Europa: imigração e bagagem

Europa: onde faço imigração e onde pego a bagagem?

Muita gente viaja à Europa em vôos com conexão e fica na dúvida de onde (e quantas vezes!) vai passar pela imigração.

A resposta é: uma vez só. Onde? Na maioria das vezes, no aeroporto de chegada — a não ser que você tenha o Reino Unido ou a Irlanda como ponto de escala ou destino final.

E onde você retira as bagagens? Normalmente, no destino final.

Vídeo: imigração e bagagem na Europa

Espaço Schengen: quais países fazem parte?

Com exceção de Reino Unido, Irlanda e alguns países do Leste Europeu, a maioria dos países europeus faz parte do Espaço Schengen, que aboliu suas fronteiras. Por isso os voos entre esses países são considerados “domésticos”; não há imigração nem carimbos.

Países que fazem parte do Espaço Schengen

Alemanha – Andorra – Áustria – Bélgica – Croáia – Dinamarca – Eslováquia – Eslovênia – Espanha – Estônia – Finlândia – França – Grécia – Holanda – Hungria – Islândia – Itália – Letônia – Liechtentstein – Lituânia – Luxemburgo – Malta – Mônaco – Noruega – Polônia – Portugal – República Tcheca – San Marino – Suécia – Suíça – Vaticano

Países que NÃO fazem parte do Espaço Schengen

Albânia – Belarus – Bósnia – Bulgária – Chipre – Croácia – Irlanda – Macedônia – Moldova – Montenegro – Reino Unido – Sérvia – Romênia – Rússia – Turquia – Ucrânia

Voando ao Espaço Schengen, com conexão no Espaço Schengen

Se você vai voar a Paris com conexão em Madri, ou a Barcelona com conexão em Zurique, ou a Praga com conexão em Frankfurt, ou a Atenas com conexão em Paris, a sua imigração vai ser feita no aeroporto da chegada.

Você passa pela imigração, seu passaporte é carimbado e você então está admitido na Europa. Aí é só procurar o portão de embarque do vôo seguinte, que vai ser “doméstico”; ao passar pelo controle de segurança, você vai precisar mostrar o passaporte, mas só para provar que você é o dono da passagem. Ninguém vai mais lhe perguntar nada.

Sua bagagem segue do Brasil direto para o destino final; confira no recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando ao Espaço Schengen com conexão fora do Espaço Schengen

A coisa muda um pouco de figura caso você vá a Paris ou Zurique ou Amsterdã ou Lisboa com conexão em Londres.

Como o Reino Unido (assim como a Irlanda) não faz parte do Espaço Schengen, você não fará imigração em Londres. Você nem sequer vai sair da área de trânsito internacional: vai descer do avião e já pode procurar o seu novo portão de embarque.

A imigração será feita apenas no destino final, já no Espaço Schengen. Sua bagagem vai direto pra lá; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando para um destino que não pertença ao Espaço Schengen com conexão no Espaço Schengen

Neste caso o processo é invertido: se o seu destino final for alguma cidade do Reino Unido ou da Irlanda, você não sairá da área de trânsito internacional do aeroporto da conexão (Lisboa, Frankfurt, Madri, Paris, Amsterdã, Zurique — qualquer um). Você vai descer do avião e já vai poder procurar o portão de embarque do novo vôo.

Sua imigração será feita apenas quando você desembarcar no destino final no Reino Unido ou na Irlanda.

Sua bagagem seguirá direto do Brasil até o destino final; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando à Irlanda com conexão no Reino Unido

Reino Unido e Irlanda têm acordo de livre trânsito entre seus cidadãos. Por isso não existe trânsito internacional entre o Reino Unido e a Irlanda.

Traduzindo: se você vai a Dublin com conexão em Londres, não terá como ficar na área de trânsito internacional, porque os vôos para Dublin saem da área doméstica.

Logo, você vai fazer duas imigrações. A primeira, na Inglaterra. Daí vai reembarcar para a Irlanda na área doméstica. E ao chegar à Irlanda vai ter que novamente passar pela imigração, por não ter passaporte britânico nem irlandês.Documentos necessários para a imigração

  • Seu passaporte precisa ter validade de 3 meses APÓS a data de término da viagem. Se faltar menos do que isso para o seu passaporte expirar, não vão deixar você embarcar no Brasil.

Tenha organizados numa pasta:

  • Passagem de volta
  • Reservas de hotel para todo período (no caso de aluguel de apartamento, contrato ou recibo de pagamento)
  • Carta-convite, caso vá ficar hospedado em casa de familiares ou amigos. Nesta carta-convite o anfitrião deve explicar que vai receber você por X dias e indicar o endereço na Europa. Essa carta não precisa mais ser registrada em delegacia ou cartório, mas deve ser assinada, escaneada, e enviada por e-mail
  • Seguro-assistência com cobertura de 30.000 euros
  • Dinheiro ou extratos de cartões de crédito e débito (tipo VTM) comprovando que você tem 65 euros/dia para se manter na Europa. Este limite é individual.
  • Não é necessária nenhuma vacina para ir à Europa.

Deslocamentos dentro do Espaço Schengen

Caso o seu itinerário de viagem cubra vários países do Espaço Schengen, não se preocupe, todos os deslocamentos serão considerados domésticos e você não precisará fazer imigração. Em compensação, não ganhará nenhum carimbo a mais no passaporte…

Deslocamentos entre o Espaço Schengen, Reino Unido e Irlanda

Caso a continuação da sua viagem leve você do Espaço Schengen ao Reino Unido ou Irlanda ou países do Leste fora do acordo, você voltará a fazer imigração na chegada a cada viagem. Mantenha aquela pastinha organizada.

Dá pra passar junto na imigração?

Familiares passam juntos. Amigos podem até tentar, mas na maioria das vezes não vão deixar.

E quem tem passaporte europeu?

Caso você tenha dupla cidadania, o procedimento adequado é sair do Brasil e voltar ao Brasil com seu passaporte brasileiro; entrar na Europa e sair da Europa com seu passaporte europeu.

Leia mais

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    833 comentários

    Estou indo a Barcelona em outubro, eu, minha mae e meu marido ,meu irmao mora lá e vai enviar carta convite, duvidaa; conexao em portugal é tranquilo? no caso cada um de nós tem que ter 65/dia? e passamos juntos? nao falo ingles, a comunicaçao de conexao é tranquilo? to muito apreensiva obrigado…

      Olá, Adriana! Siga as dicas do Ricardo Freire no post acima e despreocupe-se 😉

      A exigência de €/dia tem uma escala decrescente para quem viaja junto com o Con6juge ou crianças, verifique no site da embaixada.

      Em Portugal vão falar com você português normalmente.

      Vocês passam juntos no guichê.

    Muito esclarecedor o texto, veio em boa hora. Em setembro estou indo estudar na Irlanda, em Dublin, e meu voo tem conexão em Madrid. Já estava ficando bastante preocupado com os comentários sobre a “temida” imigração espanhola. Pelo que entendi farei a imigração apenas no destino final, Dublin. Certo?
    E no tempo que estiver esperando em Barajas, cerca de seis horas, ficarei em uma área reservada para trânsito internacional, sem poder sair do aeroporto. É isso?

      Obrigado, sou fã do site, acompanho há bastante tempo. Parabéns pelo ótimo trabalho realizado.

    Vou sair de São Paulo para Roma com escala no aeroporto de Zurich.
    Não falo o idioma, como faço para localizar o terminal de embarque para Roma?
    A imigração será neste aeroporto da escala – Zurich?

    Obrigada, aguardo,

    Graça

      Olá, Graça! Conte com a equipe da companhia aérea para indicar aonde você deve se dirigir. Muitos passageiros estarão também em conexão!
      Sobre a imigração, consulte o post acima. 😉

      Imigração será em Zurich. Todo mundo fala inglês na imigração.

    Muito bom o Texto. útil.

    Mas quando li, me surgiu uma dúvida.

    Possuo pasaporte Europeu e estou indo à Europa com ele pela primeira vez.

    Na ida, meu destino final é Dublim, faço escala em Madri, uma longa escala de 10 horas.

    Nesse caso não poderei sair da área de embarque internacional ? ou tendo em vista o fato de possuir o passaporte Europeu posso sair do aeroporto e voltar mais tarde para o novo embarque ?

    Muito Obrigado.

    Att.

      Olá, Filipe! Você vai poder sair e voltar. Saia do centro de Madri umas três horas antes do seu vôo, para não dar chabu.

      ótimo !

      Muito Obrigado.

      A idéia é fazer um passeio rápido por Madri e chegar umas 2 h antes do embarque.

      Agradeço o pronto retorno.

      O site é muito bacana .

      Abs

    Olá!
    Estou indo estudar um ano na Inglaterra, terei o Visto Tier4. Durante esse tempo, pretendo explorar a Europa, geralmente visitas de fim de semana a diferentes países. A cada vez que eu quiser visitar algum país da Europa Continental precisarei passar pela imigração?

    Obrigada!
    Renata.

      Olá, Renata! A cada vez que sair do Reino Unido e for para outro país você passará pela imigração. Brasileiros têm direito a permanecer 90 dias por semestre no Espaço Schengen.

    Olá, estou indo para Dublin em Outubro ficar 10 dias na casa de um amigo brasileiro que estuda lá e farei conexão em Londres, porém não falo inglês fluente.
    Quais as perguntas mais frequentes e documentos necessários para não que não façam muitas perguntas e eu acabar me enrolando?

    Oi Fernanda. Confirmo as informações acima. Fui em setembro do ano passado e fiz a imigração em Londres e Dublin. Mas foi muito tranquilo! Dublin é incrível, a gente escreveu bastante sobre essa cidade lá no blog! Boa viagem!

      Oi Gente!

      Muito obrigada pelas respostas. Espero que dê tudo certo 🙂

    Este ano, quando voltei a Londres voando com a Alitalia (um voo onde tudo que podia dar errado DEU ERRADO) e com conexão em Roma, por algum motivo tive que recolher minha bagagem em Roma. Por isso, passei pela imigração italiana, recolhi minha bagagem, fiz o check-in novamente e embarquei para Londres onde, é claro, tive que passar novamente pela imigração. Super inconveniente, indeed!

    Então, fica aqui o toque àqueles que tem pavor de imigração.

    Fernanda,

    Semana passada fiz este caminho entre Londres e Dublin, e confirmo os relatos acima. Veja o caminho que fiz:
    Saí de SP para Londres com conexão em Madri. Fiz imigração na Espanha e outra em Londres, onde passei alguns dias. Ao sair de Londres e entrar na Irlanda, nova imigração em Dublin.
    Mas não tem com que se preocupar, basta ter a passagem de volta e comprovação de estadia. Super tranquilo.
    Esta imigração separada dos ingleses dá-se porque, embora eles tenham acordos com a UE, eles não fazem parte do espaço fronteiriço criado pelo Acordo de Schengen – sim é uma confusão geo-política.
    Embora não tenha tido tempo ainda de postar no blog as dicas desta viagem, seguem algumas mais simples:

    1- Tour do Sandemans (reservas pelo site deles na internet), é gratuito, divertido e dá uma primeira impressão local.
    2- Fuja dos hotéis na região da Temple Bar, caros e barulhentos, vá lá apenas para passear.
    3- O melhor custo benefício entre o aeroporto e a cidade (e vice-versa) são os serviços de shuttle. Barato, seguro, e pontual.
    Boa viagem.

    Até onde eu sei (e vivi), vc vai fazer imigração 2 vezes: em Londres e na Irlanda. Não sei se mudou…

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito