5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem 1

5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem

Argentina e Chile são dois países compridíssimos, que compartilham mais de 5 mil km de fronteira. A Cordilheira dos Andes atua como limite natural e proporciona paisagens belíssimas dos dois lados da divisa.

Atravessar a fronteira e explorar o que há do outro lado, na mesma latitude, sempre faz sentido. É possível combinar Argentina e Chile em uma série de viagens perfeitas em ziguezague. A fórmula você já sabe: basta ir desempacotado, que os roteiros ficam todos viáveis.

5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem

Santiago + Mendoza

combinar argentina e chile na mesma viagem

Mendoza, a capital argentina do vinho, está a 1.100 km de Buenos Aires — mas a apenas 350 km de Santiago do Chile. Combinar as duas cidades na mesma viagem não apenas encurta distâncias, mas oferece de lambuja o mais belo ponto de travessia dos Andes — tanto pelo ar, quanto por terra.

Você pode voar a Santiago e, depois de uns dias, pegar um ônibus para Mendoza. São 6 horas de viagem; vá de dia e curta vistas incríveis (tente reservar o assento da frente, no segundo andar).

Em Mendoza, além de degustações em vinícolas, aproveite para fazer as atividades de ecoturismo nos arredores. Prossiga de avião — seja de volta a Santiago, seja a Buenos Aires, para aproveitar uns dias antes de regressar ao Brasil.

Bariloche + Lagos Andinos Chilenos

Bariloche, bonita mesmo sem neve

Bariloche e Lagos Andinos: eis outra combinação clássica que oferece deslumbre em dobro numa viagem só.

Ao contrário do que muita gente pensa, a melhor época para fazer esta viagem combinada é fora do inverno, quando as atividades lacustres ficam mais interessantes e todos os caminhos estão desimpedidos.

O verão é a época preferida pelos argentinos e chilenos para desfrutar da região dos lagos.

(Claro que, para ver neve, é preciso ir entre meados de julho e meados de setembro. E neste caso, é melhor não planejar deslocamentos e se concentrar nas atividades da estação de esqui mais próxima.)

Comece a viagem pelo Chile, voando a Puerto Montt via Santiago, e fique hospedado por alguns dias em Puerto Varas (onde você pode ter vista para o vulcão Osorno).

Faça então a travessia pelo Cruce Andino, que navega durante um dia inteiro por três lagos até Bariloche. Volte de ônibus a Puerto Montt (5 horas de viagem), para não repetir o mesmo trajeto. Ou, melhor ainda — retorne pela Argentina mesmo ao Brasil.

El Calafate + Puerto Natales

Glaciar Perito Moreno, El Calafate

Por trás desses nomes pouco conhecidos estão duas das maiores atrações naturais do continente americano: o glaciar Perito Moreno (a uma hora do centrinho de El Calafate, na Argentina) e o parque nacional de Torres del Paine (a uma hora de Puerto Natales, no Chile).

Os dois lugares são tão longe da gente — e relativamente tão perto entre si — que é uma pena visitar um sem dar um pulinho do outro lado da fronteira.

Você pode voar a El Calafate (via Buenos Aires) e depois pegar um ônibus a Puerto Natales (são 5 horas de viagem para ir e outras tantas para voltar).

Caso queira ir por um país e voltar pelo outro, comece pelo Chile: voe a Punta Arenas, então pegue um ônibus a Puerto Natales (3 horas de percurso), prossiga depois de uns dias a El Calafate (5 horas) e então retorne de avião ao Brasil via Buenos Aires.

Ushuaia + Punta Arenas (com extensão a Puerto Natales e El Calafate)

Pingüins na Ilha Magdalena

Não, a Terra do Fogo não é sinônimo de Patagônia: pertence à Patagônia, mas é um arquipélago no extremo sul da região. Assim como o restante do território patagônico, também a Terra do Fogo é dividida entre Argentina e Chile.

As cidades mais austrais dos dois países, Ushuaia, do lado argentino, e Punta Arenas, do lado chileno, são ligadas por ônibus que fazem a viagem em doze horas (com uma travessia de balsa por um canal).

É possível também viajar entre as duas cidades por navios de cruzeiro que passam pelo canal de Beagle, contornam o Cabo Horn e passam ao longo de glaciares no estreito de Magalhães.

A viagem fica mais completa quando você aproveita também para visitar Torres del Paine e El Calafate. Voe até Ushuaia. Vá de cruzeiro ou ônibus a Punta Arenas. Siga de ônibus a Puerto Natales (3 horas de viagem).

Depois de visitar Torres del Paine, continue de ônibus a El Calafate, na Argentina (5 horas de percurso). Volte de avião de El Calafate.

Querendo evitar a viagem de ônibus entre Ushuaia e Punta Arenas, voe de Ushuaia a El Calafate e então atravesse de ônibus para Puerto Natales. Volte de avião a partir de Punta Arenas via Santiago.

Salta + Atacama

Salar do Atacama

O norte argentino guarda paisagens magníficas. A árida região de Salta, Jujuy e Quebrada de Humahuaca tem formações geológicas belíssimas e serve como ante-sala para visitar o vizinho mais famoso — o deserto do Atacama, uma das regiões (justificadamente) mais cobiçadas do Chile.

É possível voar a Salta via Buenos Aires. De lá, quatro vezes por semana saem ônibus para San Pedro de Atacama (via Jujuy). A viagem leva 11 horas. Voe ao Brasil desde Calama, via Santiago.

(Os mais intrépidos incluem no roteiro o Salar de Uyuni, na Bolívia, fazendo um bem-bolado de três regiões fronteiriças.)

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    754 comentários

    Olá, Bóia!
    Queria sugestões para organizar um roteiro legal na Patagônia chilena. Irei com meu namorado de 20/10 a 02/11, chegando e saindo de Santiago.
    Meu plano inicial é ficarmos de 20/10 a 24/10 no Atacama, de 25/10 a 27/10 em Santiago e de 28/10 a 01/11 em Punta Arenas e explorar a região da melhor forma possível.
    A prioridade é ver os animais da região. Estou tendo muitas dificuldades para me organizar a partir de Punta Arenas. Para quem quer ver a fauna, o melhor é ir para El Calafate ou Ushuaia?
    Aguardo ansiosamente sugestões!

    Obrigada!

      Só complementando, os dias em Santiago podem ser revertidos para a Patagônia, de modo que ficaríamos baseados em Punta Arenas de 25/10 a 01/11.

      Obrigada!

      Olá, Renata! Punta Arenas em si não é tão interessante; você poderá ver os pingüins na Isla Magdalena e não muito mais. O centro do turismo na Patagõnia chilena é Puerto Natales/Torres del Paine, a 3 e 4h30 de distância da cidade, respectivamente.

      Se você tem uma semana para a região, recomendamos usar num cruzeiro Australis, que faz um lindo percurso entre Punta Arenas e Ushuaia:
      https://www.viajenaviagem.com/2010/03/entre-ushuaia-e-punta-arenas-pelos-fiordes-da-patagonia/

    Bóia o que acha para meu roteiro:
    5 dias inteiros em Bariloche, 2 inteiros en San Martin, 4 inteiros em Pucón e 3 inteiros em Puerto Varas.Tá de bom tamanho??
    Será no começo de abril.obrigada
    Luciana

    Olá pessoal, gostaria de sugestões para dividir 10 dias de viagem em novembro entre bariloche/cruce andino/puerto varas-puerto montt/santiago. Obrigada

      Olá, Cláudia! Fique quatro dias em Bariloche, dois em Puerto Varas e quatro em Santiago.

    Boa tarde!Estarei fazendo Bariloche-Puerto Varas-Pucón em abril.
    Gostaria de alugar um carro em cada país, pois não irei fazer a trvessia de barco.
    Pelo que li tem relatos de que alugaram carro em Bariloche e fizeram Chile e entregaram na volta.
    Vale mais a pena?
    Tem dicas das locadoras????obrigada

      Luciana, eu fiz o Sul do Chile de carro, saindo de Santiago e fiz o passeio de barco sem cruzar para Bariloche. Acho que por lá vc não cOnsegue atravessar. Além disso os preços de devolução em outro país impedem a locação.
      Sugiro locar em Bariloche para passeios próximos, como vila langostura, devolver na argentina, cruzar para Puerto Varas, e locar outro lá.
      Consegui ótimos preços com a Budget no Hile em 2011.

    Oi Boia

    mas no site tem onibus:

    EJ semicama

    Ex semicama

    SX semicama

    acho que devem ser coisas diferentes não? se puder me ajudar, estou aguardando sua resposta para poder comprar. Obrigada.

      Sx é semi cama sem serviço
      Ej é cama com serviço
      Ex é cama sem serviço
      Imagens de cada uma estão no link serviços no topo da pagina

    Oi Boia

    nao sei se mandei esta pergunta agora, então por via das duvidas vou mandar de novo.

    O que siginifica estas abreviaturas para compras de passagens de onibus para Mendoza. Da empresa Cata?:

    Ex semicama
    EJ Semicama

    Obrigada

    oi Boia, quero primeiramente parabenizar pelo site…é muito bom.
    Outra coisa: vou viajar na primeira semana de agosto para Santiago e pretendo ir para Mendoza também, você que podemos correr algum risco de nao conseguir ir de onibus? por causa da neve? olhei passagens de avião e estão carissimas. Segunda: Dá para ir em Vina del mar e Valparaiso cada um em 1 dia? nao reservei hotel para ficar lá por mais dias, vc acha que dá. Muito obrigada.

    Olá pessoal,

    estaremos indo para Argentina/Córdoba e pretendemos ir a Mendonza, Santiago e Lagos Andinos. Quais as dicas que podem nos dar ? Estamos indo em 02 casais e pretendemos ficar em hostel ou pousadas. Compramos passagens SP-Córdoba-Recife, para o período de 11 a 21/09/2012. Qual o melhor roteiro a fazermos, já que estamos com pouca grana ? Qual o clima neste período ? haverá possibilidade de avistarmos nem que seja um pouquinho de neve?
    Desde já agradecemos a ajudar
    Abraços

    Olá Bóia!
    Em primeiro lugar quero dizer que gostei muito do site!
    Gostaria de uma dica, li todos os comentários e foram muito inspiradores!
    Me caso em dezembro deste ano, dia 15, e ainda não temos destino de lua-de-mel, e pensamos exatamente em Argentina e Chile…. temos pouco din din e pretendemos ficar de 10 a 15 dias.
    Gostaria de passar por Buenos Aires e Mendonza, e Santiago e Viña del Mar, há alguma maneira de fazer isso sem muitos gastos? Por quais caminhos?
    Se não houver, quais suas dicas para uma lua de mel bacana que passe pelos dois países??
    Muito obrigada!!!!
    Abraços!! ^^

    boa noite,
    irei na segunda quinzena de setembro para o Chile, eu, meu marido e meu filho de 5 anos. Estamos pensando em visitar os Lagos Andinos. Queria tirar algumas dúvidas como:
    1) é tranquilo agendar os passeios na região quando já estivermos por lá?
    2) estamos pensando em fazer o cruce andino. em setembro existe alguma restrição? para voltar de bariloche para puerto montt de onibus é necessário comprar a passagem com antecedencia?
    3) qual a melhor cidade para se hospedar na região?
    por enquanto é isso. peço a ajuda de vcs, pois estamos atrasados no roteiro.
    obrigada desde já!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito