Estados Unidos: onde faço imigração e onde pego a bagagem?

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cada vez mais gente viaja aos Estados Unidos com conexão, seja na América Latina, seja em outra cidade americana. Quantas imigrações você vai fazer? O que faz com a bagagem?

Imigração sempre só vai ser uma. Quanto à bagagem, há pegadinhas. Vamos lá:

Voando aos Estados Unidos com conexão na América Latina

Se você vai fazer conexão na Cidade do Panamá, em Lima, em Bogotá ou na Cidade do México, não se preocupe com procedimentos burocráticos: no aeroporto de conexão você ficará na ala de trânsito internacional. Vai desembarcar do vôo e já pode procurar o portão de onde sairá seu próximo vôo, sem passar pela imigração no local.

A imigração será feita no primeiro aeroporto americano em que você desembarcar. Sua bagagem vai direto para lá.

Se você estiver fazendo apenas conexão, não será necessária nenhuma vacina, pois seu destino final é os Estados Unidos. Os Estados Unidos não exigem nenhuma vacina de visitantes brasileiros.

Caso você tenha algum outro trecho doméstico para chegar ao destino final deste vôo, leia o tópico abaixo.

Voando aos Estados Unidos com conexão dentro dos Estados Unidos

A imigração nos Estados Unidos é sempre, invariavelmente, feita no primeiro aeroporto em que você desembarcar. Assim, é certeza que você vai fazer a imigração no destino do seu vôo inicial -- seja Miami, Atlanta, Dallas, Houston, Washington, Nova York, Chicago, Detroit ou Los Angeles.

Depois de passar pela imigração e ter seu passaporte carimbado, você vai retirar as suas bagagens naquele aeroporto mesmo. Eu sei, o seu recibo de bagagem colado no canhoto do cartão de embarque mostram que as suas malas estão etiquetadas até o destino final, mas você necessariamente precisa retirar as malas ali.

O procedimento é o seguinte: você pega as malas no carrossel, passa com as malas pela alfândega (que nunca manda abrir, só se desconfiar que você é traficante ou muambeiro) e então entrega as malas num ponto sinalizado para isso.

É esquisito, ninguém te dá recibo, parece que você nunca mais vai ver sua mala, mas funciona. Pegue a mala no carrossel, passe pela alfândega, procure o ponto de entrega de malas para conexão -- e então parta à procura do portão de embarque do seu próximo vôo. Você vai precisar passar por todo o procedimento de segurança dos aeroportos americanos, que são um inferno.

Documentos necessários para a imigração

Para entrar nos Estados Unidos você precisa de um passaporte válido e de um visto válido.

Caso o visto válido esteja num passaporte que expirou, basta carregar o passaporte que expirou junto com o passaporte válido. É muito comum, você não será o primeiro, eles estão acostumados.

Para os Estados Unidos não é necessário que o seu passaporte continue válido por seis meses depois da entrada; basta que esteja válido durante a sua permanência.

O agente sempre vai perguntar o propósito da sua viagem (responda "holiday" ou "business") e a duração. Se você for a trabalho, precisa ter um visto B1-B2 (negócios). Se for em missão jornalística, precisa ter visto de jornalista. Caso você vá a trabalho, diga que está indo a trabalho mas só tenha visto de turista, será barrado.

Dificilmente pedem para ver passagem, e mais raramente ainda pedem para ver a reserva de hotel (o nome do hotel podem perguntar). Seja honesto e não caia em contradição.

Precisando, sempre haverá algum agente que fale espanhol.

E quem tem passaporte europeu?

É necessário que o seu passaporte contenha seus dados biométricos. Você vai precisar também preencher um formulário eletrônico de viagem, o ESTA.

Use o seu passaporte brasileiro ao sair do Brasil e ao retornar. Use o passaporte europeu para entrar e sair dos Estados Unidos.

Dá pra passar junto na imigração?

Familiares passam juntos. Amigos podem até tentar, mas na maioria das vezes não vão deixar.

Saindo dos Estados Unidos

Não há guichês de imigração de saída. Você passará pelo raio-x e só. Não se preocupe com as malas em conexão: a bagagem será despachada direto para o Brasil.

Leia também:

475 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

LH
LHPermalink

Vou a Orlando fazendo uma conexao em Miami pela AA [ saindo de Guarulhos ]
Me preocupa perder tempo dentro do aeroporto procurando referencias
Qual pavimento do aeroporto está a chegada [ arrival]?
Neste pavimento já faço a Imigração e Alfandega ?
O reenvio de malas para Orlando também é neste pavimento ?
Qual pavimento me dirijo para o voo que irei a Orlando [ departure]?
Grato
LH

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, LH! Não se preocupe; você será orientado ao chegar. Veja mais informações no site do aeroporto de Miami: http://www.miami-airport.com/

LH
LHPermalink

Eu novamente
Minhas malas já saem etiquetadas guarulhos orlando ou terei que etiqueta-las em Miami ?
EM São Paulo ja recebo o boarding pass para os doi trechos ou terei que refazer o check in em miami com destino a Orlando e retirar novo boarding pass ?
grato

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, LH! Os procedimentos estão explicadinhos aí em cima. wink

Carina Araujo
Carina AraujoPermalink

Vou para Nova Iorque pela Delta. Meu voo tem conexão em Detroit e estou bastante preocupada com o curto tempo para imigração, bagagem, etc, pois terei apenas 1h e 40min para todos os procedimentos. Só me dei conta disso após comprar os bilhetes. Apesar de ter comprado através de agencia, verifiquei que a própria Delta disponibiliza os trechos tal como adquiri. Pergunto: Sabe informar se na hipótese de não ser suficiente o tempo terei maiores problemas para ser recolocada em outro voo as expensas da Delta!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carina! Sim, quando a passagem é vinculada a responsabilidade é da cia. aérea.

Carina Araujo
Carina AraujoPermalink

Obrigada !!!

Ana Caroline
Ana CarolinePermalink

Olá!

Estou com uma dúvida! Farei conexão em NY e terei de trocar de aeroporto, devo sair com a bagagem até o outro aeroporto ou posso despachar no que cheguei?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Caroline! Você vai levar a bagagem até o outro aeroporto.

Felice Azevedo
Felice AzevedoPermalink

Vou fazer intercambio nos EUA em Agosto, a duração é de 1 ano e meio, sabendo que a passagem só vale por um ano, posso comprar passagem apenas de ida, ou é obrigatorio ida e volta ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Felice! Informe-se com quem está organizando o seu intercâmbio, eles têm experiência nesse tipo de situação.

andre
andrePermalink

ola, estou com uma duvida eu estou indo para Orlando(MCO)por WDC(IAD), ja estou com as passagens pela UNITED , porem eu necessito ficar em WDC (IAD) , que sera aonde eu farei a imigracao , poderei deixar o voo para Orlando (MCO) , depois pegarei uma perna interna para completar a viagem ou vou tentar falar com a UNITED, porem eu preciso visitar parentes em WDC.
Minha volta sera por MCO => IAD =>GIG , que irei fazer como esta no bilhete , minha duvida é se em algum momento sou obrigado a seguir até MCO?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André! Se você não pegar o vôo de continuação de Washington a Orlando, vai perder todas as reservas seguintes, incluindo as da volta; vai ter que pagar multa e diferença tarifária.

Lyra
LyraPermalink

Olá!
Tenho um novo americano e sempre fui visita-lo com visto de turista, nunca revelando na imigraçao que tinha noivo.
Fui agora em Maio, e eles desconfiaram pq tinhas muitas idas e vindas. Me levaram pra salinha onde permaneci por 6 horas de pesadelo. Falei que tinha um noivo, e eles acharam que eu ia ficar no país ilegal, visto que tinha muita bagagem. Depois me liberaram pra ficar só 30 dias no país. Voltei no tempo certo para o Brasil, mas deve ter registro nos sistema deles.Quero voltar lá pra visitá-lo daqui a 3 meses, mas estou com medo de passar por isso de novo. Demos entrada na peticao pro visto K1, mas isso demora muito. Vc acha que eu teria problemas em ir la visita-lo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lyra! Sim, pode dar salinha de novo, mas o jeito é ir e falar sempre a verdade.

Livia
LiviaPermalink

Boa tarde,

irei para Orlando com conexão em Nova York, irei com a msm companhia aérea de sp a NY e de NY á Orlando. O tempo de espera no aeroporto de NY é de 1 hora para saída para Orlando, msm assim com este tempo curto preciso passar pela imigração? preciso fazer o check in novamente? e se n der tempo?

obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Livia! Uma hora é bastante apertado. Você não precisará fazer novo check-in, mas precisará pegar a mala, entregar no posto de bagagem e passar por todo o procedimento de segurança para reentrar na área de embarque. Se as passagens são vinculadas, a responsabilidade é da cia. aérea.

Marcos Ribeiro
Marcos RibeiroPermalink

Passagens vinculadas? No caso uma conexão? Estou na mesma situação GRU-MCO com conexão em EWR de apenas 1H40M pela united, com mulher e filho, acho que o tempo está apertado, nesse caso tem uma outra conexão 4H depois. Será que a Cia. aérea cobra algo se não der tempo na minha conexão e eu tiver que pegar a outra conexão?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcos! Se a passagem for vinculada, a cia. aérea tem que se responsabilizar. Se puder, mude para a conexão de 4h de intervalo.

Aninha
AninhaPermalink

Boa tarde,

Vou para Tacoma-WA-USA,ainda não comprei as passagens, mas tenho a opção de ir pela Air Canadá, com conexões em Toronto e Vancouver. Sabe me informar se nestas longas conexões de quase 4 horas é necessário pegar as bagens e mudar para outro vôo, ou no Canadá é diferente?
Morro de medo de não desenrolar isso, nos EUA então...fico em pânico.
A alfândega Americana é muito exigente. Ah... ja preenchi o formulário Ds-160, coloquei a opção B1-B2, e que pretendo ficar 3 meses, pretendo fazer um curso rápido. Você acha que devo falar isso para eles, ou que vou apenas visitar amigos e cidades americanas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aninha! Fala-se apenas a verdade, e nada mais que a verdade, ao passar pela imigração. Mentir é crime nos Estados Unidos.

Para ir pelo Canadá você precisará de visto canadense e ainda fará uma nova alfândega em Vancouver, antes de embarcar para os Estados Unidos. Melhor ir pelos Estados Unidos mesmo.

Juliana Viana
Juliana VianaPermalink

Bóia, eu e meu pai temos cidadania portuguesa, meu marido e minha mãe não. gostaria de saber se podemos passar na imigração americana juntos ou se tem alguma distinção? obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Vocês podem passar juntos, sim, porque todos os estrangeiros usam a mesma fila; não há distinção entre estrangeiros que não precisam visto e estrangeiros que precisam.

Note que vocês que têm cidadania portuguesa precisam tirar a autorização ESTA antes de viajar:
http://www.esta.us/portugal.html

Manoel Chaves
Manoel ChavesPermalink

Olá Bóia, fiz uma viagem maravilhosa pela Europa sem nunca ter ido lá antes. Peguei todas as dicas por aqui e foi show de bola! Deu tudo certo!!!
Agora preciso de uma orientação:
Em setembro vou aos EUA para um evento, meu voo de retorno, pela United é Orlando-Washington-Guarulhos. Como estarei em Washington na véspera do retorno, eu poderia embarcar direto de lá, e evitar os gastos de ter que voltar a Orlando?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Manoel! Você precisa embarcar em Orlando, a não ser que altere a passagem. Se você não aparecer para o embarque, vai pagar multa por no-show e ter a passagem cancelada.

Luciana
LucianaPermalink

Moro em Curacao e tenho que levar meu cachorro para o Brasil e a unica opcao e pela AA via Miami
Gostaria de saber se tenho que pega-lo em Miami e despacha-lo outra vez para Guarulhos
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Contacte a cia. aérea, é o melhor a fazer.

carlos rodrigues
carlos rodriguesPermalink

e quanto ao retorno?. no meu exemplo a viagem é Orlando-Charllote-Guarulhos. ao despachar a mala em Orlando, quando efetuar a conexão em charllote devemos pegar a mala e despachar para Guarulhos?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos! Na volta a mala vem direto para o Brasil.

Graça
GraçaPermalink

Ola,
Tenho algumas dúvidas:

1. Vou sair de SP até Boston. Sei que vou até Nova Iorque ( paro na alfândega et.... Será que consigo uma cadeira de rodas para o meu marido e um auxiliar para levá-lo até a saída para Boston?
2. Quanto tempo preciso para pegar as malas, passar pela alfandega e chegar até a saída de avião para Boston?
Att.
Graça

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Graça! Ligue para a cia. aérea e já solicite o atendimento especial. A passagem pela imigração e retirada das bagagens leva entre uma e duas horas. Então você precisa passar pelos procedimentos de seguraça para embarcar, o que levar entre meia hora e 45 minutos. É preciso estar no portão de embarque 20 minutos antes do embarque.

Adriano
AdrianoPermalink

Olá! Irei fazer uma viagem de SP para Orlando com 9h de conexão em NY. poderei fazer um passeio rápido na cidade ou terei que ficar no aeroporto?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriano! Você vai levar duas horas de imigração, teria que estar de volta uma hora antes do vôo, vai gastar entre uma hora e uma hora e meia para ir e outro tanto para voltar. Sobram entre 3 e 4 horas.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2009/09/chegando-em-nova-york-transporte-depara-o-aeroporto-kennedy-jfk/

http://www.viajenaviagem.com/2009/10/chegando-em-nova-york-transporte-depara-o-aeroporto-de-newark/

Paula
PaulaPermalink

Olá, vou para Las Vegas em outubro e o voo faz conexão de mais ou menos 3h em Nova York. Quero saber se esse tempo é suficiente para fazer imigração e os procedimentos de segurança e reembarque?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! É sim.

rodrigo
rodrigoPermalink

ola boia, e pra quem viaja ao canada com conexao nos eua? é o mesmo procedimento de quem viaja aos eua com conexao nos eua? obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! Faz imigração nos dois lugares.

Paulo André
Paulo AndréPermalink

Bóia por gentileza, me indique uma empresa de seguro viagem de confiança. Me indicaram a MONDIAL ASSISTENCE, mas gostaria de sua opinião. Desde já te agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo André! A Mondial é parceira do site. Ela, a Assistcard, a GTA e várias outras têm sites personalizados para brasileiros. Um seguro elogiado e um pouco mais barato, com site em inglês, é a Nomad.
Veja opiniões de quem já usou seguro-viagem aqui (comentários no final do post):
http://www.viajenaviagem.com/2013/01/viagem-a-europa-como-fazer-o-convenio-do-inss/

Loenia Braun
Loenia BraunPermalink

Olá.
Comprei passagem Poa/Orlando/Poa. A conexão é em Washington e é de apenas 2h10. Há tempo suficiente para a conexão? Ambos os vôos são da United e comprei pela Decolar. O vôo Poa/Rio é pela TAM e o tempo de conexão é de 1h05. Só percebi depois que tinha comprado. Dá tempo?
Grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Loenia! É apertado. Se as passagens forem vinculadas, a cia. aérea se responsabiliza e encaixa você num novo vôo.

Loenia Braun
Loenia BraunPermalink

Olá.
Perdoe a minha inexperiencia, mas apertado onde: Washington, Rio, ou em ambas. E o que é uma passagem vinculada?
Abração e grata.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Loenia! Nem tinha visto a do Rio, desculpa. As duas são bastante apertadas.

As passagens são vinculadas se tiverem o mesmo código localizador. Se tiverem, você sai de Porto Alegre com todos os cartões de embarque emitidos. Senão, teria que fazer novos check-ins.

Raissa
RaissaPermalink

Olá, quero comprar uma passagem area para genebra pela AA com conexão em miami e londres. acontece que a única opção com a menor tarifa só tem 4h de intervalo entre miami e londres. a pergunta: dá tempo de pegar a mala, passar pela imigração e depois embarcar para londres??
Muito Obrigada,
Raissa

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Raissa! 4 horas é um bom intervalo, sim. Se as passagens forem vinculadas, você não precisará fazer novo check in, só mesmo passar pelos procedimentos de segurança.

Thiago Santos
Thiago SantosPermalink

Olá em setembro vou para Disney e vou levar a filha de uma amiga de apenas 15 anos, apesar de não temos vínculos familiares ela foi criada em minha casa e como se da Familia fosse. Minha duvida é se na hora da imigração ela pode ir junto comigo por se menor de idade e está sobre minha responsabilidade ou terá que ir só.? Eu Já fui 4 vezes no estados unidos sem problemas. Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago! Passem em grupo. O máximo que pode acontecer é o agente pedir para separar, mas pela lógica atenderá o grupo inteiro.

Pablo Machado
Pablo MachadoPermalink

Boa tarde,

Possuo dupla cidadania (português), porém minha esposa não. A minha dúvida é a seguinte: existe fila de imigração diferente para brasileiros e portugueses, ou todo mundo entra na mesma fila? Ela não sabe falar inglês e não queria deixá-la sozinha nesse momento.

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pablo! Todos os estrangeiros, isentos ou não de visto de entrada, pegam a mesma fila. Vocês poderão passar juntos, sim.

felipe lima
felipe limaPermalink

ola boa noite!
Meu voo sai de sp, com destino a orlando! porem farei conexão em Charlotte, e o tempo é de 2 horas... com esse tempo vai dar tempo de passar pela imigração e alfandega de boa? vou em outubro e todos falam que é poucas pessoas então da tempo e sobra, é isso mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Felipe! A imigração em Charlotte é tida como a mais ágil entre os portos de entrada do Brasil nos EUA. Duas horas é um tempo justinho. Se houver atraso e a passagem de conexão for vinculada, a US Air tem obrigação de colocar você num outro vôo.

Eliezer
EliezerPermalink

bom dia , vou pra Orlando em dezembro pela united airlines, vou fazer conexao em Nova York , tenho 2 horas para fazer todo procedimentos de alfandega e embarcar no outro voo da propria united, sera que esse tempo é suficiente , se eu perder o voo a united é obrigada a me encaixar em outro voo?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eliezer! O tempo é apertado. Se as passagens forem vinculadas, a United é obrigada a encaixar você num outro vôo.