Inhotim: qual foi a sua estratégia de visita?

Inhotim

“O melhor passeio que você ainda não fez” foi como o Riq se referiu ao Inhotim em um distante setembro de 2010. De lá pra cá, recebemos muitos comentários de leitores que não esperaram mais para conhecer o instituto cultural que é um espanto de beleza e organização.

Inhotim

Já estive duas vezes no Inhotim e ainda não consegui esgotar o parque. Mas, ao fim da segunda visita, concluí: esgotar por quê? Estou plenamente convencida de que é uma viagem para repetir a cada par de anos, pelo menos. Não gostaria de dar Inhotim por visto tão cedo.

 

Nas duas viagens que fiz, dividi o passeio com uma breve passagem de fim de semana por Belo Horizonte. Fui com o ônibus executivo da Saritur, que sai da rodoviária de BH e chega em Brumadinho em uma hora e meia. Voltei no mesmo dia.

Inhotim

O esquema funciona bem, mas o ônibus só chega em Inhotim pelo menos uma hora depois da abertura, e sai meia hora antes de seu fechamento. Essa horinha e meia acaba fazendo falta, no fim das contas.

Como planejo voltar outras vezes, eu e Saritur estamos em paz.

Para uma visita mais completa, digamos, o melhor a fazer é seguir a dica do Comandante: visitar o parque durante a semana, pernoitando nos arredores.

Inhotim

Agora queremos saber de você: qual estratégia usou para visitar Inhotim? Descolou uma pousada em Brumadinho? Alugou um carro? Foi de ônibus? Faria diferente em uma próxima vez?

Aos comentários!

Leia também:

Inhotim: o melhor passeio que você ainda não fez por Ricardo Freire

Sílvia Oliveira: Inhotim, tintim por tintim por Ricardo Freire

Um feriado em Inhotim, Ouro Preto e Tiradentes com o Gabe Britto por Ricardo Freire

Siga o Viaje na Viagem no Twitter – @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter – @riqfreire

Visite o VnV no Facebook – Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email – VnV por email

71 comentários

Cheguei em Confins por volta de 21h30 de uma sexta-feira. Aluguei um carro e fui até o Ibis Betim, que fica no meio do caminho entre o aeroporto e Inhotim.

No dia seguinte, sábado, levantei cedo e segui para lá. Deu mais ou menos 1h de viagem porque o trânsito na estrada estava pesado.

No fim da tarde, segui para outros destinos, mas poderia muito bem ter voltado para o Ibis e continuado a visita no dia seguinte. É o que recomendo para quem quer conhecer melhor o parque. Dá para passar o domingo lá e seguir direto para o aeroporto no fim do dia.

Fácil, rápido e barato.

Em dezembro de 2010, fui de carro de SP para BH porque na volta passaria por algumas cidades históricas. Saí de BH numa sexta-feira cedo, passei o dia em Inhotim (o restaurante é ótimo mesmo) e voltei à tardinha (não recomendo fazer isso numa sexta: peguei o rush da estrada em Contagem/Betim, mais de uma hora de lentidão).

Assim como a Eleonora, achei fundamental ter comprado a pulseirinha que dá direito ao transporte interno – pra quem só tem um dia no parque, isso economiza muito tempo nos deslocamentos.

Passei um feriadão em BH esse ano e aluguei carro para ir para lá! Acabei só passando um dia inteiro lá, na próxima passo dois com certeza.

Mas não me hospedaria em Brumadinho, não – a estrada de BH até lá é tranquila e é muito rapidinho.

Eu fui ao Inhotim em 2008, quando ele ainda não era tão grande ou famoso como é hoje. Saímos de BH de carro não muito cedo e passamos a tarde lá. Na época dava para curtir tudo em um dia. Hoje muita gente diz que já não dá tempo, mas acho que ir dois dias seguidos pode ser um pouco chato, pelo menos para mim. Concordo com o Alexandre e acho que o melhor é ficar em BH e ir de carro. Não há obrigação de ver tudo correndo. O Inhotim é um delicioso passeio ao ar livre e a gente vai esbarrando nas obras pelo caminho. 😉

Alugamos carro > de BH a Ouro Preto e de lá a Inhotim.

Fomos escoltados pelos queridos Rodrigo @aquelapassagem e DaniS/Marco que nos guiaram pelos seus lugares preferidos.

Creio que para visitar toda a área são necessários dois dias inteiros .
Se dispor de apenas um dia, vale planejar antes, e saber a localização das instalações preferidas que deseja conheçer.

O Inhotim é mesmo incrível! Fui lá ano passado (2011) e amei! Quero voltar para conhecer melhor ainda.
Quando fui, fiquei em BH. Acordei num sábado bem cedo em BH, pegamos o carro e fomos para o Inhotim. Ficamos lá o dia todo, visitando as galerias, até às 18:30h. Almoçamos inclusive por lá, no restaurante maravilhoso que tem lá dentro. Vale muito a pena!
Inclusive acho que vale a pena ir em mais de um dia..O Inhotim é TAO grande, tem TANTA coisa, que em um dia apenas não dá para conhecer tão bem.

Por tudo que li, sabia que seria excelente. Ocorre que superou as minhas expectativas. Maravilhoso o passeio.
Sai do Rio de Janeiro, de carro, achei longe!
Tirei esse dia apenas para viagem de ida.
Reservei duas noites na Pousada D. Carmita. Recomendo.
Assim,visitei Inhotim em 1 dia e meio, utilizando o ingresso que dá direito a transporte no carrinho (essencial).
Dali segui para Tiradentes!
Obrigada por todas da dicas!

Vou dar o meu pitaco como morador de BH que já foi 4 vezes ao Inhotim. Acho que a melhor opção é se hospedar em BH e alugar um carro. Inhotim fica a apenas 60 km do centro, a estrada é boa e bem sinalizada (seguindo o mapa e instruções disponibilizadas no site do instituto não tem erro). Assim une-se o útil ao agradável: visita o Inhotim durante o dia e curte a agitada noite belo-horizontina.

Acho impossível ver todas as obras e instalações em um único dia. Dois dias já são suficientes para quem não deseja entrar em uma maratona cultural de resultado duvidoso. Caso só disponha de um dia, é melhor definir um roteiro de visitação baseado nas obras que deseja ver e deixar para conhecer o restante em outra oportunidade.

É uma boa opção para quem vem de avião, já chegar no aeroporto e alugar um carro. Com GPS não é dificil de chegar lá, pela BR 381 é bem sinalizado e é só ficar atento às placas. Assim se fica mais livre para chegar e sair no horário que bem entender. E a locação de uma diária + gasolina, dependendo do número de pessoas, ficará mais barato que o taxi + saritur pra todo mundo. Mas uma coisa é certo. Inhotim merece várias visitas!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito