Terremoto no Chile: sem danos

Jornal da BóiaJá começaram a aparecer leitores preocupados com o terremoto da madrugada de terça, no Chile, que atingiu 6.4 pontos na escala Richter. “Será que eu devo desmarcar minha viagem?”

Estive no Chile duas semanas depois do trágico terremoto de 2010, que atingiu 8.8 na escala Richter, e o país estava funcionando perfeitamente.

A verdade é que terremotos são corriqueiros no Chile e normalmente causam apenas susto, sem danos. (No de terça-feira, as duas mortes registradas foram de ataque cardíaco.)

É tão normal tremer a terra que o terremoto de segunda para terça já sequer está na capa do principal jornal do Chile na quarta:

El Mercurio, Chile

Relaxe :D

Leia mais:

Primeira viagem a Santiago: roteiro completo dia a dia (e como combinar com outros lugares no Chile)

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


15 comentários para “Terremoto no Chile: sem danos”

  1. Alguns amigos meus passaram pela experiência de terremoto no Chile, mas como foi dito a cidade é preparada e o que fica mesmo é o susto, principalmente para nós que não convivemos como esse fenômeno.

    Deixo link para um video deste último terremoto, é de uma entrevisto com um ministro e no meio da entrevista acontece o tremor. Se vê certa apreensão mas nada de panico.

    http://terratv.terra.cl/Entretenimiento/Cine-y-TV/Television/9285-384141/Sismo-interrumpe-entrevista-de-Onetto-al-Ministro-Allamand.htm

  2. Estou embarcando para lá daqui a pouco… O terremoto assustou um pouco mas não vou desmarcar nada. E se a terra tremer vou ter mais histórias para contar, rs.

    Abraço,
    Diego
    http://www.meusroteirosdeviagem.com

  3. Estou em Santiago neste momento, e nos assustamos muito com o terremoto ontem, mas exceto pela noite mal dormida nao houve maiores consequências. Foi o assunto no café da manha entre os brasileiros, mas os chilenos nem deram muita importância, pois disseram ser algo corriqueiro.

  4. Olá:

    vou pra BsAs no comecinho de maio. Será existe a possibilidade deste terremoto acordar o bendito vulcão Puyehue?

    Bjs e Abs

  5. Duas vezes que eu estava em Santiago tremeu. Uma 4.5 e outra 5.5.
    É ultra comum mesmo, os chilenos nem se importam…
    Brasileiro é apavorado demais…rsrs

    1. Quanto estávamos em Santiago agora em março também pegamos o de 5.5, mas só eu senti. Esposa e filhota continuaram dormindo (foi as 4:30 da manhã), e foi o comentário durante o café – entre os estrangeiros. O susto foi grande, principalmente por não saber o que fazer, ou o que poderia acontecer.

  6. Estou embarcando no sábado e confesso que também fiquei apreensiva, mas como o fenômeno é muito comum por lá, acho que o jeito é encarar, senão nunca irei, não é mesmo? rs.
    Espero que tudo corra bem, até pq acho que o susto deve ser bem grande, principalmente para nós brasileiros que não estamos acostumados com esse tipo de coisa.

    1. Estava no Chile, neste último terremoto, estava no 2º andar de uma loja no Shopping e na hora perguntei, nossa o metrô passa embaixo do shopping? o atendente falou “no es el metro, este es un terremoto”…..rs
      mas aí passou e não me apavorei……

  7. Tô indo dia 6. E pela primeira vez. Quanto levo para os gastos de uma semana só com alimentação. Não preciso de lugares chiques o tempo todo.

    1. Olá, Moreno! Como referência, os restaurantes de Santiago são um pouco menos caros do que no Brasil, mas a comida não chega a ser barata.
      Leia também: http://www.viajenaviagem.com/2011/03/quanto-vou-gastar-em-alimentacao/

  8. Estive em Santiago alguns meses apos aquele grande terremoto e isso me deixou muito apreensiva (Todos os dias eu ia dormir com a bolsa do lado da cama). Mas a cidade é tão maravilhosa que valeu a pena. Estive tb em Viña del Mar e fique hospedada num hotel com vista p pacífico. à noite ficava olhando p mar e imaginando como seria um tsunami…
    Acho que isso é neura de brasileiro mesmo, porque os chilenos são super tranquilos porque a estrutura deles é excelente.
    E este ano vou pra lá novamente. Com ou sem terremoto.

  9. Gente, aqui tem terremoto todos os dias! Mas sao fraquinhos, a maioria imperceptivel. No ultimo mes houve 2 bem fortes, um de 8 e outro de 6.7 com epicentro em Santiago. Sao assustadores sim, mas todos os edificios aqui sao preparados para isso. Eu vivo no 22 andar e depois do terremoto o predio balança por uns 10 minutos. Se isso acontecer nao se assustem. é o sistema anti sismo do edificio. Os predios aqui aguentam terremotos de ate 10 graus. é assustador, e só. tem que manter a calma, ter dinheiro vivo sempre a mao para caso de evacuaçao. O Chile funciona perfeitamente depois de um terremoto. Aqui todos dizem que vivemos num pais sismico e temos que nos acostumar. O susto é inevitavel, mas nao temos tanto risco. As edificaçoes aqui sao criadas com muita supervisao e eu confio na estrutura do meu predio. So se mantenham longe das janelas. Isso sao dicas e espero que nao passem por isso. Brasileiros como eu nao se acostumam nunca com a sensacao do terremoto. ja os chilenos nem tchum.

  10. estou em santiago e passei 13 dias maravilhosos aqui no chile! o terremoto foi bem assustador, mas há treinamento e instrucoes e com calma saímos do hotel e assim que tivemos seguranca que tudo havia terminado voltamos para nossos quartos. no dia seguinte, assim como nos outros dias que estive aqui, havia um lindo sol e céu azul que compensou o susto! a cidade é linda, segura, come-se muitíssimo bem e há lindos passeios a se fazer! o terremoto deu até um temperinho extra na viagem…

  11. Só se você viajou ao Chile no centro de Santiago né, falar que o país estava funcionando perfeitamente, aiii já é apelar demais, moro aqui e os relatos não são nada exagerados e sim reais e muito tristes. Até hoje fazem campanhas para ajudar algumas cidades não muito longe da região Central no terremoto de 2010.

  12. É minha primeira vez em Santiago junto com meu marido e acabo de sentir um tremor no prédio – o que é assustador! Não sabia que existia esses tremores..
    Estávamos no 16º andar e pedimos para descer para um andar mais baixo!
    A experiência é horrível, porque não estamos acostumados.. o tremor passa e o pânico fica, mas espero ter sido apenas um susto e continuar aproveitando o passeio, porque ainda tenho 8 dias por aqui!!!

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!