Lugano, Suíça à italiana

Lugano

Estive em Lugano rapidamente durante o meu périplo suíço do ano passado. Nosso grupo dormiu lá uma noite, entre duas viagens de trens panorâmicos: o Bernina Express (falei dele aqui) e o Wilhelm Tell Express (aqui).

Lugano

A permanência foi curta, mas deu pra ter um gostinho do Ticino, a Suíça italiana. Em um fim de tarde e uma noite, o lugar se mostrou exatamente como o anunciado pelos clichês: mais caloroso e relaxado do que o resto do país. Naquele dia de fim de setembro, porém, não dava para ser diferente: a temperatura estava quase quinze graus mais elevada do que em St.-Moritz, no alto da montanha, onde tínhamos começado a jornada. O Bernina Express nos levou das geleiras ao verão.

LuganoLuganoLugano

Ficamos num hotel (falo mais sobre ele daqui a pouquinho) que não poderia ser melhor localizado: está na porta do funicular que leva da estação ao miolinho do centro histórico. Caminhando duas quadras eu já estava à beira do Lago Lugano.

Lugano; Monte San Salvatore ao fundoLuganoLago Lugano

Saiba que os luganesi acham que o Monte San Salvatore parecido com o Pão de Açúcar — obrigado por terem avisado, senão eu não perceberia, hehe. Adorei um quiosquinho de inspiração tropical à beira-lago.

Lago LuganoVocê está aqui: Lugano

Curti sobretudo o copo de cerveja, que traz marcações de três níveis: “Você está aqui”; “Você está aqui?” e “Estava!” (acho que é isso, se não for me corrijam, prego).

Lugano

Pena que chegamos tarde demais para pegar o passeio de barco. Toda cidade lacustre suíça tem passeios de barco, e taí um programa que vale a pena sempre.

Mas voltando ao hotel em que fiquei, o Lugano Dante. Foi um dos hotéis que mais me impressionaram no tour pela Europa (e olha que ao todo troquei de hotel 41 vezes). Não fui eu que escolhi; esta era a penúltima etapa de um tour inteiramente organizado pelo Sistema de Transporte Suíço. Mas eu adorei o hotel justo porque eu dificilmente teria feito essa escolha por conta própria. É um três estrelas bem caretinha; qualquer outro hotel na mesma faixa de preço com uma decoração mais clean me ganharia fácil na hora da reserva. Só que esse Lugano Dante é sen-sa-cio-nal. Totalmente focado na satisfação do hóspede. Do wifi grátis (o único que peguei em toda a Suíça) ao café da manhã pantagruélico, o hotel é puro mimo e gentileza. O cúmulo da fofura é um patinho de plástico que eles dão de presente — e que você encontra boiando na pia ao chegar, junto com um cartãozinho que diz “Um dia sem sorriso é um dia perdido”. Owwwnnnnnn.

Hotel Lugano DanteHotel Lugano DanteHotel Lugano Dante

Pois bem. Todo mundo diz que a outra cidade beira-lago do Ticino, Locarno, é mais charmosa e gostosinha. Se eu já simpatizei tão à primeira vista com Lugano… O fato é que o Ticino tem muitos fãs, que curtem a ordem suíça com jogo de cintura italiano.

–> Daqui pra onde?


Visualizar Lugano em um mapa maior

Lugano é uma peça importante na montagem do quebra-cabeças do roteiro de viagem pela Suíça. No eixo norte-sul, está no corredor que liga Milão (a 1h de trem) a Lucerna ou Zurique (2h30/2h40 adiante).

Chega-se a Lucerna também pelo Wilhelm Tell Express, um passeio que combina trem panorâmico com travessia de lago (falarei dele no próximo post da série).

Querendo comparar Ticino com Itália sob as mesmas condições, basta pegar um trem e em meia hora você está em Como (San Giovanni), ponto de partida para os passeios do Lago de Como.

Já o eixo leste-oeste é servido por duas rotas panorâmicas. Uma vai até Lugano só sazonalmente: é o Bernina Express, um trem panorâmico que funciona o ano todo entre Tirano, na Itália, e Chur, na Suíça (passando por St. Moritz), mas que só nos meses quentes oferece continuação de ônibus até Lugano (veja meu relato aqui).

O outro trem panorâmico que permite a circunavegação da Suíça pelos trilhos é a Ferrovia Centovalli, que parte de Locarno (a 1h de trem de Lugano) e em duas horas chega a Domodossola, na Itália, passando por nada menos que 81 pontes (sim, o nome da ferrovia é “Cem Vales”). De lá é possível seguir, com baldeação em Brig, a Montreux (2h), Lausanne (2h20), Zermatt (2h25) ou Genebra (3h15).

Leia mais: Hotéis de Lugano no Booking

Leia mais: Site oficial de Lugano (em inglês)

Leia mais: Lugano no MySwitzerland (em português)

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Pesquise

Seguro de viagem na Mondial Assistance

Leia mais::

Suíça alemã: Zurique x Lucerna x Berna

Suíça francesa: Montreux x Lausanne x Genebra

Estações alpinas: Interlaken x Zermatt x St. Moritz

Trens panorâmicos: como é o Glacier Express

Trens panorâmicos: como é o Bernina Express

Trens panorâmicos: como é a Golden Pass Line

Trens panorâmicos: como é a Jungfraubahn

Trens panorâmicos: como é o Wilhelm Tell Express

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


72 comentários para “Lugano, Suíça à italiana”

  1. Uma das coisas que mais me chamou atenção no sul da Suíça numa viagem de carro de Freiburg ate Milão foi a vegetação da encosta das montanhas, muito mais exuberante que aquela encontrada pouco mais de 50 Km mais ao norte. Naquela viagem na ida passamos pelo St. Gottard Pass um tunel de cerca de 17 km de extensão em mão simples e que muita gente acaba ficando com claustrofobia e dirigindo a 20 Km por hora..
    Mesmo quem acha que não tem problemas com espaços fechados acaba dando graças a Deus quando termina de cruzar a montanha
    Dentre as cidadezinhas do Ticino eu gostei bastante de Bellinzona
    Preciso um dia voltar a Suíça para fazer os passeios panorâmicos de trem

    1. Oscar,

      Em nossa viagem no último verão para o norte da Itália, também passamos de carro por esta região.

      Na ida, procurei evitar o St. Gottard Pass devido ao movimento de verão, e fomos pelo alto das montanhas: paisagens deslumbrantes apesar do dia chuvoso, mas com três filhos e dois cachorros no carro não foi lá muito divertido, além de levar três horas a mais que o previsto…

      Na volta, decidimos enfrentar o tráfego para ver se iríamos mais rápido, e devido às restrições de entrada nos túneis, ficamos parados na estrada por muito tempo, e levamos três horas a mais que o previsto…

      Lição aprendida: nao cruze a Suiça de carro no auge do verão, ou conte com três horas a mais para chegar ao seu destino.

      1. No auge do verão, o melhor é desviar pelo tunel San Berardino (A13) se o destino for Alemanha, pelo Passo Sempione e Valais se o destino for a parte oeste da Suíca, França, etc.

  2. É muito legal essa parte da Suiça! Linda mesmo, é a segunda vez que a visito, fiquei em Locarno desta vez e da outra colado em Bellinzona. Locarno em relação a Lugano é uma cidade menor e mais turística, Lugano é maior e mais agitada. Tem um funicular em Locarno também, e tem o roteiro que chamam de Locarno-Ascona-Brissago que são pequenas cidades ao redor de Locarno que são todas bonitinhas. Quando fui no verão em 2009 foi ótimo, dá para visitar as 3 no mesmo dia, usando os ônibus comuns (não precisa de trem porque é muito próximo). E é muito gostoso andar no TILO (Ticino-Lombardia) que é um trem tipo um “metrô ” que liga as cidades ali no sul da Suiça com o norte da Itália, ele é mais colorido e mais moderno que os outros trens.

    Todas as cidades são graciosas, Bellinzona realmente é bem charmosa, com seus 3 castelos e a cidade construída ao redor deles e o circuito Locarno-Ascona-Brissago também é muito bacana.

    Outra coisa é que dá para pegar o barco em Locarno e ir em uma ilha que tem uma vegetação totalmente diferente, e do outro lado do lago é a Itália. Ótima pedida para o verão!

    1. Você lembra o nome da ilha?

  3. Olá,
    Estarei em Milão de 20 a 23 de fevereiro e pretendo reservar um dia para ir até Como. Mas lendo sobre Lugano me deu uma vontade enorme de conhecê-la. Saindo cedo de Milão, será que daria para conhecer as duas cidades no mesmo dia? Sei que não daria pra conhecer tudo, mas só pra matar a vontade. E você sabe se tem algum tipo de burocracia para entrar em Lugano ou se é só pegar o trem e ir até lá? Obrigada e abraço.

    1. Olá, Angela! Ambas são cidades lacustres cujo ponto alto são os passeios pelo lago. Ao fazer um passeio lacustre em Como você já vai ter gasto boa parte do dia. Se sobrar tempo e quiser dar um pulinho até Lugano para ver o centro histórico, vá. Mas note que quem quer ver tudo não vê nada…

      Veja um exemplo de bate-volta de Milão a Como:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/08/bate-volta-de-milao-a-bellagio-no-lago-de-como-dica-da-lilian/

      1. Oi,bom dia

        Estarei em Milao nos dias 31/07 a 2/08/13 e gostaria de conhecer Lugano.Vale a pena?Gostaria de sair bem cedinho de Milao e retornar o mais tarde possivel.Voce poderia me ajudar ?Qual empresa de trem faz o trajeto? Tem onibus? Obrigada.

        1. Olá, Lucia! Dá pouco mais de uma hora de viagem e há vários trens durante o dia. Veja horários e compre com 60 dias de antecedência em http://www.trenitalia.com .

      2. Olá Ricardo

        Em primeiro lugar parabéns pelo site sempre que vou viajar ou estou pensando em um lugar para ir consulto seu site .

        Estive em lugano agora em setembro e realmente o lugar vale a visita. Fui ao quiosque que mencionou e mostrei para eles seu site falando bem do lugar e expliquei o quão esse site êh usurpado no Brasil a propaganda me valeu um chope !rs

        Para min lugano e uma trastevere com lago e montanhas belas. Estive pouco tempo na cidade apenas 2 dias mas foi essa impressão que me causou. Eu gosto muito de trastevere sempre que vou a Roma bato cartão lá, mas sum. Lugano êh mais sumpatico e acolhedor. Sobre o hotel, o que mencionou estava muito caro, uns chf 350 dia para uma pessoa então fiquei no continental park que êh bem próximo ao funiculare so que na parte alta da cidade paguei chf 130 valeu a pena.

        Abraços
        Celao

  4. Obrigada pela resposta. Eu não pretendo fazer o passeio no lago, já que eu vou no inverno. Só pretendo mesmo dar uma volta pela cidade,por isso que pensei que poderia dar tempo.

  5. Olá à todos!!!!!
    Não sei onde colocar minha pergunta por isso coloquei aqui.
    Desculpe-me!
    Alguém tem dicas de UDINE(norte da Itália)?
    Iremos para lá(terra dos antepassados),Veneza, Verona, Toscana e Portugal.
    Se alguém puder ajudar-me com melhor localização de hotéis,passeios, etc.
    Viagem em março de 2013.
    Obrigada e fico no aguardo

    Paula

    1. Olá, Paula! INfelizmente não temos conteúdo sobre Udine.
      Comece pelo Frommers: http://www.frommers.com/destinations/udine/

  6. Boa noite Bóia!!!!

    Obrigada pela pronta resposta e a dica.
    Como sempre estarei diariamente aqui para continuar a seguir todas as dicas e notícias e montar minha tão esperada viagem!!Tudo de bom e bons trabalhos!!!!!!!

    Paula

  7. Ola poderia tirar umas duvidas?
    Em maio estarei em lugano, como faco para ir ate o top da europa, tentar ~ver neve~~~ dá pra ir de carro? como faco para chegar? agradeco

    1. Olá, Rose! De carro são 240 km, ou 3 horas de viagem, até Grindelwald, de onde você teria que seguir de trem.

      Não é uma viagem que se faça tendo Lugano como base; passe pelo menos uma noite em Interlaken.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/09/de-interlaken-ao-top-of-europe-pela-jungfraubahn/

  8. Ola boia tdo bem? obrigada pelo retorno, com relacao a base em lugano, pois estarei Na iTALIA numa cidade bem perto de lugano por isso mencionei a saida para topo da europa a partir dela. Voce poderia me sugerir outro caminho?

    1. Olá, Rose! O que sugerimos é que você pernoite em Interlaken para fazer este passeio. Uma cidade na Itália seria ainda mais distante. Por favor leia o post que indiquei. Obrigada.

  9. Olá!

    Iremos para Milão em Julho e pensamos passar um dia em Lugano, iremos de carro. Gostaria de saber se há uma exigência de documentos para entrarmos na Suíça. Desde já, obrigada! Telma

    1. Nenhuma exigência, Telma. Só seguir pela auto-estrada e chega-se rapidinho em Lugano!

  10. Boa tarde,
    Pretendemos viajar (de carro) de GENEBRA à VENEZA, passando por BERN e LUGANO. A viagem está programada para o próximo dia 23 de junho.
    Gostaria de receber dicas de viagem e qual o melhor caminho, bem como se é possível chegar em LUGANO no mesmo dia.
    Obrigado!
    Luiz

    1. Olá, Luiz Antonio!

      O http://www.viamichelin.com indica distâncias e dá alternativas de caminhos.

      Se você só tem um dia para cruzar a Suíça, atenha-se aos caminhos mais bonitos; não vai dar para parar numa cidade grande como Berna.

  11. Olá!
    Em agosto iremos de carro de Milão a lugano, onde vamos pernoitar. Nosso hotel fica no centro histórico, e pelo que temos lido não é possível o tráfego de carros nesta parte da cidade. Onde deixar o carro e qual o melhor meio de chegarmos com a bagagem?

    1. Olá, Maria Cecilia! O seu hotel terá essa resposta pronta, provavelmente até no próprio site, indicando onde é o estacionamento mais próximo.

  12. Peço o pitaco de vocês urgentemente: meu filhote de 20 anos está no fim de um estágio em Frankfurt. Ele aproveitou a boa localização na Alemanha para viajar em todos os fins de semana para lugares lindos dentro da Alemanha e fora tambem como Paris, Amsterdam. Esse é o último fim de semana que ele tem para conhecer alguma cidade suiça e outra italiana (o Eurail dele permite). Estou achando que ele vai fazer um sacrifício enorme para chegar até Veneza. Alguém pode sugerir um lugar da Suiça francesa – ele está meio cansado de ouvir alemã – ou italiana, para ele ter uma experiência suiça gratificante? E outra cidade na Itália perto da Suiça que também possa fazer as “honras da casa”? Ele está pensando em Genebra, mas eu que conheço, acho mais ou menos. Alguém tem alternativas para um fim de semana espremido entre Suiça e Itália?
    Agradeço sugestões, desculpas pela urgência na solicitação.

    1. Olá, Clara! De Frankfurt a Veneza são 10h15 de trem na viagem mais curta, com baldeação em Munique. De Frankfurt a Lugano são 7 horas, com conexão em Zurique. De Frankfurt a Lausanne, a cidade da Suíça francesa que o Ricardo Freire mais gostou, são 5h30, com conexão em Berna. De Lausanne a Lugano são 5 horas, com conexão em Zurique.

      Uma viagem bem mais fácil é a Strasbourg. Está a pouco mais de 2 horas e serve de base para a Alsácia.

      1. Ô Bóia, super obrigada! Meu filho conheceu Strasbourg, sim, e gostou bastante. Quem sabe a pergunta pudesse ser colocada no perguntódromo?

  13. Boa noite,
    Eu e meu esposo vamos passar 3 dias (23 a 25 de outubro)em Como, queremos passar 1 dia em Lugano, mas tenho algumas dúvidas: 1 – Posso pegar um trem entre Como e Lugano? 2 – Se puder, onde sairiamos (ex. centro da cidade)? 3 – Qual o roteiro sugerido por vocês para este dia em Lugano? 4 – E em Como, o que vocês me recomendarão? Grata, Laís

    1. Olá, Laís! São 35 minutos de trem, saindo da estação Como S. Giovanni. Não vale a pena dormir na outra cidade; vá passar o dia e volte. Em ambas o que há para fazer é exatamente o mesmo: passeios de barco pelos lagos.

  14. Alguém sabe um telefone de contato da Rail Europe para o Brasil? Não vale o tal 0800 892 3012, que não atende nunca! Tento um contato com eles há quase 4 dias e a única forma que consegui até o momento, depois de enviar emails para todos os endereços informados por eles, foi pelo Facebook, mas eles não dão respostas consistentes. Informam que uma central entrará em contato e nada! Comprei passagens para o trecho Lugano-Milão, mas temo que não cheguem antes da minha partida para a Europa. Que atendimento péssimo o dessa empresa no Brasil, em especial depois da Rail Europe andar anunciando pela imprensa que eles alcançaram um crescimento de 20% em vendas no país só no primeiro semestre deste ano, além de informar que, atualmente, o Brasil é o maior consumidor da companhia na América do Sul, sendo responsável por 53% das vendas realizadas no continente. Será que não existe um telefone de contato no Brasil, mercado tão importante para eles?

    1. Olá, Bianca! Infelizmente não temos outro telefone de contato; essa é uma dificuldade que nossos leitores já enfrentaram algumas vezes.

  15. Olá, Pretendo ir à Milão em Janeiro e de lá devo ficar um dia em Lugano e dois ou tres em Interlaken. Para locomoção de Milão para Lugano, pretendo utilizar o trem (já que por ser inverno, acho que locomoção de carro alugado pelas estradas suíças com muita neve deve ser mais complicado). Existem saída regulares? Posso deixar para comprar a passagem já em Milão? ( Prefiro NÃO receber as passagens aqui no Brasil). De Lugano para Interlaken e de lá para Zurich ou Genebra, da mesma forma, trem. Qual a melhor cidade Grande para conhecer? Zurich ou Genebra? Desde já, grato

    1. Olá, Edu! Compre sua passagem para Lugano em http://www.trenitalia.com . Com antecedência de 60 dias você consegue tarifas descontadas.

      O Ricardo Freire não curtiu nem Zurique nem Genebra. Pense em Lucerna ou Lausanne:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/04/zurique-lucerna-berna/

      Use o trem na Suíça.

  16. Eu e meu marido estivemos até ontem, por três dias, em Lugano. Seguindo os cometários do Freire ficamos hospedados no Hotel Lugano Dante e, de fato, recebemos a atenção e usufruímos mimos que não se encontra em quase lugar nenhum. Temos viajado muito e o hotel vai ficar na nossa lista daqueles mais queridos. Valeu, Freire.

  17. Olá Boia, tudo bem? Vou finalizar a viagem da Toscana e subir para Lugano ou Como a partir de Florença. Li aqui que a melhor opção é ir de trem. Qual destes dois lugares é mais facil a chegada de trem direto de Florença? Outra pergunta não encontrei o Hotel Dante no booking, ele não faz parte? Tenho que reservar direto no site do hotel? Vcs tem alguma outra indicação de hotel em Lugano? E Como, alguma indicação de hotel?

    1. Olá, Márcia! Tanto para Como quanto para Lugano você precisará fazer transbordo em Milão. Compre em http://www.trenitalia.com .

  18. Olá Boia,
    Achei o Hotel dante no booking. Obrigada. Aguardo a sua orientação das outras questões.

  19. Olá eu chegando por Zurique o que você sugere em 10 dias na Suíça ?

    1. Olá, Angela! O Ricardo Freire costuma receitar 3 dias em Lucerna, com bate volta a Berna; três noites numa estação de esqui (escolha entre Interlaken e Zermatt), daí duas noites numa cidade de língua francesa (Lausanne ou Montreux) e duas numa cidade de língua italiana (Lugano), temperando os trajetos com um ou dois trens panorâmicos.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/category/suica

  20. Olá Boia,

    O único site que encontrei para comprar o swiss pass cobra taxa de serviço + taxa de entrega (DHL), é isso mesmo? Existe algum outro site que compre direto sem precisar pagar estas taxas?
    Obrigada.

    1. Olá, Márcia! O Swiss Pass pode ser comprado ao chegar na Suíça, em qualquer estação, pelo preço oficial. A Raileurope cobra sobretaxas. A imensa maioria dos passes não pode ser comprada em território europeu, mas o Swiss Pass pode.

  21. Obrigada Boia!

  22. Boia, consigo comprar o Swiss Pass em outro pais da Europa ou só em território Suíço?
    Obrigada

    1. Olá, Márcia! Só em território suíço.

  23. Olá Boia,

    Comprei o meu swiss pass pelo site, anotei o nº de confirmação da minha compra mas até o momento ainda não enviaram o email de confirmação. Utilizei a opção dada pelo site que é o DHL envio em 3 dias uteis. Tem algo mais que eu deveria ter feito? Não havia opção de imprimir o pedido.
    Obrigada.

    1. Olá, Márcia! Nossa recomendação era comprar o passe quando chegasse à Suíça, lembra? Contate quem vendeu e pergunte pelo código, nós não podemos fazer nada.

  24. Olá Bóia
    Estou na dúvida em me hospedar em Locarno ou Lugano. Qual das duas seria a cidade mais charmosa? Obrigada desde já.

    1. Olá, Adriana! O Ricardo Freire só esteve em Lugano e achou charmosíssima.

  25. Oi Boia!!
    Vou viajar à Suíça daqui 15 dias para minha lua de mel e vou ficar uns dias em Lugano. Queria saber se daria pra fazer um bate e volta de trem até Milão e como funciona (há diversos horários, podemos comprar a passagem de ida e volta na estação em Lugano…)
    Obrigada!

    1. Olá, Taís! Há pelo menos um trem por hora, a viagem leva pouco mais de 1 hora. Compre em http://www.sbb.ch/en ; como é um trem internacional, você conseguirá tarifas melhores com antecedência.

  26. Boa noite Boia,

    Gostaria de uma indicaçao de restaurante para jantar em Lugano,vcs podem dar alguma sugestao?
    obrigado

    1. Olá, José Raimundo! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo; se houver resposta, aparecerá aqui.

      Enquanto isso, leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/09/7-dicas-escolher-restaurantes/

  27. Ricardo,
    estou fechando os hotéis na Suiça e estou em dúvida entre Lugano e Zurique. O que vc acha? Queria ficar numa cidade bacana onde pegaria um trem para os alpes! Pela sua experiência qual das duas seria a melhor? Abs

    1. Olá, Maria Cecília! Quem responde é A Bóia.

      Tudo depende do seu roteiro; onde você estará antes e para onde irá depois e quantos dias terá para a Suíça.

      Dê uma olhadinha no que temos:
      http://www.viajenaviagem.com/category/suica

  28. Bom dia,

    No dia 29/07 estarei em Milão e gostaria de fazer um bate e volta a Lugano de carro.
    Existe alguma exigência na fronteira para passar com carro alugado na Itália? Caso afirmativo e a locadora que fornece esse documento?
    Pelo google o trajeto leva cerca de 1 hora, porém como é alto verão acredito que essa estimativa não seja valida, vocês tem alguma sensibilidade sobre o tempo de viagem nessa época?
    Desde já agradeço a atenção.
    Saudações,
    Nilo

    1. Olá, Nilo! Antes de passar para a Suíça você deverá comprar um selo-pedágio que valerá no país todo.

      Por que você não vai de trem? Em uma hora estará no centro de Lugano, sem perrengue, e poderá fazer passeios de barco, que é o forte da região. (Em Como também.)

  29. Olá, Boa tarde!

    Qual o melhor transporte pra sair de Paris e ir até Lugano? Estou planejando sair de Paris por volta do dia 28/09.
    Consultando a RailEurope, vi que dá quase 9h de viagem e fica m torno de 500 reais.
    Ja consultando voos pelo skyscanner, está muito caro. Da quase 1400 reais!
    Esse trajeto é mais caro mesmo? Espero para ver se pinta alguma promoção?
    Pretendo fazer o Wilhelm Tell Express, sugerido por vocÊs!
    Obrigada.

    1. Olá, Renata! Faça Paris-Lucerna de trem (evite as taxas da Raileurope, compre direto com descobto em http://www.voyages-sncf.com ), fique duas noites em Lucerna, faça o Wilhelm Tell Express, depois de Lugano siga para a Itália.

  30. Olá, Boa tarde!
    Desculpa, mas não estou conseguindo fazer a pesquisa Paris / Luzern por esse site. Dá: This journey is not available on our website.
    O que fiz de errado?

    1. Olá, Renata! Use a grafia francesa, Lucerne, e pesquise nos próximos 60 ou 90 dias.

  31. oi boia,preciso de sua ajuda.pretendo ficar 3 dias em londres 4 em amsterdam 4 em paris 3 em veneza 4 em sorrento e 2 em roma,so nao sei por onde começar.ja conheço paris e roma os 4 dias em paris farei o que nao deu pra faser na ultima viagem,e em roma ficou faltando a capela cistina,quero muito ir a londres gostaria de manter este roteiro vc pode me enviar dicas.abços e obrigado.

    1. Olá, Ana! Leve em consideração que cada dia de deslocamento é um dia praticamente perdido. O roteiro mais prático seria ir a Londres, então voar a Amsterdã, ir de trem a Paris, de avião a Veneza, de avião a Nápoles, de trem a Sorrento, de trem a Roma, voltando por Roma.

      Mas saiba que é uma viagem que vai ficar bastante cara pelo deslocamento.

      Leia mais:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-viagem/

  32. Eu e minha amiga iremos p/ Suíça em junho. Ficaremos 8 dias. Escolhemos visitar Lugano, Lucerna, Berna, Lausanne, Zurique e por último Genebra, pois voltaremos por Genebra p/ o Rio de Janeiro. Gostaríamos de uma orientação em relação ao tipo de passe de trem que deveríamos escolher e a melhor localização para um bate-volta.
    Grata,
    Angela

    1. Olá, Angela! Sua viagem está picada e repetitiva. Você está visitando cidades que são muito parecidas umas com as outras, só muda o idioma. A única cidade que não é beira-lago é Berna.

      A fórmula do Ricardo Freire é combinar uma cidade beira-lago (ou duas, mudando de cantão) com uma cidade de montanha, pegar um trem panorâmico e fazer um bate-volta a Berna.

      O Swiss Pass é o passe mais recomendável.

      Um bom roteiro é: base em Lucerna (3 dias) com bate-volta a Berna; base em Interlaken (3 dias); base em Lausanne (2 dias), com bate-volta a Montreux, ou então Lugano no lugar de Lausanne.

      Leia mais sobre a Suíça:
      http://www.viajenaviagem.com/category/suica

  33. Olá,

    Estou pensando em conhecer a Suíça de carro (em outubro), porque parece mais barato do que usar o swiss pass. Serão 8 dias, iniciando em Zurique, passando por Berna, Lucerna, Interlaken e Lousanne, e terminando na Basileia. É uma boa ideia ou a chance de me perder/atrasar/gastar mais que o previsto é grande?

    Obrigado…

    1. Olá, John! O Ricardo Freire recomenda montar bases em cidades maiores e fazer bate-voltas de trem.

      Leia o que temos sobre a Suíça:
      http://www.viajenaviagem.com/category/suica

  34. Tem algumas empresas tipo zani e viator que fazem estes passeios mas achei bem caro.

    Existe promoção de bilhetes de trem como a trenitalia, pois parece que tudo na suiça é bem mais caro que na itália.

    Abcs.

  35. Ola…. Passarei duas semanas na suiça. Estava pensando em ficar em zurique e genebra como Base, fazendo a partir de zurique bate e volta em Berna, e interlaken (com pernoite) seguindo para lucerna, voltando para zurique. Na semana seguinte pensei em ir para Genebra com bate e volta em Lausane e Lyon (com pernoite). Oq acha? Estarei com uma criança de 1 ano e dois meses, por isso nao queria rodar muito. Oq acha desse roteiro? Obrigado.

  36. Estou indo agora dia 28 para Milão e dia 4 estarei em Veneza e gostaria de saber qual a cidade mais próxima para ir de carro para a Suiça.

    1. Olá, Wal! Se você quer ver paisagens alpinas, suba à região da Cortina d’Ampezzo, que fica na Itália mesmo.

  37. Caso precise comprar franco suíço, acesse o site http://www.oaktreecambio.com.br (correspondente cambial do Daycoval) e confira a cotação!

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!