Como reservar Roma Pass

Roma Pass e os outros fura-filas de Roma

Os passes fura-fila são seus melhores amigos numa viagem à Europa. Em Roma, ainda mais — a cidade torra ao sol de verão e é gélida no inverno. Perder duas horas do seu dia na fila do Coliseu ou do Vaticano, além de acabar com o seu humor, pode fazer mal à saúde.

Roma roteiro 3 dias - fila Vaticano

Existem três jeitos de furar fila em Roma:

Todas as três modalidades têm suas vantagens. Compare e monte sua estratégia.

O Roma Pass é um passe que combina atrações com transporte.

O Roma Pass tem duas versões:

  • Roma Pass 72 horas: custa 38,50 euros e dá direito a 72 horas de transporte público ilimitado, duas atrações gratuitas e 20% de desconto a partir da terceira atração visitada
  • Roma Pass 48 horas: custa 28 euros e dá direito a 48 horas de transporte público ilimitado, uma atração gratuita e 20% de desconto a partir da segunda atração visitada

    Roma Pass

    Roma roteiro 3 dias: Roma Pass

    Ou seja: o Roma Pass fura a fila da primeira atração que você visitar (no passe de 48 horas) ou das duas primeiras atrações que você visitar (no passe de 72 horas). Nas outras atrações você vai precisar passar na bilheteria para comprar ingresso com o desconto a que tem direito.

    O tempo de duração do passe é corrido, contado a partir do primeiro uso — tanto faz se esse primeiro uso for no transporte público ou numa atração.

    Crianças e adolescentes até 17 anos não precisam de Roma Pass, porque têm entrada gratuita nos museus federais. Além disso, crianças até 10 anos não pagam no transporte público.

    Que atrações estão cobertas pelo Roma Pass?

    O Roma Pass vale em praticamente todas as atrações de Roma, com duas importantíssimas exceções: o Vaticano e, desde recentemente, a Galleria Borghese. A lista completa está aqui.

    (Atenção: no Coliseu o Roma Pass dá direito apenas à visita convencional. Não inclui acesso aos subterrâneos ou as visitas noturnas do Coliseu.)

    Como usar o Roma Pass

    A melhor estratégia para usar o Roma Pass é usar a gratuidade na atração mais procurada (o Coliseu/Fórum Romano, que contam como uma única atração), para evitar a descomunal fila da bilheteria.

    No passe de 48 horas, eu costumava recomendar usar a segunda gratuidade na Galleria Borghese. Mas como o museu saiu do passe, escolha a seu critério.

    Como reservar o horário para o Coliseu

    Em 2019 o Roma Pass perdeu muitas vantagens. A maior das vantagens perdidas é que não dá mais para aparecer sem reserva no Coliseu. Agora o portador do Roma Pass precisa reservar horário para visitar o Coliseu. A reserva custa 2 euros extras).

    Use o site da Coopculture, neste link. Não é preciso já ter comprado o Roma Pass para fazer sua reserva de horário. Você só vai precisar do Roma Pass físico no momento de entrar no Coliseu.

    Roma Pass como reservar Coliseu

    Role até o pé da página, onde está “Colosseo Ingresso Roma Pass”. Clique em “Details”.

    Como comprar ingresso Coliseu com o Roma Pass

    Vai carregar uma página com o “Colosseo Ingresso Roma Pass” no alto.

    Roma Pass como comprar ingresso Coliseu

    Clique em “Buy now!”. O quadradinho vai ficar preto e vai enviar você para o pé da página, onde você seleciona a data de visita.

    Coliseu como reservar com Roma Pass

    Na página seguinte você seleciona um horário disponível.

    Coliseu como comprar ingresso com Roma Pass

    Ao selecionar um horário, vão aparecer as opções. Você pode comprar somente a reserva para entrada (última opção) ou pode aproveitar para comprar o próprio Roma Pass neste momento — tanto o de 48 quanto o de 72 horas.

    Pegadinha: o Roma Pass comprado no site da Coopculture precisa ser retirado no Palazzo Merulana, Via Merulana 121, perto do Coliseu, aberto de 8h30 a 21h de 4ª a 2ª (fecha 3ª).É melhor comprar o Roma Pass no site do Roma Pass! (ou mesmo diretamente nos pontos de venda), porque há opção maior de pontos de retirada.

    Não é mais possível imprimir a reserva de ingresso em casa. A CoopCulture vai enviar o recibo da reserva por email. Você leva esse recibo junto com você e apresenta na entrada do Coliseu, no horário marcado, junto com o seu Roma Pass. Então você passará na bilheteria interna, dedicada a compras pela internet (e com fila reduzida), para trocar seu recibo por um ingresso fisico. Caso você tenha comprado “ingressos gratuitos” para crianças ou adolescentes até 17 anos, também é lá que vai fazer a sua troca.

    Não existe uma ordem pré-determinada para a visita ao Coliseu, Fórum e Monte Palatino para portadores do Roma Pass. Mas desde 1º de novembro de 2019 as visitas aos três sítios vão precisar ser feitas no mesmo dia.

    Como usar o Roma Pass no transporte público

    No transporte público é preciso encostar o Roma Pass no leitor magnético do totem de validação (dentro do ônibus ou na plataforma do metrô). Faça isso todas as vezes em que usar o transporte público. Crianças até 10 anos não pagam transporte. Para os adolescentes de 11 a 17 anos será preciso comprar passagem avulsa (1,50 euros) ou passe (7 euros para 24 horas corridas, 12,50 euros para 48 horas corridas ou 18 euros para 72 horas corridas).

    O Roma Pass é para você…

    … que quer praticidade

    Além de resolver a entrada no Coliseu sem fila, o Roma Pass dispensa a compra de passagens de ônibus e metrô nos tabacchi (lojinhas de conveniência à italiana) ou máquinas (disponíveis apenas no metrô).

    Na ponta do lápis, o Roma Pass vale mais a pena para quem se hospedar em regiões que requeiram o uso de transporte público, como o entorno do Termini e o bairro de Monti.

    Roma Pass NÃO é para você…

    …que vai usar pouco transporte público

    Caso você se hospede no Centro Histórico ou no Trastevere, deve usar pouco transporte público. Nesse caso, o Roma Pass acaba não se pagando — vai valer mais a pena comprar ingressos avulsos.

    Onde comprar o Roma Pass

    Online – Ao comprar seu Roma Pass online, você reserva o seu cartão, evitando o risco de não haver cartão disponível no posto de venda (é raro, mas acontece). Você vai precisar marcar uma data e um Infopoint para retirada (veja abaixo).

    Num Infopoint – Infopoints são postos de informação turística oficiais de Roma. Entre os Infopoints que você encontrará no seu caminho estão os do aeroporto Fiumicino (terminal 3, das 8h às 20h45), aeroporto Ciampino (chegadas internacionais, das 8h30 às 18h), estação Termini (plataforma 24, das 8h às 18h45) e Piazza delle Cinque Lune (perto da piazza Navona, das 9h30 às 19h).

      Ingressos com hora marcada

      Roma roteiro 3 dias: ingresso Vaticano

      Caso você goste de caminhar e estiver hospedado num bairro onde não seja muito necessário pegar trasporte público (como o Centro Histórico e o Trastevere), o Roma Pass acaba não se pagando.

      Além do quê, mesmo se você comprar o Roma Pass, vai precisar de um fura-fila para o Vaticano.

      Se você só tem tempo ou disposição para visitar as atrações-chave de Roma — o Coliseu + Fórum Romano e o Vaticano, talvez também a Galleria Borghese — veja como comprar ingresso com hora marcada para essas atrações.

      Ingresso com hora marcada no Coliseu: Coopculture

      A CoopCulture vende ingressos para o Coliseu com hora marcada pelo preço da bilheteria (16 euros par 1 dia, 18 euros para 2 dias, + 2 euros de taxa de conveniência). É preciso comprar o CoopCulture online com antecedência, porque os ingressos são limitados por horário. Você pode imprimir o ingresso ou levar o comprovante no celular.

      Para entrar no Coliseu, procure a fila ‘Prenotazioni con orario‘ e esteja ali 5 minutos antes da hora marcada.

      O ingresso também vale para o Fórum Romano, que pode ser visitado no mesmo dia ou, caso você tenha comprado o ticket de 2 dias, no dia seguinte. A visita ao Fórum, porém, não tem horário marcado. Para pegar menos fila no Fórum, inicie sua visita pela entrada do Monte Palatino, que torna a visita menos cansativa (você vai só descer). Neste caso, marque sua entrada para o Coliseu entre duas e três horas depois do horário em que você pretende chegar ao Fórum.

      Visitantes até 17 anos não pagam para visitar museus federais italianos (como o Coliseu e o Fórum). Seu acompanhante menor de idade entra com você no horário comprado e você “compra” o ingresso “grátis” dele na bilheteria, por 2 euros.

      A CoopCulture também vende ingressos incluindo a visita aos subterrâneos e arena do Coliseu), tanto sem guia (20 euros, + 2 euros de taxa de conveniência) e com guia (27 euros + 2 euros de taxa de conveniência) e também para os subterrâneos e belvedere (nível 3), com guia (33 euros). Há tours guiados em inglês, espanhol, italiano e francês.

      Atenção: a venda deste tour pela Coopculture está suspensa até segunda ordem. É possível fazer o passeio por agências, como o nosso parceiro Musement.

      Leia o relato do Andre L. sobre a visita guiada ao subterrâneo e belvedere do Coliseu.

      Ingresso com hora marcada para o Vaticano

      O Roma Pass não vale no Vaticano. Por isso, as únicas maneiras de furar as duas horas de fila do Vaticano é comprando um ingresso com hora marcada ou, caso já tenha esgotado, um tour guiado.

      Comprando com antecedência, é fácil encontrar ingresso com hora marcada no site da Get Your Guide, pelo mesmo preço cobrado pela bilheteria do Vaticano (o site oficial de venda não está em operação). Crianças até 6 anos não pagam, basta que estejam acompanhando adultos com ingresso comprado.

      O ingresso do Vaticano, porém, não dá direito ao atalho para sair da Capela Sistina direto para a Basilica de São Pedro. Para usar esse atalho, você precisa comprar um tour em grupo com uma agência credenciada (veja aqui).

      Ingresso com hora marcada para a Galleria Borghese

      A Galleria Borghese também requer reserva de horário. Você marca o horário online, no momento da compra do ingresso. O ticket online para a Galleria Borgheses custa 15 euros — que é o preço do ingresso na bilheteria (13 euros) mais a taxa de reserva de horário (2 euros). Visitantes até 17 anos de qualquer nacionalidade pagam apenas a taxa de reserva de horário (2 euros). Não é possível visitar a Galleria Borghese sem reservar horário.

      No dia da visita, chegue meia hora antes do horário marcado. É preciso passar na bilheteria (que fica no subsolo) para mostrar o voucher (impresso ou no celular) e pegar o ingresso físico.

      Tours guiados

      Roma roteiro 3 dias: Vaticano

      Em Roma, agências credenciadas têm direito a furar fila no Coliseu, no Vaticano e em outras atrações.

      Tours guiados podem ser última chance de furar fila para quem não conseguiu comprar os ingressos com hora marcada enquanto estavam disponíveis. (Existem inclusive ingressos em grupo sem tour incluído- – mais caros que o preço da bilheteria, porém bem mais em conta do que o preço do tour guiado.)

      No Vaticano, os tours guiados em grupo são a única maneira de pegar o atalho da Capela Sistina para a Basílica de São Pedro — evitando ficar até duas horas na fila na Praça São Pedro.

      Veja alguns dos tours fura-fila oferecidos pelos nossos parceiros:

      Tours fura-fila ao Vaticano

      Tours fura-fila ao Coliseu

      Tours fura-fila à Galleria Borghese

      Receba a Newsletter do VNV

      Serviço gratuito

        778 comentários

        Como ficarão as visitas à Basílica de S.Pedro,Capela Sistina e Museus do Vaticano até 31 de março?

          Olá, Paula! Se a bilheteria online do Museu do Vaticano não estiver funcionando, leve dinheiro vivo.

          A visita à Basílica de São Pedro é gratuita.

        Boa tarde! Estaremos em Roma no início de abril 2013, e vou comprar o Roma Pass. Pelo que li, mesmo assim, terei que reservar visita na Galleria Borghese. Isso pode ser feito em cima da hora, quando eu já estiver em Roma, do hotel, ou tenho que fazer com bastante antecedência, e ligar daqui do Brasil (por esses dias)? E caso tiver que escolher entre a Galleria e os Museus Capitolinos, qual deles vc indica? Obrigada!

          Olá, Alda! Ligue na véspera para a Galleria e dará certo. Tente visitar os dois.

        Estarei indo a Roma em março de 2013 , e vou com meu esposo, filha e meu filho que tem 16 anos , preciso comprar o Roma pass pra ele ?, pq em Paris todos o museus ele entrou free, porque lá , até 18 anos todos os museus são de graça , mesmo não sendo parte da comunidade européia. Minha dúvida e aí compro ou não ?

        Olá, gostaria de perguntar, se existe possibilidade de ir de metro do aeroporto até à estação de termini. É que já li em outros sitios que tem que ser por comboio, as vi um mapa do metro e aparece lá linha de metro do aeroporto para termini (estação central). Obrigado e parabéns pelo excelente site.

          Olá, Vitor!

          Para além do trem Leonardo da Vinci Express só há ônibus da Terravision.

          Um trem metropolitano liga as estações Tibutina e Ostiense ao Fiumicino em 45 minutos.

        gente, gostaria de saber se o Rroma Pass & Piu ainda está valendo, porque vou ficar 4 dias em roma e estou planejando ir à Pompéia e Nápoles além de ilha de Capri. No meu roteiro em um dia conheço essses três últimos lugares e queria tirar um dia para ir ao Vaticano. Se ele estiver funcionando, facilita nas despesas de transporte público de roma para todos esses lugares. Caso não funcione, tem alguma dica de como eu posso encaixar tudo isso com a menor despesa? Se alguém tiver idéias ou experiências próprias pode mandar pro meu e-mail [email protected], Obrigada.

        Oi,
        Como viajei fora de temporada (nov/12) não tinha tantas filas. A estratégia é uma ótima mas devem atentar para 2 detalhes: i) Galeria Borghese precisa mesmo de reservar pelo telefone. Entrei numa lanhouse fiz a ligação (50 centavos) e consegui reserva para o mesmo dia (não sei como fica isso em outra época do ano).
        ii) Ter transporte incluído é uma boa mas se corre o risco de ficar andando de metro e perder grande chance de andar pela cidade e ver muito mais do que os lugares turísticos.
        Existe uma forma de furar fila do Coliseu sem Roma Pass: Todos começam a visita pelo Coliseu e depois segue o Palatino/Fórum. A opção seria comprar o ingresso pelo Fórum Romano (há várias entradas, verificar qual é a principal) e deixar o Coliseu para o final.
        Achei o passeio para Catacumbas imperdível (8 euros, inclui visita guiada) só que programem bem a visita: fecha no horário do almoço (12 às 14) e não abre 4a F. Como cheguei logo às 12:00 tive que esperar num único restaurante da região (22 euros/ menu turistico). São 3 catacumbas, a maior é S. Calixto, fica fora da cidade. Vai até o metro S. Giovanni e depois pega um bus (218?)no ponto final. Na volta achei que o ônibus demorou um pouco…
        Outra coisa: na saída da estação S Giovanni há um mercado (camelodromo + brechó) que funciona até 14 horas. Aliás há vários mercados desse tipo que funcionam no esquema de férias, aqui no RJ

        Pessoal, amei as dicas, estão me ajudando muito.
        Uma dúvida: noite http://www.rome-museum.com tem ingressos com visita guiada ao Colosseum por EUR 27,50, alegando que algumas áreas só podem ser acessadas se o visitante estiver acompanhado de guia.
        Como nunca estive em Roma, fiquei um pouco confusa…vale a pena? O Roma Pass não comporta visita guiada, certo? Grazie!

          Oi Vanessa,
          Regressei de Roma em 24/11. No Coliseu ví placas que indicava que alguns lugares só poderiam ser visitados com guia (andares mais altos).
          Existe a opção de guia gravada (5,5 euros) só que pedem um documento original como caução. Como só andava com cópias precisei deixar meu cartão de crédito (dá um pouco de medo, mas arrisquei). Correu tudo bem

        Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

        Assine a newsletter
        e imprima o conteúdo

        Serviço gratuito