Cúpula do Bundestag: sem filas, mas com reserva obrigatória

Reichstag, Berlim

Recebemos outro dia o comentário frustrado de um leitor que foi até a sede do Parlamento alemão em Berlim e não conseguiu fazer a visita à famosa cúpula de vidro do Reichstag. O Fred esperava enfrentar filas longas e muita espera, conforme tinha lido aqui no VnV. Ao contrário, não encontrou fila nenhuma – justamente porque era necessário reservar o passeio com antecedência. Desculpa, Fred — o sistema mudou e a gente não tinha registrado.

A boa notícia é que a reserva é muito simples de ser feita online e a entrada permanece gratuita.

Você entra no site do Deutscher Bundestag, passa o mouse na aba Visit the Bundestag e seleciona a opção Online Registration.

Selecione a visita simples e marque um horário. O sistema permite reservas com antecedência de até dois meses. O primeiro horário de visita é 8 da manhã e o último, 10 da noite.

Preencha então o cadastro com seus dados pessoais e aguarde o e-mail de confirmação.

A Patricia de Camargo do Turomaquia tem um passo a passo, tela a tela, aqui.

Desculpe o passeio perdido, Fred! E obrigada por avisar!

Leia mais:

57 comentários

Comentário só pra registrar o que aconteceu comigo:

por conta de vários contratempos turísticos, cheguei super atrasada à minha visita (mais de uma hora de atraso). na verdade, eu não tinha mais a menor esperança de entrar. fui lá só pra tentar remarcar pra outro dia, e já sabendo de antemão que eles só fazem reserva online. Mas quem não arrisca não petisca, né? fui super bem recebida, e como meu nome constava na lista de visitantes daquele dia, deixaram que eu fizesse a visita sem maiores problemas, mesmo estando completamente fora da hora marcada.

Fiz a visita – não à cúpula apenas, mas a todo Reichstag – e achei incrível. Vale mais a pena do que visitar só a cúpula (para quem tem um pouquinho mais de tempo. Na época, a visita a todo prédio demorou menos do que o tempo de espera na fila para visitar só a cúpula. Outros tempos (ainda existia fila). Essa visita também dependia de reserva online e de passaporte original em mãos no dia da visita. Para mais detalhes, leia o meu relato em https://ocachambinaoeaqui.wordpress.com/2011/03/07/reichstag/

Abraços a todos!

Na primeira vez que visitei o Bundestag, fui como bolsista convidado do DAAD entramos por uma entrada secundária e além da cúpula visitamos o plenário e outras áreas geralmente fechadas ao público.. Depois disso, voltei a cidade outras vezes e a dica para escapar da fila até então era ir bem cedo, ou no último horário de preferencia evitando Sextas, Sábados e Domingos.. Mas na última ida a cidade mesmo indo cedinho já tinha super fila.
Estava mais do que na hora de organizar essa fila de um jeito bem organizado..
Já tinha visto o post da Patricia e da próxima vez não vai ter erro..

Eu sou super a favor desse sistema de reserva de passeios em monumentos. Por dois motivos: elimina a fila e controla o fluxo. Eu visitei o Bundestag recentemente nesse esquema já de reserva, foi tudo muito simples e fácil. Eu tinha visitado o lugar antes, com o esquema de fila.

REalmente eles não respondem na hora. No meu caso, responderam em 3 ou 4 dias com o voucher de entrada!

Gostaria MUITO que esse sistema fosse adotado em caráter exclusivo em outros locais “grátis” mas cheios de fila.

Valeu pela indicação do Turo 🙂
Tenho uma cliente que fez a reserva, e eles demoraram bastante para responder, uns 10 dias, mas ao final mandaram o voucher. E o legal é não ter que enfrentar fila. Eu visitei antes da reserva e fiquei 2 horas e meia na chuva e no frio 🙁 para entrar!

Mas o Viaje na Viagem é praticamente um serviço de utilidade pública! Vou conhecer Berlim em outubro e não estava ciente da necessidade de reserva. A chance de voltar frustrada como o Fred era grande, obrigada por compartilhar!

Abraço!

Riq/Boia, posso dar uma ideia?

Por que não criar um post-referência que condense todas as informações de “atrações europeias de peso que podem ser reservadas pela Internet”?

Tipo assim, para ser uma bóia 😀 para quem vai viajar por vários países (maioria dos trips imagino) da Europa e pode encontrar um post em “tudo sobre reserva de museus e monumentos na Europa”.

Se demorar para mandarem o email de confirmação com o voucher, é bom mandar um email para lá… Fiz minha reserva e duas semanas depois não tinha chegado… Mandei um email para lá e no dia seguinte me responderam com o voucher – acho que tinham esquecido de enviar.
E tem que ficar atento – o email de confirmação que mandam logo depois da reserva não vale, ele só confirma que você fez o pedido. O que vale é o voucher que chega depois.

Fui e conferi ! Maravilhoso, totalmente organizado e visitação perfeita ! Recomendo muitíssimo !

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito