#Linkódromo | Colômbia, o perigo é você querer esticar a viagem

  • 0
Natalie Soares
por Natalie Soares

Bogota

Fotos | Raphaella Aretakis do blog Rapha no Mundo

Você já se pegou olhando o mapa da América Latina e sonhando com os próximos destinos que gostaria de conhecer? Por um instante cogitou visitar Bogotá, Cáli ou Cartagena, mas tentou apagar essa ideia por conta daquela insegurança natural que bate quando palavras como violência e FARCs passam pelo seu pensamento?

É natural se sentir assim, entretanto é bacana notar como o Ministério do Turismo da Colômbia vem investindo em segurança para os turistas, principalmente nos grandes centros, e como a Colômbia é um país que tem muito a oferecer ao turista brasileiro. O slogan do turismo da Colômbia, "O perigo é você querer ficar", é inteligente e corajoso.

Para colocar definitivamente a Colômbia no seu radar, preparamos uma lista com 19 blogueiros que foram e voltaram vivinhos e entusiasmadíssimos para contar como foi a experiência.

Bogota

Vai por eles

Leia mais:

70 comentários

Valdinho Pellin

Será eu próximo destino.
Ótimo post

David Rabelo
David RabeloPermalinkResponder

E a TAM está com promoção, em algumas datas, com 4000 pontos por trecho pra Bogotá.

juliana
julianaPermalinkResponder

Voce sabe me dizer q datas seriam???

Viajante Oficial

Em junho de 2008 estive em Bogotá durante 12 dias.
Fiquei no Hotel Bacatá que já não existe pois no local esta sendo construido um centro de negocios. A parte antiga da cidade - CABDELÁRIA -tem inúmeras atrações.

Visite a carrera sétima - onde em 9/4/48 foi assassinado o lider Jorge Eliecer Gaitan, então candidato a Presidente, cujo assassinato provocou enormes protestos - BOGOTAZO - inclusive com a presença do estudante cubano Fidel Castro que na época tinha 22 anos.

Visite a Praça Bolivar onde encontram-se o Palacio de Justicia, Capitolio Nacional, Catedral, Cabildo, e muitas outras construções importantes de Bogotá.

Visite o Montserrat, vá de trem a Zipaquirá e conheça a Catedral de Sal, não deixe de visitar o Museu nacional da Colombia, conheça as igrejas construidas ainda pelos espanhois.

Lilian
LilianPermalinkResponder

Dá pra ir sem susto! E sem medo. E vale a visita.

Viajante Oficial

Tem que ter cuidados. Veja os sustos que passei:

No Mercado de pulgas San Alejo em Bogotá um colombiano mal encarado que se dizia policial fez divesas abordagens querendo ver o meu passaporte. Tive que sair de perto apressadamente quando outros comparsas apareceram.

No centro de Bogotá peguei um taxi para ir até o Parque El Salitre. Depois de quase 1 hora rodando pela cidade, achei que
o taxista não tinha boas intenções. Pedi para comprar uma agua no mercadinho. Desci, comprei a agua, paguei o taxi e disse que ficaria ali mesmo. No mercadinho perguntei se o parque estava proximo e a resposta foi: O PARQUE FICA DO OUTRO LADO DA CIDADE. voltei de bus para o Hotel.

Na data da volta, na recepção do Hotel Bacatá, com as malas prontas solicitei um taxi. Me avisaram que o taxi tinha chegado. Rumamos para o El Dorado. Uma mala estava no banco dianteiro do passageiro. Chegando ao aeroporto desci, peguei as malas que estavam na parte de tras do carro, tirei uma foto do taxi e do motorista, paguei a corrida e quando ia pegar a mala que estava na frente o taxista "arrancou". Fiquei sem a minha mala. Registrei reclamação no aeroporto, mostrei a foto do taxi e quando, atraves da foto, foram checar a numeração do taxi descobriram que o taxi era PIRATA.

Bruno Feitosa
Bruno FeitosaPermalinkResponder

KKK aconteceu o mesmo comigo, DEUS ME LIVRE voltar para - COLOMBIA, BOLIVIA E VENEZUELA... nunca mais!!!

Ana
AnaPermalinkResponder

Of Bruno, acho que sim voce e visto como turista en casi todos os lugares do Mundo else toman ventagem! Por ex. More no rio 7 anos, ja tive apuntando na mia testa 2 veces arma com meninos de no Maximo 12 anos, que pagaram toda mea bolsa, cellular, relogio

Ana
AnaPermalinkResponder

Oi Bruno,
Sinto muito lo que voce passou em sua visita na Colombia, acho essos fatos ser divulgados en sites para que os turistas fiquen mais expertos! Mais pode ter certeza que ocorre en todo lugar turístico e cidades de grande porte, eu sou Colombiana more en Rio 7 anos foi assaltada 2 veces com arma e foi em ambas ocasiones meninos de no máximo 14 anos, levaram meã bolsa, meu celular e meu relógio. Mais eu foi e novamente estou visitando ao Rio não posso castigar um povo bom que e maioria com fatos ruins de poucos, agora tomo mais cuidado, ando sim relógios, meã bolsa e uma cala com vários bolsos e meu celular e un muito velhio! Mais não vou deixar de crescer culturalmente por fatos isolados ruins!
Ana

Cristia
CristiaPermalinkResponder

Viajante Oficial, realmente tem que ter cuidado. O que você relatou são golpes clássicos que são aplicados ao redor do mundo, não é exclusividade da Colômbia. Aqui no Brasil isso também ocorre fácil, fácil. Os turistas são alvos fáceis em todo lugar, infelizmente.

Para que casos como o seu não se repitam, é preciso pesquisar sobre o lugar antes; dar uma olhada no Google Maps, ler Fóruns e pesquisar sobre o local em blogs ou sites que tenham comentários de viajantes. Os guias oficiais do tipo governamentais ou de agências só mostram o lado bom de cada lugar e todo mundo sabe que não existe só um lado bom ou ruim, existem os dois. Afinal de contas, onde tem ser humano, seja qual for o lugar, tem maldade...

Rafael Carvalho

Muito obrigado por incluir o http://essemundoenosso.com.br
Sem dúvida a Colômbia é incrível, surpreendente e o risco é querer ficar, como diz o slogan oficial do país!

Luciana Betenson

Nossa, adorei este post, tô de olho em Cartagena faz um tempo já smile

Mirella (@mikix10)

A Colombia já esta há anos na minha listinha, mas ainda não consegui me organizar para conhecer mais do Brasil e America do Sul!!!
Valeu pela organização dos links smile

Patrícia B. Maia

Estive em Cartagena em fevereiro, adorei me hospedar no centro histórico!

Manuel Castro
Manuel CastroPermalinkResponder

Nao esquesa visitar Medellin, a cidade da eterna primaveira

Luiz Jr. (Blog Boa Viagem)

Valeu pela citação galera wink

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Ola, estou programando uma viagem para meados de Novembro com meu marido e minha filha de 1 ano. Adoraria conhecer Cartagena, é aconselhável com criança desta idade?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Viajar com criança pequena é questão de costume. Há quem só viaje com elas para resort, há quem continue viajando para destinos convencionais, diminuindo o ritmo de viagem para se adequar às necessidades da criança.

Paula Sicsú
Paula SicsúPermalinkResponder

Algum destes blogs tratam de viagem feita de carro pela Colômbia? Moro na fronteira do Brasil com a Venezuela (Roraima) e estamos programando ir a Colômbia via terrestre. Fico no aguardo! wink

Cristina Paiva

Passei o último réveillon em Punta Cana e de lá fui pra Cartagena e Bogotá
Cartagena- Fiquei 7 dias dentro da cidade amuralhada e um hotel boutique chamado Casa Claver. Recomendo pela localização ,espaço, limpeza !! A cidade antiga é uma volta ao passado com seus cocheiros, casorões antigos ! Linda ... Nunca tinha visto tantos casamentos e descobri que lá é um dos lugares mais procurados para essas recepções !
Depois fiquei mais 3 dias fora da muralha no hotel Caribe pela história e beleza do hotel . Não vale a pena pelo que vc encontra fora do hotel . Então CARTAGENA resume-se a dentro das muralhas.
Bogotá- Fiquei em um hotel na zona rosa que havia feito reserva pelo Booking e ignorei os comentários de alguma pessoas falando da rua mal iluminada .Cheguei , não gostei do quarto minúsculo e decidi dá uma volta pelo bairro a procura de outro ! Encontrei um mais bem localizado (grande rede hoteleira que não me lembro o nome),quarto amplo e café fantástico ! Não passei por nenhuma situação de perigo graças a deus !! Conheci o centro histórico, o museu do oro(fantástico) , comi bandeja paisa,patacon.. Tomei refrigerante Gran Colômbia e fui no restaurante André D.C que é único! Me encantei com a beleza e limpeza da cidade, com uma das maiores ciclovias da América do Sul, com a gentileza dos policiais ! No meu caso o perigo foi não querer voltar para o Brasil . O único inconveniente foi o mal da altitude que me pegou somente por 24 horas assim que coloquei meus pés em Bogotá ... Mas com a primeira noite de sono acordei novinha em folha ...

Cândice
CândicePermalinkResponder

Acabei de voltar de Bogotá encantada. Fiquei quatro dias neste feriado de novembro e visitei o Museu do Ouro, Museu de Botero (a coleção privada é imperdível, com obras de Miró, Picasso, Chagall, Salvador Dalí e muitos outros artistas conhecidos), a Catedral de Monserrate e Zipaquirá (Catedral de Sal). A cidade é fantástica: além de propocionar uma experiência gastronômica única, o povo é extremamente gentil e educado. É necessário evitar pegar táxi na rua; somente os de confiança do hotel ou então um motorista particular.
Entre os restaurantes indico:
Bandido (um dos mais disputados da cidade, precisa reservar com pelo menos duas semanas de antecedência);
Di Lucca- restaurante italiano bem localizado e com bons preços;
Céntrico- localizado na cobertura do antigo Hotel Hilton, é restaurante e depois se transforma em balada;
Andrés Carnes de Res- em Chia. É uma atração da região e a festa à noite é ótima. Oferecem táxi para levar de volta para Bogotá e até mesmo motorista para veículo próprio para quem bebe demais. O prato Ajiaco, espécie de sopa de batatas, frango e milho e depois se acrescenta abacate, arroz e creme de leite, é imperdível.

Ze Binsk
Ze BinskPermalinkResponder

Vou ter de fazer um stop obrigatório em Bogotá em fev/2013.
O que posso fazer lá das 13h às 21h dando tempo para chegar ao hotel e dormir pois no outro dia logo cedo parto pros States?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Binsk! Passear pelo centro histórico sempre é a melhor pedida. Aproveite para ir ao Museu Botero.

Leia mais:
http://www.viajenaviagem.com/2010/12/bogota-de-quinta-a-domingo-por-andre-urso/

http://www.viajenaviagem.com/2012/11/enquete-restaurantes-e-bares-em-bogota/

Laura
LauraPermalinkResponder

Olá, pessoal,Meu Marido e eu iremos para a colombia dentro de 2 semanas. Pensamos em fazer Bogotá - cartagena de carro alugado, passando por santa Marta. Alguém já fez este trajeto passando pelos pueblitos ( Villa de leyva, etc)
Via medellin ou bucaramanga? Sabem dizer se é uma viagem viável? Ouvimos dizer que o tempo gasto pode ser longo devido à travessia das cordilheiras. Temos 14 dias no total, será melhor fazer via aérea? Quais cias tem preços mais acessiveis?Queremos reservar alguns dias para Bogotá e cartagena. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Laura! São 1.000 km entre Bogotá e Cartagena (2.000 ida e volta). Não temos relatos de viagens rodoviárias pela Colômbia e sinceramente achamos que você não deveria tomar essa decisão antes de encontrar um fórum em que haja um banco considerável de experiências contadas.

Por exemplo:
http://www.lonelyplanet.com/thorntree/thread.jspa?threadID=2178273

Querendo parar pelo caminho você pode ir de ônibus.

O que temos sobre Colômbia aqui no site:
http://www.viajenaviagem.com/category/colombia/

Volte de avião; veja passagens com a Avianca, a Copa Colombia e a Viva Colombia.

Um carro terá melhor uso se alugado em Cartagena para explorar o Caribe colombiano, sendo devolvido em Cartagena mesmo.

Laura
LauraPermalinkResponder

Bóia, muito obrigada, suas dicas foram preciosas! Mudamos de idéia,iremos refazer os planos levando em conta suas informações!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Veja que ao entrar em seu site, sofri tentativas de ataque de vírus. Vejam para "limpar" o site.

cleide
cleidePermalinkResponder

Gostaria de boas dicas de hoteis em Cartagena e Bogotá. Bom, bonito e barato..ah, em bem localizado! rss

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cleide! Não temos conteúdo próprio sobre Colômbia. Por favor consulte os blogs que indicamos.

Há outros relatos nesta página:
http://www.viajenaviagem.com/category/colombia

Luana
LuanaPermalinkResponder

Oi Pessoal!
Estou com férias marcadas para a primeira quinzena de novembro e quero muito ir para a Colômbia (Bogotá, Cartagena e Medellín), mas estou insegura com relação ao clima. Vocês sabem se em Novembro costuma chover muito nessas regiões? Estou planejando ficar de 7 a 10 dias.
Obrigada smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luana! Você pode pegar um pouco de chuva; mais em Medellín. Veja os gráficos com médias históricas:
http://www.worldweatheronline.com/v2/weather-averages.aspx?q=4.6000,-74.0833&custom_header=Bogota
http://www.worldweatheronline.com/Cartagena-weather-averages/Bolivar-Department/CO.aspx
http://www.worldweatheronline.com/v2/weather-averages.aspx?q=6.2914,-75.5361&custom_header=Medellin

Consideramos que a chuva começa a incomodar quando o gráfico aponta mais de 100 mm no mês.

Elisiane
ElisianePermalinkResponder

Olá

Alguém sabe me dizer se é permitido a entrada de criança neste restaurante Andre D.C., em Bogotá ?
Chegaremos depois das 21:00, horario previsto do vôo, e iriamos em seguida para lá jantar, mas irá minha irmã de 17 anos e meu filho de 3 anos junto.
Entrei no site, mas só aparece uma msg que menores seguem as regras de lá???
Obrigada
Elisiane

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elisiane! As regras devem se referir a bebidas alcoólicas apenas.

E se você desculpar a intromissão: o melhor para uma chegada tão tarde numa cidade (pense em duas horas e meia entre imigração, retirada de bagagem e traslado do aeroporto à cidade), acompanhada de criança pequena, é resolver a questão da alimentação no hotel com o room service e acordar cedo no dia seguinte para turistar.

Elisiane
ElisianePermalinkResponder

Obrigada pela resposta...até esqueci deste detalhe da saída.

Parabéns pelo site!
Muito bom

Abraço

Fernanda Vieira

Oi Bóia, queria passar uma semaninha em San Andres e Providência ano que vem pra recarregar as baterias. Não encontro pacotes com esses 2 destinos (e no máximo 1 diazinho em Cartagena, só pra conhecer, porque o objetivo é descansar mesmo), você acha melhor comprar tudo separado? Tive uma experiência maravilhosa indo pra Los Roques de pacote pela adventureclub...
O que seria mais prático e mais em conta, tem ideia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! A gente por aqui faz tudo desempacotado, temos muito pouca experiência com pacotes.

Andrea/RJ
Andrea/RJPermalinkResponder

Alguma dica pra chegada no aeroporto, quero dizer, de como pegar um táxi seguro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Vânia
VâniaPermalinkResponder

É bem fácil. Há um guichê de táxi oficial no desembarque. Você diz para o bairro que irá, paga e recebe um comprovante que entregará para o motorista.

Thyago Portela (@thyago_portela)

Olá, Andrea... estive em Bogotá em outubro/13.

Peguei táxi credenciado na frente do aeroporto, na saída do portão de desembarque. Tinha vários policiais orientando a fila. Foi bem tranquilo Se é que se pode falar em "tranquilidade" quando se trata do trânsito em Bogotá... coisa de louco!!! Deve ser pior que a Índia.

Sugiro sacar dinheiro nos caixas que ficam dentro do aeroporto para pagar o táxi.

Cecilia
CeciliaPermalinkResponder

A maior parte dos hotéis de Bogotá oferece o serviço de traslado quando se faz a reserva de hospedagem. Achei muito bom reservar os transfers, não só pela segurança, mas também pela pontualidade, já que o trânsito é caótico em Bogotá. Boa viagem!

Viajante Oficial

No trajeto aeroporto/cidade é tranquilo.
Na saida do desembarque tem taxi oficial.
Tenha cuidado na volta cidade/aeroporto.
Comigo aconteceu assim: Estava em Bogotá
e solicitei na recepção do hotel um taxi
para o aeroporto. O taxi chegou e como eu
tinha varias malas uma delas foi no banco
da frente do taxi. Na chegada ao aeroporto
desci, o taxista abriu o porta malas, peguei
duas malas que la estavam, tirei uma foto do
taxi e do taxista e quando ia pegar a mala que
estava banco da frente o motorista entrou e
arrancou indo embora com a minha mala. Mostrei
a foto do taxista e do taxi para os seguranças,
eles pesquisaram e disseram que o TAXI ERA PIRATA.
E assim o PREIBOY AQUI PERDEU.

Andrea/RJ
Andrea/RJPermalinkResponder

Que absurdo, o próprio hotel te indicou um táxi pirata! Acho que o ideal deve ser já ir com o telefone de uma cia de táxi confiável, se alguém tiver agradeço a dica.

Viajante Oficial

Sim, o proprio hotel chamou o taxi.
Foi o HOTEL BACATÁ que ficava na
esquina 19 com a quinta. Estive recentemente
em Bogotá e o hotel ja não existe pois em seu
lugar foi construido um centro comercial.

Nivia
NiviaPermalinkResponder

Acabei de sair de Bogotá, cheguei dia 23 e não mais existem os guiches oficiais. Logo em frente à saída do desembarque forma-se uma fila e se pega táxis amarelos com adesivos com o formato de avião colado no pára-brisa. Assim que o taxista desceu perguntamos quanto era a corrida e saiu 28mil pesos até o parque de lá 93. Pegamos vários táxis amarelos e não tivemos problemas. Alguns usavam o taxímetros, mas com outros tivemos que negociar a corrida. No geral achamos tranquilo e barato. Na verdade, o mais caro foi o que pedimos no hotel para voltar ao aeroporto, que saiu por 34mil. Só uma dica, organize seu dinheiro, parece bobagem, mas as notas de 1000 são muito parecidas com 10mil e dai por diante. Levar o dinheiro organizado lhe poupará tempo e evitará problemas

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá!
Sugiro que você nunca use os taxis amarelos. Muitos são piratas.
Sempre contrate valor antes de entrar no taxi.
Todos os lugares podem pedir taxi para você.
Bogotá é muito interessante!
Boa viagem

Natália
NatáliaPermalinkResponder

Olá ,
Estou em bogota passando ferias com minha família e em seguida iremos para Cartagena. Os colombianos são gentis e prestativos. Sugiro pegar o taxi branco geralmente os hotéis tem este serviço ou indicam. Os taxi branco pode ser solicitado em alguns pontos turísticos como por exemplo o cerro de Monserrate. Andar pelo centro histórico e um ótimo passeio e super indico uma visita a catedral de sal é linda. A única coisa ruim e a cotação do real em relação ao peso (1 real= 730 pesos). As casas de câmbio do aeroporto pagam menos do que as da cidade.
Boa viagem!

Roberto Hoffmann

Pessoal, o que está valendo mais a pena na Colômbia: fazer o câmbio de reais ou sacar nos caixas eletronicos(diretamente da conta brasileira)?

Antigamente, em todas as minhas viagens, eu fazia saques e quase sempre pagava as coisas em dinheiro. Cartão de crédito só quando necessário. Achava mais prático e fugia do IOF. Agora com o novo imposto, ficou tudo na mesma.
Minha estatégia na Colômbia será: cartão (crédito ou débito) para as gastos maiores e dinheiro para o café, ônibus, garrafinha de água... Para esse dinheiro pingadinho, faço saque ou troco real?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberto! Sobre o saque, ele incide o mesmo o IOF do cartão de crédito e do cartão de débito e mais as taxas do banco. Você pode levar algum dinheiro em reais ou dólares, para essas despesas pequenas.
Uma leitora deixou dica de casa de câmbio em Cartagena, se você for passar por lá, dá uma olhada:
http://www.viajenaviagem.com/2011/01/5-dias-repletos-de-historia-em-cartagena-por-andre-urso/comment-page-3/#comment-370836

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Alguém quer dar pitacos no meu roteiro?

Teremos férias entre 26/5 e 5/6, e estamos em dúvida entre dois destinos bem distintos: Colômbia ou sul da Espanha (Andaluzia, mais especificamente).

Se for Colômbia, a idéia é passar 2 ou 3 dias em Bogotá, 2 ou 3 dias em Cartagena e o resto em San Andrés ou Santa Marta. Se for Andaluzia, queremos passar por Sevilha, Jerez e Granada, mas não temos muita certeza de como complementar.

Queria o pitaco de vcs:

1) Para esta época do ano, o que é melhor, Colômbia ou Andaluzia?
2) Na Colômbia: San Andres ou Santa Marta? Ou, nestes 11-12 dias que temos, vale a pena tentar encaixar ambas?
3) Logisticamente, dá pra começar a viagem em Bogotá, passar por Cartagena e terminar em San Andres ou Santa Marta, ou é perrengue demais?
3) Na Espanha: quais cidades mais valem a pena na Andaluzia? Acham que cabe uns diazinhos em Madri ou fica puxado demais? Vale a pena incluir Marbella?

Pitacos are highly welcome smile

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Trips,
Vocês teriam mais alguma dica de hotel em Medellín? Pelo que pude apurar até agora deve-se evitar o centro. Ficar perto de uma estação de metrô parece ser uma boa ideia. Aparecem várias opções de hotéis na região de "El Poblado"; algum trecho melhor nessa área?
Obrigada smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lu! Na última matéria sobre Medellín publicada no New York Times ( http://www.nytimes.com/2013/01/20/travel/i-just-got-back-from-medellin.html ), há três indicações de hotel, todas em El Poblado. Dois hotéis ficam mais próximos do Parque Lleras: o Art Hotel e o Charlee. Mais na área residencial do bairro (próximo a shoppings, e numa ladeira) está o Dann Carlton.

Pela matéria, parece que o bacana é ficar mesmo pelo Parque Lleras.

Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo para ver se aparecem outras indicações dos trips.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Bóia,
Muito obrigada pela dica! De fato, não tinha visto esse artigo do NY Times wink

Nuno Sampaio
Nuno SampaioPermalinkResponder

El Poblado é um Bairro lindo de Medellin e lá têm ônibus para toda a cidade. O melhor custo benefício de hospedagem que vi ali foram os Hostels, muito charmosos e com bom preço.

Natasha
NatashaPermalinkResponder

Olá!

Gostaria de saber se vale mais a pena ir para San Adrés ou Santa Marta?
Estava pensando em ir só para Santa Marta.
Terei nototal 18 dias de viagem para ir para Bogotá, Cartagena, Medellin, Snta Marta e/ou San Andrés

Obrigada desde já!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natasha! San Andrés é um destino para quem curte mergulho. As praias da ilha são pedregosas, melhores para quem faz snorkel do que quem quer apenas curtir a praia. Santa Marta é uma praia como estamos acostumados.

guilherme
guilhermePermalinkResponder

Grande artigo! Medellin é minha cidade favorita da Colombia

Paula
PaulaPermalinkResponder

Oi, muito boa a relação de blogs!! Fui à Colômbia este ano e ler os relatos nos blogs me ajudou muito. Conto sobre a minha experiência no Comer, Dormir e Viajar. Lá falo sobre Bogotá, o que comer, e ainda falaremos sobre Cartagena e a Catedral de Sal. smile
http://comerdormireviajar.wordpress.com

Luiz Antônio Silveira

Há trens de Cartagena a Bogotá, via Medelín? É possível ir parando pelo caminho prá conhecer alguns povoados? Ou teria q viajar de "busetas"? As rodovias são seguras (fala das condições, se não corro o risco de cair em precipícios)?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz Antônio! Não há trens. As rotas de ônibus são operadas por estradas seguras.

Tiago A. G.
Tiago A. G.PermalinkResponder

A Colombia é um país maravilhoso, com muitas belezas naturais, muita biodiversidade, mulheres maravilhosas, gente acolhedora, culinária diversa e muito boa... Claro, como nada é perfeito nessa vida, também tem as coisas que não são tão boas... Políticos, interesses obscuros, narcotráfico, muitos ladrões, e trapaceiros... Mas é preciso viajar com o máximo de informação que se puder obter, a fim de evitar muitos contratempos e aflições... Eu viajei duas vezes... Havia feito um mochilão por Uruguay, Argentina, Chile e Bolivia, tudo isso de onibus, indo por várias cidades (Janeiro/Fevereiro-2012)... e então em Janeiro/Fevereiro-2013, da mesma forma, de ônibus, fui pelo Paraguay, Bolivia, Peru, Ecuador e finalmente, Colombia (Cheguei somente até Medellin nesta viagem...) Nos meses de Janeiro/Fevereiro-2014, decidi viajar somente para a Colombia, onde visitei algumas cidades que havia visitado da primeira vez, porém também visitei outras que não havia visitado na primeira viagem... Alguns taxistas me cobraram um dinheirinho a mais nas corridas, uns bebados, maconheiros, me roubaram 45000 pesos na noite em que eu havia chegado a Santa Marta (fato que me fez ir embora de Santa Marta já no dia seguinte, viajando desde Santa Marta até Bogota, junto de um grupo de caminhões que transportavam óleo diesel!!!), porém as alegrias e as experiências foram sensacionais... Assim como o grande número de pessoas maravilhosas, amigos que eu conheci!!! Fica a dica: assim como em qualquer parte, é preciso ter todo o cuidado quando se é turista, tentar se disfarçar de gente do local, se possível, já ajuda bastante!!! Não levar grandes quantidades de dinheiro, documentos, câmeras, celulares, etc. que fiquem perceptíveis aos olhos dos larápios... De resto, tudo tende a ocorrer bem, visto que o povo colombiano é bastante receptivo e caloroso, bastante interessado em ter turistas visitando seu lindo país... Obs.: Pretendo voltar, que sabe para viver em definitivo um dia!!! E quem sabe, casar com uma linda colombiana!!!

Maria José
Maria JoséPermalinkResponder

Ola! Recebi um e-mail, fotos de um rio na Colômbia, Canõ Cristales, fica no Pq. Nacional de La Macarena.Gostaria de saber como é o acesso até esse rio. Se consigo passeios programados para ir até lá. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria José! Encontramos informações nesse site:
http://www.cano-cristales.com/como-llegar-a-cano-cristales/

Há também informações no fórum no Lonely Planet:
https://www.lonelyplanet.com/thorntree/forums/americas-south-america/colombia/cano-cristales-river?page=1#post_20749053

Não testamos as dicas.

Cristian
CristianPermalinkResponder

Pessoal, sou de Cartagena e estou fazendo um blog para turistas brasileiros que vem visitar Cartagena. Estou colocando muitas informações ótimas, dicas e coisas que precisam saber e conhecer antes e durante sua viagem a minha cidade. O blog pode ser acessado em: https://cartagenalinda.wordpress.com/

Qualquer consulta ou informação que gostem de saber, podem entrar em contato comigo no Blog.

Abraços

Ana
AnaPermalinkResponder

Oi Cristian
Obrigada por voce colocar esse increivel blog de datos importantes para quem Vai de turismo a Colombia.
Ele e Uma pequenha amostra que no Mundo todo ... No todos Sao maus e nim nao todos Sao bons! Cada sitio turisticamente falando tem problemas, depende muito de como voce prepare sua Viagra com algumas dicas!
Abraco,
Ana

Gabi HP - Devaneios de Biela

Olá, Vnv!
Estive em outubro na Colômbia, por Bogotá e Cartagena, e com certeza esticaria (mais uma vez) a viagem.
Coloquei várias dicas no meu http://devaneiosdebiela.blogspot.com.br/search/label/Colômbia#uds-search-results e seria um prazer enorme compartilhá-las novamente com vcs. Foi mais uma viagem solo e super tranquila!
Agradeço a oportunidade! Boas viagens!

Aline Tisott
Aline TisottPermalinkResponder

Olá!Sobre voar com a Viva Colômbia:
Estivemos na Colômbia em março deste ano e definitivamente NÃO tivemos uma boa experiência. No 1º vôo de Bogotá a Barranquilla, não tivemos problema algum, mas no retorno, fomos avisados por e-mail que o vôo marcado para dia 10/03 foi transferido para o dia 11/03, o que para nós seria impossível pois tínhamos outro vôo nesta data. Bem iniciamos uma maratona de telefonemas, e-mails, formulários( preenchemos somente 9 formulários- pois sempre enviavam um antigo ou incorreto- incrível a falta de organização), prazos não cumpridos e por aí vai. Nos solicitaram indicar uma conta de algum colombiano, sem levar em conta que estávamos à turismo no país e não conhecemos ninguém com este nível de intimidade, enfim. Um mundo de solicitações e formulários sem noção.
No dia 25/03 enviamos o formulário dito correto, o prazo para o reembolso era de 20 dias e ainda não fomos ressarcidos!!
Ontem, enviamos o extrato bancário comprovando que não fomos ressarcidos e aguardamos mais um capítulo da novela Viva Colômbia!!!

Maria Tereza
Maria TerezaPermalinkResponder

Olá. Moro em Bogotá e tenho um blog de viagens sobre a Colômbia, esse país de encantos. Tem dicas de passeios, gastronomia, hospedagem. Dêem uma olhada.
www.partiubogota.com
Se precisarem de ajuda, contem comigo.
Abs,

Lia Campos
Lia CamposPermalinkResponder

Olá!

Quando fui pesquisar sobre Caño Cristales, tive dificuldade de achar informações na net, então, estou agora encaminhando meu post com dicas sobre " o rio das cinco cores".
Espero ajudar aos interessados!
http://www.correndoomundo.com.br/2017/01/cano-cristales-colombia-julho-2015.html

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar