Europa: imigração e bagagem

Europa: onde faço imigração e onde pego a bagagem?

Muita gente viaja à Europa em vôos com conexão e fica na dúvida de onde (e quantas vezes!) vai passar pela imigração.

A resposta é: uma vez só. Onde? Na maioria das vezes, no aeroporto de chegada — a não ser que você tenha o Reino Unido ou a Irlanda como ponto de escala ou destino final.

E onde você retira as bagagens? Normalmente, no destino final.

Vídeo: imigração e bagagem na Europa

Espaço Schengen: quais países fazem parte?

Com exceção de Reino Unido, Irlanda e alguns países do Leste Europeu, a maioria dos países europeus faz parte do Espaço Schengen, que aboliu suas fronteiras. Por isso os voos entre esses países são considerados “domésticos”; não há imigração nem carimbos.

Países que fazem parte do Espaço Schengen

Alemanha – Andorra – Áustria – Bélgica – Croáia – Dinamarca – Eslováquia – Eslovênia – Espanha – Estônia – Finlândia – França – Grécia – Holanda – Hungria – Islândia – Itália – Letônia – Liechtentstein – Lituânia – Luxemburgo – Malta – Mônaco – Noruega – Polônia – Portugal – República Tcheca – San Marino – Suécia – Suíça – Vaticano

Países que NÃO fazem parte do Espaço Schengen

Albânia – Belarus – Bósnia – Bulgária – Chipre – Croácia – Irlanda – Macedônia – Moldova – Montenegro – Reino Unido – Sérvia – Romênia – Rússia – Turquia – Ucrânia

Voando ao Espaço Schengen, com conexão no Espaço Schengen

Se você vai voar a Paris com conexão em Madri, ou a Barcelona com conexão em Zurique, ou a Praga com conexão em Frankfurt, ou a Atenas com conexão em Paris, a sua imigração vai ser feita no aeroporto da chegada.

Você passa pela imigração, seu passaporte é carimbado e você então está admitido na Europa. Aí é só procurar o portão de embarque do vôo seguinte, que vai ser “doméstico”; ao passar pelo controle de segurança, você vai precisar mostrar o passaporte, mas só para provar que você é o dono da passagem. Ninguém vai mais lhe perguntar nada.

Sua bagagem segue do Brasil direto para o destino final; confira no recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando ao Espaço Schengen com conexão fora do Espaço Schengen

A coisa muda um pouco de figura caso você vá a Paris ou Zurique ou Amsterdã ou Lisboa com conexão em Londres.

Como o Reino Unido (assim como a Irlanda) não faz parte do Espaço Schengen, você não fará imigração em Londres. Você nem sequer vai sair da área de trânsito internacional: vai descer do avião e já pode procurar o seu novo portão de embarque.

A imigração será feita apenas no destino final, já no Espaço Schengen. Sua bagagem vai direto pra lá; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando para um destino que não pertença ao Espaço Schengen com conexão no Espaço Schengen

Neste caso o processo é invertido: se o seu destino final for alguma cidade do Reino Unido ou da Irlanda, você não sairá da área de trânsito internacional do aeroporto da conexão (Lisboa, Frankfurt, Madri, Paris, Amsterdã, Zurique — qualquer um). Você vai descer do avião e já vai poder procurar o portão de embarque do novo vôo.

Sua imigração será feita apenas quando você desembarcar no destino final no Reino Unido ou na Irlanda.

Sua bagagem seguirá direto do Brasil até o destino final; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando à Irlanda com conexão no Reino Unido

Reino Unido e Irlanda têm acordo de livre trânsito entre seus cidadãos. Por isso não existe trânsito internacional entre o Reino Unido e a Irlanda.

Traduzindo: se você vai a Dublin com conexão em Londres, não terá como ficar na área de trânsito internacional, porque os vôos para Dublin saem da área doméstica.

Logo, você vai fazer duas imigrações. A primeira, na Inglaterra. Daí vai reembarcar para a Irlanda na área doméstica. E ao chegar à Irlanda vai ter que novamente passar pela imigração, por não ter passaporte britânico nem irlandês.Documentos necessários para a imigração

  • Seu passaporte precisa ter validade de 3 meses APÓS a data de término da viagem. Se faltar menos do que isso para o seu passaporte expirar, não vão deixar você embarcar no Brasil.

Tenha organizados numa pasta:

  • Passagem de volta
  • Reservas de hotel para todo período (no caso de aluguel de apartamento, contrato ou recibo de pagamento)
  • Carta-convite, caso vá ficar hospedado em casa de familiares ou amigos. Nesta carta-convite o anfitrião deve explicar que vai receber você por X dias e indicar o endereço na Europa. Essa carta não precisa mais ser registrada em delegacia ou cartório, mas deve ser assinada, escaneada, e enviada por e-mail
  • Seguro-assistência com cobertura de 30.000 euros
  • Dinheiro ou extratos de cartões de crédito e débito (tipo VTM) comprovando que você tem 65 euros/dia para se manter na Europa. Este limite é individual.
  • Não é necessária nenhuma vacina para ir à Europa.

Deslocamentos dentro do Espaço Schengen

Caso o seu itinerário de viagem cubra vários países do Espaço Schengen, não se preocupe, todos os deslocamentos serão considerados domésticos e você não precisará fazer imigração. Em compensação, não ganhará nenhum carimbo a mais no passaporte…

Deslocamentos entre o Espaço Schengen, Reino Unido e Irlanda

Caso a continuação da sua viagem leve você do Espaço Schengen ao Reino Unido ou Irlanda ou países do Leste fora do acordo, você voltará a fazer imigração na chegada a cada viagem. Mantenha aquela pastinha organizada.

Dá pra passar junto na imigração?

Familiares passam juntos. Amigos podem até tentar, mas na maioria das vezes não vão deixar.

E quem tem passaporte europeu?

Caso você tenha dupla cidadania, o procedimento adequado é sair do Brasil e voltar ao Brasil com seu passaporte brasileiro; entrar na Europa e sair da Europa com seu passaporte europeu.

Leia mais

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    833 comentários

    Fui com minha família para a Europa, começando nossa viagem pela Inglaterra. Fizemos uma escala em Lisboa mas não paramos na imigração, pegamos direto o voo para Londres. Na imigração lá, o agente que nos atendeu foi muito simpático e nos liberou em uns 5 minutos. Até arranhou um português falando “pai, mãe, fila, filho e prima” e nossos passaportes foram carimbados. Depois pegamos um trem para Paris, nossos passaportes foram carimbados novamente. Visitamos Paris, Veneza, Roma, Barcelona, Madri, Salamanca e Lisboa e nossos passaportes não foram carimbados novamente em nenhum lugar.

    Resumindo: Só carimbaram os passaportes na entrada e saída de Londres.

    Bóiaaa, esqueceu de mim… Me de um help please. Te fiz uma pergunta logo acima do Alberto. Thanks.

    Sou cidadão italiano ,assim como meu filho de 5a. Minha esposa não é e iremos para Roma em breve.Em qual fila de entrada na imigração poderemos utilizar juntos? Minha esposa não pode se separar de nós, pois só fala português.

      Olá, Alberto! Se a sua esposa e seu filho não têm passaporte italiano, você precisará então acompanhá-los na fila de estrangeiros se quiser passar junto com eles.

    Boa noite. Mais uma dúvida rsrsrs Eu e meu esposo iremos para a Europa esse mês. Faremos Munique, Viena, Veneza, Florença e Roma. Apenas em Munique ficaremos na casa de amigo, nos demais lugares temos hotéis reservados. A nossa chegada será pela França. Meu marido possui cidadania e passaporte austríacos. É necessário a carta-convite? Obrigada.

      Olá, Karla! Ele não precisa, você precisaria. Por isso faça com que ele passe pela imigração com você na fila dos estrangeiros.

    Gente preciso de ajuda. Tenho um retorno da Europa programado para o Galeão, porém a chegada é por Guarulhos, 4 horas de espera. O bilhete é um só e pela KLM. Como meu destino final é bsb, estou pensando em pegar as malas em GRU e seguir de lá (comprando outra passagem) direto para Brasília.

    Será que tem problemas eu não pegar esse vôo do GRU pro GIG?

      Olá, Wandem! Como é a volta, se você conseguir pegar as malas em São Paulo, poderá ir para Brasília sem problemas. Mas se o avião for o mesmo e o vôo continuar para o Rio, sem que você desembarque em São Paulo, então o plano não dará certo.

      Uhuuu!!! Valeu A Bóia. Sempre me salvando. Não é o mesmo não. É code-share da klm com a gol (gru-gig), 4 horas de conexão em guarulhos. A klm faz o trecho até guarulhos na volta. Na ida é rio direto, sem conexão em gru. Obrigado!!!

    olá! estou indo passar ferias na noruega e tenho algumas duvidas
    Eu vou com voo que faz conecção em Paris
    vou ser intrevistada pelas duas imigrações?
    Tenho um amigo que mora lé e é Noruegues ele vai estar comigo durante toda minha viagem. Mas nao pedi carta convite dele, minha pergunta é, eu posso falar que tenho um amigo e ele vai me ajudar, eu tenho o numero de telefone e endereço dele e ele vai estar no aeroporto esperando por mim.
    eu preciso de reserva para todo o periodo que vou ficar, sendo que eu nao vou ficar muitos dias em uma só cidade, pois vamos tentar conhecer o maximo possivel da noruega, mas no veiculo dele.
    eu preciso levar documentos do trabalho? se preciso quais deveria levar?
    e quanto de dinheiro maximo eu posso levar, geralmente as pessoas só falam o minimo.
    essas são minhas duvidas, desde já obrigada

      Olá, Kessia! A Noruega faz parte do Espaço Schengen. O agente francês pode pedir carta-convite. Levando o equivalente a mais de 10.000 dólares em dinheiro vivo é preciso declarar na saída e na entrada.

    Comprei uma passagem de volta ao Brasil pela TAP.

    Sairei de Barcelona (sai 12h30 local e chega 13h30 horário de Portugal) e terei que fazer conexão em Lisboa (avião sai 15h05 horário local). Ou seja, se tudo correr sem atrasos terei cerca de uma hora e meia de deslocamento dentro do aeroporto de Lisboa para pegar a conexão ao Brasil.

    Minha dúvida é: esse meu voo foi comprado pela TAP (múltiplos-destinoss), logo, como será o esquema de desembarque?

    – minhas malas vão direto p/ avião que sairá de Portugal ou, chegando de Barcelona, terei que pegá-las e despachá-las novamente?

    – ao desembarcar em Lisboa, vindo de Barcelona, eu preciso fazer o check-in novamente p/ Brasil (ou o check-in que eu fiz em Barça é o que vale?)?

    – corro o risco de perder o voo para o Brasil? Se isso acontecer, é de responsabilidade da TAP, certo? (eles costumam esperar os passageiros que vêm para fazer conexão?)

    Obrigado mais uma vez pela atenção.

    Abraços!

    Olá,

    Bóia, me desculpe, mas olhando algumas respostas, encontrei uma certa “controvérsia”. Vou utilizar o meu exemplo : Vou de KLM num vôo de SP – Amsterdã, e faço uma conexão pela própria KLM (passagens já foram compradas associadas) com destino à Madrid – Barajas. Segundo o Ricardo, no meu caso, eu faria a imigração em Amsterdã, por se tratar do primeiro país onde eu chego no espaço Schengen. Mas vi um comentário seu à outro leitor do blog falando que a imigração é feita apenas no destino final por se tratar de um passageiro em “trânsito internacional”. Pesquisei muito na internet e essa dúvida é constante. Afinal, no meu caso, faria imigração no primeiro aeroporto, ou no destino final ?

    Thanks 😉

      Olá, Gabriel! Não há trânsito internacional da Holanda para Espanha. Há trânsito internacional apenas quando o Reino Unido (ou a Turquia, ou a Irlanda, ou qualquer outro país fora do Espaço Schengen) está envolvido no itinerário. Isso está bastante claro no texto.

    Bóia, olha o que aconteceu comigo há 2 semanas: saí de Londres sem passar pela Imigração com destino a Lisboa para fazer conexão e voltar para o Brasil. O voo estava atrasado e já parou direto no finger (o que quase nunca acontece comigo em Lisboa). Entrei ao lado do portão de embarque do meu voo para o Brasil e também não passei pela Imigração em Lisboa. Ou seja: ainda estou lá …
    Não sei se posso ter algum problema ao entrar no Reino Unido novamente.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito