orlando a miami de carro

De Orlando a Miami de carro

Muita gente combina Orlando e Miami na mesma viagem — e aproveita as boas tarifas semanais de carros na Flórida para ficar o tempo todo motorizado. Fiz o trajeto rodoviário pela primeira vez agorinha. E deixo aqui minhas reflexões para quem está planejando uma viagem de Orlando a Miami de carro.

Qual é a distância? Quanto tempo leva?

De OrlandoMiami de carro são 380 km, que você faz entre três horas e meia e quatro horas, dependendo do trânsito na saída/entrada das cidades.

Miami-Orlando pela Turnpike
Orlando-Miami pela I-95

A rota mais comum é pela estrada Florida Turnpike, que desce em diagonal pelo interior até chegar à costa em West Palm Beach. Mas é possível também ir pela I-95, ao longo da costa (mas sem vista para o mar). Os tempos se equivalem. Como eu tinha ido almoçar em Winter Park, no norte de Orlando, o GPS acabou me mandando pela costa, e gastei as mesmas três horas e meia do pessoal que vai pela Turnpike.

Orlando: o que fazer - Magic Kingdom

O que ver indo de Orlando a Miami de carro

Pelo interior não há nada.

Indo pela costa você pode programar uma parada no Kennedy Space Center em Cabo Canaveral.

Uma hora antes de Miami começam a aparecer uns balneários chiques, como West Palm Beach e Boca Ratón — mas nada que valha tanto a pena o desvio.

Você pode até sair da auto-estrada para rodar na costeira, mas sua viagem ficará bem mais lenta sem uma contrapartida panorâmica. Neste trecho da costa não há nada impressionante como a estrada suspensa de ilhota em ilhota que leva a Key West. Tampouco você encontrará paisagens como Big Sur, estradas como a 17 Mile Drive ou cidadezinhas como Carmel, que justificam a viagem pela costa da Califórnia.

Acho mais proveitoso encarar o trecho como simplesmente utilitário; quanto mais cedo você chegar no destino, melhor aproveitará.

De Orlando a Miami de carro 1

O que não vale a pena?

Vou a Orlando, mas meu vôo é só até Miami. Vale a pena pegar o carro ao chegar?

Um monte de gente faz isso na boa. No meu caderninho, porém, encarar quatro horas de estrada depois de uma noite de vôo internacional na econômica é exigir demais do corpo e da mente. Eu dormiria a primeira noite em Miami.

Compare com a seguinte situação: Rio de Janeiro e São Paulo também estão a 380 km de distância. Você voaria dos Estados Unidos até o Rio e então pegaria um carro para dirigir direto até São Paulo?

Compre a passagem para onde você quer ir. Se só vou a Orlando, compraria ida e volta a Orlando, mesmo que para isso fizesse conexão (em Miami, no Panamá, em Dallas, Charlotte). Acho que fazer uma conexão é menos cansativo do que uma estrada depois do vôo.

Se vou a Orlando e Miami, compraria passagem com ida para uma cidade e volta desde a outra. Alugaria o carro numa cidade com devolução na segunda.

Alugando o carro: o que não pode faltar

Não saia da locadora sem o Sun Pass, um chip de pedágio que é obrigatório para uso das auto-estradas — e, quando você estiver em Miami, de quebra ainda permite que você use via expressas.

Um GPS também é indispensável. Alugar um não vale a pena: o que você gasta em aluguel dá para comprar um. O ideal é já sair do Brasil com o seu GPS próprio, devidamente carregado com um mapa atualizado dos Estados Unidos.

Caso você queira arriscar comprar ao chegar, a Best Buy mais próxima do aeroporto de Orlando é a do Florida Mall (veja o mapa aqui).

Em Miami você pode escolher entre a Best Buy próxima ao Dolphin Mall (veja mapa aqui) ou, se estiver indo a South Beach, a da rua 5 (veja mapa aqui).

Mercedinho da Sixt

Alguns carros top já vêm com GPS de fábrica, incorporado ao painel. Assim era o caso do jipinho Mercedes que a Sixt, locadora que apoiou minha viagem à Flórida, me colocou à disposição. Veja minha cara de tristeza com o upgrade 🙂

Sixt Orlando

A Sixt é alemã (por isso o Mercedinho…) e tem uma vibe mais moderna do que as locadoras americanas. Todos os carros já são alugados com o Sun Pass. Em Orlando a agência fica fora do aeroporto, mas o transporte é superfrequente e a pequena viagem é compensada com mimos como uma máquina de Nespresso à disposição do cliente. (Em Miami a agência é no edifício-garagem anexo ao aeroporto, junto das outras locadoras.)

E você? Tem dicas de aluguel de carro na Flórida? Acha que eu pego pesado na dica de não chegar de avião e já encarar a estrada? A caixa de comentários é para isso mesmo!

Leia mais:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    793 comentários

    Aliás, sou partidária do Riq no quesito viagens de carro: meu pai é fanático por viajar de carro para todo canto, alugou carro até na Rússia, mas eu acho que se perde muito viajando por muitas horas em auto estradas. Acho que 150km é o máximo que encaro para um bate-e-volta, senão fica chato e cansativo.

    Eu tenho uma experiência péssima sobre viagens de carro após vôos transatlânticos e nunca mais repito. Não foi nos EUA, mas fizemos SP-Madrid, alugamos um carro e saímos direito pra Toledo do aeroporto. Marido cochilou numa retona e só paramos no guardrail. Sorte que estávamos à esquerda da pista, porque caso contrário o choque teria sido contra um dos mega caminhões da estrada. Ninguém se machucou, mas a porta direita da Zafira novinha ficou muito amassada. Sorte que havíamos feito o super cover da Hertz, senão seria falência na viagem.
    Desse episódio tirei duas lições: nunca pegar carro para encarar estradas após voos longos e nunca deixar de fazer super cover ou equivalente.

    Fiz o trecho Orlando-Miami em maio de 2011 e realemente é como todos falam: estrada boa, com excelente infraestrutura de apoio. Pensei que ninguem mais iria mencionar as nuvens de insetos! Pelo visto, parece que, em maio, elas estão no auge! Foram centenas de insetos colidindo com o carro. Tantos que tinha que parar para lavar o parabrisa nos postos. Alguns carros, acho que de locais, tinham até um proteção extra para eles não entrarem no capo.
    Aluguei o carro na budget e peguei um chrysller 500. Carro enorme! Nunca dirigi um carro tão grande e tão confortável. Mosquei e não comprei o gps naquela viagem. Pra variar, o que paguei de aluguel dava pra ter comprado um!
    Por fim, numa coisa concordamos todos: Orlando sem carro é impraticável!

    Já fiz esse trecho duas vezes porque estava MUITO mais barato chegar e sair por Miami (da última vez economizei R$ 500,00/pessoa). Nas duas ocasiões fui para estrada logo que saí do avião, sem stress. É uma reta só, e tem várias “Plazas” no caminho com comida americana típica (KFC, Dunkin Donuts …), banheiro, lojinha básica. Acho o Sunpass é prático e a AVIS já libera todos os carros com ele. Na primeira vez, num mês de Maio, nos deparamos com nuvens de inseto na estrada. Se vidro e teto solar abertos eles invadem o carro. O mini cooper que aluguei ficou imundo …

    Pessoal !!!
    Miami/Orlando/Miami sem carro alugado é roça.
    Alugar carro nos EUA é mão na roda. Todavia, não vacile que a coisa pega!!!
    abç,
    zefreitas.

    Eu concordo com você, Ricardo! E também não curto muito trechos longos de avião e algumas horas de carro.

    Fizemos esse trecho Miami-Orlando-Miami em novembro passado. Chegamos em Miami por volta das 10h00 e pegamos um carro na Alamo (eu já tinha feito pré-reserva no Brasil, pelo site). O valor da locação estava imbatível, em relação às outras locadoras. Alugamos uma Dodge Caravan. Confortável, espaçosa pras crianças, pras pernas, etc. Pegamos o carro no aeroporto, naquela central de locação, paramos em um fast food, no caminho, para comermos e respirarmos o arzinho quente de Miami e depois seguimos para Orlando. Foi muito tranquilo, a estrada é ótima e, apesar de termos viajado a noite toda e a estrada dar um pouco de sono por ser muito reta, foi muito bom. Rodar nas estradas nos EUA é uma beleza. Ficamos 10 dias com o carro, fomos aos parques, Wal Mart, outlets,etc. Valeu. Com certeza, faria novamente. Abraços.

      Débora, vc foi em novembro de 2011…estava vazio por lá? E o tempo estava bom? Vou tb em novembro e queria saber. Obrigada. Bjs.

    Oi Pessoal,

    Diogenes, acima, informou que quanto viaja a Florida aluga carro através do site https://www.alugueldecarro.us . Alguém mais já alugou carro nesse site? È realmente confiável? Pesquisei e os preços por lá realmente estão mais em conta do que diretamente nos sites das locadoras.

    Obrigado.

      Bruno,
      não conheço esse site, mas utilizei o happytours.
      Com seguro completo, aquele de um milhão para terceiros, ficou bem mais barato que o básico nos sites das locadoras. Recebi um voucher da Alamo por email e foi tudo tranquilo em Miami e para devolver em Orlando.
      Precisei falar com eles por telefone para uma alteração e o atendimento é em português e muito rápido (a ligação é local em várias cidades do Brasil). Valeu muito a pena.

      Bruno, ja reservei 4 vezes pra mim e outras inumeras vezes indiquei colegas que reservaram apos a ”minha propaganda”. Fiquei sabendo desse site atraves de um dos links pregressos do VnV. Eles tem uns numeros de ligação local pra varias cidades brasileiras com atendimento em portugues. Eles vendem ingressos pra Disney tambem porem esses outros serviços nunca utilizei

      Olá, Bruno! Não recebemos comentários sobre esse site ainda. Procure no Google junto a palavras como “problem”, “problemas”, “complaint”, “reclamações” para encontrar comentários negativos que por acaso existam 😉

      Obrigado pessoal! Já solicitei uma cotação dele e estou aguardando.

      abraço

    Rick,

    Ir direto depois do voo é muito arriscado, a estrada é tão boa que dá um sono danado (mesmo para que dorme o voo todo, como eu). Utilizei da seguinte estratégia: para não encarar as 4 horas direto do aeroporto, almocei em Miami e segui no início da tarde para dormir em West Palm Beach. Deu super certo, lá tem um centrinho com lojas e restaurantes que dão um footing bem legal. No outro dia saí bem cedinho para o Legoland em Winter Haven com as energias renovadas tendo cortado os primeiros 100 km.
    Em tempo: essas 4 horas para Orlando podem se estender um pouco mais com os eventuais engarrafamentos. Peguei um por causa de um acidente que esticou a viajem em meia hora pelo menos.

      Oi Amaro,
      o que você achou de West Palm Beach? Estamos na dúvida se seguimos direto até Orlando ou damos uma paradinha para curtir sem pressa.
      Grata pela dica!

      Manuela,

      foi uma boa opção esta parada em West Palm Beach. Esse ‘centrinho’ é o CityPlace, um shopping a céu aberto com várias lojas e restaurantes com show ao vivo. Dá uma ‘googleada’ que tem várias dicas, se botar no Street View já dá para ter uma boa noção. Jantamos numa lanchonete daquelas tradicionais americanas (sem cara de mac e burger king, pasteurizadas). Havíamos alugado um conversível para o meu pai passear com os netos, foi muito divertido.
      Palm Beach, que é a praia propriamente dita (acho que é outro distrito), é uma espécie de balneário onde muitos endinheirados americanos têm casas de veraneio.
      Fiquei no Best Western Palm Beach Lakes, logo na saída da I95. Simples, com um bom café da manhã à beira da piscina. Ao lado tem uma BestBuy, BrandsMart, Target e um Shopping com Macys e etc. Me arrependi de não ter comprado logo os eletrônicos por lá, muito mais tranquilo que as lojas de Orlando, lotadas de conterrâneos (os preços são os mesmos, pelo menos os da Apple, que acho que são tabelados).

    Riq, uma ideia para o GPS também: comprei pela amazon uns dais antes de sair de casa. Quando cheguei, levei um bom mapa do aeroporto até o hotel – e apesar do medo estava tudo bem.Lá chegando, o GPS me aguardava tranquilamente na recepção do hotel 🙂

    Acho que a diferença de custo entre SP-Miami e SP-Orlando é o que mais pesa quando se vai decidir o que fazer, mas…. se for ficar pouco tempo, vale pagar a diferença. Já se tiver uns dias, acho que vale ir até Miami, pegar ao menos 1 dia em Beach e depois seguir prá Orlando.

    Na volta também: chegar 1 dia antes, a menos que tenha voo muito tarde da noite e consiga sair um pouco mais cedo.

    Abraço,

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito