Europa: imigração e bagagem

Europa: onde faço imigração e onde pego a bagagem?

Muita gente viaja à Europa em vôos com conexão e fica na dúvida de onde (e quantas vezes!) vai passar pela imigração.

A resposta é: uma vez só. Onde? Na maioria das vezes, no aeroporto de chegada — a não ser que você tenha o Reino Unido ou a Irlanda como ponto de escala ou destino final.

E onde você retira as bagagens? Normalmente, no destino final.

Vídeo: imigração e bagagem na Europa

Espaço Schengen: quais países fazem parte?

Com exceção de Reino Unido, Irlanda e alguns países do Leste Europeu, a maioria dos países europeus faz parte do Espaço Schengen, que aboliu suas fronteiras. Por isso os voos entre esses países são considerados “domésticos”; não há imigração nem carimbos.

Países que fazem parte do Espaço Schengen

Alemanha – Andorra – Áustria – Bélgica – Croáia – Dinamarca – Eslováquia – Eslovênia – Espanha – Estônia – Finlândia – França – Grécia – Holanda – Hungria – Islândia – Itália – Letônia – Liechtentstein – Lituânia – Luxemburgo – Malta – Mônaco – Noruega – Polônia – Portugal – República Tcheca – San Marino – Suécia – Suíça – Vaticano

Países que NÃO fazem parte do Espaço Schengen

Albânia – Belarus – Bósnia – Bulgária – Chipre – Croácia – Irlanda – Macedônia – Moldova – Montenegro – Reino Unido – Sérvia – Romênia – Rússia – Turquia – Ucrânia

Voando ao Espaço Schengen, com conexão no Espaço Schengen

Se você vai voar a Paris com conexão em Madri, ou a Barcelona com conexão em Zurique, ou a Praga com conexão em Frankfurt, ou a Atenas com conexão em Paris, a sua imigração vai ser feita no aeroporto da chegada.

Você passa pela imigração, seu passaporte é carimbado e você então está admitido na Europa. Aí é só procurar o portão de embarque do vôo seguinte, que vai ser “doméstico”; ao passar pelo controle de segurança, você vai precisar mostrar o passaporte, mas só para provar que você é o dono da passagem. Ninguém vai mais lhe perguntar nada.

Sua bagagem segue do Brasil direto para o destino final; confira no recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando ao Espaço Schengen com conexão fora do Espaço Schengen

A coisa muda um pouco de figura caso você vá a Paris ou Zurique ou Amsterdã ou Lisboa com conexão em Londres.

Como o Reino Unido (assim como a Irlanda) não faz parte do Espaço Schengen, você não fará imigração em Londres. Você nem sequer vai sair da área de trânsito internacional: vai descer do avião e já pode procurar o seu novo portão de embarque.

A imigração será feita apenas no destino final, já no Espaço Schengen. Sua bagagem vai direto pra lá; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando para um destino que não pertença ao Espaço Schengen com conexão no Espaço Schengen

Neste caso o processo é invertido: se o seu destino final for alguma cidade do Reino Unido ou da Irlanda, você não sairá da área de trânsito internacional do aeroporto da conexão (Lisboa, Frankfurt, Madri, Paris, Amsterdã, Zurique — qualquer um). Você vai descer do avião e já vai poder procurar o portão de embarque do novo vôo.

Sua imigração será feita apenas quando você desembarcar no destino final no Reino Unido ou na Irlanda.

Sua bagagem seguirá direto do Brasil até o destino final; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando à Irlanda com conexão no Reino Unido

Reino Unido e Irlanda têm acordo de livre trânsito entre seus cidadãos. Por isso não existe trânsito internacional entre o Reino Unido e a Irlanda.

Traduzindo: se você vai a Dublin com conexão em Londres, não terá como ficar na área de trânsito internacional, porque os vôos para Dublin saem da área doméstica.

Logo, você vai fazer duas imigrações. A primeira, na Inglaterra. Daí vai reembarcar para a Irlanda na área doméstica. E ao chegar à Irlanda vai ter que novamente passar pela imigração, por não ter passaporte britânico nem irlandês.Documentos necessários para a imigração

  • Seu passaporte precisa ter validade de 3 meses APÓS a data de término da viagem. Se faltar menos do que isso para o seu passaporte expirar, não vão deixar você embarcar no Brasil.

Tenha organizados numa pasta:

  • Passagem de volta
  • Reservas de hotel para todo período (no caso de aluguel de apartamento, contrato ou recibo de pagamento)
  • Carta-convite, caso vá ficar hospedado em casa de familiares ou amigos. Nesta carta-convite o anfitrião deve explicar que vai receber você por X dias e indicar o endereço na Europa. Essa carta não precisa mais ser registrada em delegacia ou cartório, mas deve ser assinada, escaneada, e enviada por e-mail
  • Seguro-assistência com cobertura de 30.000 euros
  • Dinheiro ou extratos de cartões de crédito e débito (tipo VTM) comprovando que você tem 65 euros/dia para se manter na Europa. Este limite é individual.
  • Não é necessária nenhuma vacina para ir à Europa.

Deslocamentos dentro do Espaço Schengen

Caso o seu itinerário de viagem cubra vários países do Espaço Schengen, não se preocupe, todos os deslocamentos serão considerados domésticos e você não precisará fazer imigração. Em compensação, não ganhará nenhum carimbo a mais no passaporte…

Deslocamentos entre o Espaço Schengen, Reino Unido e Irlanda

Caso a continuação da sua viagem leve você do Espaço Schengen ao Reino Unido ou Irlanda ou países do Leste fora do acordo, você voltará a fazer imigração na chegada a cada viagem. Mantenha aquela pastinha organizada.

Dá pra passar junto na imigração?

Familiares passam juntos. Amigos podem até tentar, mas na maioria das vezes não vão deixar.

E quem tem passaporte europeu?

Caso você tenha dupla cidadania, o procedimento adequado é sair do Brasil e voltar ao Brasil com seu passaporte brasileiro; entrar na Europa e sair da Europa com seu passaporte europeu.

Leia mais

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    833 comentários

    Vou viajar para italia com conexão em Portugual em setembro. Vou acompanhada de duas irmãs e iremos através de uma agência de turismo já com tudo pago(passagens de volta e hotéis). Estou muito preocupada com a imigração em Portugal pois uma de minhas irmãs tem emprego formal e não possui cartão de crédito internacional. Ela poderá ter problemas com a imigração mesmo levando 100 euros por cada dia que passará na Itália? Em um dos post vc falou que pode andar com uma xerox do passaporte e a carteira de identidade, posso usar minha carteira profissional ou minha carteira de habilitação como identidadeW

      Olá, Sandra! Ninguém pede carteira de trabalho na imigração não. Tendo passagem de volta, reservas de hotel e provas de que tem dinheiro necessário, não há o que temer.

    Olá!
    Estudei em Dublin durante 2 anos e de lá fui a Itália para processo de reconhecimento de cidadania.
    Atualmente possuo somente a carteira de identidade definitiva italiana.
    Pretendo voltar a morar em Dublin e procurar trabalho.
    Não possuo nenhum curso comprado.
    Posso voltar a morar em Dublin sem problemas?
    Na imigração posso apenas apresentar minha carteira de identidade italiana? Caso me questionem, o que devo responder a imigração? Pois ainda possuo conta em Banco na Irlanda.
    Grata

      Olá, Solange! Somos um blog de turismo. Não entendemos de cidadania ou permanência.

    Bóia, to indo pra Irlanda dia 13d e outubro.. vou de férias pra passar 15 dias na casa de uma amiga que mora lá.. já entendi que vou passar pela imigração 2 vezes.. eu pensei em fazer a reserva em hostel..o que vc sugere?ou é melhor a carta convite?E o dinheiro pra apresentar?tenho cartão de credito mas não tem esse limite todo..rsrsr..e tenho travel money..me ajuda!!

    Olá,tudo bem?

    Vou para a Itália em Dezembro para ficar na casa de uma amiga cujo marido é italiano. Ele está fazendo a carta convite e eu estou providenciando o VTM mesmo ele se responsabilizando por mim na carta. Vou fazer conexão em Amsterdã, gostaria de saber como é a imigração por lá.
    Nesse caso o seguro-saúde é realmente necessário já que existe o convênio da Itália com o INSS? Obrigada.

      Olá, Ana Caroline! Não costumam ser rígidos em Amsterdã.

      Caso o agente sinta falta do seu seguro, você explica o caso do INSS italiano. Ele vai precisar acreditar em você, porque não deverá ter essa informação.

    Olá estou indo para Bélgica próximo mês, preciso saber.. mesmo tendo a carta-convite é necessário ter um tanto de euros por dia para permanecer no pais ou somente a carta convite eu posso ir? obrigado

      Olá, André! Procure não entrar pela Espanha, que é onde eles são mais rígidos com a questão do dinheiro. Tenha passagem de volta, carta-convite e cartões de crédito e tudo dará certo.

    Bóia,
    Procurei em vários posts e não consegui encontrar a informação que preciso: vou para Paris e para Londres em setembro e gostaria de saber se é necessário andar sempre com o passaporte pelas ruas, ou se uma cópia dele é válida, e poderia então deixar o passaporte no hotel.
    Essa cópia, se válida, pode ser simples?

    Muitíssimo obrigada.

      Olá, Janaina. Deixe o seu passaporte no cofre do hotel. Leve com você sua carteira de identidade e uma xerox simples do passaporte.

    Oi, Sara,

    Você vai pela TAP? Eu já fiz essa conexão em Lisboa. Mas o tempo da minha conexão era um pouco mais elástico (3 horas).

    O procedimento de imigração em Lisboa é simples: Você desembarca (vindo do Brasil, geralmente o desembarque é pelos fingers) e vai seguindo as pessoas por um corredor, até chegar no saguão da imigração. Não vai ser difícil, é só seguir o fluxo de passageiros, pois todos estão indo para o mesmo lugar! Ali tem duas filas: uma fila para os integrantes da União Européia e outra fila para os demais. Eu nunca enfrentei filas muito longas. Acho que o tempo mais longo que enfrentei na imigração em Lisboa deve ter sido uns 20 minutos (mas já vi outras pessoas reclamarem de demoras incríveis, portanto, não sei qual é bem o padrão). Você faz o procedimento da imigração com o oficial do guichê e normalmente são perguntas rápidas (tipo quanto tempo vai ficar na Europa, qual a data da volta, etc). Aí você sai dos guichês e passa pelo procedimento da segurança (rai-x) para entrar na área de embarque e aí é só verificar qual é o pprtão do seu voo para Paris.

    Caso o tempo da sua conexão seja realmente muito curto e você acabar perdendo a conexão, fique atenta se seu voo para Paris foi emitido pela mesma companhia do voo intercontinental. Se os dois voos forem da TAP, a TAP tem obrigação de te colocar no próximo voo. Se não for a mesma companhia, você provavelmente não terá esse mesmo direito.

    Se quando você desembarcar você perceber que o voo chegou a Lisboa atrasado, informe a um comissário que sua conexão é para já, pois normalmente nesses casos, eles podem avisar às autoridades do aeroporto e apressar o teu procedimento na imigração (te deixar passar na frente da fila, por exemplo – já vi casos dos oficiais chamando as pessoas pelo número do voo de conexão na fila, pois teriam de passar logo para não perder o voo).

    Tem muitos voos da TAP que saem atrasados do Brasil, mas isso nunca me aconteceu. Pelo menos os voos que saem de Porto Alegre geralmente saem bem pontualmente no horário e chegam em Lisboa até mesmo antes do horário previsto (mas isso não necessariamente é a regra para todos os voos da TAP que saem do Brasil).

    Olá,
    Vou para Paris, com escala em Lisboa. Estou preocupada com o tempo de espera entre um vôo e outro (que é curto!) por causa da imigração.. Você sabe como são esses procedimentos? Em caso de perder o vôo, o que fazer? Onde fica a imigração no aeroporto de lisboa? Quanto tempo leva? Estou bem preocupada…
    Obrigada!

      Olá, Sara! Se as passagens forem vinculadas, a cia. aérea é responsável por encaixar você no vôo seguinte.

    A imigração em Londres/UK é obrigatória para todos os voos vindo do exterior. (não importa de Europa ou outro continente).
    Se for a Dublin terá que fazer a Imigração em Londres, e dependendo da cia aerea terá que fazer imigração em Dublin/UE. Mas a regra é fazer somente a Imigração em Londres e passar tranquilamente por Dublin (pelo acordo bilateral).

    Agora tem cia aerea que vc precisa mudar de terminal em Heatrow e vai precisar fazer imigraçao em Dublin novamente, nao sei porque.
    abs

    Ola, estou indo para Portugal estudar por seis meses atraves do Programa Ciencias sem fronteiras, minha dúvida é quanto de dinheiro devo levar para a entrada no Pais?
    Outra duvida é que a minha viagem faz conexão em Zurique, o meu inglês não é bom, seria melhor pedir um interprete na imigração ou é melhor “tentar” falar em Inglês?

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito