Buenos Aires: a milonga de La Glorieta, em Belgrano 1

Buenos Aires: a milonga de La Glorieta, em Belgrano

Glorieta de Belgrano

Com raras exceções (como esta), show de tango em Buenos Aires é supercaro — e também superturístico. Quer ver o tango dançado na vida real? Então vá a uma milonga — baile de tango freqüentado por argentinos de carne e osso, não bailarinos profissionais.

Cada milonga tem seus dias específicos. Toda noite (e também à tarde, na Confitería Ideal) é possível encontrar alguma milonga em Buenos Aires. Para entrar, paga-se pouco. Não espere nada superproduzido: muitas se realizam em clubes de bairro (como a La Viruta de Palermo Soho).

La Glorieta de Belgrano

Pois esta aqui é grátis. Seguindo a dica da Gisele Teixeira, do excelente Aquí me quedo, uma caravana de #vibanas foi conferir La Glorieta, uma milonga que acontece num coreto (glorieta, em espanhol) da praça de Barrancas de Belgrano, todo sábado e domingo à noite.

La Glorieta de Belgrano

Quer saber? Acho que não deve haver melhor iniciação à milonga do que esta.

La Glorieta de Belgrano

Para começar, o cenário não podia ser mais bonito, com ar interiorano em plena Buenos Aires.

O horário também ajuda: a milonga começa às oito, bem mais cedo do que as outras (com exceção da Confitería Ideal, que funciona à tarde, nas outras não acontece nada antes das 11 da noite).


mataderos2-thumb

Tradições gaúchas

La Glorieta de Belgrano

Querendo aprender, basta chegar mais cedo, às 6 da tarde, e usar os serviços dos instrutores — que, segundo a Gisele, passam o chapéu ao fim da clase para recolher o que os alunos acharem justo pagar.

La Glorieta de Belgrano

O povo é animadíssimo, e praticamente não sai da pista. Há tangueros de todos os níveis, dos basiquinhos aos mais rebuscados. A sensação é a de estar num rinque de patinação — com a diferença que, se você for mulher e estiver parada junto à grade, poderá ser convidada a dançar por um dos gardelóns que ficam dando voltas em torno da pista. (Várias de nossas #vibanas rodopiaram pelo salão.)

La Glorieta de Belgrano

Uma outra vantagem da milonga de La Glorieta é que o passeio pode (deve!) ser combinado com uma passada na calle Arribeños, a Chinatown porteña, que fica do ladinho, praticamente atravessando a rua. Indo antes você pode comprar quinquilharias chinesas; e no pós-milonga você pode jantar num dos muitos restaurantes da rua — como o tailandês Lotus Neo Thai e os chineses Palitos e Apu.


Visualizar La Glorieta + Chinatown em um mapa maior

Leia mais:

49 comentários

A dobradinha milonga + bairro chino é bótima !
Levem em conta que as lojinhas fecham as 21h, que os restaurantes
funcionam das 20h as 24h e que a milonga na glorieta é das 20h as 23h.
E é facinho e pertinho se deslocar de um a outro .

    Cheguei pelo metro Belgrano, desci a Juramento e percorri a Arribeños. Lá encontrei algumas lojinhas de bugigangas chinesas um ou outro restaurante chimfrim, e só. Respeito opiniões contrárias mas para mim o “bairro chino de Belgrano não vale a pena. Será que fui ao bairro chino errado ?

    Olá, Viajante Oficial! Que o lugar vende bugigangas chinesas está claro no texto 😀

    Já quanto aos restaurantes serem chinfrins, depende de experimentar para poder dizer :mrgreen:

    Olá Bóia,

    Na Arribenos, nos primeiros restaurantes que tentei entrar não consegui pois dava pra ver o descaso higiênico. Como já estava azul de fome arrisquei um e ao entrar no banheiro. . . Tava daquele jeito. Desejo melhor “sorte” aos que visitam o bairro chino. Para mim valeu o passeio por Belgrano.

    Eu já fui no Lotus Neo Thai, tem um certo tempo, e adorei. Estou planajenado voltar agora em junho e o melhor de tudo é que por conseguir curtir a milonga também, coisa que já queria ter feito das outras vezes em que estive lá. Ótima dica!

    Eu fui em um ótimo restaurante por lá, o Lotus Neo Thai, muuito bom. (Fui também no Luccuma, bem interessante. Nesta região ficam os supermercados onde os grandes chefs de BsAs se abastecem, é escolha quase unânime. Se você tem preconceito de restaurante pela fachada, vai perder ótimas experiências gastronômicas mundo afora. E ficar surpreso por encontrar lojas de bugigangas em uma Chinatown? 🙂

    Caro Marcos,
    Ótimo que voce gostou do Lotus Neo Thai e do Luccuma.
    Eu tambem adoro andar pelos supermercados principalmente onde os grandes chefs se abastecem.
    Meu preconceito é da falta de higiene básica
    Não conheço mas acho que as lojas de bugigangas em Chinatown não devem ser comparadas com as do bairro chino de BAs.

    uma pena que você não deu sorte. Só não dá pra generalizar todo um bairro,o leitor desavisado poderia pensar que todos os restaurantes por lá são ruins. E além do bairro chino só conheço a Chinatown de ny e não vejo muita diferença nas lojas, além do tamanho. Abraço! 🙂

<3
Amei demais o programa! Só com VnV mesmo! Não sabia que que os gardelóns iam passar o chapéu! Puxa vida, bem que queria ter contribuído, mesmo com todas as broncas 😯
Mas meu super-blaster, já oficial, pé-de-valsa de ConVnVções, é insuperável! 😉

    Lena , vcs arrasaram na pista da Glorieta , e nós decidimos ter umas aulinhas prá não levar bronca dos dançarinos locais 😀

    Lena e Nick arrasaram!
    Outras meninas tbm se divertiram na pista, né?
    Muito bom o passeio!

Foi mesmo uma oportunidade única de ver como os milongueiros locais se divertem como se estivessem numa cidade do interior, c/diretito a ser tirada prá dançar. Um su!!

ACABEI de voltar de Buenos Aires!!! Por que esse post não saiu antes??? Oh céus, oh vida!!!!! (mas ja ta anotado pra proxima viagem a Buenos Aires)

Não espalha. Estive em buenos Aires e procurei conhecer uma casa de tango frequentada pelos portenhos. Escolhi o TORQUATO TASSO que fica em San telmo na Defensa 1575 esquina com Brasil. Acerto total. Lá voce encontrei o tango em estado puro cantado e tocado pelos maiores artistas argentinos e uruguaios do momento. Na noite fui estava lá, entre outros, Horácio Ferrer, presidente da ACADEMIA NACIONAL DE TANGO e parceiro musical de Astor Piazzolla.

VEJA AQUI:

https://aviagemoficial.wordpress.com/2012/04/17/tango-no-torquato-tasso-b-aires-argentina/

divino! queria mucho ter ido. E que arraso Lenoca e Nick arrasando na Glorieta!!! #occupyglorieta total :mrgreeen:

    Mari,
    Foi muito divertido!
    Viu a Sílvia (Matraqueando) dançando?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito