córdoba ponte romana

Mesquita de Córdoba como pit-stop de trem entre Madri e Sevilha

Mesquita Córdoba

Colaborou | Mariana Amaral

Se você tem dias sobrando no seu roteiro pela Espanha, Córdoba, na Andaluzia, vale fácil um ou dois pernoites.

Mas se você tem poucos dias e destinos em excesso a visitar, vale a pena fazer de Córdoba um pit-stop entre Madri e Sevilha.

Córdoba como pit-stop entre Madri e Sevilha

córdoba ponte romana

Ponte romana

Apesar de ser encantadora, Córdoba não é tão vibrante como Sevilha nem tão pitoresca como cidadezinha de pueblo blanco. E sua maior atração, a Mesquita, não demanda o tempo e o esforço físico requeridos pela visita à Alhambra de Granada. (Por isso achamos que em Granada, sim, o pernoite é indispensável).

Este esquema fica irresistível por causa do trem de alta velocidade que liga Madri, Córdoba e Sevilha. Os 400 km entre Madri e Córdoba, que na vida real levariam mais de 4 horas para ser percorridos de carro, levam apenas 1h40 de trem AVE.

E os 150 km entre Córdoba e Sevilha, que acarretariam 3 horas de estrada (uma hora e meia em cada direção) num bate-volta chatinho de Sevilha, levam apenas 45 minutos, sem precisar voltar pelo mesmo caminho. É perfeito!

Como você não precisará de carro em Sevilha (reserve pelo menos três noites para a cidade; idealmente, quatro), só precisará alugar o carro ao sair, para então percorrer os caminhos mais bonitos da Andaluzia.

Os preparativos para o pit-stop

Os melhores horários

Para fazer o roteiro completo, em ritmo tranquilo, programe o trem de Madri a Córdoba às 8h (chegada às 9h43). Siga viagem, de Córdoba a Sevilha, às 17h25 (chegada às 18h10).

Se só quiser visitar a Mesquita, pegue o trem das 9h (chegada às 10h52). Marque a continuação, de Córdoba a Sevilha, para 15h45 (chegada às 16h32).

Como comprar as passagens de trem

Você vai precisar comprar as duas passagens separadas, com horário fixo — para subir num trem de alta velocidade você precisa de reserva de assento. Compre no site da Renfe o quanto antes, para aproveitar as tarifas promocionais. As passagens costumam entrar no sistema com antecedência entre 90 e 60 dias.

Veja o tela a tela completo no post Como comprar passagens de trem na Espanha.

Nosso parceiro Viator oferece passeio particular com guia em português. Passagens de trem Madri-Córdoba-Madri e ingresso para Mesquita estão incluídos.

Onde guardar as malas em Córdoba

Córdoba: guarda-volumes

Este é o truque que torna possível o pit-stop. Tem uma pegadinha: não existe guarda-volumes na estação de trem de Córdoba. Mas existe guarda-volumes na estação de ônibus de Córdoba. Que fica… do outro lado da rua.

Atravesse, entre na estação de ônibus, procure os lockers à direita. Você vai precisar comprar ficha, que custa 4 euros.

Viaje mais leve: se você estiver com uma mala tamanho M, não vai passar aperto para fazer a mala caber no armário.

Dá pra fazer no sentido Sevilha-Córdoba-Madri?

Sim, sem problemas. Se quiser fazer o roteiro completo, pegue o trem das 8h50 em Sevilha (chegada em Córdoba às 9h33). Continue a Madri no trem das 16h56 (chegada às 18h41).

Se quiser conhecer apenas a Mesquita, vá no trem das 9h50 (chegada às 10h40). Prossiga a Madri no trem das 15h29 (chegada às 17h15).

Pit-stop em Córdoba: o passeio

Como ir da estação ao centro histórico

As estações vizinhas de trem e ônibus ficam na parte moderna de Córdoba. A Mesquita, como não poderia deixar de ser, está no coração da cidade antiga, a menos de 10 minutos de táxi, ou o a pouco mais de 20 minutos combinando ônibus e caminhada.

De táxi você vai pagar cerca de 7 euros em cada direção.

Tendo tempo para ir de ônibus, pegue o número 3, desça na parada San Fernando. Sai 1,30 euro cada trecho.

Primeira parada: Alcázar

cordoba alcazar de los reyes cristianos

Comece o seu dia em Córdoba pelo Alcázar de Los Reyes Cristianos, uma das residências de Isabel de Castela e Fernando de Aragão. Aqui, a atração não é nem tanto o palácio, mas os jardins, que são lindos de morrer.

Alcázar de los Reyes Cristianos
  • Endereço: Caballerizas Reales, s/n
  • Horários: abre 3ª a dom
    • 16/jun a 15/set: 8h30-15h (dom e feriado 8h30-14h30)
    • 16/set a 15/jun: 8h30-20h45
  • Ingressos:
    • inteira: 4,50 euros
    • até 15 anos e 65+: grátis
    • outros descontos aqui
  • Site oficial

cordoba juderia

Saindo do Alcázar, caminhe até a ponte romana para uma primeira vista do rio Guadalquivir, que você vai encontrar de novo em Sevilha. Passe pela Puerta del Puente e siga para o centrinho da judería, o bairro medieval onde moravam os judeus. Procure pelas sacadas e pátios enfeitados com gerânios, e perca-se entre as casas de fachada branquinha.

córdoba qurtubah restaurante

Para o almoço, o Qurtubah (Céspedes 8, tel. 957 49 01 14) é uma ótima pedida: um árabe que não chega a ser sofisticado, mas que tem pratos apresentados com capricho, e está num predinho lindo.

Guarde para o final a visita à Mesquita. Calcule estar na bilheteria três horas antes do seu trem partir, para dar tempo de comprar as entradas, fazer a visita calmamente, buscar as malas e se dirigir à estação de trem. As entradas não são vendidas antecipadamente, mas as filas não costumam ser demoradas.

Segunda parada: a Mesquita

Mesquita Córdoba

Construída a partir do ano 786 no local de um antiga igreja cristã, a Mesquita é, junto com o Alhambra de Granada, um dos símbolos da ocupação moura na Península Ibérica.

Mesquita Córdoba

Suas colunas replicadas ao infinito evocariam as palmeiras da Síria, lugar de onde veio o emir Abderramão I. (Se bem que a Wikipedia espanhola diz que arqueólogos dizem que o ‘bosque de colunas’ seria de um templo animista anterior inclusive à igreja cristã.)

Mesquita Córdoba

Espere encontrar nas paredes entalhes nas paredes com aquela beleza alucinante das grandes obras do Islã.

Mas a doideira do monumento é esse trabalho ter sido mantido até hoje, já que, depois da retomada da expulsão dos árabes, a mesquita foi transformada em catedral católica.

Mesquita Córdoba

A nave central do templo foi convertida em igreja cristã — à qual você só chega depois de passar pelo que foi conservado da mesquita.

Mesquita de Córdoba
  • Endereço: Cardenal Herrero, 1
  • Horários: abre diariamente
    • mar a out: 2ª a sáb 10-19h, dom e feriado 8h30-11h30 e 15h-19h
    • nov a mar: 2ª a sáb 10h-18h, dom e feriado 8h30-11h30 e 15h-18h
  • Ingressos: só na bilheteria (não há venda antecipada)
    • inteira: 10 euros
    • 10-14 anos: 5 euros
    • outros descontos aqui
  • Site oficial

Leia mais:

Toledo

Passagens mais baratas para Madri no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em Madri na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

215 comentários

Os lockers no estação de onibus estão funcionando agora em 2024? Obrigada

    Olá, Aline! Damos esta informação há 10 anos e nunca apareceu ninguém para dizer que não funciona.

Nos lockers de Córdoba cabe uma mala M? Obrigado!

    Olá, Luiz Vicente! Nos armários maiores. Mas se eu fosse você, viajaria com uma mala P e uma bolsa ou mochila.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito