Cúpula do Bundestag: sem filas, mas com reserva obrigatória

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Reichstag, Berlim

Recebemos outro dia o comentário frustrado de um leitor que foi até a sede do Parlamento alemão em Berlim e não conseguiu fazer a visita à famosa cúpula de vidro do Reichstag. O Fred esperava enfrentar filas longas e muita espera, conforme tinha lido aqui no VnV. Ao contrário, não encontrou fila nenhuma – justamente porque era necessário reservar o passeio com antecedência. Desculpa, Fred -- o sistema mudou e a gente não tinha registrado.

A boa notícia é que a reserva é muito simples de ser feita online e a entrada permanece gratuita.

Você entra no site do Deutscher Bundestag, passa o mouse na aba Visit the Bundestag e seleciona a opção Online Registration.

Selecione a visita simples e marque um horário. O sistema permite reservas com antecedência de até dois meses. O primeiro horário de visita é 8 da manhã e o último, 10 da noite.

Preencha então o cadastro com seus dados pessoais e aguarde o e-mail de confirmação.

A Patricia de Camargo do Turomaquia tem um passo a passo, tela a tela, aqui.

Desculpe o passeio perdido, Fred! E obrigada por avisar!

Leia mais:

Como visitar a cúpula do Parlamento Alemão, no Turomaquia

Como furar fila legalmente em museus e monumentos na Europa

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

37 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Eliane Fernandes

Fui e conferi ! Maravilhoso, totalmente organizado e visitação perfeita ! Recomendo muitíssimo !

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Se demorar para mandarem o email de confirmação com o voucher, é bom mandar um email para lá... Fiz minha reserva e duas semanas depois não tinha chegado... Mandei um email para lá e no dia seguinte me responderam com o voucher - acho que tinham esquecido de enviar.
E tem que ficar atento - o email de confirmação que mandam logo depois da reserva não vale, ele só confirma que você fez o pedido. O que vale é o voucher que chega depois.

Frank (Dois Mapas)

Riq/Boia, posso dar uma ideia?

Por que não criar um post-referência que condense todas as informações de "atrações europeias de peso que podem ser reservadas pela Internet"?

Tipo assim, para ser uma bóia grin para quem vai viajar por vários países (maioria dos trips imagino) da Europa e pode encontrar um post em "tudo sobre reserva de museus e monumentos na Europa".

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Frank! É uma ótima idéia grin

As principais estão atualizadas neste post:
http://www.viajenaviagem.com/2009/07/como-furar-fila-legalmente-em-museus-e-monumentos-na-europa-e-nova-york/

Gisele
GiselePermalinkResponder

Mas o Viaje na Viagem é praticamente um serviço de utilidade pública! Vou conhecer Berlim em outubro e não estava ciente da necessidade de reserva. A chance de voltar frustrada como o Fred era grande, obrigada por compartilhar!

Abraço!

Patricia - Turomaquia

Valeu pela indicação do Turo smile
Tenho uma cliente que fez a reserva, e eles demoraram bastante para responder, uns 10 dias, mas ao final mandaram o voucher. E o legal é não ter que enfrentar fila. Eu visitei antes da reserva e fiquei 2 horas e meia na chuva e no frio sad para entrar!

Diego / Blog Meus Roteiros de Viagem

Uma das melhores atrações de Berlim, imperdível!

Quando eu visitei, em 2009, ainda não tinha o esquema de reservas. Cheguei as 8h e não peguei fila, mas quando saí, ja estava enorme!

Até postei uma foto dela no blog: http://www.meusroteirosdeviagem.com/2010/09/berlim-parte-2-reichstag-alexanderplatz.html

abraço,
Diego

Frank (Dois Mapas)

Eu sou super a favor desse sistema de reserva de passeios em monumentos. Por dois motivos: elimina a fila e controla o fluxo. Eu visitei o Bundestag recentemente nesse esquema já de reserva, foi tudo muito simples e fácil. Eu tinha visitado o lugar antes, com o esquema de fila.

REalmente eles não respondem na hora. No meu caso, responderam em 3 ou 4 dias com o voucher de entrada!

Gostaria MUITO que esse sistema fosse adotado em caráter exclusivo em outros locais "grátis" mas cheios de fila.

Oscar | MauOscar.com

Na primeira vez que visitei o Bundestag, fui como bolsista convidado do DAAD entramos por uma entrada secundária e além da cúpula visitamos o plenário e outras áreas geralmente fechadas ao público.. Depois disso, voltei a cidade outras vezes e a dica para escapar da fila até então era ir bem cedo, ou no último horário de preferencia evitando Sextas, Sábados e Domingos.. Mas na última ida a cidade mesmo indo cedinho já tinha super fila.
Estava mais do que na hora de organizar essa fila de um jeito bem organizado..
Já tinha visto o post da Patricia e da próxima vez não vai ter erro..

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Fiz a visita - não à cúpula apenas, mas a todo Reichstag - e achei incrível. Vale mais a pena do que visitar só a cúpula (para quem tem um pouquinho mais de tempo. Na época, a visita a todo prédio demorou menos do que o tempo de espera na fila para visitar só a cúpula. Outros tempos (ainda existia fila). Essa visita também dependia de reserva online e de passaporte original em mãos no dia da visita. Para mais detalhes, leia o meu relato em https://ocachambinaoeaqui.wordpress.com/2011/03/07/reichstag/

Abraços a todos!

Evelyn
EvelynPermalinkResponder

Comentário só pra registrar o que aconteceu comigo:

por conta de vários contratempos turísticos, cheguei super atrasada à minha visita (mais de uma hora de atraso). na verdade, eu não tinha mais a menor esperança de entrar. fui lá só pra tentar remarcar pra outro dia, e já sabendo de antemão que eles só fazem reserva online. Mas quem não arrisca não petisca, né? fui super bem recebida, e como meu nome constava na lista de visitantes daquele dia, deixaram que eu fizesse a visita sem maiores problemas, mesmo estando completamente fora da hora marcada.

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

Também fiz a reserva pela Internet. Na verdade reservei o restaurante que tem na cúpula e fiz a visita. Achei bem legal mas não indispensável.

Frank (Dois Mapas)

O Bundestag é um desses lugares em que a visita pode ser muito melhor aproveitada se vc gastar 15 minutos lendo sobre o lugar antes de visitar.

Michele
MichelePermalinkResponder

Quando fui já tinha esse esquema da reserva, foi muito fácil. Um dos lugares mais organizados que já visitei e ainda por cima de graça. Ah, o audio guide, também gratuito, tem ótimas informaçaoes e, inclusive em portugues.
http://planejandoaviagem.wordpress.com/category/europa/alemanha/berlim/

Eli Moreira
Eli MoreiraPermalinkResponder

Como observou a Michele, o audio guide é muito completo, com informações não apenas sobre o Bundestag, mas sobre vários outros prédios e monumentos que podem ser vistos a partir de cada ponto da passarela. Como se não bastasse, tem em português.

Outra coisa digna de nota é a segurança na entrada, com padrão de aeroporto, um pouco mais rígida do que nos outros locais do mesmo tipo que já visitei. Mas como todas as restrições estão bem claras no site, não tem erro.

Abraços,
E.

ERIKA
ERIKAPermalinkResponder

Quando fui, em setembro de 2011, pesquisei, entrei no site, mas achava as informações desencontradas, em alguns sites de viagem e blogs falavam que era necessário, em outros não. Seguindo as dicas que encontrei na internet fiz a reserva no restaurante de lá, acho q gastamos uns 35 euros o casal. O café tinha muita coisa e o serviço foi bom. Na entrada vc apresenta o e-mail de confirmação da reserva do restaurante recebe um crachá com o nome do restaurante, passa pelos procedimentos de segurança e já vai pegar os elevadores!
Acho q nao levei 10 min pra entrar!!!!

Silvânia
SilvâniaPermalinkResponder

Em 17/06/2012, reservei café da manha no restaurante Kafer no parlamento,conforme dica aqui vNv, foi ótimo. Mas acredito que nao tem formado filas com o sistema de agendamento. Nao precisa mais utilizar o "corta filas", entrando pelo restaurante, mas que é charmoso tomar café ao lado da cúpula, isso é.

Thiago Augusto

Uma opcao pra quem so quer ir na cupula e reservar uma mesa no cafe. Foi assim
Comigo em novembro de 2011 e a reserva foi feita com poucas horas de antevedencia, num domingo a tarde.

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Acho que não estou dando sorte mesmo.... tem mais de 15 dias que fiz a reserva e até agora nada! Enviei um email e eles não me responderam. Acho que essa visita vai ficar para a próxima viagem... sad

Viviane
VivianePermalinkResponder

Sugiro incluir o link pra esse post na página guia de Berlim. Lembrava de ter lido alguma coisa sobre o tema, mas não consegui achar. Precisei do google para isso. rsrs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviane! Todas as nossas páginas-índice estão desatualizadinhas. A gente vai fazer um esforço-tarefa em breve para atualizar tudo. De todo modo, obrigada pela atenção!

Fabio de Rezende

Alguém conseguiu fazer essa reserva nos últimos dias. Eu coloco os caracteres para confirmar e sempre dá erro. Tentei uns 15 dias atrás e não consegui, imaginei que era um erro do sistema, tentei de novo hoje e o erro continua o mesmo.

juliana oba
juliana obaPermalinkResponder

Estou tentando há dias e quando clico em online registration dá erro... será que não vou conseguir conhecer a cúpula? viajo no fim do mês.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Outro leitor relatou estar enfrentando problemas. O melhor a fazer é entrar em contato com o atendimento.

juliana oba
juliana obaPermalinkResponder

Obrigada Ricardo!

Ontem à noite mandei e-mail para eles dizendo estar com problemas e me responderam hoje com esse link:

https://visite.bundestag.de/BAPWeb/pages/createBookingRequest.jsf?lang=en

Abri no Iphone e deu certo! No final era o mesmo link do site, tentei abrir no PC e deu o mesmo erro, não sei porque. Acabei fazendo tudo pelo Iphone, recebi e-mail confirmando e pedindo para completar com os dados dos visitantes e o link novamente não funcionou no PC. no Iphone deu certo e já agendei!

Boa sorte!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Ótima dica! Obrigada!

Cris
CrisPermalinkResponder

Oi, pessoal!

Estava lendo os comentários sobre como fazer a reserva para a visita à cúpula do Reichstag e pelos cometários, entendi que demora um tempo (dias ou semanas) até enviarem a confirmação da reserva.

Mas ocorre que não faz nem 40 minutos que eu fiz a solicitação de reserva e já recebi três e-mails deles: um pedindo para completar o formulário com os nomes dos visitantes (o que eu fiz imediatamente), um segundo informando que a reserva foi recebida e finalmente um terceiro e-mail dizendo que a reserva com a data e o horario escolhidos está confirmada. Será que é tão rápido assim, ainda mais considerando que pelo horário atual, deve ser sábado de madrugada agora em Berlim?

Alguém que tenha feito essa reserva mais recentemente também recebeu quase de imediato a confirmação?

Abs,

Cris

A.L.
A.L.PermalinkResponder

Isso é normal, Chris, a cartinha que chega é padronizada, o sistema é automatizado, embora dê a aparência de não sê-lo.

Jorge Carvalho

Cris,

Eu fiz a reserva pela Internet e, também, foi rápido. Talvez não tão rápido assim. Mas foi rápido. Coisa de uma hora ou uma hora e meia. Deu tudo certo. Imprimi as reservas e no horário me apresentei.

Igualmente a você, fiz as reservas aqui no horário noturno.

É um ótimo passeio. Você vai gostar. Tem muita hitória.

Ats.

Jorge Carvalho

Visi
VisiPermalinkResponder

Olá, fui agora mes de junho 2013. Fiz a reserva, recebi email de confirmação, cheguei cedo ao local. Tudo certo...NÃO !!
Os funcionários nos disseram que não iria ter a visita porque acontecia uma votação e estavam atrasados. Meu marido fala fluentemente o alemão e pediu para falar com algum superior. O carinha veio e tentou explicar, rolou um bate boca e ele entrou novamente. Voltou depois de uns minutos e nos colocou para dentro. Ou seja, o pessoal que não falava alemão não entrou.
Achei muuuuita falta de respeito e organização.
Lá dentro o que vimos foi uma escola que visitava o lugar!!??

Carol Prazias
Carol PraziasPermalinkResponder

Olá Bóia,

Estou tentando fazer a reserva no Reichstag para final de setembro e não aparece nenhuma opção. Será que ainda vão liberar? Imagino que liberem o acesso por períodos, certo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carol! Os horários ainda não devem estar disponíveis no sistema. Só não haverá visitas entre 14 e 18 de outubro, para manutenção.

Antonio Barbosa

Parabéns pelo blog.
Quanto à marcação da visita ao Reichstag, segui todos os passos, escolhendo a semana de 16 a 22/09/13. Quando abriu, já estava pré-marcada a data de 18/09 às 12:00, não se permitindo escolher mais datas como o próprio site sugere (mais alternativas). E a mensagem: "no dates selected". Em nenhum momento se pede meu nome; mesmo se a reserva tiver sido feita (do que tenho dúvida), como me identificar que estou no grupo das 12:00 do dia 18/09? Aonde me dirigir? À entrada principal do prédio?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! Tente entrar em contato antes, através do site.

STEVIE
STEVIEPermalinkResponder

Galera, seguinte:
Fiz a reserva conforme as instruções obtidas no blog. Muito fácil, recebi o e-mail de confirmação e link para preencher os dados dos visitantes. Por fim, depois de apenas 15min, recebi o voucher da equipe de aprovação.
Super simples e rápido, sem stress.
Detalhe: marquei para um período d+2 dias, super em cima da hora.

Suzi Catao
Suzi CataoPermalinkResponder

Estarei em Berlim final de setembro - início de outubro, gostaria de saber se a visitação à cúpula ainda é como no ultimo post de 2012.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Suzi! Sim.