Brasil: onde faço imigração e free shop e onde pego a bagagem?

Veja aqui respostas às dúvidas mais freqüentes de quem volta ao Brasil de viagem do exterior.

Caso você tenha dúvidas sobre a imigração e a bagagem na viagem de ida, leia:

Onde vou fazer minha imigração de volta no Brasil?

No aeroporto em que o vôo internacional pousar. Ali você vai descer, fazer imigração e duty free shop.

Ainda tenho uma conexão até a minha cidade. Onde pego as malas?

Mesmo que as malas estejam etiquetadas até o destino final, você vai precisar pegar as malas no aeroporto de conexão e passar com elas pela alfândega.

A seqüência é a seguinte:

  • 1) passar pela imigração, mostrando o passaporte
  • 2 e 3) recolher as malas no carrossel e passar no free shop
  • 4) passar com toda a bagagem pela alfândega
  • 5) procurar o balcão de check-in de conexão para entregar as malas

O free shop funciona 24 horas?

Funciona.

Como faço para pagar imposto de importação de madrugada?

Se não houver uma agência bancária 24 horas no seu aeroporto, é possível pagar no caixa eletrônico e voltar para retirar os bens taxados.

Devo declarar eletrônicos?

É recomendável declarar todos os eletrônicos que se beneficiam de isenção: notebook, iPad, filmadora. Você pagará 50% de imposto sobre o total que exceder a US$ 500.

Caso não declare, você pode ser multado em 100% do valor dos bens.

Caso o artigo não seja fiscalizado nesta passada pela alfândega, poderá ser fiscalizado e taxado numa outra viagem. A Receita Federal não tem mais aqueles postos de registro de produtos para sair do Brasil; não há mais como “esquentar” compras feitas no exterior. Você pode pagar na próxima viagem pelo iPad que comprou nesta.

314 comentários

Bom dia. Estou indo para Santiago Chile (origem RIO) dia 07/11/12 e retorno 15/11/12. Ontem ao ir no site da Duty Free para reservar alguns produtos (com intencao de pegar na descida no RIO) lembrei que meu voo tem conexao em SP. No email da TAM existe dois vôos, com números distintos, no retorno.Um é Santiago-SP e o outro SP-RIO.

Ai que fiquei em desespero, pois tudo aponta que minha passagem no Duty Free só será em SP. O que me desagrada muito, uma vez que queria comprar bebidas para minha coleção e isso se tornará complicado por causa do peso da bagagem para o trecho SP-RIO. Vocês teriam algum comentário ou alguma dica-solução para esse caso ?

Outra coisa que piora ainda mais minha situação é que o tempo desconexão no retorno é de apenas 01:40h! Já liguei para a Tam para modificar o voo SP-RIO (2ºtrecho e final do retorno) para mais tarde, aumentando o tempo de conexão, ficando mais tempo em SP e tendo mais tempo para o Duty Free. Mas a cia aérea disse que nao pode mudar pois nao tenho pontos de fidelidade para complementar a mudança.

Vi comentários que se a passagem for VINCULADA eles teriam que me colocar em outro voo caso eu perca o meu que esta agendado SP-RIO. Isso procede ? Como sei que as passagens são vinculadas ? Acredito que a minha seja, pois apesar de estar no email escrito número de vôos diferentes, quando adquiri eu escolhi SANTIAGO-RIO, ou seja eu nao comprei as passagens separadas.

Peço a ajuda de vocês para uma solução para meu caso. O fato é que queria descer no Duty Free do Rio para comprar as bebidas que coleciono. Comprando em outro lugar (seja em SP ou até mesmo em Santiago) eu terei problemas com o peso da bagagem, certo? O que vocês me aconselham ?!

Obrigado, amigos.

    Entendo. Mas se eu perder o voo por estar no Duty free a cia aérea nao tem obrigatoriedade de me colocar em outro voo, certo?

    Uma pergunta: eu comprando algumas garrafas de bebida no Duty em SP eu poderei levar como bagagem de mão no voo SP-RIO ?

    Obrigado

    Olá, Philip! Se você perder o vôo por conta de um atraso seu, você perde o seu vôo. Se você perder o vôo por causa de um atraso da cia. aérea, ela te recoloca em outro. Em vôos nacionais é possível levar garrafas na bagagem de mão.

Bóia,
meu irmao é cidadão americano, e tem um play 3…que irei trazer pro brasil. esse play ja tem uns 3 anos de uso
como faço pra não pagar imposto? mostro quais documentos?
obrigada

    Olá, Raissa! Se você tiver a nota, e o valor do aparelho e mais o valor das suas compras somados não ultrapassarem 500 dólares, sem problemas. Do contrário, o fiscal pode implicar.

Quais sao as regras da alfandega pra quem mora nos eua ha mais de 5 anos e ja e ate cidadao americano , e viaja ao Brasil de ferias com seus eletronicos, pertences e alguns presentes?

Tenho 2 computadores, e 2 tablets que um par e meu eo outro do trabalho, entrei por sao paulo e o cara achou que um deles era muito novo e me taxou, so que nao moro no Brasil, e ele disse que eu nao poderia ficar no Brasil com aquele bem por mais de 7 dias, o que significa isso, qual seria a lei sobre isso pra que eu possa entender melhor e discutir com os agentes (muito despreparados) caso algo assim aconteca denoso?

Desde ja agradeco.

    Olá, Diana! Nós aqui não somos especialistas nas regras para residentes no exterior. Para saber se houve abuso do agente e buscar reparação, consulte um advogado.

gostaria de receber um “passo a passo” de como proceder para fazer uma conexão para milão, no aeroporto de lisboa, tenho 1h e 30 min. consegui um mapa , mas achei meio confuso……

    Olá, Maria da Glória! Infelizmente não temos como oferecer esse serviço. A tripulação da cia. aérea estará à sua disposição para ajudar.

Boia muito obrigada,eu tenho duvida porque geralmente a mala soo eh liberada no destino final, (nos voos que ja fiz).Quer dizer que ao chegar em SP eu pego minha mala, pois em teoria vou fazer um voo domestico ate salvador?Valeu pela ajuda 🙂

    Olá, Regine! A questão da mala está super explicada no texto. Eu já respondi a sua pergunta. Se você não confia nem no texto nem na resposta, pra que perguntar de novo?

    Sinceramente, fico impressionada com a grosseria de alguns comentários da bóia nesse site.

    Ana, sou o Ricardo Freire, dono do site e chefe da Bóia.

    A Bóia responde diariamente a quase 200 comentários, com presteza e cortesia. Mas tem total carta branca da minha parte para deletar perguntas redundantes ou dar uma dura em leitores que abusem do seu trabalho.

    A função da Bóia é encaminhar os leitores aos posts em que suas perguntas já foram respondidas, e buscar respostas ou compartilhar perguntas com a comunidade quando não tivermos conteúdo que responda à dúvida postada.

    Infelizmente seu expediente aqui no site é curto e ela não tem tempo para dar aulas de reforço escolar de interpretação de texto.

    Para ter moral para criticar o trabalho da Bóia, por favor primeiro estabeleça-se como uma comentarista ativa, ajude outros leitores e congratule a Bóia quando deparar com uma resposta especialmente bem pesquisada.

    Agora: aparecer do nada, sem nenhum comentário anterior postado, para criticar um serviço que prestamos gratuitamente e que ajuda a dezenas de pessoas por dia — francamente, é muito feio.

Ola, preciso de ajuda, comprei um voo de milao com conexao em sao paulo e destino final bahia.Eu quero ir somente ate Sao Paulo, e tenho uma duvida : Posso pegar minha mala em Sao Paulo?.Como devo fazer?Muito obrigada.

    Olá, Regine! Você necessariamente vai retirar a sua mala em São Paulo. Então é só sair com ela. Agora: se você você tem passagem de volta a Milão, o não-aparecimento no vôo de São Paulo a Salvador pode ocasionar o cancelamento da continuação da sua reserva.

ola
sou casada e moro na italia, em novembro estou voltando para o Brasil
estou levando comigo alguns itens de uso proprio, tipo maquina de fazer pasta,machina de fazer sorvete, iogurteira, un notebook, um tablet de uso pessoal e um xbox 360 que comprei faz um mes fora da caixa e ja usado todos com nota fiscal quero saber se terei problemas com a alfandega ao chegar ao rio de janeiro?
Alguem pode me ajudar tirando minha duvidas
obrogada!!!

Olá! Minha dúvida é parecida mas com umas pitadas a mais de problemas, acho que somente vocês para me ajudar.
Vou para Paris em novembro com conexão em Munique. Estou com sérias dúvidas na viagem de volta pois a Lufthansa alterou o horário do voo. Quando reservei as passagens o voo Munique/São Paulo estava marcado para as 21:35, de uma hora para outra adiantaram para as 20 horas em ponto. Terei apenas 1 hora e 15 minutos de conexão. Não foi culpa minha esse aperto, será que dá tempo? Problema é que é o único voo para Sao Paulo, se perder esse acho que já era…..

    Olá, Washington! Se as passagens são vinculadas, a cia. aérea é responsável por uma eventual perda do vôo. De todo modo, entre em contato para ver se não é possível remarcar com um intervalo mais factível.

Vou p/ Itália dia 21/10 voo Rio/Roma/Veneza, Alitalia. Quero saber o seguinte: Vou fazer conexão em Roma p/ Veneza com apenas 01 hora (entre a chegada e a saída) vai dar tempo? Pelo que entendi tenho que passar p/ imigração em Roma, é isso? Como vou trocar de voo, tenho que retirar as malas ou vão direto Rio-Veneza?
E a volta:
O embarque será em Barcelona c/ destino a Roma (aqui passo p/ imigração novamente? E embarco p/ Rio. O mesmo quero saber sobre as malas, retiro em Roma ou vem direto p/ o Rio ( Barcelona/Rio)?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito