orlando a miami de carro

De Orlando a Miami de carro

Muita gente combina Orlando e Miami na mesma viagem — e aproveita as boas tarifas semanais de carros na Flórida para ficar o tempo todo motorizado. Fiz o trajeto rodoviário pela primeira vez agorinha. E deixo aqui minhas reflexões para quem está planejando uma viagem de Orlando a Miami de carro.

Qual é a distância? Quanto tempo leva?

De OrlandoMiami de carro são 380 km, que você faz entre três horas e meia e quatro horas, dependendo do trânsito na saída/entrada das cidades.

Miami-Orlando pela Turnpike
Orlando-Miami pela I-95

A rota mais comum é pela estrada Florida Turnpike, que desce em diagonal pelo interior até chegar à costa em West Palm Beach. Mas é possível também ir pela I-95, ao longo da costa (mas sem vista para o mar). Os tempos se equivalem. Como eu tinha ido almoçar em Winter Park, no norte de Orlando, o GPS acabou me mandando pela costa, e gastei as mesmas três horas e meia do pessoal que vai pela Turnpike.

Orlando: o que fazer - Magic Kingdom

O que ver indo de Orlando a Miami de carro

Pelo interior não há nada.

Indo pela costa você pode programar uma parada no Kennedy Space Center em Cabo Canaveral.

Uma hora antes de Miami começam a aparecer uns balneários chiques, como West Palm Beach e Boca Ratón — mas nada que valha tanto a pena o desvio.

Você pode até sair da auto-estrada para rodar na costeira, mas sua viagem ficará bem mais lenta sem uma contrapartida panorâmica. Neste trecho da costa não há nada impressionante como a estrada suspensa de ilhota em ilhota que leva a Key West. Tampouco você encontrará paisagens como Big Sur, estradas como a 17 Mile Drive ou cidadezinhas como Carmel, que justificam a viagem pela costa da Califórnia.

Acho mais proveitoso encarar o trecho como simplesmente utilitário; quanto mais cedo você chegar no destino, melhor aproveitará.

De Orlando a Miami de carro 1

O que não vale a pena?

Vou a Orlando, mas meu vôo é só até Miami. Vale a pena pegar o carro ao chegar?

Um monte de gente faz isso na boa. No meu caderninho, porém, encarar quatro horas de estrada depois de uma noite de vôo internacional na econômica é exigir demais do corpo e da mente. Eu dormiria a primeira noite em Miami.

Compare com a seguinte situação: Rio de Janeiro e São Paulo também estão a 380 km de distância. Você voaria dos Estados Unidos até o Rio e então pegaria um carro para dirigir direto até São Paulo?

Compre a passagem para onde você quer ir. Se só vou a Orlando, compraria ida e volta a Orlando, mesmo que para isso fizesse conexão (em Miami, no Panamá, em Dallas, Charlotte). Acho que fazer uma conexão é menos cansativo do que uma estrada depois do vôo.

Se vou a Orlando e Miami, compraria passagem com ida para uma cidade e volta desde a outra. Alugaria o carro numa cidade com devolução na segunda.

Alugando o carro: o que não pode faltar

Não saia da locadora sem o Sun Pass, um chip de pedágio que é obrigatório para uso das auto-estradas — e, quando você estiver em Miami, de quebra ainda permite que você use via expressas.

Um GPS também é indispensável. Alugar um não vale a pena: o que você gasta em aluguel dá para comprar um. O ideal é já sair do Brasil com o seu GPS próprio, devidamente carregado com um mapa atualizado dos Estados Unidos.

Caso você queira arriscar comprar ao chegar, a Best Buy mais próxima do aeroporto de Orlando é a do Florida Mall (veja o mapa aqui).

Em Miami você pode escolher entre a Best Buy próxima ao Dolphin Mall (veja mapa aqui) ou, se estiver indo a South Beach, a da rua 5 (veja mapa aqui).

Mercedinho da Sixt

Alguns carros top já vêm com GPS de fábrica, incorporado ao painel. Assim era o caso do jipinho Mercedes que a Sixt, locadora que apoiou minha viagem à Flórida, me colocou à disposição. Veja minha cara de tristeza com o upgrade 🙂

Sixt Orlando

A Sixt é alemã (por isso o Mercedinho…) e tem uma vibe mais moderna do que as locadoras americanas. Todos os carros já são alugados com o Sun Pass. Em Orlando a agência fica fora do aeroporto, mas o transporte é superfrequente e a pequena viagem é compensada com mimos como uma máquina de Nespresso à disposição do cliente. (Em Miami a agência é no edifício-garagem anexo ao aeroporto, junto das outras locadoras.)

E você? Tem dicas de aluguel de carro na Flórida? Acha que eu pego pesado na dica de não chegar de avião e já encarar a estrada? A caixa de comentários é para isso mesmo!

Leia mais:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    793 comentários

    Fiz o caminho inverso pela Turnpike mês passado.
    Foram 3 horas e meia de viagem em um retão infinito que pode te fazer cochilar facilmente depois de chegar de uma viagem longa do Brasil para os EUA. Foi tranquilo para mim pois cheguei via Cancun (já estava perambulando por lá haviam 7 dias) em um voo curtinho de apenas uma hora e meia. Desembarquei em Fort Lauderdale por volta de 02PM.

    A única confusão foi pra sair do FLL e pegar a Turnpike. Haviam algumas obras que desviaram o trânsito, e apenas com o GPS do iphone acabei caindo em um setor residencial, mas loguinho, seguindo as placas de trânsito, cheguei novamente na Turnpike e segui para Orlando.

    Não comprei o passe. Paguei em todas as paradas. Se não me engano foram uns 18 dólares em pedágio na ida e mais 18 na volta. Passeio hiper tranquilo para quem vai com a família!

    Fiz só uma parada no meio do caminho nas áreas de alimentação que existem no decorrer da viagem e consegui chegar em Kissimme por volta de 7 da noite, ainda com luz do dia e forte calor.

    Alugar carro na flórida com o http://www.alugueldecarro.us , os preços são excelentes e incluem seguros, motorista adicional e em alguns casos gps. Todas as vezes que aluguei com eles peguei o carro na alamo, não sei qual acordo eles tem mas gostei bastante.

      Idem. O dono da empresa é brasileiro, muito profissional, super gente fina e resolve qualquer problema em Orlando. Recomendo tb.

      Atualizando: Fiz uma cotação online para jan/2013 e na Sixt ficou mais em conta. Obrigado Ricardo por mais ess dica. 🙂

    Assino embaixo das dicas do Ric.

    Fiz essa viagem em novembro 2011, mas a escolha de pegar o carro ainda em Miami e dirigir até Orlando se deveu ao fato do nosso voo da TAM chegar em Miami antes das 5 da manhã e o primeiro voo para Orlando partia depois das 09h00 posso estar enganada sobre os horários exatos, mas na época foi o motivo que nos fez preferir “ganhar” tempo dirigindo ao invés de longas horas no aeroporto.

    Nem preciso dizer foi super cansativo, mesmo tendo voado de executiva tive medo do meu marido cochilar porque a estrada é extremamente reta e a paisagem entediante, pra piorar pegamos várias tempestades fortíssimas durante o trajeto.

    Não faria de novo não!

      Completando: Não há dificuldadenenhuma em dirigir nos Estados Unidos, aluguei um Kia Sorrento (excelente escolha) com GPS na Budget e ficamos 7 dias com ele.

      O único problema foi o cansaço!

    Não há como negar, no Brasil, Ricardo Freire é a referência em assuntos turísticos. A dicas dele são importantíssimas e não viajo sem elas.

    Mas quando o assunto é viagens de carro, o Ricardo apresenta muitas restrições !

    Por exemplo, travessias na Cordilheira dos Andes, acho uma tarefa muito simples. Jamais a polícia da região vai deixar vc trafegar em uma pista que apresente grandes riscos. Temo muito mais viajar em estradas brasileiras, principalmente pelo interior do país, com caminhões e buracos incontáveis em algumas delas.

    Outro exemplo: muitas restrições sobre tours tipo bate-e-volta de pouco mais de uma centena de km.

    Dirigir em uma auto-estrada americana é a coisa mais simples que um motorista pode fazer e mesmo após um vôo longo, não vejo dificuldades.

    Bom, mas temos que respeitar as diferenças.

      Concordo contigo Luciano. Adoro dirigir (principalmente fora do Brasil) e não vejo problema nenhum em descer numa cidade que não seja meu destino final.

      Esse ano, peguei uma super promo pra Frankfurth e resolvi ir de carro até Lausanne (Suiça), onde um amigo mora. Aluguei o carro na Sixt (aliás um Audi A3), tive o prazer de dirigir a 200 km/h numa Autoban, conheci Heidelberg e Strasbourg e ainda fiquei com o carro para passear pela Suiça. Adorei!!!!

      Óbvio que é um pouco cansativo, mas para quem gosta é ótimo!!!

      E sobre locadoras, eu gostei da Sixt, mas a que eu mais confio é a Budget, apesar de não ser a mais barata. Já aluguei com eles umas 3 vezes e sempre foi ótimo. Já na Álamo, tentei outras 3 vezes e SEMPRE teve algum problema, ou seja, não tentarei de novo!!!

      Luciano e Thiago, existe um perfil de viajante que se sente melhor numa estrada, dirigindo, do que em qualquer outra posição. Estes naturalmente não levarão em conta as minhas considerações.

      Para o resto da humanidade, porém, carro tem sua hora e lugar. Minhas recomendações são técnicas: exigir de um corpo que não dormiu direito uma noite toda que enfrente 300 ou 400 km de estrada, por melhor que seja a estrada, é arriscado. O perrengue da conexão, seja em Miami, seja no Panamá, seja em outra cidade qualquer, é pequeno quando comparado à possibilidade de bater um sono no retão.

      Minha função é dar recomendações técnicas, e tecnicamente vou continuar recomendando não viajar de trem à noite, não trocar de hotel todo dia, não programar conexão desvinculada sem pernoite no dia anterior no lugar de partida do último vôo. Tem gente que faz e dá certo? Tá cheio. Mas eu não posso recomendar.

      Concordo plenamente. Dirigir 300-400 km depois de uma viagem puxada, mesmo se for um vôo direto e a estrada perfeita, é tecnicamente uma irresponsabilidade. Ainda que seja daqueles que dorme o vôo todo (que inveja), não deveria tentar. Se voar, não dirija.

      Oi Riq, embora eu seja uma dessas exeções que adora viajar de carro pelo “estrangeiro” admito que o risco que se corre em pegar uma estrada após um longo vôo é maior do que o prazer de dirigir!
      Embora até possa fazer isso um dia, também não recomendaria para ninguém!

    Fiz esse trajeto duas vezes em 2010, em ambas eu dormi em Miami a primeira e a última noite, já que o voo chegava e saía por lá.
    A estrada é ótima, só não dá pra chegar em menos de 3h30min por medo das multas, rsrs.
    O GPS é, de fato, fundamental. Já levei o meu daqui do Brasil mesmo, com os mapas atualizados.
    Só não achei indispensável o Sun Pass. Pensei que só servisse para passar nos pedágios sem pagar, pagando apenas ao devolver o carro (não sabia que era obrigatório!). Nas duas vezes andei sem ele e paguei normalmente os pedágios.
    Quanto ao aluguel do carro, já fiz pela Hertz e pela Budget, mas essa Sixt é realmente moderninha, hein? Quem sabe da próxima vez… 😀

      Márcio,

      Várias auto-estradas onde antes se pagava pedágio agora são “cahsless” e só podem ser pagas com SunPass!

    Olá Ricardo
    Adoro o seu blog. Parabéns!
    Tenho uma duvida e queria sua ajuda. Aluguei meu carro pela Sixt em Orlando mas vi que a loja Nao fica no aeroporto. Como faço? Onde pego esse transporte q vc mencionou? É fácil localizar?
    Obrigada,
    Fernanda

      Olá, Fernanda! Essa situação é bastante comum em aeroportos do mundo inteiro (inclusive aqui no Brasil). Saia do saguão de desembarque e na calçada do terminal, seja ele o 1 ou o 2, você verá lugares onde passam os microônibus e vans das locadoras. A vaga da Sixt está identificada com uma placa. Se já não houver uma van à espera, em 5 minutinhos aparecerá uma.

    Concordo que não vale a pena ir de carro MIA direto para ORL. Apesar da estrada ser maravilhosa, é muito cansativo a ida até ORL depois de uma viagem aérea. Ano passado aproveitamos para fazer algo parecido, mas bem mais tranquilo. Ficamos alguns dias em MIA com compras, passeios, restaurantes e um cruzeiro pelo Caribe que incluiu Key West que estava louca para conhecer e não queria fazer bate-volta (horror), tampouco ficar hospedada por lá. É uma cidade linda. Somente depois de bem descansados é que pegamos o carro novamente em MIA para ORL. A diferença nos valores das passagens de ida até MIA e o retorno por ORL foi mínimo e valeu muito a pena. Aliás, adorei a dica da nova locadora de automóvel. Sempre alugamos pela Dollar, mas ultimamente ela tem pecado muito com os brasileiros. Reservamos um tipo de carro e queriam empurrar um monte de coisa que era desnecessário e inclusive carro abaixo do que pagamos. Tivemos que ter algumas discussões por lá. Se depender de mim, nunca mais. Valeu Riq. beijos.

    Faz 2 semanas que voltei desta viagem… foram 3 dias em Miami, e fomos até Orlando de carro.
    Em 6 pessoas, alugamos pela Hertz uma Suburban, ótimo por sinal… pois coube tranquilamente as 6 pessoas (caberia até 8) e ainda todas as 10 malas e algumas mochilas.
    Retiramos o carro (graaaande carro) no aeroporto de Mami, no prédio em anexo onde se encontram todas as locadoras, e o transporte até este prédio, é um passeio à parte, que vamas em metro passando por cima do aeroporto… depois regressamos o car no aeroporto de Orlando, super rápido todo o procedimento, prático e sem burocracia.

    Fiz o caminho Miami – Orlando em maio de 2011. Peguei o voo de Brasília às 9h da manhã, chegamos às 15:40 em Miami, fila ridiculamente enorme na alfandega, pegamos a estrada já era 18:00. Peguei um temporal no meio da estrada, mas as condições do asfalto e do sistema de escoamento são perfeitas, sem riscos. Mas a estrada estava bem movimentada. Paramos pra comer e fomos sem pressa nenhuma. Achei a experiência ótima e faria de novo sem problema, ainda mais considerando que todos os carros lá são automáticos!! =D

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito