Compre até Veneza Santa Lucia, que é a estação final (Veneza Mestre é a última estação do continente, e serve apenas para quem vai se hospedar por lá).

Caso Veneza seja o seu primeiro destino na Itália -- seja vindo do Brasil, seja de algum outro país europeu -- recomendo que você venha de avião. Veneza é ligada por vôos diretos às principais cidades européias. Saindo do Brasil você pode fazer uma conexão imediata em lugares tão díspares quanto Lisboa, Paris, Amsterdã ou Frankfurt -- às vezes por tarifas mais em conta do que voando direto à Itália (e sem precisar se virar para continuar a viagem). Vindo de outros pontos da Europa, no mínimo procure orçar quanto fica incluir o(s) vôo(s) intra-europeu(s) na sua passagem transatlântica. Na maioria das vezes compensa. Ao comparar com preços de low-cost, lembre-se que os preços de low-costs normalmente estão cotados em euros, enquanto os preços de passagens aéreas internacionais comprados no Brasil estão em dólar. Tenha em mente também que low-costs impõem rigorosas limitações de bagagem (e cobram uma fortuna por cada quilo extra), além de cobrar à parte por despacho de bagagem, check-in e operação por cartão de crédito. (Leia mais aqui.)

Leia também:

70 hotéis de Veneza comentados pelos leitores (com mapa!)

Todas de Veneza no Viaje na Viagem


Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

853 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
maria
mariaPermalinkResponder

Oi Bóia.

Desculpe fiquei sem entender, em Mestre tem guarda volumes?
Muito obrigada
Maria José

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! Na estação de trem de Mestre tem.

Marcos
MarcosPermalinkResponder

Parabéns pelo excelente site de informações valiosíssimas para quem vai viajar! Estarei em Pádua e gostaria de saber se consigo comprar na hora tickets de trem para Veneza, ou corro o risco de o trem estar lotado e perder o passeio, ou seja, devo comprar antes ou não? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcos! Há trens freqüentes; os regionais não requerem reserva e levam passageiros em pé.

Márcia de Freitas Cortez

Parabéns pelo excelente site. Suas informações são sempre bem vindas.
Eu e minha família, cinco adultos, estaremos chegando no aeroporto de Veneza no dia oito de junho.Pretendemos pegar um táxi aquático até nosso hotel, Tribute to Music. Gostaria de saber se há facilidade em conseguir esse tipo de transporte sem previa contratação. Ou seja, tem táxi aquático disponíveis o tempo todo? Obrigada, abraços
Márcia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Márcia! Tem.

Dionor a ferreira

Sua informação foi ótima. Em novembro estarei em Veneza para uma viagem no MSC Preziosa. Muito obrigado

Silvana
SilvanaPermalinkResponder

Boia, agora em junho, vou passar por Veneza, e como vou estar com malas vou tentar deixar num guarda volumes. Obrigada pelas dicas!

natalia
nataliaPermalinkResponder

Ola Ricardo! Parabéns pelo site, as dicas são ótimas.
Vou em novembro para a Italia em Lua de MEl e estamos em dúvida sobre como fazer o percurso de Verona a Veneza. Não sei se é melhor devolver o carro em Verona ou depois em Veneza, o que você acha?
Obrigada,
Natalia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natalia! Você não disse de onde vai estar vindo, mas você não precisa de carro nem em Verona, e nem em Veneza.

Lia Mara
Lia MaraPermalinkResponder

Boa tarde, primeiro gostaria de parabenizar pelo site. Sempre consulto e utilizo as dicas que são de grande ajuda. Vou para Pádua em dezembro e meu vôo desce em Veneza, vindo Roma. Gostaria de saber qual a melhor forma de me locomover de Veneza a Pádua, com malas de 4 adultos. Seria aeroporto/estação de trem? O aeroporto é longe da estação de trem? Como faço para comprar os bilhetes? Creio ser essa a melhor forma de locomoção até Pádua. Poderia me ajudar? Muito obrigada, Lia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lia!

Há um ônibus direto a Pádua:
http://www.fsbusitalia.it/cms-file/allegati/fsbusitalia/Aeroporto-inv-2013-14.pdf

Compre ao chegar.

josilene
josilenePermalinkResponder

Adorei o site. As dicas são ótimas. Em julho estarei indo de Roma para Veneza. Na verdade eu e meu marido pretedemos fazer um tour por 10 cidades da Europa. Estou tentando montar um roteiro, por isso preciso de dicas de atrações turísticas e locolomoção. Muito obrigada

Josélia
JoséliaPermalinkResponder

Vou chegar em Veneza de Navio, ficar 1 dia em Veneza e
Depois seguir para Milão. Vc aconselha ir direto do porto
Para a estação de trem guardar as malas lá e seguir apenas
Com uma mochila para o hotel ?
Qual a estação de trem que devo me dirigir?
Preciso comprar com antecedência o ticket de
Veneza para Milão ?
Obrigada e aguardo sua informação

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Josélia! Sim, o procedimento de deixar as malas na estação está explicado e recomendado no texto.

Compre passagem de trem em http://www.trenitalia.com com 60 dias de antecedência.

Bianca
BiancaPermalinkResponder

Olaaa, estarei indo com 5 adultos pro norte da Itália no início de agosto e vou direto do Rio de Janeiro pra Veneza. Tenho 2 noite por la. E gostaria de ir a Verona, além de conhecer Veneza. Como faço pra ir pra Verona. E vc acha q 2 dias é pouco?
Desde já agradeço!!
Obrigado
Bianca

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bianca! Verona está a uma hora de trem de Veneza. Você pode fazer este bate-volta numa tarde.

Andre soares
Andre soaresPermalinkResponder

Ricardo,
Parabéns pelo excelente trabalho. Uma duvida estarei chegando a Tirano pelo Bernina Express, a partir desse ponto qual seria a melhor opção para ir a Veneza? Você aconselha alugar um carro para esse trajeto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! Quem responde é A Bóia. Trem a Milão e trem a Veneza. Veja horários em http://www.trenitalia.com. Selecione "tutti i treni". Para o trecho Tirano-Milão pesquise sempre para os 7 dias subseqüentes -- para além disso os trechos ainda não terão entrado no sistema.

Regina Rizzolo

Bom dia! Chego de Milao na estacao Santa Lucia com uma Pessoa com dificuldade para caminhar. Onde pe go um taxi aquatico para ir ao hotel excelsior Em lido de veneza? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Regina! O site do hotel tem as dicas, em Português: http://www.hotelexcelsiorvenezia.com/pt/localizacao/

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Socorro Ric e Bóia!!!! Vou à Veneza em setembro e comprei on line aquele bilhete de transporte público da ACTV...recebi a confirmação via mail com nº certim...mas não sei como utilizar/trocar...
Procurei em todo lugar mas não achei a informação. Parece que tenho que trocar num dos pontos de troca, mas eu queria saber se tem como validar em alguma máquina, pois vou ficar em Mestre.
Valeu pela ajuda!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiana! Imprima o recibo (é o voucher) e troque pelo ticket em algum desses postos da ACTV:

Alilaguna na doca do aeroporto Marco Polo
Estacionamento Tronchetto/Piazzale Roma
Piazza San Marco (perto dos Giardineti Reali)

For Actv tickets you have to go to Alilaguna Ticket Office at the M.Polo Airport dockyard. You can also change this voucher for Actv tickets at Tronchetto car park, or in San Marco's Square, near Giardinetti Reali entrance.

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Olá bóia, estou chegando em Veneza de avião e queria comprar logo meu translado para o hotel. Vou ficar no Best Western Hotel Ala, localizado no San Marco -campo Santa Maria del Giglio. Gostaria de saber qual a melhor opção e a média de tempo pra chegar no hotel

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandra! Como está escrito no texto e respondemos um sem-número de vezes nesta caixa de comentários, entre no site do seu hotel ou mande um email para saber os detalhes específicos do traslado até ele. Obrigada.

Mônica
MônicaPermalinkResponder

Gentileza de me informar:
Chegaremos (04 pessoas) em Veneza dia 137\2014 através de cruzeiro. Seguiremos pra Roma no mesmo dia. Dia 13, às 5h A.M. , será o término do cruzeiro. É demorado pra sair do navio? (questão de pegar malas e tudo mais) Como chegar até a estação de trem Santa Luzia? Pensamos em comprar bilhete para Roma as 9h , mas será que dará tempo?
Grata,
Mônica

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mônica! Em princípio dará tempo. Mas o imponderável acontece. Programe a viagem para um pouco mais tarde, deixe as malas na estação e aproveite a manhã para esticar as pernas fazendo um passeio por Veneza antes dos turistas do dia chegarem.

suzi da silveira

Boa tarde!
Vamos pra Italia em Janeiro e depois de Toscana, etc...(de carro) vamos a Veneza or 3 dias. Vc comentou sobre o alto custo desnecessario de estacionamento. Onde poderiamos ficar nas redondezas de Veneza que tenha estacionamento?
Obrigada pelas dicas do site!! são excelentes!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Suzi! O melhor é devolver o carro em Veneza ou em Florença, chegando em Veneza de trem. Há estacionamentos em Mestre e na Piazzale Roma.

Luiz Di Domenico

Olá. Em julho estarei em veneza, e pretendo conhecer a cidade de frisanco, vc saberia me informar se há
Ônibus ou trem de veneza para la?? Desde já, agradeço a informação !!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! Você vai precisar ir de Veneza a Udine, e de Udine a Frisanco. Veja: http://www.oraribus.com/orari.php?da=Venezia&a=Frisanco

Paulo Cesar
Paulo CesarPermalinkResponder

Ola Bóia, parabens pelas dicas. Estou em Roma com um carro alugado e pretendo dar um passeio por Veneza, qual o local mais próximos recomendado que devo ir com o carro. Tem alguma cidade próxima que posso me hospedar com estacionamento incluso e ir de trem ou aerobus para Veneza ou consigo chegar de carro até Veneza via terrestre?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo Cesar! Sim, você consegue chegar de carro. De Roma, são aproximadamente 5h20 de viagem. Existem estacionamentos em Mestre, no continente, e também na Piazzale Roma, na entrada da cidade. Como o post acima explica, você vai gastar com a diária do carro e com o estacionamento. E Veneza merece mais do que um passeio. Pense em pelo menos 2 noites.

maria aparecida Barbosa

Ola Ricardo! Parabéns pelo site!

Eu e mais 3 irmãs vamos para Veneza fazer um cruzeiro que tem previsão de chegada as 9:00h no terminal da Costa Cruzeiros( normalmente a gente só consegue sair do navio 1 hora após a chegada). Então, qual o meio de transporte que devo utilizar para chegar o mais rápido ao aeroporto Marco Polo, pois tem que estar lá para a última apresentação de embarque até 12:15h?
Você pode me ajudar?
Desde já agradeço
Maria

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Aparecida! Pegue o monotrilho do porto até a Piazzale Roma (5 minutos) e lá, um táxi ao aeroporto.

Mark
MarkPermalinkResponder

Hi Ricardo, congratulations for your blog and apologize for not speaking Brasilian.
I would like to add information regarding water taxis: from Marco Polo airport to the taxi pickup point there are about 10/15 minutes walk. There are free carts to take luggage, but the journey can be annoying, especially with the summer heat in the daytime.
There are companies that offer private taxi transfer by water taxi servcio including a private minivan transfer from the airport to the collection point of the water taxi. The service includes personalized welcome at the airport (meet & greet) and luggage assistance. the final price is around 150 €
Best Regards
Mark
http://www.booktaxivenice.com

Carlos m
Carlos mPermalinkResponder

Ola, estamos indo de carro de Roma para Veneza, com muuitas malas. Você sabe se é muito caro deixar as bagagens no aeroporto por dois dias? E na estaçao de trem? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Espere pagar cerca de 11 euros (preço de 2011) por volume.

Leonardo Alencar

Olá Bóia, boa tarde.
Farei uma viagem em novembro de 2014 para Itália e meu voô de volta para o Brasil parte do aeroporto Marco Polo em Veneza as 6h30.
Estou quebrando a cabeça para decidir como vou fazer no meu último dia de viagem, uma vez que estarei em Florença e partirei para Veneza apenas para pegar o voô de volta. O que você me sugere?
Pensei em pegar um trem em Florença no dia anterior a noite e chegar por volta das 0h em Veneza e aguardar as 6h no aeroporto mesmo.... Não estou encontrando outra alternativa, uma vez que não encontrei nenhum trem que parta as 0h ou 1h da manhã de Florença.
Pensei também em ir para Veneza no dia anterior e ficar em algum hotel, mas desta forma teria q acordar as 4h da manhã para ir ao aeroporto...
Poderia me ajudar?
Muito obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! A melhor idéia é pernoitar na cidade de onde vai sair o seu vôo para o Brasil. Existe uma boa oferta de hotéis bem próximos ao aeroporto; veja no Booking.

Leonardo Alencar

Ok. Conseguirei pegar um taxi as 5h facilmente?
Será minha primeira viagem a Veneza, então não conheço região.
Obrigado!

Leonardo Alencar

Ah, não será necessário taxi. hehehe
Obrigado pela ajuda!

Juliana Daitchmann

Olá!! Vou à Veneza em janeiro de 2015 e meu voô de volta ao Brasil, sai às 06:30 da manhã, ou seja, tenho que estar no aeroporto no máximo às 5:00h. Qual o melhor meio de transporte (não encontrei nos links da reportagem nenhum que funcionasse de madrugada). Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! O ideal seria passar a última noite num hotel próximo ao aeroporto.

Existe uma linha noturna do vaporeto (é a última da lista):
http://www.actv.it/sites/default/files/ultimorario.pdf

O ônibus da ACTV funciona a partir das 4h e até a 1h:
http://www.actv.it/pdf/urbano/U-5.pdf

Igor Seraphim Bezerra

Boa tarde,
encontrei o seu site hoje olhando o google e gostei, pois tem muitas pessoas falando bem, preciso da sua ajuda vou viajar para a Italia dia 25 de agosto e vou passar dois dias em veneza qual o hotel que você sugere que fique perto pois, vou chegar de trem em veneza
grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Igor! Veja os hotéis mais indicados pelos nossos leitores, aqui: http://www.viajenaviagem.com/2012/03/70-hoteis-veneza/

Alecsandra
AlecsandraPermalinkResponder

Boa noite!
Primeiramente quero agradecer pela boas dicas e sua dedicação em nos atender de forma tão gratuita.
No início de setembro/2014 irei c/ minha irmã e mãe p/ Itália e começaremos por Veneza. De lá, pretendemos ir p/ Verona, depois Florença, Roma... E, apesar de já ter lido muuuitas dicas, ainda restam dúvidas. Se pudesse nos esclarecer umazinha (dentre tantas), agradeceríamos demais. Pesquisas de trem de Vez/Ver aparecem 2 locais de partidas: Sta. Lucia e Mestre. Estaremos hospedadas em Cannaregio. Qual melhor opção? Grata, Alecsandra

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alecsandra! Santa Lucia fica em Veneza, Mestre no continente. Por favor: leia o texto, está tão explicadinho...

ANA
ANAPermalinkResponder

Amei seu blog!
estou indo com familia,somos 06 pessoas adultas e ha idosos tambem,ficaremos em mestre ,como seria melhor ir para Porto,iremos pegar um cruzeiro.
Aguardo suas dicas
obrigada
Ana

Jobair Ubiratan

Por favor, em Veneza como chegar mais fácil da estação ferroviária ao hotel que fica em Calle Buccari 10, Castelão.
Agradeço muito a vc , que ouço sempre na Band News e este blog que me auxilia muito em todas as viagens. Grato pelo seu trabalho e em particular por esta questáo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jobair! Siga as dicas do post acima! É sempre recomendável checar também com o seu hotel.

Bianka
BiankaPermalinkResponder

Bóia, mais uma vez aproveitando de suas boas dicas para organizar minha viagem a Itália. Me ajudaria informar se transportar uma mala( 65cm de altura) pelo vaporetto é possível e quais são os horários de pico no início de setembro. Penso em não usar o bagageiro da estação ,já que meu hotel se encontra a 200 mts da praça de São Marcos,desde já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bianka! Você pode embarcar com a mala no vaporetto, sim. Note apenas que não haverá ajuda para entrar ou sair com ela do barco.

carlos coccarelli

boa tarde, ricardo, estaremos em veneza entre 13 e 16 de janeiro de 2015 e de lá partimos para verona. tens noção dos preços de passagens de trem e de ônibus entre as duas cidades?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Você pode orçar passagens em http://www.trenitalia.com . Pesquise para uma data daqui a 90 dias, que é antecedência ideal para conseguir as passagens mais descontadas.

Bárbara Lins
Bárbara LinsPermalinkResponder

Esse é o site mais completo de viagens que eu já vi na vida, o(s) administrador(es) está(ão) de parabéns! É a minha primeira viagem à Europa e meu destino na Itália começa por Veneza, pois sou apaixonada por essa cidade.. Eu queria saber se hospedagem nos arredores da estação Venezia Santa Lucia é uma boa ideia, ou se é melhor ficar na área da Piazza San Marco, porque eu vou de trem até Florença depois.. Agradeço se me ajudarem a decidir...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Barbara! A hospedagem perto da estação facilita o transporte de malas.

Anderson
AndersonPermalinkResponder

Chegarei a Veneza de navio. Como faço para ir a Treviso, onde fiz a reserva do hotel? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anderson! Vá de people mover para a Piazzale Roma, atravesse a ponte para a estação de trem, pegue o trem para Treviso. Veja horários em http://www.trenitalia.com .

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Como vou estar saindo de Turim e indo para Verona, gostaria de saber se tem guarda malas na estação de trem , pois irei passar o dia em Verona, depois iria para Milão onde de lá embarcaria de volta ao Brasil

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flavia! Sim, existe guarda-volumes na estação Verona Porta Nuova: http://www.grandistazioni.it/cms/v/index.jsp?vgnextoid=04b3e8dceee6b110VgnVCM1000003f16f90aRCRD

Sonia Bonacin
Sonia BonacinPermalinkResponder

Pretendo ir p Europa em maio de 2015 quero visitar Praga e depois ir p Veneza e chegar até Roma de trem, gostaria de uma indicação de uma agencia q me orientasse. VCS conhecem a Genus do Brasil?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sonia! Nós viajamos de maneira independente. Veja como pesquisar sobre a reputação de serviços: http://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas

Entenda como comprar passagens de trem na Europa: http://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Flavia Santos
Flavia SantosPermalinkResponder

Boa tarde Boia,

Tenho uma duvida, estou fechando meu roteiro para Itália e a principio Pádua será meu ponto de apoio ( ficarei 3 dias) e de lá sairei para conhecer Verona e Veneza de trem. Vejo que algumas pessoas preferem ficar em Mestre, o que me sugere?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flavia! Recomendamos ficar em Veneza propriamente dita. Veja hotéis aqui: http://www.viajenaviagem.com/2012/03/70-hoteis-veneza/

Cleidimar Carlos Raasch

Olá. Por gentileza, gostaria de informações de orientações sobre minha viagem a Itália, chegando primeiramente a Veneza. Em Outubro próximo farei São Paulo-Roma-Veneza, chegando somente as 22:00 em Veneza. Dicas de hotel próximo ao aeroporto, afinal chego muito tarde e logo pela manhã queríamos deixar as malas na estação Santa Lúcia e passar o dia por Veneza e lá pelas 17:00 horas ir de trem a Roma onde estarei hospedado na casa de amigos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cleidimar! Veja hotéis próximos ao aeroporto Marco Polo no Booking.

Leve em consideração que será muito pouco tempo para conhecer a cidade.

Armando Deodato

Gostava de saber se têm passes turísticos para a terceira idade?
Desde já muito obrigado pelas imensas dicas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Armando! Cidadãos europeus têm descontos em museus, só isso.

catarina
catarinaPermalinkResponder

onde posso comprar os bilhetes de alilaguna?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Catarina! Você pode comprar os bilhetes na hora ou online (com desconto): http://www.alilaguna.it/en/shop

Michelli Konczak

Boa tarde! Chegarei em Veneza pelo aeroporto Marco Polo e tenho algumas duvidas:
É tranquilo comprar na hora a passagem de onibus da ATVO, até a Piazzale Roma? A compra é feita em guiches específicos ou em maquinas? É facil de encontrar o local de compra ao desembarcar?
Quanto a bagagem, eles não criam problemas de andar com bagagens nestes onibus? Tem limites?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michelli! É tranqüilo comprar na hora. Compre no saguão de desembarque, em guichês ou máquinas. Os ônibus levam bagagem. Mas olhe só: viaje leve. Viajar com mais do que uma mala tamanho M e uma mochilinha é um estorvo, vai atrapalhar toda a sua viagem.

Anna Lins
Anna LinsPermalinkResponder

Maravilhoso seu site! Estou encantada com as dicas e com a sua atenção em responder a todos. Já li e reli vários comentários, mas ainda estou na dúvida para o meu caso. Viajarei com minha família em janeiro de 2015 e passaremos dois dias em Veneza. Somos 7 pessoas. Chegaremos de trem de Innsbruck e sairemos de avião para Paris. Devemos escolher hotel perto do aeroporto ou em Veneza santa lucia? O nosso voo para Paris sai meio dia. Muito obrigada, desde já.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anna! Se quiser ficar perto de um ou perto de outro, é melhor ficar perto da estação de trem. Veja dicas aqui: http://www.viajenaviagem.com/2012/03/70-hoteis-veneza/

Inês Ribeiro
Inês RibeiroPermalinkResponder

Olá Ricardo!
Precisava de saber o melhor transporte para apanhar no aeroporto de Marco Polo (Veneza) até ao Camping Rialto? E depois do Camping Rialto para Università IUAV di Venezia.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Inês! O melhor é consultar o camping para saber as recomendações. Temos dicas de transporte ao Rialto no post acima.

Renata
RenataPermalinkResponder

Olá.
Tudo super explicadinho... excelente. Seu site é um mapa do tesouro!
Mas não vi nos comentários nenhum que mencionasse hospedagem em Castello.
Será que consigo chegar do aeroporto de Veneza até lá? grin Qual o modo mais econômico de fazê-lo?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! O mais econômico é de ônibus a Piazzale Roma, seguindo de vaporeto. Como já explicamos várias vezes em várias outras respostas, pegue o esquema exato de transporte entre a Piazzale Roma e o hotel no site do hotel ou por email diretamente com o hotel.

Rose
RosePermalinkResponder

Nao estou conseguindo comprar passagem de trem num horário bom de Florença para Veneza Mestre, onde vou me hospedar. Gostaria de saber se eu pegar o trem que vai para a Estação Santa Lúcia, posso em seguida pegar outro para Mestre com malas etc.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rose! Todo trem para Santa Lucia pára em Mestre, que fica antes.

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Olá Ricardo e Bóia,

Seu site é fantástico e está ajudando muito no planejamento de nossa viagem de lua-de-mel. Mas agora estamos com uma terrível dúvida. Chegamos em Veneza dia 05/01/15 e dia 09/01 queremos pegamos o Trem em Milão com Destino a Zurique (Bernina). Porém, no meio de tudo isso, queremos conhecer Vicenza e algumas cidadezinhas pelo caminho (Bassano Del Grappa e None) dos antepassados de minha esposa. Aí estamos em dúvida se ficamos de 5 a 9 em Veneza (base), indo para Vicenza um dos dias ou se ficamos em Veneza de 5 a 7, saindo a noite para Vicenza e ficando lá 8 e 9 (saindo cedo em direção a Milão). Detalhe, se ficássemos em Veneza até dia 9, teríamos que sair cedo (06:50) em direção a Milão para conseguir pegar o Bernina no mesmo dia. Tranquilo se deslocar de vaporeto cedinho?

Muitíssimo obrigado, essa dúvida está cansando nosso planejamento! hehe
Eduardo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Sair de Milão e pegar o Bernina no mesmo dia já é puxado; sair de Veneza ou Vicenza vai aumentar a viagem até Tirano, de onde sai o trem, em mais de 2 horas, com conexão. Vai ficar chato demais!

A viagem que você quer fazer pelo Vêneto tampouco é simples. Bassano del Grapa está a 1h de trem de Vicenza com baldeação em Citadella, ou a 1h40 com baldeação em Pádua (segundo trecho, de ônibus). Não consegui localizar None no mapa; o Google traz apenas uma cidadezinha no Piemonte, na região de Turim.

Há, no entanto, trens diretos de Veneza tanto para Bassano (1h) quanto para Vicenza (30 minutos pelo trem Freccia). Vocês podem tirar um dia para visitar as duas cidades, saindo cedo de Veneza e fazendo uma viagem triangular. Veja os horários em http://www.trenitalia.com , escolha "tutti i treni" na home.

Para fazer o Bernina no dia 10, durmam no dia 9 em Milão (ou mesmo em Tirano). Quanto mais descansados vocês estiverem na hora da viagem, mais bonito acharão.

FElipe
FElipePermalinkResponder

Ola, Vou Fazer uma Viagem pela Itália de 10 Dias. Aluguei um Carro e Vou sair de Roma passar por Florença Bolonha Veneza e Milão. Queria saber algumas dica de Onde estacionar o Carro em Veneza. Os estacionamentos são muito caros ?

Arlete Tirolli

chegarei em Veneza pela estação ferroviaria S.Lucia.Como chego ao Porto para pegar o navio para cruzeiro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Arlete! A Piazzale Roma é vizinha da estação. Siga as instruções de "Como ir do Terminal de Cruzeiros a Veneza (e vice-versa)".

Micheli
MicheliPermalinkResponder

Olá!
Ouvi dizer que depois de um certo horário (de tardezinha e à noite) não há mais meios de transporte circulando por Veneza, isso confere?
Vou chegar em Veneza de trem no início de janeiro, lá pelas 18:00, fiquei preocupada pois meu hotel é proximo à praça São Marcos. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Micheli! A informação não procede.

Max Maierhoffer

Prezado Ricardo,
No aeroporto Marco Polo posso enviar a mala direto para o hotel Comfort Diana?
Fiz um e-mail para a Trasbagagli mas não houve retorno.
Agradeço pela ajuda.
Saudações,
Max Maierhoffer
Rio de Janeiro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Max! Quem responde é A Bóia. Sim, eles oferecem esse serviço.

Daniel
DanielPermalinkResponder

A Bóia , estou chegando em Veneza hoje, e vou passar 3 noites. Gostaria de saber se vale a pena conhecer as ilhas de Murano, Burano e Torcelo? Se sim, como faço para conecê-las? E quanto tempo gasto para visitar todas? Outra coisa, este serviço de Taxi aquático Venicelink é de confiança ? Posso confiar em reservar com eles?

Daniel
DanielPermalinkResponder

Estou indo de trem de Roma para Veneza, são 2 adultos, estamos levando 2 malas grandes e 2 malas de mão , tem algum problema levar esta quantidade de bagagem?

Marcelo Jesus
Marcelo JesusPermalinkResponder

Daniel,
problema com o tamanho e a quantidade de malas propriamente não há não. Nos trens você não despacha a mala, mas a carrega para dentro do vagão que vai ocupar (carrozza em italiano), se não couber embaixo da sua cadeira (malas grandes normalmente não cabem), você deverá deixá-las em um local apropriado logo ao lado da porta de entrada.
Malas grandes serão desconfortáveis em Veneza, para empurrá-las/puxá-las pelas ruelas e becos da cidade, subindo escadas, etc.

Se você tem três noites em Veneza (dois dias inteiros), talvez não seja tão interessante conhecer as outras ilhas, acho dois dias inteiros bacana para fazer Veneza com calma (Palácio dos Doges, Basílica de San Marco, Peggy Gugghenheim, Gallerie dellAccademia, Basilica di Santa Maria della Salute, Basilica de Santa Maria Gloriosa dei Frari, tomar um drink vendo o por do sol da cobertura do Hilton Molino na Giudecca de frente para Veneza e a Laguna...), enfim, mas isso vai do interesse e do ritmo de cada um. Dá pra conhecer as ilhas por transporte público - Vaporetto - sem dificuldade.

Quanto ao Venicelink eu não usei então não tenho como lhe dar qualquer indicação. Se me permite uma sugestão, busca no google por Venicelink complains, Venicelink problems... talvez apareça algo.

Veneza é um lugar único, eu particularmente adorei. Boa viagem!

Leonardo
LeonardoPermalinkResponder

Amigo,

Estou chegando em Veneza semana que vem, vou pegar o Navio que vem Pro Brasil, sendo que vou passar antes três dias em Veneza, Chego no aeroporto Marco Polo, meu Hotel fica colado na Praça sao marco, chegando no Aeroporto, qual melhor transporte pra me levar ate o hotel?? Tenho que pegar o Onibus depois a lancha? ou um so Leva ate o Hotel??

Fico grato na Ajuda!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! Entre em contato com o seu hotel. Eles com certeza irão te passar a maneira mais fácil e prática de sair do aeroporto e chegar no ponto mais perto ao hotel.