Italo, concorrente da Trenitalia, começa a vender passagens

Italo

Um tuíte da Piu Comunicação, das queridas Claudia Carmello e Anna Angotti (se eu fosse você, seguia), me lembrou que neste domingo iniciaram as vendas do Italo, o novo trem privado de altíssima velocidade que chegou para fazer concorrência à estatal Trenitalia — na primeira situação de competição ferroviária na Europa continental.

Por enquanto o Italo vai operar apenas na rota Milão-Bolonha-Florença-Roma-Nápoles, mas em breve Turim, Veneza, Pádua e Salerno serão incorporadas à malha.

Os trens são novíssimos em folha, com design da Alstom e capacidade para atingir 360 km/h. O nome foi escolhido por meio de um concurso feito no blog da companhia.

O Italo vem com uma série de diferenciais com relação à Trenitalia (e à maioria dos trens europeus). Algumas de suas características particulares:

Em vez de duas classes, o Italo oferece três ambientes

Italo informa: saem a primeira e a segunda classe, entram os ambientes Prima (menos poltronas, serviço de bordo pago, wifi grátis, opção de vagão silencioso relax), Club (entretenimento de bordo com tela touch-screen, wi-fi grátis) e Smart (wifi grátis, área de snacks de máquina e um vagão Cinema, pago à parte, com projeção de vídeos).

Atenção: Milão e Roma em estações alternativas

O Italo não vai usar as estações principais de Milão (Centrale) nem de Roma (Termini).

Em Milão isto é uma vantagem, já que os trens vão partir da estação Garibaldi, que fica próxima ao bairro Brera, numa região bastante simpática. Futuramente os trens devem parar também em Milão Rogoredo, que fica no arrabalde sul da cidade.

As estações de Roma é que são turisticamente inconvenientes. Inicialmente o Italo vai parar em Roma Tiburtina, interessante para os romanos (já que fica numa área residencial da cidade fora do centro histórico) mas menos conveniente para o visitante do que o Termini. Também está previsto o uso da estação Roma Ostiense, uma região sem estrutura hoteleira.

Início das operações: 28 de abril

No começo, a rota Milão (Piazza Garibaldi) – Roma (Tiburtina) será feita duas vezes por dia, com paradas em Bolonha e Florença, e tempo total de viagem de 3h47. Mais adiante estão previstas viagens nonstop de 3h11.

Também opera desde o início a rota Roma (Tiburtina) – Nápoles, completada em 1h08.

A cia. não anuncia tarifas baratinhas como as promocionais da Trenitalia, não. A mais em conta entre Florença e Roma sai € 20; entre Milão e Roma, € 30.

Leia mais:

Contra concorrência privada, Trenitalia lança tarifas Mini a 9 euros

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


64 comentários para “Italo, concorrente da Trenitalia, começa a vender passagens”

  1. Viva, Riq! Te “cutucamos” no tuíte do Italo porque o tema é prato cheio pros seus incríveis tutoriais e posts de vantagens e pegadinhas de trens, ônibus e cia. Gracias pela recomendação! Beijão, claudia

  2. Eu gostei muito de fazer esses trechos pela Trenitalia mês passado. Mas vejo q pela Ítalo, Roma-Milão será mais rápido e barato, pq eu paguei Eur69 pela Mini de Roma Termini para Aeroporto Malpensa em Milão em pouco mais de 4h.
    Abs, Elianete

  3. Muito útil o post, confesso que nao ouvi quase nada por sobre esse assunto aqui em Roma preciso me inforamr. De qualquer forma o que posso dizer em relação a Roma Tiburtina e Roma Ostiense é que ambas podem ser acessadas com o metro linha B a partir de Termini e que, não são tão cheias quanto Termini, eu sinceramente até preciso porque Termini está em obras eternas…rs…. Para Tiburtina se desce na estação Tiburtina (metro linha B, 4 paradas depois de Termin), já Roma Ostiense tem uma ligação com a estação Piramide (metro linha B, 4 paradas depois de Termini na direção oposta a Tiburtina) nesse caso saindo do metro peque a sua esquerda dentro da propria estação). Abraços!

    1. Olá, Michele! O Ricardo Freire provavelmente está se referindo à facilidade de hospedagem ao redor do Termini, que não existe nas outras estações.

  4. Como funcionam as classes de serviço (tô muito corrido e sem tempo de fazer um post específico no blog rs)/

    Smart = a versão econômica com a opção de “carroza cinema” com filmes durante a viagem em monitores LCD “de última geração”.

    Prima = uma econômica com upgrade, sem muita diferença, eu acho. Opção de vagão “relax” onde é proibido usar o celular.

    Club = primeira classe, só três assentos por fila. Tem uns mimos como telas de divisão para maior privacidade e monitor individual.

    Para quem for viajar, o trem (AGV) usado pela Italo é assim, simplesmente, o que existe de mais moderno no mundo em termos de composições de alta velocidade.

  5. Ai, que vontade de andar de trem novo, moderno e rápido pela Itália. Porque a Trenitalia… vou te contar!

  6. Informações complementares importantes:

    Para quem for usar o Italo junto com alguma viagem de/para aeroportos, há trens direto de Fiumicino para Roma Tiburtina (2 trens por hora) e também de Malpensa para Milano Pta. Garibaldi (2 trens por hora).

  7. Ricardo,
    Na verdade não é a primeira situação de competição ferroviária na Europa continental. Já existe desde o começo do ano a Thello, uma companhia privada que faz viagens entre a França e a Itália, portanto concorrente da SNCF.

  8. Olá Pessoal, chegarei em Milão na próxima segunda feira por volta das 22horas e ficarei próximo a Centrale Station. Qual a forma mais fácil de ir do aeroporto ao hotel? Nesse horário ônibus é seguro e alguém sabe me orientar.
    grato.

    1. Olá, Fabio! O último trem direto a Milano Centrale sai às 22h43, você dificilmente vai conseguir pegar.

      Há mais três trens, às 23h03, 23h26 e 23h56, para Milano Cadorna. Lá você toma um táxi.

  9. Ricardo Freire, eu e meu marido estamos com viagem marcada para a Itália… gostaria de saber a quantidade de malas e peso para cada uma, por passageiro, de acordo com as cias aéreas, e principalmente, se estas regras se estendem às viagens de trem pela Trenitália.
    Aguardo retorno… desde já agradeço a atenção.

    1. Olá, Marisa! Aqui quem responde é A Bóia. Não há limite de bagagem em trem. Recomendamos levar por pessoa apenas uma mala média (até 70 cm de pé), de 4 rodinhas, e uma mala de mão. Mais do que isso e você se arrependerá de viajar de trem.

      1. Mas me diga uma coisa….onde vão essas nossas malas?? Entre nossos pés??? Como que funciona, procuro e não acho em lugar algum especificando isso…

  10. Chegarei a Milão no início de agosto, de avião. Qual o bairro mais adequado para procurar hotel, charmoso e em conta?

    1. Olá, Maria! Nossos leitores dão sugestões de hotéis em Milão aqui: http://www.viajenaviagem.com/2007/06/conexao-milao/comment-page-1/#comment-83624

  11. Por favor alguem me ajude, comprei dois trechos na italia em maio e paguei tudo pelo visa sem problemas.
    De Veneza a Milão 05/08/2012 está ok, consigo emitir o bilhete.
    Mas o trecho de Milão a Roma 07/08/2012 aparece esta mensagem ao emitir o bilhete: Il biglietto e’ stato cambiato
    clicando no botao RICHIEDI INDENNIZZI: Per ulteriori informazioni è necessario recarsi presso una biglietteria.
    Ja mandei email para a trenitalia, mas eles nao respondem
    o que será q aconteceu

    1. Olá, Juliano! O aviso manda você passar numa bilheteria. Imprima tudo isso e chegue uma hora antes na estação do primeiro embarque para resolver isso.

  12. Verdade, duro é eles não responderem email, muita sacanagem, a gente fica aqui no Brasil sem solução.
    Valeu Bóia, obrigado

  13. Oi Ricardo, acompanho seu site e sempre o consulto antes de planejar minhas viagens. Vou em outubro para a Itália e estou com dúvidas sobre as passagens de trem. Qual a melhor opção: 1) comprar os bilhetes pela internet, imprimir a comprovação da compra e pegar os bilhetes nas bilheterias, ou 2) deixar para comprar nas bilheterias na Italia. Outra questão como são alguns trechos: Napolis / Roma / Florença / Veneza / Milão, é melhor comprar um passe ou comprar trecho a trecho? Caso você indique a compra do passe, compro no Brasil mesmo ou deixo para comprar quando chegar em Roma?
    Obrigada pela ajuda!

    1. Olá, Ivana! Compre pela internet com antecedência para conseguir tarifas descontadas. Compre em http://www.trenitalia.com . Imprima o recibo e suba com ele no trem.

  14. Obrigada pela dica, consegui comprar tudo pelo site da trenitalia!

  15. Olá Bóia,
    Existe passagem de trem de Roma Termini direto para o aeroporto de Malpensa em Milão ? Tentei pelo site da Trenitalia para o dia 19/11 sem sucesso. Qual a outra opção ?
    Obrigada !

    1. Olá, Fabiola! É preciso fazer conexão em Milano Centrale.

      Na sua próxima viagem, compre passagem aérea sempre até o primeiro destino que você vai efetivamente visitar, voltando do último lugar que você vai realmente visitar. Essas viagens suplementares só para pegar o vôo de volta são estressantes, podem dar perrengue com horário e no fim acabam saindo mais caras do que se você compra a passagem direito.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

  16. Bom dia Ricardo, tentei procurar respostas às minhas dúvidas mas não as encontrei. Então, desde já pelo desculpas para o caso de elas já terem sido respondidas. Mas vamos lá, chego em Milão dia 28/04/13 às 15:30. Como faço para ir direto para a estação de trem considerando que vou para Veneza? E qual o horário que vc aconselharia a comprar a passagem? Chegar em Veneza a noite para quem nunca foi é complicado? (somos 2 mulheres). Agradeço, Rita

    1. Olá, Rita! Quem responde é A Bóia.

      Da próxima vez, compre sua passagem aérea até o primeiro destino que você vai efetivamente visitar. Se você tivesse comprado a passagem até Veneza (e poderia fazer isso com qualquer cia. que leva do Brasil à Europa) não se meteria nessa enrascada. Agora você precisa calcular o horário certo que permita que você não corra riscos de perder o trem, nem deixe você de molho por horas e horas na estação ferroviária.

      Há um trem chamado Malpensa Express que vai do aeroporto à estação Centrale, que é de onde sai o trem da Trenitalia a Veneza.

      Reserve nos horários de 19h05 ou 20h05 e provavelmente dará tudo certo.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

      http://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-italia-veneza/

      http://www.viajenaviagem.com/2011/11/veneza-como-chegar-e-como-se-locomover/

  17. Olá A Bóia, gostaria de saber sobre o site do Italo. É só comprar os bilhetes pela internet e apresentar nas estações de trem/metro????? Vou fazer Roma/Florença/Veneza em fev/2013. Não li nenhuma experiência de turista com essa empresa, vc tem algum relato? Obrigada.

    1. Olá, Maria Luísa! Não temos relato da Ítalo. Certamente as instruções de embarque estarão explícitas no seu recibo.

      Leia um artigo no Fodor’s:
      http://www.fodors.com/news/review-italo-treno-new-high-speed-train-5959.html

      1. Obrigada A Bóia. Boa noite!!!!

  18. Olá, Ricardo. Estou vendo passagens de Roma para Veneza, para o final de outubro. Vale a pena esperar mais um pouco para tentar a tarifa Mini? Se for comprar pela Italo Treno, qual a melhor opção de estação de trem em Roma para sairmos, já que não operam de Termini?
    Obrigada pelas valiosas dicas na web e na Bandnews.

    1. Olá, Rosane! Fique monitorando para ver quando aparecem as tarifas promocionais.

      De Roma os Italo saem da estação Tiburtina.

  19. Bóia,

    Estou tentando comprar algumas passagens na companhia Treno, masnão consigo concluir nenhuma compra, apesar de cadastrar os dados do cartão, aparece uma mensagem de erro. Você sabe o que pode estar acontecendo? Conhece algum telefone internacional pra realizar a compra? Obrigada

    1. Olá, Carol! Desbloqueie o seu cartão junto à operadora para compras internacionais.

  20. Oi pessoal,

    depois de ler esse post do Ricardo, ontem eu comprei passagens de Florença para Roma para mim e para meu marido para setembro/13! Não tive nenhum problema para pagar com meu cartão VISA. Quando voltar da viagem, volto pra comentar o que achei desses novos trens! Obrigada pelas dicas maravilhosas do Viaje na Viagem!!

    1. Olá, Ana! Legal! Depois conta pra gente! :D

  21. Olá pessoal,

    alguém tem tido problemas pra comprar no site do Italo treno? Comprei em fevereiro tickets para meus pais sem problemas. Agora estou há uma semana tentando me logar no site (com meu login que fiz a compra em fevereiro) e não consigo. Tentei me cadastrar novamente no site, mas ele não está aceitando cadastro de outros países a não ser Italia, Vaticano e San Marino. Alguém sabe se é um problema temporário? Não recebi nenhum email de aviso.

    Obrigada

    1. Olá, Juliana! Dei uma busca em foruns na internet e não encontrei nada. Alguma razão para não tentar a Trenitalia?

      De todo modo, vamos pôr sua pergunta no Perguntódromo; havendo resposta, aparecerá aqui.

      1. Obrigada

    2. Juliana, a exigência de endereço italiano (que pode até ser do hotel onde vc vai ficar…) é só para se inscrever no programa de fidelidade Italo Più.

      Para comprar bilhetes, vc não precisa criar ou usar um login! Eu fiz um teste aqui até a etapa final (antes de confirmar dados bancários) e ele aceitou normalmente tanto no PayPal como no Cartão de Crédtio.

      1. Muito obrigada, ajudou bastante!

  22. boia, um post meu respondendo à Juliana foi para o spam :(

    —-

    perguntinah semi-relacionada: o VnV tem algum projeto de adotar DisqUS ou alguma outra interface de autoregistro de comentários?

    1. Olá, A.L.! O comentário foi resgatado. O novo site terá um outro sistema de comentários, porém próprio.

  23. Olá,
    A Trenitalia não me deixa comprar um ticket que vai direto de Malpensa a Florença. Terei que ir até Milano-Centrale e pegar outro trem para Florença?
    Obrigado.
    Paulo

    1. Olá, Paulo! Sim, porque o trem de Malpensa a Centrale é local.

  24. Qual franquia de bagagem que posso levar e posso levar também bagagem de mão? Trecho: Veneza / Roma

    1. Olá, Isabel! Nos trens da Europa você pode levar quanta bagagem conseguir carregar com a suas próprias forças para dentro dos trens. Mas já adiantamos: qualquer mala maior que uma mala M (65 cm em pé) vai ser um estorvo. Leve também uma bolsa de mão.

      (Se você for teimosa e levar uma mala grande — ou, vade retro, duas! malas! grandes!, como muita gente — tenha certeza que lembrará de mim durante toda a sua viagem.)

  25. Olá Bóia.
    Gostaria de deixar meu testemunho sobre o Italo. Acabei de chegar da Itália. Viajei pelo Italo nos trechos: Roma- Firenze- Roma e Firenze-Veneza. Viajei nas três classes. Sinceramente não acho que vale a pena pagar a mais para viajar nas classes intermediárias e superior não. Na classe superior pude ficar na sala de espera especial e não há nada de demais. Só um café horrível e revistas. Nas classes intermediária e superior, eles servem bebidas e pequenos lanches, que são nada mais do que biscoitos. Eu achei que eles foram extremamente econômicos na hora de servirem, não fazem a mínima questão e quando servem, dão um pacote minúsculo para cada passageiro. A impressão que eu tive foi de que a ordem é economizar e muito!
    Tb andei de Trenitália e achei as duas empresas ótimas. A minha dica é compre a passagem que estiver mais barata!
    Espero poder ajudar aqueles que estiverem em dúvida, assim como eu fiquei antes da escolha.
    Ps.: Comprei as passagens da Italo pela internet, deu tudo certo e não precisa de validar antes do embarque, diferente da TRenitália.

    1. Obrigada, Lívia!

  26. Ola, Não consigo comprar passagens no site da Italo. Depois de colocar o cartao, que está desbloqueado para compras internacionais, aparece uma mensagem de erro, dizendo para eu ligar para o numero 06.07.08, que so deve funcionar na Italia. Alguem esta com o mesmo problema?

    1. Olá, Renata! É a primeira reclamação que recebemos. Já tentou em outro navegador?

  27. Oi, Ricardo.
    O Ítalo não faz o trajeto Milão – Veneza, não?

    1. Não, não faz.

    2. Olá, Monica! O Italo faz Milão-Bolonha, Bolonha-Veneza. No seu caso, o melhor seria ir de Trenitalia, sem baldeação.

      1. A Italo faz Veneza Mestre-Firenze SM com baldeação em Bolonia, ou esse trem é direto?

        1. Olá, Gi! Tem baldeação em Bolonha. Segue link com mapa das estações e conexões: http://www.italotreno.it/EN/timetables-connections/Pages/overview.aspx

          1. Valeu Bóia!
            Na verdade eu vi esse mapa no site da Italo, mas fiquei na dúvida se se tratava de baldeação(daí tem que trocar de trem na estação, como se fosse uma conexão), ou se é só uma parada (tipo escala, se fosse num vôo).
            Como se trata de baldeação (precisa trocar de trem), eu prefiro ir pela trenitália…o problema é que no site da trenitália isso também não está muito claro. Ele informa que há paradas na estação de padova e bologna. Mas no caso também teria que fazer baldeação em bologna, como no caso da Italo?

            1. Olá, Gi! Na Trenitalia é direto, o trem apenas faz uma escala, você não precisa descer.

              1. Bóia, a informação que obtive em outros sites, é que esse trajeto Veneza Mestre-Firenze S.M., é que não é necessário fazer a troca de trens, o que existe são paradas, em Pádova e Bologna, mas que não precisa fazer a baldeação. Neste caso, cogito comprar a passagem pela Italo. Apesar da viagem ser somente em setembro, eles já dispõe o trecho a venda, ao contrário da Trenitália, que dispõe o trecho somente de 90 a 60 dias da data da viagem. Farei Mestre-Firenze pela Italo, e Firenze-Roma pela Trenitália, assim consigo conhecer e comparar ambas as companhias ferroviárias italianas :)

  28. Não consigo comprar passagem pelo site da trenitalia. Pede para eu me cadastrar e não deixa fazer o cadastro sem endereço italiano. Já fucei em todos os posts possíveis sobre isso e vi inclusive printscreens da tela q mostra a opção de comprar sem registro. Nesta tela não aparece esta opção para mim. Alguém sabe se mudou alguma coisa? Obrigada!

    1. Olá, Marisued! Não é mais preciso se cadastrar. Aquele post está desatualizado, desculpe, mas está explicado nos comentários.

  29. Vou para Itália em Setembro. Vou fazer ROMA-FLORENÇA, depois FLORENÇA-BOLONHA e depois BOLONHA-PÁDOVA (durante dois dias PÁDOVA-VENEZA). Na volta será PÁDOVA-ROMA. Alguém pode dar dicas de trem? quero comprar logo antes que as passagens fiquem mais caras. Prefiro viagens diretas e rápidas, sem baldeação, mas também preciso ver os preços. Alguém pode me dar dicas? Não sei por onde começar.

    1. Olá, Rui! Compre em http://www.trenitalia.com . Os trechos entram no sistema com 90 dias de antecedência. Os preços descontados aparecem entre 90 e 60 dias de antecedência.

  30. Oi Bóia!!!!

    Como poderia me locomover nas seguintes cidades. Dá pra fazer tudo de trem?

    4 dias em veneza, padova, verona, asolo – onde vc sugere fazer minha base para fazer bate-volta? Pensei em padua!
    Seguindo para 5 dias em Firenze, tavulia, san marino, pisa, san gimignano. Onde poderia montar a base? Pensei em firenze!

    Obrigada!!!

    1. Olá, Tata!

      Leia sobre bate-voltas a partir de Florença:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

      Faça Verona como pit stop a caminho de Veneza. Fique três dias em Veneza:
      http://www.viajenaviagem.com/2014/02/10-dicas-veneza/

      Pádua é um bate-volta fácil de Veneza.