Brasil: onde faço imigração e free shop e onde pego a bagagem?

Veja aqui respostas às dúvidas mais freqüentes de quem volta ao Brasil de viagem do exterior.

Caso você tenha dúvidas sobre a imigração e a bagagem na viagem de ida, leia:

Onde vou fazer minha imigração de volta no Brasil?

No aeroporto em que o vôo internacional pousar. Ali você vai descer, fazer imigração e duty free shop.

Ainda tenho uma conexão até a minha cidade. Onde pego as malas?

Mesmo que as malas estejam etiquetadas até o destino final, você vai precisar pegar as malas no aeroporto de conexão e passar com elas pela alfândega.

A seqüência é a seguinte:

  • 1) passar pela imigração, mostrando o passaporte
  • 2 e 3) recolher as malas no carrossel e passar no free shop
  • 4) passar com toda a bagagem pela alfândega
  • 5) procurar o balcão de check-in de conexão para entregar as malas

O free shop funciona 24 horas?

Funciona.

Como faço para pagar imposto de importação de madrugada?

Se não houver uma agência bancária 24 horas no seu aeroporto, é possível pagar no caixa eletrônico e voltar para retirar os bens taxados.

Devo declarar eletrônicos?

É recomendável declarar todos os eletrônicos que se beneficiam de isenção: notebook, iPad, filmadora. Você pagará 50% de imposto sobre o total que exceder a US$ 500.

Caso não declare, você pode ser multado em 100% do valor dos bens.

Caso o artigo não seja fiscalizado nesta passada pela alfândega, poderá ser fiscalizado e taxado numa outra viagem. A Receita Federal não tem mais aqueles postos de registro de produtos para sair do Brasil; não há mais como “esquentar” compras feitas no exterior. Você pode pagar na próxima viagem pelo iPad que comprou nesta.

314 comentários

Boa tarde.

Estou indo para Orlando em fevereiro e comprei o voo pela Azul. O meu voo de volta é o seguinte: 20:45 Orlando – 07:34 Viracopos / 10:57 Viracopos – 12:06 Santos Dumont.

Estou na maior dúvida, terei que pegar todas as malas em Viracopos, passar pela alfândega lá e depois fazer o check in novamente para que as malas sigam para o Rio?

Muito obrigada pela ajuda.

    Olá, Juliete! Sim. Mas será um check-in de transferência, em guichê específico.

Ricardo e Bóia, boa noite!
Na volta ao Brasil, saio de Budapeste e faço conexão em Londres, terei que fazer imigração em Londres para pegar o voo seguinte para o Brasil? Ou fico em uma área de trânsito? De Budapeste até Londres o voo é da British, e Londres até Guarulhos é TAM (mas as passagens são vinculadas, seria um único bilhete). Pergunto pois os voos que a TAM me ofereceu só dão1h40 de intervalo e caso tenha que fazer algum procedimento prefiro um intervalo mais seguro.
Desde já agradeço! Abraços, Ana

    Bóia, muito obrigada pelo rápido retorno!! Eu li o post “europa onde faço imigração e onde pego a bagagem”, na ida estava muito claro (ótimo), mas fiquei na dúvida quanto a volta ao Brasil, não sabia se por vir de Budapeste e fazer conexão em Londres, teria algum procedimento especial. Mais uma vez, agradeço muito a ajuda!!

    Olá, Ana Luiza! Era só aplicar o mesmo raciocínio. Se tivesse alguma pegadinha, a gente teria mencionado no texto.

Bóia, estou com a seguinte dúvida:Estou querendo comprar a volta de Viena para SP, com uma escala de aprox. 13 horas em Madrid (o preço está bem mais em conta). Eu posso sair direto do aeroporto pra ficar em hotel sem problemas, ou precisa passar pela imigração, algo assim? e as malas? vou retirar normalmente? muito obrigada!

    Olá, Bárbara! O vôo entre Viena e Madri é doméstico, intra-espaço Schengen. Não tem imigração.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito