Europa: imigração e bagagem

Europa: onde faço imigração e onde pego a bagagem?

Muita gente viaja à Europa em vôos com conexão e fica na dúvida de onde (e quantas vezes!) vai passar pela imigração.

A resposta é: uma vez só. Onde? Na maioria das vezes, no aeroporto de chegada — a não ser que você tenha o Reino Unido ou a Irlanda como ponto de escala ou destino final.

E onde você retira as bagagens? Normalmente, no destino final.

Vídeo: imigração e bagagem na Europa

Espaço Schengen: quais países fazem parte?

Com exceção de Reino Unido, Irlanda e alguns países do Leste Europeu, a maioria dos países europeus faz parte do Espaço Schengen, que aboliu suas fronteiras. Por isso os voos entre esses países são considerados “domésticos”; não há imigração nem carimbos.

Países que fazem parte do Espaço Schengen

Alemanha – Andorra – Áustria – Bélgica – Croáia – Dinamarca – Eslováquia – Eslovênia – Espanha – Estônia – Finlândia – França – Grécia – Holanda – Hungria – Islândia – Itália – Letônia – Liechtentstein – Lituânia – Luxemburgo – Malta – Mônaco – Noruega – Polônia – Portugal – República Tcheca – San Marino – Suécia – Suíça – Vaticano

Países que NÃO fazem parte do Espaço Schengen

Albânia – Belarus – Bósnia – Bulgária – Chipre – Croácia – Irlanda – Macedônia – Moldova – Montenegro – Reino Unido – Sérvia – Romênia – Rússia – Turquia – Ucrânia

Voando ao Espaço Schengen, com conexão no Espaço Schengen

Se você vai voar a Paris com conexão em Madri, ou a Barcelona com conexão em Zurique, ou a Praga com conexão em Frankfurt, ou a Atenas com conexão em Paris, a sua imigração vai ser feita no aeroporto da chegada.

Você passa pela imigração, seu passaporte é carimbado e você então está admitido na Europa. Aí é só procurar o portão de embarque do vôo seguinte, que vai ser “doméstico”; ao passar pelo controle de segurança, você vai precisar mostrar o passaporte, mas só para provar que você é o dono da passagem. Ninguém vai mais lhe perguntar nada.

Sua bagagem segue do Brasil direto para o destino final; confira no recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando ao Espaço Schengen com conexão fora do Espaço Schengen

A coisa muda um pouco de figura caso você vá a Paris ou Zurique ou Amsterdã ou Lisboa com conexão em Londres.

Como o Reino Unido (assim como a Irlanda) não faz parte do Espaço Schengen, você não fará imigração em Londres. Você nem sequer vai sair da área de trânsito internacional: vai descer do avião e já pode procurar o seu novo portão de embarque.

A imigração será feita apenas no destino final, já no Espaço Schengen. Sua bagagem vai direto pra lá; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando para um destino que não pertença ao Espaço Schengen com conexão no Espaço Schengen

Neste caso o processo é invertido: se o seu destino final for alguma cidade do Reino Unido ou da Irlanda, você não sairá da área de trânsito internacional do aeroporto da conexão (Lisboa, Frankfurt, Madri, Paris, Amsterdã, Zurique — qualquer um). Você vai descer do avião e já vai poder procurar o portão de embarque do novo vôo.

Sua imigração será feita apenas quando você desembarcar no destino final no Reino Unido ou na Irlanda.

Sua bagagem seguirá direto do Brasil até o destino final; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando à Irlanda com conexão no Reino Unido

Reino Unido e Irlanda têm acordo de livre trânsito entre seus cidadãos. Por isso não existe trânsito internacional entre o Reino Unido e a Irlanda.

Traduzindo: se você vai a Dublin com conexão em Londres, não terá como ficar na área de trânsito internacional, porque os vôos para Dublin saem da área doméstica.

Logo, você vai fazer duas imigrações. A primeira, na Inglaterra. Daí vai reembarcar para a Irlanda na área doméstica. E ao chegar à Irlanda vai ter que novamente passar pela imigração, por não ter passaporte britânico nem irlandês.Documentos necessários para a imigração

  • Seu passaporte precisa ter validade de 3 meses APÓS a data de término da viagem. Se faltar menos do que isso para o seu passaporte expirar, não vão deixar você embarcar no Brasil.

Tenha organizados numa pasta:

  • Passagem de volta
  • Reservas de hotel para todo período (no caso de aluguel de apartamento, contrato ou recibo de pagamento)
  • Carta-convite, caso vá ficar hospedado em casa de familiares ou amigos. Nesta carta-convite o anfitrião deve explicar que vai receber você por X dias e indicar o endereço na Europa. Essa carta não precisa mais ser registrada em delegacia ou cartório, mas deve ser assinada, escaneada, e enviada por e-mail
  • Seguro-assistência com cobertura de 30.000 euros
  • Dinheiro ou extratos de cartões de crédito e débito (tipo VTM) comprovando que você tem 65 euros/dia para se manter na Europa. Este limite é individual.
  • Não é necessária nenhuma vacina para ir à Europa.

Deslocamentos dentro do Espaço Schengen

Caso o seu itinerário de viagem cubra vários países do Espaço Schengen, não se preocupe, todos os deslocamentos serão considerados domésticos e você não precisará fazer imigração. Em compensação, não ganhará nenhum carimbo a mais no passaporte…

Deslocamentos entre o Espaço Schengen, Reino Unido e Irlanda

Caso a continuação da sua viagem leve você do Espaço Schengen ao Reino Unido ou Irlanda ou países do Leste fora do acordo, você voltará a fazer imigração na chegada a cada viagem. Mantenha aquela pastinha organizada.

Dá pra passar junto na imigração?

Familiares passam juntos. Amigos podem até tentar, mas na maioria das vezes não vão deixar.

E quem tem passaporte europeu?

Caso você tenha dupla cidadania, o procedimento adequado é sair do Brasil e voltar ao Brasil com seu passaporte brasileiro; entrar na Europa e sair da Europa com seu passaporte europeu.

Leia mais

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    833 comentários

    Eu tenho uma dúvida!
    Eu estou morando em Oxford com meu marido, que é cidadão italiano.
    Viemos ficar um ano, tirei meu visto pro Reino Unido (6 meses) e vou renovar agora…
    Minha dúvida é a seguinte: aqui no Reino Unido eu não preciso do Seguro Schengen, mas eu preciso dele pra viajar dentro da Europa?
    Por que eu não tenho e estamos de viagem marcada pra Paris.
    Nota: meu visto aqui é Family Permit, para esposa de cidadão europeu.
    Acho que isso significa que eu tenho assitência médica na Europa, caso precise, né?!

      Olá, Alessandra! Pela lógica, sim, mas cheque aí com as autoridades competentes.

    Riq, eu e a Mel vamos pra Londres e Alemanha daqui a duas semanas. (Uhuu!)

    Olha que curioso: quando pedi a carta referente à cobertura no Espaço Schengen ao cartão de crédito, o atendente enfaticamente disse que não precisava porque vamos entrar por Londres (voo direto) — mesmo prosseguindo viagem pra Alemanha uma semana depois.

    Mas pelo que você escreveu, teremos nova imigração na Alemanha, então… (Ainda bem que insisti e recebi a dita.)

      Pelo que eu entendi, você só terá imigração direto na Alemanha!
      Vocês passarão logo pro portão de embarque pro seu novo vôo.
      Mas ainda bem que você insistiu mesmo e conseguiu o seguro! hehe

      Na verdade, desembarcamos e ficamos uma semana em Londres antes de ir pra Alemanha.

      Serão duas imigrações, portanto.

    O que seria interessante também, seria ref. a imigração caso vá ao Irlanda e o voo tenha uma conexão em Londres por exemplo.

      Olá, Schirley! Trânsito internacional no primeiro aeroporto, imigração no segundo.

    Riq, seria bom esclarecer que os prodecimentos de alfândega, porém, em geral são feitos no destino final, quando se está de posse das malas. E se surgirem problemas na alfândega? Isso teria alguma relação com a imigração?

    Tenho dupla cidadania (passaporte europeu) mas minha esposa e filha não. Elas podem entrar comigo na fila de cidadão europeu?

      Fabio, isso depende muito de quem te atenda na imigração, mas normalmente eles ñ permitem! Antes de ter a nacionalidade espanhola, entrei na fila do pessoal da UE com meu marido, e mesmo tendo a residência espanhola, tive que voltar atrás e entrar na fila de “outros países”.

      No BR, meu marido também não pode entrar comigo, ou seja, pegar a mesma fila 🙁

      Fabio,
      Meu marido tem cidadania italiana e nós viemos pro Reino Unido. Como era nossa primeira viagem para a Europa, o agente do aeroporto me informou que ele deveria me acompanhar na fila da imigração comum, ou seja, de quem não era europeu. Mas todas as vezes seguintes, eu posso acompanhar ele na fila de cidadão europeu.
      Ou seja, você e sua família devem ir para a fila geral. Você deve apresentar seu passaporte europeu primeiro, e em seguida os delas, para o agente da imigração. =)

      Meu pai é tem a cidadania portuguesa, entramos por Lisboa, eu e minha mãe junto com meu pai, na fila de cidadão europeu. Tranquilo.

    Riq, vou para Milão em outubro, com conexão em Paris. A imigração será feita em Paris, certo? Mas minha conexão tem apenas 1:10h de espera.. será que terei problemas por falta de tempo? Ouvi falar que o aeroporto de Paris é bem grande :/
    Obrigada

      Olá, Mariana! Se as passagens são vinculadas, a cia. aérea é responsável por colocar você em outro vôo caso você perca esse.

      As passagens são vinculadas sim, comprei pelo site da KLM, apesar de ser GRU-CDG pela Air France e CDG-LIN pela Alitalia.
      Bom, assim fico mais tranquila 🙂 Obrigada!

    Entendi Riq….

    concordo com vc, os extratos de cartao de credito valeram muito mesmo!!!

    Aqui na Espanha, a carta-convite deve ser realizada diretamente na Polícia. Eles cobram para realizá-la, e deve ser pedida com um certo tempo.

    Obrigado pelo relato, Douglas.

    O que eu quis dizer é que no post de imigração em Barajas, que tem mil comentários, ninguém relatou nada disso. Note que isso aconteceu com você em 2008. E que o seu agente levou em consideração os extratos. É esse o meu ponto: os extratos valem.

    “(As regras falam em 65 euros em espécie, mas ainda não apareceu ninguém aqui para dizer que fizeram questão de ver o dinheiro vivo.)”

    Riq minha 1º vez em Londres (2008) o indiano da imigração pediu todo meu dinheiro, entreguei a ele e ele contou nota por nota na minha frente (eu tinha LIBRA 1.500,00 + Euro 500,00), pediu os extratos dos meus dois cartoes de credito tbm!!!
    Resumindo foram 45 minutos de imigração…

    Na segunda vez em Londres (2010) nao pediram nada, viram meu carimbo da 1º vez e liberaram em uns 5 min.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito