Jatiúca, o resort pé na areia de Maceió

FacebookLinkedInEmailShare

Jatiúca, Maceió

É um clássico: aberto em 1979, foi um dos primeiros resorts de praia do Brasil — o primeiro, e até hoje um dos únicos, instalados dentro de uma cidade.


Visualizar Jatiúca em um mapa maior

–> A localização. O resort fica no fim da orla da praia da Jatiúca. Saindo pelo portão você está no calçadão da praia do bairro, onde alguns quiosques também funcionam à noite. Quem se dispuser a andar 10 minutos chega à região de restaurantes atrás do hotel Atlantic Suites. Ponta Verde fica a pouco mais de 5 minutos de táxi, e o centrinho turístico da Pajuçara a 10 minutos.

O aeroporto de Maceió está a 25 km.

Jatiúca, Maceió

–> A praia. O trecho em frente ao hotel é o único da orla central de Maceió sem avenida beira-mar. A praia foi reurbanizada há poucos anos, com a construção de um bonito calçadão com pistas para correr e andar de bicicleta. O mar é agitado — e a praia, como acontece com toda a orla urbana de Maceió, freqüentemente não está própria para banho. O resort mantém espreguiçadeiras junto à mureta do terreno.

Jatiúca, Maceió

–> As instalações. O terreno é grande e lindamente ajardinado; parte da Lagoa da Anta fica dentro da área do hotel. A recepção, a piscina e os dois blocos de apartamentos ficam atrás da lagoa. Uma bonita ponte coberta atravessa a lagoa e leva aos restaurantes, salão de jogos, sala de ginástica e praia; no jardim — em áreas diferentes, claro — encontram-se o kid’s club e as tendas de masagem; as quadras esportivas ficam no canto esquerdo (norte) do terreno, onde também há o prédio do Jatiúca Flat.

Jatiúca, Maceió

–> Os apartamentos. São 96, divididos em dois blocos de dois andares, sem elevador. Não são particularmente luxuosos; conservam o tema “resort de praia”, não “hotel urbano”.

Na extremidade esquerda do terreno há um prédio de seis andares onde funciona o flat, com 101 apartamentos com minicozinha equipada.

Jatiúca, Maceió

Jatiúca, Maceió

–> A piscina. Está posicionada sob o coqueiral, num lugar bastante agradável. O mar se vê bem ao longe.

Jatiúca, Maceió

Jatiúca, Maceió

–> Kid’s club. Fica no meio do jardim, embaixo do coqueiral.

Jatiúca, Maceió

.

Jatiúca, Maceió

–> Restaurantes. Há diárias com café da manhã e com meia-pensão (café da manhã e jantar). As refeições são servidas no restaurante envidraçado com vista para a praia. Café da manhã e jantar são servidos em buffet; para quem não tem meia-pensão, o buffet do jantar sai R$ 45. Há um segundo restaurante, à la carte, que funciona no almoço e no jantar.

Jatiúca, Maceió

–> Os quiosques de massagem. Estão sob os coqueiros.

–> Quadras esportivas. Encontram-se na ponta norte do terreno, junto ao prédio do flat.

–> Internet. Wifi grátis na recepção, nos quartos e no restaurante principal.

Barra de São Miguel

–> Os passeios. No lobby você encontra uma operadora de turismo receptivo que oferece todos os passeios disponíveis na região.

Minha sugestão: alugue um carro. Num dia, vá à Barra de São Miguel (30 km ao sul; na foto) e na volta almoce em Massagüeira, no Bar do Pato. No outro dia, vá a Ipioca (20 km ao norte), entre no bar Hibiscus (há uma placa grande na estrada à altura da guarita) e na volta almoce no Bar do Zezé, em Riacho Doce. Nem as barracas (bagaceiras) da Barra nem o bar Hibiscus (serviço lento) são perfeitos, mas você terá conhecido aquelas que, na minha opinião, são as melhores praias dos arredores de Maceió. Pronto: nos dias seguintes, você pode arriscar outras praias (Guaxuma ou Tabuba no norte, Gunga ou Francês no sul) e, caso se arrependa, já saberá para onde ir rapidinho. Nos dias em que quiser ficar em Maceió, vá à parte de baixo da Ponta Verde (quase na Pajuçara) e fique ou na barraca Lopana ou na Kanoa.

Não recomendo ir a Maragogi. São duas horas e meia para ir, duas horas e meia para voltar. O horário da maré baixa (hora propícia para visitar as piscinas naturais) muda todos os dias. Há uma limitação no número de visitantes admitidos às Galés (uma excelente providência). Deixe para ir às piscinas naturais de Maragogi quando você estiver hospedado por lá. Se faz muita questão de ir a piscinas naturais, vá às de Paripueira (30 km ao norte).

Tampouco recomendo o bate-volta à Rota Ecológica. A Rota é para ir, ficar e descansar. É difícil curtir a praia sem estar hospedado numa pousada.

Jatiúca, Maceió

–> Um cantinho. O coqueiral.

–> É pra você… que curte espaços ao ar livre, mas que também quer sair pela porta do resort e poder sair caminhando pela cidade.

–> Talvez não seja pra você… que faz questão de apartamentos com decoração moderna e equipamentos de última geração.

Site oficial: aqui.

Pesquise vôos para Maceió

Leia também:

Todas as resenhas até agora do Guia de Resorts

Página de resorts no Viaje na Viagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


FacebookLinkedInEmailShare

7 comentários para “Jatiúca, o resort pé na areia de Maceió”

  1. Sou de Maceió e as dicas estão ótimas! O Hotel Jatiúca é mesmo fantástico, está muito bem localizado, pena que está muito velho, precisa de reforma urgente nos quartos, melhorar a comida, e falta cuidado com a piscina e jardim. Uns amigos meus portugueses ficaram uns dias lá e fiquei com vergonha, está precisando de uma nova administração, tudo novo!! O Jatiúca já foi muito bom!
    O Hibiscus é fantástico, a comida é boa e a praia é uma delícia, para quem quiser almoçar lá perto, aconselho o OCA, um restaurante no alto de Ipioca, a comida de lá é muito boa.

    http://www.oguiadeportugal.com/

  2. Minha familia toda assim como os argentinos, adoram esse hotel ! Maceió tem uma brisa maravilhosa, o guardanapo de papel não pára na mesa !!

  3. Estive em Maceio dias atras – 12,13,14,15,16 e 17/01/2012 – e aproveitei um dia para fazer uma visita a amigos que estavam no “Jatiuca”. O hotel é muito bem localizado e bonito mas esta precisando de cuidados.

  4. Maceio tem muitas das mais belas praias do Brasil.

    Veja aqui:

    http://aviagemoficial.wordpress.com/2012/01/22/barraca-lopana-maceio-al/

  5. Olá, Riq,
    que bom que vc voltou a fazer sua “via crucis” nos resorts, estava sentindo falta! Parabéns pela participação na globo news orientando os viajantes a não serem enganados na programação/contratação de serviços nas férias!Em 2005, quando estive em Maceió, conheci este resort, mas a lagoa tinha um cheiro ruim na ocasião, e reparei tb uma manilha de esgoto que escoava no mar, bem próximo à praia do resort…

  6. Jatiúca realmente é linda! Acredito que um dos principais passeios da cidade é mesmo circular pela orla das três praias centrais – Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. A vida noturna em noturna em Maceió também é bem agitada, recomendo.

    Não é preciso muita grana para se divertir na cidade; dá para aproveitar bastante sem gastar muito. Vale muito o passeio. Tem mais dicas do que fazer em Maceió nesse link, que eu estava pesquisando: http://www.viaje.com.br/alagoas/maceio/maceio-onde-o-sol-brilha-o-ano-inteiro-em-uma-orla-agitada-e-atraente-2

  7. Boa Tarde, estarei indo pra Maceió dia 25/04 e ficarei hospedado no JATIÚCA RESORT FLAT, SUÍTE B, com meia pensão (café e jantar). Gostaria de saber informações de quem foi recentemente no JATIÚCA sobre a qualidade da comida, acomodações, atendimento. etc…………

    Agradecendo desde já

comentódromo