Chip local no exterior: qual você já comprou?

Mapa no Smartphone

Me rendi. Até semana passada, eu achava que não valia a pena passar numa lojinha de celular no exterior para comprar um chip (atenção: em estrangeirês se diz “simcard”) local.

Eu achava que o wifi do hotel e de restaurantes e dos Starbucks da vida já davam toda a conexão de que podia precisar. E que por isso não valia o perrengue de se entender com planos pré-pagos nas lojinhas do exterior. (Tanto que, no meu viajão de três meses ano passado pela Europa, usei só o wifi, sem trocar o chip.)

Mas eis que, desta vez, motivado por este post do Fred Marvila no Sundaycooks, resolvi perder meia hora com um vendedor de loja de celular. Estava em Glasgow, onde mora a minha irmã, e resolvi levar a mana a tiracolo para me ajudar se fosse necessário.

Não precisou. Em 10 minutinhos eu comprei um chip, digo, simcard “pay and go” da O2 (que, pasmem, é da Telefónica). O simcard me custou singelas 10 libras (26 reais) e me deu direito a 10 libras em ligações e SMS e a — caiam pra trás — um mês de conexão 24 horas à internet.

Não vou mais conseguir viajar sem esse conforto. Ter um smartphone com conexão à internet em qualquer lugar, como bem descreveu o Fred, deixa você muito mais esperto. Dá pra checar qualquer informação a qualquer momento (menos dentro do metrô, onde o sinal não pega), ligar pelo Skype ou pelo Viber sempre que precisar, além de usar mapas para saber se está na direção certa. 10 minutos de vendedor e 10 libras a menos no bolso para ter esse conforto por 30 dias? Valeria a pena pagar isso por dia!

No post do Fred tem uma lista de simcards com acesso à web disponíveis em diversos países, além de recomendações de leitores.

E você? Andou comprando simcard no exterior ultimamente? Onde? Pagou quanto? Funcionou legal? Conta pra gente!

Leia também:

Como usar a internet 3G no exterior, no Sundaycooks

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


340 comentários para “Chip local no exterior: qual você já comprou?”

  1. Muito Obrigado Mon.

    acabei de ligar lá e efetuei o desbloqueio do roaming. Não querendo abusar, mas eu já percebi que você intende do assunto, você saberia me informar alguma promoção ou plano que poderia ser mais econômico ?

    1. Olá, Higor! Desculpe me intrometer na conversa :D

      Você gasta menos comprando um chip local ou comprando créditos pelo Skype. Roaming custa caro.

      Se a sua operadora for Vivo, leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/06/roaming-internacional-vivo-como-funciona-e-quando-vale-a-pena/

      Leia também:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/10/telefonando-do-exterior-todas-as-possibilidades/

      1. deixe o celular no modo aviao e use wifi ou compre um chip local.

  2. Estou na Itália e comprei um pre-pago da vodafone. Andei por Roma, Florença, Verona, Como e Milão. Paguei 25 euros e obtive acesso a internet muito veloz. Estou satisfeito. Veio tb com ligações e torpedos, mas meu objetivo era internet. Usei sem problemas. Recomendo.

    1. Caro Rodolfo,

      Estou indo para Italia agora dia 06/10. Milao, Veneza e Roma. Fico 8 dias, recomenda algum plano? onde comprar?
      desde ja agradeco a atencao, abs

    2. Estou indo em maio e ja me informei que a Vodafone é a melhor. Só não sei ainda qual o plano vou comprar porque vou ficar 15 dias por lá.

  3. Acabei de voltar de Nova York e comprei lá um chip da T-Mobile. A vendedora, muito arrogante, insistia em vender planos bem caros, para um mês, mas eu queria para apenas 7 dias. Comprei um mais barato que se pagava por dia, num total de 24 dolares (incluindo o simcard). Ela me disse que a internet seria muito lenta, que nao conseguiria sequer ver fotos em redes sociais, mas, pelo contrário, a velocidade era super rápida, aparecendo o símbolo de 4G no canto do Iphone.

    AT&T e Verizon não têm esse plano por dia, apenas por mês.

  4. Gostaria de deixar meu relato sobre a Celtravel.
    Compramos antes de viajar e recebemos em casa. O nosso não saiu tão barato porque pedimos chamadas e mensagens para o Brasil ilimitadas, além da internet. Um dia tivemos problemas, não completava a ligação. Mandamos email, eles logo responderam e resolveram.
    Sobre a configuração é muito simples, pra ligar basta colocar o chip e ele já reconhece, só para internet que é mais chatinho. Mas basta seguir o roteiro que eles mandam e tudo certo.

    Pra quem não quer correr atrás de chip nos EUA ou tem dificuldade no idioma, super indico!

    1. Oi Luiza, eles te enviaram o chip primeiro e depois os dados como número e instruções. Pois já recebi o chip mas ainda não recebi as informações e vou viajar na sexta…

    2. Silvia,

      No Geral funcionou bem? da para usar a Internet? comprei o Chip deles, já recebi mas ainda não sei o Numero e etc.
      Só pergunto pois fiquei meio inseguro.

      1. Desculpe pela demora em responder! Sim.. Eles enviam o número uns dias depois. A gente pediu porque achou que estava demorando. Não sei se enviam automaticamente.

  5. bom dia

    tenho um iphone 5 e vou para londres consigo comprae um chip pre pago
    para usar o iphone 5
    obrigado

  6. No México, há opção de SIM card para uso de internet 3G por 20 dias ou um mês? Qual o nome da melhor empresa de telefonia?

  7. Olá!
    Estou morando na Austrália e comprei um simcard local, com um plano de pós pago que me da 700 dolares por mes em ligacoes (que pode ser usado para ligacoes internacionais) a taxa para ligar pro brasil é grande, mas uso esse valor só pra isso, os demais servicos tenho free no plano.
    Minha duvida é, se minha familia no brasil paga alguma coisa para receber essas ligaçoes. Como o sim é local daqui, acredito que só eu pague um pouco mais caro, mas ja pesquisei bastante e ainda nao consegui descobrir se eles vao pagar alguma coisa. voce sabe me responder?

    obrigada! =)

    1. A não ser que a ligação seja à cobrar eles não pagam nada. Tente usar o skype, mesmo que seja de skype para fixo vc irá pagar MUITO menos nas ligações.

  8. Vou contar a minha história aqui: se não me engano em outubro de 2012 foi lançado o iPhone 5, que usava um novo padrão de chip (nanoSIM Card). Em dezembro do mesmo ano fui pra Miami e adquiri o meu aparelho, e quando fui passar nas lojas de operadoras, TODAS rejeitaram meus apelos dizendo que tinham poucos nanoSIM em estoque e que não vendiam planos pré pagos pra iPhone 5, porque “era novidade” e queriam empurrar goela abaixo os planos com mensalidade pras pessoas. Me resignei e fiquei só no WiFi mesmo. Pouco depois, em janeiro de 2013, fui passar 1 mês e meio primariamente em Berlim, e já no 2º dia na cidade saí pra comprar um nanoSIM pra mim. Meu foco primário era a O2, pois tinha lido no Sundaycooks que era a melhorzinha que vendia planos pré pagos. Pois bem, fiquei o dia inteirinho atrás disso, e em todas as lojas que eu entrava diziam a mesma coisa de Miami, que não tinham e não dava pra vender por ser o iPhone 5. Só na última loja que entrei, perto da Friedrichstrasse, depois de praticamente implorar pro vendedor ele me vendeu um chip desses, mas tinha míseros 30MB de uso do 3G por dia, o que mal dava pra usar o Google maps. Como a situação não tava das melhores pro meu lado, aceitei, né. E devo ter pago uns 50 euros por isso. Hoje imagino que já seja bem mais tranquilo achar nanoSIM, já que não é mais novidade e vários outros aparelhos já usam esse padrão. Tanto que em maio fui pro Chile e encontrei tranquilamente, como relatei em outro comentário nesse post, nanoSIM da movistar, e com boas tarifas.

    Minha dica é: quando lançarem celulares novos, prestem atenção em qual é o padrão do simcard dele, pra ver se a sua vida não vai ser dificultada quando for viajar e precisar de um chip local. Também é interessante pesquisar qual é a frequência que o aparelho funciona, e se no país de destino vai funcionar com EDGE, 3G, ou mesmo 4G.

    Um abraço!

    1. Esqueci de comentar, nas próximas viagens vou tentar um esquema de comprar um chip antes e receber ou no Brasil ou no hotel do destino. To indo pra NY em dezembro e pretendo testar o serviço da Celtravel, que tá muito bem falado pela internet. :)

      1. Essa história de nanoSIM é dose mesmo :( mas é aquele negócio, né? novidade e eles não querem perder uma venda de iPhone 5 pq não têm o chip. Mas hoje, como você disse, a situação já deve estar bem melhor :) Ah, e só a Apple mesmo pra ficar mudando de padrão de chip o tempo todo ehhehe

        Sobre a CelTravel, já falaram bem lá no Sundaycooks e uma vantagem é q o chip é local nos EUA. Eu ainda não tive a chance de testar, mas como não é assim tão caro, eu testaria na boa :P

  9. Olá!!

    Estou inda para Shanghai esta sexta-feira 25/10 e meu objetivo é comprar um simcard local (já que o rooming é R$ 150,00 por 30 mts :O )…

    Minhas duvidas são: eu preciso fzr algum desbloqueio por aqui? É fácil achar o chip por lá?

    Alguém com experiência na Ásia?

    Obrigada!

    1. Olá, Natália! O seu celular precisa sair do Brasil já desbloqueado. Verifique se é desbloqueado ou não é.

    2. Oi Natália.

      É como A Bóia disse, é preciso que seu celular já saia desbloqueado aqui do Brasil. Basta ir à operadora onde comprou o aparelho para desbloqueá-lo de graça.

      Lá no Sundaycooks nós temos um post com operadoras de 3G em várias partes do mundo, incluindo a Ásia. Infelizmente ninguém confirmou se na China as operadoras citadas vendem chips para estrangeiros (mas é bem provável, pelo menos nas grandes cidades)

      http://sundaycooks.com/2011/07/06/como-usar-a-internet-3g-no-exterior/

  10. ok, A Bóia e Fred Marvila, muito obrigada!! Qnd retornar contarei como foi, para deixar de ajuda aos próximos…

  11. Olpa Bóia.
    J[a ouviram falar na MaxRoam, um sitema de roaming internacional, que funciona em 230 países?
    Achei este post, mas gostaria de saber se alguém usou e se achou que valeu a pena.

    http://www.maxroam.com/Home.aspx#.UoQCUJTEqL4

    Obrigada

  12. http://www.prepaidgsm.net/en/operators.php

    esse site tem do mundo todo, comprei na argentina, no Peru (vc precisa de um numero de rg de alguem para cadastrar – mesmo o pre pago, como eu tinha amigos que moravam lá, facilitou) e Ibiza, agora indo pra asia quero só ver, alguem tem alguma dica? vou passar por 5 paises…

  13. Olá Bóia e Fred Marvila! Vou viajar para a Espanha (Andaluzia) e Portugal (Lisboa e arredores). Existe alguma opereradora que funcione nos dois países, com o mesmo chip? Outra coisa: Como vou rodar de carro pelo interior da Andaluzia, gostaria de saber qual a operadora que tem a melhor cobertura na região.
    Obs: tentei postar a pergunta no Sundaycooks, mas aparentemente não entrou lá…

    1. Olá, Fred! Quando você compra um chip no exterior, ao trocar de país ele passa a funcionar por roaming, encarecendo ligações e provavelmente não funcionando mais para dados.

      1. Obrigado, Bóia! E quanto a melhor cobertura na Andaluzia?

        1. Olá, Fred! A Movistar é da Telefónica espanhola.

          1. Olá, Bóia e Fred Marvila!!
            Será que vocês podem me ajudar?
            estou indo para Portugal na próxima semana e gostaria de sugestão de operadora para adquirir o nanoChip (para iphone 5) com plano pré-pago.
            Vocês podem me dar uma luz??

            1. Olá, Camilla! Todas as operadoras têm o modelo.

              Leia mais no Sundaycooks:

              http://sundaycooks.com/2012/06/25/como-fazer-ligacoes-internacionais-baratas-guia-2012/

            2. Oi Camilla.

              Dá uma olhada nesse post aqui sobre como usar a Internet 3G no exterior (com lista de operadoras internacionais :) ):

              http://sundaycooks.com/2011/07/06/como-usar-a-internet-3g-no-exterior/

              Eu nunca fui pra Portugal (preciso resolver isso logo :P ), mas o pessoal indicou 3 operadoras do país no post. Todas devem ter o nanoSIM q o iPhone usa ;)

  14. Oi Ricardo. Não entendi muito bem. Estou indo pra Madri, qual a melhor operadora para comprar chip pre-pago com internet ilimitada lá? Seria Movistar ou Telefônica? Ou outra? Muito obrigada.

    1. Olá, Larissa! Quem responde é A Bóia. Movistar é da Telefónica.

  15. E na Movistar é fácil de comprar o chip e funciona bem?

    1. Olá, Larissa! Sim. Leve o passaporte.

  16. Muito obrigada!!!!!
    Abçs.

    1. Olá Larissa, estou indo para Madri e li que foi sugerido a vc comprar na Movistar (telefónica). Gostaria de saber se vc comprou? e se foi fácil a instalação e se a loja abre no Sábado/Domingo para comprar o chip. E demorou para começar a funcionar?

  17. Também tive uma boa experiência com Cel Travel. Recebi o chip em casa e o número e informações por e-amil. Usei durante 10 dias nos EUA e não tive nenhum problema, só pra configurar a internet que precisa seguir um roteiro meio chato, mas funciona muito bem. Vale a pena. Por cerca de 150 reais falei ilimitado pra telefones fixos no Brasil, celulares e fixos nos EUA e tive internet 24 horas nos EUA. Alguém sabe se existe uma empresa que venda chips como esse no Brasil pra usarmos no México?

  18. Bom dia.
    Gostaria de saber como funcionam os celulares na Europa. Explico: comprei um chip da Windows na Itália em maio de 2013, posso usá-lo em Portugal?
    É necessário algum ajuste?
    Obrigada

    1. Olá, Leontina! Caso você consiga recarregar créditos neste chip, você vai pagar roaming internacional por usar em outro país.

  19. Utilizei o serviço de telefonia e internet nos estados unidos e gostei do serviço da empresa http://www.e-simcard.com o chip chegou rápido e funcionou perfeitamente na florida…

    1. Bom dia Camila,
      estou olhando esse serviço e me pareceu bem interessante.
      A internet pegava bem?? E vc usou pelos 30 dias apenas?
      Obrigada!

  20. Boa tarde, alguém saberia me informar qual seria o melhor chip operadora para eu comprar para minha viagem que será Roma Paris? Como ficarei apenas 6 dias em cada, não queria comprar 2 chips, isso é possível? Meu interesse maior é internet 3G e ligação para o exterior, não estou mto preocupada com a ligação local q sei q iria pagar roming… Se alguém puder me ajudar ficarei mto grata!!! Joana

    1. Olá, Joana! Você pode pegar as dicas dos leitores nos comentários anteriores, começando pela página 1 (clicando no número 1 logo abaixo).
      Uma dica legal é fazer ligações via Skype, usando o wifi do hotel. Não vai custar nada.

  21. Desbloquiei meu iphone pelo telefone com a vivo para roaming internacional.ela informa que sai 30,00 por dia ?É isto mesmo?para comprar um chip em londres é este desbloqueio que é necessario?

    1. Olá, Ana! Pelo que dá para entender, você apenas contratou o serviço de roaming da Vivo, que será cobrado se você usar. Você vai pagar bem mais barato se comprar um simcard em Londres.

  22. Olá pessoal, fizemos 2 posts completos de nossa experiência com chips para celular e internet no exterior.

    No momento temos para Canadá e EUA, e em breve está saindo do forno para China, Hong Kong e Macau.

    http://www.proximatrip.com.br/estados-unidos/chip-celular-pr-pago-nos-eua-com-3g4g-onde-comprar-e-como-usar/

    http://www.proximatrip.com.br/canada/como-usar-internet-3g-e-4g-no-canada-e-onde-comprar-o-chip-celular/

  23. Colegas, alguém sabe dizer se a Celtravel fechou? Já enviei vários emails para lá, desde o mês passado, e nenhuma resposta. Alguém conhece outro fornecedor igual a Celtravel?

    1. Olá, Elyson! Não sabemos! Tente vasculhar mais dicas nos comentários anteriores.

    2. Olá Elyson.
      A Celtravel não fechou, eu estou tendo contato com eles por telefone, tem que insistir, pois vive ocupado (21)3042-5066 e (21) 3959-7700.
      Acho que a Lilian que trabalhava lá saiu ou sei lá o que, pois antes ela respondia rápido os emails. Dava uma boa assistência. Agora você manda emails e eles nem respondem. Quando efetuávamos a compra, uma semana antes já passavam os números, agora tem que ficar ligando para cobrar, mas fora toda essa demora, o serviço lá funciona muito bem, já é a segunda vez que utilizo. Caso precise de assistência lá no EUA, lá o pessoal é mais atencioso. Adriana

  24. Meus caros, bom dia. Vou à Espanha no próximo mês. Tenho um iPhone 4s e gostaria de saber se comprando um chip pre-pago naquele país terei algum problema com as configurações do telefone? Em especial, gostaria de uma orientação a respeito da manutenção da minha conta de email e se os aplicativos são mantidos no telefone. Perdoem-me pela ignorância, pois uso o telefone para leitura de emails e uso de Skype. Obrigado pela ajuda e parabéns pelo blog.

    1. Olá, Ricardo! Só terá problema se o seu telefone não for desbloqueado. Aplicativos e tudo o que estiver na memória do telefone não sofrerão interferência.

  25. Já comprei o da orange na França e o da Wind na Itália, ambos funcionaram maravilhosamente bem, e custaram 15 euros por uma semana cada um

  26. Gostaria de saber se esses chips funcionam apenas para smartphones ou se há para telefones tradicionais tb? Vou a Orlando e gostaria de deixar um telefone com meu filho de 12 anos, mas daqueles bem basiquinhos. Alguma operadora em especial por lá? Obrigada

    1. Olá, Monica! Funcionam em telefones comuns também. Neste caso, você não precisará de plano de dados. T Mobile é uma boa operadora, mas todas funcionam bem.

  27. Boa noite! Gostaria de uma informação,estou viajando para Punta Cana, e nosso hotel nao tem wi-fi free nos quartos.Tem como comprar o SIm Card para uso no ipad ? E onde posso fazer isto?
    Obrigada!

    1. Olá, Maria! Nós não compramos SIM card quando estivemos em Punta Cana. Tente no aeroporto, ou nas lojinhas de souvenir do resort. As operadoras são Viva, Orange ou Claro. Se não houver por lá, a saída é pagar pelo acesso no resort, mesmo.

  28. Na Itália eu recomendo a operadora Wind, é a mais barata e a velocidade é 3g mesmo.

  29. Bom dia,
    estou olhando esse do sim card do site http://www.e-simcard.com/ e me pareceu bem interessante.
    Sabem me informar se a internet pega bem, tipo para fazer video chamada? E se é um serviço renovável, tipo vou ficar por 6 meses, posso apenas pagar como mensalidade e ter o serviço disponível por todo esse tempo?
    Obrigada!

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!