Guia do Gosto Carioca: cardápio para saborear o Rio

Guia do Gosto Carioca

Meu camaradinha foodie Bruno Agostini, do Rio de Janeiro a Dezembro e crítico de gastronomia e vinhos d’O Globo, lançou agora em dezembro um guia bacanérrimo de restaurantes, bares e comidinhas da Cidade Maravilhosa: o Guia do Gosto Carioca, pela editora Senac.

Nele o Bruno indica os 250 endereços que pela sua experiência resumem a mesa do Rio — “do angu ao foie gras”, como diz a contracapa.

O serviço é impecável: além do texto apetitoso do Bruno, os verbetes trazem todas as informações de que você pode precisar: horários, estacionamento/manobrista, média de preço, cartões e tickets, necessidade de reserva, acessibilidade para cadeirantes.

Mas o que eu mais gostei foi a organização do conteúdo em três índices diferentes. Você pode pesquisar por cozinha (alemã, italiana, mineira), categoria (boteco, buffet, pós-praia, pescados) ou localização (Humaitá, Leblon, Vargem Grande).

Cada um desses índices reagrupa os indicados de uma maneira diferente, e oferece uma lista enxuta, manejável até pelo mais indeciso dos librianos gourmets. Melhor que isso, só quando sair a edição em iPad e der para cruzar todas essas variáveis na busca.

O guia vem com dois bônus. O primeiro é que a lista não se restringe à capital: o Bruno não deixa você na mão em 18 localidades da costa e da serra — de Araras a Ilha Grande a Mauá a Niterói. O segundo bônus é o anexo “Carioquices”, que disseca algumas das idiossincrasias e segredinhos locais, das cachaças de Paraty ao Beco das Sardinhas no Posto 6.

O Guia do Gosto Carioca tem tamanho ideal para ir na bolsa ou no porta-luvas — estando no Rio, não saia com fome sem ele 😀

O guia custa R$ 49 nas livrarias fisicas ou virtuais. Mas pra quem acertar a charada de 6a. feira vai ser grátis: recebi hoje um segundo exemplar da editora Senac, e vou mandar para o vencedor.

Parabéns, Bruno! E bom apetite para todos :mrgreen:

Leia também:

Rio de Janeiro a Dezembro, do Bruno Agostini

Pequeno guia rangonômico do Rio de Janeiro, by A Bóia

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


6 comentários

Livro é super dez. Para que curte o Rio de Janeiro, este livro é perfeito e as dicas cabem em todos os bolsos. O Bruno mandou muito bem neste livro.

Ótima dica de leitura! Para quem ama viajar e comer, não necessariamente nessa ordem. Uma ótima pedida para quem estiver ou for ao Rio. Na minha lista de aquisições.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito