5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem 1

5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem

Argentina e Chile são dois países compridíssimos, que compartilham mais de 5 mil km de fronteira. A Cordilheira dos Andes atua como limite natural e proporciona paisagens belíssimas dos dois lados da divisa.

Atravessar a fronteira e explorar o que há do outro lado, na mesma latitude, sempre faz sentido. É possível combinar Argentina e Chile em uma série de viagens perfeitas em ziguezague. A fórmula você já sabe: basta ir desempacotado, que os roteiros ficam todos viáveis.

5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem

Santiago + Mendoza

combinar argentina e chile na mesma viagem

Mendoza, a capital argentina do vinho, está a 1.100 km de Buenos Aires — mas a apenas 350 km de Santiago do Chile. Combinar as duas cidades na mesma viagem não apenas encurta distâncias, mas oferece de lambuja o mais belo ponto de travessia dos Andes — tanto pelo ar, quanto por terra.

Você pode voar a Santiago e, depois de uns dias, pegar um ônibus para Mendoza. São 6 horas de viagem; vá de dia e curta vistas incríveis (tente reservar o assento da frente, no segundo andar).

Em Mendoza, além de degustações em vinícolas, aproveite para fazer as atividades de ecoturismo nos arredores. Prossiga de avião — seja de volta a Santiago, seja a Buenos Aires, para aproveitar uns dias antes de regressar ao Brasil.

Bariloche + Lagos Andinos Chilenos

Bariloche, bonita mesmo sem neve

Bariloche e Lagos Andinos: eis outra combinação clássica que oferece deslumbre em dobro numa viagem só.

Ao contrário do que muita gente pensa, a melhor época para fazer esta viagem combinada é fora do inverno, quando as atividades lacustres ficam mais interessantes e todos os caminhos estão desimpedidos.

O verão é a época preferida pelos argentinos e chilenos para desfrutar da região dos lagos.

(Claro que, para ver neve, é preciso ir entre meados de julho e meados de setembro. E neste caso, é melhor não planejar deslocamentos e se concentrar nas atividades da estação de esqui mais próxima.)

Comece a viagem pelo Chile, voando a Puerto Montt via Santiago, e fique hospedado por alguns dias em Puerto Varas (onde você pode ter vista para o vulcão Osorno).

Faça então a travessia pelo Cruce Andino, que navega durante um dia inteiro por três lagos até Bariloche. Volte de ônibus a Puerto Montt (5 horas de viagem), para não repetir o mesmo trajeto. Ou, melhor ainda — retorne pela Argentina mesmo ao Brasil.

El Calafate + Puerto Natales

Glaciar Perito Moreno, El Calafate

Por trás desses nomes pouco conhecidos estão duas das maiores atrações naturais do continente americano: o glaciar Perito Moreno (a uma hora do centrinho de El Calafate, na Argentina) e o parque nacional de Torres del Paine (a uma hora de Puerto Natales, no Chile).

Os dois lugares são tão longe da gente — e relativamente tão perto entre si — que é uma pena visitar um sem dar um pulinho do outro lado da fronteira.

Você pode voar a El Calafate (via Buenos Aires) e depois pegar um ônibus a Puerto Natales (são 5 horas de viagem para ir e outras tantas para voltar).

Caso queira ir por um país e voltar pelo outro, comece pelo Chile: voe a Punta Arenas, então pegue um ônibus a Puerto Natales (3 horas de percurso), prossiga depois de uns dias a El Calafate (5 horas) e então retorne de avião ao Brasil via Buenos Aires.

Ushuaia + Punta Arenas (com extensão a Puerto Natales e El Calafate)

Pingüins na Ilha Magdalena

Não, a Terra do Fogo não é sinônimo de Patagônia: pertence à Patagônia, mas é um arquipélago no extremo sul da região. Assim como o restante do território patagônico, também a Terra do Fogo é dividida entre Argentina e Chile.

As cidades mais austrais dos dois países, Ushuaia, do lado argentino, e Punta Arenas, do lado chileno, são ligadas por ônibus que fazem a viagem em doze horas (com uma travessia de balsa por um canal).

É possível também viajar entre as duas cidades por navios de cruzeiro que passam pelo canal de Beagle, contornam o Cabo Horn e passam ao longo de glaciares no estreito de Magalhães.

A viagem fica mais completa quando você aproveita também para visitar Torres del Paine e El Calafate. Voe até Ushuaia. Vá de cruzeiro ou ônibus a Punta Arenas. Siga de ônibus a Puerto Natales (3 horas de viagem).

Depois de visitar Torres del Paine, continue de ônibus a El Calafate, na Argentina (5 horas de percurso). Volte de avião de El Calafate.

Querendo evitar a viagem de ônibus entre Ushuaia e Punta Arenas, voe de Ushuaia a El Calafate e então atravesse de ônibus para Puerto Natales. Volte de avião a partir de Punta Arenas via Santiago.

Salta + Atacama

Salar do Atacama

O norte argentino guarda paisagens magníficas. A árida região de Salta, Jujuy e Quebrada de Humahuaca tem formações geológicas belíssimas e serve como ante-sala para visitar o vizinho mais famoso — o deserto do Atacama, uma das regiões (justificadamente) mais cobiçadas do Chile.

É possível voar a Salta via Buenos Aires. De lá, quatro vezes por semana saem ônibus para San Pedro de Atacama (via Jujuy). A viagem leva 11 horas. Voe ao Brasil desde Calama, via Santiago.

(Os mais intrépidos incluem no roteiro o Salar de Uyuni, na Bolívia, fazendo um bem-bolado de três regiões fronteiriças.)

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    754 comentários

    Em agosto/2010 aluguei um carro em Bariloche, e de lá atravessei a fronteira com o Chile e conheci Puerto Varas e Puerto Montt, subindo no vulcão Osorno com carro de passeio normal, e na base do vulcão subi de teleférico, tudo sem problema, Puerto Varas é uma cidade linda, agradável e com uma vista linda para o Vulcão. Fiz ainda um passeio de barco pelo Lago que é o mesmo feito pelo Cruce Andino. Enfim, perfeito, recomendo.

    Já fiz esta viagem num mes de fevereiro e foi maravilhosa. Ao lado de Puerto Varas tem a cidadezinha de Frutillar (é uma graça). Tem hotéis em Puerto Varas que ficam à beira do lago. Aproveite e faça a travessia dos lagos (Bariloche à Puerto Montt), de barco e ônibus. A paisagem é inesquecível. Bom proveito.

    Moro em Porto Alegre e procuro sugestões para uma viagem de duas semanas para Barilhoche Puerto Varas, em Setembro ou começo de Outubro. Em princípio, pensei em ficarmos (eu e a esposa) uma semana em Bariloche e uma semana em Puerto Varas. Segue abaixo o que já pensei até o momento:

    Pretendemos ir pela Aerolineas Argentinas: na ida há apenas uma conexão rápida no Aeroparque; na volta é preciso pernoitar em Buenos Aires. Não temos interesse em ficar em Buenos Aires, será apenas pernoite mesmo.

    Nos primeiros dias em Bariloche não precisamos de carro, pois podemos fazer alguns passeios a pé ou usando os transportes públicos. Nos últimos 3 ou 4 dias alugamos um carro para rodar pela região de Bariloche e depois vamos para Puerto Varas.

    Na semana de Puerto Varas, teremos tempo mais do que suficiente para fazer a volta ao Lago Llanquihue com calma. Acho que dá tempo também de conhecer um pouco da Isla de Chiloé, pelo menos Ancud.

    Quanto ao carro, não há problema: a maioria das locadoras de Bariloche aluga carros com documentos prontos para entrar no Chile. eu já escrevi para duas locadoras que confirmaram que não há custo adicional para ir com o carro ao Chile, basta avisar com alguns dias de antecedência.

    Em relação ao início da viagem, estou pensando em 3 datas: 16, 23 ou 30 de Setembro. A neve não nos interessa, não praticamos esportes deste tipo. Acho que estas datas ficam tranquilas para não pegar neve nas estradas, o que sempre atrapalha.

    Sugestões, idéias?

    Abraços!

      Olá, Paulo! O roteiro parece ótimo. Vamos pôr a pergunta no Perguntódromo para ver se aparecem sugestões.

      Paulo,
      Uma vez em Puerto Varas, não deixa de ir ao Vulcão Osorno. Sobe-se um trecho de carro (excursões em carros 4×4) e outro em um teleférico. Divino!
      Recomendo também visitar os Saltos do Rio Petrohue, dentro de um parque ecológico. Este dá para fazer por conta própria.
      Veja também o pitoresco mercado de peixes de Puerto Mont.
      Boa Viagem!

      Ola Paulo,
      Em novembro fui a Puerto Varas/Puerto Montt, atravessei os lagos ( dois dias de travessia que valem a viagem) e cheguei a Bariloche, uma linda e agradavel cidade.Vamos ao teu roteiro: Em Bariloche va ao Cerro Sao Cristovão, Cerro Catedral e Cerro Otto, se estiver disposto va até San Martin ( de carro) vale a pena, porque o caminho é lindo, coma e compre chocolate. Se puder atravesse para Perto Varas pela cordilheira ( barco) e deixe para alugar um carro lá, ai voce pode ir ao vulcao Osorno ( lindo) suba até ele, nao deixe de ir a Frutillar ( uma pequena e encantadora cidade) fica próximo a Puerto Varas e depois faça um tour em Puerto Montt. – Sobre Chilloé nada tenho a dizer, não fui lá. Quanto aos seus 15 dias estão ok. Mas voce pode dividir tipo 4 dias para cada lugar. Se necessario, faça contato, boa viagem, voces vão amar estes lugares e, se prepare porque ainda vão ver neve e muito frio.

      Olha Paulo, eu e meu marido fizemos uma viagem parecida com essa. Alugamos um carro em Bariloche e seguimos para o Chile.
      Meu conselho é que vcs visitem Pucon e deixem a ilha Chiloé pra lá, porque não vale a pena.Meu relato está no site mochileiros.com, com o título “Treze dias entre Bariloche e Pucon”, se quizer dar uma olhada. Abraços

      Olá Paulo, fui na semana do dia 15 de setembro para Bariloche e Puerto Varas no ano passado. É uma época ótima, pegamos a maior parte dos dias ensolarados, as temperaturas estavam amenas e ainda havia neve nos cerros em Bari. Apenas em Puerto Varas que fica numa região altamente chuvosa pegamos uma tempestade (com granizo e tudo) nos dois primeiros dias. De Puerto Varas para Bari fomos de ônibus pela Cruz del Sur, a paisagem é incrível, vimos vários vulcões inclusive o Puyehue que erupcionou.Eu e meu esposo optamos por fazer só o lado chileno do Cruce Andino para aproveitarmos mas um pouquinho da região de Puerto Varas que é belíssima. Em Puerto Varas ficamos na pousada Casa Kalful que é super charmosa e o dono fala português e em Bari ficamos no hotel La Cascada que é um achado, os quartos são lindos e o preço foi muito bom. Fica um pouco distante do centro mas com carro é muito tranquilo.

    Olá! Vou com meus pais à Santiago no dia 28/05 e voltaremos em 06/06. Estou em dúvida se nessa época é melhor dividir o tempo entre Santiago e Puerto Montt/Varas (indo de avião) ou Santiago e Mendoza (indo de ônibus). Se formos à Mendoza, nosso foco não será visitar vinícolas. Gostaríamos de fazer outros tipos de passeios e principalmente conhecer o Aconcágua (não necessariamente subi-lo). Se tiverem alguma dica, por favor, me ajudem! Tenho outra dúvida… Estarei viajando com meu RG. Será que terei problemas para passar na fronteira do Chile para a Argentina? Agradeço desde já.

    Em setembro/2011 viajei com a família para Buenos Aires/Bariloche e confesso que me arrependi de ter dividido o período de forma equivalente 4 dias e meio em Bariloche e 4 dias e meio em Buenos Aires, acho que o ideal seria apenas 3 dias em Buenos Aires e 6 em Bariloche. Como não conhecemos Villa Angostura/Cerro Bayo e adoramos Piedras Blancas estamos pensando em retornar este ano mas gostaríamos de incluir o Chile no circuito. O que vocês aconselham para fazermos essa combinação considerando um período de 8 dias de viagem? A idéia seria 3 dias em Bariloche e 5 no Chile…

      Olá, Sílvia! Piedras Blancas é o lugar mais adequado a crianças no inverno em toda a região; você não encontrará outro parque com as mesmas características em Angostura, San Martín de los Andes, Pucón ou Puerto Varas.

      Atravessando a Puerto Varas no inverno pelo Cruce de Lagos você vai necessariamente dormir uma noite em Peulla. Pode ficar três dias em Bariloche, esta noite em Peulla, três noites em Puerto Varas, voltando de ônibus e passando uma última noite em Bariloche.

    Vou com amigos para Santiago , e pretendemos fazer a travessia ate mendonza de carro alugado . por favor alguém sabe quais as locadoras que permitem este trajeto ?

    Olá…estamos escolhendo nosso roteiro para o mês de junho. Já conhecemos Buenos Aires, por isso pensamos em 4 dias Santiago e 4 dias Bariloche. O que acha?

      Olá, Juliana! Santiago fica longe pacas de Bariloche. Não vale a pena. Use esse post para escolher uma dobradinha melhor 😉

    Olá… eu vou pro Chile sozinha, em maio, fico umas duas semanas e sigo pra Mendoza, mais duas semanas… Depois eu queria tentar fazer a travessia dos lagos, mas nada ainda certo, vai depender de achar companhia de mais viajantes.
    Preciso mesmo é de umas dicas sobre a temperatura, que tipo de roupa levar? Pretendo comprar roupa de inverno por lá, que é mais barato, certamente. Se tiver alguma dica de loja, agradeço tbém!
    E a visitação aos vinhedos, nessa época, tanto em Santiago qto em Mendoza, alguma sugestão?

    OLÁ!Alguém saberia me contar sobre a cidade de El Chalten, o que seria melhor ir para lá ou Torres Del Paine?

      Olá, Patricia! El Chaltén é um pouco mais próxima do Calafate. É recomendável dormir por lá para fazer as caminhadas. Em vez das Torres del Paine, ela oferece como paisagem o Fitz Roy.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito