Veneza: como chegar e como se locomover

Veneza: barcos da Alilaguna desde o aeroporto
ATUALIZADO: 15/9/2013

Não é todo dia que você visita ou se hospeda numa cidade em que as avenidas são, ahn, pavimentadas com água. Quase nada do que você aprendeu por aí vale aqui. Às instruções, pois.

–> Como ir do aeroporto de Veneza ao seu hotel

Ônibus

A maneira mais barata de ir do aeroporto Marco Polo a Veneza é com o Aerobus, o ônibus da ATVO (a cia. de transportes local) que por 6 euros (11 euros ida e volta) leva ao terminal de ônibus da Piazzale Roma (este aí da foto de baixo; mas o Aerobus não é nenhum desses bumbas, não). O trajeto é feito em 20 minutos. O primeiro ônibus sai da Piazzale Roma às 5h; o último sai do aeroporto à 0h20. Por favor: confira horários atualizados aqui (linha 35). Existe também um Aerobus a Mestre. O primeiro ônibus sai de Mestre às 5h20; o último sai do aeroporto à 0h20. Por favor: confirme os horários atualizados aqui (linha 35B)

Terminal de ônibus da Piazzale Roma

(Há também um Aerobus que vai a Mestre, onde está a porção continental (e absolutamente convencional) da cidade. Se o seu hotel ficar por lá, saiba que o ônibus também custa 5 euros (9 euros ida e volta) e que o trajeto é feito em 17 minutos. Veja o horário aqui.)

Existe um segundo aeroporto vendido como sendo “Veneza” por algumas low-costs (a principal delas, a Ryanair). Na verdade trata-se do aeroporto de Canova, em Treviso. A ATVO também tem um Aerobus que faz o percurso Canova-Mestre-Veneza. Até a Piazzale Roma dá 1h10 de viagem. O aeroporto de Canova/Treviso estará fechado para manutenção até dezembro de 2011.

A Piazzale Roma é vizinha à estação de trem Santa Lucia. Para ir da Piazzale Roma até o seu hotel, leia o tópico “Como ir da estação de trem ao seu hotel”.

Alilaguna

Se o seu hotel ficar perto de alguma estação servida pelos barcos da cia. privada Alilaguna, cacife os 15 euros da passagem. A linha mais útil à maioria dos visitantes é a Arancio (laranja), que chega ao Rialto em 57 minutos e a San Marco (Santa Maria del Giglio) em 1h15. (Se o seu hotel fica perto da estação Santa Lucia, não vale a pena ir de Alilaguna; o ônibus é 20 minutos mais rápido). Já a Linea Blu liga o Aeroporto ao Terminal de Cruzeiros em entre 1h15 e 2h (dependendo do número de paradas), passando por Murano, Lido, San Marco, Zattere e Giudecca. O primeiro barco da linea Arancio sai de San Marco (Santa Maria del Giglio) às 5h48; o último sai do aeroporto à 0h05. O primeiro barco da linea Blu sai do Giudecca Hilton às 4h35 da madrugada; o último sai do aeroporto à 0h15. Veja os horários da linha Arancio aqui e da linha Blu aqui.

Barco compartilhado

A partir de duas pessoas é possível dividir um barco até o píer mais próximo do seu hotel. Custa 27 euros por pessoa e o barco pode levar até 8 passageiros (e, portanto, fazer até oito paradas pelo caminho). Mais detalhes aqui.

Táxi aquático

É o jeito mais chique e cômodo de chegar. Um táxi aquático pode se embrenhar pelos canais menores e deixar você o mais perto possível do seu hotel. Custa 90 euros (ida e volta, 170 euros). Mais detalhes aqui.

Leia mais: 70 hotéis de Veneza comentados pelos leitores (com mapa!)

–> Como ir da estação de trem Venezia Santa Lucia ao seu hotel

A pé

Muita gente procura hotéis nas imediações da estação Santa Lucia (no bairro contíguo de Canaregio ou do outro lado do canal em Santa Croce) para poder chegar com as próprias pernas. Neste caso, certifique-se de que o hotel fique realmente perto da estação. Ao ler instruções de percurso no site do hotel, preste atenção num detalhe: as pontes.

Ponte em Veneza

Ponte em Veneza não significa apenas um vão calçado por cima de um rio ou canal; ponte em Veneza significa necessariamente degraus, degraus e mais degraus. Por isso muita gente opta por deixar a mala no guarda-volumes da estação (preço por dia: 11 euros por volume) e ir para o hotel com apenas uma mochila.

De vaporetto

Deve ser o transporte público mais caro do planeta: um bilhete simples custa 6,50 euros (vale por 60 minutos numa mesma direção). É bem provável que você não consiga ir sentado — e sua mala certamente irá em pé também. Se você planeja fazer outras viagens de vaporetto nas 24, 48 ou 72 horas seguintes, compre direto um passe (leia mais adiante, em “Como se deslocar em Veneza”). Existem também passes de vaporetto combinados com o ônibus do aeroporto.

Vaporetto em Veneza

Pois bem — o vaporetto vai deixar você numa estação próxima ao seu hotel. Da estação ao hotel é por sua conta — inclusive a passagem pelas pontes cheias de degraus. Para o recém-chegado, orientar-se pelas vielas venezianas é superdifícil, mesmo com mapa ou instruções detalhadas à mão (talvez com um GPS instalado no celular e atualizado você chegue sem erros).

Veneza

Um jeito de evitar maiores perrengues é deixar a mala grande na estação (a 4 euros as primeiras 5 horas, ou 11 euros por 24 horas), comprar um passe de vaporetto, achar o hotel só com a mochila e deixar para voltar com a mala mais tarde, depois de ter aprendido o caminho direitinho. (Esse conselho vale especialmente para quem se hospedar nos cantinhos mais remotos e menos turísticos de bairros como San Polo e Dorsoduro.)

De táxi aquático

O conforto de chegar o mais perto possível do seu hotel mesmo que ele se localize longe do Canal Grande custa 60 euros para até 4 pessoas desembarcando no mesmo ponto. Mais detalhes aqui.

–> Como se locomover por Veneza

A pé

O grande barato de Veneza, todo mundo já disse, é se perder. E você só se perde a pé. Saia das ruas de passagem, atravesse para o outro lado do Canal Grande, descubra os campos (praças), os becos, os canaizinhos recônditos. É de grátis :-)

De vaporetto

Lá em cima eu disse que era o transporte público mais caro do mundo. Mas que outro transporte público faz de cada mínimo trajeto um tour por Veneza? Batalhe por um lugar à janelinha — ou no pequeno convés — e deslumbre-se.

Passes de vaporetto para visitantes

Bilhete magnéticoO bilhete simples custa 7 euros e mantém a validade durante 60 minutos na mesma direção (ou seja, dá para parar no caminho e reembarcar no mesmo sentido antes de expirar o prazo).

Já os passes para visitantes custam 18 euros (12 horas consecutivas), 20 euros (24 horas), 25 euros (36 horas), 30 euros (48 horas), 35 euros (72 horas) e 50 euros (7 dias). Por alguns euros a mais, todos podem incluir o Aerobus do aeroporto (ida ou ida e volta). Veja todos os preços aqui.

As linhas principais do vaporetto funcionam entre 5h e meia-noite. Na madrugada há linhas noturnas, que fazem um serviço espaçado, de 40 em 40 minutos. Veja todos os horários aqui (role a página e procure linhas 1, 2 e a noturna N Lido-Canal Grande).

Atenção: é preciso validar o passe numa das maquininhas dos pontos de embarque. Apesar de ser de papel, o cartão é magnético; basta chegar perto da maquininha e o painel avisa se está válido ou não.

Um bom uso do passe de vaporetto é comprar o de 24 horas para fazer um tour de todas as ilhas do arquipélago veneziano (Lido, Murano, Giudecca), de repente dando um pulinho no Arsenal (onde está a Biennale). Começando às duas da tarde num dia longo (entre o meio da primavera e o meio do outono), dá pra extrair o máximo do passe. Eu só faria o passe para todos os dias da estada se tivesse problemas de locomoção; caso contrário, o passe do vaporetto pode acabar dando preguiça de bater perna (e descobrir a Veneza longe do Canal Grande).

Vaporetto em Veneza

Leia mais: 70 hotéis de Veneza comentados pelos leitores (com mapa!)

–> Como ir de Mestre a Veneza

Há trens freqüentes, que fazem o trajeto em 8 minutos. Cada trecho no trem regional custa 2,90 euros. O primeiro trem sai de Mestre às 5h; o último sai de Veneza (Santa Lucia) à 0h36. A ATVO também faz o trajeto de ônibus, com a linha 8a. A passagem custa 3,50 euros ida (6,40 euros ida e volta). À noite funciona a linha N1, de 40 em 40 minutos (veja horários aqui).

–> Como ir do Terminal de Cruzeiros a Veneza (e vice-versa)

O Terminal de Cruzeiros (”Porto Crociere” ou “Marittima” em italiano, “Cruise port” em inglês) fica próximo à Piazzale Roma. Um monotrilho, chamado People Mover, liga a ilha-estacionamento de Tronchetto ao terminal e continua à Piazzale Roma. O trajeto até a Piazzale Roma custa apenas 1 euro e menos de 3 minutinhos. De lá você segue a pé ou de vaporetto por Veneza (leia mais acima). O People Mover funciona entre 7h e 23h em dias úteis, e entre 8h30 e 21h fins de semana e feriados (ate 22h no verão). É possível também pegar a Línea Blu da Alilaguna, que vai à Giudecca e ao Zattere antes de chegar em San Marco e Rialto — e segue até o aeroporto. A passagem para qualquer ponto da linha custa 15 euros. Veja horários da Alilaguna aqui.

–> Viajar a Veneza: carro, trem ou avião?

Um carro em Veneza só serve para dar despesa: você paga a(s) diária(s) do aluguel mais a(s) diária(s) do estacionamento. Tente fazer de Veneza o início ou o fim do seu périplo italiano; assim você pode pegar o carro depois de visitar a cidade ou entregar o possante ao chegar (ou na última cidade em que ele for necessário).

Se você já estiver no centro ou no norte da Itália, recomendo que chegue a Veneza de trem. De Milão são 2h30; de Florença, 2h, e de Roma, 3h40, nos trens mais rápidos. Compre com antecedência e você pode conseguir a tarifa Mini, que é super em conta (veja como aqui). Compre até Veneza Santa Lucia, que é a estação final (Veneza Mestre é a última estação do continente, e serve apenas para quem vai se hospedar por lá).

Caso Veneza seja o seu primeiro destino na Itália — seja vindo do Brasil, seja de algum outro país europeu — recomendo que você venha de avião. Veneza é ligada por vôos diretos às principais cidades européias. Saindo do Brasil você pode fazer uma conexão imediata em lugares tão díspares quanto Lisboa, Paris, Amsterdã ou Frankfurt — às vezes por tarifas mais em conta do que voando direto à Itália (e sem precisar se virar para continuar a viagem). Vindo de outros pontos da Europa, no mínimo procure orçar quanto fica incluir o(s) vôo(s) intra-europeu(s) na sua passagem transatlântica. Na maioria das vezes compensa. Ao comparar com preços de low-cost, lembre-se que os preços de low-costs normalmente estão cotados em euros, enquanto os preços de passagens aéreas internacionais comprados no Brasil estão em dólar. Tenha em mente também que low-costs impõem rigorosas limitações de bagagem (e cobram uma fortuna por cada quilo extra), além de cobrar à parte por despacho de bagagem, check-in e operação por cartão de crédito. (Leia mais aqui.)

Leia também:

70 hotéis de Veneza comentados pelos leitores (com mapa!)

Todas de Veneza no Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


744 comentários para “Veneza: como chegar e como se locomover”

  1. Olá, estou adorando o blog e tentando aproveitar o máximo pra otimizar minha primeira viagem a Veneza, no dia 20 de dezembro, chegaremos lá a tarde, vamos ficar no sábado ( 21), domingo ( 22) e estou pensando em ir a Murando na segunda ( 23) antes de voltar na segunda mesmo pra Firenze, será que consigo passar por Murano pela manhã e estar na estação Santa Lucia até as 3 da tarde? no sábado e domingo vai ser necessário usar o vaporetto pra alguma coisa? estou perguntando isso pra saber se vale a pena comprar o passe de 72 horas ( que eu usaria pra ir da estaçào na sexta quando chegar e na segunda qdo for embora) . Não estou conseguindo saber se no sábado e domingo vou precisar do vaporetto.
    Desde já muito obrigada pela atenção

    1. Oi, Lili..depende muito do que vc quer fazer…por que nao deixar Murano para o domingo e comprar o passe de 24hrs? Eu comprei esse e tentei organizar os passeios que necessitavam do vaporeto nessas 24hrs…

      1. Oi Vanessa, obrigada por responder prontamente.
        Então, minha dúvida, já que ainda não sei exatamente o que vou fazer lá no sábado e domingo, ainda que inclua o passeio nas ilhas em um destes dias, é o que fazer em Veneza, estando na cidade, sendo inverno, pra dar um rolê, ver os principais pontos turísticos, tranquilamente, sem clima de maratona, eu preciso usar o barquinho ou faço tudo a pé?
        Não é nem uma questão de custo do vaporetto, é por que realmente não sei a dinamica do lugar.

    2. Olá, Lili! Compre o passe.

      1. “Bóia” ( rs )

        a gente usa o tal vaporetto mesmo? precisa? ou só pra ir e vir da estação Sta Lúcia? pra dois dias em Veneza no inverno, vou precisar ou dá pra circular pelas redondezas a pé?

        1. Olá, Lili! Veneza é grande. É ótimo se perder a pé. Mas em alguns momentos você vai querer pegar o vaporetto. Compre o passe, é mais econômico do que pagar trechos avulsos.

          1. beleza, vou aceitar o conselho.

            obrigada por responder, valeu ! ;)

            dicas do que é legal fazer no final de semana de inverno serão muito bem vindas e ressarcidas com energia positiva!

  2. Oi,
    Adoro Veneza e adoro fotografar. A cidade em janeiro fica difícil? Há sempre a acqua alta ou outro problema que me impediria de fotografar esta cidade imperdível?
    Obrigada

    1. Olá, Sonia! A acqua alta não é permanente; se ocorrer, ocorrerá durante algumas horas no meio do dia, e será divertido andar pelas passarelas temporárias. A cidade fica menos cheia de turistas no inverno, vale a pena por causa disso.

  3. Chegaremos (eu, marido e duas filhas de 17 e 22 anos)de aviao no Marco Polo dia 31 dezembro 2013 e gostaria de ir andando ate o Hotel que fica na praça Sao Marco. Como faço para sair do aeroporto e chegar na ferrovia Santa Lucia? Na volta tem como pegar um vaporeto(com malas) ate aeroporto Marco Polo, pois alugarei um carro e seguirei viagem. Muito Obrigada!

    1. Olá, Ines! Veja as dicas no post acima.

  4. Ola, estamos em 5 pessoas chegando no aeroporto Marco Polo, consigo taxi aquatico para 5 pessoas? Sabe quanto pagaremos ? Nosso hotel é proximo a praça San Marco. Mto obrigado

    1. Olá, Guilherme! Os textos em azul são links. Os links levam a sites que complementam as informações. Quando falamos dos aquatáxis, escrevemos: mais informações aqui. Por favor, clique.

      Era este o link:
      http://www.venicelink.com/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage_biglietti&product_id=76&category_id=11&option=com_virtuemart&Itemid=1&lang=english&vmcchk=1&Itemid=1

  5. Ola, estou com viagem marcada para chegar de navio em Veneza no dia 6 de abril de 2014, e gostaria de fazer um passeio de Veneza
    ate Roma passando por lugares turisticos, Padoa, Pisa, Florenca Siena,Assis e chegando em Roma se puder me ajudar como saber se
    encontrarei um Tur que faca este roteiro, fico no aguardo de uma
    resposta, obrigada

    1. Olá, Gloria! Nossa praia aqui são as viagens por conta própria.

      Dê uma olhadinha neste post:
      http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

  6. Olá, estou numa duvida tremenda. Em maio farei uma excursão pra Croácia e esta começa em Veneza. Acho que chego um dia antes da saida e depois no final gostaria de passar uns dois dias antes de voltar ao Brasil. O ideal seria ficar em um hotel na ida próximo ao aeroporto e na volta sim ,em Veneza, tem alguma dica de hotel?

    1. Oi, Nora…o aeroporto eh meio fora de mao em relacao a parte turistica de Veneza. Alem disso, paguei cerca se Eur 13 em marco desse ano no vaporeto que ia da Praca Sao Marco ao aeroporto.
      De repente, vc poderia se hospedar em Murano ou Burano nesse primeiro dia e nos dois ultimos, em Veneza propriamente dita. Eu fiquei no Hotel San Galo, os quartos sao pequenos, porem, recem reformados, atendimento excelente, bom cafe da manha, pertissimo da Praca San Marco. O unico inconveniente sao as escadas. Abracos.

    2. Olá, Nora! Fique todos os dias em Veneza.

      Veja dicas de leitores para hotéis em Veneza aqui: http://www.viajenaviagem.com/2012/03/70-hoteis-veneza/

  7. Tenho 20 anos e estou em Erasmus em Itália. Gostava de planear uma viagem até ao carnaval de Veneza. Imaginem-se na minha situação: Vou para Veneza no dia 13 de Fevereiro, e suponho que a estação de chegada seja a de Santa Lucia. Fico num hostel perto da estação que ainda terei de procurar, e depois faço os meus passeios turísticos e etc, e a partir de dia 15 apanho uns dois ou três dias de carnaval. O meu problema será que eu tenho que, de Veneza, retornar ao meu país, e por isso tenho de chegar ao aeroporto de MarcoPolo.. O aeroporto fica um bocado isolado e por isso tenho de escolher um meio de transporte para lá chegar. Vi em cima que posso ir pelo vaporetto o que é capaz de ser giro, mas gostava de saber se há outros mais em conta porque, como sabem, Erasmus têm que poupar. Obrigada, beijinhos

    1. Olá, …! O carnaval em 2014 será no início de março.

  8. Olá. Estaremos em Veneza de 04 a 09 de janeiro de 2014 e gostaríamos de contratar um guia em português ou em espanhol. Duas pessoas.
    Vocês conhecem algum?
    Bjos e obrigada.

    1. Olá, Vânia! Veja se há algum indicado aqui:

      http://www.viajenaviagem.com/2013/06/guias-brasileiros-no-exterior/

  9. Ola, vamos a veneza no início de fevereiro. Nosso hotel é na Santa Croce e vamos estar de carro pois depois seguiremos viajem até Milão. Gostaria de alguma dica para estacionamento de carros em veneza.

    Um abraço

    1. Olá, Vivian! Há estacionamentos na Piazzale Roma.

  10. Olá pretendo ir a Veneza de navio, com chegada em 05/04/2014.
    Pretendo ficar apenas um dia e seguir para Roma de trem, como me deslocar do terminal maritimo
    ate próximo da estação de trem.
    E aconselhável hospedar próximo do terminal ferroviário?

    Obrigado

    José Braga

    1. Olá, José Maria! O texto tem um tópico “Como ir do terminal de cruzeiros a Veneza”. Por favor, leia.

      Leia sobre hotéis:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/03/70-hoteis-veneza/

  11. Olá, José Maria, para você e para quem vai ficar somente um dia em Venezia, tem um post no meu blog que poderá ajudar: roteiro de um dia em Venezia.

    http://anagrassi.blogspot.com.br/2013/11/um-dia-uma-cidade-veneza.html

    Boa viagem!

    Ana

  12. Boa tarde, estou fazendo um roteiro entre Itália e Inglaterra. Gostaria de saber se é viável ir de Veneza à Londres de avião. Obrigada

    1. Olá, Larissa! Avião é o que reconendamos.

  13. Vou chegar em Milão, alugar um carro, vamos até Sirmioni e de lá para Veneza, ficarei 2 dias em Veneza e de lá parto para a região da Toscana, somos uma família de 5 pessoas, por isto optamos por rodar a Italia de carro e não trem. Tem estacionamento em Veneza que dê para deixar o carro por 2 dias sem ficar caro?

    1. Olá, Paola! Na Piazzale Roma custa 20 euros por 24 horas. Em Mestre você acha a 8 euros por 24 horas.

      1. Aproveitando a pergunta e também a resposta, também estarei em Veneza no meio do meu roteiro. Dessa forma, gostaria de saber qual melhor opção entre os estacionamentos. Você tem os contatos deles?
        Sds

        1. Olá, Pedro! Em Mestre será mais barato do que na Piazzale Roma. Com esses termos-chave, tenho certeza de que você se vira no Google :D

  14. Oi, Ricardo.
    Vou de trem de Milão para Veneza e de Veneza para Florença.
    Tenho tempo.
    Quantos dias vc acha que devo ficar em cada lugar?
    Em Roma penso em 7 dias inteiros, o que vc acha?
    Minha maior dúvida: Fico em Veneza mesmo ou durmo em Mestre, por exemplo? Preferiria ficar em Veneza para curtir as caminhadas noturnas…

    1. Olá, Mônica! Recomendamos dormir em Veneza propriamente dita. 3 dias na cidade estão de bom tamanho; com mais dias, você pode fazer bate-voltas a Pádua e Vicenza.

      Verona é um bom pit-stop entre Milão e Veneza; deixe a bagagem no guarda-volumes da estação.

      Em Roma fique 4 dias, ou 5, se fizer o bate-volta a Nápoles e Pompéia:
      http://www.viajenaviagem.com/2009/07/passo-a-passo-bate-volta-de-roma-a-pompeia-e-napoles/

  15. Olá Ricardo!
    Minha mãe (com 73 anos) irá pela 1ª vez para Europa. Terá como companhia seu namorado (80 anos). Na 1ª etapa da viagem eles irão de Navio, que já sabem como é, pois já fizeram 2 cruzeiros menores no Brasil. O roteiro do navio sai de Santos em 19/03, passando por Búzios, Salvador, Fortaleza, Santa Cruz de Tenerife,Málaga, Palermo, La Valletta e chegando em Veneza em 05/04. Queria dar dicas para eles, até porque são 2 pessoas muito dispostas, mas com um pouco mais de idade. Queria indicar passeios para que eles realmente aproveitem ao máximo sem desgastes pelo caminho. Após chegar em Veneza (reservamos um hotel de 5 a 7/4) eles ainda não sabem ao certo o que gostariam de conhecer, nem o que conseguiram disposição para ir, mas conseguimos saber 2 pontos importantes: eles querem visitar Paris, e a passagem aérea de volta sai de Roma no dia 18/04. Me ajuda? Queria muito que eles aproveitassem ao máximo!!! Desde já super obrigada. Luciana

    1. Olá, Luciana! Os trechos Veneza-Paris e Paris-Roma devem ser feitos de avião. 10 dias entre esses dois lugares já estaria de bom tamanho.

      Se quiserem ir a Paris de trem, dá para ir a Milão (podem fazer um pit stop em Verona, deixando as bagagens no guarda-volumes), de lá a Lugano, na Suíça. A partir de Lugano, podem pegar o Wilhlem Tell Express que combina trem com barco, atravessando o lago Lucerna até Lucerna. De Lucerna podem ir a Berna, sempre de trem, e de Berna a Paris, de trem, com baldeação em Lausanne.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/category/milao

      http://www.viajenaviagem.com/category/lugano

      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/wilhelm-tell-express/

      http://www.viajenaviagem.com/2012/04/zurique-lucerna-berna/

      http://www.viajenaviagem.com/europa/paris-ricardo-freire/

      http://www.viajenaviagem.com/europa/roma-ricardo-freire

      1. Olá Ricardo, Obrigado pela resposta, mas na verdade eles não querem mais opções de cidades para conhecer, pois acreditamos que será muito puxado para 2 pessoas na idade deles. como eles terão 10 dias entre sair de Veneza (dia 7/4), conhecer Paris e chegar em Roma (dia 17/4), queríamos saber qual a melhor maneira de irem de um lugar para outro e se vale a pena alguma parada entre esse percurso para não ficar tão puxado. Não vale a pena o trem noturno de Veneza à Paris? Porque vc sugere Avião? talvez eles possam comprar alguma excursão de 1 ou 2 dias para algumas cidades perto de Paris ou em Roma. Tem alguma sugestão?

        1. Olá, Luciana!Quem responde é A Bóia. Trem noturno é uma tensão do início ao fim.

          Leia:
          http://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

  16. Bom dia Bóia,

    Tudo bom? Eu queria ter ficado perto da Estação Santa Lucia, mas não estou conseguindo. Muitos hotéis estão esgotados e os demais estão muito caros…

    Estou pensando em ficar no Ai do More (10 metros da praça são marco)pq os trips que ficaram lá estão elogiando bastante e ainda há disponibilidade. Acho que nem será ruim pq ficarei um dia e meio apenas e mal ou bem ficarei perto dos lerês principais…rs.

    Chegarei pelo aeroporto Marco Polo. Pelo que entendi no post acima, se eu ficar na Praça São Marco, eu posso levar minha mala para o hotel se eu pegar o Alilaguna (estação arancio no próprio aeroporto), certo? Eu compro on-line ou lá mesmo?

    Outra Coisa: De Veneza, irei para Florença de trem. Para eu ir para estação, é só pegar o Vaporetto, certo? Dá para entrar no vaporetto com mala?

    Obrigada,

    1. Olá, Paula! Conforme está escrito no texto e reiterado várias vezes em respostas anteriores, inclusive no texto dos 10 toques, pegue com o seu hotel o trajeto ideal para a chegada, tanto do aeroporto quanto da estação. Se não estiver no site, peça por email.

  17. ok.

  18. Estou indo em Maio para NY com meus pais, ambos com 75 anos.Eles gostariam de ir à Las Vegas saindo de NY.Vc recomendaria?

    1. Olá, Livia! Este post é sobre Veneza. Querendo perguntar sobre Estados Unidos, por favor use algum post do destino. Obrigada!

      http://www.viajenaviagem.com/americas/americas-a-z

  19. Ola Ricardo, boa tarde.
    pretende embarcar para a Europa no inicio de junho, e o roteiro incial seria Paris\Berlim\Veneza\Roma… vc teria alguma dica de locomocao\deslocamento apos Paris e Berlim para chegarmos na Italia? de trem vale a pena ou o ideal e realmente ir de aviao?
    se possivel, aguardo o seu retorno.
    obrigada

    1. Olá, Camila! Quem responde é A Bóia. Compre ida Brasil-Paris, volta Veneza-Brasil. Faça Paris-Berlim e Berlim-Roma de avião; faça simulações para ver se vale a pena comprar os trechos à parte ou incluir na passagem internacional. Faça Roma-Veneza de trem.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

      http://www.viajenaviagem.com/2014/02/comparacao-precos-raileurope-x-ferrovias-europeias/

  20. Ola
    Estou indobpra veneza no dia 12/05 agora por trem saindo de roma, gostaria de alguma dica sobre holtel e o que aproveitar la, visto q estou indo de lua de mel e pretendo ficar la ate dia 14/05 que vou para madri ( como ir ate aeroporto)
    Muito obrigado e parabens pelo blog

  21. gostaria de saber se eles aceitam cartoes de credito para pagar o transporte ou somente aceitam dinheiro vivo?

    1. Olá, Marcus! Dinheiro vivo.

  22. Olá

    Estarei hospedado próximo à ponte de Rialto e meu voo de retorno ao Brasil parte às 07:35h do Marco Polo. Em razão da dificuldade de horários de transporte (vaporetto e ônibus)de manhã cedo, você aconselha que eu passe a última noite hospedado próximo ao aeroporto?

    1. Olá, Marcus! É uma boa idéia!

  23. Olá,
    Chegarei em Roma vindo de avião de Lisboa. Farei Roma/Veneza/Florença. Tendo em vista que viajarei com duas senhoras de 70 anos, será que aproveito que já estaremos no aeroporto de Roma e pego um vôo para Florença para depois ir de trem para Veneza e, por fim, Roma? Se sim, que companhias fazem esse trecho além da Alitalia? é no mesmo aeroporto? Se, ao invés disso, seja melhor ir de trem, onde fica a estação de trem em Roma?

    1. Olá, Gisela! Coordenar dois vôos desvinculados é complicado. Fiquem em Roma os primeiros dias, então vão de trem para Florença, de lá a Veneza. Voltem a Roma de trem, pernoitando na véspera da volta. A estação em Roma é Termini.

  24. Oi Bóia, gostaria de saber se há perigo em deixar as malas no carro do estacionamento? Tem problema? Ou é melhor deixar nos bagageiros?

    1. Olá, Alicia! É melhor deixar no guarda-volumes da estação.

      Veja:
      http://www.viajenaviagem.com/2014/03/roubo-bagagem-carro-alugado-dicas/

      1. Obrigada mesmo! suas dicas são 10!

  25. Oi!
    Chegarei em Veneza no aeroporto Marco Polo no dia 11 de Julho. Ficarei apenas uma noite e em 12 de Julho pegarei um cruzeiro. Qual a melhor localização para um hotel? E transporte aeroporto-hotel-porto?
    Parabéns pelo site e aguardo suas sugest?es!

    1. Olá, Felipe! Leia sobre transporte ao porto no texto. Nossos textos são longos porque já prevêem (quase) as perguntas que podem ser feitas.

  26. Olá!
    iremos para veneza no final de setembro e nos hospedaremos no lido, partiremos de vicenza. Poderia nos indicar a melhor forma de chegar até o lido?
    Abs.

    1. Olá, Ronaldo! Conforme está escrito no texto, vá ao site do seu hotel e veja a maneira recomendada de chegar.

  27. Olá, estarei hospedado,em Giudecca Veneza,quanto tempo devo levar até o aeroporto Marco polo,se utilizar o modelo vaporeto + ônibus?
    obrigado

    1. Olá, Renato! Seu hotel saberá lhe dizer; pergunte ao chegar ou mande um email. Recomendamos que toda, toda, toda informação específica sobre como chegar ou sair dos hotéis em Veneza seja buscada junto ao hotel.

  28. Bom dia,
    Estarei no Aeroporto Marco Polo em Veneza, aonde chegarei por carro.
    No site consta o valor aproximado que pagarei por uma estadia de 48 horas.
    Porém não consegui obter informações precisas de como chegar a partir do Aeroporto até Murano.
    Assim, se for possível, poderia me esclarecer se o transporte é direto, quanto tempo que demora, do estacionamento do aeroporto como chegar ao terminal de embarque, e se os horários são contínuos no mes de janeiro.
    Agradeço antecipadamente,

    1. Olá, Luis Fernando! A Linea Blu passa por Murano (para mais informações, veja o tópico Alilaguna no post acima). De toda forma, recomendamos que você peça instruções ao seu hotel sobre a forma mais fácil de chegar.

  29. Bóia help!

    Chego dia 12 de maio em Roma e já pego um aéreo para Veneza, pois vou começar minha viagem por lá (sim, comprei um aéreo promocional que chega e parte de Roma, rs).
    Como chego em Veneza 22:25hrs você acha que é perigoso pegar um ônibus para ir para Mestre? Estou com mais 2 amigas.
    Estamos pensando em nos hospedar em Mestre pq vi que é mais barato mas fica a 10 minutos dos principais passeios que vamos fazer.

    1. Olá, Fernanda! Já que você economizou no vôo, não economize na hospedagem. Fique em Veneza propriamente dita; é uma experiência muito mais bacana.

  30. Boia preciso de socorro!!! Estou planejando meu segundo eurotrip para dezembro e janeiro/2014!!! E não sei, DEFINITIVAMENTE, como ir de Veneza a Suiça (Zurique, Bern, Interlaken, Lucerna,…. vale quase tudo), ou ao contrário! Tem 1 voo pela Swiss direto, mas custam uma fortuna e meia e meu mochilão pretende ser economico…. pesquisei trens, mas não sei se são a melhor solução… Você, por favor, pode ajudar essa viajante??? como vou de veneza à suiça???
    Ficarei 22 dias em Londres, Paris, Madri, Veneza, Suiça e talvez Munique… sem ordem ainda!
    Obrigada :D

    1. Olá, Janaína! Seu roteiro tem muitos lugares e pouco tempo. Aí tem Paris e Londres (mínimo mínimo: 5 dias; mínimo recomendado: 7 dias), duas cidades de 4 dias mínimo em cada uma (Madri e Munique), Veneza (recomendado: 2 a 3 dias) e um país inteiro (!!!) para fazer em três semanas, com um monte de deslocamentos. Cada deslocamento toma um dia de viagem e custa dinheiro — um dinheiro que você acaba não rentabilizando corretamente ao passar correndo pelos lugares. Tudo o que você acha que está economizando com hospedagem e alimentação escorre pelo ralo do deslocamento — e vai ser gasto daqui a alguns anos de novo, quando você finalmente voltar para os lugares para ver de verdade.

      Comece seu planejamento por este post:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

      (E respondendo à sua pergunta: de Veneza à Suíça de trem é preciso ir por Milão.)

      1. Oi Boia! Obrigada pelo “puxão de orelha” ;) como é a segunda viagem, a gente sempre acha que agora é a hora de apertar… minha primeira viagem fiz super tranquila, seguindo as dicas do VnV, e nessa segunda vou voltar para Paris (fiquei 9 dias ano passado e quero mais 3 esse ano)… mas os outros lugares são inéditos… mas acho que é isso que vc falou, vou ter que cortar alguma coisa…
        aiaiai vamos ver!!! Posto a dificil decisão final e agradeço MUITO pelo ajuda!!!!

  31. Olá! Chegarei com o meu noivo no aeroporto Marco Polo às 22h40. Já vimos a questão do transporte do aeroporto até Veneza. Chegando em Veneza, em decorrência do horário, o que vc nos sugere?? Obrigada!

    1. Olá, Aline! Você não comentou sobre onde em Veneza irá ficar. De toda forma, recomendamos entrar em contato com o seu hotel para saber qual a melhor forma de chegar.

      1. Então ainda estamos pesquisando os hotéis.
        De qualquer forma, obrigada!!

  32. Bóia sou eu de novo!!
    Agora estou cotando hoteis em Veneza mesmo, mas estou confusa. Troquei e-mail com um hotel e eles me informaram que onde o Vaporetto me deixa depois ainda terei q atravessar 10 pontes carregando minhas malas até chegar no hotel (Calle Galeazzo – S. Marco). Como será 00hrs minha chegada por lá, vocês indicariam algum lugar que eu tenha que andar pouco coma as malas, por favor?

    1. Olá, Fernanda! Neste post o Ricardo Freire indica hotéis com fácil acesso:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/03/70-hoteis-veneza/

  33. Oi Bóia, tudo bem? Vou alugar um carro em Florença, percorrer algumas cidades da toscana e devolvê-lo em Veneza. Após a devolução do carro, vou para o porto para um cruzeiro. Pergunto: 1) Qual o melhor ponto ou região para a devolução do carro? 2) Como deslocar ao porto logo em seguida, de forma mais barata, considerando a região indicada para a devolução do carro? Obrigado. Marcelo

    1. Olá, Marcelo! Devolva o carro na Piazzale Roma. Lá você pega o monotrilho para o porto.

  34. Oi Bóia,

    tudo bom?

    Minha dúvida é a seguinte: de Veneza partirei para Florença. Entretanto, no dia de saída de Veneza para Florença, quero passar uma tarde em Verona. Faremos o percurso de trem. Após a tarde em Verona, gostaria de pegar o trem para Florença.

    Vi no site da Trenitália, que o trem chega em Firenze Campo de Marte. Em Florença, ficarei na região do Duomo (hotel Balcony). Vc sabe me dizer se essa estação é longe de onde estarei? Me perdi no google maps. ) :

    Outra coisa. Mais importante até. Vc sabe se o guardador de malas na estação de Verona é uma pessoa? Pergunto isso pq eu e meu marido estaremos com duas malas grandes (uma para cada um)…

    Bjs,

    1. Paula, não escolha Firenze Campo de Marte, e sim Firenze Santa Maria Novella (S.M.N.), é a estação de trem mais central de Florença e muito mais perto do Duomo, uns 10 minutos andando.

    2. Olá, Paula! O guarda-volumes (deposito bagagli) de Verona Porta Nova funciona das 8h às 20h e é operado por humanos:

      http://www.grandistazioni.it/cms/v/index.jsp?vgnextoid=04b3e8dceee6b110VgnVCM1000003f16f90aRCRD

      Compre sua passagem a Firenze Santa Maria Novella.

      1. Valeu. Muito obrigada Boia.

  35. Bóia, não aparece essa opção para mim… será no dia 07 de abril. Só aparece a Campo i Marte ) :

    Não comprei com antecedência pq não queria estar obrigada a passar em Verona.

    E o lance do guarda volumes? vc sabe?

    1. Desculpe Paula, não sou a Bóia, com certeza ela é mais confiável..Mas é certo, trem direto de Verona para Florença (Freccia) só para em Campo I Marte. Pegue um táxi para o Duomo, caminhando são 25 minutos.
      Se você pegar um trem com baldeação em Bolonha ou Pádua (mais horários durante o dia), aí sim você chega na S.M.N.
      Em quanto ao guarda volumes, certamente a Bóia já vai responder. Ciao!!

  36. Obrigada asdmg.

    Quanto ao guarda volume, tenho certeza que a Bóia deve saber.

    Ela é sinistra…rs

    1. Aqui sem dúvida é o melhor site de viagens do mundo. Se eles não tem a resposta, é que não existe!
      Há 20 anos eu deixei minha mochila com um guarda volumes humano na estação de trem de Verona, que não é muito central. Acredito que não tenha mudado, mas…

  37. Olá!

    Parabéns pelo site,ele é muito legal!

    Sou do RJ e irei para a Europa em agosto (provavelmente no início dia 04) e iniciarei minha viagem pela Veneza, qual voo vc me indica (melhor custo benefício) para chegar em Veneza ?

    Obrigado,

    1. Olá, Mauro! Estabeleça seu roteiro e compre uma passagem com ida ao primeiro destino a ser visitado (Veneza), com volta do último destino a ser visitado (não sabemos qual). Simule também a inclusão dos destinos intermediários para ver se vale a pena.

      Aqui a gente ensina:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

  38. Sairei de Veneza para pegar um voo de volta para o Brasil às 22 horas no aeroporto de Malpensa em Milão. O que é melhor: pegar um trem de Veneza até Milano Centrale e, depois, ir para Malpensa (de ônibus ou táxi) OU alugar um carro e ir de Veneza até o aeroporto de Malpensa direto?

    Pelo Google Maps, são cerca de 3 horas entre Veneza e o aeroporto de Malpensa, mas nunca se sabe como é essa viagem de carro… E também não sei se é fácil alugar um carro para pegá-lo em Veneza e entregar em Malpensa.

    Por outro lado, indo de trem, tenho de fazer baldeação em Milano Centrale e pegar outro meio de transporte até Malpensa, porque não tem trem direto para o aeroporto. E baldeação com malas não é uma boa.

    Estarei com meu marido (que não se incomoda de dirigir), meu filho de 8 anos e meu filho de 18 anos.

    Ah, sim, sei que o ideal seria ter comprado um voo saindo de Veneza, mas chegar e sair por Milão ficou muuuuuuito mais barato (cerca de metade do preço ou menos). Além disso, eu queria mesmo visitar Milão para ver a Última Ceia. ;-)

    Vou visitar Milão na chegada. De Milão, vou de trem para Roma e subirei percorrendo cidades até Veneza, que será a última cidade a ser visitada.

    O problema, então, é saber a melhor forma de ir de Veneza para o aeroporto de Malpensa, o que nos leva de volta ao primeiro parágrafo deste post. :-)

    Agradeço desde já sua ajuda.:-)

    1. Olá, Kátia! O ideal era dormir em Milão na véspera. Assim você aproveitava melhor seu último dia e não viajava estressada. A opção de alugar um carro e pegar a estrada é péssima. A quantidade de imprevistos que podem acontecer nesse deslocamento é enorme.

      Há um trem de Milano Centrale a Malpensa, o Malpensa Express.

      Mas pense em dormir em Milão na véspera. Sua viagem vai ficar muito mais tranqüila e proveitosa.

      1. Bóia,

        Também pensei em dormir em Milão na véspera da viagem para deixar o roteiro mais tranquilo, mas achei que acabaria perdendo um dia de Veneza (já que não dá pra se contar muito com o dia de traslado de um lugar para outro – conceito sempre reforçado aqui no VnV).

        Como meu voo é só às 22 horas, penso que o dia da viagem de volta já estaria perdido mesmo (porque, mesmo estando em Milão, eu não ia conseguir fazer nada de manhã relaxadamente, preocupada em chegar ao aeroporto por volta das 18h). Para mim, o dia da viagem de volta é acordar e pensar na volta! ;-) Então, pensei que seria melhor deixar o deslocamento Veneza-Milão para um dia que já estaria mesmo “morto”.

        Concordo com seu conselho de não alugar carro. Você tem toda razão!!!

        Assim, estou pensando em acordar em Veneza, fazer check-out e ir para Malpensa de trem (um trem de Veneza até Milano Centrale e outro de Milano Centrale para Malpensa). Aliás, obrigada por informar que há um trem de Milano Centrale para Malpensa.

        Se eu pegar um trem em Veneza por volta das 11 horas, ainda tenho 7 horas para pegar os trens e chegar em Malpensa às 18 horas (para o voo das 22 horas). Assim, eu perco só o último dia, totalmente dedicado à viagem de volta.

        Considerando todos os aspectos que mencionei aqui, você não acha uma solução viável?

        Mais uma vez, muito obrigada!!!

        1. Olá, Kátia! É viável. Você pode usar o guarda-volumes da estação Centrale e passear por Milão antes de ir ao aeroporto.

          1. Muito obrigada, Bóia! Na volta, compartilharei minhas descobertas! O VnV é tudo de bom! :-)

  39. Tenho uma duvida quanto ao ATVO, o passe ida e volta do aeroporto vale apenas 7 dias certo? como iremos ficar 10 dias devemos comprar 2 para ida e 2 para volta certo?
    Tinha comprado da ACTV mas o da ATVO tem bagageiro neh?
    na ATVO devemos pegar linha 35 e na ACTV seria linha 5?
    Obrigado pela atencao

    1. Olá, Carlos! O ônibus da ATVO é mais confortável do que o da ATVC, por isso é o recomendado pelo Ricardo Freire.

  40. Olá, vou chegar em Veneza pelo aeroporto marco polo e o meu hotel fica no seguinte endereço: Castello 2138.
    O hotel é B & B La Corte Dei Dogi. Qual a melhor maneira de chegar até esse hotel, levando em consideração os custos? Desde já agradeço a sua ajuda.

    1. Tem um pier que serve às linhas de Vaporetto a 60 metros do seu hotel.

    2. Olá, Euclides! O site do hotel orienta que a primeira opção para transporte é com os barcos da Alilaguna. Veja lá: http://www.lacortedeidogi.com/
      É uma opção com bom custo x benefício.

  41. Boa noite
    Eu vi que você escreveu a explicação de como se movimentar em Veneza muito bem. Porém restou uma dúvida: como faço para ir de Treviso ao Porto para pegar o cruzeiro?

    Obrigada
    Juliana

    1. Olá, Juliana! Vá de trem até a estação Santa Lucia, atravesse pela ponte até a a Piazzale Roma, e lá pegue o monotrilho à ilha de Tronchetto, onde está o porto.

  42. Boa tarde

    Dúvida: Posso comprar uma passagem de Milão para Veneza e parar em Verona com o mesmo bilhete e não pagar a parada? ou pago essa parada em Verona?
    obrigada?

    1. Olá, Telma! Num trem rápido (Freccia) você terá reserva de lugar obrigatória. Logo, seu lugar vai valer apenas para um horário, você não vai conseguir reembarcar em outro Freccia sem pagar nova tarifa (cheia) e multa.

      Ou seja, compre duas passagens separadas.

  43. Boa noite!
    Estou indo para Roma em setembro e gostaria de saber se consigo ir até Veneza e voltar no mesmo dia?
    O melhor jeito e mais rápido seria de trem?

    Obrigada!

    1. Olá, Laura! São mais de 3 horas em cada direção. Não se vai a Veneza e volta no mesmo dia. Deixe para ir a Veneza quando você tiver tempo.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2014/02/10-dicas-veneza/

  44. Boia!!
    Vou para a Itália agora em maio e vou alugar carro, mas até então achei que nossa habilitação do Brasil pudesse ser usada lá, mas um casal de amigos que acabou de voltar disse que não.
    Disseram que eu tenho q ir no poupatempo tirar uma ou senão pedir uma tradução juramentada (acho que é isso, rs).
    Me confirma por favor?? Apenas a nossa carteira do Brasil não pode ser usada lá??
    Obrigada.

    1. Olá, Fernanda! Leia sobre a carteira de habilitação internacional aqui: http://www.viajenaviagem.com/2010/09/habilitacao-internacional-precisar-nao-precisa-mas-e-bom-ter/

1 ... 5 6 7

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!