Chip local no exterior: qual você já comprou?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Mapa no Smartphone

Me rendi. Até semana passada, eu achava que não valia a pena passar numa lojinha de celular no exterior para comprar um chip (atenção: em estrangeirês se diz "simcard") local.

Eu achava que o wifi do hotel e de restaurantes e dos Starbucks da vida já davam toda a conexão de que podia precisar. E que por isso não valia o perrengue de se entender com planos pré-pagos nas lojinhas do exterior. (Tanto que, no meu viajão de três meses ano passado pela Europa, usei só o wifi, sem trocar o chip.)

Mas eis que, desta vez, motivado por este post do Fred Marvila no Sundaycooks, resolvi perder meia hora com um vendedor de loja de celular. Estava em Glasgow, onde mora a minha irmã, e resolvi levar a mana a tiracolo para me ajudar se fosse necessário.

Não precisou. Em 10 minutinhos eu comprei um chip, digo, simcard "pay and go" da O2 (que, pasmem, é da Telefónica). O simcard me custou singelas 10 libras (26 reais) e me deu direito a 10 libras em ligações e SMS e a -- caiam pra trás -- um mês de conexão 24 horas à internet.

Não vou mais conseguir viajar sem esse conforto. Ter um smartphone com conexão à internet em qualquer lugar, como bem descreveu o Fred, deixa você muito mais esperto. Dá pra checar qualquer informação a qualquer momento (menos dentro do metrô, onde o sinal não pega), ligar pelo Skype ou pelo Viber sempre que precisar, além de usar mapas para saber se está na direção certa. 10 minutos de vendedor e 10 libras a menos no bolso para ter esse conforto por 30 dias? Valeria a pena pagar isso por dia!


No post do Fred tem uma lista de simcards com acesso à web disponíveis em diversos países, além de recomendações de leitores.

E você? Andou comprando simcard no exterior ultimamente? Onde? Pagou quanto? Funcionou legal? Conta pra gente!

Leia também:

Como usar a internet 3G no exterior, no Sundaycooks

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


401 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Carime Martins Franco

Ric, Boia,
Em Miami onde posso encontrar o chp local ou sim card? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carime! Em qualquer loja de celular ou das próprias operadoras como AT&T e T Mobile.

Fernando Oikawa

Olá, Ricardo. Vou fazer uma viagem pelo leste europeu, começando por Viena; total 4 países e 6 cidades; se comprar um chip em Viena, a internet é valida para os outros países?? quais as dicas para conseguir usar o WAZE tranquilamente e não ter que alugar um GPS?? Obrigado desde já...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! Aqui quem responde é A Bóia. Para cada país que desejar utilizar a internet, você precisará de um chip local. Com internet no celular, você consegue usar o aplicativo Waze tranquilamente. wink

Fernando Oikawa

Obrigado, Boia. Mas minha dúvida seria na hora que fosse de um país para outro. Como seria??

Fernando Oikawa

Acho que não fui muito explicativo; porque usaarei o GPS no celular, como ficaria o funcionamento se o chip seria do país que estaria saindo??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! Há aplicativos de GPS no celular que necessitam de conexão durante todo o percurso. Outros dependem apenas de carregar o trajeto enquanto está online, e depois funciona offline. O ideal é levar um GPS de verdade, do Brasil, com os mapas carregados, sem depender da internet local.

Marina
MarinaPermalinkResponder

Olá...
Vou viajar para alguns países da Europa e londres, comprando o chip eu só tenho direito à internet do país em q comprei? Tem algum jeito q consigo comprar um chip e funcione para vários paises?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Como já respondemos acima, você precisará de um chip para cada país. wink