Europa: imigração e bagagem

Europa: onde faço imigração e onde pego a bagagem?

Muita gente viaja à Europa em vôos com conexão e fica na dúvida de onde (e quantas vezes!) vai passar pela imigração.

A resposta é: uma vez só. Onde? Na maioria das vezes, no aeroporto de chegada — a não ser que você tenha o Reino Unido ou a Irlanda como ponto de escala ou destino final.

E onde você retira as bagagens? Normalmente, no destino final.

Vídeo: imigração e bagagem na Europa

Espaço Schengen: quais países fazem parte?

Com exceção de Reino Unido, Irlanda e alguns países do Leste Europeu, a maioria dos países europeus faz parte do Espaço Schengen, que aboliu suas fronteiras. Por isso os voos entre esses países são considerados “domésticos”; não há imigração nem carimbos.

Países que fazem parte do Espaço Schengen

Alemanha – Andorra – Áustria – Bélgica – Croáia – Dinamarca – Eslováquia – Eslovênia – Espanha – Estônia – Finlândia – França – Grécia – Holanda – Hungria – Islândia – Itália – Letônia – Liechtentstein – Lituânia – Luxemburgo – Malta – Mônaco – Noruega – Polônia – Portugal – República Tcheca – San Marino – Suécia – Suíça – Vaticano

Países que NÃO fazem parte do Espaço Schengen

Albânia – Belarus – Bósnia – Bulgária – Chipre – Croácia – Irlanda – Macedônia – Moldova – Montenegro – Reino Unido – Sérvia – Romênia – Rússia – Turquia – Ucrânia

Voando ao Espaço Schengen, com conexão no Espaço Schengen

Se você vai voar a Paris com conexão em Madri, ou a Barcelona com conexão em Zurique, ou a Praga com conexão em Frankfurt, ou a Atenas com conexão em Paris, a sua imigração vai ser feita no aeroporto da chegada.

Você passa pela imigração, seu passaporte é carimbado e você então está admitido na Europa. Aí é só procurar o portão de embarque do vôo seguinte, que vai ser “doméstico”; ao passar pelo controle de segurança, você vai precisar mostrar o passaporte, mas só para provar que você é o dono da passagem. Ninguém vai mais lhe perguntar nada.

Sua bagagem segue do Brasil direto para o destino final; confira no recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando ao Espaço Schengen com conexão fora do Espaço Schengen

A coisa muda um pouco de figura caso você vá a Paris ou Zurique ou Amsterdã ou Lisboa com conexão em Londres.

Como o Reino Unido (assim como a Irlanda) não faz parte do Espaço Schengen, você não fará imigração em Londres. Você nem sequer vai sair da área de trânsito internacional: vai descer do avião e já pode procurar o seu novo portão de embarque.

A imigração será feita apenas no destino final, já no Espaço Schengen. Sua bagagem vai direto pra lá; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando para um destino que não pertença ao Espaço Schengen com conexão no Espaço Schengen

Neste caso o processo é invertido: se o seu destino final for alguma cidade do Reino Unido ou da Irlanda, você não sairá da área de trânsito internacional do aeroporto da conexão (Lisboa, Frankfurt, Madri, Paris, Amsterdã, Zurique — qualquer um). Você vai descer do avião e já vai poder procurar o portão de embarque do novo vôo.

Sua imigração será feita apenas quando você desembarcar no destino final no Reino Unido ou na Irlanda.

Sua bagagem seguirá direto do Brasil até o destino final; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando à Irlanda com conexão no Reino Unido

Reino Unido e Irlanda têm acordo de livre trânsito entre seus cidadãos. Por isso não existe trânsito internacional entre o Reino Unido e a Irlanda.

Traduzindo: se você vai a Dublin com conexão em Londres, não terá como ficar na área de trânsito internacional, porque os vôos para Dublin saem da área doméstica.

Logo, você vai fazer duas imigrações. A primeira, na Inglaterra. Daí vai reembarcar para a Irlanda na área doméstica. E ao chegar à Irlanda vai ter que novamente passar pela imigração, por não ter passaporte britânico nem irlandês.Documentos necessários para a imigração

  • Seu passaporte precisa ter validade de 3 meses APÓS a data de término da viagem. Se faltar menos do que isso para o seu passaporte expirar, não vão deixar você embarcar no Brasil.

Tenha organizados numa pasta:

  • Passagem de volta
  • Reservas de hotel para todo período (no caso de aluguel de apartamento, contrato ou recibo de pagamento)
  • Carta-convite, caso vá ficar hospedado em casa de familiares ou amigos. Nesta carta-convite o anfitrião deve explicar que vai receber você por X dias e indicar o endereço na Europa. Essa carta não precisa mais ser registrada em delegacia ou cartório, mas deve ser assinada, escaneada, e enviada por e-mail
  • Seguro-assistência com cobertura de 30.000 euros
  • Dinheiro ou extratos de cartões de crédito e débito (tipo VTM) comprovando que você tem 65 euros/dia para se manter na Europa. Este limite é individual.
  • Não é necessária nenhuma vacina para ir à Europa.

Deslocamentos dentro do Espaço Schengen

Caso o seu itinerário de viagem cubra vários países do Espaço Schengen, não se preocupe, todos os deslocamentos serão considerados domésticos e você não precisará fazer imigração. Em compensação, não ganhará nenhum carimbo a mais no passaporte…

Deslocamentos entre o Espaço Schengen, Reino Unido e Irlanda

Caso a continuação da sua viagem leve você do Espaço Schengen ao Reino Unido ou Irlanda ou países do Leste fora do acordo, você voltará a fazer imigração na chegada a cada viagem. Mantenha aquela pastinha organizada.

Dá pra passar junto na imigração?

Familiares passam juntos. Amigos podem até tentar, mas na maioria das vezes não vão deixar.

E quem tem passaporte europeu?

Caso você tenha dupla cidadania, o procedimento adequado é sair do Brasil e voltar ao Brasil com seu passaporte brasileiro; entrar na Europa e sair da Europa com seu passaporte europeu.

Leia mais

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    833 comentários

    Fernanda, fui do Brasil para a Irlanda via Londres e fiz a imigracão em Londres, onde a imigraçao britanica carimbou meu passaporte. Entao, fiz conexão e, na chegada a Irlanda, nova imigraçao. Desta vez a imigração irlandesa carimbou meu passaporte. Ah, a conexão foi imediata. E, apos os dias na Irlanda, passei uma semana em Londres e nao houve qualquer imigração. Boa viagem!

    Olá!

    Apesar do ótimo texto eu nunca saí do Brasil e ainda estou confusa :/

    Estou estudar em Dublin e faço conexão em Londres… Passo pela imigração em Londres?

      Olá, Fernanda! Existe um acordo de livre trânsito entre o Reino Unido e a Irlanda. Não temos certeza, mas você provavelmente fará imigração em Londres. Informe-se com a cia. aérea.

      Vamos colocar a pergunta no Perguntódromo para ver se alguém que já fez esse trajeto dá um parecer de experiência própria.

      Oi Fernanda!

      Fiz este percurso em set/11 e passei pela imigração nas duas cidades. Acredito que continue desta forma. Ao contrario do que eu imaginava, o agente de Londres foi infinitamente mais simpático que o de Dublin. Mas tambem nao foi nada de assustar! Tambem era a minha primeira vez fora do país e eu estava um pouco tensa. Depois de algumas poucas perguntas o carimbo saiu rapidinho.
      Boa viagem!!

      Fernanda,
      moro em Londres e a única vez que fui a Dublin passei na imigração irlandesa na ida e na volta para Londres não passei por imigração alguma. Tenho amigos que vieram do Brasil e pararam em Dublin e só fizeram a imigração lá e não em Londres. Mas acho que parando em Londres e indo para Dublin você realmente deve fazer nos 2 lugares. Espero não ter confundido sua cabeça ainda mais, rs.

    Boa noite.
    Vou viajar em setembro com meu namorado e o filho dele, no momento da entrevista na imigração podemos entrar juntos ou a entrevista será só ele com o filho e outra comigo? fico apreensiva também já que as reservas no hotel estão no nome dele.
    Outra duvida é sobre a escala: Sairemos de são paulo faremos escala em Madri e seguiremos pra Londres (a imigração será feita em Londres ou Madri?) saindo de Londres iremos a França pelo eurotunel ( faremos também a imigração?)
    Att.
    Leide

      Olá, Leide! O texto é claro. Você fará imigração em Londres e depois novamente em Paris.

      Você pode até tentar passar junto, talvez deixem, talvez não.

      Não há problema no fato da reserva estar no nome de outra pessoa.

    alguém sabe me dizer se tem problema a passagem ser emitida com o “c” no lugar do “ç” de um sobrenome??
    obrigada 🙂

      Olá, Mariana! Se você escreveu com “ç” e o sistema transformou em “c”, não.

      já não lembro se fui eu ou o sistema que tirou o cedilha, pq de vez em qdo eu coloco meu sobrenome sem “ç” já que alguns lugares não aceitam, por exemplo, qdo compro na internet no crédito na hora de digitar o nome do titular do cartão preciso sempre deixar sem o cedilha… várias pessoas me disseram que não há problema algum, que não vão nem prestar atenção nisso na hora do embarque, mesmo assim estou um pouco apreensiva.
      de qualquer forma, obrigada Bóia, mais uma vez.

    Vou viajar com a minha mãe pra Europa, eu tenho passaporte europeu mas ela não, mesmo assim minha mãe pode passar junto comigo na imigração?
    Obrigada

      Olá, Mariana! Para passar juntas, só as duas pegando a fila de não-europeus.

      Mas neste caso, na fila de não-europeus, pode apresentar o documento europeu ou obrigatoriamente apresentar o brasileiro?

      Olá, Juliana! A pessoa que tiver um passaporte europeu e estiver acompanhando a pessoa que não tem pode sim apresentar seu passaporte europeu.

    bom dia…na imigração em Londres eles exigem um documento que mostre a formalização do seguro ou apenas o cartao de credito internacional resolve? Estou indo para Londres com meu filho de 19 anos e sei q nós dois estamos cobertos pelo seguro do cartão de credito (30.000 cada um) mas nao tenho nada por escrito….

      Olá, Celia! Entre em contato com o seu cartão, você emite esse certificado pela internet.

    Boa tarde!

    No próximo dia 13 de Outubro estou indo passar minha lua de mel na Europa. Iremos entrar e sair da Europa via Barcelona e passaremos, dentre outras cidades, 04 dias em Firenze na casa da tia do meu noivo.

    Firenze é o único local que ficaremos em casa de parentes, os demais permaneceremos em hotel e temos todas as passagens compradas pelos trajetos que passaremos.

    Ao consultar o consulado da Italia a tia do meu noivo foi informada de que não seria necessária a apresentação de carta convite pois meu noivo possui passaporte italiano. Além disso, ficaremos menos de 08 dias.

    Essa informação está correta? Ressalto que somente meu noivo possui o passaporte italiano. Eu possuo apenas o passaporte brasileiro.

    Obrigada!

    Boa tarde!

    Estou indo para Paris com conexão em Londres, pelo seu post só faço a imigração em Paris, certo? Ou tem alguma regra específica?

    Estou preocupado, pois o tempo entre os voos é muito curto e se for passar pela imigração devo perder o voo.

    Obrigado

      Olá, Leonardo! É isso mesmo. Você vai ficar na área de trânsito internacional e fará imigração apenas em Paris.

    Boa noite! Estou indo para Noruega, mas farei escala no aeroporto de Paris e depois em Amsterdã, antes de finalmente desembarcar em Bergen. Nesse caso, sabe onde será minha imigração? Pois o seguro-saúde não é obrigatório na Noruega, meu destino de fato, mas se minha imigração for em Paris eles exigem mesmo que eu não vá sequer sair do aeroporto?

    Desde já, obrigada!

      Olá, Carolina! Faça o seguro-assistência. Não saia do Brasil sem ele. Sim, podem encrencar na chegada em Paris porque você ingressará em território francês antes de seguir para a Noruega.

    Caro Frank

    Estou indo para a Irlanda (Dublin) em Novembro fazer um curso de inglês por 1 mês.

    Moro em Belo Horizonte e pretendo ir de TAP para Lisboa com milhagens que eu tenho de cartão de crédito. Vou comprar uma outra passagem para Dublin através da Aer Lingus. Minha dúvida é a seguinte:

    – Como irei fazer imigração no aeroporto de Lisboa e talvez ficar lá por 1 ou 2 dias eu precisarei também fazer a imigração no aeroporto de Dublin no dia em que eu chegar lá?

    Agradeço desde já!

      Olá, Luiz Felipe! A Irlanda não está no Espaço Schengen, será necessária outra imigração.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito