Onde ficar em Los Angeles: Santa Monica x West Hollywood

San Diego Freeway, Los Angeles


Praia ou cidade? Simplificando bastante, esta é a primeira decisão que você precisa tomar ao escolher seu hotel em Los Angeles.

Pelo que leio nas caixas de comentários, sei que a maciça preferência recai pela praia — Santa Monica. Ficar por ali é o objeto de desejo de quem ainda não visitou a cidade; e quem se hospeda por lá se revela bastante satisfeito.

Queria, porém, chamar a sua atenção para o mapa aí de cima. Em amarelo estão assinaladas as atrações de Los Angeles que ficam mais próximas de Santa Monica. Em verde, o que você faz no entorno de West Hollywood. (A Disneyland, em rosa, está longe dos dois lugares, e requer um passeio de um dia inteiro.) Eu acho que West Hollywood ganha disparado como melhor lugar para ficar. Mas admito que há razões para, ainda assim, preferir Santa Monica.

Vamos destrinchar, então, o que significa ficar numa região e noutra.

Santa Monica

Pacific Park, Santa Monica, Los Angeles

Santa Monica é o trecho mais densamente ocupado da costa de Los Angeles. Com seu ambiente meio cidade, meio balneário, oferece uma experiência mais relax do que os bairros centrais. É gostoso de caminhar no calçadão. E dá para sair a pé à noite: as quadras próximas à beira-mar são pontilhadas de restaurantes e lojas.

4th St Promenade, Santa Monica, Los Angeles

A 3rd Street Promenade, uma rua de pedestres, funciona como um shopping a céu aberto. Dá até para cogitar não alugar carro; basta fazer os passeios com tours organizados.

As atrações mais à mão de quem está em Santa Monica são:

– o Pacific Park, um parque de diversões instalado no próprio píer de Santa Monica;

– o passeio à beira-mar de Venice, ao sul, uma praia que já foi alternativa mas hoje é só folclórica;

– a praia de Malibu, com seus surfistas e restaurantes rústicos debruçados no mar;

– a Getty Villa, uma réplica de casa romana no alto de uma colina em Pacific Palisades

– o Getty Center, belíssimo complexo de museus à beira de uma freeway.

A posição à beira-mar também deixa mais fácil escapar a San Diego (220 km ao sul, dá um bate-volta puxado se você sair cedo) ou ao outlet Camarillo (80 km ao norte). A Disneyland está a 66 km.

Entre os hotéis mais bacanas na avenida ou pé na areia estão o histórico Georgian e os chiques Loews, Shutters e Casa del Mar. O Shangri-La, em frente ao píer, tem quartos mas também apartamentos completos. Os menos caros em plena orla são os básicos Bayside e Hotel California. A uma quadra da avenida oceânica, o decadente Carmel cabe em orçamentos mais apertados; o charmosoPalihouse também costuma ter preços que não assustam. O centrinho de Santa Monica conta até com uma unidade da Hostelling International (reserve com antecedência).

West Hollywood

The Standard, Sunset Boulevard

Mais democrático que Beverly Hills, mais arrumadinho que Hollywood e mais animado à noite que Downtown, West Hollywood na minha opinião oferece a melhor relação localização x benefício da cidade. É a base perfeita para mergulhar na vibe urbana de Los Angeles — incluindo, claro, Hollywood, Downtown e mesmo Beverly Hills. Estar de carro é essencial. Você economizará uns 18 km de freeway, em cada sentido, para ir a lugares como:

Sunset Strip, o trecho mais quente do Sunset Boulevard, com lojas, bares e clubes;

Boystown, o trecho GLS do Santa Monica Boulevard;

Beverly Center, um dos principais shoppings de Los Angeles;

Melrose Avenue, lojas descoladas e alternativas, restaurantes;

North Robertson Bldv., grifes bacanas;

Farmer’s Market, o mercado histórico, com muitos restaurantinhos legais para almoçar;

The Grove, o shopping mais bacana, a céu aberto, ao lado do mercado

Hollywood Boulevard, com a calçada da fama

Paramount Studios, o último dos estúdios a permanecer em Hollywood

Universal Studios, que mistura visita a estúdios com parque de diversões

Warner Bros., que também oferece visita a estúdios

Observatório Griffith, planetário e grande vista da cidade

Beverly Hills & Rodeo Drive, que valem uma voltinha para matar a curiosidade

A Disneyland está a 60 km do coração de West Hollywood.

Os hotéis mais hypados estão mais ou menos no mesmo trecho da Strip: o pioneiro Château Marmont, o starckiano Mondrian, o básico-descolado The Standard e o renovado Andaz West Hollywood. (No meio deles você encontra o plebeu Best Western Plus Sunset Plaza. Fora do burburinho da Strip — e próximos à zona GLS — considere o The London West Hollywood e o hotel só de suítes Le Montrose, onde fiquei (e gostei muito). Uma opção BBB em West Hollywood é o Ramada Plaza WeHo.

Le Montrose, West Hollywood

Hollywood é um pólo de hospedagem baratinha, mas vale a pena checar as resenhas para não ficar em pulgueiro. (A abertura de um W em pleno Hollywood Boulevard deve ajudar a melhorar o padrão da área.)

Downtown também é uma área em ascensão — por lá instalou-se um descoladérrimo The Standard Downtown. Perto do Farmer’s Market, considere o simpaticíssimo Farmer’s Daughter Hotel.

Leia mais:

468 comentários

Quando estivemos em Los Angeles / San Diego, tivemos a chance de testar as duas áreas.. Eu particularmente gostei mais de ficar West Hollywood, pois esta área encontramos justamente aquilo que fantasiamos quando pensamos em Los Angeles. Lá ficamos hospedados no excelente Andaz, um hotel que surpreendeu em todos os sentidos e foge um pouco daquele padranzão de hotelaria de massa tão difundido aqui nos EUA.. Eu não tenho muito costume de fazer reviews de hoteis no Blog, mas esse mereceu um => https://mauoscar.com/2011/05/20/andaz-west-hollywood/
Santa Monica é legal também, embora achei um pouco decadente, principalmente a medida que se vai em direção a Venice Beach.. Lá ficamos no Double Tree, um hotel com quarto espaçoso com uma pequena cozinha que para ser melhor só não precisava ter um estacionamento em frente obstruindo a vista para o Mar. => https://mauoscar.com/2011/05/25/santa-monica/
Por outro lado ficar hospedado em St. Monica é um convite a subir um pouco pela Highway 01 em direção a Malibu => https://mauoscar.com/2011/06/02/malibu-coast/

Mas honestamente falando San Francisco e até San Diego dão de 10 a zero em LA

Fiquei no plebeu Best Western Sunset Plaza, a nem 1 km do Chateau Marmont. Fiz reserva no próprio hotel dizendo como eu queria o quarto: segundo andar, com vista para a piscina(aconselho muito). O sujeito do front desk quis tentar empurrar um quarto que dava para uma parede. Quando abri a porta, nem entrei. Fui lá reclamar de cara feia, e imediatamente consegui outro quarto mais como eu queria. Ah, qual é? Estou pagando o mesmo que os escandinavos se lambendo de sol na piscina…fora, isso o quarto é de tamanho razoável e muito confortável, com destaque para a cama, uma delícia. O café é só razoável, mas dá para o gasto. Se chegar por último, vai ficar com as sobras…

Acabei de voltar de Los Angeles, e ficamos no Best Western Plus Hollywood Hills. A localização a pé não é ótima, mas de carro tudo se resolve. Realmente Hollywood é super down na vibe, mas o custo do hotel era muito tentador. É bem arrumado, decorado com memorabilia hollywodiana (que deve ser default da região), e um café anexo bem frequentado, aberto até tarde da noite. O quarto em si era bem grande, assim como o banheiro. Numa próxima, se eu não encontrasse um hotel bacana e barato em West Hollywood, certamente ficaria lá de novo.

A propósito, amamos o tour da Paramount, o LACMA, o Grammy Museum e o The Restaurant do Getty Center. E passar o fim de domingo no Griffith é muito agradável.

Já fiquei nos 2 lugares.

Em Santa Mônica fiquei num desses Travelodge. Hotel de rede, sem charme nenhum e meio longe da praia, mas limpo e com bom preço. Você vai precisar de carro o tempo todo mesmo, então, pode ser uma opção. Santa Mônica é legal pra quem gosta de andar de bike na praia, ver gente esquisita e é mais relax. Um lugar ótimo em Venice é a Abbot Kinney Blvd. Uma rua que resume o jeito surf chic do lugar, com suas lojinhas e restaurantes bacanas.

Em West Hollywood fiquei no The Standard, que é um show à parte. Aqui é pra quem gosta de agito. De dia, compras e passeios turísticos. Dar uma passadinha na Amoeba Music é sempre um programa divertido. De noite, muita badalação nas boates da Hollywood Boulevard e arredores. Uma opção bem animada é o club Hemingway’s Lounge.

Eu fiquei uma noite em Santa Monica e outra em West Hollywood, nesse Ramada que o Riq indicou. Gostamos muito do hotel. Reservamos no escuro, pelo Hotwire, e achamos um bom custo/benefício. Os quartos são confortáveis, tem café-da-manhã, algo raro nos EUA, bem simples. A localização é muito boa, cheia de bares e restaurantes.

O de Santa Monica não me lembro o nome, pois não haviamos reservado e escolhemos um no chutometro. Sinceramente, acho que não vale a pena. A praia em si é feia, lotada, a 4th Street Promenade não tem nada de interessante… enfim, não voltaria. Fiquei com a impressão que estava na praia mais feia do litoral sul paulista.

Vou a Los Angeles pelo menos uma vez por ano, e sempre fico em West Hollywood, já fiquei no Le Montrose umas 4 vezes e umas 3 no London West Hollywood. Na minha opinião não tem melhor lugar pra se hospedar em LA . Fica no meio dos bairros mais legais da cidade, e consegue-se deslocar fácil. Fora que West Hollywood em si já tem lugares muito legais pra se visitar, restaurantes ótimos, lojas descoladas. Enfim,sempre indico West Hollywood pros meus amigos, até acho legal Santa Monica, mas pra dar uma passada, sair do Brasil pra andar na rua e ser importunado por pedintes americanos não faz meu estilo, e em Santa Monica isso é súper comum, sei lá, me passa uma sensação de insegurança.

Acabei de chegar de LA agora de manhã e daqui a pouco vem posts fresquinhos de lá! 🙂 Desta vez fiquei hospedada em Malibu, na casa de uma amiga, mas já fiquei em Santa Monica, em Downtown e nos hotéis perto do aeroporto. Cada um tem suas vantagens e desvantagens. Adoro Santa Monica, fiquei num Double Tree que são todas suites, ótimo para se hospedar com a familia e dá pra ir andando para a praia e também pra 3rd Street Promenade. Perto do aeroporto já fiquei por causa de voos logo cedo e na volta de San Diego e Las Vegas, os preços costumam ser ótimos e facinho de conseguir no Priceline. Já fiquei no Westin e o Sheraton que também era uma suite. E em Downtown tem hotéis excelentes e que se forem fora do periodo de grandes conferencias ou jogos na cidade, os preços são muiiito bons e dá pra usar o sistema de transporte da cidade que pouca gente conhece, mas é muito eficiente como disse a Karine ai em cima.

Eu fiquei num albergue (o Orbit – ok, mas nada especial) em West Hollywood, na esquina da Melrose com Fairfax. Adorei o lugar, nem precisei de carro (claro que um carro ajuda muito, mas tinha onibus para todos os lugares e, incrivelmente, achei o sistema de transporte público de LA eficiente e barato- o problema é que é tudo longe mesmo e demora para chegar). Eu ia a pé (aliás, andei muito) para o Farmer’s Market e The Grove (adorei os 2), tinha a Canter’s (uma deli tradicional) ali perto, muitos restaurantes e as lojas da Melrose são divertidas.
Ficaria nessa área uma outra vez, mas também gostaria de ficar em Venice (só porque achei o lugar curioso).

Eu nunca fiquei hospedada em hotel em LA, mas uma vez fiquei na casa da minha prima em Westwood, bem ao lado da UCLA, na Hilgard Avenue. Alugamos carro por conveniência, mas o bairro é um dos mais bem servidos de LA em termos de transporte público, justamente por estar perto da universidade. O bairro em si é super gostoso, bem convidativo a caminhar – tem pequenos restaurantes e bares, lojinhas transadas, vários cinemas e a própria UCLA, claro, que vale uma visita.

Riq,

Fiquei em um hotel excelente em Culver City, cidadezinha bem próxima a Santa Monica. O acesso para qualquer parte de Los Angeles foi bem fácil! E o preço foi muito mais em conta (quase a metade do preço) do que os hoteis da mesma categoria em Santa Monica. Fica a dica: DoubleTree by Hilton Hotel Los Angeles – Westside!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito