Como descobrir um hotel melhor do que eu poderia te indicar

Montrose Suites, West Hollywood, Los Angeles

– Pode me indicar um bom hotel de x dólares no destino tal?

Tenho uma boa e uma má notícia pra você.

A má notícia é que não dá mais para saber de antemão o preço dos hotéis. Diária de hotel é um artigo de preço volátil, que muda o tempo todo, de acordo com a época, com a antecedência da reserva, com a projeção de ocupação do hotel, com as metas de venda. Com cada vez mais raras exceções, as diárias de hotel seguem o mesmo caminho das passagens aéreas: muitos pagam preços diferentes pelo mesmo produto.

A boa notícia é que você não está mais na dependência de UMA indicação. Antigamente nossas escolhas de hotel eram feitas com base na experiência de UM conhecido, ou de UM guia impresso, ou de UM agente de viagem, ou de UM cara tipo assim eu, metido a guru de viagem.

Só que eu, por minha vez, era dependente dos guias. Fazia uma média das sugestões dos que eu mais respeitava, lia nas entrelinhas, procurava diferentes faixas de preço — mas acabava ajudando a perpetuar a mesma meia-dúzia de indicações de sempre (que, de tão recomendadas, sempre estavam lotadas na hora de você querer reservar).

O único jeito de indicar um hotel com autoridade é se hospedando nele. Entre 1999 e 2001, quando eu fiz o Freire’s, meu guia de praias, eu me hospedava toda noite num hotel ou pousada diferente. No último dia, fazia uma visita corrida aos que eu tinha vontade de conhecer. Mas não é a mesma coisa, por mais que o seu faro esteja treinado.

Pois veja bem. Paris tem 1.500 hotéis. Se alguém quisesse se hospedar uma noite em cada um deles, levaria 5 anos e meio na brincadeira. Se alguém se dispusesse a visitar 10 hotéis de Paris por dia, ficaria 6 meses só fazendo isso.

Felizmente isso não é mais necessário. Hoje você e eu temos acesso a informação sobre todos esses 1.500 hotéis. A grande maioria pode ser reservada pela internet — em agências online ou pelo próprio site dos hotéis. Todos comentados por pessoas que (na maioria dos casos) se hospedaram neles.

Por isso toda vez que perguntam por aqui “Tem um hotel bom de tantos dólares/euros para indicar?” a Bóia fica sem saber o que responder.

Primeiro porque, hoje em dia, a única maneira de saber o preço de um hotel é simulando uma reserva na exata data da viagem do consulente.

E principalmente porque, na grande maioria dos casos, para que se limitar a UMA alternativa? Cada pesquisa que você fizer vai revelar novidades. Hotéis que foram repaginados, que mudaram a administração, que foram descobertos por gente com um perfil parecido com o seu…

Ou seja: a situação é hoje infinitamente melhor do que há 15 anos, antes da internet. Só que… o garimpo dá trabalho. Para escolher um hotel hoje você precisa dedicar um bom tempo para checar localização e fazer um pente-fino nas resenhas. Mas acredite: o trabalho compensa.

A gente adoraria poder fazer isso por você, mas, infelizmente, não temos condições. Mas aí vai o passo a passo para você virar seu próprio personal hotel reservêitor — e descobrir hotéis ainda mais interessantes do que a gente poderia indicar:

–> 1. Jogue as datas desejadas num buscador de hotéis

Alguns desses sites: Tripadvisor.com, Mundi.com.br, Hotelscombined.com, Kayak.com. Todos eles pesquisam disponibilide e preços em várias agências online simultaneamente. Em segundos você tem uma lista de hotéis efetivamente disponíveis, com as tarifas cobradas por cada agência.

–> 2. Separe os hotéis que cabem no seu bolso

Pronto. Você já sabe os hotéis que efetivamente têm vaga e que você pode pagar. Vai começar um trabalhinho braçal chato agora, mas pelo menos não será à toa. (Na outra encarnação você precisaria TELEFONAR de um a um para descobrir isso.)

–> 3. Selecione os de melhor localização

Ahá, esse é o pulo do gato. Saber em que região procurar é 3/4 do caminho andado para se hospedar bem. Hoje, quando eu vou fazer campo de algum destino e não tenho tempo para mudar todo dia de hotel, é este o aspecto que eu procuro entender: qual é a diferença entre as regiões. Por isso é que nas minhas páginas de introdução de destino, na seção “Onde ficar?”, eu não indico hotéis específicos: indico zonas da cidade. A partir dessa informação, você está totalmente aparelhado para descobrir um hotel melhor (mais novo, mais elogiado, mais competente) do que eu eventualmente poderia ter na manga (se é que eu teria um hotel na manga no destino que você me pergunta).

–> 4. Eleja seus finalistas e passe um pente-fino nos comentários.

Em todos os sites de busca e reservas dá para ordenar os hotéis pelas notas dadas pelos comentaristas. Selecione  ou cinco ou dez (vai da sua paciência e meticulosidade) e invista dez minutinhos em cada um para analisar o que o pessoal diz.  Valorize comentários que tragam pontos positivos e negativos na mesma resenha; potencialmente, são os mais verdadeiros. Preocupe-se mais com críticas objetivas (sujeira, barulho, overbooking) do que subjetivas (espaço, conforto, amabilidade — tudo isso depende do parâmetro de cada um).

[Uma pegadinha: no TripAdvisor, nunca se limite à página mais recente de comentários. Como neste site (justamente o mais poderoso) não é necessário comprovar a hospedagem, muitos hotéis dão um jeito de postar críticas positivas em série para esconder alguma crítica arrasadora na página de trás.]

Veja também se os seus hotéis estão citados aqui nas compilações de comentários de hospedagem dos leitores do Viaje na Viagem. A gente pode não ter o volume de resenhas dos mega-sites internacionais, mas o nicho é bem segmentado 🙂

Importante: faça isso sempre ANTES de reservar seu hotel. Ao pesquisar resenhas antes de decidir, você está de cabeça fresca para pesar prós e contras e para não se impressionar com detalhes que não são importantes para você. Mas quando você resolve dar uma olhada nas resenhas DEPOIS de reservar um hotel, sua perspectiva muda: qualquer defeito é o fim do mundo, e qualquer crítica é definitiva e incontestável.

–> 5. Dê uma última conferida na localização

Pegue o top 3 da sua peneira e faça um check-up final de localização. Qual deles é mais perto do metrô? Aumente o zoom do Google Maps para ver que estabelecimentos estão anotados na área. Depois ligue o Street View para ver a aparência do lugar.

–> 6. Faça a reserva como preferir

Use o site que apareceu com a melhor tarifa, vá ao site do hotel para ver se consegue uma tarifa semelhante ou melhor — não importa. Só não deixe de ler as condições da reserva. Cada vez mais, as tarifas mais irresistíveis requerem débito imediato do total da estadia. Nesses casos, as condições de reembolso variam — umas são integralmente canceláveis, outras são totalmente não-reembolsáveis.

–> 7. Confie na sua intuição

Viajar é escolher, e toda escolha envolve necessariamente abrir mão de alguma coisa. Mas é só exercitando isso na prática que você vai aprender a viajar de verdade. Peça dicas, informe-se, leve em consideração a opinião dos outros, mas não deixe sua viagem inteiramente na mão de uma pessoa só. Nem de mim 😀

Leia também:

Dicas para viajar melhor

Hotéis resenhados por leitores do Viaje na Viagem

88 comentários

Olá, VnV! Eu e minha esposa estamos planejando uma viagem slow de três meses pela Europa (PT, ES, FR, IT), com estadia média de uma semana em cada cidade (grandes, médias e pequenas, em regiões vinícolas). Somos um casal maduro (57/55 anos). Achamos que ficar em hotel seria caro para três meses. Por outro lado, aluguel de apartamento pode gerar perrengues que não estamos dispostos a encarar. Pensamos em focar em apart-hotéis, onde imaginamos ter uma relativa experiência de “morador” (p.ex. preparar o próprio café da manhã), mas com uma certa estrutura e apoio. Acha que é um raciocínio correto, dentro dessas nossas premissas? Alguma orientação/dica pra gente garimpar essa hospedagem?

    Olá, Fred! Esse tipo de hospedagem é pouco comum na Europa, e sai o preço de hotel. A maior rede é da Accor e se chama Adagio.

Olá!
Estou reservando hotéis para uma viagem com a minha família. Somos 2 adultos 3 crianças, sendo um bebê. Quando pesquiso os hoteis só me indicam dois quartos. Mas acredito que podemos nos hospedar num quarto quádruplo e solicitar um berço extra. Como devo proceder? Pesquiso para 2 ad e 2 ch e na hora de reservar confirmo por email?
Obrigada.

    Olá, Priscila! Faça uma reserva cancelável sem custos e, depois de confirmada, mande um email perguntando ao hotel se tem berço. Devem cobrar uma besteirinha a mais.

gostaria de saber se a vagas de hotel são divididas nas agencias virtuais e no proprio hotel, pois eu consegui vaga na agencia virtual,só que não constava vagas no hotel.

    Olá, Marcia! Sim, é uma situação que pode ocorrer: um hotel ter quartos bloqueados para uma agência online, que não podem ser vendidos no seu próprio site. (Não dá para garantir que seja essa a situação, mas é um cenário bastante possível.)

Olá,
Eu faço exatamente isso que vc sugeriu!
Mas tenho uma pergunta.
É verdade que neste sites de reserva de hotéis em diversos destinos fica mais barato reservar próximo da data da viajem visto que os hotéis que não preencheram toda a sua aupação abaixam o preço?
Nova York por exemplo é assim não é?
Abraço!!

    Olá, Eduardo! Normalmente há ofertas de última hora em todos os destinos. O problema é que você tem que se contentar com o que sobrou. E se a época for muito concorrida, se houver um congresso ou uma feira ou um evento qualquer, os preços de última hora podem estar ainda mais caros. É uma loteria.

    Os lugares onde é mais garantido pegar bons preços de última hora são aqueles que têm rede hoteleira superdimensionada, como Cancún, Punta Cana, Orlando, Las Vegas. (Mesmo assim, se você der azar de haver um evento na sua semana, pode dançar.)

Olá Ricardo!! Estou pensando em fazer uma reserva de hotel pela primeira vez pela internet pois bem minha duvida é a seguinte :vou reservar um hotel em Nova York o Double Tree Suits by Hilton onde a diaria me dá direito a cancelamento e pagarei com cartão de crédito , gostaria de saber se eles vão me cobrar o valor total das minhas diárias no próximo mês na minha fatura do cartão ou somente debitarão no meu cartão no final da minha estadia, no meu check out . Segundo as regras da tarifa posso fazer cancelamento até 5 dias antes da minha chegada.
Como os hotéis neste caso costumam efetivar a cobrança pelo cartão ? Obrigada

    Olá, Georgiana! Quem responde é A Bóia.

    É preciso ver como são as condições da tarifa. Às vezes o valor é debitado integralmente e, se cancelado, é devolvido. Outras vezes o débito é feito integralmente no check-out. Outras vezes a primeira diária é debitada no ato e as outras no final. Mas normalmente tudo está escrito nas condições de venda (que variam não só de hotel para hotel ou de site para site, como de tarifa para tarifa).

Boa tarde tripulantes… Sou novo por aqui e estou planejando a minha primeira viagem a BsAs, será em outubro passarei 6 dias…Eu fui em algumas agências como a Marsans e CVC e levei um susto, uma delas me cobrou R$4150 pelo período…já no site do decolar o mesmo período em hotéis bem melhores está saindo por R$2500… Lendo o Blog fiquei tentado a comprar tudo separado e me arriscar (mesmo sem ter nenhuma prática neste ramo rsrsrs) aí então entra a pergunta, Vale a pena o risco? Comprar as passagens e reservar o hotel agora vale a pena?
Muito obrigado

    Olá, Vitor! Passagens costuma valer a pena reservar 6 meses antes — ou mais, se for feriado. Hotel é melhor reservar com 3 meses de antecedência, é quando aparecem as ofertas nos sites de reservas.

Post bem explicativo, começando pelo título. Realmente, viagem é isso aí, a gente sempre aconselha e dá dicas, mas pesquisar e descobrir um pouco do destino antes de se decidir também faz parte da graça dela, e errar, às vezes, também. Na minha última viagem tive que pedir carona na estrada, porque confie nas informações da recepção do lugar que me hospedaria e não pesquisei o hotel, e ele ficava a dez quilômetros da cidade. Depois de gastar dinheiro que não havia reservado com transporte, decidimos ficar por ali mesmo, afinal, era uma espécie de hotel fazenda maravilhoso em Nice, Paris. E o frio, a gente driblou tranquilamente, por isso digo para todo mundo não se desesperar, com a mala certa e um pouquinho de boa vontade, você vai para qualquer lugar e se dá bem!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito