Gotthard Panorama Express: trem + barco entre Lugano e Lucerna

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Gotthard Panorama, Suíça - Lago Lucerna

Assim como o Bernina Express, o Gotthard Panorama Express (antigo Wilhelm Tell Express) cruza os Alpes no eixo norte-sul.

Pode não ser a rota panorâmica mais espetacular da Suíça (o Bernina é mais bonito, e as subidas ao Jungfraujoch em Interlaken e ao Kleine Matterhorn em Zermatt, mais vertiginosas), mas é o trajeto mais diversificado: combina um trecho de trem com uma travessia de lago, num passeio encantador.

Outra vantagem do Gotthard Panorama Express é que, à diferença do Glacier Express ou mesmo do Bernina, este roteiro não obriga você a nenhum grande desvio. Se você vem do norte (França ou Alemanha) para o sul (Itália), ou vice-versa, e quer usar um único dia de viagem para ter um gostinho de Suíça, este é o percurso com melhor relação tempo x benefício. Recomendo dormir em Lucerna, que para mim sintetiza as melhores características das cidades suíças de médio e grande porte (explico melhor neste post).

Fiz o passeio no sentido sul-norte -- por acaso -- e acredito que seja o itinerário mais interessante, porque a parte do barco me pareceu mais bacana do que a do trem. (É bom ter em mente, porém, que eu já estava ziguezagueando há uma semana pelos trilhos suíços.)

Vamos por partes

Gotthard Panorama Express, Suíça

Funciona assim: você sai de manhã de Lucerna (de barco) ou de Locarno (de trem panorâmico). Quem sai de Lugano, como eu, vai de trem comum até Bellinzona (20 min.) e faz baldeação para o trem de janelas panorâmicas.

Barco e trem se encontram em Flüelen, na margem sul do Lago Lucerna, e trocam de passageiros. O trecho de trem leva duas horas; o de barco, quase três. A viagem toda leva 5 horas entre Lucerna e Locarno (e meia hora a mais pra quem sai ou chega por Lugano).

Entre 14 de abril e 30 de junho o circuito completo só é operado nos fins de semana. Entre 1º de julho e 22 de outubro, a operação será diária. Neste momento a página de reserva online está em manutenção. Vamos continuar monitorando; mas de todo modo você pode comprar seu bilhete em qualquer estação na Suíça.

De Lugano a Flüelen

Quem sai na direção sul-norte contempla, no primeiro momento da viagem, a vegetação exuberante do Ticino -- a região mais verde da Suíça. Aproveite, porque rapidinho o trem vai entrar no Túnel da Base de São Gotardo.

Com 57 quilômetros, o túnel inaugurado em 2016 um que tinha sido construído em 1882 (no exato caminho onde existia, desde o século 13, a passagem mais usada para atravessar os Alpes. (Há um outro túnel para carros.)

Quando os trilhos finalmente emergem do longo túnel, começa a parte mais aguardada do trecho ferroviário: a passagem por Wassen, uma cidadezinha pitorescamente suíça cujo ponto focal é a igreja barroca de São Galeno, postada no alto de uma colina.

Wassen, Suíça

A rampa de acesso ao túnel foi construída em espiral; ao fazer a curva, o trem passa por uma seqüência de pequenos túneis. Isso cria um efeito sensacional, porque a cada nova saída do túnel você vê a igreja de um lado diferente do trem. Isso acontece três vezes, mas é o suficiente para a gente ter a impressão de que a igreja está brincando de esconde-esconde.

Wilhelm Tell Express, SuíçaWilhelm Tell Express, SuíçaWilhelm Tell Express, Suíça

Quarenta minutos de Suíça depois, você chega ao lago.

De Flüelen a Lucerna

Fiz a minha travessia num dia perfeito de final de verão. As quase três horas do percurso não cansaram nada, tamanha a beleza da paisagem.

Wilhelm Tell Express, Suíça

A passagem em primeira classe inclui o almoço.

Wilhelm Tell Express, Suíça

Wilhelm Tell Express, Suíça

Wilhelm Tell Express, SuíçaWilhelm Tell Express, SuíçaWilhelm Tell Express, Suíça - capela de Guilherme Tell

Durante o passeio o barco diminui a velocidade ao passar ao largo de uma pedra pela qual Guilherme Tell, personagem mitológico suíço (mitológico no sentido de que não existiu de fato), teria escapado do barco em que estava preso pelos tiranos ligados aos Habsburgo, para continuar a luta pela independência suíça. Nesta pedra foi erguida uma capela (imagem acima, à direita), e não há quem não click click click.

Outro momento de significado histórico é quando o barco passa por Rütli, onde nasceu a Confederação Suíça.

Wilhelm Tell Express, Suíça

Wilhelm Tell Express, Suíça

Wilhelm Tell Express, Suíça

Wilhelm Tell Express, Suíça

Um pouquinho antes de chegar em Lucerna começam a aparecer mansões à beira-lago ou encarapitadas nas montanhas. Uma das paradas provoca a memória dos brazucas: Weggis. Weggis.... Weggis... meu Deus, de onde eu conheço esse lugar? UFA! LEMBREI: foi onde a Seleção Brasileira fez a preparação para a Copa da Alemanha em 2006. (Um minuto de silêncio em homenagem ao grande Bussunda, por favor.)

Chegando a Lucerna

Outra vantagem de fazer a viagem neste sentido está no fato da chegada a Lucerna pelo lago ser triunfal: os grandes hotéis típicos de balneário à sua direita, o centro histórico à esquerda. A estação de trem fica praticamente ao lado dos píers, caso você precise continuar a sua viagem. Mas eu recomendaria pelo menos um passeio pelo centro histórico. Para quem vai ficar mais pela Suíça, Lucerna é uma base ideal para a Suíça alemã: está a 50 min. de Zurique, 1h de Berna e 2h de Interlaken.

Quanto custa

Ao atualizar as informações do post (a começar pela mudança do nome do trem), deparamos com a página de preços e reservas dos trens panorâmicos suíços fora do ar. Atualizaremos assim que dispusermos da informação.

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Leia mais:

68 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Amélia
AméliaPermalink

Nossa! tudo lindo: as fotos, a cor o lago, as casitchas, o trem .....

Gustavo
GustavoPermalink

Já eu fui direto de Zurique para Lucerna de trem e fiz o passeio incrível do Monte Pilatus, onde vc pega um teleférico para o topo do monte que fica a 2.100 metros de altitude, de onde vc tem uma visão panorâmica do Lago Lucerna, que tem um formato de estrela deste ângulo e vc vê ao fundo as montanhas nevadas dos Alpes. É um passeio fantástico, depois vc desce o Monte Pilatus num Plano Inclinado até Alpnachstad, onde vc pega um barco parecido com o que vc pegou, este barco dá uma volta inteira no lago Lucerna e te deixa em Lucerna. Fiz este programa em um dia e na volta ainda pude passear pela linda Lucerna.

Nilza Marchetti
Nilza MarchettiPermalink

Não vejo a hora de ver tudo isso!!!!

Ernesto, o pato
Ernesto, o patoPermalink

Belo passeio!!!

Celina
CelinaPermalink

Meu passaporte ficou nervosíssimo, esse(s) estão na minha listinha com um U de urgente na frente. Obrigadíssima!!!

Alessandro A.
Alessandro A.Permalink

Sensacional!!! A Suíça realmente é linda e não vejo a hora de voltar!

Marcia Carneiro
Marcia CarneiroPermalink

Ricardo,
É necessário ter o Swiss Pass para usar o Wilhem Tell Express ou dá para comprar passagem só para o Express? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcia! Provavelmente sim, mas o site não traz os preços do trecho ferroviário, o que é estranho.

O trecho de barco entre Flüelen e Lucerna, sem Swiss Pass, sai 45 francos suíços (38 euros).

http://www.lakelucerne.ch/fileadmin/lakelucerne/redakteur/Internet_PDF/Ganzjaehrig/Ganzjaehrig_12/Tarife_und_Konditionen_2012_NEUenglisch.pdf

O trecho de trem convencional entre Lugano e Flüelen sai desde 21 francos suíços (18 euros). É possível que essa seja a tarifa-base para o suplemento obrigatório do trem panorâmico.

Marcia Carneiro
Marcia CarneiroPermalink

Ricardo, muito obrigada

Claudio
ClaudioPermalink

Olá Ricardo, estou adorando seu livro 100 praias... show!

Bom, entre final de Agosto e início de Setembro/12 farei um tour pela Europa de 17 dias; como sempre o dia da ida e da volta é perdido, então passearei mesmo por lá 15 dias.

Pretendo ficar 7 dias na Suiça, 4 dias em Munique, 1 em Salzburgo e 3 em Viena.

Poderia me ajudar a lapidar meu roteiro??

Minha dúvida principal é em quais cidades da Suiça devo escolher, pra passar os 7 dias lá, pra aproveitar o que a Suiça tem de melhor!!!

Também gostaria de ir a Praga e Berlim, mas acho que vou deixar as duas pra outra viagem, pra não ficar muita correria.

Se tiver outra sugestão pro restande do passeio, manda aí! ninguém melhor que vc pra palpitar hehehe.

Seu site tá 10!

Abraço e brigadu

Claudio

A Bóia
A BóiaPermalink

Ola, Claudio! Aqui quem responde é A Bóia.

A postagem do Ricardo Freire sobre a Suíça ainda não terminou. Os próximos posts tratarão justamente de como decidir entre as cidades. Fique de olho.

Carmem
CarmemPermalink

Ai, que vontade que dá!

Maria
MariaPermalink

é simplesmente impossivel fazer a reserva para esse passeio panoramico no Brasil... não existe SITE que eu tenha encontrado na internet deste passeio especifico... na raileurope eles simplesmente não sabem informar sobre... sad... ausencia total de informações PRECISAS sobre o assunto!
se alguém souber, vamos compartilhar...
afinal: na pratica, como que faz?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria! O link para o site do Wilhelm Tell Express estava quebrado, acabamos de consertar.

A reserva dos vagões panorâmicos (e o pagamento do suplemento) é feita em qualquer estação na Suiça, ou por telefone: http://www.sbb.ch/en/leisure-holidays/day-trips/adventure-event-trips.angebotdetail.tagesausfluege-erlebnisreisen-weitere_45_erlebnisreisen-wilhelmtellexpress.html (clique em "Contact and booking").

Se você não faz questão da refeição a bordo, não é preciso fazer reserva. O barco funciona em vários horários durante o dia (há link para os horários no texto deste post), e o você pode pegar qualquer trem pinga-pinga entre Lugano e Fluëlen ou entre Fluëlen e Lugano, como está explicado no post. (Se não estiver interessada no trem, pode fazer só o passeio de barco; trata-se de um dos passeios imperdíveis de Lucerna).

Se tiver Swiss Pass, não paga nada, nem no trem, nem no barco. Se não tiver Swiss Pass, paga na hora de embarcar. O preço do barco está no site do Lake Lucerne linkado, o preço do trem convencional pode ser visto em http://www.sbb.ch/en .

Leia mais sobre Lucerna:

http://www.viajenaviagem.com/2012/04/zurique-lucerna-berna/

Frank (Dois Mapas)
Frank (Dois Mapas)Permalink

Deixo a informação aqui mais como um alerta para outros trips.

Houve um grande deslizamento de terra na Gotthardbahn e o tráfego de trens entre Ticino (consequentemente Itália) e Zurich, Luzern etc. está interrompido até 6 de julho.

Há ônibus cobrindo o trajeto interrompido mas eles vão acrescentar até 90 minutos por viagem.

Mais informações aqui: http://www.ffs.ch/orario/informazioni-sul-traffico-ferroviario.html

Márcia
MárciaPermalink

Oi Ricardo,

Estou tentando comprar o euro pass para dois paises (Italia e Suiça) no site eurail.com e não estou conseguindo combinar estes dois paises, não é possível mesmo ou estou fazendo alguma besteira?
Obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcia! Este passe não existe.

Veja a lista de passes regionais (2 países):
http://www.eurail.com/eurail-passes/regional-pass

Um Swiss Pass normalmente vale a pena. Passes na Itália nunca valem a pena. Dependendo de quanto você for fazer na Suíça, o Swiss Pass será uma ótima escolha. Para deslocamentos na Itália, compre tarifas descontadas diretamente em http://www.trenitalia.com .

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Marcia
MarciaPermalink

Boia, muito obrigada!

Márcia
MárciaPermalink

Ola Bóia,
Obrigada mais uma vez. Li o post sugerido por vc e ajudou muito mas ainda fiquei com algumas duvidas. O meu roteiro é ficar 10 dias na Itália e 10 na Suíça. Na Itália o roteiro é o seguinte: Roma - San Felice que será base para visitar a Toscana de carro. Pretendemos passar 5 noites depois ir para Florence onde entregamos o carro e ficaremos umas duas noites e faremos bate/volta de trem. De Florece para Como (Suíça Italiana) de Trem a partir dai tudo de trem. Pretendemos fazer o roteiro sugerido por vcs do Expresso Guilherme Tell e chegando em Lucerna montar base e passar umas 3 noites. Depois iremos para Genebra onde temos amigos que moram lá. Dúvidas: De Roma para San Felice fazemos de trem ou de carro? Se for de carro podemos pegar o carro na estação de trem? É mais vantagem ir de carro ou alugar o carro em San Felice? E na Suíça vale a pena comprar o Swiss Pass? O Swiss Pass compramos por quantidade de dias ou os trechos tem que ser pre definidos? Os trechos de trem na Itália que compraremos na trenitalia podemos comprar só o trecho sem definir o dia da viagem e usar no dia que quisermos?
Agradeço muito a ajuda de vcs.

--AL
--ALPermalink

Como fica em território italiano, não suíço.

Simule direitinho os preços no site da SBB.

Na Itália, compre bilhetes com hora e dia marcados para obter descontos, seja na Trenitalia, seja na ItaloTreno.

Não sei se há locadoras em SAn FElice, mas dirigir desde Roma é tranquilo.

Cuidado com os nomes: se vc nomes em inglês ou português, pode não achar as cidades nos sites das cias. ferroviárias (use sempre Firenze, Genève etc).

Márcia
MárciaPermalink

AL, Obrigada pelas orientações.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcia!

Complementando o AL: simule todos os deslocamentos suíços no site da SBB e compare com o preço do Swiss Pass para o número de dias que passarão no país. Na Suíça não há descontos para compras antecipadas. Tenha em mente que o Swiss Pass também dá descontos em passeios de barco e trens panorâmicos e inclui todo transporte público urbano.

Márcia
MárciaPermalink

Olá Bóia muito obrigada.
O site para fazer as simulações é o www.sbb.ch/en? Temos como acessar em português? estou tendo dificuldade. Iremos passar pelo menos 7 dias em território suíço.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcia!

As línguas do site são alemão, francês, italiano e inglês. Você pode usar o serviço do Google Translator.

Márcia
MárciaPermalink

Olá Boia,

Vou fazer o passeio do "Wilhelm Tell Express: trem + barco entre Lugano e Lucerna” vou fazer exatamente o trajeto sul norte que o Ricardo Freire fez. Vou sair de Lugano e meu destino final é Lucerna, preciso me preocupar com as malas? Como é a transição do trem para o barco, pegamos nossas malas e colocamos no barco? Desculpe as perguntas podem ser básicas, mas é coisa de marinheiro de primeira viagem mesmo. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Márcia! Você faz o transbordo das malas. Todas malas são deixadas pelos passageiros numa mesma área no convés de baixo. Dá um medinho, porque estão à mão de qualquer espertinho, mas não parece haver esse tipo de crime na Suíça, ou teriam mudado o sistema.

jocelita
jocelitaPermalink

Olá Bóia, mais uma vez preciso dos teus conhecimentos, nao estou conseguindo comprar passes de Lugano a Lucerna de Trem Wilhelm Express e de Lucerne a Interlaken pelo Goldem Pass Line.
Sua ajuda tem sido fundamental para mim.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jocelita! Se vai cruzar a Suíça, compre um Swiss Pass e depois faça a reserva nos trens panorâmicos pagando o suplemento.

O site do Golden Pass Line:
http://www.goldenpass.ch/CMS/default.asp?ID=252

O site do Wilhelm Tell Express:
http://www.lakelucerne.ch/de/angebote/angebote-buchung/suchen-buchen.html

Márcia
MárciaPermalink

Olá,
Acabo de ler o link do Swiss pass e não tenho certeza se entendi a diferença entre o Swiss pass e o Swiss pass flex. O que entendi é que o primeiro vc tem que viajar a quantidade de dias que comprou de forma consecutiva, ou seja, se comprar 4 dias usar 4 dias seguidos e o Swiss pass flex vc pode alternar e usar nos dias que quiser, é isso mesmo?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Márcia! É isso mesmo.

Márcia
MárciaPermalink

Outra coisinha, é arriscado deixar para comprar lá? O primeiro uso será saindo de Lugano para lucerna no Trem Wilhelm Express pagando o complemento. Chegarei em Lugano e passo duas noites antes de partir pra Lucerna.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Márcia! Se vai reservar trechos panorâmicos, compre logo. O preço não varia, mas os assentos podem esgotar.

Márcia
MárciaPermalink

Ok Bóia, obrigada. O site para comprar é o indicado acima à leitora Joselita? Neste site compro o Swiss Pass e faço a reserva do panorâmico ou este é apenas para a compra deste trecho especifico? Gostaria de comprar o swiss pass flex de 4 dias e um deles seria para o Wilhelm Express.
Desde já obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Márcia! Sim, é isso mesmo.

Roberto Soares
Roberto SoaresPermalink

Bóia, estou tentando reservar o passeio no Wilhelm Tell Express partindo de Lugano a Luzern. Apesar de constar inclusive os valores da reserva no site http://www.swisstravelsystem.com/en/discover/road-rail-waterway/railway/Wilhelm-Tell-Express-en.html não há como reservar. Peço sua ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roberto! Pode ser que você esteja tentando com antecedência demasiada.

Roberto Soares
Roberto SoaresPermalink

Bóia, acabei recebendo informação do agente de turismo da Suiça sobre o WT. As reservas são feitas somente através de agente de viagem ou pelo fone 0041 900 300 300. Vc recebe um numero de protocolo e concretiza a reserva bem como faz o pagamento em qualquer estação de trem na Suiça.

Flavia
FlaviaPermalink

Olá Bóia!

pretendo fazer o trajeto Lucerna - Flüelen de barco e depois pegar o trem para Lugano, usando o swiss pass. Mas para simular os preços trecho-a-trecho, não achei no site www.sbb.ch nenhuma estação chamada Flüelen. Vc sabe se tem outro nome e onde eu consigo consultar os horários desse trecho?
Outra pergunta... eu consigo comprar o Swiss pass numa estação de Trem em outro país? Ou só chegando na Suíça mesmo?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavia! Antes de chegar à Suíça você pode comprar o seu passe pela internet (inclusive aqui no Brasil), mas retirará ao chegar.

Aqui no meu navegador eu consigo simular horários de/para Flüelen...

Renata
RenataPermalink

Olá, Boia. Bom dia!!
Li os comentários acima, mas ainda estou com dúvidas.
Quero fazer o passeio do Wilhen Tell, eu e meu marido. Com o Swiss Flexi Pass, posso utilizar o recurso de não pagar nada (salvo as reservas) ou isso é valido somente para o Swiss Pass?
Entrei nos links que você deixou acima sobre os valores das reservas dos complementos... se eu optar por não querer os suplementos (alimentação) ainda sim, preciso fazer a reserva? Para ter acesso àquelas poltronas giratórias, preciso fazer reserva da poltrona ou o flexi pass ja garante? Se precisar, como proceder, sem pagar o suplemento?
Ai... espero não ter sido confusa!
Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! O Flexi é um Swiss Pass.

Para viajar no trem panorâmico você precisa da reserva e pagar o suplemento.

Se não quiser almoçar a bordo do barco nem usar o trem panorâmico no trecho Flüelen-Lugano (ou seja: pegando trens convencionais), não é preciso reserva nem suplemento.

Renata
RenataPermalink

Obrigada pela resposta, Bóia!
Aproveitando, se eu comprar o flexi pass segunda classe vale para a reserva no Wilhelm?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! Sim. Você precisará pagar o suplemento correspondente à classe em que desejar viajar neste trem.

Renata
RenataPermalink

Obrigada!

Gabrielle
GabriellePermalink

Boia, boa tarde!

Estou pensando em ir para a Suiça em setembro com meus pais.
Seria um circuito com base em Lucerna para conhecer Berne e depois ir para Locarno e de lá para Florença.

Eu já li vários posts que o Ricardo colocou, mas ainda continuo com algumas dúvidas, principalmente porque em viagens me locomovo com cadeira de rodas (levo a bengala em caso de subir escadas ou degraus).

1) Chegando em Zurique, há estação de trem no aeroporto que conduza a Lucerna? Se sim, está incluída no swiss pass?
2) Eu li sobre o Classic Rigi em Lucerna e fiquei com a seguinte dúvida: Como vou sair de Lucerna para Locarno utlizando o Wilhelm Tell Express, acredito que uma parte do classic rigi já fica contemplada nesse descolocamento (parte do barco), sendo assim, seria apenas uma ida ao monte Rigi. Essa ida é feita de trem? E se sim, incluída no swiss pass?
4) Como os deslocamentos de trem seriam: zurique - Lucerna, Luecern - Berne (ida e volta) e o ilhelm Tell Express, você acha que compensa o swiss pass?
5) De Locarno para Florença, como é o deslocamento de trem? Seria melhor avião?
Obrigada desde já!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabrielle! Há pelo menos um trem por hora entre o aeroporto de Zurique e Lucerna. Todos os trechos de trem de passageiros na Suíça estão incluídos no Swiss Pass. As únicas exceções são alguns trens panorâmicos. Isto está exaustivamente explicado neste post, não há como não entender:

http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

O Classic Rigi é um circuito circular que parte e volta a Lucerna. Não serve para ir a Locarno. Para ir a Locarno, use o Wilhelm Tell Express, que está descrito ao mínimo detalhe neste post. Basta reler o texto.

Como já foi dito inúmeras vezes no post do Swiss Pass, não temos como fazer contas para cada leitor sobre se vale ou não vale a pena comprar o passe. O post do Swiss Pass traz todas, mas todas, mas todas as informações mesmo de que você pode precisar para fazer as simulações e contas por conta própria.

http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

De Locarno a Florença, vá de trem via Lugano e Milão.

Gabrielle
GabriellePermalink

Boia, Obrigada pela Resposta.

Mas acho que expliquei mal no post acima. Eu sei que o classic Rigi é um circuito dentro dos arredores de Lucerna. A minha dúvida é que quando pegamos o Wilhelm Tell Express, ele tem um parte que é de barco (que ACHO que é igual à parte lacustre do Classic Rigi, assim como o Classic Rigi. A dúvida era: se eu fizer o Wilhelm Tell Express, é desnecessário fazer todo o classic rigi, uma vez que esse inclui o passeio de barco? Estou certa? Nesse caso seria melhor fazer apenas o passeio ao monte Tiltis ou Pilatus?
Obrigada desde já novamente!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabrielle! O Wilhelm Tell Express inclui a travessia mais longa do lago de Lucerna. A travessia do Classic Rigi será menos ampla, mas repetirá uma parte do trajeto.

Ronaldo
RonaldoPermalink

Bom dia Ricardo.
Como relatado nos posts anteriores há muita dificuldade para reservaar o Wilhelm Tell! Todos os sites direcionam para o swiss pass ou para o raileurope.com!
Minha pergunta: reservando o swiss pass e chegando na Suiça um dia antes do desejado para o passeio será que consigo fazê-lo? e faço a reserva na própria estação de Zurique?
Há alguma outra maneira de reservá-lo?
Chego em Zurich 09/05 e pretendo descer para Lugano dia 10/05.
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ronaldo! O site indica 4 modos de reservar o assento:

- em qualquer estação na Suíça
- pelo telefone 41-900-300-300
- por agente de viagem

Você pode tentar reservar o assento na estação de Zurique, se é o seu primeiro ponto na Suíça.

Note que a reserva de assento só é necessária para a refeição no barco e o vagão superpanorâmico no trem.

Com passagem comum ou Swiss Pass válido você embarca tanto no barco como nos vagões convencionais do trem sem precisar de reserva.

Irene
IrenePermalink

Queria ver a regiao da toscana e tbm conhecer a Grecia Atenas e algumas ilhas. A medida que o interesse cresce tbm a duvida. Vc acha viavel essa junção? quais as opçoes de locomoção da Italia para Grecia Q vc sugere ? enfim me ajude a traçar roteiro. Tenho disponivel 20 dias em setembro. Como sempre conto com sua atenção. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Irene! Este post é sobre Suíça.

Por favor repita sua pergunta em algum post relacionado aos seus destinos. Pode ser na página genérica http://www.viajenaviagem.com/europa/europa-a-z .

Pelas regras do site, tanto sua pergunta quanto minha resposta serão apagadas.

Rodrigo  da Silva Soares

Olá Ricardo.
Se eu comprar o Swiss Pass segunda classe, sabes dizer qual é o preço que pago pelo Wilhelm Tell Express?
Um abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! Os valores estão no post acima smile Para mais informações sobre o Swiss Pass, leia: http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

denesy de faria
denesy de fariaPermalink

Boa noite, Ricardo!
Gostaria de saber como fazer a reserva no trem Wilhen Tell.Vamos comprar o Swiss Pass na Suissa.Iremos para Lucerna no dia 30/06/2014
e estaremos em Lugano no dia 28/06.No dia 30/06 sairemos de Milao para Bellinzona para pegar o trem.Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Denesy! Você pode fazer a reserva para o Wilhelm Tell Express através de um agente de viagem, pelo telefone 41-900-300-300, ou em qualquer estação ao chegar na Suíça.

A reserva de assento só é necessária para a refeição no barco e o vagão panorâmico no trem. Com passagem comum, ou com o Swiss Pass válido, você embarca tanto no barco como nos vagões convencionais do trem sem precisar de reserva.

Daniel Chaves
Daniel ChavesPermalink

Será que se eu fizer a reserva com um dia de antecedência corro o risco de ficar sem? Chego em Lugano no dia 15/06, onde pretendo comprar o Swiss Pass, e no dia seguinte parto pra Lucerna.
Eu gostaria de fazer a reserva com antecedência porque estou viajando em grupo, mas todos os agentes de viagem que consultei parecem saber menos do que eu...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniel! Para viajar num vagão não-panorâmico e para continuar no barco sem mesa marcada para almoçar, não é necessário reserva. Basta ter o passe.

Daniel Chaves
Daniel ChavesPermalink

Pois é, Bóia, mas é que com esse relato do Ricardo Freire, acho que vou ficar um pouco frustrado se chegarmos lá e só tiver a possibilidade de viajar em vagão comum. rsrsrs

Mas, enfim, pelo Rail Europe e agentes de viagem no Brasil é impossível. Só me resta tentar ligar para o telefone do site. Se eu tiver sucesso eu posto aqui. Obrigado.

Anna Carolina
Anna CarolinaPermalink

Boa noite Bóia,
como faço para ir de Milão a Suiça (pensando em ficar em Lucerna) por trem panorâmico?? Li que posso fazer Milão-Tirano-Chur- Lucerna porém em vagões tradicionais né?! Não panorâmicos? Existe a possibilidade de se ir pelo Wilhelm Tell Express vindo de Milão?
O que você me sugere??
Agradeço desde já =)

Anna Carolina
Anna CarolinaPermalink

Obs: tenho quatro dias para ficar na Suiça..estou querendo ir a Berna, Zurich e ficar em Lucerna.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anna Carolina! Temos roteiros prontos de 4 dias aqui:

http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anna Carolina! Todos os trajetos podem ser feitos por trens convencionais. De Milão, compre passagem até Bellinzona, e pegue ali o Wilhelm Tell.

Anna Carolina
Anna CarolinaPermalink

Boa noite Bóia,
estou olhando os horários do WTE e descobri que vindo de Milão-Bellinzona no trem mais cedo disponivel terei 07minutos para pegar o WTE..acho dificil conseguir..você não acha?? Vale a pena dormir uma noite em Bellinzona para conseguir pegar o WTE ou você me sugere mudar a estratégia??
Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anna Carolina! Se é para dormir na cidade onde você vai pegar o trem, pode dormir em Lugano. Você também pode ir via Lugano, que deve ter trens mais freqüentes a Bellinzona (esse é um chute de minha parte).

A baldeação em 7 minutos é perfeitamente factível; o problema é se o trem vindo da Itália atrasar.

Veja como se portar em baldeações imediatas:
http://www.viajenaviagem.com/2014/03/conexao-trem-europa/

Elizete
ElizetePermalink

Boa noite Bóia,
pretendo ir de Milão a Lucerna pelo Wilhelm Tell Express, dormir uma noite em Lugano e seguir conforme o seu texto para Lucerna. Gostaria de saber onde compro o passe do Wilhelm TE e se ao comprar o passe todas essas conexões já estão incluidas (Bellinzona, Fluelen..).
Posso deixar para comprar junto com o Swiss Pass se for para comprar lá ou é melhor reservar antes?
Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elizete! O Swiss Pass pode ser comprado ao chegar na Suíça. O vagão panorâmico do Wilhelm Tell Express deve ser comprado no site do trem. Se não usar o vagão panorâmico não é preciso fazer reserva.

Veja neste post se vale a pena você comprar o Swiss Pass:
http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Ainda tem dúvidas? Clique e leia:

Suíça: 30 roteiros prontos