Chip local no exterior: qual você já comprou?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Mapa no Smartphone

Me rendi. Até semana passada, eu achava que não valia a pena passar numa lojinha de celular no exterior para comprar um chip (atenção: em estrangeirês se diz "simcard") local.

Eu achava que o wifi do hotel e de restaurantes e dos Starbucks da vida já davam toda a conexão de que podia precisar. E que por isso não valia o perrengue de se entender com planos pré-pagos nas lojinhas do exterior. (Tanto que, no meu viajão de três meses ano passado pela Europa, usei só o wifi, sem trocar o chip.)

Mas eis que, desta vez, motivado por este post do Fred Marvila no Sundaycooks, resolvi perder meia hora com um vendedor de loja de celular. Estava em Glasgow, onde mora a minha irmã, e resolvi levar a mana a tiracolo para me ajudar se fosse necessário.

Não precisou. Em 10 minutinhos eu comprei um chip, digo, simcard "pay and go" da O2 (que, pasmem, é da Telefónica). O simcard me custou singelas 10 libras (26 reais) e me deu direito a 10 libras em ligações e SMS e a -- caiam pra trás -- um mês de conexão 24 horas à internet.

Não vou mais conseguir viajar sem esse conforto. Ter um smartphone com conexão à internet em qualquer lugar, como bem descreveu o Fred, deixa você muito mais esperto. Dá pra checar qualquer informação a qualquer momento (menos dentro do metrô, onde o sinal não pega), ligar pelo Skype ou pelo Viber sempre que precisar, além de usar mapas para saber se está na direção certa. 10 minutos de vendedor e 10 libras a menos no bolso para ter esse conforto por 30 dias? Valeria a pena pagar isso por dia!


No post do Fred tem uma lista de simcards com acesso à web disponíveis em diversos países, além de recomendações de leitores.

E você? Andou comprando simcard no exterior ultimamente? Onde? Pagou quanto? Funcionou legal? Conta pra gente!

Leia também:

Como usar a internet 3G no exterior, no Sundaycooks

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


433 comentários

Carime Martins Franco

Ric, Boia,
Em Miami onde posso encontrar o chp local ou sim card? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carime! Em qualquer loja de celular ou das próprias operadoras como AT&T e T Mobile.

Fernando Oikawa

Olá, Ricardo. Vou fazer uma viagem pelo leste europeu, começando por Viena; total 4 países e 6 cidades; se comprar um chip em Viena, a internet é valida para os outros países?? quais as dicas para conseguir usar o WAZE tranquilamente e não ter que alugar um GPS?? Obrigado desde já...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! Aqui quem responde é A Bóia. Para cada país que desejar utilizar a internet, você precisará de um chip local. Com internet no celular, você consegue usar o aplicativo Waze tranquilamente. wink

Fernando Oikawa

Obrigado, Boia. Mas minha dúvida seria na hora que fosse de um país para outro. Como seria??

Fernando Oikawa

Acho que não fui muito explicativo; porque usaarei o GPS no celular, como ficaria o funcionamento se o chip seria do país que estaria saindo??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! Há aplicativos de GPS no celular que necessitam de conexão durante todo o percurso. Outros dependem apenas de carregar o trajeto enquanto está online, e depois funciona offline. O ideal é levar um GPS de verdade, do Brasil, com os mapas carregados, sem depender da internet local.

Marina
MarinaPermalinkResponder

Olá...
Vou viajar para alguns países da Europa e londres, comprando o chip eu só tenho direito à internet do país em q comprei? Tem algum jeito q consigo comprar um chip e funcione para vários paises?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Como já respondemos acima, você precisará de um chip para cada país. wink

shenia
sheniaPermalinkResponder

Um chip nos EUA vale para o pais todo, ou a cada mudança de estado vou ter que trocar? O mesmo do celular vale para o ipad com chip? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Shenia! O mesmo chip vale para todos os estados. Verifique com a operadora de celular sobre planos de DDD grátis. Sobre o iPad, tudo vai depender do tamanho do chip e o plano de internet. Na loja onde você comprar o chip eles poderão te ajudar.

July
JulyPermalinkResponder

Olá, irei para Londres em Janeiro, passarei dois meses lá.
Quero levar meu notebook, para poder ter contato com a família via Skype e tal.
Mais também queria uma internet para o meu celular.
Sabe me informar se consigo uma internet que sirva para os dois, ou com o chip de lá consigo usar em um modem 3g comprado aqui no Brasil?

Grata smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, July! Verifique se o lugar onde você vai se hospedar não tem wifi. Assim você só precisará comprar o simcard para o telefone.

Ivan Yort
Ivan YortPermalinkResponder

Na espanha usei a Tuenti... Funcionou top https://www.tuenti.com/movil

Rose Smaniotto

Bom dia!
estou indo fazer uma viagem de 20 dias pra europa, e gostaria de ver um simcard que me desse wifi ilimitada apenas.
Qual operadora poderia me fornecer isso/ e se souber qual o preço?
No EUA sempre compro o chip da At&T paga uns 60 dolares e me da ligaçoes ilimitadas para ligações internacionais para fixo e internet ilimitada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rose! Infelizmente os simcards funcionam dentro de cada país. Ao trocar de país, você passa a pagar roaming e nem sempre o plano de dados funciona.

Marco A. Muniz Pinto

Vodafone em Portugal. Acesso a internet e ligações internacionais com preço muito baixo.

Jader Lucas
Jader LucasPermalinkResponder

Olá! Tenho uma dúvida: como saber se meu aparelho celular é desbloqueado para eu usar um microchip de outro país?

Obrigado!

Helio torres
Helio torresPermalinkResponder

Vou fazer uma viagem de 20 dias Londres e França. Sabem dizer se o chip dá acesso ilimitado a internet e se o mesmo chip serve para Inglaterra e França ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Helio! Precisará de um chip para cada país.

Paulo Bezerra
Paulo BezerraPermalinkResponder

Olá,
Semana que vem estarei indo passar 1 semana no Chile. Estou querendo comprar um chip para poder utilizar a 4g de lá. Me recomenda alguma operadora que ofereça um bom plano pré-pago?
Obrigado!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Fred Marvila
Fred MarvilaPermalinkResponder

Oi Paulo.

Passei pela mesma situação em Setembro. Rodei as 2 principais operadoras (Claro e Movistar) e ainda uma outra que não lembro o nome e nenhuma delas tinha planos pré-pagos com Internet (4g então nem pensar).

Minha sorte é que a última esperança deu certo smile A Nextel tem planos 3G pré-pagos e funcionam muito bem e têm um preço bem justo.

Eu escrevi todos os detalhes lá no Sundaycooks:

http://sundaycooks.com/2014/10/01/saga-para-conseguir-internet-3g-no-chile-santiago/

Espero que ajude smile

Adriana Resende

Engraçado, estive no Chile no início de dezembro de 2014 e comprei um chip da Claro com acesso a internet, 24h/dia + ligações locais. Paguei (convertido cerca de) R$25 reais no chip, o atendente fez lá todas as configurações necessárias e me disse pra ir numa barriquinha em frente (essas de rua mesmo) e colocar outros R$25 reais de crédito e habilitar o plano. Fiz isso! Pronto! Simples assim!
Fiquei 10 dias no Chile e fiz várias ligações locais (marido ia pra um lado, eu ia pra outro e depois só ligava: tá onde? tô em tal lugar! E a gente se achava...fácil assim! kkk). Entrei nas redes sociais: Wats, Face, carreguei e publiquei fotos tranquilamente no Insta. Usei o Google Maps, Waze, Gps e etc! Eu achei a internet muito boa, rápida e pegou em todos os lugares (pra vc ter ideia, em cima da Cordilheira dos Andes eu tinha sinal de internet!!!) Outra coisa, as ligações de Claro pra Claro não eram cobradas (tanto que no dia de vir embora, gastamos o restante dos nossos créditos ligando pro Brasil!!).

A loja da Claro onde comprei o chip fica no Centro (parada do metrô: Santa Lucía), em frente à Biblioteca Nacional, bem ao lado do Hotel Mércure Santiago (eu estava hospedada nesse hotel, então se desse pau no chip era só descer e reclamar... não foi o caso, pois funcionou direitinho!)
Ah, meu celular e do meu marido é um Galaxy S3...

Espero que dê certo pra você tb!
Abraço, Adriana

Fred Marvila
Fred MarvilaPermalinkResponder

Vc deu sorte, Adriana wink

Pq eu passei em uma loja de cada operadora no aeroporto, na Providencia e no Costanera Center e em todas elas disseram que não era possível vender o pre-pago. E ô atendimento ruim de todas elas.

Adriana Resende

Fred, eu li o seu relato no site, (aliás, excelente site! smile e fiquei impressionada com minha sorte, eu consegui tão fácil e por isso achei engraçado vc não ter conseguido....

Mas enfim, o 'caminho das pedras' está aí... talvez compense pro colega Paulo dar uma passada nessa mesma loja que eu fui e ver né?! E olha, o chileno que me atendeu é um senhor muito simpático... teve a maior paciência de me explicar tudo direitinho, mesmo sem entender bulufas do que eu perguntava em portunhol!! smile

Outra coisa que esqueci de dizer (e me desculpem se eu estiver falando besteira pq realmente não entendo muito do assunto), mas meu chip pré-pago brasileiro é bem antigo, dos primeiros que saiu e quando comprei o Galaxy S3 a 2 anos atrás tive que mandar 'cortar' pra caber no aparelho, e o chip (da Claro) que eu comprei no Chile já vinha pequenininho, do tamanho certinho... (Mais uma vez, desculpem se não tem nada haver, mas até nisso acho que dei sorte...)

E já que tô aqui, deixa eu te fazer uma pergunta Fred... vc já usou pré-pago no México (mais especificamente em Cancun)? Estou indo pra lá semana que vem e a primeira coisa que quero fazer é comprar um pré-pago e ter internet no meu celular...

Abraços, Adriana Resende

Fred Marvila
Fred MarvilaPermalinkResponder

Oi Adriana. Obrigado smile

Eu tb achei muito estranho no chile ter sido tão difícil :/

Eu não cheguei a usar na Cidade do México quando fui, mas minha intenção era ir à loja da Movistar (estava fechada qnd chegamos) ou da TelCel (não vi nenhuma no primeiro dia). Depois desencanei wink

Cancún é praticamente EUA fora dos EUA, então não deve ser difícil encontrar loja de operadoras por lá. Eu tentaria primeiro na Movistar wink

Adriana Resende

Obrigada pela indicação, Fred! smile
Abraço!

Paula
PaulaPermalinkResponder

Acho que só a Claro tem 4g no Chile. O melhor é ir numa loja especializada deles, que te explicam como funciona (tem uma na avda Apoquindo, perto do metro El Golf). Voce pode carregar um valor prepago e se cadastrar no site para comprar bolsas de megas de navegacao. Eu tenho um chip 3g da Virgin aqui em Santiago e me funciona muito bem desse jeito. um abraco e boa viagem!!

Rogerio Fernandes

Já ouviu alguma coisa sobre o MaxRoam? Será que é confiável?

Fred Marvila
Fred MarvilaPermalinkResponder

Confiável é. Barato e bom já é outra questão razz

Eu já testei uns 3 desses chips que se dizem internacionais e, apesar de funcionarem pra fazer ligações, a qualidade é bem questionável e o tempo entre vc falar e a outra pessoa ouvir e vice versa é normalmente muito longo. Sem contar que o valor cobrado pela Internet 3G é caríssimo.

Fred Marvila
Fred MarvilaPermalinkResponder

Rogério, eu já usei 3 diferentes chips desses que se dizem internacional e não gostei de nenhum deles.

Para ligações, eles até funcionam, mas a qualidade do sinal é péssima e há muito atraso entre vc falar uma coisa e a pessoa do outro lado ouvir e vice-versa.

Para Internet então, nem se fala. Quando há, o valor é extremamente caro e não compensa.

roberto
robertoPermalinkResponder

pessoal, estou indo próxima quinta-feira, para o Caribe, Santa Lúcia e Barbados. Como faço para comprar e habilitar um sim card? Alguém pode me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberto! O simcard funcionará apenas no país em que você comprar. Ao chegar à ilha, passe numa loja de qualquer operadora local e veja as opções disponíveis. Mas o que a maioria dos turistas faz é usar o wifi do hotel e de restaurantes para resolver seus problemas de comunicação.

Elenice
ElenicePermalinkResponder

Olá pessoas, bom dia! Estou indo pra Lisboa por uma semana e tenho dúvidas sobre comunicação também. Algumas já foram sanadas pelo post e comentários. No entanto, ainda restam: tenho um samsung trios com Oi, Vivo e Tim. Na loja Tim, fui informada que meu aparelho, com micro simcard, vai me permitir ligar de lá para o Brasil por esta operadora, mas nao souberam dizer a taxa de roaming só disse q é cara! Preciso estar em contato com meu pessoal, aqui, o tempo todo, vou sozinha, e gostaria de saber se: preciso de um simcard local de qq forma ou posso comprar daqueles cartoes pra telefone público apenas, pra fugir do roaming? A wifi do hotel é suficiente pra eu me conectar e falar via skype ou whatsapp e enviar dados?
Muito grata.
Leh

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elenice! O wifi do hotel e de restaurantes é suficiente para tudo isso, sim. O roaming das operadoras costuma sair uns 30 reais por dia, quando você ativa o pacote. Se não ativar o pacote, você pode voltar com uma conta milionária para pagar.

DENISE
DENISEPermalinkResponder

Oi, onde posso comprar chip pré-pago em PUNTA DE ESTE, URUGUAY??? Qual operadora funciona la???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Denise! Use o wifi grátis do seu hotel, dos bares e restaurantes.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Dicas de operadoras espanholas que fazem um plano com um preço bom apenas para ter internet ilimitada por 1 mês?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Todas têm planos pré-pagos básicos de 1 giga/mês.

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar