Belém + Marajó na carona da Maria das Graças e da Luciana

Belém

A Loanda estava planejando uma ida à ilha do Marajó, e não conseguia encontrar online informações além do básico. Na falta de relatos em blogs de viagem, abrimos um post participativo para saber dicas de quem já foi. Recebemos um guia generoso da Luciana Pordeus, que mora em Belém e já foi por duas vezes ao Marajó. Por coincidência, dois dias antes a Maria das Graças — que já era nossa ídala por causa de seu método de viajar sem malas despachadas — havia deixado um depoimento comovido sobre capital do Pará, com ótimas indicações de passeios. Vai por elas:

Ver-o-Peso

Belém

Texto | Maria das Graças

Passei uma semana em Belém no final de junho. Viagem memorável!

Que viagem rica em conhecimento, agradável pelo contato com o amável povo paraense e gastronomicamente ímpar, por conta da riqueza e variedade de ingredientes valorizados ao extremo pelo povo.

O povo paraense tem orgulho do seu estado e da sua cidade. Tem bandeira do Pará por todos os lados e em conversas com locais pude constatar esse sentimento. O povo de Belém tem uma vocação nata para receber visitantes, tem orgulho da sua terra, da gastronomia e do artesanato. Tudo é festa naquela terra.

O Pará é um lugar para muitas viagens e, aí, quantas mais virão vai depender do interesse de cada um. Como tenho muitos, acho que vou morrer indo ao Pará. E ainda não conheço Manaus e outras capitais da região norte.

Os motoristas de taxis são únicos no mundo que conheço. Nunca vi nada igual. E aí vem a história do orgulho de ser do lugar. Comovente!

Deixei de ir a muitos lugares. Mas nos que fui eis os que considero imperdíveis:

Mangal das Garças

Um parque pequeno com atrações como o borboletário; a torre, com uma bela vista; e um restaurante (Manjar das Garças), estilo bufê, com uma comida excelente para o estilo. O Pato ao Tucupi foi o melhor que comi. A torta de açaí (deliciosa) e o doce de cupuaçu com creme de leite (também delicioso).

São José do Liberto

Antiga prisão transformada em Museu de Gemas do Pará. Pólo joalheiro com oficinas, centro cultural e, em uma parte, venda de lindíssimas peças do artesanato regional, tanto em cerâmica como em fibras, e jóias com belo design. Fantástico!

Feira de Domingo da Praça da República

É lá que toda a Belém se encontra. Artesanato regional de ótima qualidade, comida e festa, muita festa.

Passeio de uma hora e meia

No final da tarde, pela orla de Belém. Pega-se o barco nas Docas. Beleza pura!

Teatro da Paz

Lindíssimo e, o que é melhor, em plena atividade, com apresentações diárias (o que garante a manutenção). Tem visita guiada de hora em hora.

Estação das Docas

Espaço de convergência da população, especialmente na Amazon Beer. Lugar animado, ótimo para uma cervejinha no final da tarde vendo o pôr do sol. Comi isca de pescada amarela preparada à perfeição.

Forte do Presépio, Belém

Forte do Presépio

Lugar agradável, com um pequeno museu muito bem montado, que nos conta em poucas palavras e, através de objetos expostos, a história da fundação da cidade.

Comer castanhas-do-pará frescas

Descascadas na hora, leitosas e suculentas. Vê-las ainda dentro do ouriço. O ouriço é usado para fazer artesanato, instrumentos musicais. Tem vendedores de castanhas nas esquinas. Um deles, na Praça da República, esquina de Avenida Presidente Vargas com Rua Oswaldo Cruz. Outro na Avenida Serzedelo Corrêa com Gentil Bittencourt, em Batista Campos.

Gostaria de ter tomado o Tacacá da Dona Maria na Avenida de Nazaré, mas não tive fome. A barraca é na calçada, todos os dias das 17h às 20h. É ponto de encontro dos locais. O chá da tarde. Estive lá duas vezes, conversei, mas é muito para quem almoçou bem.

Ao mercado Ver-o-Peso fui às 8 horas da manhã. Comecei pelo mercado de peixe que ocupa a metade do prédio. A outra metade está em reforma. Peixes fresquíssimos. A maioria, enorme. Uma maravilha! Do lado de fora, funciona o Ver-o-Peso propriamente dito. Conheci e tirei da minha lista.

Às segundas-feiras a maioria das atrações está fechada, incluindo a maioria dos restaurantes.

Belém

Ilha de Marajó

Texto | Luciana Pordeus

Estou agora morando em Belém e estive no Marajó duas vezes – uma em junho e a segunda em julho.

Cidade e praias

A melhor cidade é Soure, onde estão as praias mais legais: Barra Velha, Pesqueiro e Araruna.

Na praia de Barra Velha, fique na barraca do Jorge – tudo limpo, peixe fresco que ele pesca diariamente, cerveja gelada, música numa altura que não atrapalha. Nas demais barracas a altura é demais e a música deixa de ser um coadjuvante. Vai por mim!

Em Pesqueiro, fique na barraca vermelha. O rapaz se chama Ericsson. Tem uns tira-gostos muito saborosos, cerveja gelada e um redário pra se espreguiçar.

Araruna não tem barraca, então leve água, cerva, enfim…

Aliás, carregue a água com você o tempo inteiro, o calor é grande e a sede é maior ainda!

Onde comer

Em Soure é onde tem os melhores restaurantes: Delícias da Nalva (tudo em porções imensas; 4ª rua, 1051, telefone 91 8229-9678) e o Paraíso Verde (tem de experimentar o turu! Travessa 17 com 10ª, telefone 91 3741-1581 e 91 8101-5565).

Experimente o filé de búfalo, filés de peixe (filhote, dourada, pescada amarela ou branca) fritos e sempre acompanhados de farofa e vinagrete, a caldeirada de filhote, o frango ou pato ao tucupi. O queijo e a manteiga de de búfala são excelentes. A batata frita caseira dos dois restaurantes são ótimas. Manja aquela batata frita da casa da mãe, batata em palitos cortada na faca pela empregada de vida toda? Pois é!

O turu… inesquecível! É um molusco que vive nas árvores caídas nos mangues. Ele solta um caldo azul lindo! Dizem que é o viagra natural do Pará…

Para beber, prefira os sucos com as frutas regionais – bacuri, graviola, cupuaçu, taperebá, e peça sem açúcar. Aqui no Pará eles gostam de tudo docinho – muito doce para o meu paladar. Com estas frutas eles fazem também caipiroscas. Delícia!

Dinheiro

Leve dinheiro vivo porque quase ninguém aceita cheque, tampouco cartão. Existe uma agência do Banco do Brasil em Soure e do Banpará. Tem um caixa 24 horas em Salvaterra, mas quase sempre está sem reserva ou sem conexão.

Passeios

Um passeio imperdível é na Fazenda Bom Jesus – telefones 91 3741-1243 e 91 9616-6999. (Mande um beijo meu para a Dra. Eva e para Brinquedo e Rambo!) Pense num pedaço de céu na terra – é a fazenda com seus alagadiços, pássaros em abundância, um rebanho de búfalos lindo, cavalos marajoaras, tartarugas, jacarés, capivaras, macacos e a companhia sensacional da proprietária, Dra. Eva, que faz um trabalho colossal de resgate e recuperação da fauna local – ela reservou uma área imensa (acho que 300 hectares) para soltura dos animais.

Em Soure você pode visitar o Curtume, tem o mercado de frutas, legumes, peixes. É interesante.

Em Salvaterra é um bom passeio ir até as ruínas dos jesuítas e às praias de Joanes (distrito de Salvaterra).

Tem o Museu do Marajó em Cachoeira de Acari – distante mais ou menos 60km de Salvaterra, que vale o passeio. Apenas o museu, lá não tem praia.

Na estrada para Joanes tem uma parada obrigatória que é o Igarapé do Ceará – um banho refrescante numa lagoa de água translúcida. Claro que, dependendo da data do passeio, o igarapé vai estar seco, portanto conte com a sorte.

Onde ficar

A primeira vez me hospedei na Pousada dos Guarás (em Salvaterra) e adorei.  Todos os dias a gente tinha que pegar a balsa e atravessar para Soure. A balsa sai de hora em hora, ou então atravessava de voadora – uns barquinhos que ficam no porto e vão e voltam o tempo inteiro. Esta travessia dura 10 minutos, se tanto.

Nesta primeira vez fomos sem carro e contei com o Sydnei (91) 9142-0157 para fazer os trajetos conosco. Entre em contato com ele antes de ir, fale os dias que você vai estar e diga os passeios que quer fazer. Gaste um dia em cada praia ao menos.

Na segunda vez fomos de carro e alugamos uma casa. Ah, que maravilha! Eu não vou colocar o telefone da proprietária aqui neste post, mas se alguém se interessar me avise que mando por email, ok? A casa é simples, mas é uma delícia – o quintal é a praia… na areia… maravilha.

Em Soure tem ainda um hotel que visitei e gostei muito, o Casarão da Amazônia, no centro da cidade. Para ir para a praia vá de mototáxi.

Transporte

Na balsa que nos leva até a ilha existem dois níveis – regional (sem ar) e VIP, com ar-condicionado e poltronas mais confortáveis. Vai por mim: vá de VIP sem dó nem piedade (nem é caro – R$20,00).

Tudo lá é na base do mototáxi, uma graça. Tem carro de praça também, mas o charme é mototáxi! (Putz! Carro de praça é antigo demais…)

Búfalos

Os búfalos são gigantes gentis – enormes, pesados, malemolentes. Existem 4 raças e todas lindas! São calmos e mansos, e o unico jeito deles atacarem é chifrando, portanto, cuidado com os chifres. Eles não dão coices e não têm dentes. São ruminantes, e se vocês tiverem a boa sorte de poder dar de comer a eles, deixem a mão ir junto com as folhas. É legal demais sentir a boca dos animais!

Outras dicas

No mais, recomendo levar apenas roupas para calor – muito calor. Repelente, dinheiro em espécie, havaianas e ponto!

Não chegue imaginando que existe estrutura para turista como em outros balneários – não tem. É tudo rústico, simples, caseiro, carinhoso. Eu voltei encantada e apenas de me recordar para escrever já quero voltar!

Ah! Uma recomendação importante – ao entrar nas piscinas que se formam na vazante da maré, entre com cautela, arrastando os pés. Pode ter arraia. Acreditem, eu fui ferrada por uma e, definitivamente, não foi bom… Ah, não foi mesmo!

Luciana e Maria das Graças: adoramos as dicas!

Leia mais:

98 comentários

caros,
estou indo passar uma semana no Pará, mais especificamente indo para Belém, e já tinha planejado tudo usando o miniguia daqui. No entanto, fuçando na net,fiquei curioso sobre Salinas/Salinópolis e tb Algodoal. Apesar de aparecer aqui e ali na net, não há muita informação. Tb não achei nada dando o search aqui.Quem se habilita a me dar dicas sobre estes locais ( para comer. dormie, passear,etc..)? Vale a pena? É seguro ? Tem estrutura e é recomendável para família com crianças ?
Nota: Há um tempo atrás correu pela internet umas fotos de uma porrada de carro sendo levados pela maré, agua até no teto…pelo que andei vendo, nesta praia os carros entram e estacionam quase na beira do mar, seria o tal lugar do ocorrido ? ( curiosidade apenas)
Boia, acho q aqui esta pergunta fica escondida..tem como colocar no Perguntódromo ? Agradeço demais…

    Caro Marcio, provavelmente já viestes à terrinha, mas tentarei responder suas questões.
    Salinas (salinópolis na verdade) tem uma boa estrutura e fica a uns 220 km de Belém via terrestre e infelizmente na praia mais badalada do municipio, Chamada Atalaia, os carros entram e estacionam na areia tendo que redobrar a atenção com as crianças, e qdo a maré sobe pode inundar os carros q ficam mto próximos e não tem tempo de sair ou são esquecidos pelos donos. Recomendo deixar fora da areia. Mas salinas tb tem outras lindas praias onde não entram carros.
    Sobre Algodoal é uma ilha oceanica lindissima, mas q ainda tem uma estrutura rústica e pouca iluminação (há uma certa resistencia qto a se modernizar…). A viagem é em barquinhos e pode jogar um pouco. Não tem carros então td é a pé mesmo ou de carroça. O maior público é de jovens.

    Boa viagem.

    Marcio, eu passei meu Reveillon de 2010 na Ilha de Algodoal e foi maravilhoso!! É uma viagem de aproximadamente 3h saindo de Belém até Marudá, depois vc pega um barquinho para chegar até a ilha, mais ou menos 40 minutos. Fui de carro com uns amigos, mas existem vans saindo da rodoviária de tempo em tempo. Se vc for de carro como eu, fique tranquilo pois lá tem vários estacionamentos que guardam o carro para vc com preço bacana(na minha época pagamos R$20, pelos 4 dias). Com relação a hospedagem, fiquei na Pousada Chalés do Atlântico, indicada pelo Riq no “100 praias que valem a viagem”, é a melhor que tem lá, mas não quer dizer que sejam dos padrões que estamos acostumados, tudo muito simples. Lá a atmosfera é bem hippie, rústica, faz-se tudo a pé, ou então vc pega uma carona com as carrocinhas de jegue. Recomendo a Praia da Princesa, coisa lindíssima de se ver!!! E o mais legal é que todos os dias tinha uma fina chuva a tarde, mas nós nem saíamos da água, porque era quentinha e sabíamos que logo a chuva passaria, não durava nem 10 minutos! Lá tem vários bares animados a beira da praia que ficam até de madrugada. Passávamos os dias na praia, bebendo água de coco e comendo peixe frito. A noite dançávamos reggae coladinho, e o divertido carimbó. Maniçova, sernambi, turu tacacá e os podrões eram nossos melhores amigos para lanchar a noite, mas tem uma pizzaria lá também, caso queira algo mais sofisticado!! Enfim, Algodoal é um lugar onde tempo passa devagar. Um encontro consigo mesmo!!!

Fui a Belém rapidamente em 2009. Ao lado do Forte tem um Predio antigo chamado Casa das 7 (?) Janelas, onde hoje funciona uma casa noturna/barzinho. O lugar eh lindo a noite, todo iluminado, tem bons petiscos, boa música ( cada dia tem um estilo), acho uma opção bem legal. Os fundos tem vista para o rio. Durante o dia gostei muito de fazer um passeio de barco com direito a descer nas ilhas e fazer uma rápida caminhada no meio da mata. Ah, o restaurante no parque Mangal das Garças eh ótimo, ou pelo menos era em 2009. Vale a pena porque tem muitos pratos típicos da região e tudo eh gostoso.

Para mim uma grande alegria ver o meu relato transformado em post e com isso poder compartilhar o que vi e vivi em Belém. Espero incentivar pelo menos um leitor a conhecer aquela terra tão acolhedora e rica.

Fomos à Belém num fim de semana de maio, e foi pouco! Não imaginava que a atividade cultural e a vida noturna fossem tão intensas… Muitas coisas pra fazer! A comida, deliciosa, o povo muito simpático. Adoramos! A única dificuldade foi encontrar um bom site com informações concentradas e atualizadas sobre a agenda cultural/noturna. Vamos voltar com certeza, queremos conhecer Marajó, Alter do Chão…

Oi pessoal, é uma honra prá mim que esse post tenha sido criado pelas minhas necessidades. A participação de todos foi muito importante. Parabéns aos paraenses por essa paixão pela sua terra. Estou louca prá conhecer! Obrigada Maria da Graça e Luciana por nos proporcionar tão ricas informações e ao pessoal do VnV por compartilhá-las conosco. Um abraço a todos

Fui pra ilha do Marajó em milnovecentosebatatinha, adorei. Acho que está bem na hora de voltar. Excelente post, meninas!

Também adorei Belém, pretendo voltar, já que lá estive por apenas dois dias.

Lembro-me do restaurante Lá em Casa, onde comi um maravilhoso peixe filhote no creme de castanha do Pará (com direito a prato da Boa Lembrança). A Estação das Docas é o Puerto Madero tupiniquim, muito bacana.

Assim como as duas amigas dos comentários acima, fiquei muito feliz com as informações passadas aos leitores sobre a minha cidade. Quem tiver oportunidade de nos visitar, não hesite em fazê-lo pois não se arrependerá.
Parabéns pelo post! Excelente!

Que legal este post. Moro no RJ, mas minha família é toda de Belém. Acho a cidade uma das mais legais do nosso país, justamente pelo que foi colocado pela Maria das Graças, é um local de cultura riquíssima e uma gastronomia sem igual. Achei o poste super completo, englobando os principais pontos turísticos. Quem puder ir na época do Círio, segundo domingo de Outubro, vai presenciar uma das maiores festas religiosas do nosso país. A cidade fica toda mobilizada, tem procissão de moto, fluvial, é lindo!
Quanto a Marajó, fiz um passeio de dois dias. Fui de barco saindo da estação das Docas. Achei bem decepcionante. Não gostei mesmo. Também fiquei na Pousada dos Guarás, não gostei da estrutura e da comida. Mas é claro que tudo isso é uma questão de gosto mesmo. Quero agora conhecer Alter do chão, espero que consiga na minha próxima ida.

É com imensa alegria que vejo minha morena Belém aqui! Tomara que apartir deste post tão bem explicado, mais e mais pessoas se animem em vir conhecer minha cidade. Belém é realmente uma cidade que encanta e surpreende aos que aqui chegam pela primeira vez. Um povo caloroso e acolhedor, uma terra com história e belezas naturais, com muito pra ver, ouvir, sentir e cheirar! Minhas boas vindas aos que aqui chegarem!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito