Estados Unidos: onde faço imigração e onde pego a bagagem?

Cada vez mais gente viaja aos Estados Unidos com conexão, seja na América Latina, seja em outra cidade americana. Quantas imigrações você vai fazer? O que faz com a bagagem?

Imigração sempre só vai ser uma. Quanto à bagagem, há pegadinhas. Vamos lá:

Voando aos Estados Unidos com conexão na América Latina

Se você vai fazer conexão na Cidade do Panamá, em Lima, em Bogotá ou na Cidade do México, não se preocupe com procedimentos burocráticos: no aeroporto de conexão você ficará na ala de trânsito internacional. Vai desembarcar do vôo e já pode procurar o portão de onde sairá seu próximo vôo, sem passar pela imigração no local.

A imigração será feita no primeiro aeroporto americano em que você desembarcar. Sua bagagem vai direto para lá.

Se você estiver fazendo apenas conexão, não será necessária nenhuma vacina, pois seu destino final é os Estados Unidos. Os Estados Unidos não exigem nenhuma vacina de visitantes brasileiros.

Caso você tenha algum outro trecho doméstico para chegar ao destino final deste vôo, leia o tópico abaixo.

Voando aos Estados Unidos com conexão dentro dos Estados Unidos

A imigração nos Estados Unidos é sempre, invariavelmente, feita no primeiro aeroporto em que você desembarcar. Assim, é certeza que você vai fazer a imigração no destino do seu vôo inicial — seja Miami, Atlanta, Dallas, Houston, Washington, Nova York, Chicago, Detroit ou Los Angeles.

Depois de passar pela imigração e ter seu passaporte carimbado, você vai retirar as suas bagagens naquele aeroporto mesmo. Eu sei, o seu recibo de bagagem colado no canhoto do cartão de embarque mostram que as suas malas estão etiquetadas até o destino final, mas você necessariamente precisa retirar as malas ali.

O procedimento é o seguinte: você pega as malas no carrossel, passa com as malas pela alfândega (que nunca manda abrir, só se desconfiar que você é traficante ou muambeiro) e então entrega as malas num ponto sinalizado para isso.

É esquisito, ninguém te dá recibo, parece que você nunca mais vai ver sua mala, mas funciona. Pegue a mala no carrossel, passe pela alfândega, procure o ponto de entrega de malas para conexão — e então parta à procura do portão de embarque do seu próximo vôo. Você vai precisar passar por todo o procedimento de segurança dos aeroportos americanos, que são um inferno.

Documentos necessários para a imigração

Para entrar nos Estados Unidos você precisa de um passaporte válido e de um visto válido.

Caso o visto válido esteja num passaporte que expirou, basta carregar o passaporte que expirou junto com o passaporte válido. É muito comum, você não será o primeiro, eles estão acostumados.

Para os Estados Unidos não é necessário que o seu passaporte continue válido por seis meses depois da entrada; basta que esteja válido durante a sua permanência.

O agente sempre vai perguntar o propósito da sua viagem (responda “holiday” ou “business”) e a duração. Se você for a trabalho, precisa ter um visto B1-B2 (negócios). Se for em missão jornalística, precisa ter visto de jornalista. Caso você vá a trabalho, diga que está indo a trabalho mas só tenha visto de turista, será barrado.

Dificilmente pedem para ver passagem, e mais raramente ainda pedem para ver a reserva de hotel (o nome do hotel podem perguntar). Seja honesto e não caia em contradição.

Precisando, sempre haverá algum agente que fale espanhol.

E quem tem passaporte europeu?

É necessário que o seu passaporte contenha seus dados biométricos. Você vai precisar também preencher um formulário eletrônico de viagem, o ESTA.

Use o seu passaporte brasileiro ao sair do Brasil e ao retornar. Use o passaporte europeu para entrar e sair dos Estados Unidos.

Dá pra passar junto na imigração?

Familiares passam juntos. Amigos podem até tentar, mas na maioria das vezes não vão deixar.

Saindo dos Estados Unidos

Não há guichês de imigração de saída. Você passará pelo raio-x e só. Não se preocupe com as malas em conexão: a bagagem será despachada direto para o Brasil.

Leia também:

475 comentários

Brevemente vou com a minha familia para houston via Washington
gostaria de saber se nao posso receber a minha mala directamente em houston? eu saio de Africa(Angola)
Vou de ferias? e ficarei num hotel, qual deve ser a minha postura diante do agente de emigracao?
outra questao chego primeiro em whashington para transito, sera necessario passar pela emigracao?

Ola,
Viajarei para Orlando em outubro. Meu visto vence em janeiro. Terei algum problema na imigracao?
obrigada
Viviane

    Olá, Viviane! A validade do seu visto influi apenas na permanência que o agente vai conceder. Como seu visto vence em janeiro, ele concederá uma permanênciade no máximo três meses. Mas vai ser suficiente, né? 🙂 Boa viagem!

    (Dica: você não precisa esperar o visto expirar para renovar. Se você mora numa cidade com consulado, vale a pena resolver isso já, para não prejudicar viagens de última hora no futuro)

    Ola,

    Muito obrigada por esclarecer minha duvida!Ficarei uma semana apenas , entao sera o suficiente. Assim que voltar irei renova-lo.

Olá!Será a minha primeira vez nos EUA.Estou indo visitar o meu namorado em Detroit e depois iremos para Miami.Passarei 22 dias nos EUA.Sairei de SP/RJ, RJ/Charlotte e Charlotte/Detroit.De acordo com os posts já respondidos aqui, devo passar pela imigração na escala em Charlotte.Estou indo pela US Airways e estou com dúvida se vou precisar pegar a minha bagagem após passar pela imigração e despachá-la novamente no check-in para Detroit. Outra dúvida, tenho um intervalo de 2 hs entre os dois últimos vôos.A imigração em Charlotte costuma ter muita fila? Agradeço se puder me responder.Estou preocupada!Muito obrigada e parabéns pelos site!

    Olá, Elaine! Funciona igualzinho em todos os vôos, com todas as companhias. Se você perder o seu vôo, a cia. vai ter que providenciar lugar num novo vôo.

perdi o I94 , em los angeles me deram um formulario para preencher no brasil e pagar 330 dolares, mas não consegui pois não consegui o mumero da conta enm banco e aqui no brasil não se compra money order. o que fazer para regularizar minha saida?

    Olá, Maria Helena! Caso você tenha os cartões de embarque da ida e da volta, guarde e leve com você na próxima viagem.

Gostaria de pedir ajuda/indicação das companhias aéreas BOAS que voam para EUA, tenho receio de pegar qualquer companhia que faz conexões em outros países antes de chegar nos EUA, mas ao mesmo tempo as que tem voo direto são caríssimas.

Alguém pode me ajudar também com sugestões de sites/agências mais baratas para a compra?

    Não existe milagre ou mágica em passagens aéreas Brasil-USA. Você paga mais caro pela conveniência de vôo direto, um pouco menos para viajar de dia e consegue descontos se topar fazer conexões.

    As cias. que operam conexões como Copa, Avianca, LAN são tão seguras e profissionais como as que operam vôos diretos.

    Para procurar passagens, verifique sites agregadores como Kayak, Expedia etc., e também sites de agências como Submarino Viagens e Decolar. Mas sempre verifique o preço também no site da própria cia. aérea.

    É verdade AL, já tomei uma decisão e já comprei, agora é não olhar mais os sites para não correr o risco de encontrar um valor menor e ficar mal!

    Optei pela tranquilidade, vou em cia que opera com voo direto, assim não perco tempo em aeroportos e não chego tão cansada, pois já tomei “chá de banco” em aeroporto, se chega acabada no destino que nem se aproveita o primeiro dia.

    Eu já comprei com conexão em Lima e Panama e não recomendo. É muito cansativo. Eu agora sempre vou com CIA brasileira que faz vôo direto, o atendimento é muito melhor, os funcionários da imigração atendem bem melhor os vôos procedentes do Brasil do que passando por Lima ou Panamá ( experiência própria ).

    Também não tive uma boa experiência com uma cia americana.

Olá! Vou para Punta Cana em janeiro/13, e de lá gostaria de ir para Miami. Tirei os meus bilhetes para Punta Cana pelo Smiles. E estava comprando a volta Mia/Bsb pela Copa Airlines. No entanto, ouvi falar que isso não seria possível, que tinha que entrar e sair dos EUA pela mesma cia aérea. Essa informação procede? Desde já agradeço pela atenção. Adoro esse site!!!

    Kelly, até onde sei a informacao nao procede. Eu moro nos EUA e ja entrei e sai por cias dinstintas, além disso conheco muitas pessoas que emitiram passagens por milhas por cias distintas por exemplo.

    O que ocorre é que trechos “one way” muitas vezes ficam muito caro o que pode inviabilizar este tipo de situacao.

    Obrigada pela atenção Philipp, mas talvez para vc não haja problema, por vc ser residente e não imigrante… De qualquer forma, obrigada.

    Apesar de eu não ter sido claro, a bóia já respondeu! 😀

    Eu moro nos EUA mas não sou técnicamente residente mas já vim para cá como turista antes, e tenho vários amigos que continuam vindo para cá por isto achei estranho esta exigência.

    Sou apenas um “Alian, I am a legal alien”, I am a Brazilian in New York 😉
    https://www.youtube.com/watch?v=d27gTrPPAyk

    Olá, Kelly! A informação não procede.

    O que acontece é que nenhuma companhia vai deixar você embarcar para os Estados Unidos sem uma passagem de volta. Mas não precisa ser pela mesma companhia, nem para o destino do qual você partiu.

    Basta que você tenha essa passagem de volta na mão para apresentar ao fazer o check-in para os Estados Unidos.

    Obrigada Boía!!! Como quem me deu a informação foi uma agente de viagem, fiquei realmente na dúvida, apesar de não achar sentido nenhum nessa exigência. Agora fico mais tranquila. Parabenizo vcs, novamente, pelo site. O serviço prestado é excelente, e realmente de muita ajuda para inexperientes naufragos como eu.

OI!

Consegui o visto semana passado tenho 24 anos e estou indo para conhecer o pais e alguns estados, vou ficar 5 dias em nova york e depois de lá vou decidir para onde ir, acho q orlando pretendo ficar quase 3 meses visitando, na imigração oq devo falar pois tenho reserva só em um hotel! obrigado

    Olá, Allan! É arriscado mentir e omitir na imigração. Uma viagem tão longa, de qualquer maneira, na sua idade, deve suscitar muitas perguntas do agente, tanto faz se você disser que vai zanzar pelo país quanto ficar num lugar só.

Olá!
Vou para os EUA via Bogota. Vou fazer SP-Bogota, dormir uma moite em Bogota e embarcar no dia seguinte para Miami, até ai não tenho duvida.Na volta vou voltar dos NYC-Bogota e SP, mas não é conexão, companhias aereas diferentes. Tenho na volta que passar pela Aduana e depois passar novamente para embarcar para SP? Alguem sabe se é tranquilo a imigração em Bogota?

    Olá, Flávia! Se as passagens forem vinculadas, pode ser que você tenha o cartão de embarque Bogotá-SP na mão; ficará na área de trânsito e sua bagagem virá direto.

    Caso sejam passagens desvinculadas, você vai ter que fazer imigração e pegar bagagem em Bogotá e fazer todos os procedimentos de check-in de novo. Se este for o caso, recomendamos um bom intervalo entre os vôos. Se você voltar com muitas compras, pode ter problemas com a alfândega colombiana.

    Obrigado Bóia! A duvida era para passagens desvinculadas. Usaria milhas até Bogotá, mas consegui uma boa tarifa e optei por uma passagem vinculada.

Você acha a Decolar.com confiável? Comparei entre a CVC a Decolar, que a Decolar além de ser muito mais barato tem a opção de voo direto que na CVC não tem.
Como faço pra saber qual é a melhor?

    Olá, Samantta! Nenhuma empresa é perfeita, sempre haverá um problema aqui, reclamações ali, mas as grandes agências online são confiáveis.

Oi,
Eu e meu noivo estamos planejando nossa viagem para Miami, basicamente iramos fazer compras… ficaremos apenas 8 dias. Nem eu nem meu noivo falamos nada de inglês, isso seria algum problema? Tenho comprovantes de dinheiro, reservas tudo em relação a isso. Mas o que devo falar quando o agente começar a falar comigo? Posso passar junto com meu noivo?
Obrigada

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito