Esteve agora em Buenos Aires? Quanto valia o dólar nas lojas?

Peso argentino

A Argentina vive um momento conturbado em matéria cambial. O governo argentino está restringindo a compra de dólar-papel para cidadãos argentinos que não tenham viagens internacionais marcadas. Como o argentino comum está acostumado a fazer sua poupança em dólar — e todas as transações imobiliárias são feitas em verdinhas –, a medida causou a volta do câmbio paralelo.

Semana passada, o dólar paralelo (ou “blue”, como chamam por lá) chegou a 7 pesos. Agora esfriou um pouquinho e está a 6,50 pesos.

Como termo de comparação: nas casas de câmbio o dólar está cotado hoje a 4,60 pesos.

Não aconselho ninguém a usar o mercado paralelo; num país em que as notas falsas são abundantes, a possibilidade de ser enganado é enorme.

No entanto, acredito que o comércio, que sempre praticou uma cotação interessante para quem pagasse em dólar, deve estar oferecendo cotações intermediárias tentadoras.

Por isso, pergunto: você esteve em Buenos Aires nas últimas semanas? Que cotação as lojas e restaurantes ofereciam para quem pagasse em dólar?

Gracias por la información!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


83 comentários para “Esteve agora em Buenos Aires? Quanto valia o dólar nas lojas?”

  1. Pessoal,estou chegando dia 30/12/12.

    Estou levando dólares e Reais. Mais tenho uma duvida quanto hospedagem! Estou com duas reservas mais nao sei com qual ficar! 1 opção – Microcentro Hotel victory 2 opção Recoleta – hostel milonga bad e brackfast

    Qual vcs indicam para quem vai passar 8 dias,quero um local acessível tranquilo com boa diversão! A noite Nao pretendo fazer os mesmo pontos turísticos repetitivos de todos os turistas..pq so de ver as fotos de todos ja conheço tudo. Pois todos vão aos mesmos locais e tiram as mesmas fotos.

    Obg

    1. Olá, Pedro! Nós não recomendamos ficar no Centro em Buenos Aires:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/03/buenos-aires-10-razoes-para-nao-se-hospedar-no-centro/

      A Recoleta é um bairro charmoso e ótima pedida para uma primeira visita a Buenos Aires. Se você quer ficar perto do agito, Palermo é outra opção:
      http://www.viajenaviagem.com/2009/10/onde-ficar-em-buenos-aires-intro/

      Leia também:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/primeira-viagem-um-fim-de-semana-em-buenos-aires/

  2. Gente, no feriado de Sp dia 25 a gente viu que os doleiros dentro do buquebus compravam dolar a 7,50 dos brasileiros e gringos e vendiam a 8 para os argentinos. Vendi os 300 que tinha para um casal argentino a 7,50.

    Aí em Buenos Aires vimos que alguns restaurantes de puerto madero, p.ex brasas argentinas aceitava dolar a 7,50

    No hotel o cambio era 4,90, mas ao perguntar aonde podia cambiar o rapaz ligou para um cara que veio com um maço de notas de 100pesos da Evita. Ainda estava com a fita do lanacion. Eu e minha amiga trocamos juntas 1000 dólares e ele tirou 20 cédulas do maço e entregou 80 pra gente. Deu pra pagar o hotel e ainda sobrou pra comer bem.

    Pagar com cartão mesmo vtm é roubada pq vai pelo oficial

    Aquela dica de sacar em caixa eletrônico da conta do banco também é ruim porque além dos 16 pesos de tarifa, a conersão é pelo oficial na verdade 5 centavos abaixo.

    Real estão aceitando nos restaurantes e algumas lojas, entre 2,50 e 3 pesos por real

    Compensa mesmo trazer dólar papel e não vtm que converte pelo oficial

    Esqueçam cartão de credito e real. O povo argentino quer mesmo é dolar. Que loucura gente. Todo mundo te pergunta se quer cambiar dolar qdo. Percebe que somos brasileiras

    1. Ana Claudia, Estou indo para Buenos Aires no carnaval e vou levar dólar. Você me indicaria um local para fazer a troca por peso por um valor bom e com segurança? Obrigado!

      1. Olá, Flavio! Não temos como indicar troca no câmbio negro. Recomendamos usar no comércio quando a cotação for boa.

  3. Nas lojas grandes, nas lojas de couro da Murilo e nos outlet, o dolar é aceito mas a 4,50, abaixo do oficial. Nas lojinhas da once, o Brás de lá nem aceitam dolar só pesos.

    Na recoleta, aceitam dolar, mas bem perto do oficial. Só no centro na região da calle florida tem lojas que aceitam dolar entre 6 e 7,50. Em alguns restaurantes do centro real de 2,50 a 3 e dolar de 6 a 7,50.

    O pior lugar para pagar em dolar portanto é Palermo e recoleta e o melhor é centro e puerto madero

    Taxista fazcâmbios de dolar a 5 pesos, hahaha. e real é 2 pesos. Uma roubada

  4. Cheguei ontem, dia 5/2/2013, de Buenos Aires. Consegui até 7,25 pesos por dólar em algumas lojas (incluindo lojas chiques da Nike). Outras lojas fazem a troca no câmbio oficial (1 dólar = 4,90 pesos) e, por isso, sao desvantajosas para quem paga em dólar. A dica é levar bastante dólares e pagar tudo o que for possível com essa moeda. O bom é que eles dão troco em pesos, na cotação favorável. É muito melhor do que trocar dólares nas casas de câmbio.

    1. Galera, to indo pra B.A agora no Carnaval.
      Pelo que eu vi e pesquisei, o dólar só vale a pena se você trocar com cambista. Mas, e aí? Será que vale apena arriscar?
      No cambio oficial, o real vale até mais que o dólar.
      E no mercado negro, a cada 100 reais, você consegue 300 pesos até. E em dólar, 382 pesos.

      1. Olá, Samia! Não temos como recomendar agentes de câmbio negro. As chances de receber notas falsas são grandes. Faça pagamentos em dólar em lojas e restaurantes quando for vantajoso.

  5. Olá Bóia, boa tarde, pretendo ir para Argentina e Chile final de junho/13
    Sobre o dinheiro, devo trocar e levar daqui do Brasil ou trocar cada um na entrada do
    seu País…O dólar resolve nos dois países ?
    No caso do chile, onde ou qual banco tenho mais vantagens ?

    Obrigado…Edson…