Vai por mim | Habilitação internacional: precisa ou não precisa?

Eu e minha carteira internacional de motorista

Videozito novo no ar!

Neste novo episódio produzido pelo Viaje na Viagem para o canal do YouTube do Visa Platinum o tema é a famigerada carteira internacional de motorista: precisa ou não precisa?

Explico que, para alugar, não precisa — mas é recomendável ter, porque a polícia rodoviária pode pedir.

O Visa Platinum entra na história com o seguro que cobre reparos de avarias e substuição do veículo, e que é automático quando a locação é feita com o cartão.

Note o belo pano de fundo para a gravação: a Pousada Flor da Rosa, no Crato, em meio á beleza do Alentejo.

Os carros desta viagem são alugados com todos os seguros pela Mobility Cars.

O grupo Pestana e as Pousadas de Portugal apoiam esta viagem.

O Mondial Travel é a assistência viagem oficial do #viajenaviagem no projeto Europa de carro.

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


42 comentários

Fui tentar alugar um carro na Itália só com minha CNH brasileira e não consegui. Fui em mais de 10 agências e todos me informaram à mesma coisa: a regra mudou a pouco tempo e eles não alugam mais carros para brasileiros (não sei se isso é exclusivamente pra brasileiros) sem a carteira internacional.

Olá Bóia, gostaria de compartilhar uma informação que acabei de receber. Meu marido entrou em contato com a Embaixada da França questionando justamente sobre a necessidade da PID. Eles nos informaram que tanto a PID como uma tradução juramentada da habilitação são válidas para conduzir na França. Optamos por fazer a tradução juramentada pois a habilitação dele vence em outubro/13, não valeria a pena fazer a PID para tão pouco tempo. abraço. Fernanda

Eu não tenho PID e sempre alugo carro em Miami, Orlando e na Califórnia, sem problemas nas locadoras e nunca fui parado pela polícia. Recentemente tramitou uma lei na Flórida para exigir a PID, mas foi “engavetada” por enquanto. Agora vamos para o Hawaii, alguém sabe me dizer se lá podem pedir na locadora/polícia? Obrigado!

    Olá, Rick! Nos Estados Unidos não pedem. Mas reiteramos nossa recomendação de ter essa carteira para evitar preocupações como a que você está tendo neste momento.

Estou na Nova Zelândia desde 12/2012 e vou ficar aqui por um ano até 12/2013. Minha carteira de motorista e também a PID vencem em 08/2013, eu só percebi isso nas últimas semanas antes da minha viajem, então não dava mais tempo. Agora estou em um dilema, pois como estou trabalhando, pretendo juntar uma grana até 09/2013 e depois viajar de dois a três meses entre NZ, Austrália e Asia antes de voltar para o Brasil. Com minha carteira vencida, há alguma opção de eu alugar carro em outros países? Tenho alguma salvação? Obrigado.

No Brasil, sabemos que é possível dirigir com a carteira vencida por até 30 dias após a data do vencimento da mesma. No entanto, alguém sabe dizer se essa regra também é aceita pelas locadores de carro nos EUA?

    entao como procedo no meu caso ?
    vou alugar um carro do dia 14-12 a 26-12.
    minha carta vence dia 23-12.
    o que faço ?
    podem me ajudar ? estou com essa terrivel duvida e ninguem me responde….
    meu email é [email protected]
    obrigado

    walber

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito