Toscana de carro: um dia pelo Val d'Orcia (Pienza, Montalcino & cia.)

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Pienza

Se você só tem um dia para rodar pelo interior da Toscana, programe esse dia no Val d'Orcia.

Val d'Orcia

A região do vale do rio Orcia, ao sul de Siena, entrega (embrulhada para presente!) aquela Toscana que você tem na cabeça.


Visualizar Val d'Orcia em um mapa maior

 

O Val d'Orcia é puro deleite visual, sem intervalos comerciais. Entre uma cidadezinha e outra você não passa por nenhum arrabalde industrial. Não tem que cruzar nenhum bairro novo para chegar a qualquer centro histórico.

MontepulcianoMontepulciano

Montepulciano

(Não que isso seja um problema em outras áreas da Toscana -- mas quando você se dá conta de que passou um dia inteiro sem passar por absolutamente nenhum lugar feioso, não dá pra não valorizar.)

Montepulciano

Montepulciano

Montepulciano

Montepulciano

MontepulcianoMontepulcianoMontepulciano

Montepulciano

Mas não só sou eu, ou quem me deu as dicas da região (obrigado, Lu Gomes! obrigado, Renato Carone!), que acha isso. A Unesco chegou um pouquinho antes -- e desde 2004 classifica o Parco Naturale, Artistico e Culturale della Val d'Orcia como patrimônio da humanidade.

MontichielloMontichielloMontichiello

Monticchiello

Espalhados pelo vale -- e sempre a uma distância fotogênica um do outro -- os vilarejos ou são pequeninos (Pienza, Montalcino, Montepulciano) ou minúsculos (tutti gli altri).

(A bem da verdade, porém, é preciso deixar claro Montepulciano vai incluído aqui por licença poético-geográfica; a cidade pertence na verdade a outro vale, o Valdichiana; mas entra muito redondinho num itinerário pelo vale vizinho.)

pienza-3

Pienza

PienzaPienzaPienza

Pienza

PienzaPienzaPienza

Pienza

Não existe uma fórmula para explorar a região. O mais bacana pode ser simplesmente seguir qualquer placa marrom (que indica lugar de interesse histórico-artístico-turístico) para ver no que vai dar. Você dificilmente vai se decepcionar.

Castiglione d'Orcia

Castiglione d'Orcia

Roteiro Montepulciano-Pienza-Montalcino com desvio

Como eu só tinha um dia para passar na região (e precisava ter certeza de que o passeio daria um post, hehe), bolei um roteirinho super papai-mamãe: basicamente, fiz o eixo Montepulciano-Pienza-Montalcino, passando por Montichiello (um bibelozinho de cidade, e de onde se tem as melhores vistas de Pienza -- aquela do alto do post) e fazendo um desvio até Castiglione d'Orcia (que ocasionou lindos pit stops em Bagno Vignoli e San Quirico d'Orcia).

Bagno Vignoli

Bagno Vignoli

Bagno VignoliBagno VignoliBagno Vignoli

Bagno Vignoli

Não se deixe enganar pelas distâncias. Este roteiro aí de cima tem menos de 60 km (incluindo o desvio!), e levou um dia inteiro para ser percorrido. Isso que a gente nem almoçou de verdade: como em todas as saídas desta viagem, lanchamos panini de mercearia feitos com crudo fatiado na hora e mozzarella fresquinha.

Val d'Orcia

Fale com qualquer pessoa que tiver feito esse passeio, e ela virá com uma lista diferente de lugarejos -- e sobretudo com um "ponto alto" próprio (normalmente, um lugar de que nunca tinha ouvido falar, e que causou a melhor surpresa do trajeto). O que todo mundo vai dizer, e com razão, é que você não deve deixar de passar por Pienza, uma cidade inteiramente remodelada por Pio II, e por isso tida como o berço do urbanismo renascentista.

Piazza dei Miracoli
Toscana e Pisa, dobradinha esperta

San Quirico d'OrciaSan Quirico d'OrciaSan Quirico d'Orcia

San Quirico d'Orcia

MontalcinoMontalcinoMontalcino

Montalcino

O Val d'Orcia é um passeio mais cômodo de fazer a partir da região de Siena, mas fica puxado se você sai de Florença.

Roteiro basiquinho do Val d'Orcia a partir de Siena

Um bom roteiro circular é pegar a E 78 (Raccordo Siena-Bettolle) e sair da auto-estrada em Sinalunga, voltando de Montalcino por dentro. Dá 180 km no total.

(Vindo de Florença o trajeto percorrido quase dobra.)

Val d'Orcia

O Val d'Orcia também é excelente como base para uma viagem mais tranqüila, com hospedagem de charme, almoços demorados e passeios esparsos para descobrir os lugarzinhos onde nossos coleguinhas turistas não vão...

Val d'Orcia

Esta viagem teve o apoio de Pestana, Pousadas de Portugal, Accor, Mobility e Mondial.

277 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

andrea
andreaPermalink

Vi que alguém disse ter alugado carro em SIena, mas coloco nos sites de locadora, inclusive o referenciado aqui, mas não aparece o local como possível para devolução do carro, por exemplo, caso alugue em Florença. Alguem sabe qual locadora existe em Siena?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andrea! Conseguimos localizar Avis, Sixt, Europcar e Alamo.

Fernando Pereira
Fernando PereiraPermalink

Ola,

Estamos em Siena e depois iremos para Florença, alguém tem uma dica de fábrica de azeite que podemos conhecer nessa região?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernando! Não existem visitas a fábricas de azeite, como as que se fazem a vinícolas. Mas você pode arranjar uma degustação de azeites em produtores locais. Este produtor tem um restaurante e um agriturismo anexo e organiza degustações:

http://www.villa-felceto-tuscany.com/oliveoiltastingintuscany.htm

danielle gierse
danielle giersePermalink

Olá
Alguma boa vinicula para indicar por essa região ?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Danielle! Você pode visitar vinícolas em Chianti e Montalcino. Para mais dicas, veja o comentário da nossa leitora, Ana Carolina: http://www.viajenaviagem.com/2010/04/a-toscana-com-a-mari-campos/#comment-155063

ana
anaPermalink

Olá! Estarei em Roma e depois irei a Florença. Entre uma e outra, gostaria de percorrer o Val d'Orcia, Siena, (e talvez San Gimignano) de carro. A dúvida é: vale a pena pegar o carro já em Roma e ir subindo, fazer tudo isso no caminho e devolver o carro em Florença, ou melhor ir de trem até uma cidade mais próxima e de lá sair de carro?
Será que o caminho e as paisagens de Roma até lá valem a pena pelas estradas regionais ou seria melhor ir por autoestrada mesmo?
obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! Você por acaso está pensando em fazer tudo isso num dia só? É absolutamente impossível. Siena requer um dia, o Val d'Orcia requer outro, San Gimignano é outro passeio.

De Roma a Montepulciano, entrada para o Val d'Orcia, você levará, na melhor das hipóteses, duas horas. Já chegará tarde demais para fazer o passeio de um dia pelo vale.

Vá de ônibus de Roma a Siena (é mais direto que o trem), instale-se em Siena, visite Siena neste primeiro dia. No segundo dia, alugue o carro e faça o passeio do Val d'Orcia, dormindo novamente em Siena. No terceiro dia você pode subir a Florença pela estrada Chiantigiana e San Gimignano, deixando o carro ao chegar. Nos dias seguintes, dedique um dia inteiro a Florença e no outro vá a Pisa e Lucca de trem.

http://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

Viviane
VivianePermalink

Alguém conhece algum site que aluga carro para Siena como motorista brasileiro?

Viviane
VivianePermalink

O que eu quero é o Val D'Orcia.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Viviane! Veja se encontra alguém aqui nos comentários deste post:

http://www.viajenaviagem.com/2013/06/guias-brasileiros-no-exterior/

Emerson Lima
Emerson LimaPermalink

Pessoal, estarei indo à Toscana chegando por lá em 14/10, aluguei um carro em Florença e ficarei em San Quirico D´Orcia e a partir dali explorarei ate o dia 20/10 esta região. Poderiam nos dar dicas do que visitar ? Sei que é um sonho esta região e pouco badalada frente a grandes centros, o problema é por onde começar ? Nunca fui a Europa e nem tampouco a Itália, qualquer dica será bem vinda.
Estarei eu , minha esposa Benta e nossa filha Laura.

Abraços,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Emerson! Use as dicas do post acima smile

Marilda
MarildaPermalink

Apaixonei pela regiao de Val Dorcia,a partir do seu relato. Tenho 3 dias em Florenca. Como faço pra conhecer esses Vilarejos,sem carro.De trem ou onibus.obrigado. Seu blog é tudo.

Marilda
MarildaPermalink

Esqueci de falar. Fico em Lorença do dia 21 a 24 de junho px.Depois fico 2 dias em La Spezia p conhecer cinque terre.Seguindo suas dicas claro..... obrigado de novo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marilda! É complicado aventurar-se sem carro pelo interiorzão da Toscana -- ainda mais saindo de Florença (esta região é muito mais próxima de Siena).

Pense num passeio organizado, como este (clique), que sai de Siena.

Amanda
AmandaPermalink

Olá , estarei 4 dias em Florença . Como faço para ir até a toscana , não estarei de carro. Qual o lugar na toscana melhor para eu conhecer? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Amanda! As dicas do Ricardo Freire para viajar pela Toscana sem carro estão aqui: http://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

jamile
jamilePermalink

Olá, Como estarei chegando na Itália (depois da Croácia) por Veneza. Qual seria a melhor forma de vazer um roteiro pela Toscana (sendo que já conheço Florença)? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jamile! Recomendamos ficar em Siena e fazer bate-voltas de carro. Dicas aqui: http://www.viajenaviagem.com/category/toscana/

Yv
YvPermalink

Boa noite, saio de Veneza As 10h da manhã, de carro, com destino a Peruggia quero chegar lá a noite. No Caminho, onde vale a pena parar para tirar uma foto? Coisa rapida, parou, clickou, partiu!
Outra informacão um restaurantezinho imperdivel nesse trajeto para almoçar? Eu, esposa, filho de 4 anos e filho de 7 anos.
Grato por qualquer atenção dispensada.
Yv

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Yv! Escolha entre Ferrara e Ravenna.

Yv
YvPermalink

Muito obrigado pela resposta.Deixa eu devolver...Rsss
Se fosse vc pela 1a vez qual das duas? Ferrara ou Ravena?
E o restaurante inesquecuvel? Ou algo para fazer com as crianças? Se lembrar e tiver um tempinho, agradeço antecipadamente.
Grande abraço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Yv! Desculpe, não temos conteúdo sobre nenhuma das duas cidades.

Crianças não fazem turismo; precisam ser entretidas durante a viagem, respeitando seu ritmo, fazendo refeições em restaurantes que tenham comida de que gostem, e com tempo para brincar em parques ou praças. As paradas de turismo precisam ser "vendidas" como aventuras ou histórias.

Claudia
ClaudiaPermalink

Eu adoro o seu site, parabéns pelo conteudo!!!!
Vou para a Itália no final de agosto e gostaria de saber se vc indica alguma vinicola na Toscana para fazer degustação. Tenho em mente algum lugar que tenha um tour, alguma explicação sobre vinhos e no final a degustação.
Muito obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudia! Você pode visitar vinícolas em Chianti e Montalcino. Para mais dicas, veja o comentário da nossa leitora Ana Carolina: http://www.viajenaviagem.com/2010/04/a-toscana-com-a-mari-campos/#comment-155063

Jusley
JusleyPermalink

Olá Boia, gostaria de saber se posso fazer o percurso de 180 km da Toscana de carro por um dia, indicado no site saindo de Siena/Sinalunga/Montelpuciano/Pienza/ D'Orcia...Siena. Preciso pernoitar um algum lugar? Não gostaria de trocar de hotel estando tão perto. Como é mais longo do que o outro indicado de 60 KM estou preocupada de não dar tempo ou ficar muito corrido. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jusley! O post é exatamente sobre esse roteiro circular. Por favor, não peça para que a gente confirme o que já está escrito no texto.

Ricardo Jorge
Ricardo JorgePermalink

Gostaria de algumas dicas.Chego em Roma dia 20/9 , pego um carro no aeroporto e vou para região de Montalcino ou MOntepulciano. Durma em uma ou outra, e no dia seguinte sigo para outra. Será dia 21. Dia 21 sigo para Firenze onde durmo, ou fico mais um dia e durmo em Firenze dia 22. No dia 23 passeio mais um pouco, mas tenho que chegar em Milão pois dia 24 cedo tenho um voo para Lisboa e Brasil. Preciso de uma luz, ou ao menos comentarios. Viagem de carro. Devolverei o mesmo em Milão.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! Fique três noites numa base na Toscana (em Siena ou no Val d'Orcia), passeie pela Toscana, devolva o carro em Florença, siga a Milão de trem.

Tabu
TabuPermalink

Vale a pena fazer este passeio em Janeiro?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tabu! No inverno é melhor se concentrar nas cidades maiores, como Florença e Siena, e fazer os passeios de ônibus ou trem. http://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus

Astrid Brasil
Astrid BrasilPermalink

Como vou passar de 07 a 09/11, pensei em fazer um city tour desses com validade de 48hs. Alguém pode me indicar algum que eu possa já pagar aqui.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Astrid! Não temos notícia de city tour no Val d'orcia. O Val d'Orcia não é uma cidade, é uma região. Dê uma lida no texto, você vai entender.

Ferreira
FerreiraPermalink

Bóia por acaso você sabe de algum site onde eu encontro um mapa com os estacionamentos de Siena.
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ferreira! Esse site tem um mapinha: http://www.discovertuscany.com/siena/tourist-info/parking-lots-in-siena.html

Varnei Rodrigues
Varnei RodriguesPermalink

Olá. Estou com viagem marcada para Itália (Roma-4 dias e Florença/Toscana-5 dias) no início de janeiro. Gostaria de saber se o frio efetivamente inviabiliza fazer o roteiros "Pienza, Montalcino & Cia." e "San Gimignano, Volterra e Vale do Elsa". Particularnente o frio não me desagrada, mas já li seus comentários sobre pequenos povoados "hibernarem" nesse período. Isso acontece a ponto de comprometer o passeio?
Qual a possibilidade de ter que encarar neve?
Obrigado pelas dicas!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Varnei! Sim, as pequenas cidades hibernam no inverno. Se quiser visitar a Toscana, é melhor ficar por Florença e Siena.

Nina
NinaPermalink

No inverno, a maioria das cidadezinhas da Toscana fecham tudo após o almoço. Então, algumas pessoas podem achar as cidades tristes e meio sem graça. Caso vá para a Toscana no inverno e não goste de perambular em cidades vazias, dê preferência às cidades maiores como Siena, San Gimignano e Florença. Para as demais, programe os passeios para a parte da manhã.

MARIANA
MARIANAPermalink

Olá, Ricardo!
Adoro suas dicas! Já me ajudaram em muitas viagens!
Agora estou indo para a Itália pela primeira vez!
Vi alguns posts seus sobre diversos destinos no país, mas ainda assim me surgiram algumas dúvidas quanto ao roteiro que formulei.
Ficarei 16 dias (contando com chegada e partida) e pensei em seguir o roteiro abaixo.
Contudo, estou preocupada com os seguintes aspectos:
-Se ficará muito corrido;
-Se me hospedar apenas um dia em algumas cidades poderá ser um complicador, e
- Se terei tempo suficiente para conhecer Florença.

1º DIA-
CHEGADA A ROMA- 27/4/2015

2º AO 6º DIA-
ROMA -CONHECER A CIDADE- 28/4-02/5 (5 DIAS)

7º DIA-
PARTIDA DE ROMA RUMO A FLORENÇA - SAIR BEM CEDO PARA CONHECER FLORENÇA. - 03/5 (1 DIA)

8º AO 9º DIA-
FLORENÇA- CONHECER A CIDADE - 04/5- 05/5 (2 DIAS)

10º DIA-
ALUGAR UM CARRO.
FLORENÇA - SAN GIMINIANO, VOLTERRA E COLLE DI VAL D'ELSA- DORMIR EM SIENA - 06/5 (1 DIA)

11º DIA-
SIENA - 07/5 (1 DIA)

12º DIA-
MONTALCINO, PIENZA E MONTEPUCIANO - DORMIR EM CORTONA.- 08/05 (1 DIA)

13º DIA-
CORTONA E AREZZO - FLORENÇA (DEVOLVER O CARRO) - RUMO A VENEZA - 09/5 (1 DIA)

14º DIA-
VENEZA- 10/5 (1 DIA)

15º DIA-
VENEZA - BATE E VOLTA MURANO E BURANO- 11/5 (1 DIA)

16º DIA-
AEROPORTO- AVIÃO (ÀS 14:50) RUMO A LONDRES- 12/5 (1 DIA)

Cabe ressaltar que vi sua dica sobre ir de ônibus de Roma a Siena e aí alugar um carro, deixando-o em Florença. No entanto, tentei incluir Arezzo e Cortona.

Desde já obrigada,
Mariana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! Quem responde é A Bóia.

O roteiro está redondinho smile

Mariana
MarianaPermalink

Obrigada, Bóia! smile

Michelle
MichellePermalink

Oi, Bóia!
Estou planejando viagem para a Toscana em abril/15. O plano é ficar alguns dias em Florença e depois alugar um carro e montar base nos arredores de Siena para circular pelas cidadezinhas, fazendo alguns dos roteiros indicados pelo Ricardo. Depois devolvemos o carro e seguimos de trem para Roma.

Minha dúvida é: onde fica melhor e mais prático para alugar carro? Florença ou Siena? E para devolvê-lo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Michelle! Você pode alugar o carro ao sair de Florença e devolver em Siena, continuando de ônibus a Roma. Pode também devolver antes de entrar em Roma. E pode até devolver de volta em Florença, se quiser aproveitar para fazer algum passeio (você pode fazer San Gimignano e Montiriggioni na vinda e a Chiantigiana na volta). De Florença a Roma dá 1h10 de trem.

Michelle
MichellePermalink

Obrigada, Bóia! Suas dicas são preciosas grin

OCTAVIO METZ
OCTAVIO METZPermalink

Olá !
QG - hotel em Colle Val d'Elsa (sugestão Bóia), vindo de Firenze- de carro - passaria por Monteriggioni; no dia 1 - Siena, no dia 2: San Gimigniano e Volterra, no dia 3: seguindo até Piombino e utilizando o ferry-boat até Portoferraio (Isola d'Elba). Esse roteiro é viável ou troca-se a ilha pelo Val'dOrcia??? Grato pela atenção ...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Octavio! O Google Maps indica quase 2 horas de viagem de Colle a Piombino. O ferry leva uma hora para atravessar. É difícil você chegar à ilha antes do meio-dia.

Priscila perez
Priscila perezPermalink

Boa tarde estou indo para italia em julho, pensei iniciar em Roma depois alugar um carro e ir até montalcino, me hospedar, tirar um dia para São gimignano, volterra e monterrigioni, voltar para o hotel vinícola e depois no dia seguinte me dirigir a Florença, largar o carro lá, e fazer siena, pisa, lucca de trem. Acha que é um bom roteiro?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Priscila! Você está esquecendo de dedicar um dia ao Val d'Orcia propriamente dito. Siena está pertinho, faça de carro. Volterra está longíssimo de Montalcino, você vai passar o dia na estrada; faça esse roteiro no caminho de Florença, antes de entregar o carro.

Manuella
ManuellaPermalink

Boia, lendo os comentários cheguei a uma conclusão, mas queria confirmar.
Para conhecer a Toscana de carro a melhor base é Siena, certo?! Com 6 dias inteiros consigo me organizar para conhecer tudo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Manuella! De carro, é Siena ou arredores. Com 6 dias você poderá fazer 5 passeios. Separe um dia para a própria Siena.

Rafael
RafaelPermalink

Olá Bóia,

Sairei de Siena para o passeio por Val D´Orcia e devolverei o carro em Florença.

Você tem sugestões para aluguel de carro? Reservo aqui do Brasil ou deixo para ver lá?

Rafael.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafael! Nosso parceiro é a Rentalcars.

Rafael
RafaelPermalink

Olá Bóia,

Com relação ao ônibus entre Roma e Veneza. É melhor eu comprar aqui no Brasil ou compro quando chegar lá?

No caso da segunda opção, em qual site eu faço a compra?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafael! De Roma a Veneza vai-se de trem, não de ônibus. Compre em http://www.trenitalia.com a partir de 120 dias de antecedência.

Rafael
RafaelPermalink

Perdão, escrevi o destino errado.

De Roma a Siena.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafael! Compre na estação Tiburtina. Não se vende pela internet, só pelo telefone. Mas não haverá problemas em comprar.

Gilciley Tomba de Moura

O que vc acha do meu roteiro de 3 dias de carro em março/2015:
dia 1 - Firenze a S.Gimignano, Volterra e Pisa. Retorno a Firenze. Qtos Km o trajeto?
dia 2 - Firenze a Monteriggioni, Siena, Lucignano, Cortona. Retorno a Firenze. Qtos Km?
dia 3 - Firenze a Montepulciano, Pienza, Monticchiello. Retorno a Firenze. Qtos Km? Gostaria de uma dica sobre esse passeio. Grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Oá, Gilciley! Por favor siga os passeios que recomendamos nesta página:
http:/www.viajenaviagem.com/destino/toscana

Voce está exorbitando nas distâncias e no número de cidades a cada passeio. Uma hora tem 60 minutos para todo mundo. 1 km tem 1000 metros para todos. O sol se põe na mesma hora para todos os que estão num mesmo lugar. Ainda não inventaram o teletransporte.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalink

Para saber as distâncias consulte o Google Maps.

Claudio
ClaudioPermalink

Bom dia. Vou fazer a Toscana agora em Maio. Saindo cedo de Siena, quero fazer o Vale D'orcia: Montalcino, Pienza, Montepulciano.... Qual sua sugestão : Faço o roteiro retornando a Siena, fico pelo Vale D"orcia e pernoito em uma dessas cidades, ou prossigo até Cortona, chegando no final da tarde e pernoitando por lá ? Voce acha que está muito corrido , ou é adequado ? Obrigado.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalink

Eu pernoitaria em uma dessas três (provavelmente em Montepulciano que seria a última vindo de Siena) para aproveitar melhor o dia de passeio. Mas aí tb depende do que vc pretende fazer em seguida.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudio! O Ricardo Freire é da opinião de diminuir bases e de evitar sair turistando com malas na bagagem. Sem trocar de hotel, o seu tempo líquido de passeio aumenta (o dia rende muito mais, mesmo tendo que voltar ao ponto de partida) e o stress diminui. Deixe Cortona para o dia seguinte.

Claudio
ClaudioPermalink

Thiago, obrigado pela sugestão. Bóia , acho que vou seguir sua dica, fazendo o Vale D'orcia e retornando a Siena.

Josilene Schuenck
Josilene SchuenckPermalink

Olá, chego em Milão dia 12/11, e tenho reserva no hotel Borgo Scopeto Relais, perto de Siena. O que devo fazer, vou de carro Milão-Siena ou de trem?
Obrigado desde já pela atenção!

Thiago Castro
Thiago CastroPermalink

Eu acho melhor ir de trem. Mas se vc tiver disposição e já for usar o carro depois, talvez compense.

Josilene Schuenck
Josilene SchuenckPermalink

Existe então trem direto para Siena? Qual estação procuro no site? Obrigado mais uma vez!

Josilene Schuenck
Josilene SchuenckPermalink

Mais uma pergunta, chego 14:20 no aeroporto em Milão. Tento trem que horas? Já pelo site da rentalcars.com que no Sábado a agência fecha 12:00 PM. O q faço?
Muito Obrigado!

Thiago Castro
Thiago CastroPermalink

Josilene, dei uma olhada no site da Trenitalia (www.trenitalia.com) e não achei passagens para novembro. Talvez por ainda faltar muito tempo. Mas achei para Maio (apenas chutando datas). Achei trens saindo de hora em hora a tarde toda, então acho que é tranquilo. Eles saem da estação Milano Centrale e vão até Siena em 3 horas e meia.

Vc tem que saber quanto tempo vc vai levar do aeroporto para a estação de trem (e dar mais um tempo para imprevistos).

Josilene Schuenck
Josilene SchuenckPermalink

Muito Obrigado. Também fiz simulação para Maio! Rsrs e errei a data. É em Setembro

Thiago Castro
Thiago CastroPermalink

Também é possível ir de ônibus, mas vc tem que se informar sobre localização da rodoviária, tempo que leva e tal.

http://www.sena.it/Home/278-1-pt.html

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Josilene! Infelizmente nenhuma solução é boa para o seu caso. Pegar estrada depois de um vôo internacional é super estressante; de Milão até o seu hotel são 380 km, o que dá, segundo o Google Maps, 4h10 de viagem. Na vida real, sempre leva mais tempo, porque é impossível não cometer pequenos enganos e também acabamos parando pelo caminho. Some a isso o tempo de passar na locadora para os trâmites da assinatura de contrato e retirada do carro.

A outra opção é ir do aeroporto de Milão à estação de trem (45 minutos) para pegar um trem a Florença (1h40) e em seguida um ônibus a Siena (1h). A viagem é complicada, mas pelo menos não há o desgaste físico da auto-estrada depois da longa viagem.

O ideal teria sido dormir na noite da chegada em Milão e sair no dia seguinte ou de carro ou de trem/ônibus.

Josilene Schuenck
Josilene SchuenckPermalink

Foi o q imaginei, que dormir seria melhor.
Muito Obrigado,

Viviane
VivianePermalink

Olá, adoro o site e sempre uso como base nas minhas viagens. Seguindo as dicas que já li, vou fazer base nos arredores de Siena pra conhecer a região de Chianti, San Gimignano e Volterra e pretendo também ir pro Val d´Orcia. Como sigo pra Roma de carro no dia seguinte, minha ideia é dormir já nessa região do Val d´Orcia. Qual a melhor opção pra pernoitar, Montalcino ou Montepulciano?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Viviane! Será indiferente. Pode ser em Pienza também.

Veja recomendações de leitores:
http://www.viajenaviagem.com/2014/07/hoteis-interior-toscana-recomendados

Viviane
VivianePermalink

Optei por dormir em Montepulciano e gostei muito. A cidade é bem charmosa e dá pra caminhar bem, apesar das ruas íngremes, mas é importante reservar local para jantar. Vários restaurantes só aceitam com reserva prévia, mesmo com mesas vagas. Acabei jantando no La Botteca del Nobile e foi maravilhoso, boa comida e atendimento e vinho excelente (Dei vino nobile riserva 2008).

FLORA OLIVEIRA
FLORA OLIVEIRAPermalink

Olá Bóia - Em outubro 2014, Fizemos esse mesmo trajeto saindo de uma pequena cidade chamada Camerino. Conseguimos alugar uma van Mercedes Benz com motorista particular por 350 euros. Dividimos entre 6 pessoas sentadas confortavelmente.Saimos por volta das 8 da manhã e retornamos por volta das 19hs Sem pressa, curtindo a paisagem, fotografando a belissima Toscana e com direito a uma longa parada em Pienza para almoçar. Inesquecível!!!!

Thayse
ThaysePermalink

Oi Bóia!
Em nosso último dia de passeio de carro pela Toscana, com base em Siena, pensamos em dormir no vale d'orcia. Qual a cidade mais indicada?
Depois seguiremos a Roma -- qual a melhor opção: devolver o carro em Florença e ir de trem ou seguir direto a Roma e devolver lá? Neste caso, considerando o trânsito ruim, qual o melhor local de Roma para devolver o carro?
Obrigada!!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thayse! Escolha uma locadora que tenha filial na estação Tiburtina, em Roma, que é a mais próxima do anel viário e não está na zona de tráfego limitado.

Reviajar
ReviajarPermalink

Olá a todos,

Mais umas dicas de viagem sobre a Toscana e o Val-dorcia. Boas Viagens.

http://www.reviajar.net/2011/07/italia-2011-inverno-na-toscana.html

Marisa Gomes
Marisa GomesPermalink

Obrigada pelas dicas sobre o Val D´Orcia Riq! Estivemos em julho na região com pouco tempo disponível e, seguindo as dicas deste post, passeamos por algumas cidades deste belíssimo vale. Sem dúvida Pienza foi nossa favorita.

Lu
LuPermalink

Às ordens, Riq!
Mto feliz de poder colaborar!
Bjs

Katia Gaiarim
Katia GaiarimPermalink

Querido Ricardo, em maio de 2015 estive em Roma, Florença e o interior da Toscana de carro passando pela rota do Chianti, sempre seguindo suas dicas. Os percursos do Post acima foram realizados de forma contemplativa com direito a arco-íris em uma das estradinhas. Pernoitamos em La Spezia, foi maravilhoso passear pelas Cinque Terres sem pressa pra voltar, e vc tem razão Portovenere é ótima no final da tarde! A propósito, a " receitinha" trem e barco não tem erro! Agora, estou planejando a próxima viagem, chegando por Barcelona, de lá para o Luberon , de TGV é claro! Sinto-me segura em planejar minhas viagens com base em seus posts. Muito obrigada!

Denya
DenyaPermalink

Caro Ricardo, delicioso o seu relato! Moro em Firenze e adoro passear por essa região. Deixo aqui uma dica de hospedagem ( ideal para quem está explorando essa região e precisa pernoitar): o Castello de Spedaletto, bem pertinho de Bagno Vignoni e Pienza, lugar de sonho!!! Forte abraço e tudo de bom, Denya

Cecilia Pinton
Cecilia PintonPermalink

Olá a todos, depois de muito ler quase todo o site e muitos comentarios montei um roteiro mas fiquei com uma duvida. Pelo que li e reli o mais recomendado para ir de Siena a Roma é ir de onibus. Chegarei pode Veneza (4 noites com bate-volta a Padova), sigo de trem para Florença ( 4 noites - com bate-volta). Alugo um carro, desço pela região do Chianti e durmo 2 noites no Castelle Delle Serre ( região serre di Rapolano). De lá vou seguir para Roma. Minha duvida: volto para Siena de carro - 30 minutos e pego onibus até Roma (+ 3h30min) ou já sigo de carro para Roma (devolver no aeroporto talvez?) Se resolver passar por Assim, fica muito ruim? Não sei como são as estradas. Eu não sei como pesquisar antigos comentarios no site. Muito obrigada por todas as dicas que peguei aqui no site até agora.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cecilia! São 275 km de Rapolano a Roma via Assis. Saia bastante cedo e em Assis guarde o carro num estacionamento fechado, sem deixar nenhuma bagagem à vista.

Cecilia Pinton
Cecilia PintonPermalink

Muito obrigada. Vou pensar se vale a pena. Seguindo de carro direto alguem tem alguma sugestão de onde parar no caminho até Roma?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cecilia! Orvieto é a parada clássica.

Cecilia Pinton
Cecilia PintonPermalink

Muito obrigada! O Vnv foi essencial para ajudar a montar meu roteiro. Quando voltar faço um relato da minha experiência!! abraços

Thiago Castro
Thiago CastroPermalink

Cecilia,

Em setembro passado, eu saí de Roma umas 10h (devia ter saído mais cedo, mas não rolou), fui pra Assis, almocei por lá e cheguei em Siena no início da noite. As estradas são ótimas (seguimos o Waze), mesmo as que não são principais. É um dia meio puxado, mas minha tia queria muito ir a Assis, então não era uma opção. Assis é uma graça de cidade, mas se for, faça como a Bóia falou, saia bem cedo e deixe o carro num estacionamento fechado (tem um praticamente ao lado da Basílica, é só olhar no Google Maps, bem fácil).

Cecilia Pinton
Cecilia PintonPermalink

Obrigada Thiago pelas dicas!

Marcelle
MarcellePermalink

Olá!! Gostaria de uma ajuda,depois de pesquisar muito montei um roteiro para ficar 3 dias em Florença(16-19/junho), indo depois para Siena dias 19 e 20 de junho, onde pretendo alugar um carro. Posso ter problemas pra pegar o carro em Siena por ser um domindo, o dia 19? Li algo a respeito disso em algum blog... E se pegar o carro em florença nesse dia? No aeroporto tb tem esse problema de fechar aos fins de semana?? Desde já agradeço a ajuda pois dependendo disso poderia inverter a ordem das cidades, Marcelle

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelle! Ao reservar seu carro, devem aparecer as informações sobre funcionamento da loja. Se a loja da sua locadora não abrir no domingo em Siena, não será oferecida. Mas se você vai de Florença para Siena, o lógico é alugar o carro na saída de Florença e já fazer algum passeio pelo caminho, como San Gimignano ou a Chiantigiana.

Marcelle
MarcellePermalink

Muito obrigada pela resposta e pela dica, farei o que vc sugere!!Adoro o site,sempre com excelentes roteiros e sugestões!!

Rogerio Peres
Rogerio PeresPermalink

Olá Boia! Passaremos duas semanas na Itália em julho, num roteirinho que o Ricardo Freire já ajustou para nós (Thanks Rick!). Mas, tenho uma dúvida nos bate volta de Siena: num dia tenho Lucignano, Cortona e Arezzo e no outro a região do Val d'Orcia, sendo que tenho colocar um nuna sexta-feira e outro no sábado (que será meu anviersário). Alguma sugestão de qual em colocar em cada dia? (em função do tamanho das cidades, etc).

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rogerio! Cortona-Arezzo é mais urbano, Val d'Orcia é mais paisagem. Acompanhe a meteorologia e programe o Val d'Orcia para o dia que promete ser mais bonito.

Silvia Bordoni
Silvia BordoniPermalink

Ricardo, preciso de uma ajuda, num comentário acima vc direciona um leitor a conhecer um pacote estruturado da viator, me interessei so que quando vou finalizar a compra nao aparece disponibilidade. Será que é porque ainda faltam 3 meses?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvia! Quem responde é A Bóia. Ou o passeio não é oferecido na época em que você vai viajar, ou está muito longe da data.

Você pode esclarecer a dúvida via web https://www.viator.com/customer-care ou ligando para o call center no Brasil, tel. 21/3958-5513.

Juliana
JulianaPermalink

Gostaria de agradecer à vocês por esse post que me foi de grande ajuda pra nos orientarmos pelo Val d'Orcia. Eu e minha família fizemos um passeio super agradável pelas cidadezinhas e as paisagens são realmente maravilhosas, de cinema! O trajeto foi maior pq saímos de Firenze mas mesmo assim valeu muito! Abraços!