Como combinar Califórnia com Las Vegas e Grand Canyon

Grand Canyon

Dia sim, dia não, aparece alguma pergunta nos posts da viagem de Las Vegas ou de San Francisco a Los Angeles de carro sobre como combinar os dois destinos numa viagem só. Outros pedem a dica para encaixar visitas ou ao parque Yosemite ou ao Grand Canyon.

Vou então concentrar o assunto neste post, pra Bóia não precisar dar explicações picadinhas. Mas vou precisar da ajuda de vocês, já que em tudo o que se refere ao Yosemite ou às ligações de carro entre Califórnia, Las Vegas e Grand Canyon a minha contribuição é puramente teórica.


Visualizar California + Las Vegas + Grand Canyon em um mapa maior

==> QUANTOS DIAS VOCÊ TEM PARA A VIAGEM?

A gente começa a cair na real quando compara o mínimo recomendável de dias em cada destino com o número de dias que a gente estava reservando para a viagem.

–> San Francisco: fique pelo menos três dias inteiros na cidade; o mínimo ideal são quatro. Acrescente um dia se quiser passear pelo vale de Napa. 4 a 5 noites.

Leia mais: 4 dias em San Francisco, no Hotel California Blog

–> San Francisco – Los Angeles de carro: para não transformar a viagem num mero estradão, faça em três dias, com dois pernoites (o primeiro em Carmel ou Monterey ou Big Sur, o segundo em San Luis Obispo ou Santa Barbara). Aumentando um pernoite (tanto na primeira base, quanto na segunda) você explora melhor os arredores daquela base. 2 a 4 noites.

Leia mais: Vai por mim: San Francisco-Los Angeles de carro

–> Los Angeles: você vai precisar de pelo menos quatro dias inteiros para dar um rolezinho pela costa (Malibu, Santa Monica, Venice), ir à Disney, passar por Hollywood, fazer o tour guiado a um estúdio, visitar os centros Getty… (ufa). Não conte com o dia da vinda de Santa Barbara, se você quiser dar uma paradinha no outlet em Camarillo… 4 noites.

Leia mais: De Santa Barbara a Los Angeles, passando pelo outlet

Leia mais: 5 lugares para descer do carro em Los Angeles

–> San Diego: sei que corro o risco de ser linchado, mas a pergunta que eu sempre me faço é — precisa mesmo? OK, eu nunca fui, então não posso dizer que não curti. Mas assim à distância acho uma escala que acaba roubando tempo de lugares mais interessantes — #prontolasquei. Ou seja: eu só iria se tivesse tempo sobrando; não caparia dias de San Francisco ou Los Angeles ou faria rapidão a Highway 1 só para esticar até lá. Isto posto, para ir ao San Diego Zoo (ou ao Zoo Safari, fora da cidade), ao Sea World, ao Aquarium, ao Old Town Park (que conserva o primeiro assentamento colonial espanhol na Califórnia), aos museus Marítimo e Aeroespacial, separe dois ou três dias inteiros. 2 a 3 noites.

Leia mais: San Diego no Wazari

–> Las Vegas: em menos de três dias você não dá conta de saracotear pela Strip, chegar a Downtown e estar inteiro à noite para assistir aos shows e aproveitar a cena gastronômica. Acrescente dias extras para os passeios aos arredores que queira fazer: Death Valley, Valley of Fire, Hoover Dam (com ou sem Grand Canyon West). Caso você venha de carro desde o Yosemite, passará pelo Death Valley no caminho. Caso venha de carro do Grand Canyon, passará pelo Hoover Dam no caminho. 3 a 6 noites.

Leia mais: Onde ficar em Las Vegas: os hotéis da Strip

Leia mais: 5 shows em Las Vegas (fora os do Cirque du Soleil)

–> Grand Canyon: os bate-volta rodoviários desde Las Vegas são uma loucura (para passar três horas no parque, você viaja seis em cada direção); os passeios de helicóptero vão somente até Grand Canyon West (fora dos limites do parque nacional); os únicos tours viáveis ao parque propriamente dito saindo de Las Vegas e voltando no mesmo dia são feitos de avião (ao chegar você faz o sobrevôo de helicóptero e visita outros pontos do parque). O mínimo mínimo ideal é passar três noites em Tusayan, na entrada do parque, para ter dois dias inteiros para apreciar todos os mirantes e estar nos mais pontos bonitos ao amanhecer ou ao pôr do sol. 3 noites.

Leia mais: Vai por mim: Grand Canyon

–> Yosemite: não caia no conto dos bate-voltas de San Francisco; são 4 horas para ir, 4 horas para voltar. E já que você vai até lá, explore o parque direito. A diversidade de paisagens é incrível — não se trata apenas da variação sobre o tema deserto que você vai encontrar no Meio-Oeste. Recomenda-se dois dias inteiros (sem contar o da chegada) numa primeira viagem. Querendo fazer caminhadas (e não apenas zanzar de carro), fique três dias fora o da chegada. 3 a 4 noites.

Leia mais: 3 dias no Yosemite, no MauOscar

Leia mais: Guia oficial do Yosemite National Park 2012, em inglês

–> Faça as contas:

– para fazer San Francisco, a costa e Los Angeles sem correria você precisa de 10 a 13 dias

– para incluir Las Vegas, 13 a 18 dias

– para fazer Las Vegas, Yosemite, San Francisco e ir de carro a Los Angeles, 16 a 23 dias

– para fazer Grand Canyon, Las Vegas, voar a San Francisco e de lá ir de carro a Los Angeles, 16 a 21 dias

– incluindo San Diego em qualquer roteiro: acrescente 2 a 3 dias

==> ENCARANDO AS DISTÂNCIAS

–> San Francisco a Los Angeles: 730 km usando a Highway 1. O sentido recomendável é este, para você dirigir na mão que acompanha a costa, e assim não precisar parar do outro lado da estrada (e atravessar, a pé ou de carro), toda vez que quiser contemplar um mirante. Há muitos mirantes e pontos de parada, e você vai querer dar uma olhadinha em todos. (Do outro lado da estrada talvez você nem perceba a existência de alguns.)

–> Los Angeles a San Diego: 200 km. Sair da cidade pode levar mais tempo do que o trajeto 🙂

–> Los Angeles a Las Vegas: 430 km. É como ir de São Paulo ao Rio, só que numa estrada árida e monótona. Tem certeza que quer enfrentar quatro horas e meia, cinco horas de estrada? (Na vida real, com paradas e bobeadas, a gente nunca consegue a velocidade máxima.) As passagens aéreas são baratíssimas, e dá para se virar sem carro na boa em Las Vegas (tem gente que discorda, mas acho que carro em Las Vegas mais atrapalha que ajuda).

–> San Diego a Las Vegas: 530 km. 5 horas e meia, 6 horas de estrada. Não é agradável.

–> San Francisco a Las Vegas: 900 km sem passar por Yosemite. Gente, avião é baratinho. Inventaram pra isso.

–> San Francisco ao Yosemite Valley: 340 km. Mas depois de Modesto as estradas são… modestas, então ninguém consegue fazer em menos de 4 horas, 4 horas e meia. Ou seja: não planeje muita coisa para o dia da chegada; você não vai conseguir chegar muito, e já vai chegar cansado.

–> Yosemite a Las Vegas via Death Valley: saindo de Mammoth Lake, 570 km. Mammoth Lake está na ponta leste do parque, já 120 km depois do Yosemite Valley. Conte em levar 7 horas na estrada; acrescente a parada no Vale da Morte. Saia cedinho — ou então programe um pernoite. Vindo de San Francisco, durma no Furnace Creek Resort, dentro do parque do Death Valley, ou então em Beatty, saindo do parque, já em Nevada. Vindo de Las Vegas, pernoite ou no Furnace Creek ou na cidade de Lone Pine, passando a saída do parque na direção de San Francisco.

–> Los Angeles ao Grand Canyon: 780 km até Tusayan, na entrada do parque nacional. Nem pensar, falou? Voe até Flagstaff (conexão em Phoenix) e pegue lá um carro; Tusayan está a 120 km.

–> San Diego ao Grand Canyon: 880 km até Tusayan. Siga as instruções de Los Angeles.

–> Grand Canyon a Las Vegas: 440 km desde Tusayan. O bate-volta é uma loucura. O melhor esquema é voar a Flagstaff (conexão em Phoenix), pegar um carro, hospedar-se em Tusayan, devolver em Las Vegas.

==> 3 ROTEIROS REDONDOS

–> San Francisco + costa + Los Angeles + Las Vegas | 13 a 18 noites

4 ou 5 noites em San Francisco. Pegue o carro no último dia de San Francisco. Faça a costa em duas a 4 noites (um ou dois pernoites em Monterey, Carmel ou Big Sur; um ou dois pernoites em San Luis Obispo ou Santa Barbara). Fique 4 noites em Los Angeles. Entregue o carro no último dia de Los Angeles. Voe a Las Vegas. Fique de 3 a 5 noites.

Leia mais: Vai por mim: San Francisco a Los Angeles de carro

Leia mais: Onde ficar em Las Vegas: os hotéis da Strip

–> Las Vegas + Yosemite + San Francisco + costa + Los Angeles | 16 a 23 noites

Las Vegas-Yosemite-San Francisco-Los Angeles

Fique 3 a 5 noites em Las Vegas. Pegue o carro no último dia de Las Vegas, siga ao Yosemite via Death Valley (dormindo uma noite em Furnace ou em Lone Pine, ou então saindo bem cedo e passando o dia na estrada). Passe 3 noites no Yosemite e siga a San Francisco. Fique 4 ou 5 noites. Siga pela costa em 2 ou 4 dias (um ou dois pernoites em Monterey, Carmel ou Big Sur, um ou dois pernoites em San Luis Obispo ou Santa Barbara). Fique 4 noites em Los Angeles.

Leia mais: Vai por mim: San Francisco a Los Angeles de carro

Leia mais: Onde ficar em Las Vegas: os hotéis da Strip

Leia mais: 3 dias no Yosemite, no MauOscar

–> Grand Canyon + Las Vegas + San Francisco + costa + Los Angeles | 16 a 21 noites

San Francisco a Los AngelesFlagstaff-Grand Canyon-Las Vegas

Voe a Flagstaff, via Phoenix. Pegue o carro. Durma três noites em Tusayan. Continue a Las Vegas. Fique 3 a 5 noites. Entregue o carro. Voe a San Francisco. Fique 4 ou 5 noites. Pegue outro carro no dia da saída e faça a costa em duas ou 4 noites (com um ou dois pernoites em Monterey, Carmel ou Big Sur, e um ou dois pernoites em San Luis Obispo ou Santa Barbara). Passe quatro noites em Los Angeles.

Leia mais: Vai por mim: Grand Canyon

Leia mais: Vai por mim: San Francisco a Los Angeles de carro

Leia mais: Onde ficar em Las Vegas: os hotéis da Strip

==> E VOCÊ? JÁ FEZ ALGUMA DESSAS COMBINAÇÕES?

Compartilhe com a gente o seu roteiro, suas impressões, o que refaria igual, o que mudaria, o que não faria de jeito nenhum, o que ficou faltando fazer. Brigadinho aê!

694 comentários

Ola Boia e trips,

Estou planejando ir a California no final de dezembro/12 e comeco de janeiro/13, incluindo San Francisco a Los Angeles de carro e Las Vegas. Li no blog Hotel California que dezembro, janeiro e fevereiro sao os piores meses pra ir por chover muito. Por outro lado, lendo os comentarios deste e do post anterior sobre SF a LA de carro, vejo que muita gente faz essa viagem nesta epoca. Quanto ao frio no inverno, tudo bem; mas muita chuva pode prejudicar e comprometer a viagem. Pergunto se o risco de muita chuva no inverno justificaria replanejar a viagem para o verao.
Grato. Abs

    Olá, Edson! A Maryanne deve se referir a San Francisco especificamente, mas você pode voltar lá para perguntar para ela.

    Sempre é melhor viajar em temperaturas mais amenas. No inverno, se você sair da costa e for para Yosemite ou Grand Canyon, pode pegar neve e interdição de estradas.

Galera, estou planejando minha viagem com a família pra Califórnia em julho/2012 e gostaria de umas opiniões.
O que acham do percurso Grand Canyon Village (ou Williams, AZ) até Los Angeles, considerando que o trajeto seria feito direto, pela I-40?
Claro, haveria várias paradas no caminho para comer, esticar as pernas, espantar o sono, entre outros. Entre elas em Lake Havasu City e Barstow.
Muito tenso? “Fazível”?
Ou então o melhor mesmo seria voltar pra Las Vegas, dormir por lá, e no dia seguinte descer pra LA?
Agradeço 😀

Dá pra fazer “quase” este roteiro da seguinte forma: depois de curtir San Francisco, pegue um carro e vá descendo pela Cabrillo Highway (Rota 1) … Pare em Monterey, Carmel By the Sea (a parada vai depender do tempo que voicês tem para esta viagem – dormir pelo menos umanoite em Monterey ou carmel seria bem legal). Em carmel, pegue o acesso a 17 Mile Driva, que é muito bacana e no final vai desembocar novamente na Highway 1 (trajeto super bonito, onde se pode ver a “Lonely Three” entre outras belezas); Vá descendo na direção de San Simeon – reserve um hotel ali e durma uma noite, pois ali merece uma parada para a visita ao Castelo Hearst (pré agendada). Depois disso, tome o rumo da direita, em direção a Bakersfield, que não é uma atração no caminho, mas sim uma cidade com fartura d ehotéios para se dormir e dividir a viagem. No dia seguinte, rume de Bakersfield para Las Vegas – e dalí há duas maneiras de se ir a Vegas- ou pelo caminho um pouco mais curto, ou atravessando o Dead Valley (encomprida umas 80 milhas, mas é muito bacana). Depois de se esbaldar em Vegas, desca d ecarro até Los Angeles, passando ou não por San Diego.

Obrigado à Bóia por ter colocado minha dúvida no perguntódromo, e a todos que contribuiram com as respostas, sugestões e links – ah, parabéns aos blogueiros pelo excelente conteúdo em seus sites!

Em função do que foi dito, alterei a data da viagem para meados de maio. Como é incerta a abertura da estrada (Tioga Pass) nessa época, desisti de ir de LV a Yosemite pelo Death Valley.

Meu roteiro ficou assim:
. 4 noites em Las Vegas; vôo para San Francisco
. 4 noites em San Francisco – pego carro no penúltimo dia, faço bate e volta a Napa Valley;
. 3 noites em Yosemite; saio de SF para Yosemite via Groveland/Buck Meadows – meio difícil conseguir hospedagem no Valley, mas reservei o Lillaskog Lodge que acho que fica perto…
. De Yosemite volto pro litoral pegar a HWY1 e descer até Los Angeles: 1 noite em Carmel, 1 noite em Santa Barbara, 1 noite em Santa Monica…embarcando na manhã seguinte no aeroporto ali do lado de volta ao Brasil. Um pouco corrido, mas é o que deu pra encaixar!

Francisco, que eu saiba Yosemite no verão fica uma loucura de gente. Em julho, as estradas do Death Valley ficam em ponto de ebulição. Além do mais é o período de alta estação americana, o que ocasiona preços mais salgados.Minha sugestão é que você vá em abril/maio.
Dá uma olhada nesse site: https://www.nps.gov . Aí você encontra boas informações oficiais dos parques nacionais.

    Julho só se vc quiser mais cercado de gente do que natureza, além de passar muito calor! O Yosemite é um parque super popular por lá, então tudo fica muito cheio durante as férias, além dos preços inflacionarem bastante. Se puder, vá fora de época que é melhor! 🙂

Excelente post, como sempre. Estive na Califórnia há uns 15 anos, está na hora de voltar…
Gostei em especial das sugestões dos “3 roteiros redondos”, e penso em fazer o “–> Las Vegas + Yosemite + San Francisco + costa + Los Angeles | 16 a 23 noites”.

Minha dúvida é que tenho 2 opções de data para a viagem: final de abril/início de maio, ou então 2ª quinzena de julho. Qual seria a melhor época? Imagino que Yosemite seria melhor em julho, até pela logística (vindo de Vegas pelo Death Valley, entrando pelo Tioga Pass), mas talvez Vegas e a região do deserto sejam quentes demais…

Alguém gostaria de opinar?

    Concordo com a Adriana, julho é loucura. Além do transito, muito calor. Já estivemos lá em maio, clima ameno, menos movimento. Ideal para curtir Yosemite. Voce confirmou a data de abertura do Tioga Pass?

    Concordo com o Oscar, evitar muita gente em parques nacionais é o que faz a diferença.
    Nós fomos em 2005 no começo de Maio e foi sensacional, ainda estava friozinho, mas sem neve e um clima gostoso de fazer trilhas e curtir a noite no chale com lareira, marshmallow e amigos!
    Meu post da época é esse aqui se interessar: https://mikix.com/2005/04/yosemite-park/

    Ah sim… em Julho você simplesmente vai fritar no Death Valley… eu fui em fevereiro e estava já estava quente se comparado as regiões ao redor… evite!
    E aproveitando a propaganda gratuita (risso), se precisar de um day trip de Vegas para o Death Valley, escrevi um legalzinho que fizemos em 2010 e adorei: https://mikix.com/2010/04/death-valley-bate-e-volta-de-las-vegas/ (tem duas partes)

    Francisco

    O ideal na minha opinião era visitar o parque agora em Abril/Maio quando o número de visitantes é bem mais reduzido que comparado com Julho quando é praticamente 3x maior que em Abril/Maio ( https://www.nps.gov/yose/planyourvisit/visitation.htm ).
    O Problema é que se você for vir de Las Vegas a Tioga Pass tem mais de 60% de chance de ainda estar fechada, pelo que acompanhei parece que nevou pouco este ano na Califórnia..(Aqui no East Coast não nevou praticamente nada) Mas neste caso é um problema arriscar fechando um roteiro assim.
    O problema de ir em Julho é principalmente o calor e a quantidade de pessoas dentro do parque (evite principalmente os finais de semana).. digamos que transito e multidões não é exatamente o que buscamos quando visitamos um parque nacional..

    Talvez voce já tenha visto mas no meu Blog tenho uma série com 10 posts sobre minha passagem pelo parque em 2010
    https://mauoscar.com/category/america-do-norte/estados-unidos/california/yosemite/

Fiz o seguinte roteiro, de 27 dias com minha família entre dezembro e janeiro:

*Aterrissamos em LA e fomos para Santa Clarita, onde está localizado o Six Flags Magic Mountain – 2 dias

*Las Vegas, com hospedagem no Luxor (adorei!) – 5 dias

*Seguimos para o Yosemite National Park, com pernoite em Fresno – 1 dia

*Yosemite, hospedados no Evergreen Lodge (perfeito!)- 4 dias, incluindo o Natal!

*San Francisco – 3 dias (confesso que deveríamos ter ficado o máximo de dias lá, porque tem muitas opções de passeios)Ficamos hospedados em Berkeley, no DoubleTree by Hilton Hotel Berkeley Marina.

Como nosso próximo destino era San Diego, fomos pela Hwy 1, a estrada que costeia o Oceano Pacífico. Acho que a perfeição mora ali…

*San Diego – 5 dias. Ficamos em Calrsbad, pela proximidade com a Legoland. Nos hospedamos no West Inn & Suites Carlsbad. Esse hotel é muito bem localizado e o atendimento é ótimo!

*Anahein – 7 dias. Como tenho 3 filhos loucos pela Disney, nem poderia pensar em me hospedar em outro lugar. Foi ótimo! De lá fazíamos os passeios de Los Angeles. Nosso hotel ficava a 2 quarteirões da Disneyland. O Hotel que ficamos foi o Residence Inn By Marriott. Só não gostei do café da manhã…

Adriana Braga

Fizemos este roteiro em setembro/2011.

*San Francisco (4 dias), inclui uma visita a Napa Valley.
– Adorei San Francisco, se pudesse, teria ficado mais, curtindo a cidade.
– Recomendo o CheeseCake Factory (último andar da Macy´s da Union Square)
– Não deixaria de visitar o Píer 39 e a Lombard Street

*Big Sur (3 dias), com pernoites em Monterey, Cambria e Santa Barbara. Não aproveitamos praticamente nada, pois durante todos os dias o tempo está com neblina. Teremos que voltar.
– Hearst Castle – leia sobre o lugar para ver se faz seu estilo. Eu, partilarmente, gostei, mas depende muito de gosto.

*Los Angeles (2 dias). Para nós foi suficiente, uma vez que não pretendíamos conhecer a Disney nem os estúdios.

*San Diego (1 dia). Gostei mais que de Los Angeles. Para quem não se importa de dirigir, vale a pena.

*Las Vegas (3 dias). De LA, de avião. Pouco tempo, da próxima vez, eu acrescentaria mais 1 ou 2 dias.

– Repetiria, com certeza, o Bellagio. Gostei muito do lobby do Wynn. Talvez ficasse lá, mas a localização não é tão boa quanto do Bellagio.
– Visita ao Grand Canyon, West Rim, de Helicóptero. AMEI o passeio de Helicóptero e a vista do Hoover Dam. Maravilhoso, mesmo, com direito a Limusine. A vista aérea do Grand Canyon é lindíssima, mas descer ñão acrescentou muita coisa. Direi que visitei o Grand Canyon quando puder passar uns dois dias no South Rim.
– Shows nas três noites. Cirque du Soleil (O e Love) e Elton John. Fantástico, Fantástico!
– Passar uma tarde visitando os principais hotéis é muito legal
– Comida e principalmente bebidas caríssimos.

Oi pessoal, tenho uma dúvida : pensei em ficar na minha estadia em São Francisco em um hotel no centro da cidade ( tinha até visto um que gostei, o Fairmont Hotel); mas depois de ler os ótimos posts do blog aprendizdeviajante.com, da Cláudia Beatriz, fiquei impressionado positivamente com sua dica, o Cavallo Point. Fica a dúvida que gostaria de opiniões: vale a pena ficar hospedado em Sausalito? é perto o suficiente para não atrapalhar as andanças por SF? ou é melhor ficar no Fairmont?
Obrigado desde já !

    Oi Bruno,
    Sauasalito seria ficar em Niteroi para conhecer o Rio, acho totalmente fora da mão para uma primeira visita, mas se for somente para curtir, cruzar a ponte (pagando pedágio) ou pegando barco e sentir o astral show.
    Sausalito é pequena e bom para curtir um final de semana ou um almoço prolongado.
    Eu fiquei na Lombard St, hotéis simples e bom custoXbenefício, deixo aqui explicadinho:

    https://viajarepensar.blogspot.com.br/2011/02/escolhendo-o-hotel-
    em-san-francisco-na.html

    Boa Viagem!!!

    Oi Gustavo, obrigado pela dica! Eu também já tinha lido seu blog. Então vou pensar em ficar no Fairmont mesmo….mas devo alugar carro desde o 1 dia?

    Oi Bruno,
    Gostei da localização do Fairmont, ponto fácil para usar o transporte público e girar pela cidade, como comento no V&P usei o carro em SFO para cruzar a Golden Gate e sair para jantar no Haight-Ashbury. No mais tudo à pé, bonde e onibus.

    Boa Viagem!!!!

    Obrigado de novo Gustavo. Somente mais uma pergunta : pretendo ficar em Carmel num hotel, na verdade me pareceu um eco resort, chamado Carmel Valley Ranch. Tens informações sobre? Ele tem boas notas no hoteis.com.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito