orlando a miami de carro

De Orlando a Miami de carro

Muita gente combina Orlando e Miami na mesma viagem — e aproveita as boas tarifas semanais de carros na Flórida para ficar o tempo todo motorizado. Fiz o trajeto rodoviário pela primeira vez agorinha. E deixo aqui minhas reflexões para quem está planejando uma viagem de Orlando a Miami de carro.

Qual é a distância? Quanto tempo leva?

De OrlandoMiami de carro são 380 km, que você faz entre três horas e meia e quatro horas, dependendo do trânsito na saída/entrada das cidades.

Miami-Orlando pela Turnpike
Orlando-Miami pela I-95

A rota mais comum é pela estrada Florida Turnpike, que desce em diagonal pelo interior até chegar à costa em West Palm Beach. Mas é possível também ir pela I-95, ao longo da costa (mas sem vista para o mar). Os tempos se equivalem. Como eu tinha ido almoçar em Winter Park, no norte de Orlando, o GPS acabou me mandando pela costa, e gastei as mesmas três horas e meia do pessoal que vai pela Turnpike.

Orlando: o que fazer - Magic Kingdom

O que ver indo de Orlando a Miami de carro

Pelo interior não há nada.

Indo pela costa você pode programar uma parada no Kennedy Space Center em Cabo Canaveral.

Uma hora antes de Miami começam a aparecer uns balneários chiques, como West Palm Beach e Boca Ratón — mas nada que valha tanto a pena o desvio.

Você pode até sair da auto-estrada para rodar na costeira, mas sua viagem ficará bem mais lenta sem uma contrapartida panorâmica. Neste trecho da costa não há nada impressionante como a estrada suspensa de ilhota em ilhota que leva a Key West. Tampouco você encontrará paisagens como Big Sur, estradas como a 17 Mile Drive ou cidadezinhas como Carmel, que justificam a viagem pela costa da Califórnia.

Acho mais proveitoso encarar o trecho como simplesmente utilitário; quanto mais cedo você chegar no destino, melhor aproveitará.

De Orlando a Miami de carro 1

O que não vale a pena?

Vou a Orlando, mas meu vôo é só até Miami. Vale a pena pegar o carro ao chegar?

Um monte de gente faz isso na boa. No meu caderninho, porém, encarar quatro horas de estrada depois de uma noite de vôo internacional na econômica é exigir demais do corpo e da mente. Eu dormiria a primeira noite em Miami.

Compare com a seguinte situação: Rio de Janeiro e São Paulo também estão a 380 km de distância. Você voaria dos Estados Unidos até o Rio e então pegaria um carro para dirigir direto até São Paulo?

Compre a passagem para onde você quer ir. Se só vou a Orlando, compraria ida e volta a Orlando, mesmo que para isso fizesse conexão (em Miami, no Panamá, em Dallas, Charlotte). Acho que fazer uma conexão é menos cansativo do que uma estrada depois do vôo.

Se vou a Orlando e Miami, compraria passagem com ida para uma cidade e volta desde a outra. Alugaria o carro numa cidade com devolução na segunda.

Alugando o carro: o que não pode faltar

Não saia da locadora sem o Sun Pass, um chip de pedágio que é obrigatório para uso das auto-estradas — e, quando você estiver em Miami, de quebra ainda permite que você use via expressas.

Um GPS também é indispensável. Alugar um não vale a pena: o que você gasta em aluguel dá para comprar um. O ideal é já sair do Brasil com o seu GPS próprio, devidamente carregado com um mapa atualizado dos Estados Unidos.

Caso você queira arriscar comprar ao chegar, a Best Buy mais próxima do aeroporto de Orlando é a do Florida Mall (veja o mapa aqui).

Em Miami você pode escolher entre a Best Buy próxima ao Dolphin Mall (veja mapa aqui) ou, se estiver indo a South Beach, a da rua 5 (veja mapa aqui).

Mercedinho da Sixt

Alguns carros top já vêm com GPS de fábrica, incorporado ao painel. Assim era o caso do jipinho Mercedes que a Sixt, locadora que apoiou minha viagem à Flórida, me colocou à disposição. Veja minha cara de tristeza com o upgrade 🙂

Sixt Orlando

A Sixt é alemã (por isso o Mercedinho…) e tem uma vibe mais moderna do que as locadoras americanas. Todos os carros já são alugados com o Sun Pass. Em Orlando a agência fica fora do aeroporto, mas o transporte é superfrequente e a pequena viagem é compensada com mimos como uma máquina de Nespresso à disposição do cliente. (Em Miami a agência é no edifício-garagem anexo ao aeroporto, junto das outras locadoras.)

E você? Tem dicas de aluguel de carro na Flórida? Acha que eu pego pesado na dica de não chegar de avião e já encarar a estrada? A caixa de comentários é para isso mesmo!

Leia mais:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    793 comentários

    Ja encarei esta viagem em 2009 e 2011. Realmente é bem cansativo quando se chega de uma noite mal dormida em um voo vindo do Brasil, mas deu para encarar numa boa. Não fui direto para Orlando, pois em ambas as viagens, o tempo seria mais longo e não ficamos só em Orlando. Acho que não é problema encarar a Turnpike. Apenas deve se ligar em não cochilar, pois aquilo é um tédio só. O jeito é fazer ao menos uma parada nas praças de serviço, para dar uma espraiada e comer e beber algo (não alcoólico, que fique bem claro!).

    Fizemos este percurso ida e volta em janeiro de 2009. Na época não tinhamos GPS e alugamos um carro pela Hertz com o aparelho. Ficamos em Orlando com o carro foi ótimo.
    Ficamos em Miami no Doral Resort na área do aeroporto tinha uma Hertz bem perto e devolvemos na volta lá também.
    Alugamos com o Sun Pass. Foi tudo sem problemas.

    Fui agora em março com + 9 amigos e pegamos 2 mini vans e 1 carro, chegamos em miami as 3 da tarde, ate pegar o carro e sair era quase 5 da tarde, nesse dia o tremzinho do aeroporto de Miami estava parado e tava uma zona, uma fila gigante p pegar os onibus que foram disponibilizados que resolvemos ir de taxi mesmo (baratinho). Nao recomendo ja chegar e ir p Orlando e olha que eu nao dirigi, so fui de carona na frente, tbem achei bem cansativo! Paramos p jantar e chegamos em Orlando quase 11 da noite (tinha saido de SP as 3:30 da madrugada!). Na volta, a pernada foi um pouco menor ja q fomos de Orlando a Tampa, dormimos la uma noite e depois seguimos p Miami. Nao faria de novo esse percurso de carro (so se eu pudesse dormir atras na minivan! kkk)

    Tenho uma dica do GPS para quem tem Iphone. Compre um aplicativo de GPS (eu uso Sygic, funciona bem no Brasil e funcionou perfeitamente na França – existem vários). Eles costumam custar em torno de 50 dólares, não exigem conexão com a internet (você pode desabilitar o 3g e eles funcionam perfeitamente) e funcionam igual a um GPS dedicado. A única diferença seria o tamanho da tela. Em junho, viajei para a França com um GPS Sygic, que me custou 24 dólares (mapa só da frança). Funcionou perfeitamente e custou um décimo do que custaria o aluguel do GPS por 10 dias. Para quem tem ipad com conexão 3g também é possível usar o aplicativo do GPS (eles não funcionam em ipad só wi fi). Com certeza o aplicativo sai mais barato do que comprar um aparelho de GPS.

      Excelente dica! Viajando fora da minha área, costumo comprar apps da TomTom, que dão conta do recado.

    Boa noite!

    Este post veio bem a calhar e quem sabe alguns dos viajantes podem me dar uma orientação.
    Estou indo para Orlando em Setembro e pretendo fazer um bate-volta no Sun Life Stadium, que fica mais ao norte de Miami, para um jogo da NFL.

    A pergunta é: existe alguma praia que vale a pena visitar nesse trecho do litoral, não tão ao Sul?

    Obrigado!

      Olá, Fábio! West Palm Beach e Boca Ratón são duas praias bacanas. Mas o melhor é pegar praia em Fort Lauderdale, mais perto de Miami.

    Ola Pessoal, todas as dicas são excelentes. Vou com 3 crianças em 17 de agosto, tenho muito medo de alugar um carro e der-repente acontecer algo, não falo inglês. Portanto penso em pegar taxi para os parques e compras.Alguém me da algumas dicas. Não contratei nenhum tipo de transfer ainda. Vou somente para Orlando 10 dias.

      Orlando sem carro não rola!! Deixa de medo e aluga um, é super prático!!!

      Rosângela,
      vai sem medo, alugua o carro que vai ser mais fácil, lá é muuuito facil dirigir, pois é tudo muuuuito bem sinalizado,de taxi tu vai gastar uma fortuna e por lá nem sempre é fácil achar um taxi, a empresa em que alugares o carro vai te dar todo apoio se for preciso, compra um livrinho de frases prontas e era isso!
      Boa viagem!!

    A Florida é um dos Estados Americanos mais bonitos. Quanquer diração que vc pegar a estrada, vai cutir muito a paisagem desta região. De Miami/Orlando/Miami de carro, é um pulo, já fiz esse trecho algumas vezes e recomendo!

    Fizemos em 2009. Chegamos bem cedo em MIA, pegamos o carro e a estrada. Fomos pela Turnpike e assim que avistamos uma rest area paramos para tomar café (e logo depois chegou um pessoal que também estava no nosso voo). Paramos em mais uma rest area antes de chegar a Orlando, e foi tranquilo.
    O problema foi na volta. Saímos de Orlando contando quatro horas de viagem mais duas de folga para o check in e ainda duas hora extras, mas pegamos um engarrafamento horrível perto de Fort Lauderdale. Não andava! Um sufoco, chegamos para o check in em cima da hora!

    Você esqueceu de mencionar que os carros deles vêm, normalmente, com o acendedor de cigarros desativado, impedindo que a gente carregue nossos smartphones… 🙁

      Tivemos sorte então, pois nunca tivemos problemas, sempre funcionou pra ligar o DVD portátil!

      Nunca peguei um carro com o acendedor desativado. E olha que já aluguei muitos.

      Vários carros mais modernos costumam vir com uma tomada 12V para carregar gadgets separada de acendedor de cigarros.

    Miami-Orlando de carro depende de cada um, mas é perfeitamente factível. Principalmente para quem vai encarar uma semana ou mais entre parques e outlets, se achar 380 km em entradas americanas complicado, mesmo depois de um voo na econômica, não vai dar conta da maratona que o aguarda.

      Hugo, acho que é simplesmente uma questão de gosto, preferência e limites corporais de cada um. Acho que a maratona de parques é bem mais branda que dirigir 380km após virar uma noite sem dormir. Cansaço mental é muito pior do que cansaço físico. Acho que o problema não é ser complicado, mas sim o nível de vigilância em manter a família em segurança na estrada, afinal o GPS não faz tudo. Aliás, aluguei carro na era pré-GPS, não achei complicado, achei chato. Preferia alguém dirigindo pra mim, pena que americano não tem transporte público que preste. Vou ano que vem, saio 9h da manhã de Fortaleza via MAO, chego 21h em Miami e NEM A PAU vou pegar um carro em seguida.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito